14 de abril de 2024

O SILÊNCIO QUE INCOMODA


   

                      -Tais Luso de Carvalho


     Não faz muito que escrevi uma crônica sobre as pessoas que não escutam, que só querem falar, falar... É difícil encarar esse tipo de coisa, mas também existe um tipo de silêncio que é devastador, terrível!  Achar o meio-termo numa conversa é uma arte.

Geralmente as pessoas falam coisa com coisa, mas outras soltam o verbo aos trambolhões e não dizem nada. Mas cheguei à conclusão de que na maioria das vezes o melhor são os que falam, seja de uma maneira ou de outra. E nestas circunstâncias, a gente acaba dando o desconto para certos exageros.

Existe um certo silêncio que é dureza, constrange. Pessoas trancadas, que não falam, desprovidas de sociabilidade nos deixam  numa saia justa.  Nada pior do que um silêncio inquietante entre vivos.

Deparar-nos com alguém que mora num casulo é pesado. Desconcertante. O  sacrifício é muito grande pra morrer na praia. Não houve empatia? Nunca haverá. Não há mais paciência para ser condescendente com alguns problemas que me rodeiam. É ótimo interagir, sermos agradáveis e educados. 

Não é raro, encontrarmos pessoas que falam com eloquência, que o assunto flui fácil, com entusiasmo, com ideias, com simpatia. Achamos que a pessoa é estupenda, o rei da oratória. Sentimos na hora uma pontinha de inveja, mas uma inveja boa, agradável; aquela inveja que nos leva a querer falar igual e não em exterminar a criatura. Essas pessoas são abençoadas por terem esse dom, são agradáveis de conviver.

Já ficou lá atrás, nossa fase de apenas grunhir. De lá pra cá começamos a articular outros sons, formar palavras,  transmitir ideias e sentimentos: falar  de nossas coisas, de nosso trabalho, de nossa família, de nossas férias, de cultura, de nossas necessidades. Falar, trocar ideias e se interessar em ouvir os outros, também. Uma troca.

Dentre tantos motivos das pessoas escreverem na Internet, um é esse: você diz tudo que quer sem ser interrompido. Aí tá bom. Você escreve sobre tudo, expõe suas ideias,  diz o que gostaria de ver ou de não ver; fala de política, de esporte, de religião, da vida. Acho delicioso poder dizer o que se pensa - sem ofender -, seja da forma escrita ou falada. Mas sem dúvida que a forma escrita nos traz paz.

Mas, ao vivo a coisa é diferente: tem de haver interesse e sintonia.  Conversar é uma troca. 

Porém, hoje mudei de lado: por que aguentar uma situação desconfortável por muito tempo?  Acho que pessoas  antissociais não  precisariam passar por tais sacrifícios. Quem sai de casa tem de ser um pouco sociável. Ou não vá em certos ambientes.

Então, dado a muitos episódios desagradáveis que já passei, creio que mudei de opinião: se não houver o meio-termo, prefiro alguém que matraqueie!

Juro que terão meu perdão! 

E minha simpatia.











49 comentários:

  1. Sentado com um robô??
    Não, obrigado.
    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  2. passando para desejar uma linda e feliz semana bjs saude

    ResponderExcluir
  3. Conheço esse silêncio que incomoda. Gosto de uma boa conversa. Entre pessoas amigas é uma coisa natural. Mas às vezes deparamo-nos com pessoas que não sabem ou não querem conversar e isso torna-se pesado. Eu fico sem saber o que dizer quando me acontece. A socialização passa pela troca de ideias. Mas há silêncios que são bons . Melhores do que muitas conversas. Mas esses só acontecem na cumplicidade dos verdadeiros amigos.
    Tudo de bom, minha Amiga Taís.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eu também não gosto de conversar com falsos mudos ou com falsos autistas. Em ambos os casos só há monólogos...
    Preferir o menos mau é sempre o melhor...
    O problema é que não somos nós quem escolhemos.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, querida Taís
    Ri-me com a aquela de que já passámos a fase do grunhidos. De vez em quando penso nisso. Como terá sido? As primeiras palavras, o esforço para se entenderem,
    para não entrarem em confronto ou entrando? A nossa evolução é uma coisa linda,
    com todos os altos e baixos. Hoje poderemos não ter controlo sobre a nossa forma
    de expressão, mas ao fim e ao cabo falando é que a gente se entende. Mas o silêncio também faz. De vez em quando é preciso.
    Desejo-lhe uma óptima semana, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  6. BAH...É terrível! Múmias!!!
    Parece temos que puxar com um desentupidos de pia...AFFF!
    Melhor sempre o meio termo,equilíbrio!
    Linda semana!
    beijos, chica

    ResponderExcluir
  7. Depois de longa pausa, estou retornando as publicações
    e a leitura. Aliás muito expressiva sua publicação.
    Tenho uma sugestão de leitura no meu blog.
    Sua opinião me interessa, vou convidar o Pedro Luso também.
    Cordial abraço do amigo ChapeSamma

    ResponderExcluir
  8. Prezada Taís,
    Bem, os silenciosos não são agradáveis de lidar, mas ainda assim muito melhores do que aqueles que apenas chocalham. Muitas vezes esses querem ouvir a si mesmos, mas na verdade eles têm muito pouco para transmitir aos outros...
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  9. Rogério V. Pereira11:42

    Oportuno tema
    Excelente texto
    No Portugal algarvio quando há gente que fala, fala e fala, diz-se estarem em grande "algaraviada"
    Umas vezes dizem muito
    Frequentemente não dizem nada...
    Para mim, o silêncio traz sempre uma palavra dentro (nunca é mudo)
    Umas vezes as palavras são de reflexão
    Outras estão relacionadas com surdo

    Beijinho bem sonoro

    ResponderExcluir
  10. Os silenciosos, fechados e avessos a troca de diálogos em eventos sóciais, talvez só costumem ir pelo bom vinho e canapés. rs

    *Ótima semana* bjoss

    ResponderExcluir
  11. Olá Taís
    Tudo bem?
    Mais uma excelente crônica
    Eu ainda prefiro quem matraqueie...rs
    Não gosto daqueles que entram mudos e saem calados.
    Tenha um excelente semana
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  12. Olá, amiga Taís,
    Saber conversar não é para todos efetivamente. A conversa tem que ter um mote, um contexto, para os intervenientes poderem interagirem com elegância e respeito pelas outras opiniões. O mutismo é de facto terrível. Nunca sabemos o que está por traz do mesmo.
    Mais uma excelente crónica que gostei bastante.
    Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde de Paz, querida amiga Taís!
    "Nada pior do que um silêncio inquietante entre vivos."
    Há um silêncio assim mórbido da indiferença que mata em vida sobretudo vindo de quem não esperamos...
    Pelos motivos que bem expôs acima, se diz que só se conhece bem quem convivemos de fato.
    No relacionamento de casa, se tem uma ideia do ótimo que será socialmente ou não o ser humano.
    Creio que se possa dizer o lado bom do matraqueiro no bom sentido se não muda como camaleão em todos relacionamentos.
    Escolher ser de um jeito para agradar ao elitizado por nós também não seria convenienge apesar de que sabemos ter dentro de casa, muitas vezes, alguém não dialogável nem simpático.
    Haja coração!
    Gosto muito das suas reflexões. Mostra os dois lados do tema.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  14. Si que hay mucha gente que habla sin parar no dejando que metas tu opinión y cuando lo intentas te suelen cortar. Algunos dicen menos hablando sin parar que los que les replican con un silencio.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Sim, silêncio é constrangedor. É bem desagradável estar com pessoas monossilábicas, pois " acabamos morrendo na praia", rs,rs .Por outro lado, considero cansativo quando a pessoa fala emendando um assunto no outro e sem diálogo. Não tenho muita paciência. Gosto de interagir, falar, escutar , desenvolver uma troca mesmo que seja até para se dar risadas. Boa noite, Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Olá Taís
    É muito bom falar sem ser interrompido.
    Há muita gente que eu conheço que não me deixa falar.
    Mas ainda sim, concordo com você: prefiro a tagarelice do que
    uma pessoa que não dá opinião nenhuma e não prossegue com a
    conversa.
    Amei sua crônica amiga.
    Tem toda a minha admiração.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Hay personas que somos tímidas y es feo cunado hay un silencio incomodo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Taís
    Ótima crônica, é muito agradável as pessoas que interagem de forma sábia, o silêncio profundo é muito ruim, bjs querida.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Taís, obrigado pela visita lá no meu "as crônicas do Edu". Esse tema é de fato, abrangente. Somos seres feitos para falar, comunicar, interagir. Porém, entra aí um fator chamado "personalidade". Alguns são mais falantes, outros, mais calados. Dizem que as mulheres falam mais de 4 mil palavras ao dia do que os homens...mas conheço alguns homens tagarela!!
    Eu sou bem melhor escrevendo do que falando, e olha que já dei aula e já fiz palestras em igrejas, mas me sinto muito melhor escrevendo do que falando.
    Por fim, como é bom estarmos entre amigos com uma conversa boa rolando, havendo trocas e interações!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem - vindo ao Blog, Eduardo,
      muito obrigada pela presença!
      Uma boa semana.
      Abraço.

      Excluir
  20. É como aquela máxima: 'nem tanto ao mar nem tanto à terra ', a moderação é bem mais aceitável.,Taís. Com tagarelas ,não tenho espaço. E, os silenciosos (há os que gostam de ouvir) ,mas precisam aprender a falar e que todos se entendam numa reunião de condomínio :)) pelo menos. Fora isso, entre amigas e amigos o bom é cada um tagarelar a vontade_ se quiser silêncio nem vá ,por fazor !
    Um abraço grande ,Taís
    Gosto sempre do seu cotidiano, em crônicas.

    ResponderExcluir
  21. hay silencios callados y que miran en una misma dirección ...pero cuando
    estos de prolongan y van a ninguna parte Tais si que incomodan pues algo
    deben silenciar es un bello relato para meditar , estimada amiga , Tais os
    deseo una muy feliz semana ,un fuerte brazo .jr.

    ResponderExcluir
  22. Julgo que também fiz esse seu percurso...
    Excelente crónica.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  23. Tais, excelente crónica, es feo cuando hablas con alguien y parece que estas hablando solo porque del otro lado solo hay silencio.
    Hablar lo justo y necesario, sin palabras que ofenda y saber escuchar es lo ideal para mi.
    Me encanto tu post
    Cariños y besos

    ResponderExcluir
  24. Un tema muy interesante el que traes a nuestra consideración.
    Me incluyo en el grupo de los que hablan mucho. No puedo evitarlo. Es mi manera de ser. Comprendo que a veces sea molesto escucharme. Claro, que en Internet como bien dices me explayo a mi manera...jejeje.
    Pero me incomodan mucho esas personas un poco hurañas que no les gusta hablar ni relacionarse con nadie. A veces, es simplemente timidez.
    Son maneras de ser de cada cual.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  25. Querida Tais, gostei muito da tua narrativa em tom de conversa. E eu ouvi-te, acredita.
    Quase desapareceram as longas, boas, enriquecedoras, desafiantes conversas com familiares, amigos e conhecidos. Conversas de olhos nos olhos, emotivas, com tom e silêncios, em que se compartilhavam experiências e pedaços da vida.
    Vivemos num tempo em que a escrita substitui a oralidade. Um tempo em que menos nos vemos e mais dialogamos com palavras que não saem da boca. Tudo pode ser verdade, tudo pode ser falsidade.
    Enfim, celebremos as palavras trocadas com pessoas boas, que nos ensinam a ser melhores pessoas.
    Beijo, amiga querida. Um feliz restinho de semana.

    ResponderExcluir
  26. Queridaaaaaa!
    Dei boas risadas contigo te lendo. Realmente conversar é troca, cada vez mais raro hoje em dia porque as pessoas não gostam mais de ouvir. Sabe que eu acho que a internet tem muita responsabilidade nisso? Sim, porque justamente o fato de hoje em dia a gente poder escrever pra tudo que é lado e ser esta uma ação unilateral, então parece que as pessoas perderam a ideia de que em conversa tudo que não pode é ser uno.
    Adorei o tema que você trouxe.
    Beijo, beijo no coração e obrigada pelo carinho no meu blog.
    She

    ResponderExcluir
  27. Siempre he pensado que saber escuchar es difícil.
    Pero , efectivamente , hay silencios que resultan demasiado.incómodos.
    Prestar atención y participar es muy importante para que exista un buen diálogo.
    Me encantó tu estupenda reflexión.
    Un beso , Tais.
    Muy felices días.

    ResponderExcluir
  28. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Obrigado, Taís. Já passei (passo) por cada uma das situações descritas na tua excelente Crónica, mas quero apenas acrescentar que a minha falta de coragem (muitas vezes) não me deixa ser rude com os interlocutores e dizer: CALA-TE!
    Ou não serão falhas de coragem?...
    Excelente!
    Parabéns, Taís.



    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Taís querida.
    Hoje já normalizando meu dia a dia
    estou m permitindo começar o dia de sábado
    lendo e comentando nos blogs que
    amo, como o seu por exemplo.
    Agora já na nova morada estou usufruindo e
    refletindo ao som do mar,.
    Seu texto me reporta a uma experiência
    recente. Sou da opinião que se a pessoa é de ficar
    quieta que fique. Se ela é de falar, que fale.
    Desde que respeito o limite dos outros.
    Eu sempre me mantenho atenta: ouço ou calo.
    Uma dessas pessoas que falam e despejam
    suas opiniões e necessidades, me alugou por
    muitos anos, achando que eu não tenho personalidade.
    Eu sempre a deixei falar, pois me parece uma pessoa
    que tem na mente uma nuvens dessas de temporal.
    No meio da turbulência da mudança ela ignorou
    minha falta de tempo e minha condição de estar
    sem tempo e ocupada tomando decisões cruciais
    para minha vida na transição e se voltou contra mim,
    só que como eu não podia ouvi-la de forma presencial,
    ela soltou o verbo no whatsapp, como temos 2 netas
    em comum eu a tinha como contato para
    emergência. Conhecendo a pessoa, eu não li,
    não ouvi os áudios e simplesmente a ignorei.
    Como não moramos mais no mesmo bairro
    (Graças a Deus e até nisso Deus cuida da gente)
    não darei a ela mais nenhuma oportunidade de
    falar sobre nada e sobre ninguém, ela simplesmente
    está fora da minha vida. Ainda temos e teremos as
    duas netas em comum, mas ela nunca virá até
    onde me mudei e eu não dirijo para levar as
    netas até ela. Então agora, é vida que segue.
    O que tem isso a ver com seu texto?
    Tudo, pois há limites: para falar e para ouvir.
    Sabe como ouvi essa pessoa falar e falar por anos a fio?
    Eu ligava uma teclinha do escutar por um ouvido
    e sem filtrar deixar sair pelo outro.
    Mas como cada coisa no seu tempo, o dela
    falar comigo: expirou.
    Adorei ler me fez muito
    bem como sempre.
    Feliz fim de semana querida!
    Bjins e desculpa a missiva, mas
    seu texto provoca essa reação
    terapêutica na gente.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  31. Tais, gosto sempre de ler as suas crónicas, mas hoje adorei particularmente esta, pois realmente saber conversar é uma arte. Entre as pessoas que não falam nada e os que falam muito (por vezes até demais), prefiro estes últimos. Desesperam-me aqueles que apenas marcam presença física, mas ficam completamente mudos.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  32. Tais preciosa entrada, es lindo hablar
    Y ser escuchado, el silencio me incomoda.
    Bella cronica la de hoy
    Abrazos y besos linda , que tengas
    Un bonito fin de semana
    .

    ResponderExcluir
  33. Olá querida Taís!

    Mais uma crónica sua que gostei muito! Não falha 😄
    Por vezes também dou por mim a pensar essas coisas, mas não há que enganar. Cada um tem a sua personalidade. Não obstante, acho que devemos todos procurar por ter uma versão nossa mais agradável perante os que estão à nossa volta!

    Abraços! Um bom domingo 🤗

    ResponderExcluir
  34. Sim, antes quem nos cansa de tanto falar sem sequer nos dar espaço do que quem se encerra num mutismo incómodo.

    Porém, o melhor mesmo é o equilíbrio. Embora isso nunca seja muito fácil.

    Querida Taís, bons sonhos e excelente fim de Abril :)

    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  35. Olá, amiga Taís
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Cuando nos encontramos con personas que no dejan de hablar y en lugar de entablar un diálogo con ellas todo se reduce a un monólogo, para mi entender es desesperante.
    De igual forma me ocurre en el caso opuesto, cuando te encuentras con una persona hermética a la que hay que sacarle las palabras a cuentagotas...
    Lo ideal sería dejar espacio para cada interlocutor, pero eso también es un arte y no todos lo dominan.
    Amiga mía, me decido por escribir, lo único que puede ocurrir es que no nos lean.
    Yo sí que te he leído y me ha gustado tu entrada.
    Cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  37. Reli e continuei a gostar da sua crónica.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  38. Amiga Taís,
    Se as “armadilhas” existem na vida social, certamente alguém as preparou para nós. Gosto muito de aforismos e ditados populares, mas, fico chateado com clichês, porque, nem quem fica calado tem razão e nem quem fala demais “dá bom dia a cavalo”. Como tu bem mencionaste, se houver meio-termo, estaremos sempre a um passo de compreender os tímidos e os “tagarelas”.
    Beijos e que São Jorge te proteja, inerente à fé que professe!!!

    ResponderExcluir
  39. Querida Tais,
    Os extremos são sempre complicados, quem fala demais ou de menos de certa forma causa algum tipo de problema. Quem não se posiciona acaba sendo engolido pelos falastrões e quem fala demais pode acabar levando muitas invertidas pela sua metralhadora vocal. O certo é sempre ter bom senso, saber conversar e não ser indelicado ou deselegante, algo raro de se ver hoje em dia. Adorei o seu texto.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  40. Tais, te deseo un hermoso dia.
    Cariños y besos linda

    ResponderExcluir
  41. Muy interesante
    Feliz día
    SALUDOS.

    ResponderExcluir
  42. Olá querida Tais! Sua reflexão sobre a comunicação e o silêncio é perspicaz, destacando a importância do equilíbrio na arte de conversar. O silêncio pode ser tão impactante quanto as palavras, e a interação social é essencial para uma troca significativa. A escrita oferece um espaço para expressão sem interrupção, mas é na conversa cara a cara que encontramos a verdadeira conexão. Admiramos aqueles que falam bem e nos inspiram a melhorar nossa própria comunicação. No fim, você valoriza a expressão verbal sobre o silêncio desconfortável, preferindo a companhia daqueles que se comunicam, mesmo que de forma exagerada. Gostei imenso, assim, como sempre aprecio suas crônicas. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  43. Minha cidade é bem barulhenta. Graças a Deus. O silêncio me rompe os tímpanos. kkkkk
    Um beijo para a senhora, dona Tais.

    ResponderExcluir
  44. Gostei da sua visão. Muito embora não suporte muito a tagarelice, lendo-a percebo como algumas vezes ela seja preferível ao mutismo.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  45. Querida Tais, fiquei muito feliz por vê-la em meu blog, agradeço pelo seu carinho , no tempo em que estive afastada daqui.
    Sua crônica é excelente, mas às vezes, o processo de comunicação, nos deixa de saia justa, não é mesmo?
    Em relação à comunicação, eu gosto de uma boa conversa, mas escapo logo se não me agrada e se transforma em conversa fiada. Há aqueles que falam, falam e não nos deixam tempo nem para responder, eu ainda não aprendi a me comportar, fico estressada e me afasto, rs. Suas crônicas são sempre de excelência. Parabéns! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  46. Hola querida Tais pase a saludarte, que tengas un bonito día.
    Abrazos y besos linda

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde, voltei para convidá-la para a Segunda Roda de conversa , Passagem. Deixo aqui o link: https://pensandoemfamilia.com.br/biblioterapia/2a-roda-de-conversa/

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Taís,
    Mais uma bela crónica.
    Na verdade escutar uma pessoa que não deixa falar o outro, não é agradável.
    Mas quando o silêncio impera também se torna uma monotonia.
    O meio termo, como diz, seria o ideal.
    Eu aprecio o silêncio, sabendo que estou acompanhada.
    Não gosto mesmo é de estar só;))!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Emília

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís