19 de junho de 2021

UM RETRATO PARA O FUTURO

Salvador Dali / Um Novo Homem - 1943


                   

                    __Taís Luso de Carvalho__ 

           

Muitas vezes pensei nos desequilíbrios que cometemos ao abraçar uma causa, ao entrar em discussões políticas, seja na família, seja em outras esferas para defender ideias que bem poderiam ser desenvolvidas num clima cordial e educado.

Mas não, longe estamos disso. Na verdade o que vejo é um clima de muito ódio. Talvez o “horror” atraia mais, deixando um rastro de inimizades. Tenho acompanhado bastante nossa atual CPI, como também vários noticiosos após cada sessão dessa Comissão Parlamentar de Inquérito. É inacreditável o ponto de deterioração que chegou a Humanidade. E depois falamos dos Primitivos...

Emoção é um sentimento lindo em poesia, em música, em arte, em afetos. Fora disso, todo o cuidado é pouco. Mas há pessoas que adoram um conflito, precisam dele como o ar que respiram. É adrenalina. Não há freios nas discussões políticas, e essas são péssimos exemplos para o povo que também se engalfinha na defesa de suas ideologias, não importando se de Direita, se de Esquerda. O que tenho visto, em nada difere em agressões. 

É impossível sair de discussões acaloradas sem alguma lesão na alma. Mas chega um dia que alguns se dão conta das agressões gratuitas e levantam acampamento, desistem em prol de sua saúde e de sua paz. Nas discussões misturam-se os egos e impera a vaidade. Não digo que não se discutam coisas relevantes, mas dessa maneira que está sendo exposta em vários países? E no Brasil está patético.

Na realidade, ninguém convence ninguém, é dar murro em ponta de faca. Bater boca é pedir para adoecer dos pés à cabeça. A mim afeta, a não ser em manifestações pacíficas – direito do povo. É muito desgastante discutir, uma vez que o interlocutor não vai nos convencer e nem nós a ele. Só gera um grande estresse. Sempre a parte contrária defenderá contundentemente as suas ideias. Não é isso que acontece? Mas o certo é que todos têm o hábito de manifestar sua opinião com afinco. Botar pra quebrar. E isso parece que vai enrijecendo o opositor que termina explodindo. E quantos relacionamentos familiares destruídos durante campanhas eleitorais! 

Vejam só o bate-boca dos políticos na Câmara, no Senado, na CPI. Bem que poderia ser diferente, foram eleitos para um compromisso moral, colocar na mesa ideias concretas para  surtir efeitos em prol da sociedade. Já deveriam ter aprendido a conviver com a democracia, mas são os primeiros a destrambelhar. Ganha o mais forte, o mais hábil ou o mais louco. O ponderado e o justo acabam sem fôlego. Na exaustão.

A política deveria ser um modo de cortesia e de civilidade ao agir, ao conversar, mas, vá eu, nessas alturas, acreditar nisso. É só olhar o que o homem foi capaz de fazer com sua própria espécie até nossos dias. Pode? 

Não há dúvida que no futuro dirão que fomos uma civilização de malhados e lindos; de seres perfumados e limpinhos. Dirão que fomos a civilização que alcançou os céus, que descobriu um Novo Mundo, os Heróis da Ciência, os Gênios da Informática, os Homens do Espaço!

Seremos estudados dos pés à cabeça – dissecados e admirados pelos feitos. Mas, por outro lado seremos vistos ainda como primitivos, cruéis e corruptos.

A História contará o nosso brilhante percurso, mas vai ficar a desejar.




____________________________________________________

Brasil ultrapassa   516 mil mortes - VACINA  BRASIL!!

                                                     






43 comentários:

  1. A política é poderosa. Ela dá poder e o poder é o maior afrodisíaco que existe para o homem. Porque o poder dá dinheiro, dá status dá tudo o que o homem deseja. E desde os primeiros tempos da humanidade, para o conseguir, os homens guerrearam, mentiram, roubaram, mataram. Continuam a fazê-lo hoje e continuarão a fazê-lo enquanto existirem dois seres dobre o planeta.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Taís, tens toda razão... Creio que as geraçõesfuturas há de encontrar grandes descobertas, muitas coisas boas,m mas quando forem colocar os olhares sobre o capítulo BRASIL, terão muito a pesquisar e questionar. Lindo domingo frio!!! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida amiga das crônicas bem elaboradas em temas que não podemos fugir, como este do acirramento das ideologias. Há um movimento/campanha de perder amigos para a politica e futebol, mas agora até pela pandemia perde-se amigos. A opinião que quer prevalecer e ser a certa faz este acirramento burro e inexplicável. Vivemos o clima de guerra de opiniões em tudo.
    Muito boa sua postagem e conclusão sobre o comportamento.
    Um bom domingo e feliz semana amiga.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade na sua frase, Toninho, tenho visto muito isso, sim! Conheço uma pessoa que mal se abre a boca ela já contesta! Incrível.
      "Vivemos o clima de guerra de opiniões em tudo".
      Beijo, um bom domingo, querido amigo.

      Excluir
  4. Há pessoas que adoram um conflito, precisam dele como o ar que respiram. É adrenalina. Não há freios nas discussões...

    Boa noite de sábado, querida amiga Taís!
    Infelizmente muitos têm no DNA um temperamento bélico para tudo...
    Não perco meu tempo precioso.
    Adoecer por futilidades é burrice, já basta que a vida nos brinda com alguns males.
    Tenha um domingo abençoado com saúde e paz!
    Beijinhos carinhosos e fraternos de paz e bem
    🕊️👼🙏😘

    ResponderExcluir
  5. Uma crônica áspera falando de uma realidade que incomoda a todos nós, brasileiros, que não vemos nenhuma saída para a situação política que o Brasil atravessa há mais de uma década, sendo que no último governo de 2018, a situação tomou um rumo nunca antes imaginável, pois não podíamos antever o tratamento dado pelo governo para a covid 19, como não se preocupou em incentivar ao uso de máscara, de assepsia às mãos com álcool gel e distanciamento social, acrescentando a isso dois ítens negativos que vieram causar a morte de 500 mil brasileiros, até agora, justamente por negar o valor da vacina e ao divulgar com insistência o uso de um medicamento não aprovado pela ciência. Daí, a importância desta excelente crônica, que, queiram ou não, está dando a sua contribuição para que as pessoas fiquem cientes desse comportamento negativo do governo. Meus parabéns a minha cronista favorita.
    Um beijinho daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  6. Grandes verdades foram aqui escritas nesta sua excelente Crónica, Tais.
    Infelizmente, isso verifica-se não só na política, onde os ânimos chegam a extravasar até na Assembleia da Républica, onde já se verificaram cenas de pancadaria. No futebol, idem.
    Se o retrato que a Taís aqui traçou, não se alterar e tiver tendência a piorar, triste será o futuro de Todos os Países. Caminhar-se-á para um retrocesso ao tempo da pedra lascada. Tanto mais que, hoje em dia, todos se acham injustiçados, a culpa é sempre da intolerância alheia, nunca do próprio.

    Um abraço e bom Domingo, amiga Tais.

    ResponderExcluir
  7. Tais,
    Sua publicação me
    ganhou logo
    pela imagem, pois
    amo Salvador Dali,
    e uma das minhas maiores
    alegrias foi ter ido a
    exposição dele no RJ.
    Confesso ter passado mal ao final
    e tive de me sentar em uma café
    expresso (que detesto), mas
    precisava voltar pra terra
    e ainda tomar uma barca no centro
    do RJ e um
    ônibus em Niterói para voltar pra casa.
    Já seu texto é a descrição do
    muito que eu sinto.
    Então vamos combinar:
    volto durante a semana
    para comentar
    o texto.
    Te adoro e conto o tempo passar
    para ir a sua cidade e
    se possível nos conhecermos.
    Bjins de bom domingo.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  8. O problema Taís é que na maioria das vezes não estamos discutindo ideias, essas são saudáveis, estamos discutindo mentiras, distorções, negacionismo...com bolhas, de pessoas que não possuem argumentos pelo simples fato de que a conclusões não são delas, não foram questionadas por elas, foram simplesmente absorvidas de oportunistas manipuladores de mentes ingênuas. Quando não se sabe reconhecer o que são fatos, o que é História, não tem troca de ideias, geralmente só argumentam com adjetivações ofensivos ou culpam o Cabral.
    Estou em um ponto que evito o tema política com pessoas que me são queridas, não quero saber, não quero ouvir apoio a disseminadores de morte, não quero mesmo, porque se ouvir, vai dar ruim, então me afasto para que o ódio não prevaleça em meu ser superando o afeto. Modo soneca.
    Lembra do Zequinha do Castelo Ratimbum? É o espírito dele que nos falta!
    -Por quê? Por quê?
    E sem se esquecer que porque sim, não é resposta.
    Viveríamos em uma sociedade mais justa e questionadora de nossos representantes políticos, evitaríamos muitas desgraças doloridas.

    Excelente texto, Tais, bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Bela crônica, minha amiga! Todos os pingos nos iis bem colocados. Nenhum fora do lugar. Todavia, eu diria que, na política, há muita farsa, sobretudo no ambiente político propriamente dito (nas assembleias, estaduais ou nacional), lá onde se decide a vida do povo. Depois das acaloradas e fingidas discussões, eles se reúnem no Piantella e bebem vinhos caríssimos pagos com os recursos dos nossos impostos. Todos se beneficiam. São corporativistas, se vendem com facilidade. Não nos enganemos, são todos aproveitadores. Cada um levando o seu naco dos nossos impostos. Vacina não chegou para todos, mas uma varredura séria e descobriremos quantos engordaram as suas contas bancárias sem cerimônia, sem pejo... Sem contar os que receberam vacina furando a fila e não recebemos porque feito por debaixo do pano... Só podemos nos indignar... É o que nos resta!
    Um bom final de semana, minha amiga, cuidando-se!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  10. Estimada amiga Tais, lo comentado en tu escrito es lo que está ocurriendo en algunos países incluido el mío. Antiguamente, la fuerza la tenía la palabra, los debates en el parlamento eran dignos de escuchar había grandes y muy buenos oradores. Hoy día, se carece de la palabra en el parlamento, en la calle, mejor ni te cuento y en cualquier lugar, al adversario se le maltrata e insulta, se dicen de todo y buscan la crispación y el odio.
    Te podría hablar muy largo y tendido de los problemas de identidad que tienen algunos en España y que, han sido creados y amparados por los mismos desaprensivos políticos que nos gobiernan.
    En fin, como bien dices amiga Tais la historia algún día nos juzgará.
    Un abrazo y buena semana amiga.

    ResponderExcluir
  11. Oi Taís
    Tua crônica dura e realista nos coloca de frente a essa política suja e amoral
    Eles se digladiam em público e ao final de cada sessão riem-se de nós pobres mortais que pagamos seus luxos e mordomias
    É revoltante assistir o país se afundar a cada dia na hipocrisia
    Uma feliz semana minha amiga
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá, amiga Tais!
    Bela crónica aqui nos presenteia!
    É uma realidade o que descreve. A degradação que se instalou no poder político, é de tal ordem, que não nos apraz nada de bom. A corrupção, mina tudo o que gravita à sua volta, e o povo definha dia a dia sem grandes perspetivas de futuro.
    Parabéns amiga Tais!

    Beijinhos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  13. Meio milhão de mortos e esse assassino cruel não tem UMA palavra.
    Que vómito de homem!
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  14. As posições das pessoas quando falam de certas coisas como a política é muito extremada, muito radical. Já quase ninguém ouve ninguém, principalmente se não pensam de igual forma. É difícil uma simples conversa. A sua crónica é uma excelente reflexão, minha Amiga Taís.
    Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Crônica muito bem escrita, onde o bom senso prevalece.
    Estamos vivendo politicamente falando uma polarização galopante. Muitos discutem, muitos querem ser donos da verdade sem que conheça a VERDADE .
    Parabéns Taís!!
    Beijinho de luz !!

    ResponderExcluir
  16. Política y futbol son dos cosas de las que no se pueden discutir en particular con aquellos que son fanáticos de un partido o equipo.
    Una gran desgracia ese numero de muertos en tu país y que el presidente siga como decimos aquí "sin apearse del burro".

    Saludos.

    ResponderExcluir
  17. Querida Amiga, começo por dizer que dou razão à nossa amiga Elvira, " enquanto houver dois seres no planeta " continuar-se-á a discutir, a discordar, a impôr ideias, a roubar e a guerrear; continuarão esses " dois seres " a comportarem-se de maneita destrutiva e, felizmente, outros dois a trabalharem em prol da paz, da concordia e da solidariedade entre os homens. O problema, Amiga é que os que lutam pelo bem da sociedade não conseguem o poder daqueles dois conflituosos que, por tanto roubarem, não lhes faltam os meios para subjugarem a outra parte. Se olharmos para trás no tempo, vemos que o ser humano sempre foi assim; usava pedra como arma, depois espadas e baionetas e agora meios muito mais sofisticados que, em poucas horas podem arrasar um país; com as redes sociais, em segundos, espalha-se o medo, anula-se por completo a vida de uma pessoa honesta e trabalhadora, dá-se visibilidade a qualquer " traste " que nunca soube como viver em sociedade, com a dignidade e respeito que se espera de um verdadeiro cidadão. Continuamos " primitivos " em muitos aspectos e o que as novas gerações dirão de nós é que somos seres limpinhos, perfumados, sarados, mas que, por dentro continua aquela escuridão própria das cavernas onde habitavam os tais homens do tempo da pedra lascada. A única diferença é que eles demoraram a aprender como fazer o fogo e nós temos tudo iluminado sem precisar sequer de um fósforo. E sabes, Amiga, outra coisa que nos diferencia dos primitivos? Temos uma Assembleia da República onde abundam os " sua excelência pr'aqui, sua excelência pr'acola e só falta esmurrarem-se uns aos outros. Uma vergonha amiga! Há muito que fujo de discussões " bestas " como costumam dizer os meus amigos brasileiros, porque no fim, eles ficam a dar palmadinhas nas costas e nós " doentes " por tentarmos dar a nossa opinião. Ainda há algumas pessoas com quem posso fazer isso, mas fujo daquelas cujo fanatismo me faz mal. Excelente cronica, querida Amiga, com um tema comum a todas as sociedades e não só à brasileira. E, se me permites, ao teu pedido, vou juntar o meu... POR FAVOR, VACINEM-SE TODOS, PORTUGUESES E BRASILEIROS. Sö assim conseguiremos vencer o virus. Obrigada, Amiga, por este alerta. Beijinhos e um abraço enorme que seja capaz de chegar a Portalegre! Qualquer dia, quando isto passar irei agarradinha a ele, certo?
    Emilia 🙏 👏👏

    ResponderExcluir
  18. Boa noite querida Tais! Voltei, graças a Deus! Concordo plenamente com o contexto de sua tão bem escrita crônica. Seremos lembrados, de todas as nossas facetas... Eu odeio discutir politica. Políticos se tornam deuses para muitos. Creio que não é tempo para politica e, sim, tempo de resolver a urgente vacinação para todos. Esse nosso pais se perdeu na politicagem. Obrigado pelo carinho! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  19. Beleza de crônica, Taís!
    Li com ímpeto toda sua escrita e os comentários dos amigos, e todos concordam que estamos fartos de tudo isso, dessa incompetência que temos em não saber contornar este momento, deixando fora as paixões partidárias e apenas ouvindo o outro para depois falar. Cansei-me de tudo isso e me abstenho completamente, digo até que estou vivendo no mundo de Alice, só poesia, música e imagens bonitas. Vejo que não chegaremos a bom termo, há uma clara divisão entre as pessoas e, o que é pior, entre nós, irmãos compatriotas que vivemos vários períodos, difíceis inclusive, da nossa história.
    Quanto aos políticos brasileiros, são a ralé da sociedade, muito poucos nos representam com categoria. O mesmo digo do judiciário e outros órgãos que vem nos decepcionando. Portanto, vamos à literatura, às músicas,aos blogues, às lives e toda espécie de arte que ainda é o que nos salva!
    grande abraço e um inverno quentinho por aí (aqui em Petrópolis está uma geladeira)

    ResponderExcluir
  20. Hummm, um tema que não aprecio nada, a política. O que penso, é que em todas as áreas vemos as complexidades do ser humano. Eita, há injustiças, maldades e inquietações. Brigas, às vezes, sem necessidades, mas por egoísmos e vaidades. Resumindo, a pessoa sem Deus é "um trapo de imundície".
    Infelizmente o Brasil está ultrapassando os 500 mil nesta pandemia...
    Textos sempre excelentes. Gosto de refletir aqui, Taís.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Adorei a crônica, Taís! Você fotografou em palavras o perfil do mundo atual. Porque não é só aqui no Brasil, há seres vocacionados para o confronto no mundo inteiro. E com esses não há possibilidade de discussões, os debates rapidamente transformam-se em combates e todo mundo acaba estressado, desgostoso e indignado. Infelizmente não vejo uma luz no fim desse túnel. Até porque, ninguém mais tem paciência para enfrentar essa pandemia e ao mesmo tempo defender sua ideologia. O povo quer mais é defender sua vida, continuar vivendo, se vacinar para "garantir" a vida um pouco mais.

    Quanto aos políticos, para eles, só importa seu próprio umbigo, nada lhes falta para conseguirem seus intentos. A única coisa que lhes falta é honra e caráter, em resumo, vergonha na cara. Mas, como dizia minha avó, "para quem não tem vergonha, o mundo todo é seu". Então...
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  22. Fantástica crónica Taís. La política es el tema más controvertido que hay y que nunca llega a buen puerto, porque las partes que comparten la discusión nunca se entenderán. Divide amigos, a familias, por eso hay que huir de dichos conflictos. Y desde luego los políticos son los culpables con sus políticas indeseables siempre mirando para si mismos.
    Me ha encantado leer tan buenas letras.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  23. Aplaudindo aqui a sua crônica, Taís.
    Lamentável o que estamos vivendo aqui no Brasil.
    Todos estes políticos não me representam.
    Torço que venha logo a vacina (doses suficientes} para que possamos ter um pouco de paz.
    Um beijinho carinhoso para você.
    Verena.

    ResponderExcluir
  24. Con la mayor atención he leído sus comentarios acerca del mal comportamiento de la clase política. A pesar de vivir en España, de formar parte de la Unión Europea, que supone el respeto a las normas democráticas, aquí ocurre algo semejante -no todos los políticos, es verdad, pero hay algunos que parecen no sentir el menor respeto por la verdad ni por las personas, que no aportan soluciones a los problemas sino todo lo contrario, es un deseo de que todo se hunda para que puedan alcanzar ellos el poder- lo siento querría que salieran de ese formato: "al enemigo, ni agua" y aprendieran a respetarse a sí mismos.
    La causa de mi alejamiento de los blogs es porque estoy afectada de degeneración macular pero Blogger me advirtió que iba a cancelar todos los blogs que permanezcan inactivos durante más de un año. Han sido años de dedicación que me duele perder pero tampoco puedo plantearme dedicarle muchas horas al tema de los comentarios en los blogs amigos. Haré pocas visitas y breves y no será por falta de interés ni de ganas de establecer nuevamente los contactos.
    Le agradezco mucho sus amables palabras y ha sido un placer volver a reencontrarla. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  25. Quando penso que no Brasil já existem mais de 500 mil mortos em função de uma "gripezita" como Balsonaro (Presidente do Brasil) apelidou a covd-19, até faz doer a alma e o coração.
    Fascinou-me ler a sua crónica. Li em silêncio e, concordando na íntegra, em silêncio de preocupação e lamento, em silêncio me deixei ficar
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rykardo, o que me deixa p**to
      é ouvir o sujeito dizer que todos
      vamos morrer um dia. Sim, Rykardo
      e Taís, vamos sim, mas não precisa
      ser antes da hora e do jeito que
      um maluco quer. Não precisa privar
      as famílias do seu ente querido e
      muito menos nos dar prova de não estar
      nem aí para o povo.
      Desculpa, Taís e Rykardo, desculpem,
      mas estou por aqui, oh! com essa
      coisa toda.

      Excluir
  26. A verdade é esta, ninguém convence ninguém nas discussões, porque as pessoas querem sempre ter razão e não aceitam o ponto de vista do outro! As vezes eu tenho um determinado ponto de vista, mas se escuto um bom argumento, uma opinião válida, mudo a minha opinião sem problema e não sinto o meu ego ferido por causa disso!
    Muito bom este seu artigo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. É isso, querida Taís. Conversar, discutir ideias, ouvirmo-nos uns aos outros e chegar a consenso. Seria ouro sobre azul.

    Mas mesmo em espaço familiar e de amigos o que se vê e ouve é desavenças por querelas que nem valem a pena. Entre políticos, futebol e religiões então a coisa toma foros de loucura completa.

    Pensava-se que esta pandemia nos faria começar a pensar racionalmente para o nosso bem e o do planeta. Durante o confinamento, os bichos apareciam a passear pelas ruas, os passarinhos a chilrear, o ar menos poluído...Tudo muito romântico e como se vê não passou disso. O bicho-homem, ser humano, mal se abriram as portas continua com o mesmo comportamento de sempre ou pior.

    Enfim, que cada um nós faça a sua parte e procure conciliar pontos de vista e opiniões de modo a conseguirmos alguma paz ao nosso redor.

    Bela Crónica, minha amiga. Traz-nos sempre temas reflexivos que nos convidam a interrogar-nos sobre o rumo que levamos...

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  28. Olá, querida Tais.Sua crônica como sempre muito bem escrita nos leva a refletir sobre o que estamos vivendo e vendo ao nosso redor.
    Penso que todos estamos vivendo com nosso ânimo mais acirrado o que leva muitos a agir com agressividade, mesmo antes de saber sobre o assunto.A política está um caos, enfim nem há para onde correr.A pintura de Salvador Dali é muito sugestiva, mas não nos trouxe um novo homem, parece que ficamos piores.Excelente a sua crônica, amiga. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  29. inteligêncja e sagesse em cada afirmaçao da palavra inspirada e inspiradora

    sempre brilhante a minha aniga Tais
    gramde abraço

    ResponderExcluir
  30. Os políticos, estejam eles na oposição ou no governo, gostam de colocar na agenda política os assuntos que lhes dão vantagem eleitoral. E esses assuntos, na esmagadora maioria das vezes, não têm qualquer relação com os problemas com que a sociedade se debate. São inventores de uma realidade que não existe. Então, é vê-los num triste espetáculo, onde repetem os mesmos argumentos durante horas seguidas.
    E muitas pessoas, comentadores de tv e do povo, vão atrás desse circo e participam em discussões que se repetem e não têm qualquer conclusão.
    Excelente crónica, como sempre.
    Bom fim de semana, amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  31. Un placer leer un artículo tan bueno y con el que estoy muy de acuerdo.
    Te felicito.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  32. Olá, Tais!
    Infelizmente, a classe política apenas e só se preocupa com os seus interesses próprios. Todos falam no povo, e em nome do povo, apenas é só para captar Votos. É assim em todo o mundo. Enfim...

    Votos de um excelente fim de semana!

    Beijinhos, e muita saúde!

    ResponderExcluir
  33. Uma análise bem elaborada das ''paixões políticas''...
    Afinal, a democracia ainda é uma forma de governar muito recente...
    Ainda não há cursos para formar bons líderes nas diferentes áreas e pelo que temos visto, de certo acabaremos com 'robots' a administrar a humanidade...
    Talvez as pessoas se tornem mais civilizadas, respeitando o modo de pensar individual...

    Quanto a vacinas, Portugal ainda não chegou à faixa dos 50... (Não senti nada, nem a picadela)... Lisboa e Algarve novamente a vermelho... Via jovens a banquetearem-se nas esplanadas, sem máscaras... Ainda há uma fação política que insiste em afirmar que a história do covid 19 foi inventada a favor de 'status' e lucros...

    Um Inverno aconchegante e feliz. Até à 'rentrée' europeia, querida amiga.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  34. Concordo, Tais. A maioria dos políticos pensa no próprio bolso, no próprio umbigo...Falta-lhes consciência, que é uma coisa que não se vende e não se compra...Alcança-se! Beijokas!!!

    ResponderExcluir
  35. Uma crónica brilhante. Infelizmente os politico muito apregoam e defendem antes de estar no poder, mas quando lá chegam, fazem como todos os seus antecessores, deixam de se preocupar com o povo e o importante mesmo para eles, é encher o mais rapidamente possível os seus bolsos e os dos amigos.
    Bom fim de semana em segurança e com paz e harmonia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Ótima crônica sobre um tema que me entristece pelo percurso que temos seguido. Não tenho mais paciência para ouvir os políticos, em sua maioria com ego inflado, deixando- se levar pela vaidade, como você bem relatou.Gostaria que eles nos repressentassem, mas infelizmente é uma luta de poder e de cobiça. Bom final de semana, bjs

    ResponderExcluir
  37. Tenho de fazer minhas as palavras do Pedro Coimbra... tanto mais, com o recente escândalo das vacinas indianas, que o Jair queria encomendar, e que por cá foi mostrado nos nossos meios de comunicação... 3 ou 4 vezes mais caras, para os contribuintes brasileiros... de uma eficácia, que não se conhece... talvez bem inferior aos alegados 50% da Coronovac... que nem ao de leve se sabe ainda, como respondem perante as novas variantes Delta e Delta Plus... e como explicar a recusa de 170 milhões de vacinas devidamente reconhecidas mundialmente e bem menos dispendiosas como a Astra/Pfizer/Jonhsons, para vacinar o povo brasileiro mais rapidamente...
    Adorei a sua crónica, Tais!... Sempre de uma elegância e assertividade... e que adoraria ver nos mais altos representantes do vosso país, quando os nossos noticiários, nos dão notícias desse lado do Atlântico... mas... tal tem estado bem mais difícil de achar, do que cabelo em casca de ovo, com a actual turma, no poder daí...
    É só o Jair abrir a boca... e toda a compostura e dignidade se esfumam na hora, de uma forma impressionante, na grande maioria dos seus discursos... em vernáculo, principalmente... o que cai sempre bem, quando se representa um Estado Soberano...
    Enfim!... Mas nas nossas Comissões de Inquérito... a grande maioria dos inquiridos... também são uns seres bem inocentes e desmemoriados... não sabem porque estão sendo inquiridos, nunca têm a mínima ideia do que estão sendo acusados... e nada do que fizeram, lhes pareceu em tempo algum ilegal, de alguma forma... mesmo quando milhões de euros estão em causa...
    Estamos todos sob a alçada de seres puros, inocentes e angelicais... que estão espalhando o caos, e a corrupção... inocentemente... mas sempre com grandes benefícios para os próprios, claro... de bem intencionados que são...
    Enfim! Como dizia por cá um antigo Ministro das Finanças... a política é uma porca, e o que a gente vê de chiqueiro nela... não tem fim à vista... um pouco por todo o lado... o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente, como já alguém disse... e a humanidade, não sai deste ciclo...
    E no meio disto disto... temos de continuar a protegermo-nos ao máximo! Para garantirmos minimamente a nossa saúde... física e emocional!... Que até no momento, fica complicado de garantir, para o momento seguinte... e assim vai o mundo, entre pandemias... pandemónios... e mais recentemente alterações climáticas... e nem nisso o Jair, está fora... com a Amazónia, o pulmão do mundo, sendo transformado em pasto, em velocidade cruzeiro... com a sua bênção e aprovação... como se pode estranhar que neve na Austrália como aconteceu há meia dúzia de dias, e estejam 50 graus no Canadá agora... e o mundo prossiga ao Deus dará?...
    Enquanto figuras sinistras destas nos representarem, de alguma forma, e se desresponsabilizarem dos actos que mandam cometer, deixando o mundo sem concerto... acho que teremos a mesma sorte dos Incas, os dos povos da Atlântida... um belo dia... Puff! Vupt! Vapt!... E não sobrou ninguém mais para contar... depois de uma hecatombe colectiva qualquer... A história dos homens, ciclicamente, lá se vai repetindo...
    Um beijinho! Bom fim de semana, com tudo a correr pelo melhor!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssima por tão pertinente comentário, Ana, na verdade o povo quer um mito, um salvador da pátria, e depois, chegam as desilusões mais doloridas que possa haver. E pior, ainda há gente que defende, que briga, que não enxerga. É extremamente triste tudo isso.
      Um bom fim de semana.
      Beijinho, amiga.

      Excluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís