29 de julho de 2023

O TEMPO EM NOSSAS VIDAS

 

O Carro Voador 1913  -  Marc Chagall     Das Artes



                             - Taís Luso de Carvalho


Há coisas na vida que eu não gostaria de ver, principalmente pela exaustiva repetição através dos meios de comunicação. Não tem como escapar de ver, repetidas vezes, as misérias humanas. Mas busco, apenas, uma maneira de poupar-me, de ter mais paz. A paz emocional é a melhor das sensações para se viver.

Que triste e preocupante ver pessoas amigas sempre entristecidas, desanimadas e levando uma vida como se nada valesse a pena. E nada adianta dizer, pois a depressão e outras tantas doenças do cérebro não são coisas para leigo entender e nem tentar ajudar esses amigos e parentes, derramando baldes de otimismo em suas cabeças, mostrando-lhes que a vida é maravilhosa!

Não, risquem isso, essa palavrinha não existe no vocabulário dessas pessoas. Para elas a vida pode ter virado um inferno. Não é por nada, mas nosso cérebro é a parte mais difícil de estudar no corpo humano. Somos seres muito complexos! E o estudo e cura dessa nobre parte do corpo humano é coisa muito séria.

Lembro, quando criança, que o mundo me parecia mais feliz, as pessoas, os jovens não eram tão problemáticos como vejo hoje. Posso estar errada, talvez fosse uma visão que ficou do meu ingênuo mundo, filha cuidada como milhões de outros filhos espalhados pelo mundo, e sou infinitamente grata aos meus pais.

Hoje, os pré-adolescentes, não aceitam nem palavras de cuidados, como em outros tempos, revoltam-se pois, segundo eles, isso é falta de liberdade!

Comparando as épocas, todas tiveram coisas muito boas, inventos maravilhosos, pesquisas fantásticas na área da saúde, evolução na área da educação, construções lindas que dizíamos que aquilo era coisa de cinema, de tão fantástico! 

E o invento da informática? Vi um mundo se descobrindo, meu Deus, que coisa espetacular! Em segundos estamos conversando com pessoas de outros países e trocando experiências. Claro, nem tudo na Internet é merecedor de aplausos, mas faço minhas escolhas baseadas no meu bom-senso. Coisas que nos aproximam, como o gosto pela leitura, pela escrita e pela  arte, como vemos em milhares de blogs e sites. Temos a maior Enciclopédia do mundo que carregamos até no celular! Maravilha, seria difícil viver, hoje, sem a Internet.

Mas, infelizmente vivemos com falta de afetos, de solidariedade, de amor, de generosidade. Se tivéssemos maior capacidade de doação, formaríamos uma corrente bem mais humana e espiritualizada. 

Em outros tempos, nossos idosos, envelheciam mais felizes, sentiam carinho, cuidados e gratidão. Hoje, as coisas mudaram. Não há muito mais tempo para nossos velhinhos. E é nesse tempo, já tão curtinho, que precisaria haver mais  brilho em suas vidas.

Os tempos mudaram, muitas pessoas tornaram-se viciadas, com muita dificuldade para livrarem-se dessas armadilhas. Mesmos assim a vida vale muito a pena ser vivida, nada é tão maravilhoso, só lhes damos o real valor quando estamos pertinho de perdê-la.

Há momentos que pedem decisões corajosas, assim aprendi com meus pais, idosos mas muito lúcidos. Eles decidiam o que era bom para eles, e nós respeitávamos. E foram felizes. Jamais esquecerei esse exemplo. Hoje vejo que tinham  razão.







38 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querida amiga Taís!
    "Mas, infelizmente vivemos com falta de afetos, de solidariedade, de amor, de generosidade. Se tivéssemos maior capacidade de doação, formaríamos uma corrente bem mais humana e espiritualizada."
    Aplausos!
    É tão nojenta a falta de afeto reinante, cada um só quer receber, dar nada...
    Usa-se as pessoas, livra-se delas quando não tem mais serventia, como se fossem farrapos, trapos humanos.
    Como não ter depressão com a falta de Amor no mundo? Difícil!
    Mas temos DEUS, só Ele pode nos dar alegrias, termos ânimo de viver apesar de...
    Um dia vamos sentir falta de muitos que desprezamos na atualidade, aí será tarde, pois debaixo da terra, a sete palmos, não se pode dar atenção mais.
    É a vida, amiga!
    "Vivamos com a consciência reta e teremos o céu dentro de nós."
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Taís,
    Tantos jovens foram envenenados pela mídia – sofreram lavagem cerebral e infelizmente abandonaram a religião e, portanto, não têm equilíbrio entre corpo e alma.
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  3. Los tiempos ha cambiado y el problema de la juventud es culpa nuestra por no haberlos formado mejor . Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Brilhante e assertivo texto. Concordo e revejo-me nele.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Rogério V. Pereira07:07

    Se tua crónica não estivesse neste teu espaço e por ti assinada, muita gente poderia dizer ter sido eu o seu autor...

    Beijo de pássaro

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente há quem nunca com nada se alegre ou reanime. Tens razão: a vida é maravilhosa e o dom de a vivermos deve ser curtido. Nem todos os dias são legais, mas logo, eles chegam com alegrias...A cada dia que chega. oportunidades de rir, brincar, viver legal! beijos, lindo domingo de sol! chica

    ResponderExcluir
  7. Olá, Taís.
    Voejei maravilhado nas entrelinhas de sua crônica que revela em detalhes as mutações que ocorrem na mentalidade das pessoas pelo fluir do tempo. De fato, é profundamente intrigante sabermos o quanto a vida nos oferta e as infindas oportunidades que temos para o progredir físico e espiritual e, no entanto, constatamos, cada dia mais, a falta de justiça e solidariedade. Salta aos olhos a perdição dos jovens em paixões deploráveis, tantas mentes poluídas por informações sem credibilidade e outras coisas mais.
    Adorei cada uma de suas palavras, querida amiga, e peço a Deus que mantenha essa sua admirável e singular inspiração para deixar esses legados que caracterizam as pessoas especiais.
    Meu carinho, meus aplausos e felicidades hoje e sempre.
    Terno abraço.

    ResponderExcluir
  8. São tantos os desdobramentos de felicidade que não entendo a falta delas, Tais
    E temos que apressar porque a vida mesmo se for longa ainda assim será curta.
    As tristezas são como as alegrias, vem e vão . Essa é a razão de gostar dos sonhos, eles me divertem e me deixam ativa a procura de realizá-los.
    Importa se é real ou não. Sim, aproveitemos essa 'Enciclopédia' ambulante da melhor maneira, sem nos atermos na sujeira digital que só cresce, As vezes , alguma insônia que tento torná-la prazerosa,lendo e afugentando qualquer pensamento que cause desprazer.
    Um abraço querida Tais e prossigamos felizes com os dias amanhecendo cheio
    de belezas. Nada de sofrer com a maldade do mundo.Vejo só amenidades na TV ( qdo encontro) , politica não mais, é aterrorizante rs
    Fica bem e que venha agosto com esse nosso inverno menos quente. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Taís finalmente regresso para ver a sua última crónica
    Há coisas na vida que eu não gostaria de ver
    Não tem como escapar de ver, repetidas vezes, as misérias humanas.
    Quer dizer até tem como não ver...é procurar outros programas, eu costumo dizer a algumas pessoas que vou vendo programas que parecem fúteis e estúpidos, mas que me fazem dar gargalhadas e se eu puder rir muito, com gosto, isso sim dá-me saúde!
    AH pois é...a paz emocional é a melhor das sensações para se viver.

    Que triste é eu viver com uma depressão major, mas...sempre que posso evito os males do mundo para não me afundar mais...
    Verdade, tbm conheço pessoas que vão levando uma vida como se nada valesse a pena...mas sei de quem viva assim pela negatividade que traz para a sua vida, e muitas nem sofrem de depressão...
    Somos seres muito complexos é verdade, mas tbm há seres que só sabem complicar...
    Hoje, os pré-adolescentes, não aceitam nem palavras de cuidados!
    Sei bem o que isso é, mas no meu caso por culpa dos pais eles ignoram a existência dos avós...o que eu tenho sofrido!
    Ah minha amiga isso é que é o pior na minha vida e não é de agora, já há 10 anos isso aconteceu comigo...antes da pandemia, vivo com falta de afetos, de solidariedade, de amor, de generosidade.

    Mas vamos a factos:
    Estive de férias a 1ª quinzena de Julho
    de Itália cheguei, mudei de mala e segui para Espanha
    e, como deve calcular os restantes quinze dias tem sido para descansar e recuperar pois já não tenho forças nem saúde para tantos passeios
    Fiz 2 posts sobre a ida a Itália, estão aqui:
    http://pensamentosimagens.blogspot.com/
    fiz um no dia 22
    e outro hoje dia 30, quando quiser venha espreitar
    Beijinhos,
    Boa semana, cara amiga.
    TULIPA

    ResponderExcluir
  10. A minha mãe.
    Desde que me lembro de ser gente vive num mundo negro.
    E arrasta quem a rodeia para essa escuridão.
    Uma doença que, no caso dela, parece ser incurável.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  11. Olá, Taís.
    Evolução. Isso parece bom, mas em uma análise mais próxima, o que evolui é a tecnologia, mas o tal humano... esse parece regredir a cada dia.
    Hoje, tudo está se transformando em números. A web realmente aproximou tudo, mas trouxe aqueles infames junto, que só querem usar os outros para aparecer e enriquecer. E a ganância e egoísmo se alastram.
    Tive uma rara oportunidade nesses últimos dois meses. Duas cirurgias seguias no mesmo joelho me puseram de molho e precisei sossegar um pouco, optando por tirar umas férias em uma chácara de um amigo. Detalhe: sem internet. No começo foi um suplício, mas hoje, noto que essa descontaminação foi muito necessária. Acredite, eu conseguia respirar sem me afetar com notícias ruins e outros bombardeios do mundo contemporâneo.
    Minha amiga, abraços e uma linda semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Márcio, que bom ver você de volta e saber o porquê você ficou ausente, ficamos aqui preocupados. Não lhe respondi logo porque passamos o dia, desde de manhã na rua, solucionando problemas etc. Mas lhe dou boas vindas e feliz com sua recuperação, pois então, amigo, Bem-vindo à Blogosfera, aos seus amigos que ficarão muito contentes.
      Quanto ao seu comentário, cobertíssimo de razão, evoluímos muito na
      tecnologia, mas o ser humano está a desejar!
      Belo comentário, obrigada!
      Grande abraço daqui dos pampas! E cuide do joelho!

      Excluir
  12. Bom dia Taís,
    O mundo mudou muito e temos que criar alternativas para não nos deixarmos arrastar por tristezas que através da comunicação social nos invadem.
    O mundo ainda nos oferece coisas muito boas e há que saber aproveitá-las a cada monento.
    Pena muitas pessoas não terem afetos e os idosos não são vistos e tratados com o carinho de outrora.
    Temos que preservar os valores para que o mundo não se esvazie de amor.
    Um beijinho e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  13. Sempre lúcida, minha Amiga Taís. Esta sua crónica vem lembrar-nos como sabíamos apreciar o que de bom ia acontecendo. Como a vida se ia tornando um espanto a cada nova invenção. Tem razão: muitos dos jovens de hoje parecem desinteressados e revoltados. Nem sabemos como dizer-lhes que realmente a vida vale a pena ser vivida, apesar das dificuldades e do mundo ruim que nos cerca.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. O tempo mudou muitas coisas.
    Mas as depressões, por exemplo, continuam a ser as mesmas. Apesar dos fármacos e dos bons psiquiatras que existem.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Boa semana, cara amiga Taís.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Taís,

    Como é bom ler as suas reflexões, gosto imenso da sua forma de escrever!

    É verdade, hoje em dias estamos todos expostos ao que a comunicação social nos impõe. E a grande maioria das coisas não são nada positivas, nada boas de se ver. E se nos afetam o estado de espírito, o melhor a fazer é mesmo não ver. Como diz, a nossa mente é algo muito complexo. Mas existem muitos estudos que mostram precisamente que uma mente sã e feliz é um passo gigante para uma vida saúdavel.

    Apesar de não ser fácil, também gosto muito de tentar olhar para as coisas boas da vida. Aquilo que temos de bom! Ajudar o próximo, espalhar amor... bom humor! Todas essas coisinhas. Já que estamos cá, que seja para vivermos felizes! 🤗

    Beijinhos, querida Tais! 😊

    ResponderExcluir
  16. A vida é mesmo assim. Em constante mutação. Ainda bem que não é estática. Se não, ficávamos parados no tempo.
    O importante, é aproveitar os bons momentos que a vida nos oferece.
    Gostei muito desta crónica, amiga Tais.
    Deixo os meus votos de uma boa semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Taís querida,
    Como é bom ler você
    aqui sempre.
    Penso que diante de tudo que
    nos escreve a reflexão
    é inevitável.
    Penso que quem viveu as guerras,
    as epidemias, as tragédias naturais
    sabiam de ato como os seres são impactados
    rudemente. Mas depois da pandemia do covid 19
    todos em geral, ou seja todos nós
    vivemos na pele, na carne, na mente e na alma
    a trsiteza e a dor daqueles momentos que
    nos pareceram uma eternidade.
    Diant de seu lindo texto eu me entristeço
    ao pensar que há tantos seres que
    nada aprenderam ainda...
    Eu e minha Família, bem como
    Você e Pedro e a sua Família e a
    tantos outros exercitanios viver a
    Gratidão de termos sobrevivido até
    aqui.
    Boa nova semana
    e que que o mês de agosto nos
    seja favorável!
    Boa nova semana.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  18. Revejo-me nas suas palavras, minha amiga.

    Actualmente é o modelo dos EUA , baseado na competição, o que está a ser implementado através das televisões , pelo menos em Portugal, : concursos de canções e concurso de cozinha para participantes a partir do dez anos .

    Estou muito triste pela maneira como estão sendo (des)educadas as gerações mais novas: a falta de solidariedade , de respeito e de respeito vai aumentar.

    O idadismo é outra tragédia : as pessoas velhas são " um peso" na sociedade e , aqui , esquecem que fora, essas pessoas que sofreram uma ditadura, uma guerra colonial e uma revolução as que construiram as condições para que as actuais gerações mais jovens tenham a liberdade de que hoje desfrutam.

    Lamento as pessoas que vivem mergulhadas em pessimismo. Apesar d etudo, vale a pena viver!

    Querida amiga, forte abraço e bom Agosto :)

    ResponderExcluir
  19. Taís, a chegada da tecnologia da internet nos acenou como uma grande aliada: sobrar-nos-ia tempo para podermos viver com mais alegria e intensidade. Lembra-se das horas que perdíamos numa fila de banco? O mundo digital nos restabeleceu esse tempo gasto lá. E como nós nos enrolamos... ou melhor nos entulhamos de internet em excesso.
    E acredito que toda essa maneira instantânea de viver, roubou-nos a paciência. Queremos o caminha mais rápido. Problemas de sono, remédio imediatamente. Não queremos saber de mudar hábitos, de cultivar rotinas.
    Adoro fazer uso da tecnologia, ela me permite interagir com você e tantas outras pessoas mas ela não pode roubar a nossa rotina. Temos que fazer boas escolhas e podemos também escolher cultivar uma mente mais alegre e serena.
    Muito bom refletir aqui com você e todos seus leitores!
    Bom agosto!

    ResponderExcluir
  20. Tais querida, ha sido un lujo, un verdadero placer leer esta spot, tenemos todo a nuestro alcance para ser felices y hacer feliz al que está a nuestro lado, y en cambio nos sentimos más solos que nunca, no importa que haya mas personas a tu alrededor, todos estás pegados al móvil, a las redes, a los juegos...
    Ya no existe la comunicación, la ayuda, la comprensión....hablas de una cadena donde fueramos más humanos, mas tiernos...unamos nuestras voces...nuestras manos
    Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
  21. La falta de unos buenos ideales, hace a mucha gente caer en la depresión y eso le hace encerrarse en ellos mismos. Pienso que es bueno salir a la calle y tener unas buenas relaciones sociales. Las distracciones y las buenas conversaciones con amigos, hacen que no se concentren en pensamientos negativos.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  22. Olá Taís, gosto deste repassar a vida de vez em quando e ver o quanto ganhamos e perdemos numa complexa contabilidade de tradução dos tempos. O mundo pode-se dizer que anda doente e muitos valores se perderam pelo caminho e muitas dores se apossaram e criaram a pior doença do século, a depressão. Uma coisa que tem levado pessoas ao fundo do poço e da vida. O mundo carece de carinho, abraços e muita solidariedade. Os meios de comunicações evoluíram e nos permitimos entrar na evolução e aprendemos a usar estes avanços para o nosso bem, ainda que haja muita porcaria embutida, vale sim toda evolução. Mas que fica uma saudade daquele tempo das conversas nos banquinhos colocados nas portas das casas, das conversas com o vizinho quase sempre com bom cafezinho.
    O mundo precisa melhorar no sentido do outro saber e preocupar com o outro e assim driblar este duro individualismos vigente.
    Bela crônica com muitas reflexões envolvidas.
    Bjs e paz amiga e feliz semana na família.

    ResponderExcluir
  23. Uma reflexão que permeia meus pensamentos. A vida é uma dádiva, vale a pena ter tido esta chance de fazer parte dela. Os tempos mudaram, a velocidade assusta , mas vamos aprendendo a lidar com o que consideramos importante.
    A doença mental, infelizmente, é paralisante e impede de muitos usufruirem desta dádiva que estar vivo .Entre ganhos e perdas sigo, mas tenho saudades do tempo com mais proximidade humana como tive entre familiares e vizinhos. Bom dia, bjsss

    ResponderExcluir
  24. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Anônimo20:55

    Olá Taís
    O tempo em nossas vidas sem dúvida é muito importante e devemos aproveitá-lo bem. Isso me faz lembrar um filme que vi esses dias que se chama "O jardim da fé" em que um homem perde sua esposa e fica muito triste e solitário, quando resolve plantar um jardim. Veja, É lindo.
    Sobre a internet. ela é o que a gente busca nela e você faz bem em buscar coisas relativas à escrita, à arte e a leitura pois são muito enriquecedoras.
    Abraço querida!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Taís.
    Acho que a criação antiga ainda pode ser usada na criação das crianças. Criei minha filha com menos virtual e mas lazer natural como brincar de esconde esconde, bater papos com amigas etc. Adolescência dela foi contubada peia minha doença , mas neste período já tínhamos deste cedo uma linda relação mãe e filha. Meus sobrinhos graças a Deus a mãe também seguiu da mesma forma optando para o laser ser menos virtual, ter contato humano real, e a tia aqui contribuiu para eles jogar bola, se sujarem de tinta etc.. Observo nos país atuas, não todos claro, mas muitos se dedicando as profissões e sem da a devida atenção aos filhos, é mas comodo deixarem entregue a rede social, se afastando das pessoas e no meu entender isso ajuda muito a entrar em depressão, uma doença física, que ao ser constatada é algo que precisa de ajuda profissional psiquiatra com urgência é acompanhamento psicológico, fora todo o apoio familiar para o quê o pior não aconteça. Lógico que nem todas as depressões são causadas por problemas familiares, existem muitas depressões causadas por doenças físicas e perdas dolorosas. Eu acho fundamental quem tem parente com depressão conhecer a fundo essa doença, pois uma palavra mal colocada pode piorar em vêz de melhorar. Doenca difícil demais. Tive casos na família, minha irmã se afastou de tudo e de todos e apareceu morta em casa, até hoje não tevê conclusão se foi moete natural ou não. Depôs meu irmão o último que faleceu os filhos abandonaram, nem uma ligação faziam mas, fiz de tudo, mas o meu tudo não foi o suficiente, no final ele se recusava até sair do quarto, foi um luto difícil pra mim, pois me deixou com a sensação que poderia ter feito mais. Se tem uma doença que temos ter é depressão, por isso procuro sempre levar a vida com mas leveza, pois creio que não sei lidar nem com tristeza, imagine um quadro depressivo. Feliz fds para vocês. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  27. Los tiempos han cambiado mucho. Yo creo que en la mayoría de los casos a peor.
    Ahora todo me parece menos entrañable que antes.
    Tanta tecnología parece hacernos menos humanos.

    Excelente tu escrito.
    Un beso. Feliz mes de Agosto.

    ResponderExcluir
  28. Chapó por tus líneas. No puedo estar más de acuerdo.
    Añado que hay temas tan dolorosos sobre los cambios culturales, que llaman al humor como salvavidas para no desquiciarse.
    Hará un par de años, en un reportaje sobre unas inundaciones donde aparecían vecinos, y voluntarios, todos con el agua por la cintura, llegados a un pueblo donde estaban rescatando a personas mayores que vivían solas, sacándolos a hombros de sus viviendas. Una anciana le decía a un periodista: "Yo tengo una hija, pero no he querido molestarla pidiéndole que viniera, porque está muy ocupada salvando a unas focas en peligro de extinción".
    Si hay por ahí algún filósofo, le agradeceré que analice el comentario.
    Un abrazo, Taís.

    ResponderExcluir
  29. AMIGA TAÍS
    voltei e encontrei a mesma crónica, fico a aguardar uma próxima, pois gosto de ler o que escreve.
    Verdade, é como disse a sua expressão:
    Minha mãe do céu, mas que azarão, Tulipa, que viagem conturbada!
    Pois foi o início sim e tinha chegado de outra viagem à Ilha de Malta que vim doente, tudo correu mal do 1º dia ao último dia em Malta, vem a viagem a Itália e começou assim como lhe contei, só que depois do 2º dia em diante tudo foi BOM
    as Agências de Turismo estão a perder toda a credibilidade, infelizmente
    Desejo um feliz fim de semana, com saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho

    Tenho artigos novos aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    http://pensamentosimagens.blogspot.com/
    quando quiser, apareça!
    Tulipa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Taís.
      O contexto de tua belíssima crônica faz o privilegiado leitor refletir sobre a vida pelos mais diversos ângulos, tanto no que diz respeito a construtos humanos imortais que nos exemplam quanto ao declínio da dignidade que, por vezes, chega a envergonhar a humanidade.
      Detenho-me nas tuas envolventes reflexões e te vejo com o brilho característico de pessoas que possuem o dom da doçura e parecem nascer predestinadas a encantar e melhorar o mundo.
      Meu carinho e meus aplausos.
      Te abraço.

      Excluir
  30. Gostei de reler esta magnífica crónica,
    Boa semana, cara amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  31. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar uma boa semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade e paz.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. O importante é vivermos o Hoje, querida Taís.
    Aproveitar o bons momentos.
    O que se leva da vida é a vida que a gente leva.
    Excelente a sua crônica.
    Tenha uma semana de paz.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  33. estimada amiga Tais creo que todo es un sucederse dentro de épocas
    diferesntes las nuestras maestras en lo suyo dan paso a estas donde
    mirar al móvil es como no ver los ojos de quien te cruzas se suman
    a doblegarse entre desasosiego y la incomumicabilidad que las inno-
    vaciones tecnologicas les hace dormir las emociones para dentro y
    nunca sabes como acertar si les intentas ayudar , pero eso si es el nuevo
    mundo que heredan ...encantadora foto del escelente reflexivo y profundo
    relato Tais ...que la luz de siempre paz y felicidad a todos los tuyos , vuestro
    amigo deseandoos una muy gozosa semana . jr.

    ResponderExcluir
  34. Querida Tais,
    O seu texto toca num assunto muito importante, atualmente a nossa sociedade deixou de se importar com a dor alheia, se eu estiver feliz dane-se o próximo. Vejo muito egoísmo nas pessoas e falta de empatia com quem está sofrendo, é uma era de relações superficiais e vazias. Hoje se fala muito em saúde mental e realmente é algo de extrema importância em tempos tão difíceis como agora, muitas pessoas já deixaram de acreditar nos seus sonhos, pois pra elas a vida se tornou um inferno com tanto desemprego, falta de dinheiro e condições sub-humanas, não há como ser feliz com tamanho sofrimento. No momento em que estamos tão avançados em tecnologia, na medicina, na educação, em trabalhos remotos e tantas outras coisas sinto que ainda estamos imensamente atrasados em sensibilidade humana, em não ajudar o próximo ou quem esteja precisando, deixamos de estender a mão pra quem pede ajuda. Gentileza gera gentileza, esse é o ditado.
    Adorei o seu texto como sempre, parabéns por sua visão tão humana e realista do que se tornou a nossa sociedade. Que venham dias melhores para todos nós.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  35. Taís:
    hay que adaptarse a los tiempo modernos, no queda otra. Además, la información ahora es tan rápida, que nos enteramos de todas las desgracias del mundo en unos segundos. Tanta mala noticia nos agobia. Hay que distanciarse un poco y reparar en las cosas buenas de la vida, que las hay.
    No se trata de escaparse de la realidad, sino de hacerla un poquito más bonita, para poder vivir.
    Abraços e ótima quinta-feira!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís