3 de janeiro de 2008

PABLO NERUDA / A Morte

Obra de Salvador Dali


A MORTE

Renasci muitas vezes, da profundeza
de estrelas derrotadas, reconstruindo o fio
das eternidades que povoei com minhas mãos,
e agora vou morrer, sem nada mais, com a terra.

Não comprei um sítio no céu que vendiam
os sacerdotes, nem aceitei as trevas
que o metafísico manufaturava
para despreocupados poderosos.

Quero estar na morte com os pobres
que não tiveram tempo de estudá-la,
vivendo sob açoites dos que têm
o céu dividido e arrumado.

Tenho pronta minha morte, como uma roupa
que me espera, da cor que eu gosto,
da extensão que inutilmente procurei,
da profundidade que necessito.

Quando o amor gastou sua matéria evidente
e a lua consome seus martelos
em outras mãos de acrescentada força,
vem a morte apagar os sinais
que foram construindo tuas fronteiras.


______________________________________________

NERUDA, Pablo. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora Letras e Artes, 1964.

3 comentários:

  1. João Carlos14:14

    Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Conheço este poema há mais de vinte anos e hoje lembrei-me dele.Alias as vezes lembro dele. Hoje resolvi procura-lo na internet e cheguei aqui. Parabéns pelo Blog e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Leonardo, bem-vindo ao blog!
      Realmente esse poema é divino, também gosto muito.

      Excluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís