- Tais Luso de Carvalho
A Blogosfera é um espaço na Internet que se destina, especificamente aos Blogs. Neles são colocados ideias, conhecimentos, sentimentos e emoções. Pode ser considerado um espaço literário para as pessoas que se dedicam a escrever Contos, Crônicas, Ensaios, Poemas etc.
Os blogs são, essencialmente, os textos publicados, e a Blogosfera é o termo coletivo que reúne os blogs para interação entre autores. Um fenômeno social.
Pois hoje estive pensando nessa minha querida Rede Literária, espaço ao qual pertenço há muitos anos. Escrevo e leio muitas pessoas, e as quero muito bem. Posso dizer que na Blogosfera existe respeito, carinho e satisfação por parte da maioria. Nela não há disputas, não há agressões. É território de paz, pois temos um imenso prazer em pensar e elaborar uma crônica, conto, poema, com grande vontade de dizer as coisas que acontecem no nosso cotidiano, e tudo sem estresse. É ótimo esse processo de criação. É o mesmo processo do artista plástico que ama e sonha enquanto cria.
Há excelentes Blogs de Poesias, Crônicas, Contos, Ensaios. Também Blogs profissionais de Tecnologia, Jornalismo, Política, Jurídicos e outros tantos.
Ao ler essa gente amiga, noto que estão na Blogosfera aqueles que escrevem porque sentem prazer e paz. É uma magia a paz que se consegue, a satisfação, a calma que ficamos nesse processo de criar.
Nascemos para interagir, jamais para sermos criaturas caladas e isoladas. Colocar na telinha o que vai saindo da nossa mente e do nosso coração é muito bom.
Não estamos na Blogosfera para agredir. Não há motivos para isso. Nela estamos com o coração em festa. Conheço pessoas excelentes nesse mundo dos internautas. Ainda bem que podemos dizer que apesar de muita gente, o nível se mantém alto. Amigos de vários países se Interligam na Blogosfera, como a Espanha, Itália, França, Portugal, Brasil, Argentina, Chile, China, Equador, EUA e outros tantos.
É maravilhoso sabermos, também, onde alcançam os Blogs, pois a plataforma Blogger (Google) disponibiliza toda a visualização no interior dos Blogues.
Deixo aqui uma foto da Blogueira mais idosa do mundo, Dagny Carlsson,
faleceu aos 109 anos. Nasceu em 1912 na Suécia e faleceu em 2022. Em 2019 ainda mantinha seu Blog.
Blogueira centenária e influenciadora sueca, Foi feliz, e isso foi maravilhoso!
Meu abraço e meu carinho a todos os amigos.
____________________________________________________
Postagem da Blogueira mais idosa do mundo, no Porto das Crônicas:
Aqui! Com várias fotos dela!
Parece-me que a blogosfera é a mais suave rede social (literária e social) se comparada a outras redes mais "bagunçadas" em matéria de disputas políticas e de narrativas de todas as espécies. Militei durante um bom tempo nessas redes, principalmente em discussões políticas até que...cansei. Voltei pra blogosfera e foi um alento. Não que não haja bons blogues políticos por aqui onde podem haver discussões mais acaloradas , mas é incrível como o "ar parece diferente".
ResponderExcluirEu não deixei por completo a militância crítica política - isso de fato é impossível já que a política permeia todas as áreas da sociedade - eu só cansei. Escrever crônicas despretensiosas e que gerem risos ou boas reflexões é para mim hoje bem mais salutar.
Gostei de conhecer essa blogueira veterana que foi embora e deve estar blogando agora de algum lugar por aí.
abraços
Muito legal essa história da blogueira de 106 anos...
ResponderExcluirSerá chegaremos a tanto?rs...
A blogosfera é um lugar onde encontramos amigos, lemos, brincamos, rimos ,nos emocionamos! Gosto muito de blogar, interagir e assim sigo, enquanto der! beijos, feliz dia dos amigos, tuuuuuuuuuuudo de bom,chica
Taís, que exaltação mais linda e merecida você fez aos blogs, à blogosfera!
ResponderExcluirOs blogs tiveram o seu auge e depois muitos migraram para as redes sociais que iam nascendo - facebook, twitter e agora mais recentes Instagram, Tik Tok e outras das quais nem sei a existência. Quem ficou, ficou mesmo por amor à escrita e a esta interação, troca.
No seu texto você usou "território de paz" e eu concordo. Aqui se tornou um recanto, eu imagino uma passagem secreta que te leva a um lugar lindo, cheio de belas paisagens e cheio de paz. É para poucos. E acho que isso se deve ao amor que cada um tem com o seu cantinho e o prepara com esmero para receber os visitantes. Lá no passado já teve sim incômodos, mas isso não persistiu. Aqui é entrega, afeto, colaboração. Eu torço para que perdure por muito tempo essa plataforma!
Vou ler sobre a blogueira mais antiga e voltarei aqui porque os seus visitantes são como você, cheios de paz e acrescentam muito a cada crônica publicada.
Beijos!