17 de dezembro de 2023

UMA REFLEXÃO SOBRE A VIDA

 

Rio Guaíba - Porto Alegre RS / Brasil


                                              UMA REFLEXÃO SOBRE A VIDA

                                     - Taís Luso de Carvalho


      Não sei qual a razão, mas quando rimos sem travas, brota em nosso rosto toda a alegria do mundo.  Quando somos acometidos de um ataque de riso, daqueles difíceis de parar, e quando percebemos que a "coisa" disparou, mais rimos. Pode ser constrangedor, mas delicioso.

Porém, quando emergimos de uma grande tristeza, vem um choro sentido, e tudo se torna tão dramático que mais parece o fim dos tempos. O fim do mundo. Tapamos o rosto com as mãos, procuramos esconder as lágrimas, tentando esconder as nossas profundezas. Mas assim somos: rimos escancaradamente, mas choramos com constrangimento. Dói mostrar a dor que por hora sentimos. Parece que algumas dores vêm para humilhar. Para acabar com nossa autoestima.

Mas certas emoções são tristemente lindas. Os poetas sabem disso, e nos tocam muito colocando em versos as tristezas e agonias do mundo. Nossas emoções também se fazem presentes através da música. Umas nos remetem à euforia, mas outras, à introspecção - momentos mais contidos. E ao escutá-las sinto-me enternecida e tomada por um sentimento que me eleva, momentos só meus. Não escuto música com o objetivo de me alegrar, não sou triste. Mas minha alma pede melodias que me sensibilizem, que me afaguem, que me deixem tranquila.

Fantasie, de Chopin tornou-se um suporte para minhas dúvidas, minhas indagações perante o desconhecido. Beethoven, Vivaldi, Mozart, Bach e tantos outros me completam.

Vim para frente da tela escrever um texto diferente desse, mas escutando Adeste Fidelis, Nessun Dorma, as Ave-Marias de Gounod, de Shubert, de Donati, dei uma volta, e não saiu o texto que tinha em mente. Travei. Essas melodias me fazem perceber o quanto pequena sou diante de tanta complexidade nessa imensidão em que vivemos. São nesses momentos que esqueço das maldades do mundo e penso na genialidade humana, das maravilhas de que somos capazes. E por tudo isso, já bate uma saudade do tempo, bate uma saudade da minha outra metade que o tempo já levou.

São nesses momentos, de plena sintonia, que penso o que não deveria pensar: gostaria que tudo parasse, e que nossas vidas não fossem finitas. E lamento termos nascido com essa cruel percepção de finitude. E essa agonia só acontece conosco, porque somos os únicos racionais.

Lembro do último ano de vida de meu pai, homem de uma fé inabalável, e lembro do dia que o encontrei chorando…

– Paizinho… se sabes para onde vais, e que o Paraíso é maravilhoso ao lado de Deus, por que choras, pai?

– Choro por deixar vocês, filha...

E choramos juntos; fiquei sem saber mais nada. Na época, eu não tinha a noção do que seria uma perda desse porte.

Mas, enfim, nada temos a fazer a não ser lutarmos pela felicidade, enquanto a vida perdurar. É o mínimo que temos a fazer.


____________________________________

( edição 2016) 

Boas Festas a todos os queridos amigos e leitores, que o Novo Ano - 2024 - traga a todos nós muita saúde,  paz e felicidade! Meu carinho e um abraço a todos!




 Adeste Fideles / por  Helene Fischer 





__________________//_________________




52 comentários:

  1. Bom domingo de Paz, quetuda amiga Taís!
    Não tem ideia de como precisava ler algo assim no meio da noite onde normalmente já estou no sono ferrenho, mas ainda não justamente porque hoje foi, excepcionalmente o dia de chorar... acontece.
    "Não que seja trier"... Só um dia em que 'estou' triste.
    Amanhã será novo dia e, com certeza, não cobrirei meu rosto.
    Iniciei bem feliz até, mas vêm certos fatos subitamente que só lavando a alma para recuperar o bom tom do rosto e do coração.
    Domingo é o dia em que escuto muita música boa. Lavo a alma.
    Os clássicos que mencionou aqui e outros ritmos alegres.
    Sabe, querida, pai me lembra saudade gigante...
    Natal era ele o centro da família.
    Por ele, a festa acontecia...
    Agora, um a um se foi...
    Que o Menino Jesus, no seu Natal nos encha de esperança de dias mais bonitos sem guerras!
    Mais uma bonita crônica com o toque bonito pessoal que sempre dá.
    Tenha uma semana pré natalina abençoada!
    Beijinhoa com carinho fraterno
    P.S. Ainda virei por ocasião do tridio natalino, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *não que seja triste (trier), quis dizer...

      Excluir
  2. Taís, coisa boa quando rimos e por vezes, ataques em horas erradas, nos fazem envergonhar até,mas valem...Rir vale sempre.
    Chorar de tristeza faz parte, nos emocionamos com músicas que nos deixam com nó na garganta ... Todas músicas fazem bem( bom nem todas, pois ouvimos cada uma!!!!afff) .
    Que nunca percamos a capacidade de apreciar, nos emocionar e rir...
    Feliz Natal e tudo de bom em 2024 pra ti , pro Pedro e teus filhos.
    beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Nem sempre o riso é sinal de alegria. Eu por exemplo quando a tristeza me arrasa o peito e se torna insuportável, não consigo chorar. Em vez disso tenho autenticos ataques de riso, que me deixam sufocada de vergonha, e de falta de ar.
    Abraço, saúde e um Feliz Natal com todos os que mais ama.

    ResponderExcluir
  4. Thanks for your sharing

    ResponderExcluir
  5. Que reflexão cheia de conteúdo, onde fala das alegrias e tristezas, daquilo que a humanidade é capaz de fazer, no melhor e no pior. Muito sensível e inspiradora esta sua crónica.
    Desejo-lhe um Natal cheio de Amor e uma no de 2024 com saúde a Paz.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. La música te traspasa y te llega a lo más dentro del alma. Desde pequeña. estoy acostumbrada a escuchar música clásica, por la gran afición que había en casa. Dentro de los instrumentos musicales, siento pasión por el piano. En una ocasión, estaba en un hotel, que daba a ciertas horas un recital de música de piano y todas las noches le pedía la misma partitura. Era el nocturno nº 2, opus 9 de Chopin. Era todo un placer escucharlo en directo.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Taís,
    Só de ter voltado do Messias de Händel na Igreja, defina o clima certo para ler seu post.
    Claro, eu estive com dor, mas isso é muito pouco em comparação com o que nosso Senhor sofreu ao longo de sua vida.
    Com sua ajuda e força, nós também conseguiremos superar a dor, a perda e a tristeza da vida.
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  8. Creo que hay un tipo de música para cada estado de animo y dentro de cada tipo una canción.
    Por cierto que gran razón tenia tu papa diciendo que lo peor era para los que nos quedamos aquí.
    Quizás sea este villancico junto al Noche de Paz los mas cantados,

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Um bom fim de noite Taís e uma semana leve e alegre na espera do Menino esperança.
    Rir e chorar são irmãos gêmeos, assim como festa e solidão, não tem como separar um do outro. Dizia um compositor, que certas canções cabiam tão dentro dele, que parecia que ele fez. Nossa travessia vem cheia de risos e choros e no tempo aprendemos a valorar mais os risos escancarados e sabemos que o choro logo passa, ainda que seja duro e penoso.
    Assim só nos resta viver com arte cada instante desta vida e assim nos blindarmos para as adversidades, que por certo virão pelos caminhos.
    Ótima reflexão amiga.
    Desejo que o Natal seja leve e alegre na família e irradie uma linda energia para o novo ano.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
  10. Hay que tratar de ser felices . Te mando un beso y t e deseo una feliz navidad para ti y tu familia.

    ResponderExcluir
  11. Una hermosa reflexión nos compartes Tais, muchas gracias amiga.
    Os tengo abandonados, pero este años a causa de la perdida de mi perrita Milú se está alargando más de la cuenta, era una perrita muy especial y la echo mucho de menos.
    Hasta el año que viene estimada Tais.
    ¡FELICES FIESTAS! Sobre todo feliz año nuevo que falta nos hace.
    Besos

    ResponderExcluir
  12. Olá, amiga Tais,
    De facto a vida é uma teia de complexidades. Nem sempre conseguimos levar avante os nossos propósitos. Vamo-nos contentando em conseguir alguns, para nossa a felicidade e harmonia. Sem dúvida que a música é suporte importante para os poetas, na sua criatividade.
    Gostei bastante desta sua crónica, amiga Tais.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, e Feliz Natal, na companhia de quem mais ama, com muita saúde e paz!
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que texto comovente! Também já experimentei essa partido dolorosa...
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  14. Rogério V. Pereira19:18

    No mesmo dia,
    em que escrevo sobre o sorriso
    escreves sobre o riso
    incontido
    e sobre a lágrima
    derramada
    numa despedida
    parecida
    com a minha
    no meu caso
    a minha companheira de toda a vida
    aquela com quem
    troquei afectos, angústias, medos
    alegrias, sorrisos e beijos

    Beijo sorridente

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Tais
    Linda crônica e vídeo, tenho uma irmã que é muito divertida e sempre quando conversamos temos crises de riso, como gosto desses momentos, mas sabemos que na vida temos altos e baixos e o sofrimento aparece para todos nós. Perdi meu pai e minha irmã em 2014 e minha mãe em 2020, a saudade é grande, acredito na vida eterna, Jesus foi preparar lugar e será maravilhoso viver para sempre com o Senhor, essa esperança nos faz prosseguir. Gosto muito de ouvir músicas, todos os dias escuto louvores, eles são magníficos. Feliz Natal e um 2024 repleto das bênçãos de Deus, um forte abraço e obrigada pelos comentários no meu blog, gosto muito.

    ResponderExcluir
  16. Oi Taís
    Bom estar aqui lendo sobre a vida e sobre momentos que nos torna felizes
    se somos felizes ,,, todo ano reservo um tempinnho no calendário para vir ver
    minhas meninas (uma filha, duas netas), que moram distantes e a saudade
    sempre é maior que a distância e juntas contamos casos e rimos muito também
    de cada uma , certamente.Sim, Taís é em dezembro que o coração dói mais lembrando das perdas que tivemos de amigos e família (perdi duas irmãs)e por ser início de outro ano vem a reflexão do que podóiamos ter feito melhor e não conseguimos. Desejo a você e ao Pedro uma noite de harmonia e Paz - dizem que o Amor é uma oração _ que as nossas sejam atendidas.
    Feliz Natal, amiga querida. Que se estenda em 2024 .
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Um belo texto introspectivo, amiga Taís.

    Deixo os meus votos de feliz e santo Natal e um bom Novo Ano sobretudo com saúde e paz, no Amor de Jesus, Deus-connosco.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Adorável Taís,
    Detive-me, demoradamente, em cada parágrafo dessa sua crônica que tocou-me profundamente o coração.
    Meus entusiásticos parabéns pela magnitude de toda sua obra e do ser humano que você é, possuidora de tão imensa e lindíssima expressividade.
    Pelas vicissitudes da vida, muitas são as marcas que trazem recordações para a realidade presente, pois os sonhos não morrem, apenas se escondem, mas sempre voltam esculpidos e decantados aos olhos de quem ama.
    Que Deus abençoe você e família em seu doce recato e lhes conceda tudo o que a vida tem de melhor. Feliz Natal, e venturoso 2024 com muita saúde, alegrias, profunda paz e continuadas inspirações iluminadas como essa.
    Grande abraço com a admiração e o carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  19. Peço desculpa mas, hoje, embora vendo, lendo, e elogiando a sua publicação, passo a fim de deixar:
    .
    Votos de um NATAL MUITO FELIZ, repleto de luz, alegria, saúde, amor, prosperidade, paz, extensivo à sua ilustre família.
    .
    Poema: “ Natal de amor e saudade “
    .

    ResponderExcluir
  20. ¡Feliz Navidad! querida, Tais.
    La vida se compone de claroscuros que se van cruzando en nuestro vivir.
    Reímos, lloramos...
    La música ejerce sobre el mundo de los sentimientos un poder especial. Es inspiradora, aquieta el alma.
    Muy emotivo el recuerdo de tu padre.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  21. Me ha emocionado leer tu texto tan bello y conmovedor.
    Sin duda, tu excelente reflexión llega al corazón.
    Te deseo una hermosa Navidad.
    Un beso y mucha suerte siempre.

    ResponderExcluir
  22. Aproveito para deixar aqui meu Desejo um Feliz tempo de Festas. Bju

    ResponderExcluir
  23. Um texto belo, assim como é a vida! Risos, choros, satisfações, sonhos e aflições. Um pacote que, somente com o coração podemos perceber, o que seja o respirar diário e a esperança da eternidade. Saudades, ah!, elas fazem parte sim, do ter e perder, conquistar e abrir mão..., e do prosseguir além dos nossos sentimentos. A vida em plenitude é profunda demais, não é mesmo?
    Desejo Um Feliz Natal p vc e família e que 24 venha transbordante de alegrias, sorrisos, saúde, forças do Alto e inspirações novas...
    Bjs e carinhos

    ResponderExcluir
  24. Adeste Fidelis te inspirou a escrever uma excelente crônica, querida Taís.
    Desejo que tenhas um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de alegrias.
    Um beijinho carinhoso
    Verena

    ResponderExcluir
  25. Brilhante reflexão, o importante mesmo é vivermos o melhor possível o presente, pois o tempo passa a correr e vai deixando conosco apenas as marcas da saudade.
    Tais, para si e toda a sua família, desejo um Natal muito Feliz e um excelente Ano Novo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Querida Taís
    Comungo dessas suas reflexões sobre a vida. A alegria e o choro duas formas de
    nos manifestarmos como seres humanos. Mas como bem diz, a tristeza e o choro trazem constrangimentos como se tivéssemos sido talhados apenas para a felicidade.
    As músicas que indica são divinas, emotivas e trazem a nossa sensibilidade à tona.
    Obras criadas de forma genial e mostram bem toda a beleza que o nosso íntimo contém. Uns criam e outros apreciam. Les uns et les autres...
    Aproveito para lhe desejar, a si e à Família, um Natal Feliz e que o Ano vindouro seja próspero em todos os sentidos.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  27. A vida é uma coletânea de emoções que nos faz gente, dá conta de nossa humanidade. Pré e pós destinados, atravessamos a transitoriedade da vida terrena, experienciando essa finitude precária de espíritos imortais a vivenciar a materialidade transitória. Vivamos os momentos felizes, valorizemos o melhor, superando os instantes tristes e adversos.

    Um feliz natal e um feliz nós novos na construção de um feliz ano novo. Abraços para toda a família.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  28. Life is Life. And we are walking the way. A very nice photograph of the Sun on the river. It is fabulous. Have a Merry Christmas, and a Happy New Year.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo09:13

    Amiga Taís! Eis que mais uma vez nos ofertas mais uma das tuas belas e profundas crônicas. São os altos e baixos da vida que se nos apresentam.

    Beijos, um Feliz Natal e um Ano Novo com muito amor, paz e felicidades para todos.

    Furtado

    ResponderExcluir
  30. Tocante e comovente esta sua postagem, minha amiga!

    Realmente, a música tem esse dom de nos sintonizar com a beleza e a emoção.

    O riso descontrolado é uma benção e a capacidade de chorar também. Infelizmente, fui educada por uma mãe que me batia , mas não me permitia o choro... o que , ainda hoje, me prejudica grandemente.

    Minha querida Taís, forte e agradecido abraço retribuindo os seus gentis votos.

    ResponderExcluir
  31. A beleza das coisas está nessa impossibilidade de controlo sobre algo que nos parece de domínio fácil. Rir ou chorar são manifestações da Alma. Escrever como escreves, também. Fica para Meditação.
    Adoro as melodias interpretadas pela Helene Fischer. Obrigado pela partilha.
    Desejos de um Natal pleno e feliz por onde a paz, a amizade e o amor sempre sejam a real companhia.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  32. Taís não tenho conseguido acompanhar os blogues porque precisei de uma pausa,
    no entanto melhores dias virão para as leituras e publicações
    Desejo um Natal muito feliz, Boas Festas a toda a família
    alegria e bem-estar, prosperidade para o novo ano,
    beijinhos
    Angela

    ResponderExcluir
  33. Maravilhosa melodia que acompanhou o tom da sua crônica. Rimos e choramos, porém este sentimento, de que fala muito bem, trazido pela consciência da finitude nos acompanha e dá desamparo e tristeza.
    Na minha ultima postagem deste ano trago a minha palavra para atravessar o portal para 2024, desapego. A passagem do tempo, querendo ou não, parece nos aproximar da finitude, que na realidade pode acontecer em qualquer etapa da vida. Vivamos e nos alegremos com cada detalhe deste belo universo.
    Feliz Natal, Boas festa.

    ResponderExcluir
  34. Taís:
    qué bonita voz y qué bella interpretación de este villancico tan conocido.
    A veces hay que dar rienda suelta a los sentimientos, sin miedo, sin pudor, sin freno porque es bueno para la salud mental, sobre todo cuando la realidad es tan cruda y tan triste.
    Desejo para vocês muita felicidade, saúde e paz!
    Abraços de Natal.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Tais
    Postagem tocante. Cada Natal deve ser bem comemorado, nunca sabemos se no próximo estaremos todos vivos. Este ano foi menos 3 familiares. Meu irmão quê morreu, meu outro irmão saiu do estado e meu sobrinho também foi trabalhar em outro estado. Difícil. Mas foi bem comemorado com minha filha e meus amorzinhos e a mãe deles. Feliz Natal para vocês. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  36. Taís, um Feliz Natal já no finalzinho dele, mas os corações reabastecidos de amor, de esperança e a alegria da união.
    Abraço apertadinho!
    ana paula

    ResponderExcluir
  37. Querida amiga, os argumentos que empregas estão impregnados duma experiência que, narrados assim, convidam-me a uma profunda reflexão. É certo, a vida nem sempre transcorre como desejamos e obriga-nos, muitas vezes, a um desvio não desejado. Ao ser o Natal, uma quadra de vínculos puros e familiares, leva-nos a um passado que para nada se assemelha ao que vivemos. Só desejo que passe depressa e aqui dura quinze dias.
    Um forte abraço de vida para uma larga vida.

    ResponderExcluir
  38. Olá, amiga Tais!

    Espero que o Natal tenha sido bom, com muita alegria amor e paz.
    Deixo os meus votos de continuação de festas felizes, e um ANO NOVO de 2024, com tudo de bom!
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Olá, seu blog é lindo, estou seguindo. Desejo que seu Natal tenha sido perfeito. Bju

    ResponderExcluir
  40. O sorriso embeleza as faces e evita as rugas.
    Bjs, bom resto de semana

    ResponderExcluir
  41. Querida Tais, por fin consigo contactar con tu página para este comentario.
    Aunque sólo sea para enviarte mis deseos de que hayas pasado unas Navidades Felices y estés preparada con fuerza para recibir el Nuevo Año 2024 y todas las buenas sorpresas que te llegarán a ti y los tuyos.
    Un abrazo y muchos besos, amiga.

    ResponderExcluir
  42. Esse clássico é uma beleza. Obrigado por postar aqui. Mas digo-vos que fiquei atraído pelo relato do desastre na RGS. Essas fotos dizem tudo. Obrigado

    ResponderExcluir
  43. Que el Año Nuevo sea muy feliz para todos.
    Mis mejores deseos de salud y mucha suerte.
    Un beso. Será un placer seguir disfrutando de tus letras el próximo año.

    ResponderExcluir
  44. Obrigado por comentar em meu blog. Vou responder aí, enquanto isso quero dizer que sou venezuelano e que, devido à ditadura que sofremos, tive que fugir do meu próprio país e, como vocês sabem, sou apenas um número entre milhões . Graças a Deus o Brasil me recebeu de braços abertos e atualmente moro em Maringá, no Paraná, então também estou no Sul. E como você e seu marido são escritores, gostaria de mostrar uma história que tem a ver com o Brasil e que escrevi quando nem imaginava que iria morar aqui. Leia quando puder.

    https://tigrero-literario.blogspot.com/2020/11/una-guitarra-en-la-selva-cronica-relato.html

    ResponderExcluir
  45. Feliz Ano Novo, querida Tais.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  46. Boa noite querida amiga Taís
    Vim te desejar e ao querido Pedro um feliz 2024, cheio de momentos felizes e muita saúde carinhoso abraço em vocês dois meus amigos queridos. Feliz 2024.

    ResponderExcluir
  47. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar um Feliz Ano de 2024, com muita saúde, amor e paz.
    Beijinhos ,com carinho e amizade.
    FELIZ 2024!!

    Mário Margaride

    http:/poesiaaquiesta.blogspo.com

    ResponderExcluir
  48. Uma belíssima reflexão que toca uma série de universos diferentes... como a própria vida, que envereda por tantas vertentes e possibilidades distintas.
    Estimo que tenha passado a quadra natalícia, da melhor forma, na companhia dos seus, Tais! Infelizmente não consegui chegar aqui a tempo... ando voltando aos poucos, aos cantinhos que gosto, após uma gripe que me apanhou a jeito durante Dezembro, ainda... e sendo cuidadora aqui da minha velhota, com os tempos mais reduzidos, para ir navegando pela Net... mas tudo faz parte do ciclo... da vida, que é mesmo o tema de hoje, também por aqui!
    Um beijinho grande! Feliz 2024, com saúde, boas realizações, e com um sem fim de motivos para sorrir! Tudo de bom, para o Novo Ano!
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís