8 de dezembro de 2017

O CHARME DAS ‘EXCELÊNCIAS’



         - Tais Luso

Pois é, como todos vocês, também tenho viajado por aí, pelas mídias, pelos vários canais de televisão, canais do YouTube, jornais online... e visto coisas. E que coisas!
Debates, entrevistas, crises políticas e acontecimentos mundiais de toda a natureza. A última do Trump - vincular Jerusalém somente a Israel - teve consequências imediatas e devastadoras entre os palestinos e israelenses. Foi mexer no abelheiro que estava mais calmo. A Coreia do Norte não dá trégua com seus foguetões cruzando os céus. A Justiça Argentina pede a prisão da ex-presidente Cristina Kirchner  e tantas outras notícias bombásticas explodindo em todos os cantos a cada minuto. Mas os votos de um 2018 repleto de paz e alegrias a todos, continua!!  Sim, creio que o mundo em conflito vai se alegrar à toa.
Volto ao Brasil, dou uma chegadinha - via TV - numa sessão do Congresso Nacional e vejo um monte de abelhas alvoroçadas com seus ferrões envenenados. No calor das discussões a metralhadora gira incansável. Tudo por causa das Excelências e de seus Modus Operandi.
É estressante assistir a uma sessão do Congresso Nacional onde chega a ser bizarro como se ofendem aquelas Excelências,  que se matam, mas não perdem a pose e a nobreza:
— ‘Vossa Excelência’ é um criminoso, um bandido da pior laia que rouba o dinheiro público! Dinheiro da saúde, da educação...
Criminoso é ‘Vossa Excelência’, não sabe o que diz, trabalha à favor das elites corruptas desse país! Deveria estar na cadeia!
Vossas Excelências na cadeia? É hilário isso!! Ando muito confusa, aprendi, ainda criança, que esse pronome de tratamento era conferido, apenas, às pessoas de alto nível do meio político e diplomático... Mas,  ah, deixa pra lá...tem coisa mais séria, o planeta está explodindo!  Quem sabe  'Nascendo um Novo Homem'...


    
____________________________





52 comentários:

  1. É mesmo hilário essa corja toda com o tratamento de sua excelência pra cá e lá um mandando ver nos "adjetivos" ao outro... Impressionante.
    E a coisa tá danada por cada canto desse mundão. Quando tudo está quieto, mexem nas abelheiras...Pena! Poderemos ver coisas bem feias por aí!
    beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Talvez haja num dia o povo unido que acabará com esta injustiça .
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Politicas...Todos diferentes mas todos iguais. Acabem com as injustiças e punam os criminosos

    Hoje, um mini conto:- lembranças do meu coração...

    Bjos
    Um Sábado feliz

    ResponderExcluir
  4. A confusão é geral e não conseguimos perceber como é que sobem ao poder determinadas Excelências.
    O teu remate é excelente, querida Taís.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Melhor é ouvir a respiração do vinho no cálice e deixar que o ar não se dissipe. O congresso nacional, com minúsculas, porque “as vossas excelências” não merecem maiúsculas, é límpido, por isso deveria ser lido como um livro aberto se todos, sem exceção, estivessem na Papuda para não onerar ainda mais o erário brasileiro.
    Gosto de passar por aqui e beber nesta nascente.
    Beijos, amiga Taís!

    ResponderExcluir
  6. Isto não vai num caminho fácil Taís!
    Será o nascimento de um novo homem? Ou será uma caminhada até à sua extinção?
    Bom fim de semana.
    bjs
    OLHAR D'OURO - PHOTOGRAPHY

    ResponderExcluir
  7. Amiga, eu de politica não sei comentar. Mas gostei de a ler.

    Beijo e um excelente sábado

    ResponderExcluir
  8. E o pior, Tais, deu nas noticias aqui de Portugal o Lula a fazer campanha e todos a apoiá-lo no Rio. O repprter perguntou a um apoiante " e não o preocupa o Lula estar condenado a 9 anos de cadeia ?" E esse anormal respondeu : " quanto a isso não sei nada " Outro disse: " infelizmenye no Brasil a justiça estå virando politica, preocupada só em abater os de esquerda " . Perante isto, amiga, se a justiça não se apressar esse ladrāo vai ganhar as eleições. Sua excelência, o melhor presidente que o Brasil já teve, segundo esses " trengos" . Não vais nunca descobrir o sognificado deste " trengos ", mas deves imaginar o que é. Palermas, anormais, etc, etc, são alguns dos significados. Beijinhos, amiga e, como sempre, um post de excelência, na verdadeira acepção da palavra.
    Emilia

    ResponderExcluir
  9. Olá, o mundo comandado pelos loucos que apelidaram os outros (politicos honestos? de loucos e populistas, estão no seu máximo, estão em queda, comem-se uns aos outros até explodirem, quando acontecer vamos entrar num novo ciclo politico a bem daqueles que mais contribuem para as economias fortes, são os trabalhadores.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderExcluir
  10. Voltei para te dizer que li o teu post " coisas de turista " e revi-me nele. Já há muito que não trago bugigangas e nem fotos. Costumo dizer que guardo as emoções no coração: quando elas de lá deaparecerem também eu ja terei desaparecido. O meu marido gosta muito de filmar; filmou muito com aquela maquininha super 8; era preciso colocar um lencol na parede e passar o filme. Depois foram aparecendo as outra maquinas e ele foi comprando. Tenho muitos filmes dos meus filho; Depois o que ele fez? Conseguiu pôr tudo em cassetes de video e depois em CDS. Tem paixão por isso e então leva sempre a maquininha dele que agora cabe num bolso e filma, mas, vemos o filme? Rarissimas fezes. Adorei esta tua cronica. Desculpa se " misturei assuntos " , mas não resisti à
    tentação beijinhos
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Emília, essa cronica 'Coisas de Turistas' saiu em jornal e Revista de Banca, chamada VOTO. Também gosto muito dessa crônica que falas. E já é das antigas!
      Um beijo, amiga.

      Excluir
  11. Pois é, Tais... E, de repente nesse 'confusiômetro' todo político, dirige-se à Tribuna, aquele que dizia "Vote em Tiririca, pior não fica"... E, ficou sim! Tão pior que o "abestalhado" levou quase dois mandatos para perceber o lamaçal em que ele instalou o "seu circo"!! Oras, não me venha agora, fazer penitência de seus pecados, em púlpito errado! Não menospreze nossa capacidade pensante! Se há alguma excelência por aqui, deveria ser "o povo" que aguenta, paga altos salários e mordomias para uma corja de "abestalhados".
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Oi Taís,
    Eu queria ver se todos esses parlamentares ganhassem só um salário mínimo.kkkk.
    Saúdo Getúlio Vargas(mamãe o adorava).
    Obrigada
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  13. Como sempre, uma crônica muito feliz na abordagem desses particulares do nosso Patropi. Taís, você enxerga, ouve, deglute e nos traz um texto enxuto, veraz e ferino, você excede!

    ResponderExcluir
  14. Olá Taís!

    O Brasil não é para amadores.

    ...

    Que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  15. Nada há de pior no mundo do que a política. Por causa dela, irmãos se matam, amigos se tornam inimigos, e o planeta e o povo sofrem com as suas diatribes.
    Poucos são os políticos honestos em todo o mundo, porque nada corrompe mais do que o poder, e os politicos detêm o poder.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  16. Passando para ler seus temas e desejar um domingo muito feliz.
    .
    Hoje
    Margens de sedução de branca espuma
    .
    Deixando um abraço de amizade.
    Bom dia.
    .

    ResponderExcluir
  17. Esta palavra excelência bem aplicada para esta sua arte de cronista,
    você nos proporciona sempre uma narrativa brilhante e ímpar na
    originalidade de temas e com o seu estilo literário próprio.
    Sobre esta segunda categoria de humanos nomeada de profissão
    políticos, é difícil de suportar. Também, tenho esta mesma impressão,
    que eles irão ainda explodir este Planeta. Estes políticos sofrem de
    um egocentrismo psicopatológico, somado a uma estrutura de mau caráter
    no exercício constante da demagogia e a doença do "amor" ao poder.
    Ficamos a focar na humanidade existente dos gestos solidários, estes
    que nos consagram numa irmandade da raça humana.

    Um domingo feliz e na paz, Taís!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Amiga, as excelências, eminências, irreverências e as outras encias. não fazem mais sentido, são uma farsa de quem acha que é mas não é. Na verdade deveriam se tratar assim Corrupto 1000, ou corrupto 50010... Como diz minha filha isso só com um meteorito é que tem jeito.
    Mas suas crônicas são de excelente qualidade.
    Abração e beijinho,
    Léah

    ResponderExcluir
  19. Estamos tentando assimilar os inúmeros crimes de políticos e de empresários brasileiros, desde que tivemos notícia do "Mensalão" (ficamos estarrecidos com os crimes apurados pela Policia Federal, com denúncia feita pela Procuradoria Geral da União, que foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal, tendo como Relator o Ministro Joaquim Barbosa), mas o triste fato é que depois do "Mensalão" maus políticos e empresários foram denunciados por crimes muito maiores, pelo "assalto! que fizeram na Petrobras. Só do Estado do Rio de Janeiro tem três ex-governadores presos. E muito mais, que se acompanha pelos jornais, rádio, TV e Internet. Para arrematar nossa desgraça, aquele maluco da Coreia do Norte quer explodir o Planeta. E tem ainda o Trump, muito esperto nos negócios, mas sem vivência e sem cultura sobre a História do Israel e da Palestina. Gostei muito desta tua inspirada crônica, Taisinha,
    Beijinho daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  20. Querida Taís! Acredito que políticos brasileiros ou não só estão pensando em si próprio, quem tem mais poder, que tem um arsenal maior de destruição e por ai vai, Muito pertinente sua crônica amiga!
    Muito obrigada pelas visitas aos meus cantinhos e obrigada por está sempre comentando as participações do Poetizando. Sei qu seu blog tem outra linha que é a crônica, mas sua participação comentando engrandece muito as participações. Muito obrigada! Desculpe a demora para vir aqui, final de ano muitas formaturas e professora participa. Abraços, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lourdes e todos Vossa Excelência... KKK

      Excluir
  21. Vossa Excelência... Amiga boa escolha para sua crônica, Resumindo, tudo bandido e levando o nome de Vossa Excelência.

    Grata pela visita e comentário querida, volte sempre, abraços

    ResponderExcluir
  22. Aplaudo de pé, excelente crônica, minha querida está tudo de cabeça para baixo, e nós pobres mortais muito pouco podemos fazer, então eu cheguei à conclusão, que se cada qual fizer o melhor para o pequeno mundo a sua volta, conseguiremos plantar sementes dos verdadeiros valores, de AMOR, FÉ, e quem sabe elas germinem e teremos um amanhã melhor. beijos linda cronista, adoro

    ResponderExcluir
  23. Também gosto imenso de ver esse comportamento (costela de George Carlin, talvez).
    Vossa Excelência é um fdp da pior espécie.
    Digo-lhe isto com o maior respeito :))))
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  24. Olá Tais!
    Hoje em dia ver televisão, ler jornais, ouvir rádio é receber valentes murros no estômago. As notícias são sempre “explosivas”.
    Não vislumbro futuro para a humanidade. O mundo parece prestes a explodir.
    Trump é um entre muitos “ditadorezinhos” extremamente perigosos. Sempre que abre a boca, teme-se desestabilização num qualquer lugar do mundo. O reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel vai comprometer o processo de paz entre israelitas e palestinianos, e muito sangue será derramado. no Médio Oriente.
    Trump e Kim Jong-un, da Coreia do Norte, são homens perigosos, mentalmente perturbados.
    Já a falta de carácter e de ética dos políticos é a mesma no Brasil, em Portugal e em muitos outros países. A política é uma sujeira feita por "excelências". E mais não digo!

    Assunto sério, que tu muito bem trataste em poucas linhas. Aplaudo!
    Beijo.


    ResponderExcluir
  25. O mundo está a ser governado por loucos egocêntricos...
    Gostei da sua crónica tão cheia de lucidez.
    Uma boa semana, minha Amiga Tais.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Tais,

    amarga ironia, minha amiga!

    valha-nos a ironia, sim! e a lucidez que aqui nunca falha!
    excelências e salamaleques - e nesta "cretinice parlamentar" vai em procissão a Democracia, "essa santa que colocámos nos altares" (como escreveu Saramago) para nosso conforto e devoções pias.

    beijo, minha amiga

    ResponderExcluir
  27. Bom dia,amiga Tais, como você bem disse, eu também sempre discuti sobre o pronome usado" Vossa Excelência" para pessoas que nem conhecem o real significado do mesmo.Uma corja sem fim, e todos se abraçando no final da reunião, intolerável, resta-nos cuidar do nosso mundinho com nossa família. Muito sugestivo para que os" Vossas Excelências", não nos percebam, pois podem
    nos roubar também. A postagem da tela de Salvador Dali muito bem colocada, pois crio que apenas nascendo de novo, o homem se regenerará,vivemos uma situação de caus. Sua crônica, como sempre afirmo e reafirmo, está excelente. Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Si tenemos unos políticos que vienen a forrarse otros se creen que un país es su empresa privada y otros no tienen mas visión histórica que sus recuerdos de niñez y miras geográficas que lo que abarca su vista.
    Bueno así nos va con estos políticos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  29. Eu não quero que você fique longe da
    gente, meu anjo. Mas se tal fato for
    inevitável, que fique pensando no povo
    que somos e não nas pestes que nos matam
    aos poucos.
    Esqueça os políticos, mas não vire as costas
    para a política ou todos perderemos, você,
    inclusive.

    Beijos de carinho e de apreço.

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir
  30. Bela e pertinente a tua crônica Taís. Realmente, a coisa está de tal forma que se chamar merda de Vossa Excelência, merda chora e morre de desgosto. Perdoe-me a expressão amiga.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  31. Hoy en día se terminaron los políticos idealistas, los que se preocupan por el pueblo, lo aman y quieren lo mejor para él.
    Muchos de los dirigentes que gobiernan en el mundo, sólo tratan de enriquecerse a costa de las clases más débiles.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  32. Muy realista, Tais, tu visión de nuestro mundo. Lamentablemente no hay como irse a otro.

    Un beso.

    ResponderExcluir
  33. Querida Tais: La historia se repite a través de los siglos.
    Mis mejores deseos en estas Navidades y 2018.
    Preciosa obra de Salvador Dalí la que has utilizado.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  34. Las guerras, trane consecuencia devastadoras y el hombre no aprende de los errores del pasado.

    Besos

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Tais,

    Parabenizo por sua excelência e a forma com que abordou tamanha gravidade. Nos falta muito uma consciência politica, e as "Vossas Excelências" querem isso mesmo. Que não tenhamos essa consciência, que acreditemos no "Salvador da Pátria". Quanto ao restante do mundo me preocupa e muito os rumos aos quais estamos acompanhando e de braços atados.
    Mais uma vez parabéns, não somente mas também por essa consciência em extinção em nosso Amado Brasil.

    Abraços e boa semana.
    Wellington Maia

    ResponderExcluir
  36. Anônimo09:27

    Crónica que resalta una triste realidad de los malos gobernantes y séquitos que corrompen a los pueblos con sus falso idearios mientras profitan de los bienes que es de todos y se apropian .
    Abrazo Tais

    ResponderExcluir
  37. Cara amiga Tais, parece que o mundo virou um grande circo, onde a ética, a moral e os bons modos escorreram pelo ralo. Um abração. Tenhas uma ótima 4ª feira.

    ResponderExcluir
  38. Puxa, realmente, coisas hilárias e preocupantes vêm acontecendo.
    Haja Graça divina!
    Um abração

    ResponderExcluir
  39. De excelência em excelência até à falta de vergonha total...
    O mundo está vergonhoso, a luta pelo poder faz com que a ignorância dos reais problemas dos países e das suas populações seja uma coisa banal.Esta gentinha devia estar toda na cadeia e substituída por gente honesta e competente (que ainda há...). Só que ninguém sabe como se faz isso...
    Continuação de boa semana, amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  40. Tais Luso
    Bem no fundo, há um certo vocabulário político que o mundo da honestidade não entende, por muito que se esforce. Mas enfim, nos meios pessoais, onde me movo, perante os factos, sempre aconselho a simples arma que possuímos: a do exemplo.
    Ah reportando-me; os meus poemas são os do ex-jornaleiro (o equivalente no Brasil: cabocolo).
    Beijos e desejos de Feliz Natal de Paz

    ResponderExcluir
  41. Acontecem coisas iguais todos os dias. Apenas mudam os nomes.
    .
    Hoje
    *** NATAL - OS DEGRAUS DA NUA ESSÊNCIA ***
    .
    Deixando um abraço amigo.
    Um dia feliz. Bom Natal

    ResponderExcluir
  42. Em Portugal tivemos um deputado (senador) que que proferiu este despautério na Assembleia Nacional... «Se VExa afirma que... ... ... e reafirma que ... ... ..., então VExa é um perfeito canalha»
    Era boa pessoa, não aceitou ser Pres da Rep por questões familiares, mas foi um otimo Pres de Senado.
    Querida Amiga, já as Exas não são o que eram...
    Quanto à generalidade da crónica, o tema agrada-me sobremaneira...
    Quem pode desejar felicidade, com os citados líderes paranóicos?
    Abraço e beijos de ótima amizade.

    ResponderExcluir
  43. Tais,tu és incrível! Eu ri muito agora e me apressei para uma excentricidade que soava em mim,vendo isso,mas foste mais inteligente e me deste de bandeja,boas gargalhadas...Um beijo! Adoro! Incrível!

    ResponderExcluir
  44. Quisiera ser capaz de transmitir con mis palabras la hondura de mis mejores deseos para que la felicidad sea una realidad en vuestra vida:en estas Navidades y en el año que está a punto de llegar.

    Voy a tomarme algún tiempo de descanso y es por esa razón que no llegarán mis comentarios a vuestros blogs. En cuanto me sea posible, retornaré.

    Con el afecto y la cordialidad de siempre, repito:

    ¡Feliz Navidad y que el Año Nuevo os colme a todos de paz, amor y libertad!

    ResponderExcluir
  45. Querida Amiga/Escritora, Taís Luso, bom dia !
    Neste caso, para minha comodidade dou, como solução,
    trata-los de "vossa excrecência".
    É bem mais confortável, pois não merecem o meu respeito.
    Eles próprios admitem isto.
    Um carinhoso abraço e feliz final de semana, Vizinha !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia querida
    Pessoas totalmente sem crédito utilizando=se "no politicamente correto" títulos que não merecem. Odeio tudo isto. bjs

    ResponderExcluir
  47. La corrupción es una enfermedad mundias, por desgracia.
    Pero hay que señalarla siempre y protestar.
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  48. Pois é Taís, o mundo está um barril de pólvora e os malucos brincando a redor com fogo, que denota total falta de sabedoria milenar.
    E o Brasil ou melhor nossos políticos são verdadeiras piadas prontas, depois da cusparada em sessão quase não vi mais nada. Um lixo só.
    Abraços amiga

    ResponderExcluir
  49. Rsrsrsrsrsrs! E assim vai o mundo... de excelência, em excelência... mostrando a sua esplendorosa decadência!... De valores, de moral, de solidariedade... de tudo!...
    É nestas alturas, que fico bem feliz, pelo meu padrão de valores, andar bem longe da excelência... :-D
    Mais uma crónica formidável, que é um verdadeiro prazer ler, Tais... graças à sua assertividade e bom humor!
    Um beijinho grande! Continuação de Festas Felizes!
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís