9 de setembro de 2024

APRENDENDO COM A VIDA

 



                             -  Taís Luso de Carvalho -


       Moro num lugar alegre e arborizado, onde se encontra o  Hospital  de Clínicas de Porto Alegre, um dos mais importantes do país. Onde moro, tenho de graça, fatos e imagens que só me acrescentam. Tenho aulas sobre valores, atitudes, solidariedade, metas, realidade e sonhos. Tudo me é dado de graça, uma amostra do muito que posso  aprender com a vida em minhas observações diárias.

Caminho e vejo uma criança paraplégica, com a mãe ao lado, cobrindo seu filho de cuidados, e esta criança dependerá a vida toda de alguém. Ela me olha e eu abaixo a cabeça. Senti-me constrangida, não pelo fato em si, mas pelo seu sofrimento presente e futuro. Por saber que aquela 'dor' será para sempre. Evitei de falar com os meus olhos.

Vejo pessoas idosas, já na sua última instância de vida, nostálgicas e sem sonhos, apenas esperando... Vejo gente lutando para sobreviver, clamando por mais um tempinho de vida. Vejo nas minhas andanças - perto do hospital, crianças saindo da quimioterapia, muita gente acompanhando seus doentes, às vezes tristes, outras felizes ao deixar o Hospital. Tenho essas amostras, de luta pela vida, todos os dias. Tenho sempre o que aprender.  E isso, sem querer, vai me dando outra visão das coisas e das pessoas. Outra visão da vida. E posso traçar parâmetros para mim. Isso faz com que eu dê valor unicamente ao que tem valor.

Saio de uma realidade e vejo a outra: gente discutindo e se incomodando por um armário de cozinha que ficou com um tom acima do idealizado;  uma cortina que poderia ter ficado mais linda do que já ficou, dando um valor excessivo à matéria. Vejo  gente fútil  falar do pedigree de seus cães querendo desmerecer os outros animais do condomínio. Vejo gente que se descuida em ser mais ética. Vejo brigas enormes em inventários e coisas do gênero. Brigas de família intermináveis! Pego o carro e vejo pessoas discutindo porque o outro fez uma manobra infeliz ou invadiu a faixa de pedestres. Vejo de tudo um pouco. E aí lembro do hospital - o meu vizinho...

Só não aprendi, ainda, a lidar com a dor física. Ninguém deveria passar por dor física e, muito menos, ser submetido à tortura devido às ideologias políticas, racismo e preconceitos.  

É muito desperdício de vida. 






34 comentários:

  1. Lo mejor para vivir activo es aprender . Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. O meu pai ultimamente está a passar por esse tormento, a dor física.
    Nota-se na cara o desespero, a impaciência.
    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de Paz, querida amiga Taís!
    Temos visto muito sofrimento pelo mundo afora, aparte das nossas proximidades.
    A dor física é um mistério mesmo.
    Temos que suportar tudo até o fim...
    A vida humana é sempre muito desperdiçada para quem não tem consciência da efemeridade dela.
    É um sopro... quando nos damos conta, estamos ns reta final.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Prezada Taís,
    Você é um observador atento e, sim, um hospital com seu pessoal indo e vindo mostra um espelho diferente da vida.
    Tantas questões não valem o tempo para discutir ...
    Há mais de um ano vivo com dor e isso nunca vai acabar. A razão pela qual me sento novamente é por causa disso. Não posso deitar no colchão para dormir porque estava me contorcendo de dor.
    Orando a Deus por me dar forças para aguentar até o fim. Sabendo que meus rins também estão perto da insuficiência renal por causa de tudo isso.
    Claro, a mulher que me atropelou com seu carro causou muita dor a nós dois! Meu Pieter cuidou de mim até que ele não pudesse mais fisicamente com seu coração fraco ... Ela acabou com a vida dele cedo demais.
    Agora estou sozinho e luto dia após dia. Muitas vezes tenho que sentar de manhã, pois estou com náuseas de dor e ainda não consigo tomar café da manhã ...
    Mas ainda grato por estar vivo e com a ajuda de Deus vou conseguir!
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  5. Uma verdadeira reflexão de vida. Temos tanto o que aprender na vida, a dar valor ao que realmente importa, e deixarmo-nos, tantas vezes, de mimimis.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. As contradições deste nundo. Gostei, minha Amiga Taís, do seu agradecimento à vida, da sua preocupação com os que sofrem, do seu sentir solidário, da sua indignação com as futilidades. Gostei da sua crónica.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Linda tua crõnica e como é bom observar, sentir a vida que pusa diferente perto de nós. Vendo tantas dores, valorizamos nossos dias! E há tanto a ver, refletir nessas observações! beijos, lindo dia, mais um com a fumaça invadindo a nossa cidade! chica

    ResponderExcluir
  8. Deus dá amor a quem o merece ( e também a quem não merece).
    Imagino a sua felicidade por morar num lugar desses tão belo e perfumado.
    Que a felicidade resida sempre em seu ( e nos seus familiares ) coração
    .
    Saudações amigas.
    .
    Poema: “” O Amor Acontece ““
    .

    ResponderExcluir
  9. Querida Tais, a tua crónica, hoje, deixou-me comovida, porque falas de uma realidade que choca os corações verdadeiramente humanos. Também eu reflito nas atitudes que temos no nosso dia a dia quando me deparo com crianças de cabecinha rapada ou em cadeira de rodas, totalmente dependentes e aí surge-me a citação lida algures ... " e as crianças, Senhor, por que lhes dais tanta dor? ". E a propósito, vou deixar aqui um testemunho....um dia estava eu sentada com uma amiga, numa esplanada, e junto a nós um casal de meia idade com uma filha paraplégico; a minha Amiga disse " temos que dar graças a Deus por termos filhos saudáveis ao que respondi ..." e aquele casal, o que terá ele de dizer a Deus? " Não, Taís, não consigo agradecer o que sou e o que tenho, quando vejo situações destas, quando me deparo com vidas tão maltratadas, numa miséria de dar dó. Não me considero melhor do que os outros, não tenho feito nada de extraordinário e no entanto, tenho saúde, filhos saudáveis e nada me falta em termos materiais e aí fica a pergunta, por quê tantas bênçãos para mim e nenhumas para tantas pessoas? Prefiro não pedir nem agradecer, prefiro pensar que a vida é injusta, prefiro pensar que estamos cá, vivendo em comunidade e portanto com a responsabilidade de contribuirmos para o bem comum, prefiro pensar que tenho sempre muito a aprender e que dar valor ao que realmente importa tem de ser o meu lema. A mim, também me choca ver pessoas preocupadas com as ruguinhas no rosto, mulheres a preencherem os lábios para ficarem mais grossos, a gastarem fortunas para modelar o corpo, aumentando a " bunda " e seios de tal modo que ficam com uma aparência horrível e tantas vezes morrem devido a esses exageros. São pessoas vazias, incapazes de olhar à sua volta e se condoerem com as misérias humanas. Para quê, querida Amiga ? Como dizes, " é muito desperdício de vida "
    Muito pertinente, esta crónica, querida Tais, num mundo cada vez mais conturbado, numa sociedade cada vez mais alheia ao próximo e muito mais preocupada com as redes sociais onde se vangloriam daquilo que têm, das viagens que fizeram, dos carros e mansões que possuem. Uma triste realidade ! Obrigada pela reflexão que nos levas a fazer! Tens um coração lindo !!! Beijinhos e saúde para todos aí em casa
    Emilia

    ResponderExcluir
  10. La cruz y cara de una misma moneda, la has sabido reflejar en tu día a día diario.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Taís:
    tienes mucha razón, desperdiciamos mucho tiempo en discusiones inútiles, en detalles sin importancia y en cosas que, en realidad, no nos importan nada.
    Boa semana para vocês e muitos abraços.

    ResponderExcluir
  12. Es muy emocionante y realista lo que expones.
    Tu escrito invita a meditar.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  13. Un maravilloso articulo en el que nos has reflejado la vida tal y como es, No vemos los grandes dolores y si que nos fijamos en algo insignificante.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  14. Querida Taís, suas palavras são um verdadeiro convite à reflexão sobre o que realmente importa na vida. A maneira como você descreve suas observações diárias ao redor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é comovente e nos faz pensar sobre nossas próprias prioridades. É impressionante como a convivência com a dor e a luta pela vida pode nos ensinar tanto sobre valores e solidariedade. Obrigado por compartilhar essa visão tão sensível e humana. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá querida Taís!

    Mais uma crónica linda como nos tem habituado! 👏🏻

    A verdade é que todos nós estamos a passar por momentos de vida muito diferentes. E chega a ser inquietante como em intervalos de espaço tão curtos, se vivem dois tipos de vida tão diferentes. Realmente dá que pensar!

    Um abraço e uma boa semana para si 🤗

    ResponderExcluir
  16. Gosto deste olhar no cotidiano e específico ao que vai e vem num Hospital. Vivi muito esta experiencia de lições e reflexões. Aprendi com as pessoas que carregam deficiências, mas levam esperanças ainda que seja apenas pelo fato de estar viva. Aprender o que vale e pesa nesta vida é uma bela faculdade Taís.
    Muito boa sua crônica pela vizinhança.
    Bjs de paz e feliz semana para vocês.

    ResponderExcluir
  17. Querida Taís
    Esta Crónica traz-nos lições de vida sobre as quais deveríamos
    debruçar e retirar o sumo que verdadeiramente carrega.
    São contrastes que o ser humano nem sempre dá valor, porque
    nas suas pressas deixa de olhar e ver o que lhe salta à vista.
    No lugar onde vivemos há deveras escolas que não aproveitamos,
    que nos indicam altruísmos e também um modo de viver em
    que a futilidade toma espaço.
    Muito obrigada, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  18. Olá, Taís.

    Temos que ter esse olhar para o que acontece ao nosso redor. Um hospital é um bom lugar para refletir sobre muitas coisas. Diz um provérbio bíblico que é melhor estar numa casa onde tem luto do que numa casa onde há alegria. Parece pessimista o autor bíblico mas a ênfase é exatamente esta: Onde há luto, há mais possibilidades de você pensar e valorizar a vida em seus aspectos mais simples e necessários.

    Bela crônica.

    abraços.

    ResponderExcluir
  19. Aplaudindo daqui a sua crônica Taís
    Existe na vida tanta coisa grave para nos preocuparmos.
    Vemos gente sem noçâo fazendo uma tempestade em um copo de água.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  20. Rogério V. Pereira11/09/2024, 17:53

    Mais uma crónica
    própria
    de quem dá atenção aos outros
    num mundo pejado de monstros
    comportamentos
    próprios
    de vivos

    ResponderExcluir
  21. Cuando el dolor se vuelve amor cuidos ramitas del aire
    son golondrinas piruetas dando volteretas del ruiseñor
    que dentro llevamos y se apresura en una aventura sorti-
    legio de unos pocos que como tú Tais dan con hechos
    valor a las palabras , excelente escrito lleno de emoción
    y lección de humanidad,mis saludos.jr.

    ResponderExcluir
  22. Caríssima Taís, bom dia.
    Comovido e encantado mais uma vez com a sua belíssima expressividade, observo o quanto é sublime a sua observância sob todos os aspectos e circunstâncias da vida humana, a sua compaixão para com os que sofrem e muito me impressiona também o fato de você já sendo possuidora de tantos predicados, mesmo assim, com a simplicidade que a caracteriza, ainda busca aprender com as nuances da existência, no afã de disseminar sentimentos que nos exemplam cada vez mais.
    Alegra-me saber do local aconchegante e arborizado onde você mora e que lhe traz tão profundas e envolventes inspirações reflexivas como essa, para gáudio de seus privilegiados leitores.
    Seja sempre feliz, minha doce e querida amiga. Fique com o meu abraço de carinho, respeito e admiração, ao tempo em que lhe desejo também uma semana de muita paz em aragens de bem-aventuranças.


    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Tais
    Crônica muito importante, lembrei da passagem bíblica de João 16:33 que diz: No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: Eu venci o mundo. Jesus nos ajuda na dor e quando o sofrimento surge. Percebemos que as pessoas brigam por bobagens, como é gratificante valorizar o que realmente importa, ser grato a Deus por cada manhã, bjs querida.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Tais
    Uma excelente crónica que gostei muito de ler.
    A vida é assim, muito ingrata para uns e a saúde é o mais importante que temos em nossa existência.
    Grata pela maneira como escreveu este interessante texto que só nos acrescenta, e nos leva a reflectir.
    Continuação de boa semana com saúde.
    Um beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  25. Minha querida amiga Taís,
    A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo e, com isso, aprendi a sofrer, mas, não a me acostumar com o sofrimento. E, te juro, que não tenho a resposta do que podemos aprender com este aprendizado vindo da dor. Carregamos a dor conosco e nunca tiramos as pessoas que amamos do coração.
    Nesta vida um tanto sem sentido, vejo pessoas mais preocupadas se o vizinho comprou um carro novo do que em satisfazer a curiosidade dos filhos, pois, não é incomum que os pais deem um celular para as crianças pequenas no intuito que elas "fiquem quietas".
    A realidade é que neste "complexo de vira-lata rodrigueano" que vivemos, ninguém tem "pedigree" (nem cães, nem gente).
    Sobre a quimioterapia, é uma tentativa dolorosa de cura... Porque, tanto o paciente e quem está ao seu redor, sofre. Lidar com a dor física (dos outros), dói mais em nós... E eu sei do que estou falando e quem lê meu "blog" também sabe.
    Sorrir para as pessoas (principalmente para crianças doentes), aquece a alma e serve para mostrar que elas estão sendo notadas e que são amadas. No entanto, há pessoas que pensam diferentes, se calam diante do clichê de que a vida é assim mesmo e nada podem fazer. No entanto, não sabemos nada sobre a vida, temos uma vaga expectativa do que podemos fazer, vivendo um dia de cada vez.
    Aprender com os erros ainda é o conselho mais dado nessa vida, mas, poucos são aqueles que conseguem comprovar claramente sua natureza humana.
    Seu texto me faz enxergar muito do que tento fazer sendo rotariano: que devo fazer o bem sem esperar nada em troca, pois, acredito que a bondade pela bondade é o melhor professor da vida.
    Gritar toda a minha dor para o mundo não fará com que quase ninguém me ouça, fingir que está tudo bem, quando isso não é verdade, também não resolverá nada. Mas, nunca podemos deixar de acreditar em dias melhores, pois, o teu texto é exatamente isso, um chamado à esperança.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá, amiga Tais,
    Todos temos a obrigação de aprender com as nossas vivências.
    Embora hajam muitas pessoas que nunca aprendem. Continuam a cometer os mesmos erros, e a ter as mesmas atitudes.
    Gostei muito desta sua crónica.

    Deixo os meus votos de um Feliz fim de semana com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Querida amiga Tais, antes de comentar aqui quero agradecer o carinho de sua sempre amável visita!
    Respondi lá no blog, eu sei amiga, que estou sempre com vontade de escrever, amo isso, voltarei a escrever e agora que já está tudo muito bem será melhor!
    Li alguns comentários aqui e concordo com eles, suas crônicas fazem as pessoas refletirem, pois sinto e percebo todas as agruras que as pessoas sentem, hospitais dão essas dimensões e seria bom se não tivessem tantas pessoas doentes e sofrendo, principalmente as crianças!
    Vamos indo e aprendendo, viver só faz sentido quando evoluímos!
    Aqui sempre é um prazer visitar e ler, amo a nossa amizade, tens uma alma linda!
    Deixo abraços sempre apertados!

    ResponderExcluir
  28. Este seu texto, querida Taís, é uma estupenda lição de vida e o derradeiro parágrafo eu assino por baixo cada letra.

    Caloroso abraço, minha amiga, bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  29. Sorrir para as pessoas, ilumina e aquece a alma. Uma boa aula que nos ensina de tudo.
    É um relato vivo, continuado, presente que faz estremecer.
    Vivo cada gesto, cada passo, cada tropeço, como se fora eu.
    O que sinto irá continuar a manter-me perto da tua "sala de aula".
    Obrigado, Amiga. Só me resta a solidariedade.


    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  30. Olá, amiga Tais
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma feliz semana, com tudo de bom.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Querida amiga, me emocione al leerte.
    Cuanta verdad hay en tus letras, gente que sufre todos los días y gente que pierde su vida en tontería.
    Me dejaste mal, pensando en cuanta gente hay que esta sufriendo y el mundo le da la espalda, por egoísmo.
    Es un placer enorme leerte, no dejaste una clase de moral que todos deberíamos leer.
    Abrazos y besitos mi linda amiga, que tengas un precioso inicio de semana

    ResponderExcluir
  32. Olá Tais. Uma postagem linda e sábia, obrigado por um momento de reflexão sobre suas palavras. Há uma inundação na Polónia, na Baixa Silésia. Não é tão grande, mas também assustador...
    Envio-lhe muitas saudações e abraços calorosos.

    ResponderExcluir
  33. Olá Taís, amei a sua reflexão
    Nem sempre damos valor na vida
    Que é um presente
    Poucos tem o olhar que você tem
    Esse olhar de gratidão diante da vida
    Que é um milagre e não um castigo.
    Amei seu comentário lá no meu blog.
    Abraço e boa semana!!!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís