31 de julho de 2008

PERSONAGEM DA CULTURA POPULAR


tais luso de carvalho

Sempre que tive de ir ao centro da cidade dava de cara com ‘ele’, personificando uma estátua viva, um anjo prateado. E nada sabia desta pessoa de gestos meigos, que fica horas a fio numa mesma posição e que agradece - com gestos suaves - quando alguém lhe joga uma moeda. E agradece a pessoa, com mensagens de Mario Quintana, Erico Veríssimo e outros.


E só hoje - através do jornal - fiquei sabendo um pouco de sua vida. O ‘Anjo’ é argentino, 36 anos, largou a faculdade de arquitetura há 10 anos, vendeu seu apartamento, entregou o dinheiro à sua mãe e resolveu correr o mundo, começando por Porto Alegre. Trabalha na Esquina Democrática e no Parque da Redenção. Seu personagem suaviza os enormes arranha-céus. E o anjo ficou pelos pagos, acho que gostou da hospitalidade.

Seu nome é Abraham Ponce. Desistiu de seguir mundo. Será que é feliz?
Respondeu: “uma vez eu estava na praia de Torres e uma mulher me reconheceu como artista do centro de Porto Alegre e disse que a mensagem que lhe entreguei está sempre com ela, há quatro anos – isso é impagável”.


Todo anjo tem sensibilidade. Muitas vezes a gente passa por essas pessoas, estes simpáticos artistas de rua, e desconhece que atrás do personagem existe uma história bonita, um ideal. E seguimos sem dar muita 'bola'. Agora, mais do que nunca, quando eu passar pelo ‘Anjo de Porto Alegre’ vou lhe dar mais atenção e sempre pegar uma de suas mensagens. Quem sabe lá o anjo não me dê uma mensagem que me diga algo de bom?

Cultura popular da cidade... Muito lindo.
-

5 comentários:

  1. Conheço esse anjo prateado!
    De vista, apenas.
    E depois de ler isso, fiquei me achando uma baita insensível, em nunca ter parado para olhá-lo direito.
    Farei-o da próxima vez!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Taís,
    Pois o anjo é mesmo um anjo! Conheço ele do Brique da Redenção, ele fica na frente da minha barraca de artesanato no domingo e te digo, é uma pessoa muito sensível, agradável, de bem com a vida, uma amor de pessoa!
    Abraços!

    Inez

    ResponderExcluir
  3. Realmente, muito bacana!

    bjx

    RF

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:05

    Tenho verdadeira adoração por seres alados, de luz, de uma insustentável leveza do ser. Abraço pra você. Patrick.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo modo de escrever, verdadeiramente atraente. Parabéns também pela riqueza da observação, da sensibilidade.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís