15 de dezembro de 2017

NATAL E ANO NOVO!


         - Taís Luso
O Natal que me emociona não é esse Natal dos presentes, do consumismo. Já escrevi muito sobre Natal e Ano Novo, mas esse ano está difícil de dizer alguma coisa de diferente. Desde o ano 354 d.C. tudo vem sendo dito e pensado. Tentamos falar de sentimentos, mas parece que o coração não tem memória, tudo volta ao seu normal em poucos dias. Nada daquilo que pedimos permanece muito.
Cansei um pouco de andar quilômetros atrás de presentes; muita gente aniversariando no mesmo dia. As lembrancinhas vão tomando corpo, até parece que somos todos ricos e que nosso país está atolado em petróleo. Muitos compram os presentes sorrindo e passam o resto do ano chorando. Natal virou consumismo e desvirtuou a bonita data.
Como não presentear se o apelo comercial está funcionando com todas as baterias ligadas? Como não presentear se a tradicional canção de Natal mexe com toda a nossa generosidade? Como não querer dar o mundo a todos?
Pois é, Natal é pura emoção, mas tudo poderia ser mais simples, menos estressante já que simplicidade é luxo. Relutei em assumir o que penso. Em poder pensar diferente e sem culpa. E só encontrei uma explicação para tudo isso: tradição tem raízes profundas. Se não acontecer um Natal recheado de presentes e comilanças, dá uma culpa dos infernos! Lógico, ninguém quer esquecer sua infância, antigos sonhos de criança, ilusões de um mundo melhor para todos. Mas a coisa perdeu-se.
O sentido do Natal dura o tempo suficiente do peru ser devorado e os presentes abertos. No dia 26 de dezembro tudo volta ao normal. Mas na troca de ano tudo recomeça, fica uma impressão de que o mundo chegou ao seu fim, tal a algazarra Armagedom!! E novamente, tudo o que não sonhamos acontece.
Talvez o que ainda possa me emocionar, seja sonhar com um mundo mais fraterno, mais solidário. Esse sonho emana do mais forte desejo dos  corações  ainda comprometidos com o bem, com o amor. Não quero nada mais.


Desejamos Boas Festas aos queridos amigos e amigas, que tenham muita  paz e alegrias. A todos, meu muito obrigada pelo carinho da convivência. Até breve – volto no início de Janeiro. Meu carinho a todos.

Beijo e abraço -  Taís e Pedro Luso
_____________


Um presente!     Helene Fischer / Adeste Fideles





85 comentários:

  1. Querida Taís,
    concordo com cada palavra aqui escrita.
    Há já um tempo que deixei de fazer compras nesta altura em que os preços de tudo sobem em flecha. E não foi preciso ter-se instalado a "crise financeira". Foi uma tomada de consciência e o peso dos anos e da experiência de vida.
    Unir a família numa ceia de Natal, não requer prendas, cardápio abundante e cheio de iguarias. E isto, quando se consegue reunir a família, o que nem sempre é possível.
    Desejo aos meu amigos, Taís, Pedro e família, Festas Felizes, plenas de Amor e Harmonia.

    Um forte abraço.

    Janita

    ResponderExcluir
  2. Fascínio de testo" Amei

    Beijo bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Taís
    Para mim o natal sempre teve e continua sendo a festa do nascimento do Deus Menino. Não fui educada nesta cultura consumista e na minha família não há lembrancinhas e nem troquinhas. Não percebo o natal como a maioria e me emociono sim com os momentos de orações em família. No mais essa euforia consumista me deprime e eu procuro me esquivar evitando sair às ruas. Meu natal é tempo de recolhimento.
    Um grande beijo, boas festas e até a volta

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Tais,
    Concordo plenamente com tudo oque disse, é exatamente assim que vivemos e o verdadeiro aniversariante é esquecido. Comemoram o consumo, e esquecem da ponte que Deus criou.

    Desejo boas festas com muita saúde, paz e fraternidade. Que o amor esteja presente em sua família e todos de seu convívio.

    Abraços

    Wellington Maia

    ResponderExcluir
  5. Tais,
    Eu acredito que Jesus nasceu pobre, então, porque inventaram o Papai Noel. Eu vou almoçar na Cachoeira, depois mando fotos, como faço uma vez por mês.
    Dou um dinheiro pro meu filho e é só isso. Orações faço em casa, sozinha.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  6. E que nessa noite tenhas o que eu espero ter, uma ceia tranquila, com os meus filhos e netos. Tenho parte da familia aí no Brasil de modo que há sempre um pensamento lá e outro cá. Um beijinho muito especial para os dois e o meu agradecimento pelo carinho que tenho recebido dos dois. Que a magia do Natal continue por todos os dias que a vida vos conceder, mesmo que nas ruas não haja uma única luzinha acesa. O que importa é a luz que tendes no vosso coração e essa, brilha sempre!
    Boas festas, queridos amigos
    Emilia

    ResponderExcluir
  7. Acho que todos pensamos assim.nao aguento mais tantas coisas que tornaram a data que deve ser linda em chata e desgastante! Tanto não suporto o clima que antecede que estamos numa praia pequena daqui do Sul por uns dias pra dar uma relaxada e sair do clima forçado da cidade. Pena que tenho que voltar mas em janeiro vamos em férias!
    Boas festas pra vocês e tuuuuuudo de bom! Bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Taís e Pedro. Daqui da Austrália também lhes desejo PAZ. Parece que paz é o que falta nesse nosso país de falcatruas e conflitos ideológicos. Aqui comemoro o Natal 13 horas antes de vocês, então quando aí for 11 horas da manhã da véspera, aqui estaremos em plena meia noite do dia 24. Até lá.

    ResponderExcluir
  9. Natal?

    Há que lembrar de que já é quase Natal
    Data que nos esquecemos de Jesus Cristo
    E, numa rotina confortável, normal
    Todos trocamos presentes como previsto.

    Ah, como fica o nascimento do Messias?
    Aquele que por todos nós morreu na cruz
    E deve ser lembrado por todos os dias
    Porquanto ao caminho certo nos conduz?

    Pois é, Natal dia comercial apenas
    Grana transacionada é o que interessa
    E homenagens ao nascido, bem pequenas.

    Parece que para gastar todos têm pressa
    Shoppings, então, tornam-se parte das cenas
    Onde uma azáfama de compras jamais cessa.

    ResponderExcluir
  10. O Natal atualmente tornou-se uma hipocrisia no coração de muita - mesmo muita - gente. Sorrisos e abraços para depois a partir de Janeiro, até Novembro ... Nem digo mais nada para não me "baterem"
    .
    Hoje: *** TEMPESTADE - ÁRVORES NUAS ***
    .
    Deixando votos de um dia feliz
    E pronto: » BOM NATAL

    ResponderExcluir
  11. Muchas gracias por vuestras felicitationes, Taís y Pedro.
    Os deseo también una feliz Navidad y espero que 2018 sea un año feliz para ti y tu familia.
    La navidad es una época de sentimientos encontrados, por un lado la añoranza y la melancolía; por otro un consumismo atroz y un montón de deseos fingidos.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  12. Trago como tradição da família de origem, nas minhas recordações, do anteceder do Natal em que nos uníamos para vestir a casa de Natal. É pura magia. A reunião ao redor da mesa, a confraternização de todos, sendo os presentes diminutos mas com a troca em grande alegria da meninada. Gosta desta data e sinto o coração aquele aconchego que procuro transmitir aos meus descendentes. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  13. Um mundo com mais fraterno, mais solidário, e a nossa terra muderá num paraíso perpétuo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Taís,
    Obrigada pelo carinho
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  15. Olá moça querida,
    um texto muito reflexivo e adoro textos assim.
    Você escreve com a alma e eu amo isso.
    Enquanto o bom velhinho fica subindo escadas nos parapeitos das casas, levando imaginação e sonhos a muitas crianças, os adultos se satisfazem com aquele boneco de roupa vermelha enfeitando seus lares. Ali na sacolinha do pai Noel, a cor verde-esperança não há nada. Os presentes almejados estão na capacidade de cada um enchê-la com cada item que acredita.
    Umas das grandes coisas que acredito é na amizade por isso: Estou aqui para desejar a você e todos os seus: Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de AMOR e PAZ!
    Um beijinho Taís

    M. Fernanda

    ResponderExcluir
  16. Que belo texto, Tais! O Natal que realmente importa e que devemos valorizar é o que retrata o seu verdadeiro significado: o nascimento de Cristo, com generosidade, honestidade e amor. Infelizmente, hoje em dia só vemos o consumismo!
    Tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  17. Que ambiente tão bonito que criaste...
    Intensidade nas cores e profundidade nos dizeres.
    Que seja um Bom Natal e que o 2018 te traga tudo de bom.
    Abraços de vida

    ResponderExcluir
  18. Taís,aqui em casa também não fazemos grandes festas,apenas a nossa família que é bem pequena.
    Nada de tanta comilança,e os presentes,muito amor ao aniversariante Jesus Cristo e pequenas lembranças,que nós escolhemos.
    Bjs e um Feliz Natal a você e ao seu marido Pedro,extensivo aos familiares.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  19. Vos desejo um Santo Natal. Por minha casa celebra-se com todos os filhos e netos presentes, mas com a eterna saudade do MARIDO, PAI e AVÔ

    ResponderExcluir
  20. Tais,

    uma excelente crónica, minha amiga
    tão clara e verdadeira que desmistifica com a lucidez, que aqui encontramos sempre, esta época de consumismo electrizante.

    beijo,

    grato pela presença amiga

    ResponderExcluir
  21. Costumamos festejar esse dia com alegria, agradecendo ao aniversariante por nossas vidas, por estarmos em família, com amor,harmonia e paz, pelo pão de cada dia, e também rezar pela paz no mundo. Para nós é um dia de festa, afinal é quando comemoramos o nascimento de Jesus, nada de tristezas e lamentações. ELE merece, todos os nossos agradecimentos.
    Que haja paz, harmonia, saúde para que possam passar um dia pleno e feliz, são meus votos para você e família, com muito amor.
    da amiga Léah

    ResponderExcluir
  22. Boa noite meus amigos Tais e Pedro.
    Nem me fale, hoje sair com minha filha para o shopping e só pensava na minha cama, no silencio do meu quarto.Parecia carnaval, gente pra todo lado. A praça da alimentação lotada. Só conseguimos almoçar as 16 e 30. Pois não iria ficar com a bandeja na mão a espera de mesa. Enfim um horror. Só não me arrependi pela crianças, pois nem o presente da minha filha comprei e já imagino que vou que ter sair e enfrentar o mesmo inferno de novo. Acho que Natal perdeu o brilho pra mim, todo ano é um trabalhão. Esse ano vou festejar o nascimento de Jesus, fazer uma ceia em família.Me poupar e aproveitar a minha breve ferias, e também os pequenos vão ficar com o Pai, mas dessa vez vão ficar aqui mesmo em Salvador. Então esse dias terei mas tempo livre para descansar e resolver as coisas pendentes. Um lindo Natal para vocês e feliz ano Novo. O vídeo é lindo. Grande abraço.

    ResponderExcluir

  23. é tão bonito o que escreve Tais:)
    representa o sentimento de muita gente, mas é isso, as pessoas culpam-se se não dao presente que impressionem, que sejam melhor do que os outros, quando Jesus escolheu de nascer humilde numa manjedoura, é esse espirito que já esta esquecido !
    tenho escolhido presentes simples, cada vez menos caros, prefiro ajudar durante o resto do ano, e no Natal não entrar a competir para isso ...
    assim Tais fico feliz de ler comentários nos quais as pessoas preferem paz e serenidade, e ponham os sentimentos à frente dos bens materiais :)

    feliz semana Tais
    Angela

    permita que coloque as origens desse lindo hino:

    http://www.mundolusiada.com.br/colunas/opiniao-luso-descendente/adeste-fideles-hino-portugues-a-mais-linda-musica-sacra-da-humanidade/


    “ADESTE FIDELES” em Latim é a música mais linda do Universo e foi composta pelo REI JOÃO IV de Portugal, sendo publicada no ano de 1640.
    Dom João nasceu no ano de 1604, e durante a sua vida foi um ser apaixonado pela música e pelas artes, um emérito compositor e da mesma forma colecionador de livros de todos os tipos, chegando a ter uma das maiores Bibliotecas da Europa.
    Na cidade de VILA VIÇOSA, chegou a fundar uma grande escola de música, e como era um grande viajante, costumava muito em ir à Itália, que na época era a terra da música universal, com óperas, operetas e todo tipo de músicas, como também na Espanha.
    Quando esteve na Itália, apresentou a mais linda música do Universo, a “ADESTE FIDELES” e bem como, outra música de sua autoria, “CRUS FIDELIS” que da mesma forma foi e é famosa, visto que é sempre tocada nos meios eclesiásticos.
    Ele teve um trabalho grande e fez um valoroso escrito “Em Defesa da Música Moderna”, e apresentou em Liaboa no ano de 1649, sendo nesse ano que ele solicitou na cidade de Roma, na Itália, à Igreja Católica que a música instrumental fosse aprovada no culto Católico.
    Nessa Escola de Vila Viçosa, foram encontrados dois manuscritos dessa maior música da humanidade, e naturalmente muito anterior à versão feita pelo músico inglês Wade visto que, no ano de 1760, ele traduziu a música para o Inglês, e praticamente se apropriou da sua feitura e assim sendo o Inglês foi muito divulgado e tudo ficou comprovado, haja vista, que o inglês publicou a sua versão no ano de 1743, um século depois.
    Quando o mesmo era tocado em Londres era chamado de “Hino Português” e como era cantada em inglês, acabou ficando como o provável autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela, muito obrigada pelo texto esclarecedor, para a beleza do ADESTE FIDELES! Felicidades!
      Beijo, bem vinda sempre!

      Excluir
  24. Perfeitas palavras Taís.
    Perdeu-se o encanto quando sequestraram as renas e o papai noel apareceu de num carro de cambo automático patrocinado pela Petrobras.Faz tempo que o Natal perdeu o sentido maior em regra geral. O desesperado capitalismo com sua fome exagerada vem nos induzindo ao excesso desde que o semestre inicia e acaba por aglutinar milhões de pessoas em volta da sua mesa farta, abastecida por estes. Babete tem inveja destes banquetes da festa daquele que nasceu na simplicidade e pregou o amor e a fraternidade. Mas o que se vê é uma festa desigual, não é Natal.
    Bom descanso para vocês e que possamos sonhar com um mundo melhor para todos, menos injustiça, menos assistencialismo e mais ações que promovam o ser ás possibilidades da dignidade, que passa pelo direito ao trabalho, à educação, sem estes estaremos fadados a continuar vivendo neste clima horrível atual. Sem fartura, mas com pão em todas as mesas.
    Meu abraço e agradecimento por todo carinho e atenção ao longo de mais um ano e que possamos estar nesta mesma sintonia no novo ano.
    Beijos de paz amiga e Feliz Natal de paz e alegria na família.

    ResponderExcluir
  25. Belíssimo texto Taís, se permitires, faço minhas as tuas palavras.

    Que DEUS proporcione um Feliz Natal e um Ano Novo com muita paz, saúde e felicidades para tie toda família.

    Beijos para todos.

    Furtado

    ResponderExcluir
  26. Nem que seja só por um dia, vale a pena partilhar a alegria, a felicidade.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  27. O seu excelente texto dá que pensar, Tais...
    Vamos todos alimentar o sonho de um mundo melhor, mais justo, mais solidário.
    Desejo a você e ao Pedro um bom Natal e um ano novo cheio de motivos de esperança, com muito Amor, muita Paz e muita Saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Taís!
    Passando para agradecer sua visita e desejar um Feliz Natal a você,ao Pedro e a todos os seus familiares.
    Que vocês tenham um 2018 repleto de alegrias.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  29. "Talvez o que ainda possa me emocionar, seja sonhar com um mundo mais fraterno, mais solidário. Esse sonho emana do mais forte desejo dos corações ainda comprometidos com o bem, com o amor."

    Eu também " Não quero nada mais."
    Bem hajas, Taís, por esta bela reflexão de fim de ano.

    E que a amizade continue a ser uma festa.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  30. Sobre ofertas, começo a colecionar logo em Janeiro, preferindo sempre o artesanato. Alinho-me contigo contra o horror do consumismo e do Natal de plástico.
    Sabes que o «Adeste Fidelis» foi uma canção da minha infancia?
    Cantei a composição nos meus 11, 12 e 13 anos, no orfeão do liceu.
    (As coisas que obrigavam as criancinhas a cantar!)
    Grande abraço, querida Amiga. Dias felizes.

    ResponderExcluir
  31. Amiga Tais.
    Mires a donde mires, todos los medios nos bombardean con basura, corrupción, maldad. Todo lo que nos sobra.
    Pero al mismo tiempo que eso sucede, aunque ningún diario vaya a perder tiempo en contarlo, si te fijas encuentras infinidad de personas haciendo cosas pequeñas, positivas, sin ningún precio, el bien por el bien.
    Los verdaderos héroes no gastan fortunas ni están en los Reality.
    Son ese padre que llega cansado y se pone a ayudar a sus hijos con los deberes, o la joven que acude a estar un rato con su abuela en vez de irse de fiesta.
    Este año estuve buscando una mirada limpia que me permitiera ilusionarme con las Navidades, símbolo de un mundo mejor.
    La encontré en los dibujos navideños de nuestros hijos y nietos.
    Con ella le deseo un Nuevo Año lleno de todo con lo que usted sueña.

    Mucha felicidad para usted y los suyos. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  32. Querida Taís
    A minha visita de hoje tem apenas como finalidade desejar BOAS FESTAS.
    E, para isso, nada melhor do que fazer-me acompanhar de Mahatma Gandhi (Mahatma – “A grande Alma”), e suas sábias palavras:

    “Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos.
    A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
    Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
    A capacidade de escolher novos rumos.
    Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
    Além do pão, o trabalho.
    Além do trabalho, a acção.
    E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
    O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
    (Gandhi)

    UM SANTO E FELIZ NATAL!

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  33. Muy de acuerdo contigo, aprovecho para dejarte mis mejores deseos de felicidad en estas fiestas navideñas.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  34. Cara e sábia amiga Tais, disseste( mas em alto nível criativo-artístico, dotes que te são peculiares) que eu muita gente gostaria de dizer a respeito das datas de fim de ano. Assino em Baixa. Desejo que tu e o Pedro tenham paz de espírito e tranquilidade em doses elevadas neste natal e ano-novo. Tenham uma boa semana, um bom ano e uma boa vida. Um abração espiritual.

    ResponderExcluir
  35. Pois é, se Papai Noel levasse Temer para a Lapônia, sem parcimônia, seria uma rima, não sei se seria a solução. O resto viria por acréscimo.
    Sei, não basta levá-lo, é preciso levar os outros e, é claro, o trenó de Papai Noel teria que dar centenas de viagens. O velhinho ficaria muito cansado e as renas também... É um sonho difícil de ser realizado...
    Por isso, endosso as palavras de Cora Coralina: "Em sua lista de presentes em cada caixinha embrulhe um pedacinho de amor, carinho, ternura, reconciliaçao, e perdão".
    Boas Festas, minha querida amiga para você e o Pedro.
    Um Ano Novo de renovação, paz, saúde e felicidade.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  36. Amiga eu vou passar o meu Natal sozinha com
    o meu marido. Mas é a vida...
    Subscrevo todas as suas palavras.
    Desejo muito sinceramente pra si e sua
    Família o melhor Natal possível.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  37. Parabens pelo blog! Estou te seguido.. Feliz Natal !!!
    Entao, meu primeiro cover saiu no youtube! Gostaria de te convidar para vê-lo e se inscrever no canal se gostar e falar pros migos <3 Essa ajuda seria ótima!!! Beijinhos https://www.youtube.com/watch?v=XOjBLK7UMb0&

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Tais,
    Um artigo excelente que assino por baixo.
    Boas Festas e obrigada!
    Que em 2018 o amor ilumine o coração de cada homem.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  39. Olá Taís,
    concordo com as suas palavras relativo à "máquina comercial" em que se transformou o Natal...
    Sendo que ainda conto passar por cá antes do Natal, mas desde já deixo desde os meus sinceros desejos de um feliz Natal para vocês!
    "Abrabeijo"
    Rui
    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir
  40. Ah... esqueci de referir que gostei de ouvir a música, aliás ainda vai tocando enquanto escrevo, essa menina tem um "vozão"!!!
    Bj
    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir

  41. Gostei muitíssimo desta tua crônica, NATAL E ANO NOVO!, na qual me vi em muitas de suas partes,e também por saber o quanto sempre gostaste de arrumar a casa para essas festas, preparar a árvore de Natal, com tanto carinho e arte. Mas depois os filhos cresceram e perdeu-se aquele encanto que tinha ao receber os seus presentes, depois da ceia. Lembro-me que a casa ficava sob o teu comando, um comando gracioso, claro; mas ali, na noite de Natal, tanto na ceia como depois dela, quando ias entregar os presentes, estavas sempre festiva, muito animada e encantando nossos dois filhos, ainda pequenos e a família. Foi uma época de ouro, mas esses momentos se modificaram, é claro. Hoje temos outro Natal.
    Um beijinho daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  42. Tais concordo plenamente consigo, o Natal devia ser tempo de Amor, generosidade e amizade e não de consumismo.
    Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, alegria, realizações pessoais e profissionais, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco


    ResponderExcluir
  43. Acho que o natal há muito significa presentes e comida.
    Sempre que falamos do final de ano visualizamos festas e comidas.

    Pelo menos é um dia no ano que reunimos a família toda.

    Ótima semana,
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Gostei bastante deste belo texto minha amiga e aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  45. Totalmente de acordo e em sintonia com a sua
    excelente crônica. Agora, pegando carona no
    pedido do José Carlos, que o Papai Noel fizesse
    esta grande ação de levar o "capeta"do Temer e
    também os líderes mundiais do "capeta" ( a querer
    explodir o mundo. ..), abordado na sua crônica
    anterior. Mas, quem poderia correr o risco de
    explodir com eles juntos, era o pobre do
    Papai Noel. ..rss
    Quero agradecer a oportunidade das leituras de
    sua arte literária aqui e também as suas leituras
    atenciosas e gentileza no meu blog.
    Meus votos de um Natal abençoado para
    você, Pedro e filhos e 2018 repleto de sonhos
    e realizações!
    Beijo e Abraço de Paz, Tais.

    ResponderExcluir
  46. Amiga, com os preparativos para reunir a família e amigos neste Natal, o tempo para os bloques ficam mais resumido e como você é tão importante quanto qualquer amigo real, não poderia deixar de vir aqui com meus votos de um feliz Natal!
    É Natal e o espírito de confraternização natalino aquece os nossos corações, renova os nossos ânimos e os nossos sonhos. Nesta época fazemos uma retrospectiva do ano que passou e passamos a limpo a nossa vida. Obrigada pelas visitas, comentários, as palavras amigas e a valorização que deu as minhas publicações neste ano que termina.

    Lhe desejo um Natal especial, cercado de familiares e amigos, e um início de ano maravilhoso! Que esta energia positiva se mantenha durante todo o ano novo em nossas vidas.

    Boas festas E que venha mais um ano de muito trabalho e muitas realizações profissionais e pessoais, muita saúde, prosperidade e paz para todos nós.

    FELIZ NATAL
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo23:24

    Muy bella crónica de profundo contenido que comparto plenamente.
    ¡Feliz Navidad y Año Nuevo!
    Fuerte abrazo Tais

    ResponderExcluir
  48. Amiga Tais, uma vez mais presenteaste-nos com uma bela crónica. Esta com um sabor mais especial por se referir ao Natal, uma época que, lamentavelmente, de bela já pouco tem.
    Prendas, prendas e mais prendas - assim se celebra hoje o Natal.
    Por onde anda o simples desejo de querer estar junto de quem amamos, de abraçar, beijar, confortar? À volta da mesa cheia de gulodices, o sabor mais gostoso era o das conversas cruzadas, dos olhares que mostravam o que o coração escondia, das risadas contagiantes, dos repetitivos cantares de Natal.
    Hoje, tudo se centra no monte de embrulhos colocados à volta da árvore de Natal, cuidadosamente arrumados não se vá estragar os laços. Compras por compulsão que não confortam o coração.
    Um abraço fraterno bem apertado é grátis e conforta a alma. Abrace-mos, então, todos os dias.

    Tais, quero desejar-te um SANTO NATAL e um MAGNÍFICO 2018. Que encontres no sapatinho muita saúde, alegria, amor, felicidade e paz. Muita paz!
    Continua a escrever belas crónicas, a distribuir carinho, simpatia, amizade.
    Pessoas como tu, conhecedora do real significado da palavra amizade, há que guardar num cantinho do coração. Tu estás no meu, num sítio especial.
    Ambas sabemos que poderia escrever tudo isto num outro sítio mas foi aqui que decidi dizer-te que és uma pessoa digna, uma mulher extraordinária, uma amiga leal, verdadeira, presente. Gosto muito de ti, querida amiga!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa... amiga, queres acabar comigo? Pois é, amizade além-mar...Sabes muito bem que nossa amizade é substancial, não tem oceano que a impeça. E sabes que estás guardada num cantinho também especial do meu coração! Eu sei o que é amizade, e você também sabe, se preocupa até com o que como! rs
      Beijo, beijo!
      FELIZ NATAL!!!

      Excluir
  49. ¡Muy Felices Fiestas para ti y Pedro!
    Feliz Natal, Próspero Ano Novo
    y sobretodo mucha alegría y salud.

    Bejos e abraços

    ResponderExcluir
  50. Há muitos anos, quando era pequeno, os presentes de Natal eram apenas para as crianças. Depois as coisas foram mudando e hoje o Natal acaba sendo um inferno, pois todos dão presentes a todos. Já fiz vários apelos à minha família e todos me dão razão, mas no ano seguinte tudo se repete...
    Amiga Taís, os meus votos de um FELIZ NATAL e de um óptimo ano de 2018.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  51. .
    Boa tarde. Passando, lendo, vendo, apreciando, gostando, e deixando votos de um Natal Muito feliz, extensivo a toda a família e amigos.
    .
    hoje: *Teus lábios, de amor, queimando*
    .

    ResponderExcluir
  52. Oi Tais
    Mesmo com muitas dores e problemas a minha fé é maior que tudo. Só irei parar de criar quando ganhar asas e voar para o infinito.
    Um bom Natal a você e toda sua família.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  53. Bom dia...Venho desejar um, Um Santo e Feliz Natal

    Que, este Natal, e o próximo ano de 2018, traga a todos os corações, bondade, fraternidade, gosto pela partilha. Que em cada família haja amor, saúde, amizade. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.

    Bjos
    Boas férias se for o caso

    ResponderExcluir
  54. Tais
    agradeço reconhecida todas as visitas e comentários sempre tão assertivos que fez lá no meu espaço.
    Retribuo e deixo o meu carinho nos votos de um
    Abençoado e Feliz Natal junto com os seus familiares
    e um 2018 repleto de concretizações de todos os sonhos
    Muito obrigada!
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  55. Tais
    Natal, para mim é tempo de reflexão, é festa de família. Recordações, para o meu espírito sempre irrequieto ( só comparável a um vulcão activo, aliado a um grande positivismo, tolhe-me - isto porque as recordações que tenho da infância, são apenas de, muita confiança pessoal, no desejo risonho futuro, nada mais. Felizmente. Terá acontecido, mas nada consegui, senão a pagar com o meu esforço, depois de ter sido mental e materialmente "liberto" na guerra de África.
    O que me agrada é desejar aos amigos, mesmo os virtuais, considero amigos e ponto final. Nessa base, ficam aqui desejos de FESTAS FELIZES.
    beijos

    ResponderExcluir
  56. Descobrindo o seu blog neste ano foi para mim uma verdadeira revelação . Gosto muito de ler das suas crónicas cativantes para ler.
    Boas festas

    ResponderExcluir
  57. Amiga, você que tem sido um presente m minha vida, sempre me visitando e deixando lindos comentários, não poderia deixar de vir aqui deixar os meus votos de um FELIZ NATAL!
    Que neste Natal o amor e a esperança aqueçam seus corações e o Ano Novo traga grandes realizações e muita felicidade.
    Que no ano novo possamos continuar nessa interação na blogosfera que é muito positiva.
    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE PAZ E FELICIDADE.
    Genilda Maria.

    ResponderExcluir
  58. Hola gracias por pasar por ya tu blog.
    Te deseo feliz Navidad y prospero año nuevo.
    Besos.

    ResponderExcluir
  59. Merry Christmas to your entire family.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia querida amiga, natal é mais ou menos como aniversário, muitas pessoas só nos aparecem nesta data e esquecem-nos o resto do ano,
    mas por vezes sim, e muito bom reunir a familia, porém devia acontecer ao natural, não por conta de uma festa imposta numa data pela igreja, feliz sempre a vc boas festas amiga

    ResponderExcluir
  61. Querida Escritora, Taís Luso, bom dia !
    Saciado com a leitura do texto, irretocável, resta-me
    agradecer e retribuir os melhores votos de um FELIZ
    NATAL, repleto de alegria e intensa harmonia familiar,
    bem como um maravilhoso e próspero ANO NOVO, o melhor
    já vivido.
    Um fraterno abraço, extensivo aos teus amores !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  62. Querida amiga Taís
    A distância só nos ensinou o quão é grande e poderosa a nossa amizade. As nossas vidas foram ligadas desde que nos conhecemos virtualmente e não vai ser o tempo, espaço ou lugar que vai nos separar. Que seu natal seja repleto de amor e muita felicidade, porque pessoas especiais como você sempre deverão ser abraçadas pelas coisas boas da vida. Feliz Natal!
    Um abraço com carinho e beijos no coração

    ResponderExcluir
  63. Feliz ano 2018 repleto de oportunidades, saúde, esperança e prosperidade.
    AG

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde. Admirando a beleza natural e maravilhosa da sua publicação/texto, passo também, para desejar um ANO NOVO de 2018, muito feliz, extensivo a família e amigos..
    .
    hoje: * Embriaga-me nas tuas Emoções *
    .
    Continuação de boas festas.

    ResponderExcluir
  65. Reparo também, Tais. Nesse mês todos ficam bonzinhos são tomados de uma boa vontade, generosidade automática. Todos encarnam, indistintamente, "o espírito de Natal", bom que fosse estendido aos outros meses. E a ceia, ninguém lembra do aniversariante ilustre a não ser nas igrejas. De cantar um parabéns pra você. Feliz Natal e Prospero Ano Novo! Beijos!

    ResponderExcluir
  66. Feliz Ano Novo!
    O ano novo está próximo, faltam poucos dias. A minha visita hoje e para agradecer.
    Agradeço a você que segue o blog e sempre nos visita com carinho e atenção ao longo dos meses que ele existe, comentando as nossas postagens, nos fazendo acreditar que valia a pena continuar.
    Nós que fazemos a EREM DR MOTA SILVEIRA em especial a Biblioteca Madre Odila, em meu nome, em nome da pro Lourdes Duarte e dos alunos que sempre escrevem e postaram no nosso cantinho especial, o nosso muito obrigada!
    FELIZ 2018 com muita paz e felicidade!

    ResponderExcluir
  67. Como sempre uma crónica pautada pelo bom senso... e por aquela lucidez... tão necessária... que fica tão difícil de encontrar hoje em dia...
    Aqui deste lado, simplificámos o Natal. Em casa deixámos de trocar presentes... pois oferecemo-nos presentes todo o ano... quando eles se revelam necessários... deixando assim de nos preocupar com isso, e aproveitar a época... em relação, às pessoas que nos são mais chegadas, também limitámos os presentes, para as crianças...
    O nosso Natal, ficou bem mais leve, menos cansativo e menos angustiante... com mais tempo livre, também para apreciar as iluminações da cidade... só não prescindimos... de uns docinhos, umas comidinhas próprias da época... decorações de Natal pela casa... agora a preocupação das compras... eliminámo-la... senão que prazer poderia eu ter, nesta época de saldos que se avizinha... que começa logo em 26 de Dezembro, e conseguir comprar o que preciso, por uma fracção do preço que pagaria, até ao dia 24?... Para quê??? Desperdiçar tempo e dinheiro antes do Natal... quando depois se pode comprar tanta coisa, com mais calma... logo após... e custando bem menos...
    Adoptámos esta política natalícia, há uns anitos, aqui em casa... e não nos arrependemos mesmo nada... :-)
    Não consegui chegar aqui a tempo do Natal, Tais, a saúde da minha mãe, obriga-me a reduzir um pouco a minha disponibilidade, para blogar... nesta fase entre cirurgias às cataratas... e após um ano, repleto de episódios em que a sua saúde se ressentiu bastante... mas espero que tenha passado um Natal muito feliz, na companhia de todos os seus...
    Um beijinho imenso! Desejando desde já um fantástico 2018... embora conte passar por aqui, de novo, por estes dias...
    Ana

    ResponderExcluir
  68. Muchas felicidades, Tais, para ti, Pedro, familia y lectores.

    Abrazos.

    ResponderExcluir
  69. Querida Tais:
    No quiero que pasen estas fiestas de Navidad y Año Nuevo sin visitar tu casa, en la que durante todo el año nos has regalado con tus interesantísimas crónicas.
    Mis mejores deseos para ti y toda tu familia para el próximo 2018.
    Gracias por seguir mis blogs y dejarme tus cariñosas palabras para seguir trabajando.
    Un fuerte abrazo amiga

    ResponderExcluir
  70. Amiga Taís, o meu desejo de um BOM ANO NOVO, extensivo à família e amigos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  71. Querida Taís
    Desejo um Feliz Ano Novo para tí e família.
    Um forte abraço e beijinhos de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  72. Minha querida Taís, desejo aqui que 2018 seja repleto de paz, amor, saúde e prosperidade!!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  73. Bom dia, querida amiga Taís
    ESTA É A MINHA MENSAGEM DE ANO NOVO:
    Para desejar um feliz Ano Novo faço-me acompanhar DAS PALAVRAS de Carlos Drummond de Andrade, que muito admiro:
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”
    FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  74. Obrigada por ter partilhado momentos comigo!!!

    Num fugaz instante
    a passagem do ano é feita com alvoroço em:
    sonhos delineados
    … projetos traçados …
    vontade de recomeçar!!!
    Especialmente para si:
    todas as cores da VIDA
    … muita alegria para sorrir …
    muito momento para emocionar
    … alguma cumplicidade para partilhar …
    sucesso(s) para dividir
    e sobretudo AMOR para dar!!!

    ResponderExcluir
  75. Lindo conocer tu blog, feliz año 2018. Saludos desde El Blog de Boris Estebitan.

    ResponderExcluir
  76. Feliz 2018, gauchinha. A todos os seus também, é óbvio.

    ResponderExcluir
  77. Na impossibilidade de o ter feito antes, desejo que a quadra natalícia tenha sido vivida em plenitude pessoal e familiar e que o eco das Boas Festas se faça sentir no hoje e sempre. Formulo, agora, os meus sinceros votos para que o ano de 2018 se cumpra em conformidade com os teus desejos.
    Com afeto, deixo um bjinho
    (Mais uma excelente crónica, Tais!!!)

    ResponderExcluir
  78. Passando para lhe desejar um feliz ano novo. De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro, que sejam 365 dias de saúde alegria paz e amor.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  79. Taís, já em 2018, desejos que seja lindo pra ti e teus! bjs, chica

    ResponderExcluir
  80. Feliz 2018, Tais, para si e todos os seus! Com muita saúde, alegrias, afectos, realizações pessoais e profissionais... e o seu bom humor acutilante e leve... que adoro, e já não dispenso por aqui, na maioria das suas formidáveis crónicas!...
    Tudo de bom! Feliz Ano Novo para todos, aí desse lado!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  81. Bom dia, querida Tais,
    bem assim como você escreveu, realmente que bom seria se tudo voltasse a ser como nos bons tempos de criança, o Natal era uma festa linda, família reunida, talvez sem peru, sem presentes, mas com missa do galo, mesa farta, bolacha feita em casa, com açúcar colorido, e tudo era festa e alegria, Jesus se fazia presente. Penso que estou mais sensível, pois a música de Natal mexeu com minhas lembranças.
    Desejo a você, Pedro , seus filhos um feliz e santo Natal, e que 2018 seja pleno em tudo que é bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís