17 de agosto de 2008

DORIVAL CAYMMI: OBRIGADA!

Dorival e o mar, sua paixão
- Tais Luso de Carvalho

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, 30 de abril de 1914 e veio a falecer ontem, sábado, 16 de agosto de 2008, aos 94 anos. Foi um dos baianos mais amados: exaltou a Bahia, cantando sua natureza, sua gente e o mar, como ninguém.

Aos 16 anos deixou seus estudos e foi trabalhar no jornal O Imparcial. Daí já se arriscou como compositor e se apresentava na Rádio Clube, na Bahia. Começou sua linda trajetória com músicas para o carnaval: A Bahia Também Dá, uma delas. Em 1940 foi de muda para o Rio de Janeiro e casou-se com Stella Maris, que conheceu num programa de calouros. Tiveram 3 filhos: Dinair (Nana - 1941), Dorival (Dori – 1943) e Danilo (1948).

Com uma personalidade cativante, dono de uma voz doce e aveludada cantava e encantava a todos. Segue algumas de suas composições:

O Samba Da Minha Terra - Vatapá - Você Já Foi à Bahia? - Requebre Que Eu Dou Um Doce - Eu Não Tenho Onde Morar - Um Vestido De Bolero - Lá Vem A Baiana - A Vizinha Do Lado - Eu Cheguei Lá - O Que é Que A Baiana Tem? - Dois De Fevereiro - Saudades Da Bahia - O Dengo Que A Nega Tem - Rosa Morena - São Salvador - Eu Não Tenho Onde Morar - Maracangalha - Milagre - Rainha Do Mar - Promessa De Pescador - É Doce Morrer No Mar - Modinha Pra Gabriela - Oração De Mãe Menininha - João Valentão - Marina - O Vento - Saudades de Itapoá - A Jangada Voltou Só - entre outras...

Um pouquinho da criação de Caymmi:

Eu não tenho onde morar / É por isso que moro na areia / Eu nasci pequenininho / Como todo mundo nasceu / Todo mundo mora direito / Quem mora torto sou eu / Eu não tenho onde morar / É por isso que eu moro na areia / Vivo na beira da praia / Com a sorte que Deus me deu / Maria mora com as outras / Quem paga o quarto sou eu / Eu não tenho onde morar / É por isso que moro na areia...

VALEU, DORIVAL CAYMMI!-

2 comentários:

  1. Olá,
    Encontrei esta postagem enquanto procurava assuntos relacionados ao Dorival Caymmi. Muito bacana!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís