22 de junho de 2023

NOSSAS MANIAS


             Medusa - Arnold Bocklin / 1827-1901  no  Das Artes              


                                       -Taís Luso de Carvalho


          Todos nós temos manias; umas incomodam os outros; outras não. Umas chocam, outras são pequenas bobagens, inofensivas. É que mania, na verdade, pode ser apenas um hábito, uma excentricidade.  Não vou falar aqui de doença, pois não é o meu ramo. Falo de manias leves.

Ontem éramos em 4 pessoas sentadas numa confeitaria. Lá pelas tantas começou um destrambelhamento no grupo, umas queriam saber das manias das outras, tudo muito curioso e engraçado. 

Eu, por exemplo, tenho uma mania, que não afeta ninguém, e ainda não me causou nenhum transtorno. Não durmo sem relógio de pulso,  pois preciso ver as horas de madrugada.

- Ver as horas de madrugada, mas por quê? perguntou Sheila.

Porque meu cérebro viciou nesta esquisitice. Só isso! Nosso cérebro está no comando durante as 24 horas. Certos dias ele me dá uma trégua: acordo apenas uma vez. Outras, acordo três. Qualquer dia resolvo dormir sem relógio e acabo com a festa. Mas ainda não estou preparada para dormir sem  ver as horas.

Quando contei este fato a elas, ficaram me olhando... Não entenderam. As pessoas não entendem esse processo do qual não temos  gerência – ou temos pouca. Mas não dá pra dar moleza. E meu cérebro viciou em acordar, ver as horas e dormir em seguida. Mas uma delas, não satisfeita, perguntou:

- Mas o que leva você a acordar várias vezes?

- Meu cérebro...

- Mas por que ver as horas de madrugada, criatura?

- Porque gosto, me certifico que tenho mais tempo para dormir... fico feliz!

- Nossa... você é louca!

- Louca, mas feliz! E você... não tem suas manias?

- É...Tenho uma pequenina: não saio sem  brinco, volto de onde estiver ou tenho de comprar um na primeira loja.

- E por quê?

- Me sinto nua sem brinco.

- Nua?? E só eu que sou louca?

Tá... ficou lá quietinha. Tenho outra amiga que cada frase que termina pergunta se eu entendi? Putz, que mania infernal. Sei que isso não tem a mínima importância, mas já entrou na área de saúde pública pelo fato que tenho de dizer 30 vezes que entendi. E estressa,  em ter de repetir, exaustivamente, que entendi. Confesso  que esse é uma das manias que me enlouquece um pouco. Desisti de falar com essa vizinha por telefone. Se for pra enlouquecer, prefiro ao vivo. Mas enquanto der, vou levando, já que a palavra superação está na moda.

Enquanto minhas manias ficarem num patamar sustentável não me preocupo: se evoluírem é que ficarei preocupada. Na verdade poucas manias têm peso. E como é bom quando o espírito não envelhece, quando podemos brincar com nossas esquisitices. Tirar sarro delas.

Por certo, teremos momentos  mais à frente onde vamos nos deparar com coisas bem mais sérias. E tanto fará, ver as horas de madrugada, esquecer os brincos ou ler um jornal de trás pra frente. A notícia será a mesma e o relógio vai parar de funcionar na hora certa.  Enquanto isso vou curtindo minhas madrugadas enquanto meu relógio dá suas voltas. E eu feliz, tenho mais 6 horas de sono numa cama quentinha.



  





45 comentários:

  1. A minha colega é "quer dizer".
    Cansa ouvi-la repetir quer dizer!!
    Beijos, bfds

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Todos temos as nossas manias e esquisitices. O que é preciso é que elas não concorram para causar danos aos outros e a nós próprios, que sejam assim levezinhas e boas como essa sua.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Yo nunca he dormido con un reloj, pero ahora llevo ya para dos años que lo estoy haciendo,ya que utilizo un reloj digital. Te indica la calidad del sueño, te marca los pasos que anda;,entre otras cosas . Lo que si tengo la costumbre, es de quitármelo a la hora de ducharme y aprovecho para recargar la batería.

    Feliz verano. Un abrazo

    ResponderExcluir
  4. Quem não tem manias? Gostei das tuas!
    Eu também não consigo sair sem brincos,fico como se nua estivesse... E outra mania: radinhos de pilha, ao meu lado à noite. Acordo, ligo! Grande parceiro de insônia! E nossas não fazem mal pra ninguém,né: beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  5. Todos nós temos manias. Mais ou menos espalhafatosas, ou até mesmo bizarras.
    No fundo, faz parte da natureza humana.
    Excelente crónica, amiga Tais! Gostei muito de ler.
    Deixo os meus votos de um bom fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ha tocado un tema de lo más curioso, el de esa coletilla que muchas personas incluyen en sus conversaciones.
    Por ejemplo, el médico que puntea sus diagnósticos continuamente con un "¿me explico?" o el político que cierra sus frases con un "¿Vale?".
    No tiene más importancia, aunque inquieta que después de años continúen sin prestar atención a lo continuo de esas frases. O que alguien de su entorno no se lo haya hecho ver.
    Por otro lado, como bien dices, todo tenemos nuestro tic original. El mío es el de la previsión: Dos llaves de casa en el bolso, dos del coche...

    Besszzs, Tais.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde de paz, querida amiga Taís!
    Ontem já li seu post mas fiquei pensando em alguma mania minha para partilhar... Creio que seja também o objetivo do seu post, trocarmos manias, rs...
    Bem, creio que certos hábitos bons se tornam virtudes em nós.
    Já os não tão bons, viram vícios.
    Tenho a mania de acordar e ver as redes sociais, depois, vou ao café.
    Outros hábitos, como caminhar em seguida, são salutares.
    Meu dia só começa quando vou à caminhada... vem disposição e ânimo para dar cor ao dia.
    Outras manias não percebo, atualmente. Mas confesso que já tive a de não sair com batom e brinco, depois da pandemia, não mais... creio que acabaram todas minhas manias superficiais.
    Gosto de café sem açúcar, será mania? Entretanto, se for na casa de algum familiar que adoça, eu tomo, sem problema, apesar de achar enjoado demais.
    Ah! Peguei uma mania com a pandemia que não largo mais, tomar banho cada vez que venho da rua e lavar tudo que chega do mercado ou do comércio.
    Não sei dormir sem rezar.
    Sinto-me muito bem com minhas manias. Umas até produzem saúde.
    Contanto que não sejamos "maníacas"... Help!
    Deus abençoe você e sua família.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *** a mania de não sair SEM batom e brincos, quis dizer, creio que entendeu...

      Excluir
  8. Así es, Todos tenemos nuestras manías.
    Incluso nuestros tics o repeticiones de palabras.
    Es muy bueno tu texto.
    Y siempre muy agradable leerte.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  9. Creo que nadie se escapa a su propio tic personal, a unos se les nota mucho más dependiendo de la singularidad de tic que pueda tener, pero algunos casos pueden llegar incluso a ser bastante molestos. El que has mencionado de "me entiendes" cuando la persona está hablando es uno de los que más aborrezco, pero soy consciente de que la persona para corregir ciertos aspectos en su habla lo tiene bastante complicado y son hábitos que cuestan mucho de eliminar.
    Un gran abrazo estimada amiga Tais y feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  10. Já tive uma grande mania mas já a perdi. Um dia pensei em colecionar notas de 500 euros. Como nem consegui iniciar a colecção...desisti lol. Quem de nós, seres humanos, não tem manias?
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  11. Cada uno tiene sus manías mientras no sean dañinas y no hagan daño a uno a los otros pueden tolerarse. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Taís. Gostei de ler estas manias uma vez que temos. Mas tem mania que torna se defeito,rsrs. Tinha uma amiga (que Deus a tenha) que achava que a gente era tela touthscreen, só conversava tocando o dedo no nosso corpo. Mas vamos convivendo com elas em moderação.
    Um bom final de semana pra vocês.
    Bjo de paz amiga

    ResponderExcluir
  13. Todos tenemos alguna manía; hacer las cosas siempre igual o a la misma hora, un color determinado de ropa, u otra muchas cosas. Yo por ejemplo tengo la costumbre de dejar el lavavajillas a la derecha y cuando viene mi hermana lo coloca al contrario y no lo encuentro.
    Excelente articulo me gusto mucho.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  14. Tens uma maneira de escrever que muito me agrada, querida Taís.
    Confesso que também tenhp mania de brincos e não sei sair sem eles. Outra mania é de perfumes. Nâo sei sair sem me perfumar...rs.

    Obrigada por brincar junto lá no blog. Ficou um amor a sua participação.
    Te desejo um abençoado fim de semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  15. Oi Taís. Todos temos pelo menos uma mania. Mas o bom é aquelas que não afeta a outros. A sua é saudável. Quem não se levanta de madrugada e vai olhar a hora. Eu mesmo sou uma. Mas olho no celular. Rsrsrs. Bom final de semana. Bjs que9

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por este post delicioso, Tais. Dei boas risadas aqui. Olha, eu pensava que meu pai fosse a única pessoa na face da Terra a dormir de relógio rsrs que bom que não, vou até contar pra ele, porque confesso que nunca entendi essa mania, mas também não preciso entender rsrs O do brinco minha mãe é igual e juro que estou aqui tentando me lembrar de uma mania minha... Ahhhh lembrei, eu não sei beber água sem mastigá-la rsrsrs só não me pergunte por quê? Excelente post, beijo, beijo e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera!! Você não sabe beber água sem mastigá-la? 🥂🥂😂😅
      Vou aprendendo até morrer...
      Adorei essa mania.
      Um beijinho!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkk eu ri alto aqui kkkkkk na verdade, eu me expressei mal, não é bem mastigar, eu fico com ela parada na boca inflando a bochecha como se fosse cuspir kkkkkk tô achando que só pioro a minha situação rsrs

      Excluir
    3. kkkkkkkkk tentei tomar um pouco de água e mastigar e o que consegui foi molhar a minha blusa na frente! O Pedro perguntou o que estava fazendo e falei: estou vendo como se mastiga água! Ficou me olhando...
      Olha o que você me arruma, Sheila! 😂😄😁😅
      Beijinhos, kkk

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkk muito bom! Beijocas!

      Excluir
  17. Bom dia, Taís.
    Manias... Quem não as tem? E quando são salutares e até diversivas como as suas comovem aqueles que têm o privilégio de sua amizade e singeleza.
    Gosto muito de ler as coisas que vêm do seu coração criança. Há um quê de singular espontâneidade e sua literalidade a diviniza.
    Meu carinho, meus aplusos, bom domingo e que a semana vindoura lhe seja plena de alegrias e realizações

    ResponderExcluir
  18. Eu só tiro o relógio para tomar banho, não acordo para consultar as horas, mas quando acordo no meio da madrugada, quero saber que horas são. Como diz o ditado: "Cada maluco com sua mania"; maluquice sã não é problema. Rs rs rs...

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  19. Manias penso que temos todas, se elas não ofendem ninguém, nem se torna um peso para quem as tem não há porque não tê- las, não é mesmo. O difícil e trazer à tona sob o olhar do outro (julgamento), Bjsss

    ResponderExcluir
  20. Manias? Há com cada uma. Eu tenho algumas, mas são inofensivas. A sua crónica, interessante como sempre, leva-me a pensar em algumas pessoas que conheço, verdadeiramente manientas. Tudo de bom, minha Amiga Taís.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Olá Tais, cómo gostei e rí com a sua crónica das manías! Tudos temos! E quanto maiores noss facemos, máis manías imos tendo, ou se fam crónicas e ja temos menos pacencia com as dos demais.
    A da súa amiga que pregunta se entende ao final de cada frase é muito cansada. Comprendo! E cómo se ela pensase que voçé nao tem inteligencia dabonda para entender a ela ou tal vez ela pensa que nao se espriga bem.
    Eu levo mal as conversas telefonicas longas para estar a falar de enfermidades, doutores, medicinas... Deijei de falar com tudas aquelas me chaman para tratar ese tema. Dise que me mandaran whatsapp.
    Eu algo de manía tenho para començar ler o jornal pelo final mas nao é uma constante.
    Darnos conta das nossas manías é moito caminho andado. Malo quando nao percevemos e cansamos a outras pessoas.
    Obrigada pela sua visita que sempre é muito grata.
    Gosto de ler sempre o que escrive mas nao sao muito constante na frecuença com que o faço.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  22. Todos temos as nossas manias...
    Eu, pelos mesmo motivos que os seus, também tenho a do relógio noturno, mas não uso no pulso, tenho um luminoso na mesinha de cabeceira...
    Magnífica crónica, gostei de ler.
    Boa semana, cara amiga Taís.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. ngrasado parece que sou eu pois tambem sou assim heheh lindo post amiga bjs feliz semana saude

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Taís,
    Gostei muito desta sua Crónica e até achei graça!
    Quem de nós não tem suas manias, seus hábitos? Desde que não interfiram com o bem estar dos outros, como a sua de usar relógio durante a noite. Que mal tem?
    Já tive o hábito de ouvir rádio no início da noite já deitada e de manhã ao acordar. Já há algum tempo que deixei.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  26. Me he divertido con las peculiaridades o manías de tu entrada y comentario Tais, ¡genial!....yo si tengo alguna es que una vez apagada la tv he de estar un ratito conmigo misma, intentando interiorizar sin conseguirlo demasiado, pero si no lo hago no puedo dormir
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  27. Anônimo15:01

    Olá Taís, quanto tempo né!
    Te devo satisfações quanto ao meu blog, eu não excluí ele não, só mudei de link e fiquei um tempo sem postar, só isso.
    O novo link é minhaliteraturinha2017.blogspot.com
    Atualiza ele aí na sua lista de blogs por favor,
    Então, eu tenho muitas manias, como cheirar livro novo e cheirar tudo o que vou comer, esquisito né?
    Se o cheiro não me agrada, já era.
    kkk
    Abraços querida e boa semana na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  28. Taís querida,
    Somos essa colcha de retalhos
    de coisas e manias.
    Tenho as minhas e muitas
    veio de meu pai, como
    não deixar porta aberta,
    nenhuma nem as de armários
    escapam. Na rua preciso me policiar
    pra não meter o nariz
    ou melhor a mão onde não dedo.
    Mas morro de rir com a neta Alice
    de 6 anos que não pode ver um
    chinelo virado que desvira rápido,
    e vai dizendo_ Desvira, se não mamãe
    vai morrer!
    Adorei ler e me diverti.
    Obs: Vou adorar se Vc passar
    no Espelhando na Publicação
    que tem uma conversa sobre o Tempo.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  29. Desde que me aposentei , não tenho horários.Porém, nunca pensei em deixar de usar relógio de pulso, pois sinto-me perdida , sem noção de tempo ( não fui criada no campo e , portanto, não o sei ler pelos sinais).

    Sendo assim , o relógio está de modo permanente no meu pulso, até porque o comprei já à prova de água.


    As manias não são inquietantes, tornam-se preocupantes quando se tornam obsessões.

    Querida Taís, grande abraço e b oa semana ;(

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Tais
    Gosto muito de ler as suas crónicas, pois tem sempre um lado positivo e ao mesmo tempo tem humor.
    Concordo que todos temos alguma mania, mas se não fizer mal aos outros enfim, temos de viver com ela, ou se for grava tentar contornar a referida.
    Eu tenho uma que você assinalou. Nunca leio o jornal senão de trás para a frente, e quem me conhece por vezes critica, mas eu nõ consigo ler o dia normalmente. Rsrs
    Boa semana com alegria e saúde
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, Tais
    Que postagem divertida, ri muito com a sua crônica, tenho a mania de levar a identidade com os números de telefones dos filhos e esposo para todo canto que vou, pode ser até no mercado perto de casa kkkkkk, também não consigo ficar de aliança, relógio e brinco dentro de casa, tiro tudo kkkkk, só coloco quando vou sair, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  32. Quase todos nós temos as nossas manias, algumas levezinhas, outras que realmente incomodam. A minha é nunca sair de casa sem um colar, ou fio ao pescoço. Não sou tão radical como a sua amiga, mas também fico incomodada quando dou pela falta desse acessório. Uma das manias que me incomoda um pouco, é a que tem uma amiga minha, que quando fala, está sempre a dar pequenos toques nos nossos braços, que irritante.
    Como sempre adorei a crónica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. escelente reflexion sobre las manias que a la noche traen de inclusión entre nuestro fatigado cuerpo poo el dia , el reloj se para ara un rosario de visiones y juega con el sueño a dar sus emociones aventuras y desventuras de los amaneceres a modo de despertares entre saltitos de la crepuscular y difuminada angustia ....me encanto leerte
    Tais , te deseo una muy feliz semana y un fuerte abrazo , tu amigo. jr.

    ResponderExcluir
  34. Olá, querida Taís
    Uma Crónica bem oportuna pois as nossas manias acompanham-nos e não
    damos conta disso. As outras pessoas é que dão conta das vezes que repetimos
    palavras, gestos... Penso que é bom quando sabemos que não conseguimos
    passar sem algumas situações que ao fim e ao cabo acabam por ser manias.
    Tenho sempre a tentação de ver as horas quando acordo de noite, mas depois
    lembro-me que li que isso pode cortar o sono. Também gostava muito de sair de brinco e colar, pintar os lábios, como já lemos mais acima. Com a pandemia
    foram-se esses hábitos.
    O meu pai começava a ler pelo fim dos livros e de vez em quando lá estou a fazê-lo.
    Enfim...enquanto não der forte vamos vivendo com as nossas pequenas
    manias.
    Bela Crónica. Gostei muito.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  35. Mania? acho que não tenho não... :))
    Penso que são os banhos diários -se faz calor ou frio tenho que tomar duchas
    repetidas vezes_ só assim me sinto disposta a iniciar ou terminar os dias. rsrs
    Já virou mania Taís acredito que tira toda minha ansiedade , fico zen depois de um banho e assm ele se repete e repete. É assustador (risos)
    Gostei dos comentário e do seu texto .
    Belos dias, amiga e vamos convivendo com as manias e como diz rindo delas . Beijo, e boa noite .

    ResponderExcluir
  36. Taís:
    lo dices de forma muy exacta y agradable de leer.
    ¡Todos tenemos manías, pero lo malo es cuando esas manías nos dominan!
    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  37. Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    De um modo geral, as "manias" são engraçadas. Um amigo meu
    assobia, até adormecer. Eu, fico passado a limpo o meu passado, e
    não durmo sem meias. Não consigo.
    Parabéns, Amiga, pelo belo texto. Uma ótima semana, com saúde e
    alegria.
    Grato pela visita ao meu blog.
    Abraços. Sinval.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Taís! Adorei ler sobre as suas manias e como elas trazem um toque de diversão e singularidade para a vida. É interessante como cada pessoa tem as suas próprias excentricidades, sendo elas tão únicas e pessoais. Afinal, são essas pequenas peculiaridades que nos tornam quem somos. Adorei o texto! Beijinhos 🤗

    ResponderExcluir
  39. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís