Viaduto dos Açorianos - Porto Alegre- RS / Brasil |
SENDO FELIZ NA ROTINA!
- Taís Luso de Carvalho
Quem diz que rotina não é coisa boa? Seguir nossa vida bem regrada, andar na paz e saber onde dar o passo de cada dia e estar familiarizada com tudo, eu gosto muito. Aprendi a gostar da minha rotina, do meu cotidiano.
Lembro que há muitos anos eu também dizia: é ótimo viajar, mudar a rotina, espraiar-se e escapar um pouco dos problemas. Só que, na verdade, não escapamos de nada, levamos todos os problemas para fazer turismo onde quer que seja. Uma companhia nada agradável.
Penso que viajar levando os problemas junto, é tiro no pé. O bom é viajar com a consciência em paz, com problemas resolvidos e com alegria, e não querer escapar de problemas. E, no finalzinho, ficar com vontade de voltar, com saudades de nosso país, de nossa cidade, da nossa casa, da nossa rotina.
Sair bem e voltar melhor ainda, cheia de planos, com saudades da nossa gente, dos abraços dos amigos, da nossa rua, do bairro, do comércio e dar um Alô a todos os nossos conhecidos por onde vamos passando. Sentir que estamos de volta ao que é nosso, é muita felicidade. Sair, mas voltar!
Quero ter a minha rotina, estar em dia com as notícias do mundo, ouvir que aqui, ali e acolá está melhorando. Ir aos shoppings, sentar numa cafeteria e jogar conversa fora, rindo como gente feliz. Uma tarde tri de legal, como dizemos aqui no Rio Grande do Sul.
Não, não quero fugir do meu cotidiano; quero almoçar nos domingos em família, com Pedro e meus filhos, passear no parque, no Brique da Redenção e ver a vida linda. Caminhar pelos lugares que há décadas percorro. Nada me é tão familiar. Sentir amor pela minha cidade, mesmo com seus problemas, mas é a cidade que me acolhe, o porto do meu sossego e da minha alegria. É a minha Porto Alegre.
Há muitos anos sonhei em morar em outros lugares, em outra cidade, mas foi ótimo não termos ido. Nem daria, tudo bobagem minha. De vez em quando eu tinha umas ideias meio esdrúxulas, mas depois percebi que o caminho para mudanças seria outro, insistir em procurar as mudanças em mim, e não mudar de casa, de cidade, de país. Não; mudo eu, onde estiver! Quando a gente amadurece, fica mais seletiva e deixa de lado certos sonhos meio mirabolantes, embora esses sonhos também façam parte da vida. Prefiro dar voos mais baixos. Na verdade, eu já aprendi a lidar com a realidade, embora tenha lá suas alterações, mas coisa pra lá de normal .
Um pedacinho de Porto Alegre - RS - Brasil
Antiga Usina do Gasômetro - ao fundo
Profunda reflexión. Es ser feliz con lo que uno hace. Te mando un beso.
ResponderExcluirQue bela e crítica reflexão Taís. Poderia resumir com um pensamento: "quem tenta fugir acaba sempre fazendo o contrário". É bem assim, para se viver e largar os pés na estrada há que se estar movido pela leveza e desapegos. Viver nossa rotina assimilada é perfeita maneira de se sentir bem e completo. E para finalizar, vamos com Gilberto Gil na sua canção de volta do exílio:" o melhor lugar do mundo é aqui e agora..."
ResponderExcluirSeja feliz com sua rotina e pronto.
Beijo e feliz fim de semana na bela Poa.
Belas ilustrações da Poa.
Excelente, nos dejas en reflexión.En la rutina hay lecciones para aprender la marcha por el camino. Feliz sábado Tais. Un beso.
ResponderExcluirBom dia, amiga Tais!
ResponderExcluirAs rotinas fazem parte do nosso dia a dia, e são muitas delas necessárias ao nosso bem estar emocional e físico. Também tenho as minhas que não dispenso no meu dia a dia.
Excelente crónica, e elas imagens!
Deixo os meus votos de um Feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Passamos nossos dias ,desde pequenos ,vendo a necessidade de rotinas. è ela que faz com que valorizemos cada momento diferente e os desfrutemos mais! Adorei as fotos e reflexão! beijos, lindo fds e bons passeios. O tempo está ótimo!!! chica
ResponderExcluirOlá amiga Tais, adoro quanto aquí deijou escrito porque é justo o que eu penso e practico. A rotina diaria faime sentir muito bem e sair dela sempre é algo incerto mais eu faço as vezes, não por sair dela, máis porque não quero perder a costume de entenderme e gostar doutros lugares, doutras pessoas.
ResponderExcluirJa viajei la por muitos sitios, mesmo ao sul do Brazil.
As fotos do seu lugar são lindas. Quem va querer não desfrutalas!
Um beijinho, alma gemelga!
Bom dia de sábado, querida amiga Taís!
ResponderExcluirJamais troco meu lugar de rotina por outro qualquer lugar do mundo.
Amo viver meus dias corriqueiros por aqui.
O bonito da vida é viver no mesmo lugar e sempre se encantar com cada dia que nasce e ver novas belezas nos mesmos cenários. E se acha, basta ter o coração contemplativo e aberto ao novo.
Lindo post e lugar bem bonito onde mora.
Obrigada por estar em sintonia com o que penso e vivo.
A cada ida, novas emoções Deus nos prepara.
Lá vou eu agora para as minhas...
Tenha um final de semana abençoada!
Beijinhos
Olá Taís
ResponderExcluirA rotina tem também o seu lado bom. É na rotina que temos a gostosa sensação de pertencimento. Sair da rotina de vez em quando é agradável mas nada se compara ao nosso cotidiano, nosso porto seguro. Onde nos sentimos felizes e realizados
Um ótimo fim de semana
Beijinhos
Y así es realmente amiga Taís. En el fondo, para ser felices, no necesitamos tanto, estar cerca de nuestros seres queridos (familia), de nuestras cosas y enseres amados, de nuestros sitios que frecuentamos, amigas y amigos… de nuestras vivencias de niños. A cierta edad vemos las cosas con más calma, apreciamos otros valores que de jóvenes no se sentían con la intensidad que hoy los sentimos. Así pues, vivamos la vida y seamos felices, dejando a un lado a ser posible algunos problemas y otros resueltos, poco a poco se llega al inmenso placer de la felicidad ¡Qué no es poco!
ResponderExcluirUn gran abrazo y feliz fin de semana con paz y armonía.
Hola Tais, está bien salir y conocer otras cosas, pero luego uno siempre tiene ganas de volver a sus costumbres y a su rutina.
ResponderExcluirFeliz fin de semana.
Un abrazo.
Muy bellas imágenes para acompañar un texto tan bueno y lleno de verdad.
ResponderExcluirAunque a veces salgamos de nuestra rutina, nos sentimos felices al volver a ella y vernos rodeados de todo lo que amamos.
Un beso, Tais. Feliz fin de semana.
La rutina pone un orden en tu vida, pero eso no quita, que de vez en cuando no te tomes unas vacaciones.
ResponderExcluirBesos
Há rotinas que são ESSENCIAIS para a minha felicidade, confesso.
ResponderExcluirBeijinhos, boa semana
Bom dia Taís,
ResponderExcluirMagnífica crónica que fala de tudo o que eu sinto.
Também já tive vontade de mudar de lugar, de casa, mas à medida que a idade avança cada vez gosto mais do lugar onde vivo, da casa onde moro.
Claro que aprecio dar um passeiozinho por outros lugares, umas ferias num sitio diferente, mas como é bom o regresso ao meu aconchego.
Taís mora numa cidade linda!
Adorei as fotos.
Beijinhos e uma excelente semana.
Ailime
Há um tempo para tudo nesta vida. Quando somos mais jovens gostamos de mudar, de ter isto e aquilo, de ser diferentes do que somos. Mas a vida encarrega-se de nos mostrar onde é o nosso chão. E como é boa essa calma que se apodera de nós quando a própria rotina nos livra de tantos sobressaltos, como se nos aconchegasse em cada dia.. Belíssima a sua crónica, minha Amiga Taís.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Olá, amiga Tais,
ResponderExcluirPassando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma excelente semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
A rotina tem as suas vantagens, principalmente quando dentro dela conseguimos encontrar algumas variantes.
ResponderExcluirGostei de ler a sua crónica, é magnífica.
Boa semana.
Um beijo.
Como se costuma dizer, " nem sempre nem nunca "; gosto cada vez das minhas rotinas e não posso sair delas assim " de repente " , mas também aprecio viajar, com alguns Amigos, ou simplesmente jantar com eles e ficar a conversar um pouco; claro tem que ser com aqueles AMIGOS com os quais vele a pena uma boa conversa ; se me disserem, " vamos fazer uma viagem amanhã " eu fico um pouco apreensiva, porque preciso de tempo para pensar e por isso não gosto de surpresas. Gosto de planear com calma qualquer saída, por mais pequena que seja ; aprecio muito o meu cantinho e do silêncio que nele existe; só ligo a televisão à noite e rádio nunca ouço a não ser quando vamos passear, eu e o meu marido e ligamos o rádio do carro E é assim, a tua amiga, no seu dia a dia, Taís, gostando cada vez mais de tranquilidade e silêncio. Como sempre, uma crónica interessante onde mostras que as rotinas são importantes e não " aquele bicho papão " que assusta tanta gente Obrigada, Amiga ! Como sabes, tenho saído um pouco da minha rotina por ter cá o meu irmão e cunhada, mas a companhia deles está a fazer-me muito bem. A familia faz falta e eles vivem no Brasil; vivo muito tempo sem eles. Beijinhos, Taís e desejo-te tudo de bom, especialmente, com saúde para todos
ResponderExcluirEmilia
As fotos estão óptimas e a reflexão excelente e, se permite, assino por baixo - exceptuando o desejo de ir viver noutro lado, que nunca tive.
ResponderExcluirGostei muito de ler o texto sobre Henri Toulouse-Lautrec, pois estive no seu Museu, em Albi, há duas semanas.
Minha querida Taís, carinhoso abraço e feliz semana :)
Un brano intenso, colmo di profondo significato, che ho molto apprezzato nella sua lettura. Un caro saluto,silvia
ResponderExcluirOlá, Taís,
ResponderExcluirA sua crônica é das mais singelas, gostosa de ler e me levou a ideias e definições que até contribuem para maior reflexão sobre a quietude da rotina que, uma vez cultivada e sendo regada com amor, como é o seu caso, torna-se um verdadeiro nirvana. Adorei!
Impressiona-me cada vez mais a sua singeleza e tão bela literalidade.
Receba os meus efusivos parabéns inclusive pelas maravilhosas fotos, e deixo aqui também os meus votos de ótima semana e infinda felicidade conjugal e familiar.
Terno abraço com a admiração de sempre.
Minha filha perguntou se gostaria de morar com ela e os netos.
ResponderExcluirAdoro eles mas não pretendo sair do meu Rio de Janeiro.
Me agrada a rotina.
Excelente a sua crônica, Taís.
Tenha uma semana de paz.
Muitos beijinhos
Verena.
nuestra rutina se vuelve zona de confort Tais cuando
ResponderExcluirse lleva en armonico convivir entre la ciudad y sus
personas que la conforman , bellos paisajes para
disfrutar en particular el de Porto Alegre es como
un pedazo del cielo reflejado en el ras de la tierra
y el mar ....excelente cronica Tais , ha sido un placer
leerte , mis saludos , feliz semana , vuestro amigo . jr.
El salir de la rutina en ocasiones es bueno ya que sirve para despejarnos un poco.
ResponderExcluirPero como nos dices tener una rutina con la familia es buena ya que fortalece los lazos.
Saludos.
Também sou como a Taís, gosto da minha rotina e sinto-me feliz nela. No entanto, ao longo do ano quebra-se um pouco a rotina, pois eu e o meu marido, gostamos de viajar e de conhecer outros locais e outras realidades, mas no final sabe mesmo tão bem, o regresso a casa e à minha rotina habitual.
ResponderExcluirExcelente crónica.
Beijinhos
Bom dia, Taís
ResponderExcluirLinda crônica, também gosto muito da minha rotina, agradecer a Deus todos os dias pelo milagre da vida. Gosto muito de viajar, mas voltar para casa é excelente. A tua cidade é bela, ótimas fotos, um forte abraço.
Querida Taís
ResponderExcluirMais um Crónica que nos faz reflectir, desta feita sobre a Rotina que muitos
de nós queremos deitar para trás das costas. Os momentos que aborda
são preciosos, ir e voltar, com vontade de abraçar os amigos, dar aquele
belo suspiro quando se entra no lar doce lar, tem razão, nada melhor. Ir
e voltar, talvez com mais alguma coisa na bagagem, outros costumes e
maneiras diferentes de ver a vida, enriquece-nos. Teremos oportunidade de
comentar com os nossos e, muitas vezes, chegarmos à conclusão de como
somos abençoados pela vida que temos.
Minha amiga, adorei o post sobre Lautrec. Já sabia alguma coisa sobre ele
mas fiquei a saber muito mais. Muito obrigada
Tenha uma boa quarta-feira.
Beijinhos
Olinda
Felicidade é construção de quem exercita desconstruir adversidades.
ResponderExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Não dá para deixar um super like nisto? Não poderia estar mais de acordo, Tais!
ResponderExcluirÉ bom viajar e "sair da rotina" por um tempinho e também quando temos tudo resolvido. É muito bom ter a nossa rotina, termos o nosso cantinho, as nossas coisas controladas. Isso é tudo um ótimo sinal. E só vejo felicidade nisso! Adorei ler este texto. Está muito bom! Parabéns pela sua escrita, Tais! 👏
É muito bom estarmos de mãos dadas com nossas rotinas. Após aposentadoria considerei ainda melhor, fazer do tempo o meu tempo. Mas gosto de viajar, conhecer novos lugares e, certamente, voltar para o aconchego da minha casa. Ótima crônica, bem realista. Gosto muito do Sul, já visitei várias cidades e também Porto Alegre.
ResponderExcluirBoa tarde.
Querida Tais,
ResponderExcluirgostei muito do brilho «tri de legal» da tua crónica
gostei muito da luz da tua cidade «alegre»
e, claro, gostei de saber que somos ambas ciosas das nossas rotinas
Se as rotinas me dão tranquilidade, se sem elas eu me desconcerto toda, por que ficar imaginando cenários de vida sem elas? Jamais! E não forcem, que eu não mudo. E não critiquem, que eu ignoro. (isto é o que eu respondo a quem duvida do poder das minhas rotinas pacíficas e saudáveis)
Agora, vou cumprir uma das minhas rotinas: jantar às 20.00 horas, em ponto.
Beijo, amiga querida. Fui…
Gostei imenso da sua crónica, Tais, com a qual me identifiquei!
ResponderExcluirTambém nunca tive muitos problemas com as minhas rotinas... se bem que ainda não tenha refeito todas as minhas rotinas desde a pré-pandemia!
Aqui uma pontinha de covid... e é logo bem problemático para a minha mãe... para alguns a vida ainda não se pôde normalizar... para os que têm problemas crónicos... e para os que cuidam deles.
Nunca apreciei muito viajar... aeroportos, bagagens... imprevistos vários... stress à ida e à volta, até desfazer as malas... por isso arranjei um poiso junto ao mar, para me sentir de férias sempre que estiver por lá, e relativamente perto da morada habitual, para poder passar uma temporada mais alargada, como fazia noutros anos... mas, num sítio turístico! Conclusão: Veio a pandemia... e por enquanto, frequentar ambientes arriscados, ainda me pesam na consciência, por cuidar de uma pessoa de saúde frágil! Cafés, shoppings e restaurantes cheios, continuam fora de cogitação, no meu caso... andando sempre em contra-ciclo, no relativamente calmo vilarejo onde moro... e até ainda a fintar os amigos e conhecidos, de abraços e beijinhos de antigamente... mas uma consciência tranquila... é a melhor das almofadas!... :-))
Adorei conhecer os encantos da sua cidade, Tais, através de tão belas imagens!
Beijinhos! Bom fim de semana!
Ana
🌹🌼🌷🙏🥰
ExcluirOlá, amiga Tais,
ResponderExcluirPassando por aqui, esperando que esteja tudo bem consigo, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Se a rotina faz bem, por que não conviver com ela? Bela crônica Taís. Parabéns!
ResponderExcluirBeijos e um excelente final de semana para ti e para os teus.
Furtado
Belíssima crónica, Taís.
ResponderExcluirA rotina, se levada em paz e sossego, é saudável. Será bom não ambicionarmos mais do que o necessário á Vida que tão bem conhecemos.
A excelência das tuas palavras é marcante.
Parabéns, Amiga.
Beijo
SOL da Esteva
É impressionante como me revejo nas suas palavras!
ResponderExcluirBelas fotos! Os seus lugares são muito bonitos.
Beijinhos e tudo de bom,
Qué bellas imágenes has puesto de Porto Alegre en Brasil. Se ve una ciudad muy cosmopolita y moderna.
ResponderExcluir