24 de março de 2024

LUXO OU SIMPLICIDADE

 

Juarez Machado / Brasil    -   Aqui  DAS ARTES


    - Tais Luso de Carvalho                                      


Este assunto só veio à tona por eu ter dado com os olhos num programa de televisão, sobre “Mulheres Ricas”. Não quero falar do que vi, só me servi dele para fazer um parâmetro entre o "excesso e o necessário".

Mas, no mesmo dia, li uma matéria sobre a escritora e jornalista Danuza Leão - falecida em 2022 aos 88 anos, que foi casada com o jornalista e empresário Samuel Wainer. Conheceu e conviveu com pessoas importantes no mundo da política, da cultura e da moda.  Viveu com todas as mordomias e luxos numa época importante do nosso país. Porém, num certo momento de sua vida, não lhe importaram mais seus vestidos de Grife, suas bolsas e malas famosas. Caiu fora! Levou alguns anos para chegar à conclusão de que o melhor, para ela, era a simplicidade.

Danuza doou muitos de seus livros, se desfez de suas roupas, suas bolsas e sapatos de Grifes famosas. Vendeu seu luxuoso apartamento, seu carro e tudo o mais que possuía, não precisava de excesso. Foi morar num apartamento bem menor que simplificasse sua vida. Logicamente com bom gosto, o que tinha de sobra. Passou a se vestir com a maior simplicidade: jeans, tênis, camiseta, por aí.

Acordava, lia os jornais, caminhava na praia, e fazia questão de mostrar que se pode ser feliz abrindo mão dos supérfluos. Luxo para ela, na época, significa levar uma vida mais simples. Foi colunista da Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e O Globo.

O importante é que se dizia feliz. Realmente fiquei impressionada pelo seu desprendimento. Em geral as pessoas tentam se enquadrar dentro de algumas atitudes mais normais, tentam fazer as coisas mais ou menos certas, mas é difícil diante de tantos apelos para se ter, o que não se pode, e aí, nesse ponto coisa vai ficando difícil, tudo vai virando uma enorme bola de neve.  Passa-se a dançar a música dos outros. E por aí, muitos se perdem nessa euforia perigosa do consumismo.

Vivemos numa sociedade consumista, opressora e de muita ostentação. Nosso mundo é uma selva, impera a lei do mais forte, que oprime e dita as regras. E de muitas ofertas viramos ótimas presas. Nesse ponto é que entra nossa boa estrutura para aguentarmos tais apelos. Programas de televisão nos vendem sonhos. Quantas mulheres não se deixam influenciar por artistas malhadas e cheias de silicone? E estas, passam a ideia  que isso tudo é felicidade.

Existem aqueles maratonistas atrás de tudo o que é TOP, querem tratamento VIP por serem o Fulano, filho do Beltrano e neto do Sicrano. E dê-lhe “carteirada” (gíria brasileira para obter vantagens devido ao cargo que ocupam). As mulheres pagam os olhos da cara para exibirem uma etiqueta Armani, Versace, Givenchy, Chanel, Prada e outras tantas famosas.

Precisamos ser muito autênticos para não cair na teia. Mas, como vivemos num mundo de muitas falsidades, existem aqueles que mesmo sem poderem, entram na roda e ficam devendo os olhos... E pagam alto preço por serem insaciáveis.

Descobrir o que é melhor para nós não é fácil, mas é um alívio quando se vive verdades. É a qualidade de vida que muitos sonham: viver bem sem grandes sacrifícios, com o conforto necessário. O que mata as pessoas é a ambição, a ostentação.

Por isso penso que todo excesso, pelos quais muitos se matam, vai ficar por aqui. Iremos todos para mesmo lugar: com as mesmas flores, a mesma terra preta. Ou cinzas. Como preferirem.

E dias depois já seremos águas passadas... Completamente esquecidos.








 

53 comentários:

  1. Eu sou da simplicidade.Nada de riquififis e vivemos de acordo com nosso orçamento, não extrapolamos para futilidades. Incentivo isso na família, mas nem toodos seguem...Cada cabeça ,uma sentença... E nós, continuamos na nossa! Assim pretendemos ir!
    Foi uma bela guinada de vida da Danusa e foi mais feliz depois da mudança, na certa!
    beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de domingo de Ramos, querida amiga Taís!
    Como é pertinente um tema assim bem na Semana em que vamos chamar de "Santa" e as excentricidades vão imperar em muitas mesas e lugares...
    "Caiu fora!"
    Essa sou eu também...
    Tenho tido falta de ânimo para ambientes exibidos, agora mais ainda do que outrora. Estou percebendo que a tendência é "piorar"... por sorte minha.
    Já me libertei de livros inúmeros, de carro, de casa museu...
    Adoro andar ao estilo praiano onde ninguém se ocupe de reparar nada em mim..
    Sou "irreconhecível " no dia a dia.
    Assim me sinto bem.

    "Vivemos num mundo de muitas falsidade:

    Perfeito!
    Sejamos transparentes em nosso modo de ser e a diferença será percebida discretamente.
    A opção preferencial pela simplicidade é pura qualidade de vida.
    Gostei muito de refletir em sua crônica.
    Tenha uma Semana Grande de Simplicidade muito abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno



    ResponderExcluir
  3. Prezada Taís,
    A ostentação é uma das coisas mais enganosas em nosso "curto" tempo aqui na Terra.
    Não consigo acreditar quantas mulheres caem para ter sua "juventude" de volta com todos os tipos de injeções e/ou cirurgias reconstrutivas.
    Todos nós temos o nosso corpo e devemos gratidão ao nosso Criador.
    Um dia todos voltaremos a Ele e Ele nos olhará com um rosto perplexo – por que não poderíamos nos aceitar?
    Ser fiel e humilde é importante.
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  4. Taís, você foi certeira em nos trazer essa reflexão - o quão difícil é encontrar a nossa autenticidade e andar pelo mundo com ela. O mundo do consumo foi além, muito além de objetos, como você bem colocou, hoje existe a ambição e a busca por um tipo de corpo, de músculos, de experiências. Há pessoas que estão no luxo e ainda assim carregam simplicidade. Muitas histórias de milionários que se despem dos excessos para terem bons momentos com gente simples, do povo. Lembro-me de ter lido que Tom Jobim adorava sentar para conversar com gente da roça que não sabiam quem ele era.
    Simplicidade é diferente de dificuldades...
    Beijo e boa semana!
    ana paula

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga Taís.
    Estas duas realidades, o luxo e a simplicidade, nem sempre andam de mãos dadas. Embora isso aconteça de vez em quando. Há por aí gente rica, que não parece ser, pelo facto de fazer vida normal sem excessos e com simplicidade. Enquanto outros, também ricos, gostam do aparato e da excentricidade. Depende sempre do caráter e da personalidade dos ditos. É mesmo assim.
    Gostei bastante desta sua crónica, amiga Taís.
    Deixo os meus votos de bom resto de domingo, e feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tienes razón. Yo creo en vivir de forma simple no gastar a veces en marcas o cosas que no se necesitan. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  7. Eu e a minha mulher somos muito vaidosos.
    Muito, mesmo.
    As filhas, nem tanto.
    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do conteúdo do seu texto, minha Amiga Taís. Viver na simplicidade é uma forma de estar difícil, mas que algumas pessoas escolhem para serem felizes. E são felizes. Na realidade o mais difícil é ser simples, mas também é o mais reconfortante.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    Valeu a pena mais uma vez passar por este espaço.
    Um tema com muito sentido de reflexão .
    Boa semana .

    JR

    ResponderExcluir
  10. Taís:
    ¡la mayoría de las cosas que nos rodean son superfluas! Pero el lujo excesivo es innecesario. ¿Para qué quiero yo una cuchara o un plato de oro? Pues eso.
    Obrigado e parabens sempre pelos tuos artigos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Amiga Taís,
    Seu texto é muito bom e como jornalista gostaria de acrescentar que “Danuza Leão, Scarlet Moon e Marília Gabriela”, para mim, formaram a “trindade” das apresentadoras entrevistadoras. “Danuza”, mais intelectual que as outras duas, por ter sido mais viajada e porque viveu e morreu dentro do jornalismo, literalmente falando (ela e o marido, o russo-brasileiro “Samuel Wainer”), fundador do “Jornal Última Hora”, foi um dos maiores nomes da imprensa nacional de todos os tempos,
    Sobre o consumismo, há uma frase minha que diz:

    “Adoro ir ao shopping, porque lá encontro tantas coisas que não preciso comprar!”

    Um beijo e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Aplaudindo daqui a sua brilhante crônica.
    Aprendi um lema que procuro aplicar
    "Mantenha o simples."
    Feliz Páscoa para você.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  13. Nos dejas un texto lleno de verdad con el que coincido contigo.
    Vivir con naturalidad y sencillez y sin ostentación me parece algo bonito.
    Siempre he pensado que la felicidad está en las cosas sencillas.
    Los excesos y el lujo excesivo me parece superfluo.
    Un beso y mis deseos de una feliz semana.

    ResponderExcluir
  14. Olá, amiga Taís,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá querida Taís!

    Concordo na íntegra com o que escreveu! Por isso digo... nós devemos encontrar na vida o que nos faz realmente felizes.

    Abraços, uma boa semana 🤗🤗

    ResponderExcluir
  16. Querida Tais,
    Vivemos no mundo das aparências onde ostentar mesmo não tendo dinheiro lhe trás prestígio, importância, inveja dos outros. Hoje em dia todos querem ter o rosto perfeito em harmonizações faciais horrorosas, o corpo perfeito esculpido na academia, mas se esquecem de esculpirem o cérebro, fiz até um poema sobre esse tema que está guardado no meu baú de textos. Eu sempre desejei uma vida simples, com conforto se for possível, mas jamais com luxo ou para exibir uma condição melhor para os outros, isso não faz sentido pra mim, nunca fez. Como você disse quando partirmos desse mundo não levaremos os bens materiais e nem a nossa beleza fabricada pelas cirurgias plásticas. Viver com simplicidade será sempre a melhor opção, ostentação é para os idiotas que não tem nada na cabeça.
    Feliz Páscoa pra você minha querida amiga!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Tais
    Ótima postagem, amo a simplicidade, a maior riqueza são as coisas simples da vida, é viver em paz, mente leve, com pessoas que amamos. Jesus veio a este mundo e nasceu numa manjedoura, que exemplo lindo, que possamos aprender com Ele, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  18. Querida Tais
    Adorei ler a sua crónica.
    De facto de que serve o superfulo e podemos ser felizes com uma vida mais simples .
    Conforto que baste e ter saúde é tudo o que precisamos para apreciar e viver as coisas belas da vida.
    Desejo uma Feliz Páscoa e uma ótima semana, junto de quem mais ama!
    Um beijo!
    :)

    ResponderExcluir
  19. A única coisa que me faz lamentar não ser muito rica é não poder viajar da maneira que eu gostaria. E, reconheço, tenho viajado muitissimo.

    Nunca gostei dessa sociedade de consumo e nunca entrei nessa de comprar seja o que for por estar na moda ou porque alguém famoso tem ou dize que seria bom ter.

    Lamento o culto há tanto tempo instalado da juventude e da magreza.


    Minha querida Taís, estupenda Semana Santa e Páscoa com doces e imensas amêndoas.

    Carinhoso abraço :)

    ResponderExcluir
  20. Não acho que seja " difícil descobrir o que é melhor para nós ", Tais, é só necessário ter sensatez; " dar o pulo maior que as pernas " e, com isso encher-se, de dívidas é de uma imbecilidade tremenda, mas eu acho que essa mentalidade é fruto da educação recebida em casa; compete aos pais mostrar aos filhos que não podem ter tudo o que querem, mesmo não faltando dinheiro em casa; isso vai dar-lhes capacidade para enfrentarem os desafios que, com certeza, terão pela vida fora. Infelizmente há pais que foram criados sem ouvirem um " não " e por isso não conseguem ensinar aos filhos o que realmente deve ser feito com o dinheiro; ele é necessário, mas há prioridades. Quanto à simplicidade, Amiga, penso que ela pode andar de mãos dadas com o luxo e todos nós conhecemos pessoas que vivem nele, mas que são simples, simpáticas e respeitadoras com aqueles que vivem pior; não ostentam as suas riquezas e estão sempre prontas a ajudar; também conhecemos muitos que fazem questão de mostrar os seus carrões e não pagam as suas contas; conheço os dois casos e tu também, de certeza. Sempre digo que só aceito o sofrimento que a vida me der, porque não tenho outra opção, mas que nunca o procurarei, submetendo-me a cirúrgicas plásticas que já provocaram a morte a muitas pessoas. Quero saúde para continuar a minha caminhada e poder curtir os meus netinhos, vendo-os crescer. Já alguém dizia " para se ser feliz basta ter o suficiente " e o que lastimo é que haja pessoas sem tecto e crianças a morrerem à fome, precisamente por haver quem queira ter muito, mas muito, muito mais do que o necessário e não abrir mão do poder que adquiriram à custa da miséria dos outros Adoro a simplicidade, querida Tais e só procuro pessoas que não me olhem " de cima" , na sua arrogância; já há muito me convenci que " o caixão não tem gavetas "e portanto tudo fica cá. O dinheiro faz falta, mas deve ser usado com o devido equilibrio; não sabemos o dia de amanhã e podemos precisar dele para a nossa velhice, se lá chegarmos;. Querida Amiga, como sempre, uma crónica pertinente, pois vivemos num mundo onde impera o desperdício e onde a aparência conta bastante. Um beijinho e desejo-vos uma Páscoa feliz, com alegria e saúde sempre. Parabéns pelo tema escolhido!
    Emilia




    ResponderExcluir
  21. Uma excelente crônica de muitas reflexões. Considero que ver a vida com mais simplicidade possibilita menos desperdício de dinheiro e de tempo. Creio que a maturidade nos ensina que o tempo e as prioridades são peças fundamentais na vida e podermos ser autênticos é "um luxo".
    A roda vida do consumismo só pode trazer frustrações contínuas, nunca se chega ao topo tão almejado nesta corrida. Bjs Boa semana.

    ResponderExcluir
  22. Simplicidade sempre,Tais
    Luxo para mim significa o conforto de uma casa arrumadinha,
    uma alimentação saudável e viajar para ver as meninas,
    como na música do Paulinho da Viola, (risos), mais que isso não
    sei e nem quero. Muito bom texto que nos faz lembrar como podemos
    ter luxo e ser felizes, fazer outros também, com serenidade e alegria
    das pequenas coisas cotidianas. Li por aí que 'dar-se ao luxo é um luxo'
    quando respiramos e nos emocionamos ,profundamente.
    Um abraço forte, amiga querida e bons dias de Páscoa que também não é só coelhinho de chocolate é renovação da nossa fé. Eu, renovarei !
    Fica bem ! e beijos meus

    ResponderExcluir
  23. Muy interesante el tema que traes a nuestra consideración.
    Vivimos sometidos a mucha presión en una sociedad consumista.
    Vamos dando bandazos de allá para acá, hasta llegar a la conclusión de que pocas cosas son necesarias para ser feliz y sentirnos bien.
    Con el paso de los años uno adquiere experiencia sobre las cosas importantes.
    Un abrazo inmenso.

    ResponderExcluir
  24. Querida, amiga Tais, que bom voltar aqui, e encontrar tão maravilhosa crônica, como sempre li aqui, em seu espaço. Aos poucos vou visitar todos os meus amigos de blog.
    Falar em como viver bem com simplicidade parece ser fácil, porém, nos deixa na superfície das palavras. Há tantas maneiras que escolheram para viver, que às vezes só muito tarde percebem que nada daquilo lhes importa para a felicidade. Gostei da história da Danuza Leão, e sabemos que assim como ela , muitos a copiaram e viveram mais felizes. A simplicidade nos deixa com a alma mais leve. Excelente sua escrita. Tenha uma linda Páscoa com sua família. Abraço ao Pedro.

    ResponderExcluir
  25. Tanto lujo, no es neceario, con mucho menos se puede vivir. Hay cosas que mo cuestan dinero y se puede disfrutar mucho de ella.
    Felices Pascuas.

    ResponderExcluir
  26. Olá, amiga Taís,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito apreciei, e desejar uma FELIZ PÁSCOA, com tudo de bom!
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Magnífica crónica! Sempre a aprender contigo, amiga querida.
    Aqui, ali, acolá, vamos trocando impressões e experiências de vida. Falamos, desabafamos e consolamo-nos. A amizade não precisa de toque, de olhos nos olhos, quando vem do coração.
    Talvez por isso sejamos até capazes de postar quase ao mesmo tempo sobre o mesmo assunto sem nada, mesmo nada, termos combinado. A diferença é que tu criaste um texto magnífico, eu limitei-me a citar palavras de outros, sem lhes pedir autorização. Para minorar a minha falta de jeito, obrigo-me a escrever nos comentários apenas o que o meu coração me dita. Ou isso, ou nada.
    Sou assim, autêntica e simplinha na escrita e na vida. Cada dia mais leve e mais feliz.
    Beijo. Uma Páscoa de luz, paz e harmonia.

    ResponderExcluir
  28. Crónica que gostei muito de ler.
    Deixando votos de uma Páscoa muito feliz

    ResponderExcluir
  29. Muito boa publicação. É exactamente como descreve. Há que procurar viver a nossa autenticidade, sem nós deixarmos manipular nem seguir o que não nos faz bem.

    Beijinhos e votos de uma Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  30. Estoy totalmente de acuerdo con lo que nos expones y lo que hizo esa persona. En cuantas ocasiones nos dedicamos a comprar cosas solo para aparentar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  31. Essere spontanei, e autentici è molto importante nel corso della nostra vita.
    Auguri di buona Pasqua

    ResponderExcluir
  32. Querida Taís
    Este é um daqueles assuntos que nos salta à vista mas a que fazemos vista grossa. Se antigamente a ostentação, ter mais do que o necessário, já era o pão nosso de cada dia, actualmente toma foros de autentica loucura. Quem não tem faz por ter ou aparentar, entrando-se muitas vezes numa vertigem avassaladora.
    Viver com o necessário, pugnando-se por isso, acho legítimo. Quando ultrapassamos esse limite já é patológico.
    E como bem diz, vamos todos parar ao mesmo sítio. O destino mais que certo e que nos apanha a todos.
    Feliz Páscoa, minha amigaI
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  33. En esta Semana Santa que debiera de ser para los católicos de reflexión y amor, es muy apropiada tu entrada ya que trata un tema tan real y cotidiano que merece ser tenido en cuenta y dedicarle un tiempo para pensar sobre él.
    Cierto es que nos manipulan por todas partes, que nos venden belleza y todo ello se basa en cosas que se adquieren con dinero, se olvidan de que la belleza reside en el interior de cada uno de nosotros, el dicho La capa no hace al monje, encierra una gran verdad.
    La conclusión a la que ha llegado esa periodista, demuestra tener sentido común, a todos debería de llegarnos el momento de hacer reflexión y hacer oídos sordos a tanta propaganda que nos invade a todas horas y está basada únicamene en fomentar la adquisición de productos caros-
    Nunca es tarde para aligerar al mochila, nacemos y morimos desnudos.
    Cariños y un fuerte abrazo.
    kasioles

    ResponderExcluir
  34. Olá amiga Tais.
    Como sempre, grandes verdades se desprendem do que pensa e escrive.
    Eu concordo con iso tudo e porém, vivo como penso e são feliz no singelo, no pouco, no simple, mesmo no frugal.
    ,"é um alivio quando se vive verdades"
    Eu fíxome na gente que é ostentosa, derrochadora, abusiva, xente que come demáis, que não mira pelo planeta, que usa auga demáis na ducha, cocinha, que não tem pequenos gestos para com o mundo que deijam para os vindeiros.
    Voçé fala das verdades!
    Feliz Pascua!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  35. Hola, Tais, ¡Qué grande Juárez Machado!
    Buen análisis para estos días de Semana Santa que arranca interrogantes:
    ¿Nos preocupamos de lo importante?
    ¿Vivimos tal y como deseamos, gastando y poniendo nuestro cariño en temas auténticos? ¿Nos preocupamos de nuestra felicidad?
    Y no hablo de la de los nuestros, hijos, padres, sino de la que cada uno desearía alcanzar para sí mismo ...
    A ver si vamos por caminos equivocados...

    Un beso y una Buena Pascua, querida amiga.

    ResponderExcluir
  36. Brilhante e sábia reflexão.
    O desapego da Danuza trouxe-lhe uma vida com simplicidade e paz e é isso que é importante, ter uma vida condigna, sem exageros luxuosos e loucuras de "imagem" que em nada trazem a verdadeira felicidade. No final disse e muito bem, que todos partimos e nada levamos.
    Minha amiga desejo para si e todos os que ama uma Páscoa muito Feliz, recheada de amor e paz.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Taís. Sempre leio as tuas Crónicas que sei e sinto serem sentidas com intensidade.
    Esta, curiosamente, tem "deixas" de algumas conversas/opiniões que têm sido temas dentro do meu lar. Se, por acaso, as nossas vozes tivessem o dom de atravessar o Atlântico, diria terem sido, de facto, uma parte das nossas vozes tecidas por escrito.
    Parabéns, Amiga.
    Uma Santa Páscoa em Família.


    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Taís,
    Que bela Crónica!
    Para se ser feliz, no meu caso, é precisamente viver longe de ostentações e locais chiques.
    Gosto por demais da simplicidade, de andar de ténis , jeans,etc.
    Por vezes as ostentações têm origens duvidosas e isso é muito triste.
    O mundo está por demais cheio de falsidades e de pessoas que vivem numa constante ilusão. Duvido que sejam felizes.
    Beijinhos minha amiga.
    Desejo-lhe e a sua Família uma santa e Feliz Páscoa.
    Emília

    ResponderExcluir
  39. P assagem para a vida
    A luz de Cristo Jesus
    S eja nossa guia
    C om amor por todos nós
    O amor venceu, enfim
    A vida ganha novo tom

    Abençoada Páscoa, querida amiga Taís
    Beijinhos pascais

    ResponderExcluir
  40. Caríssima Taís,
    É profundamente bela e reflexiva a sua crônica. Traduz com sapiência o quanto é vã a luxúria e a vaidade, mesmo porque, a vida é muito breve e as posses de bens materias não levamos para a eternidade. Há um ditado, de que cujo autor não me lembro no momento, que diz: "O orgulho e a vaidade são piores do que a fome e a sede", tais são esses sentimentos condenáveis e horrorizantes.
    Inquestionàvelmente, as coisas mais belas são encontradas nos detalhes simples da vida e nada nos traz maior paz espiritual do que o contato com a natureza e o convívio com o modo natural da existência humana.
    Mais uma vez fiquei encantado com sua temática. Adorei!
    Meus efusivos parabéns, que Deus lhe conceda muita saúde, continuadas inspirações iluminadas como essa e tenha uma Feliz Páscoa junto aos seus familiares.
    Fraternal e terno abraço.

    ResponderExcluir
  41. Passando para desejar uma Páscoa abençoada. Amor e Fraternidade. Bjs

    ResponderExcluir
  42. Falar com a boca cheia é feio, mas com o estômago vazio é triste. Aceita um chocolate? Morderei um pedaço por você, Taís. Um beuju!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😅 você é um encanto, pode morder um pedacinho aí...rss
      Beijinho, menina!

      Excluir
  43. Olá, amiga Taís,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e espero que tenha tido uma boa Páscoa, com tudo de bom.
    Votos de feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Que el mes de Abril venga lleno de cosas bonitas y agradables.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  45. Such a beautiful example of the values in life! Hope you have an amazing spring season!

    xoxo, Midori

    https://www.midorilinea.com/blogs/midori-linea/my-daughters-turns-one-photoshoot

    ResponderExcluir
  46. Agradeço os cumprimentos
    De Páscoa. Muito obrigado!
    E mesmo já tendo passado
    O dia, que os bons ventos
    Dele enfunem com ares bentos
    O velame de tua vida,
    Prezada amiga querida
    E o dos teus seres queridos.
    Que os dias tenha sentidos
    De luz, de paz, de guarida.

    Lembro Danuza Leão
    Como o supremo glamour
    Do Rio de Janeiro em for
    Maravilhosa de então.
    Lembro a sua produção
    Literária de excelência;
    Lembro de sua incumbência
    De ensinar etiqueta,,
    Se desfez como um cometa
    A cuidar de sua existência.

    Sempre com excelentes textos, Tais. Meus incansáveis e calorosos cumprimentos. Parabéns. Abraços fraternos. Laerte.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Taís
    Espero que a Páscoa tenha sido boa e em paz.
    Deixo desejos de uma boa semana com paz e saúde.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  48. Buon inizio sttimana.

    ResponderExcluir
  49. Uma ótima reflexão. Há tanta beleza na simplicidade! Desperdício e ostentação são pobrezas na alma e nos valores essenciais.
    A felicidade vem de dentro pra fora e a verdadeira riqueza é consequência do amor simples e puro, o resto é resto.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  50. Tais querida,
    Sua publicação é cheia de
    nuances de verdades que
    se não encaramos de frente,
    vai com certeza causar muitos
    problemas e muita decepção
    Quando mudei do RJ para
    o ES, passei a sentir na pele
    a diferença de morar em bairro
    de casas para uma cidade de
    condomínios
    e prédios recheado de gente boa,
    mas tbem de gente sem noção e
    com o rei na barriga. Em fim
    como diz seu texto muito bem
    descrito: vamos todos para o mesmo
    fim.
    Como Vc sabe, acabei de mudar
    de morada, vim para um outro
    bairro e certamente conhecerei mais
    gente boa e muitos outros com o
    tal rei na barriga.
    Estou contente na nova morada,
    mas torcendo para arrumação acabar
    ogo e eu poder de fato aproveitar meu novo
    momento..
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  51. Olá, Taís :)
    Excelente o que escreveu.
    Concordo,
    A vida é muito mais leve, se for vivida de uma forma simples ,mas cheia de coisas que nos façam ficar mais completas.
    Que tenha tido uma Páscoa cheia de brisas doces **

    ResponderExcluir
  52. O que realmente importa é talvez, Ser oque se é e alcançamos aí a leveza do ser,do servir que vai além de cifras...

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís