15 de dezembro de 2013

O NATAL DE HOJE


- Taís Luso de Carvalho

Estou no computador e fico a olhar o vazio da tela. Sinto-me como se estivesse num emaranhado, sem nenhuma ideia festiva. Está muito difícil de escrever sobre estas festas de fim de ano, a não ser que criasse histórias comoventes.
Já escrevi, em épocas distintas, sobre a festa em si, dos meus Natais de criança, da reunião familiar, das saudades que bate, da mesa decorada, do pobre do peru - que já nasce pra festa -, das guarnições, das bebidas, dos presentes, dos enfeites, das expectativas mais diversas. Ah, e do charmoso pinheiro - hoje artificial!
Tudo sempre tão igual, inclusive a tentativa de abrir o espírito para a solidariedade e fraternidade que jorram nessa época do ano e que depois se dissipam.  São muitos os efeitos de luz e sombra; lágrimas e sorrisos nesse dia. E tudo fica magnífico, coração batendo e a alma aos pulos.
Já estamos no último mês do ano e tudo muito tumultuado. Tudo se mistura: as festas, férias, as perdas, dores, injustiças e violência, onde pessoas se debatem numa arena sem leões, mas muito mais repleta de crueldade e ódio, de uma loucura crescente. Uma volta à barbárie.
Hoje, penso que Natal só teria sentido se houvesse um pacto para a diminuição das hostilidades, das dores, dos incômodos, do egoísmo, da miséria, da falsidade, das injúrias e da corrupção. Penso ser a única data capaz de conciliar e de tocar os corações. É a data que mexe com a nossa sensibilidade e que harmoniza o que temos de verdadeiro e de sólido; da boa configuração que o ser humano traz consigo ao nascer - e que depois se perde. Gostaria mais do Natal se esta data tivesse a capacidade de tocar nosso espírito por mais tempo
Como não vou mudar coisa alguma,  vou ao shopping comprar as ilusões para a festa, afinal, o mundo está feito, as águas seguem seu curso e as tradições não vão mudar. Certas pessoas não querem mudar; outras não conseguem mudar. 
Outras se superam. Feliz delas.


______________________________








70 comentários:

  1. Então se nada podemos mudar, vamos às compras, pois isso alegra o coração feminino. Tais, eu creio que essa data tem o pingo de reflexão necessária para a travessia do dia 25 pro 26 e fico sempre observando o quanto de impaciência tem até chegar à meia noite... rsrsrsrs Aí é tudo alegria, e no dia 26 a gente como o que sobrou do dia anterior.
    Eu sinceramente nunca gostei da comemoração de Natal por "enes" motivos, e esse ano nem posso comentar muito sobre isso, pois deixo qualquer festança pra baixo. Mas rever pessoas, rir um pouco, abraçar os amigos é maravilhoso e devia ser uma constante na nossa vida!
    Concordo plenamente com sua crônica!
    bjkas doces e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marly, sei bem como você se sente... é difícil. Mas passar a noite com os amigos lhe fará bem, creio que ajudará...
      Eu já gostei de Natal, mas cansei, veio uma certa decepção com a tal euforia. Porém me esforço,
      Agradeço seu carinho, sempre por aqui!
      Grande beijo, Feliz Noite!

      Excluir
  2. Anônimo11:19

    Olá querida amiga Tais, é o que sinto neste final de ano melancólico...é bem verdade o que dizes, comemorar o quê ? Não tenho mais tempo para hipocrisia, que é o que se tornaram as festas de final de ano, tanto no trabalho, com "amigos", a prórpia família, que nem sempre atravessam o ano em paz. Basta abrir-mos um pouco os olhos para o mundo, e nem vamos tão longe, para nossa cidade e ver-mos que algo não está certo, muita morte, roubo, traição, desonestidade, nossos filhos á mercê do mundo, e mesmo com nossa proteção, estamos de mãos amarradas para evitar que caiam nas armadilhas (armadilha, lembrei do Nelson Coelho de Castro - fecha janela rs) da vida e da morte. Mas tenho esperança, ou não, de que uma estrela passe sobre nós e nos ilumine, pois estamos quase vagando na escuridão. Que Deus tenha piedade de nós e nos de um Natal de Paz, para mim, para ti, para nós todos.
    A cada ano no meu blog tenho presentes, que são os amigos que acabo trocando idéias, palavras, esperanças e este ano, querida amiga Tais, fostes um dos meus presentes, quiçá o mais brillhante.
    ps. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

    blog do jair ou histórias de músicas e pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Jair, você disse tudo o que lhe vai na alma: chegamos num ponto de muita hipocrisia. É majestosa a festa, emociona, mas como as coisas se repetem! Acabou a festa, acabou tudo. Como passar uma festa em paz se a verdadeira paz está em extinção?
      Muito obrigada por seu comentário e suas palavras de amizade.
      Grande abraço, amigo, e Feliz Noite de Natal!

      Excluir
  3. A coerência do seu texto, Taís, é por mim aplaudida e faço minhas suas palavras. Apenas com uma ressalva: - sublimei datas e pessoas. Não vou às compras. Sou bem avessa ao que todos fazem. Faço diferente. Vejo sim que falta no dia a dia das pessoas Jesus no coração, nas ações para evitarmos tantas agressões e injustiças. Basta de consumir. Estou na fase de doações. Portanto... o comércio comigo iria à falência!
    Em oração desejo-lhe um abençoado Natal e um 2014 repleto de alegrias!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Célia, muito obrigada pelo seu rico comentário e os votos para um Natal abençoado. Minha meta é chegar no ponto que você chegou, é ainda mais coerente com que eu penso. Também estou no ponto de doações e lhe digo que é um alívio, uma faxina no espírito. Tirar os entulhos da vida, alivia.
      Uma feliz Natal pra você, também.

      Excluir
  4. Tais o Natal a par de certo apaziguamento de consciências, continua a ser a arena permanente circo do circo visível da malvadez humana. Esperemos, ao menos poder conhecer uns momentos de tréguas.
    Para as pessoas de boa vontade, nas quais te incluo, desejo FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querido amigo aí de Portugal! Você é muito gentil, sempre. Desejo uma noite feliz pra você e sua família!
      E obrigada por me incluir! rss.

      Excluir
  5. Linda e verdadeira crônica. Você é incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Unknown, você é muito gentil!!
      Fico contente por gostar de minhas crônicas.
      Abraços!

      Excluir
  6. Um escritor Italiano ja falecido chamado Pitigrilli certa vez enviou cartões de Natal e Fiom-de-Ano para os amigos escrito:" As costumeiras baboseiras de natal e fim de ano para você" - ele dizia que ficou espantadissimo quando ao inves de receber asperas recriminações foi aplaudido pela "ideia original".
    Isso foi ha mjuitos anos, mas hoje serviria melhor do que nunca. Ja experimentou pergutar às crianças o que é o Natal? - algumas vão saber dizer que é o aniversario de Jesus, mas a maioria só vai lembrar de ceia, dos presentes, de ir na casa dos avós,de fazer compras no shopping, de achar que não ganhar o celular da moda é uma "desgraça" etc.. etc.. etc...
    Refaço sua pergunta..comemorar o que?
    Para mim a unica coisa que vale é a familia e poder estar com as pessoas que eu amo e que me amam mefaz lembrar da minha infancia quando meus pais faziam questão de nos explicar o sentido do Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sig, gostei do cartão enviado pelo Pitigrilli! Estava coberto de razão naquela época. Acho que vai servir sempre, inclusive para o Ano Novo, com aqueles mil abraços na dobrada do ano...
      Você fala das crianças e seus presentes? Acho que muitos vão passar ligados no Smartfhone, no virtual.
      Concordo com você, aliás como sempre concordo com suas crônicas que acertam na mosca!
      Abraços, Sig.

      Excluir
  7. Tais minha amiga,que o natal e o novo ano te presenteie com caminhos perfeitos, pedaços de céu, feixes de luz interior, traços de emoção e como prelúdio a magia da fé e da esperança para fazer morada na tua alma e trazer felicidade e eternas aspirações. Forte abraço Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Eloah, minha ótima poeta, muito obrigada pelos votos!
      Tuas palavras fazem bem ao espírito e aos olhos!
      Meu carinho.

      Excluir
  8. O Natal sempre me deixa um tanto quanto sem jeito, sem tempo, sem estilo, pois
    o coração fica remexido,mediante misto de sentimentos, aos quais você faz alusão,alegria do descanso vindouro,cansaço fechado pra balanço,mas de qualquer maneira,talvez seja esse o milagre da fé,da crença, que mesmo em face tanto desamor,consegue perpassar de maneira exímia os corações sedentos de paz,justiça e harmonia...
    Tais tu és minha escritora predileta, consegue verbalizar sentimentos que latentes dentro de mim,quando te lendo.
    FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Izildinha:
      Depois de muitos anos os verdadeiros sentimentos, que deveriam estar mais presentes na nossa vida, aparecem apenas no Natal, e isso soa um tanto falso. Sinto tanto em dizer isso... Vi que todos os anos eu escrevia quase que a mesma coisa, talvez querendo esconder de mim a dura realidade do nosso mundo. E esses sentimentos negativos estão cada vez mais perto. Talvez de agora em diante eu passe a ver as coisas não com mais clareza, e conformada.
      E você com suas palavras generosas me deixa sem graça!
      Com meu carinho, amiga.
      Feliz Natal!

      Excluir
  9. Amiga concordo com este seu texto. De qualquer modo nós individualmente
    poderemos ir fazendo alguma coisa, mas era necessário que os que mandam
    invertessem a forma como gerem os destinos dos países.
    Mas os meus votos são de um Feliz Natal para si e sua Família.
    Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Irene, concordo com você, sim. As coisas ficariam muito mais fáceis. E o exemplo vem de cima e não partindo do povo, muitas vezes carente de tudo.
      Um feliz Natal pra você e sua família.
      Meu carinho.

      Excluir
  10. “Certas pessoas não querem mudar; outras na conseguem mudar. Outras se superam”, muito bom! Excelente reflexão, Tais, embora dolosamente verdadeira. Feliz Natal pra você e os seus.

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio, obrigada pela visita querido amigo.
      Para você e os seus, um feliz Natal!
      bjs.

      Excluir
  11. Olá Tais!
    Vim do outro seu blog agora mesmo. Deixei lá os meus votos de BOAS FESTAS! Claro que o Natal de hoje é bem diferente do Natal da nossa infância. Os tempos mudaram tanto... e será que nós não estamos diferentes também?! E a hipocrisia continuará a existir...e a inveja...e a maldade...a par de bons e nobres sentimentos.
    Um carinhoso abraço.
    M. Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emilia, infelizmente o mundo continuará o mesmo por força de muitas atitudes: os bons continuarão bons e os maus continuarão maus. Mas creio que a balança ainda pesa mais para o lado bom.
      Boas Festas pra você e sua família!
      Com carinho.

      Excluir
  12. Quem não quer mudar por bem muda por mal...Pela dor...Infelizmente.
    Que você tenha um Natal de muita paz e harmonia junto aos seus!
    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marciagrega, rss, na maioria nem pela dor mudam...
      Ótimo Natal pra você junto aos seus.
      Um beijo, querida.
      Com carinho.

      Excluir
  13. Interesantes reflexiones sobre estas fiestas de Navidad querida Tais. Formamos parte de la rueda de la vida, con todos los momentos de injusticias, tristezas, desazones y también de alegrías.

    Que sirvan estos días para reflexionar y ser un poco más generosos.

    ¡Felices Navidades y 2014 para todos!

    Un fuerte Abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amelia, muito obrigada, querida, pra você também desejo paz, alegria e muita inspiração em seu lindo trabalho.
      Grande abraço pra você e muito obrigada por essa troca tão bonita que mantivemos nesse ano que já está acabando.
      Com carinho.

      Excluir
  14. Querida Tais, Feliz Natal e Prospero Ano Novo, com mucha alegria e amor para voce e tuda seu linda familia. Quero deixarle meu abraco e espero voltar no proximo ano a disfrutar de seus interesantes blogs, mientras tanto desejo enviar todo o meu amor e felicidade em 2014.
    Mil beijos. Hasta pronto, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carolina, muito obrigada, também desejo Boas Festas pra você junto à família.
      Tenho certeza que continuaremos juntas em 2014, com muito gosto.
      Beijos, meu carinho pra você!!

      Excluir
  15. Olá Taís! Tenho esperanças de que um dia o homem se conscientizará de que somos todos irmãos e teremos um mundo melhor e mais justo.

    Passando para te cumprimentar e, especialmente, para te desejar um excelente Natal e um magnífico 2014, repleto de muito amor, paz, saúde, felicidades e realizações, extensivo a todos os teus familiares.

    Beijos e fiques com Deus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Furtado, desejo o mesmo a você e sua família! Todos estamos precisando de muita paz. E muitas inspirações para 2014!
      Beijos, boas férias!

      Excluir
  16. Natal
    Neste data que se mantém apenas por tradição
    Todos no Planeja estão fingindo serem felizes
    Nas lojas então nos vemos adquirindo ilusão
    Para nossas mães, pais, tios, primos e petizes

    Contudo, para maioria nada significa o Natal
    A não ser apenas um dia como outro qualquer
    Mas o qual justifica folgar no trabalho afinal
    Ficar de pernas para o ar para o que der e vier

    A natividade ‘e felicidade de nossas crianças
    Que ficam quietinhas em grande expectativa
    Se comportam e deixam de fazer lambanças

    Igual a outros dias ‘e mais uma data festiva
    Que tenta formar em nós muitas lembranças
    Enquanto para muitos essa festa está viva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, sem dúvida, pelo menos para uma parte significativa que constatou, há muito, que a festa é dos logistas. O resto foi pro brejo.
      Jair, desejo pra você e sua família um Natal de paz e de alegria, onde os verdadeiros sentimentos se encontrem. Isso sim, vale a pena.
      Grande abraço!

      Excluir
  17. Olá!Bom dia,Taís
    sim...é dificíl deixar de lado a magia do natal , sair da ritualidade muito “Litúrgica” das festas...e assim, não damos conta de uma realidade que passa habitualmente ao lado, e que à parte de um consumismo exacerbado , há um lado escuro que preferimos maquiar de cor-de-rosa e vermelho...e assim, a vida passa, e ninguém muda...
    ... vim agradecer pelo parabéns e pela companhia em 13,e que possamos , em 14, juntos novamente, nessa interação...
    Desejos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz e luz!Para vc e seus familiares!
    Com carinho de sempre...belos dias, beijos, até 2014...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Junior, é, ninguém mudará, é difícil, ainda mais com tantos apelos. Mesmo assim desejo a você muita paz e alegria nessas datas festivas. Aliás, todos os dias!
      Beijos e até 2014!

      Excluir
  18. Querida e talentosa Taís, li com muita atenção e certo pesar essa crônica muito bem urdida e que revela grandes e incontestáveis verdades.

    Há mesmo muitas lembranças que viram ilusões como você bem colocou ao final do texto e, entendo que isso seja (talvez) a mola mestra que nos faz caminhar adiante, contando sempre com as bençãos e proteção de Deus.

    Que os homens de boa vontade, persistam e criem outros.

    Desejo a ti e família , felizes festas e que em 2014 possamos nos encontrar com mais tempo e atenção, partilhando mutuamente amizade e nossa querida literatura.

    Muita saúde , paz e dias prósperos e que DEUS NOS PROTEJA!
    Beijo carinhoso da amiga

    Lu Cavichioli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Saudades, menina!
      Também desejo a você tudo de bom nesse ano que vem chegando de mansinho...E uma Feliz Noite junto com sua família.
      Beijos e meu carinho, Lu!!
      Obrigada por ter vindo.

      Excluir
  19. Tais, no dia desse terrível acontecimento na partida de futebol, pensei similarmente a você. Se ainda existia alguma possibilidade de rondar nos ares Dezembrais algum brilho, algum espírito, parece que depois disso, se foi.
    Notei que o Natal já não causa mais impressão. Algumas pessoas desacreditaram, outras estão cansadas. Umas e outras usam o Natal como argumento de consumo, anualmente, e pisam em qualquer delicada questão que envolve as discrepâncias sociais.
    Quem me conhece sabe o quanto eu valorizo a esperança. Mas isso não me faz um completo sonhador: passo o Natal me distraindo com as mesmas coisas que procuro nos meus dias normais. Quero estar com a minha família, me sentir próximo deles enquanto coexiste, em minha cabeça, um zilhão de realidades assustadoras que mesmo na noite de natal não deixam de acontecer/existir. Faço o que posso, dali onde estou. Passo o ano acreditando em mudanças e fazendo parte delas e foram tantas derrotas que a desistência é tentadora...
    Passamos por tantos picos e vales que não são simples luzes de decoração de natal que vão acender as chamas de esperança. Eu entendo...

    Um ótimo Natal, ainda assim, e também excelente 2014, amiga, a você e sua família.
    Avante! (Aprendi contigo).

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fellipe, você disse tudo: algumas pessoas desacreditaram e outras cansaram. Eu acho que eu cansei de acreditar. Esse consumo virou praga junto com o cansaço natural de final de ano. E mais: um ano de muito violência e desamor para um intervalo pequeno demais, como você disse, perdeu o brilho.
      Mas assim mesmo agradeço, Fellipe, pelo menos acreditar numa noite de paz. Lindo natal pra você! Avante!
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi Tais! Passando para apreciar esta tua bela crônica, assim como para te desejar um excelente Natal e um magnífico 2014, repleto de muito amor, paz, saúde, felicidades e realizações, extensivos a todos os teus familiares.

    Beijos e fiques com Deus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Furtado, muito obrigada, pra você um ótimo Natal junto á sua família.
      Um lindo 2014, com mais paz e muita saúde.
      Beijos. Obrigada pelo convívio de 2013.

      Excluir
  21. Boa tarde, querida amiga Tais.

    Faço minhas as suas aspirações.
    Seria tão diferente...
    Feliz Natal pra você e toda a sua família.
    Que 2014 seja abençoado e lhes traga muitas alegrias.
    Muito obrigada por esse convívio.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Amapola, muito obrigada. À você e sua família desejo uma linda Noite de Natal. Agradeço o convívio, também, foi ótimo.
      Meu carinho.

      Excluir
  22. Que Deus abençoe seu Natal
    seja uma noite linda junto dos seus familiares,
    pois é uma noite muito especial.
    Que as estrelas dos céus brilhe sobre
    todos nós.
    Obrigada por ter convivido
    comigo mais um ano ,
    que você contiue com um lindo sorriso sendo
    anjo bom na minha vida.
    Um abraço e meu carinho.
    Um Feliz Natal para você e sua preciosa
    familia.
    Que o amor de Deus
    esteja em nossos corações sempre.
    A mais absoluta verdade acabei de ler na sua postagem
    a humanidade esta desprovida de amor
    tudo é festa estou como o peru
    minha querida.
    Carinhosamente, Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Evanir, pra você e os seus um lindo Natal.
      Meu carinho.

      Excluir
  23. Tais querida façamos a nossa parte como melhor conseguirmos.
    Feliz natal para você e toda a família!!

    Carla Fernanda, 21 de dezembro de 2013

    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨.-“``“-.
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨/______;¨\\
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨{_______}\\|
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(/¨a¨a¨\\)(_)
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(¨.-.#.-.¨“)
    ¨¨¨¨¨_____ooo__(¨¨¨=¨¨¨)_________
    ¨¨¨¨/¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““-.____.-“¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨\\
    ¨¨¨¨|¨¨¨¨¨¨¨¨¨FELIZ NATAL¨¨¨¨¨¨¨.¨.“|
    ¨¨¨““|¨¨¨¨E¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨UM¨¨¨¨|
    ¨¨¨““|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨PRÓSPERO¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨|
    ¨¨“¨“|“¨¨¨ANO¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨NOVO¨¨¨|
    ¨¨¨¨\\____________________ooo_____/
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(___|___)
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““\\__|__/
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““{__|__}
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““|_ | _|
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““/-“Y“-\\
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨“(__/ \\__)


    Bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Carla!
      Um lindo natal pra você e sua família, também.
      Meu carinho!

      Excluir
  24. Minha amiga hoje passo especialmente para deixar aqui no seu cantinho os meus sinceros votos de um Feliz Natal.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Maria, pra você também, e que 2014 você continue nos 'guiando' por belos países e cidades desse planeta! É ótimo viajar com você.
      Beijos!

      Excluir
  25. Beautiful and peaceful Christmas and New Year
    good health, much happiness, satisfaction and fulfillment of all desires.
    Zdeňka – Pantherka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Pantherka, muito obrigada pelos votos de um tranquilo Natal e realização de todos os desejos para 2014. Desejo a você, também, um lindo Natal e um Ano Novo de muita paz e alegria junto à sua família.
      Grande abraço!

      Excluir
  26. A vida sempre foi assim , hostil. O que mata o presente é a comunicação, mostrando tudo acontecendo no tempo e na hora. Acaba a graça, amarga as pessoas.
    Desejo a vc um Feliz Natal, mesmo com todas as suas desesperanças.Que Jesus abençoe vc e os seus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Magui, você tem razão quando fala da comunicação. A minha desesperança e descrença estão na "falsidade" dos atos humanos, quando falam em amor, solidariedade, igualdade... - cada vez mais escassos. Cada vez mais mentiras e agressões.
      Muito obrigada pelos votos.
      Um 2014 com paz e alegria para você e sua família!
      Grande abraço.

      Excluir
  27. Querida amiga.

    Meu desejo para os que habitam
    o meu coração,
    é um mergulho no tempo,
    onde cada dia,
    é um dia de ano novo,
    e cada sonho,
    uma senha a ser descoberta,
    nesta caminhada rumo a alegria.

    Muito obrigado por sua amizade.
    Que sejamos e façamos felizes a cada dia.

    ALUÍSIO CAVALCANTE JR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aluisio, Amém, amigo!
      Obrigada, também.
      Um 2014 com paz, alegria e saúde!

      Excluir
  28. Olá Tais, sua crônica nos pinta com palavras o que acontece nos dias atuais. Sinto falta daquele Natal da minha infância, onde havia até o aroma de Natal, pois em todas as casas havia o feitio das bolachas pintadas, do pinheirinho cortado no mato.....Há tanto a ser lembrado....Hoje, o Natal é comércio, fazer o quê? Convido-a ler meu conto de Natal, no qual há um pouco de mim com minha mãe. Grande e fraterno abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marli, infelizmente é a realidade e não gostaria que fosse assim, mas as coisas acontecem dentro da gente e não podemos interferir, apenas reconhecemos as mudanças, e aceitamos ou não. Eu aceitei, apesar de ter passado um Natal feliz com minha família, sinto que não tem mais aquela magia dos Natais passados. Principalmente os da infância e muitos da infância de meus filhos.
      Grande beijo, Marli!
      Vou no seu blog ler sua crônica com muito prazer.

      Excluir
  29. Passei mais uma vez para lhe desejar um Feliz Ano Novo, inspirador! Tudo de bom, Tais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fábio, com boa vontade estou! rss
      Pra você muitas alegrias e sucesso, e avante com esse seu talento!
      Beijos.

      Excluir
  30. Anônimo12:21

    "A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus."

    Um ano novo repleto de paz, alegrias e muitas bençãos, e de novo recomeços!
    Feliz ano novo!
    São os meus sinceros desejos

    Leandro Ruiz

    2013/2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Leandro, um feliz 2014 pra você, com muita paz e alegria!
      Sim, sempre recomeçar!
      Grande abraço.

      Excluir
  31. Dias de Festa de Natal e Ano novo,Passamos a festa trabalhando, Sinto Falta do Brasil.
    Vim lhe deseja um feliz Ano Novo , com muita paz amor , carinho. http://www.ficarbem.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lenny, também lhe desejo um lindo Ano. Agradeço sua presença, e li sua matéria sobre as 'Festas' no Japão, muito interessante.
      Meu carinho.

      Excluir
  32. Tais, estou novamente aqui, para lhe deixar meu abraço! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida, outro pra você!
      Meu carinho.

      Excluir
  33. Olá Tais. Obrigada pela companhia. Eu trabalho bastante, e tanto o Natal como o Ano Novo significam mais trabalho.
    A vertente comercial das festas tornou-nos também muito mais indiferentes ao antigo misticismo da chaminé e do Menino Jesus. Eu. pessoa antiga, talvez com 8 ou 9 anos ouvi falar do Pai Natal. As cartas eram para o Menino Jesus e os pedidos eram concedidos dentro do sapatinho que deixávamos na chaminé de véspera. O Advento do Pai Natal da Coca Cola, mudou muita coisa ao longo dos tempos. Contudo, são festas de família, oportunidades de reunião, de cantar, de lembrar, de reviver.

    Um excelente 2014. Beijos da D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MD, sem dúvida, o Natal se segura ainda na 'reunião familiar'. Seu sentido real não é esse que está, de puro consumo! E bota trabalho nisso - concordo, também.
      Cada vez mais se vê a futilidade e a ganância. Acho que 'aquele' espírito natalino, foi-se.
      Muito obrigado pelo carinho de sua visita.
      Um ótimo 2014!

      Excluir
  34. Anônimo03:17

    Com certeza serás tudo novo, tudo melhor, acredite. Que seu ano seja iluminado!
    Um ótimo domingo, tenha um bom dia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, planetaestrela, se o próximo ano for como o ano que passou, já estará lindo demais!
      Ótimo domingo, também!
      Obrigada.

      Excluir
  35. Olá Taís, já se foram cinco dias do novo ano e confesso que gosto mesmo é desse período onde o tumulto das festas passaram, as correrias por compras, preocupação com comes e bebes também. Ufa! Agora é viver os dias como eles são, naturalmente.
    Feliz 2014 para você e sua família.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Néia, mas só concordo com você! Agora está bom demais, tudo no calma e na paz, rs. Acho que todos se sentem aliviados, mesmo os que gostam do festerê!
      Um ótimo ano de muita paz para você e seus familiares.
      Obrigada pelo carinho da visita.
      Beijo!

      Excluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís