- Taís Luso de Carvalho
Em Nuremberg, no sul da Alemanha, um novo restaurante está chamando atenção pela maneira inovadora e divertida de servir e atender a clientela. O cliente escolhe o que pretende comer clicando em uma tela instalada em sua mesa e o pedido chega imediatamente na cozinha, montada em um andar superior, para que a comida desça por ação da gravidade. Em minutos, o cliente recebe tudo o que pediu num recipiente fechado, que vem deslizando, a mil, através de trilhos de inox, estilo montanha russa.
O controle dos suprimentos, que fica no andar subterrâneo, também é feito por computador. Tudo feito pelas ‘máquinas’, assim como o pagamento da comida pedida pelo cliente. Cada vez mais presente a tecnologia. Além de divertido, muito prático. Com esse sistema os proprietários economizam bilhões de euros gastos com empregados (que, por outro lado, não deixa de ser um problema social).
Se a moda pegar, os garçons estão com os dias contados, pelo menos neste tipo de serviço, os ‘fast food’. Aliás, os proprietários estão patenteando o invento para estenderem a outros concorrentes. Amanhã ou depois, a novidade chega por aqui...
Esse Bistrô não é o único lugar a substituir homens por máquinas: na década de 70, já não havia cobradores nos bondes das grandes cidades da Alemanha: os passageiros depositavam a passagem num recipiente próprio para tal e acomodavam-se nos bancos. Quem, tivesse a ‘boa idéia’ de burlar a lei... entrava numa fria. Esquemas desse tipo já estão sendo implantados por toda a Alemanha e outros países da Europa, inclusive em supermercados, onde o cliente passa suas compras pela máquina e deposita o equivalente.
Como vivemos no país da piada pronta, certas coisas, aqui, virariam uma zorra! Cada país com suas características: gostamos muito de brincar de não pagar.
O que não achariam eles, do novo projeto da Câmara dos Deputados, com esse ignominioso projeto de lei (17 mil reais) de auxílio funerário para os deputados brasileiros, hã?
Olá TAIS achei muito interessante este restaurante alemão realmente é um atendimento inovador e sofisticado,parabéns pela dica.
ResponderExcluir