7 de fevereiro de 2016

A RESPOSTA DA NATUREZA




- Tais Luso


Fiquei olhando tempo para essa foto. Que fantástico ver esse recado da natureza. É o desejo de viver até mesmo em locais que parecem impossíveis. Que persistência e que determinação! Bem ao contrário dos humanos, que ao primeiro empecilho desistem de tudo. Não generalizando.
O homem, sem remorso e sem consciência, ignora que é sua obrigação preservar a flora e a fauna. E invade e explora as matas com sua insaciável ganância. É incompreensível tamanha burrice. Superação nada mais é do que isso: crescer na adversidade, no sacrifício, na coragem. Na vontade.
Comove-me a natureza pedindo socorro, implorando vida. E lamento que o homem, dito racional, destrua o planeta com seus poluentes potentes, com suas barragens irresponsáveis, com suas construções desabando e soterrando tudo. Continua com seus pesticidas proibidos e sempre em conflitos, destruindo monumentos, esculturas, cidades antigas que são a história da humanidade. Milhares de anos jogados no lixo sob os mais variados pretextos. Só posso dizer que somos loucos.
Não demorará muito para termos o troco de tudo que destruímos. A natureza não perdoa, ela se vinga. Basta observarmos as enchentes, os desmoronamentos, a infestação de insetos, o lixo doméstico, o lixo atômico, o lixo hospitalar espalhado pelo solo, riachos, rios, mares e a transmissão de doenças pelo mundo, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, virando uma pandemia. E não queremos nem saber, o negócio é lucro, poder e diversão. E pouco caso com o que é do outro.
A natureza está dando seu recado, há uma advertência para que os humanos sejam mais sérios. Chorar, vai ser muito pouco pra nós. 
O povo precisa de educação. Mas não há dinheiro para investimentos; dinheiro aqui tem outros destinos.


Tentando viver no asfalto...
Lixo nos bueiros - Isso é descaso, ótimo para  enchentes.
Isso é educação?
.
Isso é saúde?  Mosquitos se proliferam...




32 comentários:

  1. O desrespeito é tamanho amiga.Basta um olhar pela cidade para um estarrecimento.
    Ainda assim a natureza se revela quando vejo planta nascendo entre fendas de muro, paredes e chão concretado.
    Os movimentos bruscos da natureza sobre chuvas e ventos é um troco que vamos amargar.Note que são cada vez mais rigorosos e intensos e sofre o homem.
    As fotos ilustrativas mostra o descaso do homem, muito boa cronica e grito.
    Uma semana de paz e alegria.
    Abraços e beijo paz amiga.

    ResponderExcluir
  2. La Naturaleza nunca deja de sorprenderme, la vida se abre paso como puede.
    Abrazos desde Barcelona

    ResponderExcluir
  3. Triste realidade essa,Taís! Falta muiiiiito ainda para que todos se conscientizem desse respeito que deve existir!

    E a natureza dá vários recados, anos, anos ...Depois enfurece e então...Sabemos bem os efeitos disso! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. A natureza tenta, ela dá a volta por cima. Mas até quando?
    Ontem passei por um terreno aqui em Itaipava. mais parece um bosque, e está cheio de árvores. Vi uma placa de 'vende-se' no terreno, e pensei que todas elas estão com os dias contados, e que dentro em breve, passarei por ali e verei alghum condomínio sendo construído. Mais um.

    ResponderExcluir
  5. E, ainda usam do jargão"Pátria Educadora"... Isso é uma piada sem nenhuma graça! A "Mãe Natureza" que nos acolhe já não aguenta mais. Como disse você em seu texto. Iremos pagar altos juros si. Bem, já estamos pagando e com saldo devedor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Tais, a natureza é bem um manual de lições para os humanos, ditos racionais. A natureza a seu tempo, se encarregará de repor certos os alinhamentos. Repor o que o homem vai destruindo, muito por ganância e falta de visão, para o futuro da humanidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acautelai-vos homens vis!
    Que focam só na pessoa
    Destruindo tudo neste país.
    A natureza não perdoa!

    ResponderExcluir
  8. A foto inicial é um espectáculo!! Que maravilha a força dessa árvore!

    A ganância e a loucura dos fanáticos impera e contra esse poder pouco se pode fazer...

    Mas por outro lado, muitos estão a tomar consciência do que pode acontecer se não travarmos esta destruição absurda do Planeta( que não poderemos habitar se for destruído).

    Enfim, há uma réstia de esperança...

    Um beijinho e desejo-lhe um bom Carnaval:)

    ResponderExcluir
  9. Acróstico

    A você Homo sapiens ser destrutivo
    Respondo que o resultado cedo virá
    Esse seu modus vivendi agressivo
    Sem quaisquer dúvidas errado está
    Pode apostar, não se manterá vivo
    Onde impera clima de toma lá, dá cá
    Se matar esta natureza sem motivo
    Tua vida, nem tostão furado valerá
    Assim amigo, rejeite teu fazer lesivo.

    ResponderExcluir
  10. La naturaleza también se agarra a la vida ya que ella quiere tanto vivir como cualquiera, bonitas tomas, un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Taís
    A natureza nos dá diversas lições que são regiamente ignorada
    Já estamos vivendo uma catástrofe. E a falta de educação e ganância do dito "SER HUMANO" racional prolifera.
    Até quando????
    Se ou quando acordar será tarde demais e não há como voltar atrás
    A foto inicial mostra a força da natureza que mesmo sob o cimento dos grandes centros de concreto irrompe das profundezas para nos mostrar sua força e beleza
    Uma linda semana para você
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. O índio não pensa em sexo, não supervaloriza, vê isso toda hora, não só no carnaval, não fica abismado, é banal, como um braço, a perna, barriga, comer, respirar... Não tem sensualidade pois não usa roupas, anda nu. Não tem stress, de que? Só quando se sente realmente ameaçado por um animal bravo, concreto. Não tem ansiedade, nem depressão, esses males tipicamente das cidades que vai se entranhado no corpo feito uma nódoa, contaminando gerações, não vai ao dentista fazer canal, extrair dente, tratamento de tártaro, placa bacteriana. Vive o dia todo cantando. Dinheiro não precisa, quando tá com fome vai na mata e caça, bebe do rio. O cabelo do índio vive sempre hidratado, brilhando, não usa shampoo, nada o ofende, poeira, sol, água barrenta. A farmácia do índio é um canteirinho com uma erva pra isso, para aquilo, o medico se chama pajé, formado no conhecimento das ervas aprendidos dos antepassados. Tudo sarado, bronzeado, comendo tudo natural, sem fritura, nem precisa medir colesterol , triglicerídeos, nunca vi um índio obeso. Vive tudo junto, come tudo junto, reunidos em ocas, em tribos. Não precisa de juiz, medico, advogado... Nunca vi falar, entre eles, de índio ladrão, ambicionado o que é do outro, precisando de cadeia, questão cultural. Índios, esses civilizados. (Às pouquíssimas tribos que ainda são assim). Obs.: Usei aqui um status que eu postei no Face, Tais. Acho que tem a ver. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Taís, muito triste constatar que o homem não respeita a natureza, posto que não respeita a si próprio.
    A colheita já começou e pelo visto será maldita porque pessoas sem amor , sem direção espiritual não deu valor ao que nos foi dado.

    Ótimo texto (como sempre)
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Cara amiga, gostei, sobremaneira do comentário do Fábio em relação à conduta dos silvícolas. Pois eu acho que a razão dessa conduta errada é consequência do nosso ego insaciável, que tudo deseja, tudo quer sem pensar no outro, o que acarreta um distúrbio na consciência, ou melhor, a falta de consciência. Houvesse consciência por parte de todos, não haveria necessidade de uma gama de leis regulamentando isso e aquilo, pois todos saberíamos dos nossos direitos e obrigações, sobretudo, obrigações... Indivíduos conscientes não agridem a natureza, não poluem a água, não transgridem, não roubam, não matam e quando alcançam os cargos públicos ou políticos trabalham em prol do bem comum.
    Um abração. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  15. É impressionante o poder de reação da natureza. Em compensação,nós humanos estamos sempre reagindo pela via da perversidade. Triste constatação.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  16. Taisinha,

    Digamos que eu pretendesse dar uma qualificação a esta tua crônica - “A resposta da natureza” -, poderia dizer que ela se enquadra como crônica realista, pois há nela uma importante denúncia dos tristes dias que atravessamos. O que vemos em nosso país (e também no resto do mundo) é a mais pura degradação da natureza. No Brasil, com a sua reconhecida biodiversidade, a mais rica do planeta, em quase tudo, principalmente em: reservas de água doce, florestas tropicais, plantas, animais (temos uma em cada 10 espécies de plantas e animais existentes); e isso é muito, mas até quando poderemos manter o que temos, com tanto descaso nessa preservação; descaso tanto da população, como dos administradores (prefeitos, governadores, presidente da República).

    Beijinhos daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  17. Eu sinto uma enorme tristeza com tanto descaso!
    Sem palavras para descrevê-la...
    Mas já estamos pagando por tudo isto.
    E será irreversível.
    Um beijão amiga, boa semana!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  18. A natureza se esforça o tempo todo para viver e mostrar a humaniodade seus erros, porém pouco o homem está fazendo para melhorar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  19. Olá, Taís,

    Antes, agradecer-lhe o teu passeio pela minha casa deixando as suas pegadas. Depois, pedir-lhe desculpas pela demora em fazer este registro. pois o carnaval é muito intenso do lado de cá.
    Quando a sua mensagem chegou já tinha me despachado para um refúgio, acomodando-me bem próximo ao bosque do silêncio. É assim que é chamado o lugar. Não preciso dizer que o lugar faz jus ao nome. Apenas uma coincidência.
    Associo-me ao seu grito esperando que possa ser ouvido enquanto há tempo de fazermos alguma coisa pela natureza.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Tais.
    Como seria maravilhoso se suas palavras fossem divulgadas e que cada ser humano agissem contra a crueldade a natureza, evitariam a destruição do planeta, pois é isso que muitos estão fazendo, destruindo o ambiente, pouco a pouco nós tirando ate o ar que respiramos, existe tanta poluição, as arvores que tanto nós ajudam, estão sendo cortadas e nós lugares surgindo construções , assustador. Achei belas imagem, a primeira uma arvore linda, e a segunda imagem mostrando a força da sobrevivência. Lindos dias minha amiga, para o meu amigo Pedro também. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  21. Tais, sempre estou a observar as árvores, com suas raízes sobre as calçadas, a triste situação dos bueiros, a sujeira nas ruas... e muito mais. Também creio que tudo é fruto da falta de educação. As pessoas pedem providências do poder público e se isentam de responsabilidade. A visível destruição da natureza terá por consequência a nossa. Bela crônica! Bjs.

    ResponderExcluir
  22. ah se eu conseguisse ser natureza e não humana, seria tão feliz!
    Ótima comparação querida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Amei as fotos... amo ver a natureza se sobreponde aos nossos erros.
    Bom fim de semana
    Um beijo

    ResponderExcluir
  24. Já de volta.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  25. A imagem inicial... impressiona, sem dúvida, pela avidez à vida... pelo seu instinto de sobrevivência... desta árvore... algo que o homem já perdeu faz tempo... actualmente parece que persiste em destruir a sua própria vida... ao destruir o meio ambiente, em que vive...
    De qualquer forma... penso que a Natureza sempre estará mais preparada para sobreviver... aconteça o que aconteça, no futuro... do que o próprio homem... que parece não ter tomado ainda consciência da sua fragilidade...
    E no meio do caos... do lixo... mosquitos proliferam... lá está... uma resposta da Natureza... se adaptando a todas as condições... o que não acontecerá com o homem, certamente, no futuro... em condições extremas...
    Beijinho! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  26. É bem verdade Taís....Sempre precisa, essa chamada de atenção.
    Assisti a uma Coferência há dias e dizia-se que o ser humano já tem a
    mais , uma dezena de anos de vida e futuramente mais terá, pois os avanços na medicina são rápidos e eficazes.....Perante a sua crónica, dá que pensar, pois a cada passo à frente, dois passos atráz.
    Veja-se os 'monstrinhos' que esse ZIKA está pondo no mundo...Está à vista, que a batalha está longe, longe de ser ganha....O homem bem se
    esforça......mas a Previdência ou destino ou natureza, ou tudo o que nos aguarda, provam que a luta será sempre desigual e não se deve
    embandeirar tanto, em relação aos cérebros que nos vão dando esperanças...
    Votos de um Mundo Melhor....
    Abraço



    Votos de um Mundo Melhor..

    ResponderExcluir
  27. Las imágenes de cómo la Naturaleza se defiende son conmovedoras. Esas raíces siguiendo las líneas del pavimento saltan las lágrimas. Y saltan porque algún inútil que tenía que vigilar esa agresión y está cobrando un sueldo que le pagamos los ciudadanos, no cumple con su deber, querida Thais.

    ResponderExcluir
  28. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
  29. Olá Tais,

    Assim que abri a sua página já me detive na observação da imagem. Incrivelmente fantástica. A natureza é surpreendente. É incompreensível os hábitos humanos que concorrem para a destruição do seu próprio habitat. Claro que a natureza vai revidar, aliás, como já está fazendo, como você bem delineou. Educação e cultura são, sem dúvida, a chave da questão. Desde o berço o ser humano deveria ser ensinado a amar a natureza, respeitando-a como fonte de vida. Os governos, infelizmente, somente se interessam pelo que lhes é benéfico e que possam ser fonte de apropriação indébita. Lamentável!

    Crônica excelente!

    Obrigada pelo carinho lá no meu Recanto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  30. LO NATURAL SERA SIEMPRE LO MEJOR.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  31. Olá, Tais,boa noite
    Imagem que reflete a realidade perseverante da natureza e Imagens que refletem a nossa triste realidade...
    ...pura verdade, a natureza sempre nos ensinando... é difícil aguentar as ações depredatórias das pessoas em relação ao nosso planeta. E é assim mesmo, ela ,a natureza, simplesmente, vai nos devolvendo o que não lhe pertence , enquanto o homem movido pelo lucro,desleixo,vaidade e poder ,continua destruindo o planeta e seus recursos naturais
    Obrigado pelo carinho,
    Belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
  32. QUE PENA DESTROZAR LO HERMOSO TENIA QUE TENER MULTAS GRANDES.
    ME PONE ENFERMA...
    SALUDITOS

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís