17 de novembro de 2008

54ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE



Palestra de Ariano Suassuna e povo na 54ª Feira do Livro
Estado homenageado: Pernambuco



- tais luso de carvalho

A feira do livro é a festa mais esperada pelos que gostam ler, pelos editores e pelos escritores. A praça da Alfândega é o palco da festa: um lugar descontraído, alegre e festivo, uma intimidade informal com os livros. Nada de coisa solene.

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do País. Idealizada pelo jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, teve sua primeira edição em 1955. Inspirado por uma feira que visitara no Rio de Janeiro, na Cinelândia, Marques convenceu livreiros e editores de Porto Alegre a participarem do evento.

O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos que trouxessem o povo para a feira. Vários eventos fazem parte da mais famosa Feira do Livro da América: oficinas literárias, saraus, eventos na área infantil e juvenil e tudo o mais que se relacione com cultura.

Charles Kiefer foi escolhido como patrono deste ano, da 54ª Feira do Livro. E Pernambuco foi o Estado homenageado. Num sábado, na feira, fotografei dois ótimos violeiros repentistas, Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano. A gauchada dizia um nome para eles, e não levava 1 minuto para começarem o duelo. Foram muito aplaudidos.

Compramos, sacolas de livros, e depois uma ‘paradinha’ no bistrô para um suco bem gelado e para, dali, curtir o povo nessa festa do livro. Tudo maravilhoso.  No próximo ano, lá estaremos novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís