- por Taís Luso
Poderia ser melhor esse universo da publicidade nas emissoras de televisão. Um dos publicitários responsáveis pelos mais bonitos e inesquecíveis comerciais é, entre outros, o publicitário Washington
Olivetto. Criou
pérolas inesquecíveis. Mas há anos!
É de enlouquecer quando aparecem nas emissoras de televisão, comerciais barulhentos, poluídos e agressivos. Uma gritaria só, e pouco se absorve. A empatia já vem no primeiro dia: é amar ou odiar, deixar correr ou tirar o som e aproveitar o intervalo para tomar água.
É de enlouquecer quando aparecem nas emissoras de televisão, comerciais barulhentos, poluídos e agressivos. Uma gritaria só, e pouco se absorve. A empatia já vem no primeiro dia: é amar ou odiar, deixar correr ou tirar o som e aproveitar o intervalo para tomar água.
Quando
entram os comerciais, o som da televisão vai para as nuvens, coisa
que dá a impressão de sermos todos deficientes auditivos. Quando
nos damos conta, a família está neurótica e em pé de guerra:
-
Baixa aí... baixa isso, Baixaaaaaa!!
-
Calmaaaaa!!
Pronto,
todos malucos e o reservatório de paciência zerou. A primeira
atitude é de raiva, a segunda é de não comprar o produto. Mas
parece que os publicitários não percebem esse tipo de coisa. Ou
percebem? Existem comerciais bonitos, verdadeiras pérolas. Não
agridem nossos sentidos. Até tocam o coração. Não os coloquei aqui, pois o assunto é outro. O primeiro ponto é
nos identificarmos com os anúncios e depois comprá-lo.
Lembro
de um
comercial sobre
um produto para
matar baratas. Era
de alucinar.
Quando olhava
aquela
esquizofrenia, juro
que
torcia
pela barata!
Confesso
que tenho fobia por baratas, mas nunca gritei daquele jeito ao
me deparar com o bicho.
Um
negócio patológico!
Falo
desse
comercial porque ele entrava
dentro da minha casa,
e ‘grito’ de mulher é coisa apavorante; é
tipo morte anunciada.
Mil
vezes pior do que ver uma barata.
Quando
quero ver filme de terror dou uma olhada nesse comercial e fico satisfeita.
Também
mostro aqui, um comercial anunciado tendo como cenário uma reunião de condomínio, bem exagerado, mas engraçado. Mesmo que seja exagerado lembra reuniões catastróficas e que são escolas de neurose e de egoísmo - coisa própria dos humanos. Logicamente o exagero faz
parte da criação. Mas no fundo, o objetivo é vender o produto,
mesmo num mundo desabando.
Mas
não há dúvida que o mundo da propaganda nas televisões é
infinitamente criativo e necessário, mas seria pedir muito para ajustarem o volume e tornar
uma coisa mais suportável? Caso não dê, deixem assim, é só tirar o volume. Ou mudar de canal.
______________________________________
propaganda de um produto -
numa reunião de condomínio: criativo.
numa reunião de condomínio: criativo.
Uma maravilha de publicação em um assunto que quase ninguém cita.
ResponderExcluirQue legal,Taís... Realmente não sei o motivo mas o volume dos comerciais nos enlouquece e há algumas ótimas propagandas, mas outras péssimas. Gostei dos teus exemplos, rs Só tu!!! Adorei! bjs, chica
ResponderExcluirComo en todo, amiga Tais, aquí también tiene que ver con buenos o malos publicistas.
ResponderExcluirSin duda una propaganda desagradable crea anticuerpos y deseos de comprar o contratar un producto de la competencia.
Boa tarde de paz, querida amiga Taís!
ResponderExcluirNão vou ver os vídeos, me desculpe... rs...
Tenho pavor desse animal referido... Aqui, detetizaram o condomínio no mês passado por uma tal de francesinha que nunca tinha ciência da existência dela... compreie para dentro, um remédio injetável nao tóxico... melhor prevenir do que remediar.
Quanto aos comerciais, devo lhe dizer que tem muito poucos lindos, eles marcam, falam ao coração de tal forma que até achamos que não estamos na tele.
Vejo pouca tele como já disse aqui e, se vejo, filtro, como me diz meu padrinho...
O tom aumenta e eu diminuo logo... nada alto fica bom aos tímpanos.
Sempre muito boa sua crônica e inovadora.
Tenha dias de serenidade e comerciais bons!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Há muito que deixei de ver TV. Oiço-a uma vez que o marido vê. Mas ele não vê anúncios. Muda de canal.
ResponderExcluirAbraço
A publicidade tem momentos geniais.
ResponderExcluirOutros verdadeiramente deprimentes.
Aqui em Macau só há momentos deprimentes.
Ouvir um mosquito a falar da dona é um bom exemplo.
Quem é que tem como animal doméstico um mosquito?????
Bjs, bfds
Dispenso a publicidade... 🤔😊
ResponderExcluirBj
Bom dia. Fantástica publicação. Adorei:))
ResponderExcluirBjos
Votos de uma óptima Sexta-Feira
Saber fazer publicidade é um talento que nem todos os publicitários possuem. Há publicidade muito boa e publicidade muito ruim. Gostei dos dois casos que mostrou no vídeo. Cada um cómico ao seu jeito… As suas crónicas são sempre muito agradáveis de ler.
ResponderExcluirUm bom fim de semana, minha Amiga Tais.
Um beijo.
ResponderExcluirQuando entram os comerciais, o som da televisão vai para as nuvens…
Olá Tais, é isso mesmo esse som que sobe, e pensamos mas será verdade, ou será que eu mexi no comando?! ficamos perplexos que o som tenha vontade própria ?!!!
Bem, na reunião de condomínio que tal pulverizar o ambiente com o remédio contra as baratas ?!…
beijinhos, energias positivas para terminar a semana ! eh eh eh ...
Un comentario muy real y por cierto mucho cambio los spot a lo largo del tiempo.
ResponderExcluirSaludos.
Muito bem, Taís. Os comerciais são de lascar. Gostei de recordar, apesar dos pesares, esse da barata. Aliás, estúpido. Não era para gostar.
ResponderExcluirUm bom fim de semana.
Tais, minha amiga
ResponderExcluiré notável a sua persistência na desconstrução dos mitos da sociedade actual
os seus textos, sempre inteligentes, permitem quase sempre "um outro olhar" sobre factos comuns do quotidiano e, assim, pela ironia ou pela indignação, tornar a vida mais "respirável".
gostei muito do texto
que nunca a sua voz se cale e a sua mão se canse.
beijo, minha amiga
Olá! Boa noite!
ResponderExcluirNeste mundo virtual encontramos de tudo, mas o seu blog é maravilhoso, vale a pena seguir e já estou ficando, com certeza voltarei mais vezes.
Criamos um blog para nossa escola- RAIMUNDO HONÓRIO, recém-nascido, mas será um prazer ter você seguindo e nos impulsionando com este trabalho virtual que estamos organizando no nosso cantinho que também é de todos!
Tenha um fim de semana feliz e abençoado. Abraços.
OI TAÍS!
ResponderExcluirRELEMBREI, O DO MATA BARATAS É DE LASCAR.
OS ANÚNCIOS MUITAS VEZES SÃO REALMENTE DE TANTO MAU GOSTO QUE FAZEM COM QUE AS VENDAS DIMINUAM, ACREDITO EU.
ALGUNS SÃO COISAS PARA DOIDOS MESMOS E QUANDO ACABAM TEMOS UM GRANDE ALÍVIO SEM TERMOS ENTENDIDO O QUE REALMENTE ANUNCIAVAM.
ABRÇS AMIGA. BOM FINDI.
http://zilanicelia.blogspot.com.bcr/
Bom dia querida amiga! Vim agradecer sua visita e por seguir nosso blog recém nascido. Seja sempre bem vinda!
ResponderExcluirparabéns pelas crônicas, muito bem escritas. Um gênero literário que aos olhos de quem não entende é fácil, mas as normas aqui cuidadosamente, você segue. Os temas escolhidos propícios como este aqui apreciado.Parabéns! Abraços
Mt bonito o teu post mt bem escrito gostei mt bjs bfs
ResponderExcluirExcelente crónica, querida Tais.
ResponderExcluirEu não gasto os meus olhos visionando publicidade, mas por vezes oiço pois os "senhores" aumentam o som nos comerciais para chamar a nossa atenção.
Mas já vi, não minto. Vi aberrações, mas também pequeninas-grandes maravilhas.
O video que mostras, o da reunião de condomínio é fabuloso!
Amiga, tu tens fobia de baratas, eu não. Mas de ratos, eu quase morro só de os olhar no papel. Felizmente nunca um rato me olhou de dentro do televisor. Se tal um dia acontecer... ficas sem esta amiga!
Beijo, bom domingo.
Oi Taís, muito legal seu texto! Cada vez assisto menos TV, poucos programas, mas não tenho paciência para as propagandas.
ResponderExcluirEu me pergunto, será que tem tanta gente que tem mau gosto e compra um produto relacionado a tal propaganda idiota?
Uma coisa que me incomoda é também a diferença de volume de som de canal para outro, as vezes vc foge de uma propaganda e cai em um canal com som altíssimo que se tiver alguém dormindo acorda.
Obs: Experimentei Mortein para para pernilongos e não funciona, imagine se o tal da propaganda vai matar baratas...A pessoa vai gritar de raiva por ter comprado um produto ineficaz.
Abraço!
Tais,
ResponderExcluirEssa sua publicação é maravilhosa!
A abordgem desse assunto é exata.
O mundo das propagandas realmente é algo
que me fascina na amioria das vezes.
Detesto o aumento do volume
inesplicavelmente como se fossemos
comprar algo pelo grito.(aff)
Eu mudo de canal na hora.
E o 1º vídeo é mais ou menos
desse jeito uma reunião de condominio,
se por fora for calma nas intenções
são exatamente assim.
O 2º é mesmo de dar medo.
Brigadin pela ótima postagem.
Bjins
CatiahAlc.
Belíssimo texto, Tais! Diz tudo com propriedade e precisão sem perder a beleza literária, arte que dominas com maestria. Parabéns! Realmente a do Mortein era dose a mamute, para engolir aquela mulher escandalosa - torcer pela barata seria mais inteligente, mesmo. Grande abraço!
ResponderExcluirPS. Mudaste o perfil - notei. Para não perder a piada das propagandas, digo que mudou a embalagem, mas o conteúdo com sua qualidade, continua o mesmo e o mesmo sorriso. Abraço! Laerte.
Boa tarde Taís,
ResponderExcluirUm artigo excelente sobre um assunto que abomino, principalmente se estou a ver algo do meu agrado e durante 10 minutos ou mais a invasora publicidade não larga o monitor.
Habitualmente mudo de canal...
Não me prendo nos anúncios e não faço as minhas compras em função dessa gritaria que
que invade meus momentos de tranquilidade;))!!
Um beijinho e uma ótima semana.
Ailime
Boa noite querida Tais.
ResponderExcluirAqui em casa não assistimos canal aberto. Raramente assisto tv, so mesmo filmes na nefliz, e id. Mas ao ver os videos realmente de enlouquecer o da barata rsrs. Sempre muito criativa amiga e abordando diversos assuntos, cada postagem que lemos, gostamos mais do que escreve, sempre com bom humor. Um feliz més de junho para vocês. Grande abraço entendido para o Pedro e toda sua família.
Quando reagimos aos anúncios comerciais já o som nos perturbou bastante. algo que deveria ser proibido. É uma ofensa à integridade física e emocional.
ResponderExcluirBoa crónica, amiga Taís! Reclamar é preciso.
Beijos.
Boa noite querida! Vim agradecer sua visita mais uma vez, seu comentário e dizer que foi com muito orgulho que postamos uma das suas crônicas. Feliz estamos por você ter gostado. Parabéns mais uma vez e que Você seja sempre iluminada para continuar escrevendo tão bem. Abraços da família RH.
ResponderExcluirQuerida Tais, também faço parte da família RH e somos três prof. Que mantemos o blog. Seja bem vinda querida! bjuss
ResponderExcluirQuerida Taís, somos três professoras que mantemos o blog RH escrevendo sua história, entre nós, eu a prof Lourdes Duarte. Ficamos gratíssima por não se opor a postagem com sua maravilhosa crônica. obrigada! Seja sempre bem vinda! Abraços da família RH
ResponderExcluirQuerida Taís
ResponderExcluirAntes de entrar aqui passei pelo "ARTES", como muitas vezes faço, embora normalmente não o refira.
Gosto imenso de Michelangelo!
Quanto à sua crónica, mais uma vez toca nos pontos essenciais. Ainda me lembro, há muitos anos (os meus filhos ainda eram pequenos) havia um programa sobre publicidade, onde mostravam os melhores anúncios. Não o perdíamos por nada! Era publicidade belíssima!
Infelizmente isso passou, e agora raramente se vê um anúncio de jeito. Mostram-nos os maiores disparates como se coisas normais fossem, uma barulheira infernal que nos dá vontade de fugir a sete pés!!! NÃO SUPORTO! Comigo não ganham cliente.
Achei engraçadíssimos os vídeos. Com algum (bastante...) exagero, o primeiro retrata bem o que são as reuniões de condóminos.
Quando comprei esta minha casa, onde vivo há mais de 40 anos, comecei por acompanhar o meu saudoso marido a essas reuniões. Mas fui só a duas ou três. Desisti! Não tenho arcaboiço para tão grande baixo nível. Passou ele, o pobre, a sacrificar-se, porque alguém teria que nos representar. Agora, que não o tenho, passo sempre procuração ao administrador para me representar.
Parabéns pela crónica. Está óptima, como habitualmente.
Desejo uma semana feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Querida Tais, vejo tão pouco televisão que nem sei dizer se o som aumenta ou não, mas sei dizer que já não se fazem pérolas como antigamente. Havia anúncios que faziamos questão de os apanhar, de tão engraçados que eram, mas agora, fugimos deles " como o diabo foge da cruz" . Lembraste daqueles anúncios do " Bombril " aí no Brasil? Só de olhar para a cara de quem o interpretava, já nos riamos. E aquele " camisa nova, Fernandinho ?" Lá para Guaratinngueta, toda a gente dizia isso, quando alguém vestia roupa nova. Por cá também existiam alguns que até hoje estão na memória e usamos quando a situação se assemelha. Hoje em dia , não conheço nenhum que me agrade e também não compro nada que seja publicitado; há anos comprei um produto de limpeza tão eficaz, tão eficaz que me tirou o brilho todo da banheira; ficou limpissima. Uso sempre o mesmos produtos e procuro aqueles que não sejam abrasivos. Como diz, a minha faxineira, o que limpa é a força na mão e por isso basta o sabão normal.. canso só de ouvir oa milagres que certos produtos fazem, seja na limpeza, na roupa ou até no nosso corpo. Milagres...até os santos , hoje, fazem poucos. Amiga, como sempre um assunto interessante, muito bem escrito, como é característica tua. Um beijinho e uma boa semana para os dois.
ResponderExcluirEmilia
Oi, Emília, tínhamos sim comerciais ótimos! Falas do 'Carlos Moreno' que ficou conhecido como o garoto do Bom-Bril (rssss) por anos! Um dos comerciais era esse abaixo, mas eram vários dessa linha. O dos cobertores Parayba, meigo, lindinho. E tantos outros.
ExcluirBeijo, querida!
https://www.youtube.com/watch?v=S84DqPYAeT4
É esse mesmo, Tais! Não me lembrava do nome do nome do " garoto Bom-Bril" e fui ao youtube ver. Os cobertores Parayba também eram uma delicia e, como dizes, tantos outros. Aqui aconteceu o mesmo, acabaram os que nos faziam rir e deixaram de ter interesse. ? Obrigada, amiga! Beijihhos e boa noite
ExcluirEmilia
É sempre uma escolha cuidadosa o tema, o assunto por aqui. Depois o tratamento da linguagem. Simplicidade, leveza e objetividade. Uma pitada de humor. E claro a invenção. É nela que reconhecemos o sentido do texto, impondo a marca autoral. É o que não falta na sua abordagem, qualquer que seja o tema. De fato, a propaganda interessante escasseia, ao que me parece, em qualquer lugar do mundo. É a tal da globalização. O ruim também se espalha. Mas não esqueça que tudo se resume pela relação que com ela se estabelece... Muito bom o seu texto.
ResponderExcluirUm beijo,
«A primeira atitude é de raiva, a segunda é de não comprar o produto.»
ResponderExcluirSaiu-me gargalhada quando li, porque eu chego a jurar que jamais compraria tal coisa.
Há, sim, muita violência tanto nos anúncios, como na forma como nos são impingidos.
Agora invadiram a internet, haja paciência...
Foi uma ótima inspiração para crónica, que resultou excelente: penso que todos estão de acordo consigo, a não ser que apareça algum publicitário incompetente. Sorrsssss...
Terno abraço, querida Amiga.
~~~
Estou limpando as lágrimas de riso, Tais!
ResponderExcluirUm dos vários motivos, por que me ausentei no outro dia, quando fui até à Ericeira, foi mesmo para ir a uma animada reunião de condomínio por lá... tão animada, quanto o primeiro vídeo... e tão estridente, quanto o segundo vídeo!... :-))
Mais uma maravilha de publicação, Tais!... Vou rever os vídeos!... :-D E rir mais um pouco!... É que o primeiro vídeo, então... fez-me mesmo... sentir em casa!!! :-D
Então o som dos comerciais, também por aí, sobe ao infinito e mais além?... Estou vendo, que é um mal, à escala global... ter de aguentar publicidade furando os tímpanos!... :-P
Beijinhos!
Ana
Oi Tais! Me lembrou exatamente a casa de meus pais. Menina era assim mesmo no horário dos comerciais. Abaixa o volume ! com certeza, que todas as familisa já passaram por isso. Havia alguns comerciais que eu até gostava, O do bombril por exemplo ficou colado na minha mente . Era até agradável aquele cara. Rsrs Boa noite. Grande beijo.
ResponderExcluirOs anúncios desde do surgimento da TV cresceram muito em criatividade, mas eu atualmente não presto atenção a nenhum, ou abaixo o volume ou vou fazer alguma outra coisa. Contudo, eles fazem lavagem celebral e registra o desejo da compra nos consumidores. bjs
ResponderExcluirQuerida Vizinha/Escritora, Taís Luso !
ResponderExcluirFelizmente, assistimos propagandas de bons
níveis, compensando, assim, algumas não tão
boas.
O assunto abordado é bem interessante e o
texto, como sempre, bem elaborado.
Um fraterno abraço e um ótimo final de semana !
Sinval.
Belo texto, sem comentário publicitário....
ResponderExcluirNa actualidade, é tudo EXAGERO.....Lembro um para
publicitar um novo electrodoméstico....: a bagunça que
é feita com os velhos equipamentos......um exagero..
Bom fim de semana.
Beijo
Entiendo muy bien tu rechazo a estos comerciales. Personalmente yo mno veo publicidades por ejemplo si leo un diario, me salto la publicidad sin mirarla. La ignoro totalmente. Ni hablar de estas filmadas. Beijo, um ótimo fim de semana pela voce e Pedro.
ResponderExcluirY
Muchas gracias por tus cariñosos comentarios en casa. Feliz fin de semana.
Boa tarde, querida amiga, Tais,
ResponderExcluirótimos vídeos para ilustrar sua crônica, realmente as propagandas, na maioria das vezes nos tiram do sério. O vídeo da barata nos assusta, mas são os gritos das mulheres que mais parecem estar ensandecidas, aí, eu também fico com a barata, risos. A propaganda da marca Tigre é interessante, mas podia-se dispensar tanta quebradeira e tantos gritos.Hoje,há propagandas boas, que respeitam os ouvidos e inteligência de quem as assistem.Sua crônica como sempre, mostra a sua excelência ao escrever sobre os fatos que nos rodeiam. Grande abraço!
Que legal Taís, voce sempre atenta ao cotidiano, o que lhe faz uma excelente cronista. Este olhar atento, audição afinada e poder de critica aguçado. Uma bela cronica amiga e belamente ilustrada para a critica.
ResponderExcluirSomos especialistas em publicidade, mas algumas extrapolam e muito o sentido normal das coisas e o objetivo a ser atingido.
Parabéns amiga.
Uma semana maravilhosa para vocês, estava numa estação desativada com o amigo Pedro com sua bela arte.
Beijo amiga e obrigado sempre pela presença e incentivos.
Os comerciais são desclassificados, sem nenhuma educação, essa é a verdade. Adorei a reunião de condomínio kkkkk
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