13 de junho de 2023

A FRANQUEZA QUE INCOMODA

 

Salon de la Rue des Moulins - 1894 / Das Artes -  Toulouse Lautrec


                         - Tais Luso de Carvalho


Lembro do dia que pensei em criar um blog: teria de ser algo que combinasse com minha maneira de pensar, que fosse do meu jeito. Queria poder dizer as coisas que penso de uma maneira solta, mas que não ofendesse ninguém. Beleza. Criei o Porto das Crônicas. Mais tarde veio o Blog Das Artes para dar uma aliviada. Esse introito acima é para poder dizer que nem sempre  podemos  dizer certas coisas ao vivo, olho no olho. Isso muitas vezes dá um rolo louco. Temos muitas maneiras de externar nossas inquietações, nossas opiniões. E escrever, para mim, é a maneira que mais gosto de  dizer. Não sai discussão.

Os poetas externam sentimentos com muita beleza e sutileza. Os artistas plásticos muitas vezes são dramáticos em suas pinceladas; em outras, são suaves e encantadores. Os jornalistas são mais agressivos, faz parte do contexto, a barra por lá é diferenciada. O cronista conta a vida à sua maneira. Mas o que todos querem é a verdade, sem dúvida. Mas, cá pra nós: quantas vezes não cometemos uma bobagem por querer parecer francos demais! Como é chato esbarrarmos com alguém que se diz sempre muito franco. O suprassumo do correto. 

Alguém pediu tanta franqueza? Alguém que se diz muito franco já me deixa cabreira, com um pé atrás. Como aquele que se diz muito honesto. Quem é honesto não precisa anunciar, isso é atitude de político. A coisa anda tão feia que muitos precisam berrar aos quatro ventos uma certa honestidade. Entendo, qualquer ponto fora do lugar, constrange. É o trauma nacional por essas paragens aqui. Mas isso é diferente, não há meio termo. Quanto mais esconde, pior fica.

Estou abordando este assunto porque passei por isso ontem, ao pedir a opinião de uma pessoa. Coisa boba. Mas, disse-me ela:

- Olha, me desculpe, mas costumo ser muito franca...

Ôh coisa horrorosa, e derramou-se numa franqueza exagerada.

Diga, caramba, mas não seja tão pernóstica, mais leveza! Confesso que diante de tamanha franqueza me senti uma bandida. Essa suposta franqueza, esse introito para dar um parecer,  é muito antipático. 

Se essa franqueza absoluta vier para intrigar, ofender, ou mesmo para dissolver uma amizade ou uma harmonia familiar, que se cale, que omita, não diga. Não seja tão franca! Certas coisas temos de omitir para não desmantelar o que está bem. O que não é da nossa conta. Foi apenas uma pergunta e que não merecia o tal grau de importância.

Não me orgulharia em dizer que sou muito franca, não é necessário. Prefiro usar de bom senso. Prefiro pensar antes de trazer meu balde de franqueza à tona. Jamais direi algo que poderá causar grande estrago em nome de tão "grandiosa" manifestação - a franqueza.








40 comentários:

  1. Olá, querida amiga Taís!
    Hoje, quase não li, pois estive um pouco indisposta.
    O que leio aqui agora vem completar um pouco a uma cena que vivi à tarde na farmácia.
    Na hora do caixa, já tinha outra pessoa pronta com sua compra e eu ainda estava no pagamento por via celular. Eu só lhe disse, eu não vou lhe atrapalhar, pode deixar as coisas aí (eu tinha que encostar o celular no visor), ela retirou as coisas abruptamente, falou e bordou... todos ficaram atônitos, com a tal mal-amada de plantão, eu, calmamente paguei e me retirei, (nem poderia ser diferente, pois não me sentia tão bem e discutir com pessoas que cometem sincericídio gratuito a troco de nada é inútil).
    Sabe, Taís, o mundo anda agressivo e, depois da Pandemia, pensei ser diferente, mas que nada! Sem contar com pessoas do tipo que, por não terem educação ou ética, fazem exatamente como você abordou.
    Já há tanta estupidez silenciosa que temos que aguentar calados (bem melhor), ainda mais as ditas sem sequer termos pedido opinião é dose pra leão.
    Na hora derradeira, muitos nos arrependeremos de termos usado do tal sincericídio gratuito, dito popularmente falta de educação nata mesmo.
    A delicadeza de alma se nota em pequenos gestos de sensibilidade que não é a universidade que nos dá, certamente.
    Tenho andado com a alma quietinha... bem melhor. Certas franquezas, valha-me Deus! Dispenso.
    Deus abençoe você e sua família!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que diz. Sempre haverá alturas em que é melhor não externar toda a franqueza. O que não quer dizer que se minta, mas, como bem diz, melhor calar. E, pois, não é preciso alardear a franqueza, tal como a seriedade. As acções sempre falarão por si.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Assinando ,subscrevendo contido e Roselia! De que adianta o sincericídio exacerbado? Bom senso, por favor nesse mundo! As coisas já complicadas estão e se cada um vai "despejar"... É fogo!

    Adorei te ler! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Yo creo que uno debe ser franco pero sin ofender. Ahora con las redes sociales la gente dice todo tipo de cosas solo por decir y a veces hacer daño. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. Uma bela abordagem Taís sobre a franqueza que a mim parece uma faca de dois gumes onde um corta, fere e punge sem dó e outro retalha sonhos e sentimentos. Muitas vezes ouvi este dizer que é franco e na realidade o que via era má educação.
    É preciso sempre pensar no que vou proferir, se é para levantar, construir digo, do contrario é melhor calar numa espécie de omissão, uma vez que não vou contribuir em nada para melhorar o ego e ou dia de alguém.
    Gostei de suas colocações sobre este comportamentos num mundo que se apresenta doente e espalhar mais pragas em nada vai fazer deste um lugar melhor.
    Semana linda para você e Pedro.
    Bjo amiga.

    ResponderExcluir
  6. É preciso dizer isto?
    Tenho de ser eu a dizer?
    Tenho de ser eu a dizer agora??
    Sem três respostas positivas manda o bom senso ficar calado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Thanks for sharing the blog so well and I hope you have something new for me to study.🥰
    ភ្នាល់បាល់​ អនឡាញ

    ResponderExcluir
  8. Eso es pensar y hablar con sentido común, pero hoy día la gran mayoría carece por completo de ciertos valores de la vida, ya lo dice el refrán: "Dime de que presumes y te diré de que careces". Pienso que, estamos ante una falta de ética y de ciertos valores que se han ido perdiendo en una sociedad cada vez más inocua y simplista.
    Un gran abrazo amiga Tais y feliz resto de semana.

    ResponderExcluir
  9. um post que diz muito parabens por o que escreveu pois a vida ela nao é facil mas as pessoas tambem nao fazem nada para que isso o seja desejo tudo de bom com muita saude feliz semana bjs

    ResponderExcluir
  10. No es lo más correcto presumir de ser sinceros. Todo tiene un límite.
    Incluso puede ser llegar a ser una falta de respeto.
    Me ha gustado mucho tu relato lleno de verdad.
    El comportamiento de algunas personas, alegando ser sinceros, es algunas veces inoportuno.
    Un beso, Tais.

    ResponderExcluir
  11. Rogério V. Pereira13:01

    Bom e assertivo texto. Estou do teu lado.
    Também m acho que a franqueza se avalia pelo olhar
    e nem precisa fazer-se anunciar

    Beijo, deste lado do Atlantico

    ResponderExcluir
  12. Como sempre sua crônica está show, querida Taís.
    Fujo das pessoas que não sabem a diferença entre franqueza e grosseria.

    Obrigada por brincar junto por lá.
    Adorei a sua frase bem humorada.
    Linda tardinha.
    Beijinhos
    Verena.



    ResponderExcluir
  13. Bom dia, querida Taís
    Uma Crónica que põe a tónica naquilo que muitas vezes deixa de ser
    sinceridade para ser falta de educação. Há muitas formas de dizer
    as coisas e não há necessidade de se usar de agressividade quando
    algo deve ser dito. O alarde de "sou muito sincero" acaba por ser
    um modo de ferir a susceptibilidade de alguém que, por vezes, está
    frágil e que não precisa mesmo nada de ouvir estas tais "verdades",
    que não lhe fazem falta nenhuma.
    Gostei muito de ler seu texto e de estar aqui nessa reflexão.
    Continuação de boa semana, querida amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  14. Bem pior dos que se dizem francos, são os que propalam aos quatro ventos que são frontais.
    Num e noutro caso esquecem-se frequentemente do bom senso. E chegam mesmo a ser mal educados e ofensivos.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Continuação de boa semana, cara amiga Taís.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Há " franqueza que incomoda ", mas a falta dela tambem não me agrada; fujo das pessoas que, numa conversa, concordam com tudo, com um sorrisinho que me " soa a falso. Sou incapaz de dizer uma coisa quando estou precisamente a pensar o contrário, mas, claro, com pessoas que querem de facto saber o que penso; raramente sento num café com alguém que não seja da minha inteira confiança e
    por isso há sempre franqueza de parte a parte; aprendi a não procurar aquelas pessoas com as quais não possa " abrir totalmente o livro"; quando, por algum motivo tenho que sentar com uma dessas pessoas, limito-me a ouvir e concordar, mas, não me sinto bem com isso. E quando passam por mim e dizem" olá...estás mais magrinha ou engordaste um pouco" Aí eu respondo " impressão tua, estou igual" Nunca sou capaz de ver se uma pessoa engordou ou emagreceu, a não ser que seja uma diferença muito grande, mas, nesse caso, fico calada. Acho a sinceridade fundamental, mas só a devemos usar se pedirem a nossa a nossa opinião e se tivermos a certeza que essa pessoa está mesmo interessada em conhecê-la. Não tenho tido problemas com a franqueza, porque a idade ensinou-me a escolher bem as pessoas com quem convivo; há muito " descartei " as inconvenientes. Voltei, Taís, depois de um tempinho que me fez bem e, com o meu irmão visitei Amigos de longa data onde a franqueza " civilizada " reinou; foi muito bom! Agora, a casa está mais vazia e as saudades já estão a causar alguma tristeza; no dia em que voltou ao Brasil, faleceu um irmão do meu marido que iria fazer 90 em outubro; foi um choque, pois nada fazia prever esse acontecimento ; não
    sofreu! Beijinhos e espero que estejam todos bem! De repente, tudo muda, Amiga!
    Emilia

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    completamente de acordo com a sua ideia
    um blog meu (e, tenho 5) teria de ser algo que combinasse com minha maneira de pensar, que fosse do meu jeito. Quero poder dizer as coisas que penso de uma maneira solta, mostrar lugares que visito para aqueles que não podem lá ir, ou seja vim com a missão de ajudar e fazer uma boa acção por dia, fui escuteira, é o meu modo de ser, sempre pensando nos outros, mais do que em mim mesmo, e já devia ter aprendido que de nada serve ser assim!
    Ninguém agradece nada!
    Passei aqui e fui deixando os links de posts novos que tinha
    Entretanto estive AUSENTE 3 semanas, problemas de saúde e internamento no hospital tbm, regresso e vejo que as pessoas não foram aos links que deixei
    Enfim, se perguntar se fico triste!
    Sim respondo que fico sim, triste, mas...a vida tem que continuar...
    Por aqui, caso me queira visitar há posts novos:
    https://pensamentosimagens.blogspot.com/
    http://tempolivremundo.blogspot.com/
    Bom fim de semana, bjs

    ResponderExcluir
  17. Uau, ser uma pessoa franca, sincera é importante, mas, convenhamos, é diferente de ser estúpida, descontrolada ou impulsiva. Franqueza e sabedoria tem muito a ver, concorda?! Falar sem medir as palavras causa transtornos e prejuízos, a própria pessoa.
    Gostei de refletir com você agora, Tais. Muitas vezes, precisamos silenciar ou falar o mínimo com esse tipo de gente, senão entramos na dela e damos uma de tola, né?...
    Bjs e obrigada pelo carinho nos blogs.

    ResponderExcluir
  18. Que cierto que en muchas ocasiones cuando pedimos que alguien nos de su opinión sobre algo que nos atañe si nos dice lo que en realidad piensa y no es de nuestro agrado nos ofende.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  19. Como disse Paulo de Tarso: "Tudo posso, mas nem tudo me convém". Podemos dizer tudo, mas sabendo quando e como, sem sermos inconvenientes, deseducados, esnobes... Temos vivido tempos estranhos, esquisitos mesmo, nos quais, gente sem filtro ou qualquer noção, derrama seu sincericídio nefasto e vazio de sentido; e o pior, tendencioso e cheio de hipocrisia.

    Adoro a palavra bem dita e bendizente, genuinamente sincera e equilibrada, útil e edificante; seja ela escrita ou falada, bem usada, é a mais cara joia da inteligência. Mal usada, a mais ordinária bijuteria.

    Dias bons.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente consigo, amiga Tais.
    Cada um de nós tem a sua característica, no que se refere à arte de escrever. Confesso, que não sou um bom cronista. Nem tenho jeito para escrever romance. Apenas sei escrever poesia, julgo eu, modéstia à parte.
    E nesse contexto, vou descrevendo o que vejo, sinto e imagino, através da poesia.
    É outra forma de comunicar o que se passa à nossa volta e dentro de nós.
    Gostei muito desta sua crónica. Muito realista e perspicaz.
    Parabéns!
    Deixo os meus votos de um excelente fim de semana, com muita saúde
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http:/poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ora aqui está uma reflexão bastante curiosa! Obrigada pela partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  22. Franqueza é coisa séria
    Como o miolo dum bolo.
    Dizer-se franco, é a léria
    Que sai da boca de tolo.

    Entrei na tua Crónica com a Alma aberta. Sinto e senti a tua excelente Reflexão.
    Parabéns, Taís.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  23. Há muitas maneiras de dizer as coisas. Não é preciso abusar das palavras. A minha mãe costumava dizer-me: se não tens bem a dizer é melhore calares-te. Concordo com ela. A sua crónica cheia de sensatez, como sempre, minha Amiga Taís.
    Tudo de bom.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Taís.
    Não há de que contestar sobre o seu ponto de vista nesse tema. Muitas são as expressividades que ocorrem de forma consciente ou inconsciente nas pessoas, razão pela qual, é flagrante as indelicadezas recorrentes por falta de melhor ponderação antes de qualquer opinião.
    A sua singeleza e sensatez encanta os seus privilegiados amigos e leitores.
    Meus sinceros parabéns, ótimo fim de semana e um terno abraço do amigo Antenor.

    ResponderExcluir
  25. São sempre bem vindos os comentários positivos.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  26. É preciso usarmos o bom senso em tudo na vida. Entre a franqueza que magoa, que trás tristeza e em nada acrescenta valor, é melhor a subtileza de ficar calada.
    Brilhante crónica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Taís,
    Mais uma magnífica Crónica que muito apreciei.
    Estou totalmente de acordo com você.
    Franqueza que fira, que faça doer, que estrague uma amizade não necessita ser assim.
    Tudo se quer com bom senso e educação.
    Temos que ter finura no trato.
    Um beijinho e um bom domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde querida Tais.
    Em todas as situações temos que ter educação e não agirmos com impulsividade, se alguém me busca para uma opinião, procuro ser sincera, mas jamais ofender ou piorar a situação. Feliz semana. Lembrança ao Pedro. Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Hola Tais, pienso que hay que ser comedido en las palabras si la franqueza puede llegar a herir, como dices en tu texto no es necesario serlo tanto si vamos a causar mal con ello
    Me ha gustado muchisimo leerte amiga
    Un abrazo fuerte

    ResponderExcluir
  31. Que delícia de texto que me provocou boas risadas me fazendo lembrar de alguns relacionamentos assim, é um tal de sincericídio que nem sei. Adorei a sua forma de escrever. Prazer! Passando para conhecer seu cantinho e virei mais vezes. Ótima semana e beijinhos.

    ResponderExcluir
  32. Muito reflexivo texto!
    Geralmente sou franca, mas não tenho o intuito de ofender. O que eu não digo, pois sei que vai causar treta, eu escrevo. Ponho no meu blog, e muitas vezes, a criatura em questão nem fica sabendo - embora eu sinta que, na maioria das vezes, a criatura vai xeretar meu blog em busca de 'informações' ao meu respeito, então, se a carapuça servir... melhor. Mas fica a incerteza. E essas pessoas sobre as quais escrevo, não escrevem. Não são blogueiras, e conheço-as todas pessoalmente. É uma forma de desabafar injúrias sofridas.

    ResponderExcluir
  33. Sabe Taís,
    Há pessoas que usam a palavra "ser sincero"
    para vomitar coisas inadequadas sem serem
    responsabilizadas.
    Nesse tempo de Blogsfera já ouvi muito dessa
    falsa sinceridade.
    No início eu me sentia magoada, mas quando o
    copo transbordou, eu simplesmente aprendi
    a ignorar totalmente. Na verdade havia
    esquecido de um grande ensinamento prático
    do Teatro que é minha Profissão:
    " Elogios ou Críticas" devem entrar por um
    ouvido e sair pelo outro. Só assim não
    causará danos e serão neutralizados.
    Adorei sua publicação e fiz algumas
    viagens em minhas memórias.
    Como sempre sua escrita se soma a
    vida de quem aqui lê.
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, Tais
    Postagem muito interessante, a sinceridade é uma bela virtude, porém tem ocasiões que precisamos calar, não é preciso magoar as pessoas com palavras, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Tais
    Sua crónica é realmente muito reflexiva e cheia de ensinamentos.
    Eu, costumo usar a minhs sinceridade em qualquer ocasião, mas há momentos que não convem dizer tudo o que pensamos, pois é preciso uma certa diplomacia, para que a nossa opinião não magoe a que é dirigida, como você diz e muito bem, o bom bom senso é um bom caminho a seguir.
    Boa semana.
    Um beijo!
    :)

    ResponderExcluir
  36. Oi Taís
    Estou sempre atrasada para chegar até sua casa ,mas sempre venho.
    Gostei muitodda sua crônica sobre esse assunto que ninguém gosta muito de abordar., por causa dos melindres rs Quando acontece e leio ou escuto me pergunto: será franqueza ou má educação? penso como todos aqui. Bom senso ajuda muito _ quantos resentimentos poderiam ser evitados quando por trás do 'falo a verdade e sou sincera mesmo' ... rsrs _ nada, Tais é mal educada, com certeza.
    Beijinho e boa noite - fujamos das sincerinhas, amiga .

    ResponderExcluir
  37. Adorei o seu post! Concordo plenamente que a sinceridade é importante, mas é preciso usá-la com cuidado e sensibilidade. Nem sempre é necessário dizer tudo o que pensamos de forma direta, especialmente quando isso pode magoar ou causar problemas nas relações. O bom senso e a empatia são fundamentais para equilibrar a sinceridade com a delicadeza. O seu texto expressa muito bem essa reflexão. Está de parabéns, Taís! Beijinhos... 😊

    ResponderExcluir
  38. Oi Taís, Pensei que já tinha deixado um comentário aqui. Achei interessante essas manias. E quem não as tem né. Todos nós. Eu também sempre que acordo de madrugada. Olho as horas. Só que no celular. Bom final de semana. Bjs querida

    ResponderExcluir
  39. Ótima crônica com muito bom senso em tudo que foi colocado. Há momentos que se deve calar, se não for benéfico o que se vai colocar. Boa noite.

    ResponderExcluir
  40. Taís:
    creo que la franqueza debe ir acompañada de la diplomacia. ¡Y pensar dos veces antes de decir algo!
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís