8 de julho de 2023

DESCASO COM A NOSSA IMAGEM

 

Dimas Florêncio - Porto Alegre / Brasil -    Das Artes


                       - Taís Luso de Carvalho


Todos nós tentamos cuidar de nossa imagem: da nossa postura, do que vestimos, como andamos, como gesticulamos, e do que dizemos. E também de nossas fotos que vemos em revistas e nos meios de comunicação, principalmente em redes sociais. Cada coisa...

Uma das coisas que me incomoda são aquelas fotos 3 X 4 em vários documentos. É difícil gostar daquilo; quase sempre saímos com cara de presidiário. Quando me pedem essa coisa, já vou ficando meio desatinada. Seria pegar mais um problema pra resolver: o tempo ou a fotinho de computador dura e antinatural ?

Ontem tive de renovar um documento:

— Traga Carteira de Identidade, Comprovante de Residência, CPF

E as fotos seriam tiradas lá no setor. O esquema mudou, faz tempo que a tal foto é batida no momento do recadastramento. Pior do que antes. Mesmo assim não deu outra: saiu a mesma foto dura, com cara de presidiário ou de neurótica. Surtei! Que desagradável, uma foto dessas sem sorrir, ali na dureza! Tentei sorrir com a alma, com os olhos, com o espírito, mas nada! Piorou. Há fases na vida da gente que é bom não registrar: cara de estressada, cara de desgosto, cara de tristeza, de desiludida... Tudo somado, não tem foto que aguente. E a proximidade da 3x4 é fatal.

Na verdade, o que interessava mais eram meus dados, minha visão e se meus reflexos estavam bons. A foto seria uma firula de segundo escalão. Poderia levar uma foto de casa, que me agradasse um pouquinho, mas não pode. Terei de olhar muitos anos para uma foto que não gostei, desagradável.

Depois desse fato fiquei pensando como somos exigentes com fotos! O tanto que uma simples foto 3x4 pode nos abalar, mesmo por minutos. Mas somos assim e não vamos mudar! Quando temos autocrítica, somos exigentes. Estou empregando o "nós" porque nunca vi alguém ficar satisfeito com este tipo de foto, tão dura, tão sem generosidade.

Mas o que altera de fato a nossa imagem é a nossa cabeça; é nossa maneira de viver e de encarar o mundo. De interagir com os outros. De levar tudo muito a sério. Tirando certos períodos conturbados que somos obrigados a encarar, levar as coisas muito a sério é um fardo muito pesado; tudo que é leve traz mais benefícios, ficamos mais suaves. Mas isso é difícil nesses tempos bicudos que cada um pensa mais em si. 

Muitas pessoas não toleram um olhar atravessado. São as agressões no trânsito; nas filas dos supermercados, nas lojas e tantos outros lugares. O que não gostamos no outro já é motivo para encrenca. Quase ninguém, com um carrinho cheio, no supermercado, cede o lugar para uma pessoa que está apenas com um saquinho de frutas! As gentilezas estão ficando raras.

Pensei um pouco, e puxei muitas verdades lá do fundinho de minha alma e vi que não dá para desperdiçar a vida com coisas tão pequenas. Então, que vão os anéis, mas fiquem os dedos...





 



37 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querida amiga Taís!
    Há anos que vivo na contramão... é a melhor coisa, cada vez mais me convenço que é o melhor a fazer.
    Conversava há pouco com amigos sobre a questão. Não sou obrigada a gostar do que outros gostam.
    As fotos da carteira de identidade são horrorosas.
    A do passaporte outra chatura.
    Enfim, é como você disse:
    "... é bom não registrar: cara de estressada, cara de desgosto, cara de tristeza, de desiludida"...
    Não tenho tirado mais fotos há dois anos. Só no aniversário para agradar filhos.
    Prefiro olhar as com cara feliz de antes...
    Eu olho sempre para alguém depois de mim nas filas do mercado, são pequeninas, mas faz tão bem darmos a vez para quem tem apenas um pacote antes do nosso carrinho. O caixa do autosserviço com pouca coisa é também outro meio de favorecer a minimizar filas... uso muito para até 15 volumes.
    Gentilezas estão raras, amiga.
    Recebemos grosserias atrás da outra de vários modos, haja sensibilidade para não cairmos numa tristeza mortal.
    Vão-se os anéis... tem toda razão.
    Vamos remando contra a maré das ignorâncias.
    Grosseria, pode passar que eu vou atrás com minha delicadeza. Faz muito bem a mim, não me interessa o que outros vão pensar... já passei de quinze anos.
    Tenha um final de semana abençoado junto aos seus!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bah,aquelas fotos 3x4 dão de matar e as digitais que deves fazer por exemplo para entrar num prédio...Afff... Cada uma! Mas, tens toda razão, isso não é nada diante de tantas coisas bem maiores a nos preocupar! Lindo domingo! bjs, chi9ca

    ResponderExcluir
  3. Uma bela crônica com fatos bem interessantes do comportamento humano, para o que interessa e o que não agrega nada. Muito boa Taís. Eu nunca gostei de uma foto 3x4 on line. Mas que este mundo esta mau, isto ninguém pode negar amiga, perdeu-se totalmente as estribeiras e sobra para todos as caras fechadas, aborrecidas. Viver tornou-se "arriscoso" como diz o cantor baiano.
    Que os dias nos sejam mais leves e alegres.
    Feliz domingo e semana para vocês.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
  4. Odio la foto de la cedula. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. Crónica magnífica, Tais.
    Realmente, as tais fotinhas 3x4 mostram-nos como jamais nos imaginámos ver: cadastrados perigosos/loucos sedados/personificação da tristeza e angústia.
    Eu, que continuo a gostar da imagem mental que o espelho me dá, quase morro de vergonha sempre que me mostro horrenda e sorumbática numa 3x4. “Eu não sou (bem) essa”, apetece gritar.
    Tenho para mim, que o inventor de tal disparate digital nunca gostou de como se via no espelho, e vingou-se.
    Mas… não estarão as estranhas 3x4 a seguir o rumo do mundo, cada vez mais triste e perigoso e feio?
    Eu quero continuar a admirar a Beleza do mundo e a acreditar no sentido da vida e em melhores seres humanos. E a aceitar, pacificamente, o que dizem os cientistas: «as pessoas tendem a acreditar que são mais atraentes do que realmente são.” Hum!!!
    Beijo, amiga querida.
    Bom domingo. 🌺

    ResponderExcluir
  6. Olá de novo, Tais.
    Fico coa última frase mais gostei e concordo, coma sempre, cos sus raçoamentos e cómo desnuda esas pequenas coisas do cotidiano convidando á refleção.
    Eu também não gosto das fotos que empeoran o look que eu quero ver em mim.
    Penso que nos passa a quase tud@s.
    Meus desejos dum bom domingo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Esas fotos que ponemos en los documentos de identificación, no son nada naturales. Sueles ir a un fotógrafo profesional, para que cumpla todos los requisitos.
    Feliz domingo

    ResponderExcluir
  8. " Diz-me como te veste e... dir-te-ei quem és "

    A gentileza de alguém para outro alguém, raramente tem agradecimento, e daí, cada vez existir menos. Por vezes uma pessoa diz (mostra) ter pressa e a seguir encontra alguém que conhece e... a pressa acabou.
    .
    Votos de um domingo feliz
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:06

    Comigo foi diferente. Além da bela foto, rsrsrsr, quando fui apanhar a identidade 40 dias depois, a mesma estava com o número errado. Apresentei o problema e, depois de venha tal dia, venha tal dia, recebi a mesma com mais 32 dias depois.

    Bela postagem Taís! Parabéns!

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  10. Cierto en esas fotos parecemos todos criminales, en mas de una ocasión con ellos en la mano se ha bromeado diciendo eso de " ¿no te detuvieron cuando te lo hiciste?".

    Saludos.

    ResponderExcluir
  11. Taís,
    Vim ler, mas não comentar
    seu texto, só
    depois.
    Vou voltar.
    Agora deixo
    Abraço e
    Bjins de domingo.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, voltei!
      Li em voz alta para mim
      e para meu esposo que adorou!
      Seu texto é fantástico!
      Adorei voltar e mergulhar
      nessa realidade de todos
      nós!
      Bjins de ótimo domingo
      e maravilhosa boa semana.
      CatiahoAlc.

      Excluir
  12. La amabilidad se está perdiendo y es una pena porque es algo muy bonito.
    Damos importancia a pequeñas cosas y olvidamos los grandes valores.
    Me encantó visitarte.
    Un beso. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  13. Essas fotos (passaporte) são uma tortura!!!
    Quase nos pedem para ser contorcionistas.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, minha Amiga Taís. A sua crónica bate sempre nos pontos certos. Há pouco tempo fui renovar o cartão de cidadão e a fotografia que lá me tiraram e que ficou no cartão não parece minha. Parece de um bandido qualquer. O que vale é que ninguém olha para ela. Nem eu. O mais importante é o que se passa na nossa cabeça e na relação com os outros. "As gentilezas são raras", refere. É verdade, mas ainda há quem saiba que um bom relacionamento com quem nos rodeia é sempre bom. É um gosto lê-la.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Rogério V. Pereira06:25

    Neste tema, não há diferença entre os comportamentos dos seres em cada um dos lados do Atlântico, e cito:

    "Mas o que altera de fato a nossa imagem é a nossa cabeça; é nossa maneira de viver e de encarar o mundo. De interagir com os outros. De levar tudo muito a sério. Tirando certos períodos conturbados que somos obrigados a encarar, levar as coisas muito a sério é um fardo muito pesado; tudo que é leve traz mais benefícios, ficamos mais suaves. Mas isso é difícil nesses tempos bicudos que cada um pensa mais em si."

    Sou o contrário do que aqui cito! (que voem os anéis e fiquem os dedos e a alma que os faz mexer)

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do seu artigo. É bem verdade, tanta coisa que não está bem neste nosso mundo e nós aborrecêmo-nos com fotos que nos mostram feias. Mas é assim, também não gosto dessas fotos, ficam sempre mal.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo09:07

    Oi Taís
    Nem me fale em foto 3x4!
    A última que tirei foi uma tragédia, rsrs
    Eu até joguei fora, acredita?
    Não suportei tamanha feiura
    Prefiro as selfies do meu celular
    Também não gosto das minhas fotos antigas da adolescência
    Acho terríveis
    Enfim, foto é uma coisa complicada
    Nem sempre nos agrada
    Abraços querida, ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. Minha amiga, estou aqui concordando com tudo no seu texto.

    Grande abraço, boa semana :)

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Taís,
    Outra grande Crónica.
    Da última vez que renovei meu cartão de cidadão me deram duas opções.
    Numa foto eu estava risonha, noutra sorumbática e não é que escolhi esta? Estava mais de acordo com o que aparento e quis enfrentar. Depois me arrependi.
    Mas no fundo acho que fiz bem. Tenho tentado assumir-me tal como sou, aceitar as ruguinhas, etc.
    Já chega de tanta preocupação e não vale a pena preocupar-nos com coisas menores.
    Beijinhos e uma ótima semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  20. Querida Tais,
    Eu acredito que ninguém realmente goste de uma foto 3x4, eu já tirei muitas e todas ficaram ruins na minha visão, uma com cara de sono, outra com olhos estralados, outra com a cabeça torta e por aí vai. É um saco tirar fotos para documentos, acho até um pouco ultrapassado nos dias atuais, deveria haver um outro tipo de verificação, os documentos não deveriam ter mais fotos, elas deveriam ficar registradas apenas nos arquivos do governo, é assim que eu penso. Até porque foto em documento não significa mais nada porque é possível falsificar documentos e colocar a foto que quiser. Sobre levar a vida com leveza isso é algo que eu sempre desejei na minha vida, mas como você bem colocou é quase impossível em tempos complicados que passamos, problemas pessoais, desemprego, etc. Eu também concordo com você com a falta de gentileza que vemos hoje em dia, algumas coisas me deixam indignado como motoristas que furam sinal vermelho, outro dia eu e meu irmão gritamos quando um desses furou o sinal e o motorista homem simplesmente mostrou o dedo do meio pra gente, ou seja, são pessoas que não estão se importando nem um pouco com a vida alheia, pois esse senhor poderia ter matado alguém com a sua imprudência, fora a falta de gentileza nos comércios, nas filas, nas ruas e por aí vai. Adorei o seu texto sempre lúcido e coerente.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  21. A gente cuida da imagem Taís mas nem sempre concordam que somos nós naquelas fotos dos vinte anos ... a primeira vez que fui tirar o passaporte e já estou acumulando porque a filha mora fora ,perde a validade sou obrigada fazer outra , ( a foto era tirada lá no consulado ), e a moça não aceitou minha identidade com foto dos meus lindos 20anos rsrs e eu olhei para ela com cara de poucs amigos , quis explicar e ela foi bem clara ,nada gentil e disse _' identidade serve para identificar e sua foto não te identifica' simples assim :(( nunca esqueci dessa fala brutal ... já não sou mais aquela menina mesmo com todos os cuidados na pele kkkk Enfim, mais uma crônica boa que leva a gente a rir e se divertir .Felizmente ,as fotos atuais não se modificam muito, mais são todas péssimas ! E como disse a Graça no comentário dela, bom é que ninguém vê_ é bem particular esses documentos medonhos ...
    Quanto as gentilezas são raras, as vezes acontece .Tenho presenciado algumas cenas bonitas _ mesmo quando te chamam de tia e oferece o lugar na condução rs
    Que tia que nada! _ estou mesmo é com dor nos joelhos .
    Rindo aqui, Tais
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. precioso relato Tais una de las ventajas de las fotos de identidad es
    que pasados los años nos parecen normales y hasta recuerdos del
    tiempo que las hicimos , es una lata que salgamos de casa y vayas
    sin ellas en el momemto de pedirlas , cada uno es ligre de llevar su
    ropas trajes o cualesquiera cosa que nos pusieramos para agradar
    beella la imagen del post Tais , entretanto calor rios de fuentes frescas
    te envio y paseis una feliz semana , vuestro amigo . jr.

    ResponderExcluir
  23. Essas fotos sem arte e nenhuma poesia são mesmo uma coisa, parecem retratar a realidade dura e pouco gentil que nos assalta em toda parte. Mas vamos ter esperança, que mudem as fotos e os desajustes; que venham dias sãos e bem melhores.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Taís.
    Do seu âmago, bem "do fundinho de sua alma", brotam palavras que
    encantam a sua legião de privilegiados leitores e, além disso, remetem
    a reflexões que sempre acrescentam conceitos e definições que até
    esclarecem algumas questões existenciais.
    Relativamente às fotos 3/4, e outras nas quais não há o brilho de um
    sorriso, trazem mesmo perfis de severidade, mas como você bem diz,
    a autocrítica faz com que, não raras vezes, nos tornemos exigentes
    em demasia.
    Adorei o seu ponto de vista e tomei a liberdade de lhe escrever os
    versinhos abaixo. Espero não decepcioná-la.
    Meus sinceros parabéns, minha amiga. Terno abraço e que o fim
    de semana lhe seja dos mais felizes.

    Quadrinha para Taís:

    Releio e muito admiro
    As crônicas de Taís
    Que cintilam como o brilho
    Do seu calmo olhar de liz.

    Antenor Rosalino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Antenor, que linda a quadrinha, muito obrigada pelo carinho e generosidade do comentário, meu amigo, adorei.
      Um feliz fim de semana que vem vindo aí.
      (aqui estamos vivenciamos um ciclone, mas está passando).
      Um grande abraço!

      Excluir
  25. Bom dia, Taís.
    Muito me alegra saber que tenha gostado.
    Você merece todas as homenagens.
    Felizmente o ciclone do sul está indo embora.
    Tomara que não seja só o prenúncio, mas que
    o fim de semana feliz se torne realidade para
    todos nós.
    Cordial e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  26. Crónica muito interessante e atual. De facto assim acontece. Há um enorme cuidado com a imagem, sejam quais forem os motivos ou razões. Gostamos sempre de estar bem , no lugar certo, no tempo certo.
    Excelente crónica amiga Tais! Gostei muito de ler.
    Votos de um excelente fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Uma generosidade que ainda no mundo é uma crônica assim tão deliciosa que você partilha conosco! Arranca-nos suspiros, risadas, lembranças. Acho que todos nós aqui da blogosfera temos uma história com a 3x4!
    Lembro-me que há muito tempo, andando pela Praça da Sé em São Paulo, encontrei no chão aquela "capinha"; era de cor vermelha e lá dentro meia dúzia de fotos. Peguei do chão e confesso que andei por ali olhando para os rostos no "quem sabe?!""
    Detalhe: o sujeito, embora jovem, também não saiu bem na fotografia!
    Beijo Taís

    ResponderExcluir
  28. Já comentei em um desafio, do qual participei recentemente, que sou a louca das fotos, Taís.
    Estas fotos 3x4 são mesmo um terror. Apesar de saber que existem coisas mais importantes para me preocupar gosto sempre de sair "bem na foto"...rs.
    Excelente a sua crônica.
    Lindo fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  29. Sinto (senti) as mesmas dores de desgosto e tristeza quando o meu ar de bom criminoso foi aposto no Cartão de Cidadão (Bilhete de Identidade, na velha linguagem). Algum tempo depois, tive de renovar a Carta de Condução e ia com o propósito de suavizar aquela minha imagem. Qual quê? Não podia dar o meu ar natural. Repetiu, repetiu e repetiu. Acho que em ambas as imagens nesses Documentos, se me fossem postas para identificar a "pessoa", seguramente eu não reconheceria ninguém parecido.
    Vale a pena sorrir do insucesso a que me propus. Pois... É a vida das Instituições Oficiais.
    Estamos quites, Taís.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  30. Essas fotos nunca ficam bem, mas não vale a pena nos chatearmos com isso, afinal há muitas outras coisas na vida, bem mais pertinentes para nos aborrecer.
    Brilhante crónica
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  31. A nossa imagem tem muito que ver com a nossa autoestima.
    No caso das fotos para documentos oficiais penso que há pormenores que devemos pôr de parte e evidenciar mais o lado prático da situação.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  32. Taís:
    ¡tienen tanta razón! Esas fotos son horribles y hay que llevarlas en el pasaporte tantos años...
    Muy buena entrada, como todas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Esperava apanhar um susto mas "nada mal", disse eu na última vez que me retrataram para o cartão do cidadão. A verdade é que me endireitaram mais do que uma vez. Contava mesmo com algo pior.
    Ri bastante com estes comentários. Talvez a máquina da minha cidade seja de melhor qualidade ou eu seja menos exigente. Até tenho pena de mudar de cartão, mas terá de ser.
    Querida Taís, gostei mesmo de ler a tua cónica e todos os comentários. Desalinhei, mas, com o cabelo branco, até julguei que me iam deixar mais para lá do que para cá. Rir um pouco faz-nos bem. Gostei do tema.
    Ando desviada, bem sei, mas hei-de ler tudo o que o que os meus amigos têm escrito.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  34. Amei sua crônica. Foto 3x4 é um terror, mas tem terror maior na vida, fato.
    Beijocas mil!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilloso país, nuestra única preocupación debe ser
      vivir plenamente sin dañar a nadie y haciendo de nuestra
      Vida y nuestro entorno un lugar feliz que trasmita paz...?que
      Más da la edad si solo depende de cómo nos sentimos y
      trasmitimos a los demás?
      Leerte compañera ha sido un regalo
      Un abrazo

      Excluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís