2 de abril de 2023

ESSAS COISAS ANTIGAS...

 



Hoje postarei mais uma parte do "Essas coisas antigas", anos 50 - 60 - 70 e 80.
 Um tema divertido, curioso e agradável de relembrar. Muitas coisas  vivenciamos.

Então, divirtam-se! Deixarei o outro link, muito interessante,  mostro mais desse tema apaixonante. Podem passar por lá, irão gostar bastante. 

          Mais curiosidades de outros tempos: Aqui.


A marca Filizola foi a primeira fabricante brasileira de balanças.
A empresa foi fundada em 1886 pelo imigrante italiano Vicente Filizola. 

Os famosos  'Armazéns Secos e Molhados' havia de tudo, 
muito populares. Ainda havia venda fiada, anotado na caderneta.

Abridor acoplado na lata


Tampinhas que vinham nos refrigerantes, as crianças  queriam 
eram as tampinhas  com os bichinhos...

   Descongestionante                             Para  a barba masculina
 


Despertador de cabeceira
        
View Master - 3 D / anos 80

Malas Vintage - couro
 
Espremedor de laranja e limão

     
Cigarrinhos de chocolate para as crianças... 
Pois é,  um  exemplo nada bom...
                
Pulseiras com mil penduricalhos - moda masculina 

Difícil usar, nunca consegui apagar nada...

Celular, o 1º famoso tijolão brasileiro     
                                                     
prato toca-discos com vários LPs de vinil 

Assim aprendíamos a tabuada - sem celular. E como!

Brincadeira de criança: passa-anel


Cama antiga - com estrado de madeira e  ' molas '


Vejam esse vídeo, maravilha!!









______________________________//___________________________








54 comentários:

  1. Taís, que coisa legal rever tudo isso!
    E saio daqui me sentindo o próprio Matuzalém,rs
    Vi e/ou vivi tudo isso,CREDO in CRUZ!rs...
    Muito bom relembrar! Bons tempos!
    beijos, ótimo domingo de ramos e semana santa! chica

    ResponderExcluir
  2. Como veis yo también soy aficionado a visitar lugares con cosas antiguas.
    Decir que veo algunas cosas que recuerdo haber usado como el lapicero, la goma de borrar, el descongestionante, los exprimidores, reloj, maletas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  3. Taís, você me conduziu através de tuas palavras e a apurada curadoria de imagens, aos cuidados de minha mãe. Nos resfriados, ou como ela dizia "peito carregado", o vick vaporub era remédio e carinho a aliviar o desconforto.
    Um delicioso passeio estar aqui!
    Boa semana. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, o Vick vaporub é fantástico, não só um descongestionante nasal, é usado também para problemas nos músculos, dor no peito, nas costas...não abro mão de tê-lo sempre.
      Obrigada, querida, uma ótima semana.
      Beijo

      Excluir
  4. Me identifiquei com algumas coisas Taís , o vick vaporub vive sempre na minha cabeceira _ com esses tempos de baixa umidade do ar a gente precisa aspirar um vickinzinho não é ? e essa borracha azul e vermelha só fazia sujar o caderno_ (borracha ainda preciso quando tento os desenhos, com o neto). A balança filizola lembra meu pai... na mercearia .
    Enfim , as coisas evoluem para melhor e ficam só na lembrança ,ainda bem!
    Um abraço Taís e boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  5. Que recuerdos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. Sou fã.
    Tão fã que tenho IMENSAS.
    Aqui, em Coimbra, em Gaia.
    Que atravessaram gerações, que me foram oferecidas por outras pessoas que sabem que sou apreciador.
    Jóias, relógios, decoração, rádios e gira-discos, gravadores de fitas, candeeiros de petróleo, livros, mobília, tapetes, há de tudo.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  7. Great article and beautiful photo. Have a nice weekend

    ResponderExcluir
  8. Oh! que entrada más añeja y bella, gracias por traer curiosidades de nuestros ancestros, como ha cambiado todo, algunas cosas deberían seguir siendo iguales, vamos a peor en casi todos los sentidos. Feliz semana Tais. Un beso

    ResponderExcluir
  9. Algunas de estas cosas ya se ven expuestas en los museos. Yo conservo la máquina de coser de la abuela. aunque nunca he cosido a máquina y la vieja máquina de escribir del abuelo, con aquella cinta que cada de vez en cuando se salía y esas teclas tan duras, que había que pulsarlas para escribir bien fuerte.
    Besos.

    ResponderExcluir
  10. Reconheci tudo, minha Amiga Taís. Também sou antiga. E achei muito interessante lembrar essas coisas.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Cuantos recuerdos, amiga mía, he conocido todos y otros más antiguos aún. Pero qué felices éramos con tan poco y con tanto para la época vivida. Somos una generación muy afortunada, pues todos los avances que hemos podido vivir y disfrutar ya no se volverán a dar en otras generaciones con tantos adelantos como los que hemos podido disfrutar nosotros.
    Un gran abrazo amiga Tais y feliz resto de Semana Santa.

    ResponderExcluir
  12. Olá, amiga Tais,
    Sem dúvida alguma que, como dizia Camões, "mudam os tempos mudam as vontades". E como o decorrer do tempo, tudo muda tudo se transforma. Lembro perfeitamente de muitos objetos aqui postados. Belas relíquias do passado...

    Gostei desta postagem.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Como diz a nossa Amiga Graça, " também sou antiga " e convivi com todas essas antiguidades, desde o telefone até à cama. A minha era dessas e tinham o nome de " camas de rede "; já era um luxo tê-las, lá na minha aldeia. Estudei secretariado e o meu pai comprou-me uma máquina de escrever para estudar em casa, máquina com o teclado internacional, já que, como secretária, poderia precisar de usar no estrangeiro a acompanhar o " boss " Desses tempos a maquina é a única coisa que guardo até hoje. Divertida a tua crónica, apesar de me mostrar a minha antiguidade. Beijinhos e saúde para todos vós
    Emilia

    ResponderExcluir
  14. E como foi bom visitar este museu. Diziam os antigos que "recordar é viver duas vezes". Tudo revelado aqui é do meu tempo. Aqui tem um empresário e radialista (ele é o dono da estação de radio, é assim que se chama hoje?) que volta e meia põe no ar uns "reclames" antigos, do tipo "ajudando o Brasil a prosperar, a Mayrink Veiga não sai do ar". E ainda existe a Mayrink Veiga? Essas coisas massageiam nosso espírito, deixando-o mais leve, ele que nunca foi pesado para que possamos levá-lo a qualquer lugar. E ainda não sei se ele envelhece...
    Uma boa semana, Taís!
    Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, José Carlos, o espírito não envelhece se cuidarmos dele , mesmo que o resto descambe 😅😂!
      Mas quanto a Mayrink Veiga, tenho dúvidas, estou curiosa, vou ver isso!! kkkkk Como ninguém mais falou nela, acho que está noutro patamar, bem melhor, espero..
      Estação de rádio? 😄 acho que não existe mais isso. Faz tempo que não escuto kkkk.
      Beijo, professor, uma ótima semana!

      Excluir
    2. Desculpa, mas to me intrometendo... rsrs.
      A Mayrink foi extinta, por decreto, em 1965. Alguns dizem que foi em 1964, mas, como o Brasil não cuida de sua história, sequer disso podemos ter certeza.

      Abraços

      Marcio

      Excluir
    3. Pois é, essa eu e José Carlos esquecemos, mas para quem não sabe,
      Carmen Mayrink Veiga, foi uma famosa aristocrata e socialite brasileira, com grande projeção na moda e no jet-set internacionais e considerada uma das mulheres mais elegantes e bem-vestidas do mundo. (Wikipédia)
      Então tá, me redimi! rsrs
      Valeu, Márcio!

      Excluir
    4. Claro, tinha que ser em 1964. A Mayrink ajudou Brizola, que salvaguardava Jango, mantendo-nos informado sobre o golpe, que se desenrolava em grossos cordões, enquanto Jango, do Rio Grande do Sul, escapava para a Uruguai fugindo dos dinossauros, risos!

      Excluir
  15. Bom dia, Tais
    Muito legal relembrar essas coisas, eu usava muito esse lápis com a tabuada e a borracha também. Trabalho com o Ministério Infantil na igreja, ensino o primário (6 a 8 anos) e depois da aula e das atividades a gente sempre brinca, e as crianças pediram para brincar de passa-anel e foi bem divertido, levei também uma peteca e elas amaram, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe ainda o 'passa-anel'?
      Que bom, pensei que fosse só o celular, todas juntas, mas cada uma teclando no virtual...
      Beijinho, Lucinalva, uma ótima semana.

      Excluir
  16. Jízuizinho, viajei.
    Olá, Taís.
    Torci, mas torci mesmo, para ver o chiclete ping-pong, ou o próprio pacote de "Chiclets", que era um pacotinho cheio de "pílulas" quadradas e achatadas, bem colorida, de "chicléte" (nem sei como escreve isso, mas era muito bom).
    Só não conheci uma coisa disso tudo que você mostrou: a "Brincadeira de criança: passa-anel!". Mas acho que era uma questão regional. Aqui não tinha.
    Que bom relembrar, minha amiga. Lembro da máquina de costura Singer, movida a pedal, que minha mãe tinha, da tv Colorado, com seletor de 32 canais, do filtro de água feito, literalmente, de barro, da "Antárctida" faixa azul, do telex (usei isso, de verdade...), do Topo Gigioooooooooooooooooooo...., Garibaldo?
    Bóra mudar de assunto, senão, daqui a pouco, entro no Lareddo, Chaparral, Bonanza!!!! Daí, é assunto pra uns dez dias. Ohhhhh saudade!!!
    Abraços, Taís!

    Marcio

    ResponderExcluir
  17. Me encanta recordar esas cosas antiguas.
    Sobre todo porque siento una dulce nostalgia de aquellos tiempos de felicidad.
    Qué bonita añoranza!!.
    Un beso, Tais.
    Feliz semana.

    ResponderExcluir
  18. Prezados Taís,
    Oh, tantas dessas imagens que eu me lembro e todos nós percorremos um longo caminho.
    Nem tudo para melhor...
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  19. hola Tais son un encanto los materiales , libros , cosas de antaño
    por lo que su paso del tiempo nos recuerdan ...posees una hermosa
    colección y cada una está en tu corazón y dentro de la fantasia que
    les queramos dar , particularmente me lleva preservarlas y también
    las colecciono nuevas y cuido con esmero .. te deseo para ti y los tuyos
    una muy feliz semana Santa , Tais , vuestro amigo . jr.

    ResponderExcluir
  20. Boa Semana Santa, querida amiga Taís!
    O vick é meu amiguinho de cabeceira. Durante a Pandemia foi um grande aliado.
    Lembro bem da borracha de duas cores na adolescência.
    Gosto de rever objetos que foram marcando as etapas da nossa vida.
    Tiveram sua devida importância na época.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus Ressuscitou, Aleluia!
      Feliz Páscoa, querida amiga Taís, a você e seus entes queridos!
      Um Domingo abençoado com alegrias e chocolates... Paz, saúde no corpo e Amor no coração.
      Seja feliz e abençoada!
      Beijinhos festivos e fraternos na maior festa cristã

      Excluir
  21. Fogo, que incrível! É impressionante como nunca cheguei sequer a ter conhecimento de nenhum desses materiais 😅

    Acho que o único que já tive na minha mão, foi mesmo a borracha! A clássica borracha que não apagava nada xD

    Cumprimentos,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo08:43

    Olá querida Taís
    Amei a sua postagem
    Muitas coisas aí nem são da minha época
    Adorei conhecer
    Gostei das tampinhas do refrigerante
    Disso me lembro muito bem,
    Abraços e boa semana, amiga!

    ResponderExcluir
  23. Adorei este vintage tour pelo tempo!
    Os meus avós tinham um despertador igual! E no ano passado, ainda descobri um View Master cá em casa... mas sem os discos...
    O Vicks... ainda vou encontrando nas prateleiras das farmácias. E dessas borrachas clássicas... ainda vou usando, junto com o meu caderninho de apontamentos para pensar ou repensar em algum assunto para o blog...
    A brincadeira do passa-anel... custou mesmo um anel à minha mãe, quando ela era miúda, na escola... de vez em quando ela recorda a história... e a fúria do meu avô!... :-))
    Beijinhos! Grata por esta postagem leve e alegre, que nos distrai destes tempos pesados, que nos últimos tempos, vivem pairando sobre nós...
    Continuação de uma excelente Semana Santa e de uma Feliz Páscoa, para todos aí desse lado!
    Ana

    ResponderExcluir
  24. AMIGA TAÍS
    AMEI a sua postagem,
    haja ALGUÉM que nos faça RECORDAR
    essas coisas tão importantes do ANTIGAMENTE
    minha Amiga Taís
    estamos na semana da Páscoa, caso já nos voltemos a cruzar
    pela blogosfera, que tenha uns dias felizes e com saúde.
    Um beijo da Tulipa
    Tenho post novo, aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    Nota: ainda hoje uso o vick vaporub - remédio aconselhado pela minha Mãe há 60 anos!

    ResponderExcluir
  25. Vaya colección de Historia.
    Como la imagen del establecimiento, que en Barcelona llamábamos "Colmado" o "Ultramarinos". Parece que el aroma de las especies y el café llega con el texto.

    Una buena Semana, Tais.

    ResponderExcluir
  26. Voltei à infância ....

    Minha querida Taís, grande abraço, e bom resto de semana

    ResponderExcluir
  27. Belas relíquias que gostei de recordar.

    Feliz Páscoa recheada de bênçãos para si e os seus!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Thank you for sharing useful information with us. please keep sharing like this. And if you are searching a unique and Top University in India, Colleges discovery platform, which connects students or working professionals with Universities/colleges, at the same time offering information about colleges, courses, entrance exam details, admission notifications, scholarships, and all related topics. Please visit below links:

    Executive MBA Colleges in Palwal
    MBA Marketing Management Colleges in Palwal
    MBA Financial Management Colleges in Palwal
    MBA Human Resource Management Colleges in Palwal
    MBA International Business Colleges in Palwal
    MBA Logistics Management Colleges in Palwal
    MBA Supply Chain Management Colleges in Palwal

    ResponderExcluir
  29. Taís!
    Mulher que viagem Vc nos proporciona!
    Outro dia abri a Máquina de Escrever
    que silvioafonso trabalhou no Jornalismo
    por toda vida até se aposentar, e me presnteou.
    Eu abri e mostrei pra neta de 12 anos,
    ela me olhou assombrada e disse:
    Pra que servia isso Vovó?
    E precisei contar a história pra pra ela.
    Obrigada por mais essa
    preciosidade.
    Bjins de Ótima Páscoa.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  30. Adorei a sua postagem, querida Taís
    Me lembro bem de todas estas relíquias.
    Minha filha tem um blog: Você se lembra onde posta todas estas lembranças.
    Te desejo uma doce Páscoa.
    Beijinhos muitos
    Verena

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pelo carinhoso comentário por lá, querida Taís
    Respondendo a pergunta:
    Sim, ela é a mãe da Luiza.
    Mil beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  32. Tais querida, que encanto de viagem ao passado.
    Confesso que quase todas as «coisas antigas» me trouxeram muitas e boas recordações: as tampinhas que eu juntava; o Vicks que a minha mãe espalhava; o despertador (exactamente igual ao da imagem) na mesinha de cabeceira do meu pai; a cama com estrado de molas que chiava e acordava e incomodava; a borracha mole que nada apagava, a... a... a...
    Tema levezinho e divertido, amiga. Publica mais, sorrir faz esquecer agruras e prolonga a vida.
    Beijo, uma Santa e doce Páscoa para ti e para os teus.
    🙏🎁🐇🌼🌻

    ResponderExcluir
  33. Foi bom recordar todas essas coisas do passado, lembro-me de todas elas.
    Ai como eu fiquei feliz quando num Natal recebi um View Master 3D.
    Beijinhos e uma Páscoa muito feliz

    ResponderExcluir
  34. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente viagem ao passado, que muito gostei, e desejar uma feliz Páscoa, e feliz fim de semana.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Querida amiga Taís
    Vim desejar a vocês uma feliz sexta feira Santa é Páscoa. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  36. Olá, amiga Tais,
    Passando outra vez por aqui, relendo sua viagem ao passado, recordei o jogo da adolescência - passa anel, como éramos tão felizes sem saber dar o devido valor...
    Uma feliz Semana Santa e uma doce Páscoa.
    Beijinho meu
    Nota: há post novo aqui:
    http://orientevsocidente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Lembro-me de todas estas velharias. Acho que falta aqui a minha pessoa, mas talvez seja de programa anterior, né?
    Amei!
    Obrigado.
    Páscoa Santa.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  38. Querida Tais~
    Que delícia de Crónica. Coisas que marcaram o passado,
    que é como quem diz "Vou-me embora para Pasárgada",
    mas ao contrário.
    O video, impagável. É dito com tanta graça e traz tanta
    informação que o passei duas vezes.
    Minha amiga, venho também desejar-lhe uma Páscoa
    Feliz.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  39. Caríssima Taís,
    Voejei nas entrelinhas e na observância das imagens tão saudosas.
    Veio-me à mente, nitidamente, lembranças que o tempo não apaga
    da memória.
    Muito lhe agradeço por nos trazer à luz essas lindíssimas
    recordações.
    Aqui fico encantado e lhe parabenizo, ao tempo, em que desejo Feliz
    Páscoa a você e família.
    Aplausos e um terno abraço.

    ResponderExcluir
  40. Gostei do grande museu
    Virtual. Lembro de tudo
    E parece que me iludo
    Que eu nunca quiz ter o meu
    Objeto visto com o seu
    Glamour, objeto de desejo
    Do jovem, mas ora, vejo
    Que desejei, feito quem
    Sabe o que quer muito bem
    E com o coração em harpejo.

    Parabéns pela pesquisa Feliz Páscoa. Abraços. Laerte.

    ResponderExcluir
  41. Linda pesquisa, muito reconheci. Grata pelos votos de Páscoa e retribuo com desejos de renovação da fé e da esperança em tempos mais humanos. Bjsss. Espero que tenha um dia pleno de alegrias. bjsss Boa noite

    ResponderExcluir
  42. Hola Tais, muy bonitos y agradables recuerdos, de vez en cuando está bien hechar la vista atrás.
    Te deseo una buena semana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde Taís,
    Foi maravilhoso revistar o passado e relembrar muitos desses artigos que nos fizeram tão felizes!Desejo que tenha passado uma excelente Páscoa.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  44. Querida Taís
    Fiquei encantada com a coleção de xícaras.
    Eu também coleciono e adoro.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  45. Ai, meu Deus, não reconheço nada disso! (risos) Eu tenho 4 livros, Almanaque dos anos 70, 80, 90 e Os sonhos não envelhecem. Falou em infância e saudade, falou comigo. Eu choro.

    ResponderExcluir
  46. Molto gradito, e piaciuto, questo articolo, che ci fa tornare indietro nel tempo. Un caro saluto,silvia

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís