2 de maio de 2025

ENVELHECER SIM, MAS FELIZ

 

Obra Abstrata 2010 - Taís Luso de Carvalho



ENVELHECER SIM, MAS FELIZ 

- Taís Luso de Carvalho



Já escutei muito a frase “ao nascermos, já vamos envelhecendo”. Envelhecer é palavra forte e incompreensível para crianças e jovens. E o meu assunto de hoje é envelhecer com felicidade e dignidade na idade certa.

Tudo nesse mundo envelhece: árvores, pedras, rochas, plantas, animais. O Planeta envelhece. Mas um espírito alegre e jovial dos humanos não precisa envelhecer no mesmo tempo do seu corpo. Que nosso espírito seja eterno enquanto dure - lembrando do nosso poeta Vinícius de Morais.

Feliz quando se aceita bem o processo do envelhecimento, tornando mais fácil o caminho a percorrer. Faz parte da vida ver as ruguinhas se formando, cabelos brancos nascendo, gordurinhas já se expondo etc. e tal. Mas isso não precisa virar tragédia.

Crescemos numa sociedade que nos passa a imagem de que o novo tem outro valor. Outro sim, mas não maior valor.

Mas, há lugares diferentes nesse mundinho de Deus, principalmente nas grandes cidades, que nos levam a um certo desconforto, a uma sensação desagradável de que é proibido envelhecer! Temos muitos e belos recursos, sem dúvida, mas até um certo ponto, pois a longevidade faz o milagre da vida, não da beleza. Mesmo assim poderemos ter um caminho feliz, se quisermos ou se pudermos.

Viver com uma boa paz interior, sem ansiedade, usufruir a vida com as experiências adquiridas, podemos dizer que estamos com uma boa dose de felicidade. A vida foi Mãe!

Quando aceitarmos que a beleza física é passageira, que há caminhos diferentes a percorrer, a vida fica mais agradável. Há na vida  uma experiência e uma leveza que nos dá felicidade. Ver pessoas com espírito jovial e alegre é contagiante. É a força que vem de dentro.

Nem tudo na vida depende da aparência. A mente tem sua força própria, o espírito pode encantar uma vida inteira. O passado, já vivemos com belezas e glórias, em que pesem momentos aflitivos, também.

E será nesse novo percurso, cuidando mais da saúde e do espírito que chegaremos no momento de poder dizer que tudo valeu a pena!






 

42 comentários:

  1. Muito acertado tudo,Taís!
    Envelhecer é o que sabemos ao percorrer os anos dessa vida! Vamos ficar velhinhos legais, sem chatices e manias demais,né?
    Daí vale a pena! Claro que com saúde! Bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E hoje, Em modo despedida, vim para agradecer o carinho comigo sempre!
      O ciclo chica blogueira encerrou!
      Tuuuuuuuuuuudo tem seu tempo ! Obrigadão por tudo! Nesses 17 anos que bloguei, li,aprendi, interagi com o maior prazer! beijos, chica

      Excluir
    2. Pois é, querida Chica, mesmo achando que tu deves fazer o melhor pra ti, lamento bastante em perder tua companhia, a convivência contigo foi maravilhosa nesses anos todos, e claro, sentiremos muito tua falta. Mas
      fica a esperança de voltares com um só blog, 😁😅
      não terás tanto trabalho ! Desejo toda a felicidade pra ti!
      Beijos e meu carinho sempre!

      Excluir
    3. Obrigadão,Taís!
      Eu também adorei todos esses anos juntos! Fiquem bem! bjs, chica

      Excluir
    4. E hoje, vim avisar que voltei com um só blog! Escolhi o SEMENTES, por ser o mais velhinho,rs... Obrigadão por tudo! beijos, chica

      Excluir
  2. Querida amiga Taís, gostei de ler aqui, tens capacidade de sentir a Vida, isso sim é o que importa aos anos que vão passando, não tem jeito, acho que o importante é mesmo nos sentirmos felizes conosco e com a Vida!
    Saúde física e mental, sei que não é fácil, pois muitos mostram de forma negativa os anos passando, principalmente os que dependem de juventude e beleza física, sabemos que tem essas motivações que muitos sofrem, mas eu penso que, apesar de tudo isso,viver ainda é a maior benção!
    Que prazer ler seus preciosos textos!
    Abraços sempre apertados!

    ResponderExcluir
  3. Como nos dices en el mismo momento de nacer comenzamos a envejecer y si lo hacemos aceptándonos como somos en cada época de nuestra vida seremos mas felices.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amiga Taís,
    Envelhecer, faz parte da natureza humana. Todos envelhecemos, se não morrermos em novos. A grande questão, é envelhecer com dignidade, com saúde, com conforto, carinho e amor. Se essas vertentes existirem, será de certeza um envelhecimento feliz e tranquilo.
    Excelente crónica, estimada amiga.

    Deixo os votos de um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida amiga Taís!
    "Uma grande paz interior, não ter ansiedade, usufruir a vida com as experiências adquiridas, podemos dizer que estamos com uma boa dose de felicidade."
    Um parágrafo da sua acertada crônica em que me situei.
    Hoje a porteira me disse que sou zen... Estou mesmo numa fase bem serena, onde mesmo com o coração contristado, permaneço sorrindo. Um disparate? Não, na terceira idade.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir
  6. Taís, que delícia de conto-reflexão — tua escrita é um abraço quente com cheiro de chá de erva-doce e som de sabiá no fim de tarde. Envelhecer sim, mas feliz deveria estar bordado em almofada, pendurado na porta da casa e tatuado na consciência coletiva.

    Você disse tudo com a leveza de quem já entendeu o essencial: que o tempo age sobre o corpo, mas o espírito tem autonomia — e se quiser, pode continuar dançando, mesmo com os joelhos reclamando. Ruga não é derrota, é topografia da vida bem vivida. E cabelo branco? É troféu que o espelho entrega todo dia.

    Teu texto não nega as dificuldades, mas também não faz do envelhecer um lamento. Faz dele um aprendizado. E isso, minha cara, é o que falta em meio a tanta obsessão por juventude de Instagram e filtros que apagam até a alma.

    Envelhecer com dignidade e alegria é resistência. É poesia. É, como disse lindamente, a prova de que a vida foi Mãe. E que bom quando a gente pode envelhecer com a leveza de quem sabe que não precisa mais provar nada a ninguém ,só saborear o que vem.

    Abraços Fraternos
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2025/05/o-trabalhador-invisivel.html

    ResponderExcluir
  7. Pois é Taís querida,
    Esse tem sido o argumento de
    nossas reflexões e o tempo
    do nosso caminhar: em frente
    sempre, mas com cuiadado a
    cada ia e sempre um ia de cada
    vez e sempre, sempre de cabeça
    erguida e sem perer
    o brilho no olhar.
    Eu lembro de uma mulher
    muito guerreira, mas na velhice
    já com netos, seu olhar era
    triste e baixo, sorria pouco
    porque as demandas da vida
    os filhos adultos pesavam
    sobre ela... Triste, muito triste
    porque ela era um mulher
    guerreira, honesta e cristã
    irrepreeensível, mas sentia
    o peso da vida os filhos.
    Tomara que lutemos para nos
    manter sempre como somos hoje:
    cabeça erguida e sorriso franco.
    Amei ler, vou reler com
    certeza.
    A propósito, há ConVersa nova
    sobre leitura e livros lá no Espelhando.
    Bjins
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir
  8. Mientras uno tenga amor, paz y se sienta bien consigo mismo. No importa nada más. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  9. Querida Tais, hermoso relato.
    Coincido contigo en todo, nadie escapa a la vejez pero llegar con una sonrisa, agradeciendo a la vida por todo lo nos dio, es envejecer con dignidad y sabiduría.
    Me encantan tus relatos, siempre dejan algo para el alma y el crecimiento interior.
    Abrazos y te dejo un besito
    *♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*

    ResponderExcluir
  10. Tais amei seu texto!
    É um alento saber que podemos envelhecer com dignidade e alegria, se cultivarmos dentro de nós essa leveza e essa paz que não dependem do espelho. Que a longevidade seja, mais do que tempo, presença. Que a maturidade não seja peso, mas pouso.
    um lindo final de semana lindona!

    ResponderExcluir
  11. Quando fores velhinha, Taís, serás uma velhinha muito feliz e realizada. Asssim o afirmo na minha opinião de idoso a marchar num mesmo caminho.
    Opinião magnífica que enche esta Crónica com sabedoria e esperança.
    Faz-te o favor de continuares feliz.


    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  12. Subscrevo todas e cada uma das suas palavras.

    Há décadas publiquei um artigo numa revista de Educação sobre a excessiva importância que se estava dando à juventude, pois esta é uma fase da Vida tão importante como qualquer das outras : infância, idade adulta, velhice.

    Infelizmente, a situação piorou e as operações plásticas têm vindo num crescendo louco. No entanto, tantas pessoas ficam com um aspecto bem pior do que se tivessem envelhecido naturalmente.

    Querida Taís, abraço e feliz Maio.

    ResponderExcluir
  13. Refletir sobre este processo é sempre bom. Diz-se que "se envelhece como se vive"; o percurso encaminha o envelhecimento e neste sentido quem tem a alma jovem, no envelhecimento, se nada muito trágico acontecer, terá a juventude dentro de si. Ter saúde é fundamental. Mas a contemporaneidade estimula uma juventude artificial através de tantos recursos, principalmente cirúrgico, que a meu ver criam máscaras, algumas bem estranhas... Bom final de semana.Bjs

    ResponderExcluir
  14. Como dizem vocês, mas Bah!!!! é a segunda crônica que leio hoje sobre o tema. Deve ser o universo me lembrando que daqui a um mês eu me tornarei sexy...sexysagenário...como disse o blogueiro Jotabê em sua crônica bem mais pessimista do que esta.

    Eu vou fazer um equilíbrio entre sua crônica e a dele e ver se consigo uma síntese que seja exitosa.

    Vejo mesmo como um eufemismo ruim a tal da "melhor idade", porém, até dá para não ser "tão ruim assim"(desde que o universo, a vida, Deus, ajude).

    Olha, vou te indicar a crônica dele: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2025/05/avinagrado.html

    Se ele não tivesse que aprovar os comentários, eu colaria o que eu fiz para ele pois cairia como luva aqui.

    Eu disse para ele que me sinto melhor hoje com 59 quase 60 do que aos 40! Isso por algumas questões que não vou escrever agora, levaria muito espaço, mas devo publicar alguma coisa no meu Crônicas por ocasião da data. (se eu chegar até lá..).

    Beijos, e vamos pro futuro porque pro passado não dá mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs tive de rir desse teu comentário,
      muito bom, a minha está otimista, quando
      voltar
      Verei a dele!
      Bj, bom fim de semana.

      Excluir
  15. Nem tudo depende da aparência, como diz. Eu creio que nada depende da aparência. O que é preciso é viver a vida da melhor maneira, com o coração aberto à ajuda aos outros. E assim envelheceremos com sabedoria e felizes.
    As suas crónicas são sempre maravilhosas, minha Amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Un excelente y muy reflexivo texto.
    La vida pasa y los años nos van haciendo llegar a la vejez.
    Cada etapa tiene su lado bonito y hay que saber asumirlo.
    Es importante tener paz interior y ser feliz en cada momento que la vida nos regala.
    Es un placer disfrutar de tus letras.
    Feliz fin de semana y lindo mes de Mayo.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  17. Quando a mente é jovem, transparece no próprio semblante, independe da idade corpórea.
    A propósito do meu comentário na postagem anterior, a minha tal ex-vizinha, se tiver curiosidade de conhecê-la um pouco mais, eternizei ela num conto:

    https://experienciatitude.blogspot.com/2023/10/a-cadela-da-iris.html

    ResponderExcluir
  18. Querida amiga Taís,
    Tenho um aforismo que diz:

    “Juventude... Foi uma época boa demais para deixar passar, tanto na vida quanto no cinema!”

    A humanidade reprime a idade, mesmo sendo inevitável. Envelhecer representa o acúmulo de mudanças no corpo ao longo do tempo e pode incluir mudanças físicas, psicológicas e sociais. No entanto, não muda quem somos, exceto para aqueles que sofrem de doenças cerebrais degenerativas.
    Envelhecer não codifica, melhora, piora ou muda ninguém; é simplesmente a última fase da vida.
    Esta coisa da idade é mera ilusão das pessoas; pois, existem apenas duas idades: VIVOS e MORTOS.
    Envelhecer é um processo contínuo desde que saímos do ventre materno, então deixo as considerações gerais sobre o envelhecimento para os especialistas, “eu sou apenas um rapaz latino-americano, jornalista e filósofo”.
    Finalizo com esta expressão: “Da capo sine fine” - que significa: “Do início até o fim, sem parar”... E assim somos nós.
    Beijos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  19. Muito serena e necessária esta reflexão! Envelhecer com alegria e dignidade é, talvez, uma das maiores conquistas da vida. O tempo não pode ser nosso inimigo mas um companheiro que vai ensinando pra gente a desapegar daquilo que passa e se ligar no que é essencial nesta vida. Cultivar a gratidão e a leveza é o grande segredo pra gente viver em todas as faixas etárias da vida. A gente tem que fazer alguma coisa para transformar as inevitáveis rugas em relatos lindos, cabelos brancos em bonitas memórias e o passo mais devagar em experiências vividas com mais tempo e plenitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Deodato, muito obrigada pela sua visita e comentário.
      Bem-vindo ao Blog Porto das Crônicas.
      Um abraço.

      Excluir
  20. Aceito bem a velhice, querida Taís
    Só, no meu caso, me trouxe "dódois" bem chatinhos...rs
    Adorei a sua crônica.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  21. Es ley de vida . Con los años se gana experiencia y se van perdiendo facultades físicas conforme avanza el tiempo,
    Que tengas una buena semana.

    ResponderExcluir
  22. Continuo a achar que envelhecer é um privilégio.
    Negado a muitos que conheci de perto.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  23. É preciso saber envelhecer.
    De contrário há um grande desconforto.
    Magnífica crónica, gostei de ler.
    Boa semana minha amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  24. Tais muitos tem medo de envelhecer, muitos acham que é o fim, mas envelhecer é adquirir experiências, inclusive ser feliz, prefiro envelhecer feliz do que ser jovem triste, Tais bjs.

    ResponderExcluir
  25. Caríssima Taís,
    É de encher os olhos do privilegiado leitor as suas
    brilhantes e irrefutáveis considerações a respeito
    do envelhecer. Que show de de sensatez e sabedoria
    da imperatriz das crônicas!
    Sim, minha amiga, todos envelhecem, mas a vida
    oferece infindas oportunidades e as experiências que
    vamos adquirindo ao longo do tempo é como se
    rejuvenescesse a nossa alma a cada dia, como o
    desabrochar de uma flor na manhã de um lindo dia.
    Adorei a sua expressividade que transcende e
    transmite gratidão pelas dádivas recebidas.
    Meu carinho, meus aplausos e que a semana lhe
    seja proveitosa em todos os sentidos, com muita
    paz, bem-estar e alegrias.
    Cordial abraço com a admiração de sempre.

    ResponderExcluir
  26. Como bien dices, todo lo que nace envejece, es la ley de la vida y contra eso, que cada ser lleva impreso desde el momento de nacer, no podemos hacer nada.
    En el proceso de envejecimiento solo vemos nuestra carcasa externa cada vez que nos miramos en el espejo, de la conformidad de cada persona depende la aceptación, pero no solo nuestra piel se arruga y se vuelve fláccida, también nuestras células, que no vemos, tienen su envejecimiento y no cumplen como debieran sus funciones, de ahí que nos dén pastillas cuando vamos al médico para paliar los déficits que vamos teniendo con el paso de los años.
    A mi entender, no ocurre lo mismo con el espíritu, debería ser intocable y permanecer joven y alegre hasta el final de nuestros días, ese es el ejemplo que me ha dejado mi madre y quiero seguir, es más, el buen espíritu se refleja en el rostro y yo quiero tenerlo dulce y amable, hay que mimarlo y no amargarlo.
    Y en cuanto al poema que me has recomendado... lo cierto es que me ha encantado, y estoy completamente de acuerdo con el poeta, las semanas siguientes de haber perdido a mi madre, no entendía por qué Dios me la había arrebatado.
    Te dejo un fuerte abrazo con mis cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  27. Querida Tais
    ¨(▒)(▒) ☀
    (▒)(♥)(▒)☀
    ¨¨(▒)(▒) ☀
    ¨¨¨¨¨¨\☀
    ¨¨¨¨¨¨¨\ ♥♥ !!
    .......... \ ♥\|//.........☀.......☀
    ♥♥..\|//...\|//.☀......\|//......\|//
    █♥▓▒░▒▓█♥██▓▒░░░♥

    ♥Abrazos y te dejo un besito♥
    Qué tengas un Feliz inicio de semana.
    *♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*

    ResponderExcluir
  28. Aqui é Mirtes
    Obrigada amiga por se preocupar com minha filha, te respondi por lá, não tenho animo nesse momento de voltar ao virtual, mas fiz boas amizades virtualmente e você e o Pedro é uma delas. Desejo a vocês muitos anos de vida, vivendo como bem disse na postagem com leveza, com alegria contagiando todos ao redor, o espírito não envelhece, devemos viver com espírito jovem, aproveitando cada minuto. Abraços

    ResponderExcluir
  29. Como diria a minha avó: Não basta envelhecer é preciso saber envelhecer!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Linkedin

    ResponderExcluir
  30. Olá :)
    Sempre muito bom ler as suas palavras.
    Sorte de quem envelhece.
    Não tenho medo de envelhecer, mas sim de um dia poder esquecer aqueles que amo.
    Temos de conseguir viver o melhor que pudermos.
    A idade não nos pode desanimar.
    Como disse uma vez o médico para a minha mãe : se não conseguir andar, rebole :)
    Abraço e brisas doces ****

    ResponderExcluir
  31. Olá, amiga querida.
    Bela reflexão sobre um tema tabu.
    Confesso que eu já tive uma relação mais empática com o envelhecimento. Há anos que reina o desentendimento entre nós e ele zanga-se sem sentido, escudado na minha incapacidade de exercer o direito de resposta.
    Sei que falta leveza na minha vida, mas em prol de um bom envelhecer eu relevo rugas, suporto dores, contorno a solidão, supero o luto, mantenho hábitos saudáveis e não desisto do entusiasmo de viver para ver crescer as minhas pequeninas. Elas acrescentam vida à minha vida.
    Deixo uma pétala sábia de Samuel Ullman, poeta, humanista e líder religioso: “Ninguém envelhece apenas por viver vários anos. Nós envelhecemos abandonando nossos ideais. Os anos podem enrugar a pele, mas desistir do entusiasmo enruga a alma.”
    Beijo.

    ResponderExcluir
  32. Exactamente, como dizes!
    Felizmente não habito numa cidade muito grande :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  33. A beleza física e a juventude têm o seu tempo, mas é quando melhor as aproveitamos que melhor vivemos a velhice.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Taís,
    Outra bela Crónica versando o assunto do envelhecimento numa fase em que, como diz, a juventude é mais valorizada.
    Podemos ser velhos, mas manter um espirito jovem e alegre.
    Por vezes me olho ao espelho e me rio das tais ruguinhas que teimam em aparecer.
    Graças a Deus tenho aceitado o processo como uma coisa natural.
    Penso que a vida nos vai preparando para esse facto, que não tem volta a dar.
    Cuidar da saúde, do exercicio, mantermo-nos em atividade.
    Saber envelhecer agradecendo pelo facto de termos nascido e vivido já alguns anos.
    Beijinhos e um abençoado domingo.
    Emília

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís