2 de janeiro de 2013

E O FIM DO MUNDO??

Manifestación  / Obra de Antonio Berni


     - Tais  Luso  de  Carvalho

Que mal pergunte... mas e o fim do mundo, hein? Mais uma das profecias que encalharam. Tanta expectativa, tanta gente esperando!! Mas a interpretação do Calendário Maia parece que não deu certo. Sim, sei: eles queriam dizer o fim de uma época e o começo de outra. Mas nós tornamos as coisas dramáticas, não? Tá bom, mas que raio de coisa, parece que não temos nada a fazer a não ser esperar por esse terror, tão falado, de que o mundo vai acabar em breve.

Escutei  que em várias partes do planeta, muitas pessoas estocaram  comida, água, fósforos, velas, querosene... e tudo por causa desse indeciso final do mundo: afinal, acaba ou não acaba? Haja paciência! O que essas pessoas iriam fazer com palitos de fósforos, velas, comidas, água, querosene? O indicado seria estocar Lexton, Rivotril, Valium  e outros tantos ansiolíticos pra ficarem mais calminhas. Que loucura é tudo isso.

Essas profecias,  já um tanto desacreditadas, ainda vem com dia marcado. Ouvi, de alguns entendidos no assunto, que isso irá acontecer, sim, que serão tempestades solares; o sol irá se expandir e os raios atingirão as órbitas dos planetas mais próximos de forma intensa - destruindo-os, mas daqui a 5 bilhões de anos! 

Pô, desculpem-me, mas  previsão para daqui a 5 bilhões de anos? To preocupada.

Na verdade, o fim do mundo são outras coisas:

O fim do mundo é essa falta de luz, telefone e água, que duram dias, e ninguém avisa nada.
Fim do mundo são essas retrospectivas sobre catástrofes, mostradas inúmeras vezes, e sem dó nem piedade.
Fim do mundo são as cirurgias do SUS, marcadas para daqui a dois anos, e que ainda não descobriram que defunto não se opera, se enterra.
Fim do mundo é o que o Brasil vai gastar por aí, construindo coisas que não pode, e deixando de construir coisas necessárias.
Fim do mundo é a violência, um tiro na cara antes de chegar em casa, em plena luz do dia.
Fim do mundo é sentir-se desprotegido e abandonado, pagando altos impostos para o Estado resolver todas as pendengas e... Nada!
Fim do mundo é morrer por falta de atendimento médico-hospitalar.
Fim do mundo é o relacionamento entre humanos e a crueldade praticada contra os animais.

Esse é o legítimo fim do mundo!

Esse lero-lero, quanto ao fim do mundo, já existia às vésperas do ano 1000. A Europa via o fim do mundo por todas as partes: nas epidemias, na fome e nas invasões dos vikings. A origem desse medo vinha do apocalipse, escrito por volta do ano 90 da era cristã.

1 (...) Em 1910, com a passagem do cometa Halley, muitos acreditavam que nosso planeta seria atingido por um gás mortal, o cianeto, que integra as caudas de cometas. O pânico acabou quando cientistas anunciaram que não havia nada a temer.

Mais recentemente, em 1997, houve um boato sobre a passagem do cometa Hale-Bopp e, com ele uma nave alienígena. Trinta e nove integrantes de uma seita cometeram o suicídio, para não presenciarem o apocalipse. 

As profecias de Nostradamus sempre intrigam as pessoas. Um de seus textos diz que 'em 1999, no sétimo mês, do céu virá um grande rei do terror'.

Na virada de 1999 para 2000, imaginava-se que os computadores poderiam causar o fim da vida moderna, pois não conseguiriam diferenciar as datas entre 2000 e 1900. Nada de grave aconteceu. Para Richard Noone, autor do livro '5/5/2000 Ice: The Ultimate Disaster', diz que o mundo acabaria e 5 de maio de 2000, quando os planetas ficassem alinhados no céu e resultariam num degelo global. 

E cá estamos nós, mais vivos do que nunca, depois de tantas profecias e absurdos. Somos teimosos. Mas rezemos à Nossa Senhora dos Aflitos para não entrarmos em agonia! Pensar em fim de mundo quando se tem uma vida - ainda que curta - pra viver? Bota tortura nisso.

Acredito que coisas assim fazem parte da natureza humana: queremos desvendar mistérios inexplicáveis, achar respostas para todas as nossas inquietações e para o sentido da vida. Enquanto uns acreditam no paraíso e na vida eterna outros pensam que depois de juntarem os pés, nada mais existe.

E cá ficamos a pensar que não é moleza morrer, amigos! Só tenho a certeza que, se houver ou não outra vida, ninguém quer deixar o planetinha. Ninguém está com pressa. Confesso que não sei de nada, nenhuma teoria, nenhum pensamento. Deixo a vida me levar, neutra no terreno das suposições.

Mas aguardarei uma nova profecia para 2014.



------
1 ( fonte Live Science)

----...----


38 comentários:

  1. Limerique

    Acreditaram no fim da vida terrena
    Numa profecia de mente pequena
    Esses homens ignorantes
    Profetas beligerantes
    E o mundo não acabou, é uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jair, as profecias são quase sempre catastróficas, induzem ao medo com o fim de obterem algo mais. Às vezes dá vontade de dizer, mesmo, que pena...rs. Mas eu nunca vi tanta profecia dar errado! E tanta gente se preparando.

      Excluir
  2. Querida amiga

    Desejo que o Ano Novo
    se transforme em tua vida
    em Dia Novo,
    para que em todo anoitecer
    existam fogos de artifício
    para colorir os céus do teu olhar
    das mais singelas alegrias,
    e a cada amanhecer
    existam sonhos simples
    para dar novos sentidos
    a tua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aluisio, obrigada pelos votos de dias sempre felizes.
      É o que almejo pra você também nesse 2013 que está, apenas, começando. Sorte pra todos nós!

      Excluir
  3. Limerique

    Era um mundo repleto de profecias
    Aí vem o fim dos tempos e o Messias
    Não ignorem os avisos
    No calendário contidos
    O término da vida chegará em dias.

    ResponderExcluir
  4. O fim do mundo? Acontece a cada dia e por pouco, não aconteceiu pra minha mãe. Claro que nessa participação, usei outro nome, pois se trata de um Projeto, mas a verdade existe . Podes ver aqui:

    http://cronicasdachica.blogspot.com.br/2012/12/o-verdadeiro-fim-do-mundo.html


    Isso é um dos ângulos do verdadeiro fim do mundo. Há outros: a insegurança na nossa cidade, o desrespeito, tantas cositas mais...


    Adorei te ler, como sempre e desejo que teu 2013 seja lindo e que um dia possamos ver as coisas mudarem.

    beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Chica, não tenha dúvidas... nós temos de cuidar das enfermeiras, dos hospitais, dos medicamentos, das casas de saúde, de andar nas ruas, de entrar nos Bancos, de jantar em restaurante... Te entendi, Chica! Estamos largados à sorte. Que tudo corra bem por aí!
      E muita sorte pra nós! Será que estamos entrando o ano com o pé direito?

      Beijos!

      Excluir
  5. Fim do mundo é acreditar no fim do mundo. O mundo acaba para cada um de uma vez, e renasce acada nascimento.
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wanderley, é isso mesmo! O fim do mundo é individual, o nosso vai acabando enquanto outros vão surgindo... Assim, sem muitas delongas.

      Bjs.

      Excluir
  6. Olá Tais,

    Só eu sobrevivi a três fins do mundo: um de Nostradamus, outro na virada do milênio e agora o do calendário Maia. Só sei de uma coisa: não quero estar mais aqui, quando o mundo acabar de fato!

    Beijo grande e bem-vinda a 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, oi Rovênia, podes ficar tranquila... Muita água ainda passará por baixo da ponte, e nenhum de nós estará aqui, rsrs. E ainda vamos ver dezenas de profecias e gente estocando tudo! Lembro daquelas novelas... Uma esterna repetição.

      Beijos, amiga, ótimo 2013, aproveite bem, rsrs.

      Excluir
  7. O pior é a existência de quem crê, realmente, nessas profecias, arrastando consigo incautos que passam a praticar atos loucos, de consequências desastrosas. Não há o fim do mundo, mas o termo final da vida, que vem sem aviso. Sejamos otimistas e nos permitamos a alegria de momentos e o afastamento de previsões terroristas. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coberta de razão, Marilene!! Concordo em tudo.
      Grande beijo, tudo é uma loucura.

      Excluir
  8. Hahahaha...Tem razão....profecia ou bruxaria antiga...vai tudo dar ao mesmo....Mas Fim do Mundo...é isso mesmo que descreveu....E é real...doi a cada momento...Cada um vai na sua hora...mas ao 'molho'...não...
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de seu humor, Andrade! rsr
      Viva bem o 2013 antes que acabe... Isso se você acreditar!
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  9. Limerique

    Era um fim do mundo muito feio
    Coisa terrível que causa anseio
    Havia predições
    E até confusões
    Mas para desilusão nada adveio.

    ResponderExcluir
  10. "Que mal pergunte... mas e o fim do mundo, hein?" kkkkkkk

    Tais, você personifica a ironia! Escolheu o começo do novo ano para levar-nos de volta há uns dias atrás, quando tremíamos diante da possibilidade do fim do mundo... Escrevo no plural aqui para sugerir generalização, mas você bem sabe meus pensamentos nesse assunto.

    Além de tudo que você enumerou, acrescento: fim do mundo é ver mães de família jogando tudo para o alto - filhos, dignidade, estrutura familiar - para viverem aventuras em nome da vaidade! E tenho visto tanto isso... Para mim, o fim da família é o fim do mundo literalmente. Não me estendo nesse assunto para não fugir a tua proposta aqui, que segue por outros rumos... Adorei te ler, é sempre um imenso prazer!

    Beijos de tua fã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, querida, não é que eu ironize o negócio (kkk), é que me dão de bandeja os assuntos! Deixam a bola picando pra mim! Falaram tanto, estocaram tantas coisas que imaginei a cena no dia seguinte, todos com cara de paisagem. E como falaram nesse raio de fim de mundo? Eu não aguento mais, menina!

      E você completou o meu 'fim do mundo' com muita propriedade, ajudou!

      Meu carinho, amiga!

      Excluir
  11. De qual mundo falaram, não sei. Eu conheço somente o meu! Se puder, me visite e seja uma membra, para ajudar na divulgação do meu humilde e novo espaço. Abraços, Lucian (http://www.poemasintrovestidos.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  12. Há exatamente dois anos e cinco dias, senti o mundo desabar sob os meus pés. Neste dia sombrio, meu filho sofreu um assalto violento.Tamanha a violência, ficou 15 dias hospitalizado sendo que cinco dias passou na
    UTI. Nunca escrevi, ou melhor, nunca postei nada sobre este assunto,pois para mim é muito difícil,apesar de ter muito material escrito, não queria passar algo tão triste e revoltante para os meus amigos seguidores. Só hoje lendo sua crônica tive coragem de falar.Imagine que ele é um Bombeiro Militar, apaixonado pela sua missão de salvar vidas.
    Como disse antes, o mundo desabou para mim naquele dia, talvez um micro final de mundo para outros, para mim em sua totalidade ;pois, depois que colocamos estas pessoinhas no mundo que são nossos filhos, nos achamos donos deles, quando na verdade não o somos. Nunca me preocupei com estas coisas de profecias, que acredito na minha simplória visão,não pertencerem à nós simples mortais. Acredito que morremos cada dia um pouco, quando abandonamos a fé.Quando não aceitamos a própria vida. Meu filho graças a Deus está em ótimo estado( o mundo não acabou para ele ou para mim naquele dia)embora hoje ele tenha aindaE uns resquícios da Síndrome do Pânico (pós- traumático) que o acometeu. Então é assim, acabamos por viver vários finais de mundo,dependendo da visão e perspectiva de cada um e também pelos motivos que você sitou, sobre os hospitais, sobre o descaso de um pais com os seus cidadãos. Prefiro não me aprofundar muito nos assuntos religiosos,proféticos ou científicos, mesmo porque não tenho conhecimento a altura. Acredito em Deus e Dele sim espero o melhor.
    Gosto muito de ler tudo o que você escreve.Parabéns.Excelente Crônica.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lourdinha, seu filho tem uma das profissões que admiro muito. Se há alguma coisa nesse país ainda com total credibilidade são os bombeiros - que arriscam suas vidas para salvarem outras. Lembro que durante anos, no Ano Novo, eu e meus filhos corríamos para o terraço - a meia noite - só para saudar os bombeiros que passavam com a sirene aberta saudando a todos! Era uma emoção. Depois pararam e não sei a razão.

      Pois é, amiga, são essas coisas que preocupam: o nosso dia a dia conturbado, violento, cheio de falcatruas por toda a parte. E depois temos de viver essas profecias absurdas, como se não bastasse tudo que passamos para continuarmos vivos!

      São essas coisas dramáticas que podemos sentir como o fim do mundo. O resto não me incomoda.

      Grande beijo pra você!

      Excluir
  13. Oi Tais,

    sempre bom voltar aqui.

    Se o que estamos vivendo é o fim, eu não posso afirmar, mas que tem cara de desfecho, isso tem... rsrs

    Beijos Tais e um 2013 iluminado e cheio de vida!

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila! Cara de desfecho? Verdade, desfecho de muitas coisas... Outras vezes cara de sepultura. Conforme o gosto do freguês!
      Ótimo 2013 pra você! Mas com cara de bons amigos...rsrs

      Excluir
  14. Acho que quando se fala em fim do mundo, na verdade esta-se falando em fim da humanidade.Varias religiões e varios falsos profetas ja previram isso dezenas de vezes e sempre erraram. O que vai acontecer pertence a Deus e só Ele sabe. Mesmo que a humanidade fosse extinta o acontecimento não teria nenhum significado no universo. O planeta continuarioa rodando no espaço como tem feito ha bilhões de anos, só que bem menos poluido.Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, Sig. O problema são os efeitos que isso tudo causa na população. Muitos ficam sem comer, sem dormir e alguns falam em suicídio. Numa cidade do Brasil - no dia 12 de outubro - foram encontrados sacos contendo veneno de rato, o que leva a crer que um suicídio coletivo seria realizado. Isso foi noticiado em portais internacionais, como no The Sun e Daily Mail. As pessoas não podem acreditar em tudo o que leem. Em março, a Nasa divulgou um vídeo para desmistificar as teorias do fim, assim, catastróficas.

      Excluir
  15. Quantas histórias sobre esse fim... Eles sempre têm onde se apoiar, uma profecia, uma razão (se é que assim pode-se chamar...) Procuram por indícios, similaridades, coisas que possam comprovar suas teorias...
    Chega a ser cansativo... Há relevância no irrelevante...

    E o fim do mundo está em tantas outras coisas que passam despercebidas, como estas que você citou... Uma pena que sua repercussão é pequena.

    Muito bom seu texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Taís, acho que devo ter nascido na Bahia, pois a minha calma não foi nem um pouco abalada nesses dias em que o assunto era o fim do mundo. Confesso que apenas fiquei impressionada com os comportamentos mais variados das pessoas, isso sim, foi "pra acabá".

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Néia, nesse caso acho que eu também! Pelo simples fato de que não acredito em profecias. Deixo a vida me levar, se acontecer, vou fazer o quê? Não vai dar nem pra pensar!! Em segundos vamos virar... nem pó!

      Beijos, amiga!

      Excluir
  17. Cada pessoa acredita naquilo que quer. Mas, pensando bem, vc tem toda a razão naquilo que enumera como fim do mundo. Concordo plenamente. Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Denise. Pra dizer a verdade, enumerei poucas coisas, mas se desse espaço, a lista ia longe!

      Paz pra você também!
      beijos.

      Excluir
  18. Olá Taís,
    algumas pessoas realmente acreditam em bicho-papão, fim do mundo... e o mais incrível é que tentam se esconder para ver se o apocalipse acontece e por algum milagre eles passarão despercebidos durante o ataque da Besta, dos anjos, de Deus e sei lá mais quem que prometeu acabar com tudo!
    O pior é que isso vende bem e aí a mídia deita e rola!
    Um grande abraço de todos do atelier. Loyde manda um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, é verdade... estocam comida, cavam tocas como se fossem escapar. A coisa chega a ser hilária. Mas...
      Beijos a querida Loyde, também.
      Sempre ótimo receber sua visita!
      Grande abraço, Antonio.

      Excluir
  19. Olá, Tais, voltei pra reler e comentar esta tua reflexão tão pertinente...

    As profecias ganham corpo através das crenças que construímos ao longo da existência - sem fundamentos, percorrem o mundo do imaginárium e se proliferam...ainda que sejam catastróficas, e em geral o são. Realista é a tua lista!! Penosamente verdadeira.

    Como sempre, um prazer passar por aqui, matei a saudade e compartilhei tua indignação!
    Beijos, e já que o mundo continua...feliz ano de 2013!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise, obrigada, teus comentários sempre bem fundamentados.
      Um lindo ano pra você, também. Obrigada pelo gostoso intercâmbio de 2012, muito proveitoso.
      Meu carinho, beijos!

      Excluir
  20. Oi amiga, tudo bem? Vim visitar teu blog e aproveito para dizer que voltei a postar em meu blog. Convido-te a fazer uma visitinha, pois estás fazendo muita falta. Aguardo-te. Abraços do amigo Bicho do Mato.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo01:16

    AINDA QUE ATRAZADO, ESCREVO ESTA QUE CONFIRMA QUE O FIM DO MUNDO NÃO TEM DATA, MAS PODE SER AMANHÃ,
    RELATO AQUI FATOS, NÃO VOU ME ESTENDER MUITO.
    TIVE DOIS SONHOS INTERESSANTES:
    PRIMEIRO UM ANJO NO CEU ME ESTENDIA A MÃO, PARECIA QUE DESEJAVA QUE EU SUBISSE, EU DISSE NÃO AINDA, MAS AO ACORDAR MINHA MÃO ESQUERDA ESTAVA INCHADA E TRAVADA, FICOU ASSIM UMA SEMANA.
    SEGUNDO, ESTAVA EU EM UM TERRENO QUE TENHO, MAS NO SONHO ERA UM POUCO DIFERENTE, CONVERSAVA COM ALGUEM, DIZENDO:
    TUDO ISTO É MEU, OUVI EM MINHAS COSTAS UM RUIDO DE VENTO FORTE, ME VOLTEI A OLHAR E VI O CEU TREMULANDO COMO A AGUA QUANDO TOCAMOS, FIQUEI OLHANDO CURIOSO, ENTÃO ATRAS DAS NUVENS COMEÇOU A CLAREAR, ENTÃO SAIU UM METEORO DO CEU, LEVEI UM SUSTO ENTÃO DISSE, JA ERA E OLHANDO AINDA PARA O CEU SAIU OUTRO METEORO.
    E ISTO SE DEU UM POUCO ANTES DO METEORO QUE CAIU NA RUSSIA E ASSUSTOU E FERIU BASTANTE GENTE, DEPOIS OUTRO CAIU NOS ESTADOS UNIDOS, MAS NÃO PAROU AI CAIU APOS, OUTROS EM LUGARES DIFERENTES.
    EM RESUMO NÃO EXISTEM DATAS MAS PESSOAS SÃO OS ALERTAS PARA O QUE PODE VIR, MAS NÃO DE TODOS,
    NÃO MENOSPREZEM OS QUE SÃO VERDADEIRAMENTES CRISTÃOS POIS DESTES VEM OS ALERTAS,
    O FIM?
    JA EXISTE.
    NO NORDESTE E EM OUTRAS REGIOES DO PLANETA.
    MAS O QUE ESTAMOS VENDO AINDA É O PRINCÍPIO DAS DORES QUE HORA JA BATE AS NOSSAS PORTAS.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom dia querida Tais.. e assim foi ..
    todo mundo morrendo de medo, diretores planejando filmes, autores escrevendo livros..
    certeza que alguns destes não precisam mais trabalhar pq ficaram ricos..
    relatam algo superficial.. colocam medo e a população vai na onda..
    lembro que certa vez pq medo do tal fim do mundo teve gente que fez farra em motel.. quebraram tudo.. devem estar ainda pagando a conta de tanta coisa de cristal quebrada rsrs
    eu tenho livros muito bons que falam sobre as raças e tal..
    somos uma população de 7 bilhoes e sendo assim são 7 raças que tem que passar pela terra para que a mesma finalize sua evolução..
    estamos entrando na quinta raça.. a quarta foi a atlante que abusou do poder e pereceu.. lembro do programa vida inteligente que ele dizia em 2005 sobre tudo isso e nada aconteceria e assim foi.. o que deve ter acontecido foi um grande pulso de energia que poucos devem ter sentido.. certo é que quem não vibra na luz esta sendo retirado seja por acidentes como a gente vê.. acidentes em massa.. tipo do avião .. onibus .. algum vulcão explodindo e esses é toda hora.. pois o vulcão é um equilibrador de carma.. carma do planeta se queima com fogo.. assim é quando tem tempestades solares.. vem uma explosão de energia e depois resulta em terremotos e vulcões explodindo.. ainda temos muito para caminhar por aqui.. ng fica para trás.. todos que entraram vão ter de cruzar a mesma porta.. um dia ainda vamos nos ver do outro lado e comentar sobre isso rssr pode crer.. beijos e até sempre doce amiga

    ResponderExcluir
  23. Olá, querido Samuel, mas faz algum tempo que em todos os finais de ano há alguma previsão de catástrofe no país, no mundo lembro de 2 ou 3 vezes de que se aproximaria o fim do mundo. Realmente não aguento mais, vou ao cabeleireiro, coloco uma roupa legal e nada acontece!!!
    É falta de assunto, amigo! rss. Cada previsão...
    Beijo grande!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís