9 de agosto de 2023

HOMEM E MULHER: ALGUMAS DIFERENÇAS...

 




      - Taís Luso de Carvalho

                            

Amizade entre mulheres é muito diferente da amizade entre homens. Falo do meu país - Brasil. Os homens saem juntos para jogar tênis, futebol, ir ao jogo torcer pelo seu time e também bebericar umas cervejinhas juntos, em busca de uma boa prosa. As mulheres entram numa cafeteria e pedem chazinho e uns docinhos para acompanhar a prosa.

A jovem adolescente, tem o hábito de  convidar a amiga para irem juntas ao banheiro do restaurante, do clube, etc. Lá, arrumam os cabelos, passam um batonzinho, dão palpite na roupa e também correm algumas fofocas sobre o pessoal.

As mulheres adoram indicar, às amigas, ótimos livros, receitas culinárias, remédios homeopáticos para tudo!  Já passei por isso com uma amiga que me enviou uma ótima dica homeopática. Mulher é mais preocupadas com a saúde. Vão juntas ao parquinho com a criançada, aulas de arte, teatro, cinema e palestras interessantes de algum Guru famoso ao visitar à cidade. E logicamente, pós-faculdade fazem seus mestrados, doutorados e seguem numa brilhante carreira profissional. Aí a coisa já muda.

Mulher vai ao hospital visitar a sogra e se oferece para acompanhá-la um turno; homem vai ao hospital - carregado!! Mas passa por cordial: foi; acertou as pontas com a sogra. Mas, fica louco para pôr o pé na rua e voltar  para ver seu time jogar.

A jovem, quando termina o namoro, tem a solidariedade da amiga, choram juntas, bah! Uma aconselha a outra e tentam deixar tudo na melhor situação, levando até um ramalhete de flores para ver o sorriso e a esperança da amiga.

O homem já vai soltando sua frase de efeito:

Pô, cara, deixa de ser veado, parte pra outra, ‘tá sobrando mulher no pedaço!’

Pois é, e tenta arranjar uma 'amiguinha' pro companheiro desolado sair do pranto.

Mulher adora Natal, se esborracha em colocar toalha de renda na mesa, enfeites pela casa, empurra o infeliz peru pra dentro do forno, cuida da sobremesa, guarnições, sucos, guardanapos e presentes para a turma inteira. Homem se encarrega das bebidas dos amigos para todos ficarem alegrinhos.

O bom para os homens é o Ano Novo, quando o protagonista da festa é o churrasco, a caipirinha e litros de cerveja a compartilhar. E vestindo um bermudão – dois números acima do seu, e aquela medonha sandália franciscana! Aqui no sul usam muita a pilcha, vestimenta típica do gaúcho. Aí tá bom. 

Homem é natureba, nada pode atrapalhar e nem apertar, entenderam? Tudo muito à vontade, enquanto a mulher se equilibra num salto alto e fininho...E não pode faltar o brinco. 

O que chama mais minha atenção, no quesito estética, é o desequilíbrio do visual de muitos casais em festinhas despojadas: a mulher veste uma calça jeans justa, blusinha legal, saltinho mais alto. O homem, sai com o tal bermudão horroroso, camisa regata e um enorme tênis que serviria num elefante. Mas pensa ser um luxo. Luxo total é ver um homem num alinhado terno, camisa e colarinho perfeito, gravata e um belo sapato! Ah...é uma festa no céu!

Mulher recebe as amigas com beijinhos, fricotes e elogios; homem recebe os amigos com muita simpatia e tapinha  nas costas :

E daí, canastrão, como tá essa força?

Ao oferecer o churrasco aos convivas, corta lascas da saborosa carne com um negócio que mais parece uma adaga, surgida na idade do Bronze. Sujeito viril, macho, encanta a todos e mostra sua destreza com aquela arma degoladora que deve ter andado por aqui, no Rio Grande do Sul, na Revolução Farroupilha de 1835.

Enquanto isso a mulher oferece várias saladinhas de tomate com rodelas em flor e uns galinhos de arruda. Como nosso país é  muito grande, há  outras variantes hilárias,  sem dúvida.

Mas todas as festinhas ficam ótimas quando aparecem a bela e a fera, caso contrário, não teria graça alguma. Ver e conviver com as diferenças é uma delícia! E, é nesse ponto que o equilíbrio se mostra presente. Nem tanto Mariazinha, nem tanto Paulão!

Mas digo: a diferença gritante que não gosto, é aquela coisa machista de que homem não chora... por que tirar a sensibilidade deles? Seria ótimo se os homens deixassem florescer mais a sua sensibilidade. Homem quando chora, emociona muito, a dor é tão verdadeira que nossa alma fica aos frangalhos. E choramos juntos.

E isso é culpa nossa, mulher educa o filho para ser meio bagual, aguentar mais facilmente os trancos da vida, mas com o passar dos anos, as mesmas mulheres cobram mais sensibilidade dos homens! 

Vá entender...









39 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Taís!
    Vou começar por aqui:
    "tapinha nas costas"... que coisa mais vulgar e sem sentido.
    Homem vai arrastado em muitos lugares, ou não vai, simplesmente...
    Eu tive uma tia que todos pensavam que ela era viúva, pois nunca a viam com ninguém. Ela se queixou comigo uma vez, tristonha.
    Tive dois filhos homens e eles choram sim. Um menos, mas também chora.
    A mãe está sempre para eles quando precisam...
    Seu post dá panos para mangas...
    A diferença pode resultar numa cumplicidade bem interessante, o que um não tem, o outro tem.
    O que emperra é o egoísmo, o não abrir mão nunca, o complexo de Gabriela...
    Vamos em frente. Haverá um par perfeito para cada um nem que seja no Céu.
    Homens e mulheres melhores, nem que seja no Céu...
    Suas crônicas são sempre muito bem construídas e com mensagens propicias.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Rogério V. Pereira19:04

    Homem, prosa
    Mulher, poesia
    Né?

    ResponderExcluir
  3. Aplaudindo daqui!
    Acho muito bom que existam as diferenças! Seria uma chatice se todos, homens e mulheres fossem feitos iguaizinhos...Uma monotinoa, semgraça... Concordo que sempre nem tanto ao céum, nem tanto à terra... Lindas tuas colocações! beijos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  4. Prezada Taís,
    Minha mãe era uma general tão dura, uma trabalhadora. Ela lhes fornecia ótimas refeições e os amigos eram sempre bem-vindos para comer com eles. Entregar refeições aos pobres e viúvos, mas sem toques "suaves" ou demonstração de emoções.
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  5. Taís querida,
    Ciostumo dizer que sou muher
    com alma de homem,
    pois apesar de amar ser mulher
    e de não querer de jeito nenhum ter
    nascido homem, eu adoro a praticidade
    deles e tenho muitas por prática.
    Adorei ler e me deleitar
    com tudo tão bem exposto.
    Antes que me esqueça,
    hoje conheci uma mulher que
    já de idade e viúva ha 15 anos
    vai casar no mes que vem e volta para
    o sul, de onde é, e vai exatamente
    para pertinho de sua Porto Alegre,
    Falei de Você pra ela e ela ressaltou
    que ama a terra de Vcs.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  6. Buena reflexion te mando un beso.

    ResponderExcluir
  7. As mulheres dizem umas às outras que estão lindas, magras, maravilhosas.
    Os homens dizem um ao outro que estão feios, gordos, velhos.
    Quem é o sincero???? :)))))
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brincadeira de homem é assim, um estilo, carinhosos.
      Nas mulheres...menos, quando o elogio é muito grande
      o santo desconfia! 😄😅😅
      Beijo

      Excluir
  8. Não pude deixar de me rir com a sua crónica, não só pelas diferenças que indicou, mas da forma como escreveu. Gostei muito. É certo que temos que viver com as diferenças e o mais importante é que cada um se sinta bem no papel que desempenha, mesmo que esteja ridículo.
    Tudo de bom, minha Amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Ahahaha! Adorei esta sua Crónica, querida Taís. E acertou em cheio.
    Tanta diferença, não é verdade? E somos assim, fazer o quê?
    É o concerto do mundo, numa sinfonia que diria, maravilhosa.
    Completamo-nos, cada qual com a sua idiossincrasia.
    Tenha uma bela quinta-feira junto à família.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  10. Taís, você esmiuçou as peculiaridades de cada um e me arrancou algumas risadas!
    Podemos melhorar em alguns quesitos, os homens em outros, mas eu gosto dessas diferenças que se complementam, penso que seria chato se fôssemos idênticos em nossos comportamentos!
    Um beijo
    ana paula

    ResponderExcluir
  11. "...saladinhas de tomate com rodelas em flor e uns galinhos de arruda."??? Arruda? Na salada? Essa eu desconhecia... rsrs.
    Bom dia, Taís.
    Realmente, as diferenças são muitas e gritantes. E muito bem descritas por você. Talvez ainda sejam resquícios lá do tempo das cavernas, onde a natureza moldou cada um para uma função diferente. Mulheres para a procriação, e homens para o provento e proteção. O que acontece é que, junto com a evolução física, veio também a intelectual, e com esta última, o egoísmo e a opressão, tanto física quanto intelectual de machos sobre fêmeas.
    Somos diferentes sim, e muito, mas precisamos nos completar, pois essas diferenças existem justamente para isso. As qualidades e defeitos da raça humana não caberiam todas em um único indivíduo. Ninguém é melhor do que ninguém. Mas, tenta enfiar isso na cabeça do tal humano!
    Frases famigeradas que eu detesto: "Fez errado! Tinha que ser mulher!" e "Homens são todos iguais! Nenhum presta!". Enquanto essas frases continuarem correndo por aí, jamais chegaremos a algum lugar. Infelizmente. A generalização só piora as coisas.
    Já quanto às roupas, te adianto. Detesto bermudão e sandália. Não uso nem por decreto... rsrs.
    Minha amiga, por onde anda o Sant'Anna? Aconteceu alguma coisa que o fez se afastar? Se aconteceu, espero que não seja nada de ruim.
    Grande abraço, minha amiga, e parabém pela crônica cirúrgica.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcio! rsss, sim, o aroma é forte e de gosto acentuado, e há quem não goste!
      A arruda é uma planta tão aromática que pode ser utilizada para temperar saladas e vários assados, além de fazer chá 😄. É que tem vários tipos de arruda, e são usadas para vários fins, rica em simbolismos através da História e usada, também, para uso medicinal.
      Pois é, o nosso querido amigo Santana, vou procurar saber.
      Abraços com folhinhas de arruda, amigo! rsss

      Excluir
  12. Como nos dices al final creo que esas diferencias son fruto de la educción que se nos ha dado desde tiempo inmemorial de cual es el rol de cada uno. Creo que poco a poco esta cambiando y eso quizás lo veas en tus hijos varones que realicen tareas que años atrás solo realizabais las mujeres.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. Afortunadamente, parece que algo va cambiando todo.
    Pero, sin duda, tu escrito refleja mucha verdad en los comportamientos.
    Lo has descrito muy bien.
    Un beso, Tais. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo16:30

    As diferenças tinham que existir para evitar a mesmice e dar mais sentido a vida. Belíssima crônica Taís. Parabéns!

    Beijos e muita paz e saúde para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  15. Unas diferencias, que no tiene que perturbar la convivencia de ambos sexos.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  16. Deliciei-me a ler o seu texto. Tudo verdade. Aqui em Portugal não anda longe desse retrato. Mas que seria do mundo sem as diferenças?!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Bom diaTaís,
    Que crónica excelente que me deu tanto prazer ler com a sensação de estar visualizando o que com tanta clareza e veracidade, ia escrevendo.
    É mesmo como afirma e essas diferenças são bem abismais.
    Um texto escrito com muito talento e com seu quê de humor.
    Adorei simplesmente.
    Parabéns pela sua narrativa tão talentosa.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailike

    ResponderExcluir
  18. Olá, amiga Tais,
    Crónica muito interessante, que expõe a nu a realidade dos dois géneros. Todavia, há excepções. Há homens sensíveis, afáveis, prontos a ajudar, que não ligam nada ao futebol. Como há mulheres rudes, insensíveis, egoístas, enfim...
    Há de tudo um pouco tanto no homem como na mulher. Pelo que conheço, como é óbvio. Cada país tem as culturas e tradições, naturalmente.
    Gostei muito de ler esta sua crónica.
    Deixo os meus votos de um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Querida Taisamiga
    Viva! Já to disse, através dum «imilio», como fiquei feliz por saber que, FINALMENTE!!!!!! o meu «Crónicas das Minhas Teclas» apareceu. Por onde terá andado o safardana? Terá dado a volta ciclística ao Brasil? Terá sido raptado (durante um longo tempo) por quem?
    Bom, agora vamos ao tema que escolheste: «HOMEM E MULHER: ALGUMAS DIFERENÇAS...». Pouco há mais par escrever pois trata-se dum assunto que tem ramificações até lendário-biblícas: Adão, Eva, a Serpente, a maçã e o Pecado (da nudez) Original.
    Aqui entre nós, para que mais ninguém leia, conto-te uma anedota sobre o assunto. «Qual é a diferença entre o Homem e Mulher?» Não sabes? É fácil: A «diferença entre o Homem e a Mulher é que a diferença... ENTRA!!!!😂😜😍😁😊😊😊

    ResponderExcluir
  20. Uma vasta viagem pela natureza humana com suas variantes. Uma crônica bem dentro do que vemos e vivemos ainda presos à pensamentos e ações estereotipadas. Mas fica a reflexão sobre a sensibilidade humana que diferencia os seres e assim entre as exceções vamos tolerando e ou suportando certos comportamentos nas relações.
    Que hajam diferenças, mas que haja uma moderação e tolerancia deixando aflorar uma sensibilidade.
    Um belo fim de semana amiga.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  21. Querida Taisamiga
    Estragas-me com tamanho mimo. Nunca me tinham feito tamanho «tagaté» (como vocês dizem)!
    Beijos💋💋💋💋💋💋💋💋 & queijos de Alenquer
    Henrique (todo babado)

    ResponderExcluir
  22. Ahh Tais, como gostei da sua crônica ! me fez rir de quase tudo _ as diferenças são grandes mesmo até nas emoções_ as mulheres são mais emotivas e podem chorar em qualquer lugar_o homem só no escondido e olhe lá , isso faz deles seres mais racionais e nem sempre essa dureza funciona . Chorem, homens! vão ver como lágrimas lavam essa nossa alma ... Quanto ao vestuário nem tanto assim Taís, eles também são vaidosos ( só evitam demnostrar) , e alguns são bem charmosos , voce sabe ! risos Nas festas a mulherada gosta muito de fofocas enquanto eles não., e é bem feio homens que falam da vida alheia isso só nós podemos , não é ? Enfim, viva as diferenças ! essa desemelhança é que faz a beleza dos pares.
    Um abraço e bom domingo, amiga

    ResponderExcluir
  23. Gostei e ri muito com o seu texto bem humorado :

    Realmente, existem casais que chamam a atenção pela disparidade de vestuário....

    Minha amiga, a nossa sociedade machista é péssima para a Mulher, mas também é má para o Homem , porque o encerra em padrões fechados e determinados desde o início. Lamentavelmente, ainda existem mulheres tão alienadas que colaboram nesta castração .

    Querida Taís, beijinho carinhoso e boa semana :)

    ResponderExcluir
  24. Generalizações à parte, a sensibilidade tosca de grande parte dos homens se impõe, bem como aqui escrito. Já passou da hora de mais refinamento e polidez para meio mundo de ogros deseducados.

    Dias bons.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  25. A diferença é gritante... embora haja exceções.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Boa semana, cara amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo está excelente crónica que muito gostei, e desejar uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Taís.
    A diferença é gigante, mas é assim mesmo.
    Achei a sua crónica deliciosa e cheia de humor.
    Tenha uma semana abençoada e cheia de alegria.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, Tais
    Ótima crônica, somos bem diferentes, os opostos se atraem, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  29. Boa crônica Taís.
    Acho que minha família veio com diferenças rsrs, os homens são ou foram sensíveis, choravam por tudo a até adoram um drama, e as mulheres fortes, jamais choravam na vista de ninguém, os homens da minha família em vêz de trabalhar viviam de fofocas e as mulheres nunca tiveram tempo pra isso rsrs. Os homens ( meus irmãos falecidos e o que está vivo demora horas para se arrumar, só anda parecendo quê vai pára alguma reunião e as mulheres me incluindo amo chinelo e roupas básicas. Acho que pegamos o exemplo da nossa mãe que era mas rígida do que meu Pai Militar. Não lembro de ver minha mãe chorar, já meu Pai chorou nos meus braços ao lembrar da perda de uma irmã minha de 1 ano. As diferenças realmente existem. Graças a Deus minha filha puxou mas a materna , é mulher com atitude diferencial, não gosta de muita amizade, não sai em grupos, não se veste por moda, mas o quê lhe é mas confortável. Para ter noção da diferença dos homens e mulheres da minha família, os homens sabem cozinhar é as mulheres não gostavam, é por aí vai as diferenças rsrs. Com a exceção do pai da minha filha quê logo aprendeu a lidar com mulheres independentes e diferentes . Feliz fds para vocês.

    ResponderExcluir
  30. Adorei a comparação, uma crónica absolutamente brilhante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Olá, amiga Tais,
    passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Taís:
    sí, en el comportamiento cotidiano, hay muchas diferencias entre la forma de ser de las mujeres y de los hombres. Me veo identificado en muchos momentos que narras.
    Salu2 e ótima semana.

    ResponderExcluir
  33. Diferenças que trazem alguns conflitos, mas que monotonia seria se tudo fosse igual. Não gosto do machismo nem do feminismo no sentido do exagerado. As diferenças biológicas de macho e fêmea trazem aos gêneros peculiaridades. Homens e mulheres possuem diferenças bem marcantes, tanto anatomicamente quanto fisiológica e geneticamente.
    Igualdades de direitos isto sim não são mais concebíveis.
    Sua crônica retrata muito bem os comportamentos que se diferem.

    ResponderExcluir
  34. E vivam as diferenças! Este texto está fantástico! Impossível não o percorrer sem um sorriso de orelha a orelha, perante tão assertiva análise!
    Um beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís