30 de setembro de 2023

VOCÊ CONHECE O SEU TEMPERAMENTO?

Arte Brasileira

 

<  TEMPERAMENTOS  >


       -  Taís Luso de Carvalho


    Ao detectarmos nosso temperamento, podemos ter uma noção de como melhorar o nosso convívio em sociedade, para um convívio mais equilibrado, menos conflitante, menos exigente e mais agradável. É um estudo sério, com participação de psiquiatras da PUCRS.

Segue abaixo, então, o Estudo da Pesquisa Bases Neurobiológicas e Tratamento de Transtornos Neuropsiquiátricos do Programa de Pós - Graduação em Biologia Molecular e Celular da PUCRS sob a orientação dos psiquiatras Gustavo Ottoni e Diogo Lara.

Temperamento é a natureza emocional da pessoa que define a qualidade de humor predominante nela ao longo da vida. O temperamento é basicamente definido por herança genética e influências externas, como criação e o ambiente onde se vive. É relativamente estável ao longo do tempo, mas pode variar um pouco com a idade ou experiências marcantes, como traumas, acontecimentos muito positivos, doenças ou uso de drogas.

Segundo os pesquisadores, o temperamento também é um indicador de predisposição a algumas doenças psiquiátricas, como depressão e bipolaridade. Quando os comportamentos extrapolam, passam a ser exagerados e começam a atrapalhar a vida social, nesse sentido, podem se tornar uma patologia.

Nem todos precisam de tratamento, as pessoas em geral se adaptam ao seu jeito de ser ao natural. É preciso tratamento quando se passa para o nível de doença e desequilíbrio. Nesses casos muitos precisam de terapia e medicamentos.

CONHEÇA OS TEMPERAMENTOS

1. EUTÍMICO:

Estável, previsível, equilibrado, com boa disposição e, em geral, sente-se bem consigo mesmo.

2. OBSSESSIVO:

Rígido, organizado, perfeccionista, exigente, lida mal com erros e dúvidas.

3. ANSIOSO:

Preocupado, cuidadoso, inseguro, apreensivo e não se arrisca.

4. CICLOTÍMICO:

Humor imprevisível e instável (altos e baixos), muda rapidamente ou de maneira desproporcional.

5. HIPERTÍMICO:

Sempre de bom humor, confiante, adora novidades, vai atrás do que quer até conquistar e tem forte tendência à liderança.

6. DEPRESSIVO:

Com tendência à tristeza e à melancolia, vê pouca graça nas coisas, tende a se desvalorizar, não gosta de mudanças e prefere ouvir a falar.

7. IRRITÁVEL:

Sincero, direto, irritado, explosivo e desconfiado.

8. EUFÓRICO:

Expansivo, falante, impulsivo, exagerado, intenso, não gosta de regras e rotinas.

9. DESINIBIDO:

Inquieto, espontâneo distraído, deixa as coisas para a última hora.

10. DISFÓRICO:

Tende a ficar tenso, ansioso, irritado e agitado ao mesmo tempo.

11. VOLÁTIL:

Dispersivo, inquieto desligado e desorganizado, precipitado, muda de interesse rapidamente, tem dificuldade em concluir tarefas,

12. APÁTICO:

Lento, desligado, desatento, não conclui o que começa.

HOMENS EUFÓRICOS:

O temperamento eufórico apareceu com mais frequência entre os homens. Pessoas que se enquadram nesse perfil são expansivas, falantes, impulsivas e não gostam de seguir regras ou rotinas. Tendem a infringir mais regras e ter comportamentos irresponsáveis como exceder o limite de velocidade dirigindo – afirma o psiquiatra Gustavo Ottoni.

MULHERES INSTÁVEIS:

Esse perfil ciclotímico ocorre mais em mulheres, segundo o psiquiatra integrante da equipe – Ottoni. Pode ser por causa da variação hormonal, devido ao ciclo menstrual que afeta comportamentos e emoções, porém não há uma resposta exata.

OS MAIS POSITIVOS:

Os perfis mais positivos são o Eutímico e o Hipertímico. As características desses temperamentos são as que menos apresentam riscos de desenvolvimento de patologias psiquiátricas.

Segundo o psiquiatra Diogo Lara, as pessoas que preferem a noite, geralmente se enquadram nos perfis mais instáveis, enquanto os que preferem a manhã tendem a ser mais regrados.

A pesquisa mostrou também que, quanto maior a preferência pela noite, menor é a capacidade de organização, cautela e foco. Isso só é amenizado nas últimas horas do dia, quando a pessoa apresenta maior energia. Essas características também estão associadas a maior criatividade, em geral, enquanto os matutinos são os tipos mais organizados, mais certinhos.

Até os 20 anos, há uma clara preferência pela noite, com baixa energia pela manhã. Essa preferência decai até os 40 anos. A partir dos 50 anos, a tendência é de que a pessoa sinta mais disposição nas primeiras horas do dia. Quanto mais energia se tem pela manhã, mais cedo se acorda. Claro que são dados populacionais, é um movimento de grupo. Alguns indivíduos podem ser noturnos a vida inteira – conclui o psiquiatra.


______________________________________________________

1ª reedição  (Caderno Vida - ZH de 19.2.2011).




43 comentários:

  1. Boa Noite de sábado, querida amiga Taís!
    Gosto demais do tema psicologia que trouxe hoje.
    No estudo tradicional (feito na juventude) meu teste de personalidade deu apaixonado, e no oriental (feito na maturidade) deu medroso.
    Enfim, estive lendo há pouco sobre o tema e vou pôr aqui o que penso de todos os temperamentos:
    "Eu aprendi que sob a dura armadura de todo mundo...
    existe alguém que deseja ser apreciado e AMADO".
    Encerro assim minha especulação da temática de hoje, Amiga.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos



    ResponderExcluir
  2. Es muy interesante. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Post molto interessante.Buona domenica.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante Taís e conhecer nosso temperamente é muito bom! Gostei do artigo!
    Feliz OUTUBRO!
    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  5. Muy interesante el estudio. lo más dificíl es conocerse a uno mismo.
    Feliz domingo de descanso.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia de domingo e um excelente mês de outubro, com muita paz e saúde minha querida amiga Taís. Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  7. Oi Taís
    Eu acredito firmemente no equilíbrio, o meio termo.
    E para alcançarmos esta fatia do temperamento precisamos nos equacionar perante tantos e tão diferentes desafios que o cotidiano nos impele.
    Um excelente artigo minha amiga que me deu prazer em ler
    Um feliz domingo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde querida amiga Taís
    Li com minha filha os temperamentos, temos vários tipos rsrs. Bastante interessante, muitos nunca nem tinha vistos os nomes. Eu me achava extremamente calma , serena, até que em certo momento surpreender a todos sendo realista, mas explosiva , depois que passou me dei conta como meu temperamento muda quando algo atinge a minha filha mesmo que involutariamente . Feliz mês de outubro para vocês e toda família

    ResponderExcluir
  9. Un articolo medico molto interessante, che ho gradito nella sua intensa lettura

    ResponderExcluir
  10. Essa inteligência emocional, termos conhecimento das nossas emoções, do temperamento predominante, é uma ferramenta muito importante para nossa própria felicidade. Podemos aproveitar da melhor maneira nossos "bons temperamentos" e se debruçar sobre os chamados mais instáveis, negativos, para que trabalhando sobre eles, eu acredito ser possível amainar sua força sobre nós.
    Gostei muito de ler esse estudo e aprender termos que nunca tinha ouvido antes.
    E dou credibilidade! Passada dos cinquentas anos, não consigo passar das nove da noite acordada!!! A energia é mesmo ativa no período da manhã.
    Bom início de mês Taís. beijo
    ana paula

    ResponderExcluir


  11. Querida Tais, parabenizo-a pela sua crônica sobre o temperamento e sua relação com a saúde mental. Achei o texto muito bem escrito, claro e objetivo. Você soube apresentar os resultados do estudo de forma didática e acessível, sem perder a profundidade e a relevância do tema. Você também mostrou sensibilidade e responsabilidade ao abordar as questões de doenças psiquiátricas e tratamento, respeitando a diversidade e a individualidade de cada pessoa. Foi muito agradável de se ler! Parabéns pelo seu trabalho e continue escrevendo! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Tais.
    Adorei sua crônica, mas ela me colocou algumas interrogações sobre meu temperamento.
    No começo, me identifiquei muito com a número 4. CICLOTÍMICO, pois sou instável, mas vi que também sou o número 8. EUFÓRICO, e o número 9. DESINIBIDO também me toma, isso sem contar as pitadas do número 10. DISFÓRICO, que aparecem vez ou outra.
    As pessoas que me rodeiam, as mais próximas, claro, me definem como intenso, teimoso, uma pessoa com quem não se tem argumento, de raciocínio rápido e rasteiro, e que dá rasteiras. Mas são as pessoas bem próximas, pois as que estão num círculo mais distante, essas nem têm chance de se aproximar. Não que eu não deixe, mas elas se intimidam. Eu me considero teimoso e vingativo (mas não se preocupe, não tomo nenhuma iniciativa, mas fico esperando que algo aconteça, e jamais esqueço algo que foi fizeram contra mim). Já pelo lado positivo, sou parceiro em qualquer situação, e se alguém precisar de ajuda, não penso duas vezes. Ajudo em qualquer circunstância. Só não pode pisar na bola comigo. E sou, muito, explosivo. E quando me apaixono, sai da frente, pois me entrego mesmo, sem cerimônias.
    No fim das contas, acho que pegaram um punhado de temperamentos, bateram no liquidificador, e me deram para beber. Misturaram um vinho seco para acompanhyar, claro.
    Tais, minha querida amiga, linda semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
  13. Uma interessante partilha Taís, falar sobre os temperamentos. Lendo atento creio estar nesta turma dos positivos, coisa que acho herdado do meu pai. Saber se conhecer é fundamental para se relacionar harmoniosamente com seres de outros temperamentos.
    Um bonito trabalho da PUC gaúcha

    Uma feliz semana no outubro rosa

    Bjo de paz amiga.

    ResponderExcluir
  14. Excelente crónica, é realmente muito importante conhecermos o nosso temperamento para assim, se for possível, tentar minorar os lados menos positivos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Anônimo08:40

    Autoconhecimento é essencial, triste se descobrir um grande desconhecido. O melhor remédio e o pior veneno, costumam estar dentro de nós, o que cultivamos em nossa intimidade. Nossa maestria em conhecer e julgar os outros, se aplicada a nós mesmos, seria muito mais producente e útil.

    Uma boa semana e um mês com tudo de bom.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Tais
    Excelente artigo, é importante conhecer os temperamentos e sempre melhorar a cada dia, tenho mais disposição no horário da manhã, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Sou noturna, querida Taís,
    O meu "tico e teco", pela manhã, não funcionam bem...rs
    Interessante a sua crônica.
    Gostei muito.
    Tenha uma abençoada semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  18. Gostei desta lição.
    Nunca pensei que houvesse tão poucos temperamentos, já que nenhum é igual ao de outra pessoa... 😊 Mais a sério, é sempre bom podermos situar o nosso temperamento para nos corrigirmos.
    Uma ótima semana.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  19. Olá, amiga Tais,
    Muito obrigado interessante este Poust.
    Eu diria, que me encaixo entre o Eutimico e o Hipertimico. Mas tem dias...
    Gostei muito de ler esta descrição permenorisada das várias personalidades.
    Muito bem!
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Es muy interesante!!.
    Desconocía que existiesen tantos temperamentos.
    Una excelente información.
    Un beso.
    Te deseo una feliz semana.

    ResponderExcluir
  21. Uma grande variedade de classificações, que se poderão constituir como um desafio para cada um ver qual é aquela em que se encaixa.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  22. Como nos dices el temperamento puede cambiar a lo largo de la vida cuando te han dado mas de una "cuchillada por la espalda". Si siempre has intentado ser amable y buen compañero pero a la primera te ponen la zancadilla o te ignoran y te defiendes eres malo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  23. Así somos los humanos. Vamos cambiando según nos trate el día, gracias por la información Tais, un post excelente. Feliz martes. Un beso

    ResponderExcluir
  24. Olá, Taís.
    Que show de elucidações sobre o temperamento humano! Após a leitura de sua crônica tão reflexiva e bela, fico a pensar como seria maravilhoso para a humanidade, se todas as pessoas, ou, pelo menos, em boa parte, procurassem detectar seus temperamentos no afã de um viver mais leve e solidário. O mundo seria um eldorado de sonhos.
    Adorei a sua análise emoldurada pela pesquisa científica.
    Meu carinho, meus aplausos e votos de felicidades sempre, em todos os ângulos dd sua vida.
    Terno abraço, rainha das crônicas.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Taís,
    Grande Crónica com um artigo muito importante e bastante elucidativo.
    Bom seria se todos estivéssemos num parâmero mediano, mas como humanos vamos oscilando e há muitos fatores a interferir nos nossos comportamentos.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  26. Olá Taís!

    Um texto que gostei muito de ler, muito interessante o estudo.
    Me revi em alguns temperamentos diferentes, acredito que possemos ter várias vertentes distintas. Adorava poder aproveitar mais manhãs, infelizmente o trabalho não o deixa 😅

    Uma ótima semana para si, beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Bom e feliz outubro, Taís.
    Gostei do teu artigo, muito esclarecedor. Todos precisamos de equilíbrio no temperamento p q tenhamos uma vida plena em paz, leveza e liberdade.
    O meu carinho

    ResponderExcluir
  28. Obrigada Tais, por esta excelente crónica informativa
    É importante falar, divulgar, tudo o que promova a saúde mental. Sem tabus.
    Numa primeira leitura não encontrei o meu temperamento comportamental em nenhuma das categorias. Vou reler. (Claro, não fosse um tudo nada obsessiva com a perfeição!!!)
    Uma coisa posso já dizer : no período da manhã eu sou mais Eu.
    Beijo querida.

    ResponderExcluir
  29. Taís,
    Nos conhecer ajuda muito
    ao longo da vida.
    Muitas vezes investimos
    tempo e recursos para
    conhecer outras pessoas,
    contudo nos esquecemos
    de olhar para nós mesmos.
    Adorei ler, sei que sua publicação
    está ajudando a mim e
    a muitos outros a entenderem
    um pouco sobre isso.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo17:38

    Oi Taís
    Eu gostei muito da sua postagem
    Não conhecia esses temperamentos aí não...
    Mas me identifiquei com o apático, pois sou lenta e desatenta.
    rsrsrsrs
    Já fiz muito tempo de terapia
    Isso me fez eu conhecer a mim mesma e muito.
    Quanto mais nos conhecemos melhor é.
    Para nos tornarmos pessoas melhores.
    Amei estar aqui, querida.
    Abraço e bom fds.

    ResponderExcluir
  31. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo este excelente Poust, que muito gostei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Boa Noite e bom final de semana. Preciso refletir sobre o que você escreveu, minha querida amiga Taís.

    ResponderExcluir
  33. Ceaciones muy hermosas, muy buena publicación.

    ResponderExcluir
  34. Sempre bom saber em que categorias nos vêem os demais... mas para já considero o meu temperamento como pertencente à categoria: Único!!! :-))
    As circunstâncias e os acontecimentos, moldam-nos, e as nossas atitudes perante os mesmos, definem-nos... quais serão? Nem Freud explica por antecipação!... E nem eu às vezes consigo prever quais possam ser as minhas...
    O ser humano continua a ser uma caixinha de Pandora, se levado a um extremo... e é nessas circunstâncias que mostramos a nossa verdadeira essência!
    Uma excelente crónica sobre a matéria! Desconhecia algumas das categorias mencionadas!
    Beijinhos, Tais! Feliz domingo e votos de uma excelente Primavera! Aqui estamos num Outono tropical...e que é tudo menos para a época, normal!
    Ana

    ResponderExcluir
  35. Oi Taís
    Bastante interessante essa ideia de deixar-nos a reletir sobre que temperamento
    será o nosso... penso ser bem tranquila com uma pontinha de ansiedade quando me falta o chão. Geralmente ,as pessoas com as quais convivemos tem mais percepção
    qual temperamento encaixa mais.
    Minha tendência é ser sempre positiva. E sonhadora rs
    Vamos estudando-nos Tais.
    Grande semana pra ti, com carinho

    ResponderExcluir
  36. Que crónica interessante de cariz psicológico. Gostei de conhecer os comportamentos tão ligados à inteligência emocional de cada um. Creio que a maior parte das pessoas vai enquadrando a sua maneira de ser na vida que deseja. Mas nem todos conseguem.
    Tudo de bom, minha Amiga Tais.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  37. Passei para ver as novidades.
    Um beijo e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  38. Interessante exposição.

    Não concordo com definições muito escalonadas, pois penso que não existem pessoas com um temperamento , digamos, puro.

    Minha amiga, beijinho e excelente semana

    ResponderExcluir
  39. Um artigo muitíssimo interessante. Gostei muito. No entanto, acho que não haverá enquadramento numa só categoria... Eu vou-me com traços em duas ou três, e conforme as circunstâncias ditarem.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Interessante sua pesquisa e consequente artigo. É bom se pode minimamente se conhecer, pois muitos passam a vida culpando os outros pelo que lhe acontecem com as relações. e com sua vida. Diagnósticos nem sempre são tão classificatórios, mas podem auxiliar os psiquiatras a tratarem das questões e comportamentos. Boa noite.

    ResponderExcluir
  41. Taís:
    ¡yo creo que mi caracter tiene un poquito de cada uno de los modelos que expones! ¿En qué porcentaje? Eso no lo sé, pero me veo reflejado un poquito en todos.
    Abraços.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís