8 de maio de 2008

RESTAURANTE INOVADOR NA ALEMANHA



- Taís Luso de Carvalho


Em Nuremberg, no sul da Alemanha, um novo restaurante está chamando atenção pela maneira inovadora e divertida de servir e atender a clientela. O cliente escolhe o que pretende comer clicando em uma tela instalada em sua mesa e o pedido chega imediatamente na cozinha, montada em um andar superior, para que a comida desça por ação da gravidade. Em minutos, o cliente recebe tudo o que pediu num recipiente fechado, que vem deslizando, a mil, através de trilhos de inox, estilo montanha russa.

O controle dos suprimentos, que fica no andar subterrâneo, também é feito por computador. Tudo feito pelas ‘máquinas’, assim como o pagamento da comida pedida pelo cliente. Cada vez mais presente a tecnologia. Além de divertido, muito prático. Com esse sistema os proprietários economizam bilhões de euros gastos com empregados (que, por outro lado, não deixa de ser um problema social).

Se a moda pegar, os garçons estão com os dias contados, pelo menos neste tipo de serviço, os ‘fast food’. Aliás, os proprietários estão patenteando o invento para estenderem a outros concorrentes. Amanhã ou depois, a novidade chega por aqui...

Esse Bistrô não é o único lugar a substituir homens por máquinas: na década de 70, já não havia cobradores nos bondes das grandes cidades da Alemanha: os passageiros depositavam a passagem num recipiente próprio para tal e acomodavam-se nos bancos. Quem, tivesse a ‘boa idéia’ de burlar a lei... entrava numa fria. Esquemas desse tipo já estão sendo implantados por toda a Alemanha e outros países da Europa, inclusive em supermercados, onde o cliente passa suas compras pela máquina e deposita o equivalente.

Como vivemos no país da piada pronta, certas coisas, aqui, virariam uma zorra! Cada país com suas características: gostamos muito de brincar de não pagar

O que não achariam eles, do novo projeto da Câmara dos Deputados, com esse ignominioso projeto de lei (17 mil reais) de auxílio funerário para os deputados brasileiros, hã?


Um comentário:

  1. Olá TAIS achei muito interessante este restaurante alemão realmente é um atendimento inovador e sofisticado,parabéns pela dica.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís