27 de maio de 2023

POR QUE NÃO PENSAR NO FUTURO ?

 



- Taís Luso de Carvalho                                   


Viver o presente intensamente, sem dúvida, é tudo de bom, mas dependendo da idade que tivermos, pensar no futuro também é bem  importante. O passado passou, fomos felizes e guardamos belas lembranças, e outras, esquecemos. Porém, chega um momento que, além de vivermos com alegria, eu não abro mão de encarar as verdades que estão vindo, goste ou não delas. Não consigo ser uma pessoa do tipo “viva o agora e não pense no futuro”. Não, de jeito nenhum - eu penso porque não quero ser apanhada de surpresa.  E não temo o inevitável. Há muito tempo que penso num futuro leve e feliz, independente da idade. Todos pensam no seu futuro, mesmo os jovens. 

Tive um exemplo da vida consciente e feliz dos meus pais. E de tantas outras pessoas que foram amadurecendo com dignidade: desenvolveram-se intelectualmente, se ocuparam com as artes, escreviam, outras viajaram bastante. E falavam de todas as etapas de suas vidas, sem problemas. Quando programamos alguma coisa, a chance de dar certo é maior. 

Esse tempo tão curto na vida dos humanos não satisfaz ninguém, comparado com alguns animais. Um molusco bivalve viveu 507 anos; tartarugas  podem chegar a 300 anos; tubarões-da-Groenlândia - 400 anos. E por aí a bicharada vai vivendo um monte. E os humanos, as mentes pensantes e privilegiadas, quando atingem 100 anos ganham uma festa de arromba! É isso que temos.

Conheci muitas pessoas de mais idade que comandaram suas vidas até o final de seus dias. Foram precavidas e organizadas. E foram muito felizes enquanto viveram. Mantiveram suas opiniões, seus gostos e suas decisões sobre suas vidas. Não penso na "partida", penso no "caminho" que estou trilhando, e por ele sou eu a responsável. E depois? Depois não sei,  ninguém sabe, ninguém viu.

O bom é construir uma vida confortável e saudável. Doarmos o monte de bugigangas que acumulamos na trajetória, evitar de    entupir com as tralhas, já que não haverá muita  disposição para pôr fim a tantas coisas inúteis. 

Chega de estresse, de preocupação, de correr atrás de coisas materiais, atrás dos Bancos, das dívidas, dos boletos e coisas do gênero. Chega de comprar tantas coisas, parece que viveremos 300 anos. Estou adorando a limpeza por aqui, vi que tenho muita tralha - e essas já estão com os dias contados. Estou vivendo calmamente meu presente e planejando  meu futuro com alegria e determinação. 

Por tudo isso, embora com os pés no presente, não me omito de pensar num tempo mais à frente, sem ser obstinada, E sem medo.  

Essa  paz e tranquilidade é que desejo a todos os meus amigos. 








35 comentários:


  1. Es bueno vivir al día pero mirando a lo que el futuro nos puede deparar, aunque no lo sepamos hasta que sea presente.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo! Temos que viver o presente, nos livrar das tralhas do passado, tantas coisas que apenas acumulamos e ocupam espaços e então,levar bagagem o mais leve possível para o futuro...Quando te escrevia ia colocar para a velhice, poré
    m, nela já estou,rs ...

    beijos,tudo de bom, lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de sábado, querida amiga Taís
    Comparo a vida como as horas do dia.
    A melhor hora para mim tem sido a que estou aqui com você...
    Quando caminho, é aquela hora a melhor...
    E por aí vou...
    Pela manhã, no Outono como aqui é agora, hoje agradeci a Deus pelo solzinho tão delicioso que me aquecia sem me queimar, me fez tão bem.
    Posso dizer que foi a infância...
    Já admirando as ondas quebrando no mar (fiquei bons tempos nesta semana pela maré alta).
    Posso dizer que foi a maturidade...
    Escrever e ler numa mesma intensidade é minha melhor idade...
    Ou seja, vou vivendo tudo isto no aqui e no agora,, mas endosso o que disse logo no início:
    "Não consigo ser uma pessoa do tipo “viva o agora e não pense no futuro”. Não, de jeito nenhum ".
    Levar a vida na flauta não é a minha praia. Muito menos acumular coisas, a própria vida não me permitiu, tive que ir me desfazendo de coisas que até gostava e de pessoas que amava, muitas mudanças de lugares me favoreceu neste aspecto.
    Estou me preparando cada vez mais para viver num lugar onde não terei só contas a pagar, nem preocupações mundanas de nenhum tipo...
    Que nos seja leve o tal "futuro"! Merecemos.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraternal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *muitas mudanças de lugares me favoreceram...
      desculpe-me

      Excluir
  4. Que reflexão show! Viver o presente é o mais viável! Minha mãe dizia: "Viva o presente, pois o futuro a Deus pertence". Muita gente se preocupa com o futuro, que poderá vir ou não, e o presente passa sem ser vivenciado com intensidade.
    Abraços afetuosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lúcia!
      Olha, o que eu quero dizer nessa crônica, é que vivemos o presente, sim, com muita intensidade, porém, sempre é bom pensarmos no ‘Dia de Amanhã’. Por exemplo, o estudante faz vestibular pensando em ser médico, advogado etc, ele planeja o seu futuro, não é verdade?
      O planejamento do futuro, vale para todas as faixas etárias e níveis sociais, de acordo com seus planos e suas necessidades futuras! É isso que penso.
      Beijinho, querida.

      Excluir
  5. Tienes razón a veces nos llenamos de cosas lindas y tontas que no necesitamos. Lo mejor es tener lo que uno de verdad necesita y utiliza. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. Os chineses são por estrutura o oposto.
    Pensam muito no futuro, numa velhice tranquila e numa herança para os filhos.
    A ausência de um sistema de segurança social durante décadas explica muito esta postura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. :) Olá Tais.
    Percebi o que quis dizer,
    O futuro permite que o sonho se mantenha.
    Tive um professor que falava que o futuro era já amanhã.
    Todo o tempo teve a sua importância.
    Cabe a cada um de nós " carregar" com aquilo que nos completa e faz feliz.
    Num saltinho para deixar um abraço e brisas doces (vou aparecendo )

    ResponderExcluir
  8. Y sí, así es como veíamos y entendíamos la vida los que ya estamos entrados en años, incluso cuando éramos jóvenes pensábamos en el futuro, hoy creo que, ese pensamiento mucho ha cambiado en los jóvenes, pues no se vislumbra que vivan pensando en un mañana. Nosotros de jóvenes, o por lo menos los de mi generación, sí que creíamos en un futuro que tarde o temprano se llega y con él a nuestra jubilación. Hoy día, da la impresión que ese mañana no exista y no les preocupa o por lo menos no les preocupa como tal vez nos preocupaba a nosotros.
    Una buena reflexión amiga Tais.
    Un gran abrazo y feliz comienzo de semana amiga.

    ResponderExcluir
  9. Querida Taís, amei ler aqui, como sempre, tens boas crônicas e pensamentos reflexivos e concordo plenamente em viver o presente e previdenciar o futuro, sentir a vida com leveza dentro da disciplina!
    Não gosto de correria, assim como você, acredito que viver é bom em todas as fases, meu marido e eu estamos numa boa fase, boas lembranças do passado sem sofrer com saudades e sentindo as alegrias de uma boa velhice!
    Essa paz que desejas e que todos tenhamos, assim seja minha doce amiga!
    Abraços apertados sempre, pra você e sua familia!🤗😍😘

    ResponderExcluir
  10. "This blog stands out from the rest due to its consistently high-quality content. Whether it's the engaging writing style or the informative nature of the articles, each post leaves me eagerly awaiting the next one. Keep up the fantastic work!"
    https://promocodehq.com/nike-first-responder-discount

    ResponderExcluir
  11. Taís:
    obrigado pelo vosso desijo de paz e tranquilidade!
    Aunque siempre se nos dice que debemos vivir el presente, también hay que planear un poco el futuro porque el futuro es "amanhá de manhá" y hay que estar preparados.
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  12. O futuro tem que ser pensado. Pelo menos o de curto prazo. O que vamos almoçar hoje, por exemplo... 😁
    Gostei de ler a sua crónica, como sempre muito acertada.
    Boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Sempre excelente na sua forma de pensar, minha Amiga Taís. Deixar passar o tempo com sabedoria, aceitando cada dia como uma dádiva. O futuro é hoje. Gostei tanto de a ler.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Muito bem. Identifico-me muito com o seu modo de pensar a vida. Não a devemos deixar nas mãos dos outros enquanto a consciência nos assistir.

    Boa semana. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, amiga Tais,
    Sem dúvida alguma, que temos que olhar o futuro, o amanhã. Tentar hoje, prevenir e organizar o nosso amanhã, neste mundo complexo em constante convulsão.
    Excelente e realista crónica, que muito gostei.
    Deixo os meus votos de uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Osservazioni di grande realtà, in questo articolo letto con immenso piacere. Un saluto,silvia

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante e verdadeira a sua crônica. Nada de acumular tralhas.
    Sim, devemos pensar no futuro e nos planejar na medida do possível.
    Também eu te desejo uma semana de muita paz e tranquilidade.
    Um beijinho carinhoso.
    Verena.

    ResponderExcluir
  18. Hola Tais, debemos pensar en el mañana, pero creo que sin olvidarnos de vivir el presente, que es lo más cierto que tenemos. . que tengas una feliz semana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  19. Hay que vivir el presente. El pasado ya quedó atrás y nada se puede hacer.
    Pero también es importante pensar un poquito en el futuro. Sin duda, es incierto pero irá llegando...
    Muy interesantes, como siempre tus letras. Profundas y llenas de realidad.
    Un beso. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  20. Vivimos el día a día, pero sin dejar de pensar en el futuro. Siempre hay planes, que procuramos cumplir.
    Besos

    ResponderExcluir
  21. Querida Taís

    Este texto tão bem escrito e trazendo ideias de positividade faz-nos sentir
    mais leves. Os humanos vivem pouco em relação a outros animais, mas
    têm uma mentalidade terrível, dificilmente se vêem livres do supérfluo como
    se a sua vida fosse eterna. E quanto mais têm mais querem.

    Viver o presente e planear o futuro, embora saibamos que, de um momento
    para o outro, não estamos mais aqui, é uma boa estratégia para não sermos
    apanhados desprevenidos. Viver uma vida de alma lavada, com um certo
    despojamento mas responsáveis dá azo a que possamos gozá-la na sua plenitude.

    Mais um bela Crónica, que nos põe a reflectir e a pensar no que realmente vale a pena.

    Tenha uma bela semana, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Taís,
    Como sempre uma excelente Crónica que faz refletir.
    Viver o presente, mas acautelando o futuro numa perspectiva de o conduzirmos de uma forma leve e que nos garanta dias sem sobressaltos, sem materialismos, mas desfrutando da vida em toda a sua plenitude.
    Gostei imenso de a ler, o que me ajudou a olhar a vida de uma forma mais positiva.
    Beijinhos ,
    Ailime

    ResponderExcluir
  23. Vizinha / Escritora,Taís Luso !
    Que belo, inteligente e realista texto, Amiga !
    Devemos desfrutar da felicidade que conquistamos,
    compartilhando-a com os nossos amores.
    Sendo possícel, devemos reparar os erros e reforçar
    onde acertamos.
    Muito grato pelo comentário que fizeste em meu Blog.
    Uma feliz semana, e um fraternal abraço !
    Sinval.




    ResponderExcluir
  24. Olá Taís! Não posso concordar mais consigo. Também sou assim...
    Beijinhos! 🥰

    ResponderExcluir
  25. Sim, viver o hoje com toda força e firmeza e pensar, planejar o futuro com garra e OLHOS BEM ABERTOS.
    Amei a sua reflexão, Tais, caminhar com leveza faz bem à beça.Ter o suficiente para o conforto e boa qualidade de vida, EIS A DECISÃO.
    Bjs e um grande abraço... VAMOS ADIANTE!

    ResponderExcluir
  26. Sin nada vinimos a la vida y sin nada nos iremos, por eso ¡que buen consejo!¿para que acumular tanta baratija? de nada nos sirve, solo la integridad , la honestidad y la paz del alma nos hará felices
    gracias Tais, un abrazo

    ResponderExcluir
  27. Taís,
    É exatamente isso tudo
    que Vc tão bem escreve
    e descreve que penso e tenho
    feito.
    Quero um avanço de idade
    com maturidade, calma e alegria.
    Tbem estou me desfazendo
    de tralhas e de questões inúteis.
    Tenho dormido muito bem
    assim ultimamente.
    Adorei essa terapia em palavras
    Bjins de uma feliz sexta-feira
    e de mais um bom
    fim de semana.
    Com afeto
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  28. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. siguiendo las rayas blancas que van dentro afuera tú estupenda reflexión
    dentro entro del caminar del vivir que dona celeste color al arrebol gris
    cuando se cruza y allana nuestras etapas y aconteceres según sean sus
    amaneceres unas veces dulces otras rosas embriagadas del sentir lumbre
    vivificando el diario quehacer ...el pasado paso , el presente hoy es lo unico
    seguro Tais , pero como bien dices --y nuestro futuro ---en este mundo incier-
    to es un huerto intento por adivinar ...y que para ti y toda tu famila Tais deseo
    luminosa esperanza en que lo mejor aún siempre este por llegar...mis saludos
    feliz fin de semana .a todos Tais , vuestro amigo .jr.

    ResponderExcluir
  30. Que bom!
    Boa e apropriada Crónica para os tempos que temos.
    É um prazer ler-te, Taís. Sempre positiva, feliz e boa conselheira.
    Parabéns, Amiga.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  31. Una reflexión llena de sabiduría querida, Tais.
    El presente, es lo demás valor que poseemos, pero efectivamente, no hay que olvidar el futuro y como deseamos vivirlo.
    Me uno a ti en esa idea de querer pasar el resto de mis días con paz y tranquilidad.
    Un abrazo inmenso.

    ResponderExcluir
  32. Concordo consigo Taís,
    "O bom é construir uma vida confortável e saudável"
    determinar planos e objetivos da nossa vida é das nossas atividades, dá origem a alegria e paz de esprito!

    ResponderExcluir
  33. I'am glad to read the whole content of this blog and am very excited,Thank you for sharing good topic.😘
    ភ្នាល់បាល់​ អនឡាញ

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís