28 de junho de 2024

BLOGS, SEGUIDORES E COMENTÁRIOS

 



 BLOGS, SEGUIDORES E COMENTÁRIOS

                                                            - Tais Luso de Carvalho


Os blogs se popularizaram no início dos anos 2000, e desde então milhões de blogs já foram criados se espalhando por esse mundo afora,  com ferramentas mais modernas para uma completa interação entre pessoas que gostam de escrever e de ler os mais diversos assuntos: Crônicas, Contos, Poemas, Arte, Filosofia, Direito, Política, Jornalismo, Moda, Culinária e sobre tantos outros assuntos. Um fenômeno democratizando a comunicação. Maravilha isso!

Milhares de blogs são criados diariamente por gente apaixonada por escrever, com vontade de se expressar, de dizer do que gosta, do que não gosta, contar o que viu, mas tudo com respeito. Na verdade, somos milhões de editores e distribuidores próprios. E muitas pessoas escrevem hoje em blogs pela mesma razão que sempre gostaram de escrever, é apenas uma outra maneira de transmitir a ideia através da Internet.

SEGUIDORES DOS  BLOGS

Tudo que uma pessoa almeja é que seu blog tenha credibilidade e um número expressivo de leituras. No mundo dos Blogs, todos conhecem as palavras postar, interagir e moderar.

Na plataforma Blogger há uma ferramenta chamada “Seguir” - um quadro para o perfil daqueles que fazem parte do Blogger / Google. Esta ferramenta tem como objetivo divulgar nossos blogs levando o que escrevemos para milhares de pessoas, mundo afora. 

Nos primeiros blogs criados, que funcionavam ainda com 'Tags', a maneira de divulgarmos nossos blogs era mandar e-mail ao blogueiro solicitando permuta: o toma lá dá cá. Era desconfortável. Isso foi em 2006. Funcionava assim. Mas, anos depois, essa permuta se tornou mais chique – dispensa pedidos e evita constrangimentos, pois quando não queremos seguir um blog, não seguimos e pronto, caso contrário é só clicar no botão azul - seguir/acompanhar.

Penso que divulgar nosso blog é tão necessário quanto um escritor precisa divulgar seu livro através da mídia. Não havendo divulgação, os livros empacam e morre-se na praia. Na verdade, levamos boas horas do nosso tempo pesquisando, escrevendo e nos dedicando a um texto para apresentar algo de bom. E isso é apaixonante! Acho que é a parte melhor desse exercício.

COMENTÁRIOS - Agora quero falar de algo meio polêmico.

Comentar é deixar uma opinião do que se leu num blog, do que pensamos.  Tudo o que se quer é qualidade nos textos e qualidade nos comentários - e não quantidade!

Moderar” é uma ferramenta que existe dentro do blog para lermos os comentários antes de postá-los. Caso um comentário seja inconveniente,  será dispensado. Comentários são importantes, nos estimulam a cada dia escrever melhor, todos gostam, mas desde que não vire uma obrigação, que seja algo espontâneo e sincero; que não funcione como obrigação e sim como gentileza, em querer deixar uma palavra amiga numa "comunidade" que convivemos diariamente porque gostamos muito - a Blogosfera.

O número de comentários não expressa o número de nossas leituras, basta olhar o gráfico de visualizações de suas visitas por dia, semana e mês no interior do blog. Veja, também, uma setinha, acima dos comentários, é o spam, frequentemente há comentários nesse lugar . Clique diariamente e solte o comentário que ali estiver.

Alguns confundem “Seguir um Blog, e comentar num blog”. São duas coisas distintas. Nada é obrigatório, comente se quiser, dê sua opinião espontânea,  honesta e cordial.  Sermos educados e amáveis é muito bom, quanto menos encrencas na vida, melhor! 

É muito saudável viver com mais leveza, principalmente onde temos muitos amigos que se identificam, e como é bom!

Meu abraço a todos.







25 comentários:

  1. Prezada Taís,
    Então, muito verdade sobre voluntariamente seguir ou comentar!
    Há também comentários que indicam que a pessoa que o deixou, NÃO leu o post.
    Nesse caso, é muito melhor não comentar.
    Até agora gostei da interação com pessoas que gostam de escrever.
    Você certamente começou cedo, três anos à minha frente.
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  2. Tener blog es bueno para conocer otros pensamientos y culturas. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Ei, querida.
    Fui te lendo e viajando aqui nos anos que conheço a blogosfera. Sou do tempo na blogosfera que Facebook e Instagram nem sonhavam em nascer rsrs
    Beijo, beijo e ótimo final de semana.
    She

    ResponderExcluir
  4. Boa noite de Paz, querida amiga Taís!
    Comecei a brigar em 2008 em outra plataforma já extinta. Tinha quase nenhum comentário. Assim que me acostumei a escrever por prazer sem "exigir" nada em troca.
    Qual não foi minha surpresa ao assumir o blogspot e conquistar vários seguidores. Até um dia que me cansei de ver quase 1000 num blog e com dez comentários. Tirei o quadro de seguidores por vários anos... prefiro ter poucos e fiéis.
    Sua crônica fala muito do que penso.
    "Não vire uma obrigação".
    Quando envio um convite, favor questão de dizer que tudo continuará como antes... nada mudará se a pessoa preferir não participar. Assim penso que deva ser.
    Gosto muito de blogar e dou valor a todos que me seguem atualmente, passado o afã de toma lá da cá... ufa!
    Particularmente é pura gentileza quem participa de alguma proposta ou comenta nossos posts, por elegância virtual ou ética, retribuímos com prazer... mas nunca por obrigação.
    Deus me livre!
    Muito menos enforcar o outro para que me comente.
    Educação, gentileza fazem parte primordial do abecedário blogal.
    A gratuidade e gratidão nos fazem muito bem à saúde dos nossos blogs tão amados.
    Ótima crônica!
    Numa era de guerras múltiplas, por aqui, um convívio de delicadezas sinceras é essencial.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos


    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Taís,
    A dinâmica de compreensão de como gerimos nossos espaços na Web coloca pontos de vista, cada um caminhando na direção do que nossas ações cotidianas nos apresentam. O certo é que um “blog” (em qualquer formato proposto), está longe de ser uma “Rede Social” convencional.
    Em (2019), escrevi um texto de DICAS sobre “blogs”, deixo o link para ti ler e comentar se desejar.

    https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/04/dicas-de-como-manter-o-seu-blog-bombando.html

    Espero que as coisas estejam correndo bem nesta reconstrução de vida dos nossos irmãos e irmãs aí do teu “Sul”.
    Beijos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Taís um belo fim de semana para vocês com moderação das aguas por aí.
    Boa postagem para relembrar sobre esta modalidade de expor nossas inspirações, sejam as escritas e ou as visuais. Sigo alguns blogs sobre imagens e digo sempre que são poesias visuais, que muitas vezes me inspiram. Concordo sobre os comentários, que devem ser bem dentro daquilo que o blogueiro se esmerou em produzir. Sei que há um automatismo de comentar no famoso copiou e colou, mas relevamos. Sou da blogosfera desde 2010 e nunca me preocupei com os números, mas sim com a fidelidade dos comentários que muito nos incentivam. Hoje não uso moderação e não tenho tido dores de cabeça.
    Mas sempre digo que formamos uma grande família e assim cabe um comportamento delicado e respeitoso e vamos por aí espalhando sentimentos deste mundo amiga, seja em poesia, crônicas, imagens.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
  7. Very interesting post Tess!
    I'm new to blogging as I haven't been around for a year!
    I have the impression that bloggers don't easily follow newbies anymore and I don't think there are many newbies!
    I think that Blogging is the best way to exchange opinions but also culture and civilizations!! I like it very much!!

    ResponderExcluir
  8. A qualidade (e oportunidade) das intervenções da Taís, é notória. Eu me identifico, manifesto e aplaudo o espírito do que aqui é postado.
    Os meus sinceros Parabéns, Taís.

    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  9. Anônimo05:53

    Bom dia minha Amiga Taís. Como sempre faço, li a sua crónica com prazer. E estou de acordo. Eu gosto de comentar as pessoas que sigo. Umas por gentileza, outras por amizade, outras por prazer. Faço-o uma vez por semana que o meu tempo não dá para mais. E tanta gente que eu comento e nunca me deixou comentário algum. Cada um é como é.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Ta´pis, estou na blogosfera há 16 anos e ainda persisto pois adoro brincar, ler amigos, interagir e me divirto. Assim ficarei enquanto isso alegria me trouxer! Quanto aos comentários, ainda hoje tive que excluir vários daqueles indesejados, de propagandas,...
    Os demais, os dos amigos, são sempre com uma palavrinha que nos faz rir ou seja boa como um abraço!


    beijos, lindo fds de frio congelante, mas pelo menos sem chuva!!! chica

    ResponderExcluir
  11. Olá, amiga Tais,
    Subscrevo na íntegra este seu texto. Efetivamente, todos nós que temos blogues, gostamos de tudo isso que aqui referencia. Seguidores, comentadores, etc, etc, etc, o que significa que o que postamos no nosso blogue tem interesse e suscita um comentário. Todavia, como diz e bem, ninguém é obrigado a comentar. Mas, na minha modesta opinião, é de bom senso e educação, retribuir o comentário a quem nos comentou, como um gesto de agradecimento.
    Eu já ando nestas andanças desde 2009, e sei do que falo.
    Gostei muito deste seu texto, amiga Tais.
    Deixo os meus votos de um Feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Um crónica diferente, mas, se calhar, necessária. Ando nestas " lides " há 15 anos e por vezes tenho vontade de desistir, mas não consigo. Tenho feito algumas boas Amizades, só conhecendo as pessoas pelas palavras e sei que que sentiria muita falta delas se terminasse o Começar de Novo. E agora, vamos aos comentários, assunto que nós já " discutimos " Tento comentar com qualidade, lendo sempre, com muito cuidado aquilo que é publicado. Tenho um problema, alongo-me sempre muito, mas essa minha caracteristica é dificil deixar de lado e, se algumas pessoas gostam, outras talvez não, mas...cada um é como é..Faço questão de responder sempre a quem me comenta, pois aí há uma troca de ideias que acho interessante. Quanto à moderação , embora já me tenham aconselhado a fazê-la, continuo a não a querer; nunca tive problemas, mas se vier a tê-los, elimino o comentário e fica resolvido. Durante estes anos todos tenho aprendido que não pode haver obrigatoriedade, nem para publicar, nem para visitar os amigos; há outras prioridades na nossa vida e, além disso, nem sempre estamos com disposição para escrever; chegar a um blogue Amigo e dizer " gostei muito...obrigada pela partilha " não faz nenhum sentido e, por isso é melhor deixar para outra altura; quem publica quer que leiam com atenção e comentem o assunto com o devido interesse. Amiga, espero que as coisas estejam a melhorar aí no teu estado e que tenhas um bom fim de semana. Beijinhos muitos e sempre de Amizade carregadinhos
    Emilia


    ResponderExcluir
  13. Assunto bem colocado. Escrevemos porque gostamos e desejamos ser lidos. Eu venho enfrentando uma grande dificuldade no acesso ou comentários no meu espaço e por vezes, mesmo com constrangimento , tento facilitar colocando links nos comentários de quem considero que aprecia o que escrevo e/ou enviando e-mails por atenção as dificuldades dos amigos seguidores.
    Visito, comento e participo das blogagens no meu tempo. Enfim, Há 15 anos por aqui, mas estou achando mais difícil hoje, pois pago uma plataforma e não sei lidar muito com alguns instrumentos. Porém, considero difícil abandonar este relacionamento que considero saudável e alimenta meu desejo de trocas e interações consistente.
    Espero que tudo esteja transcorrendo por aí com presteza para o recomeçar. Bjs . Bom final de semana

    ResponderExcluir
  14. Tu texto es estupendo.
    Y coincido contigo en lo que dices.
    Es bonito y de agradecer dejar un comentario. Naturalmente, siempre con cariño y respeto. Y porque te gusta lo que has leído.
    Un beso, Tais y siempre mi aplauso para ti.
    Feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  15. Es una buena forma de mostrar tus trabajos, ya sea compartiendo poemas o como en mi caso de fotografías. Mirando los trabajos, de otras personas, también se avanza.
    Los comentarios siempre tienen que partir de la base de un respeto. Si particularmente no te gusta algo, no tiene por que insultar .Los principios de educación, hay que tenerlos en cuenta. Somos personas y eso lo tenemos que tener en cuenta.
    Que tengas un feliz domingo.

    ResponderExcluir
  16. Sobre los comentarios yo solo tengo una barrera para los artículos mas antiguos a los otros suelo eliminar alguno de que los dejan a modo de publicidad o ponen comentarios no muy adecuados.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  17. Gostei da crónica. Pessoalmente sei que há tempos deixei de comentar com qualidade. Tenho grande problema com os olhos, por vezes leio e não comento porque se o faço não consigo ler todos os amigos. Outras vezes faço um comentário breve mais como para que o/a autor/autora do blog saiba que a li. Infelizmente tem que ser assim. Por isso também dos quatro blogues que tenho, dois estão parados, um está a publicar semanalmente e o Sexta que foi sempre diário, aparece quando posso.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Elvira, não se preocupe, amiga, entendo você e só tenho a agradecer
      seu carinho e também suas leituras que vêm de anos! Mas agora você tem de se poupar, amiga. Cuide dos seus olhos.
      Beijos, meu carinho.

      Excluir
  18. Blogs, blogosfera, interações e muitos aprendizados. Gosto da troca de assuntos, acho terapêutico e cultural. Desde 2010 que estou fazendo parte e quantas pessoas queridas e com bons valores encontrei mundo afora.
    Boa postagem, Taís.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Taís, boas considerações sobre esse vício que é escrever e compartilhar via blogues. Eu comecei lá no início dos anos 2000, foi quando descobri os blogues e criei alguns durante os anos. Naquela época fiz parte de uma "confraria" de blogueiros que escreviam sobre temas políticos e teológicos. Foi um tempo muito interessante. Aprendi muito e acho que passei coisas interessantes também. à época criamos até um blog coletivo (cpfg.blogspot.com) "Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola" - sim, um nome bem pretensioso...rss Apesar da maioria dos que faziam parte desse blogue coletivos não escreveram mais ele continua no ar, e eu e mais um remanescente vez em quando publicamos textos lá.
    A maioria dos blogues que criei eu acabei deixando sem atualizar. Deletei meus dois primeiros blogues porque aconteceu um bug em alguns bloguesdo blogger e eu fiquei muito irritado porque não conseguia postar e acabei deletando. Passei anos sem escrever em blogue (migrei para o Face em 2010, se não estou enganado). Mas senti necessidade de voltar a esta comunidade e no início desde ano criei o meu "Crônicas".

    ah, nunca reparei nessa seta acima dos comentários.

    ResponderExcluir
  20. Olá Taís
    A blogosfera é mágica. Fiz muitos amigos por aqui. Alguns já conheço pessoalmente
    É sempre um prazer interagir com os amigos virtuais.
    Ótima tardinha.
    Beijinhos
    Verena

    ResponderExcluir
  21. Olá Taís
    Amei sua crônica sobre blogs.
    Na verdade eu escrevo ansiosa pelos comentários.
    Escrevo com vontade de me expressar.
    Amo me expressar através de poemas e de tudo o que sai de mim. Espero que eu encante meus leitores como me encanto com tudo o que você escreve, amiga.
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  22. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo este interessante texto que muito apreciei, e para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Taís
    Mais uma crônica boa de ler e comentar. Falar dos blog's é estimulante,porque estamos aqui e gostamos de estar, de ler e interagir com os amigos. É interessante ter amigos invisiveis e tão queridos. Cheguei por aqui em 2009 , já faz um tempinho bom. No início preocupava-me quando ninguém ou muito poucos comentavam , hoje é bem diferente,preocupo-me só quando alguns bons amigos não vem deixar um Oi Lis _não me importo com quantidade e sim com os que sinto falta quando não os vejo por aqui_ aprendi a senti-los, já que não os vejo. Tenho amigos que gosto muito e é por eles que não consigo ficar muito tempo longe .Sim ,Tais dedicamos o melhor de nós para agradar quem vem nos ver, gosto de fotografar e mostrar as paisagens , os lugares por onde viajo ,enfim o que vivo no dia a dia. E ,é muito bom acompanhar o que cada um faz nas suas vidinhas distantes. Amo muito os espaços aos quais sigo. Gosto de ser livre, ir quando puder, sem cobranças E, genileza é a a melhor parte. Sem gentileza ,impossível conviver. Moderar torna-se cada vez mais necessário porque vez ou outra ,(não é muito comum , mas existe)l, alguns comentários maldosos e insignificantes que podemos jogar fora... risos
    Sigamos, amiga _ com nossas conversinhas que são relaxantes e prazeirosas e quando elas pedem pausa a gente sente falta...
    Fica meu abraço e carinho

    ResponderExcluir
  24. E há comentários que são mesmo lixo, boçalidade pura.
    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís