10 de janeiro de 2009

FEBRE AMARELA 2009 / ÁREAS DE RISCO

.
Atenção: Porto Alegre entra na zona de risco da febre amarela: encontrado dois bugios mortos em Guaiba, cidade vizinha. O Governo do Estado ampliou a zona de vacinação. Já são 290 cidades em zona de risco.
Em Porto Alegre a vacina será mais concentrada na área rural, região metropolitana, Restinga, Agronomia e extremo sul da cidade.

.
(Correio do Povo 29/4/2009)
-----------------------------------------------//---------------------------------------------------
Último mapa (acima) com as 272 cidades a serem vacinadas contra a febre amarela. Todas as cidades no link em vermelho.
Aumentaram as zonas de risco no Rio Grande do Sul. O alerta se deu pela morte de 300 bugios na mata ciliar do rio Uruguai, em cidades como Santa Cruz, Santo Ângelo e Vale do Taquari. A morte de bugios é um indicativo da presença do vírus na região, eles não transmitem a doença! Servem como alerta.

Mapa das áreas de risco ampliada, aqui. / em 04-2-09

Clique na Anvisa para ver mapa Brasil 2008 / 2009 - ao pé da página.
Neste link as áreas de vacinação e mapa das 272 cidades no Rio Grande do Sul que estão em zona de risco / Correio do Povo de 10-4-09

Em 2009, o alerta estendeu-se para mais cidades. Pessoas que se vacinaram em 2002 não devem se vacinar novamente, a vacina tem o prazo de imunidade de 10 anos. Crianças com menos de 9 meses, pessoas com algum tipo de infecção ou em tratamento de câncer não podem receber a vacina.

Totalizam 272 cidades consideradas em área de risco. Aqui.
Atenção para as cidades de:
.
Alto Alegre, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Maçambara, Quevedos, Quinze de Novembro, Salto do Jacuí, Unistalda.
----
Ajuricaba, Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Boanano, Caibaté, Capão do Cipó, Catuípe, Cerro Largo, Chiapetta, Coronel Barros, Cruz Alta, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Hunaitá, Ijuí, Jóia, Mato Queimado, Miraguai, Nova Ramada, Pejuçara, Rolador, Salvador das Missões, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, São Pedro do Butiá, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro, Três de Maio, Tupanciretã, Ubiretama, Vitória das Missões.
----
Alecrim, Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bossoroca, Caiçara, Campina das Missões, Cândido Godói, Crissiumal, Derrubadas, Dezesseis de Novembro, Doutor Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Garruchos, Horizontina, Irai, Itacurubi, Jaguari, Jarí, Mata, Nova Candelária, Nova Esperança do Sul, Novo Machado, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Pirapó, Planalto, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Roque Gonzáles, Santiago, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo, São Borja, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Toropi, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vicente Dutra, Vista Alegre, Vista Gaúcha.
- Fonte: Correio do Povo/POA -8/jan/2009
-----------------
Municípios da região Nordeste do Rio Grande do Sul sob risco:
.
André da Rocha, Barracão, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Esmeralda, Guabiju, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Lavras do Sul, Muitos Capões, Pinhal da Serra, Sananduva, Santa Margarida do Sul, Santo Expedito do Sul, São Jorge, Tupanci do Sul e Vila Nova do Sul.

- Fonte: jornal Zero Hora / saúde /01-4-2009
------------------------------
As cidades de Candelária, Passo do Sobrado, Herveiras, Rio Pardo, Sinimbu, Venâncio Aires e Vera Cruz devem realizar o trabalho de prevenção com toda a população.

- Fonte Correio do Povo / 02-4-2009
-------------------------------
Veja mais cidades aqui: Nova araçá, Nova Prata, Paraí, Vacaria, Guabijú, Rio Pardo, Muitos Capões, (todas as cidades do Vale do Taquari), Carlos Barbosa.
.
Caxias, Bento Gonçalves, Farropilha, Gramado, Canela apesar de não serem focos, o ecossistema é o mesmo. Estão com a estratégia da vacinação para impedirem a doença. Leia aqui.

- Fonte Correio do Povo / 10-4-2009
------------------
MAIS SOBRE FEBRE AMARELA / AQUI (BLOG IGOR LEAL PENA)

5 comentários:

  1. Anônimo17:36

    Olá boa tarde....
    Gostaria de saber onde conseguiram esta informação sobre as áreas de riscos da Febre Amarela.
    Vou viajar para Santa Rita do Sapucaí-MG, +/- 3 hrs de São Paulo....ai gostaria de saber se é uma área de risco.
    Grato,

    Parabéns pelo Blog..

    Denis

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denis, no pé do texto está a fonte: Correio do Povo - jornal tradicional de Porto Alegre, muito conceituado. No texto falo das cidades do RS.

    Clicando na palavra "aqui" (em azul) vais entrar num site sobre tudo de 'febre amarela'. Clica em mapas, bem em cima. Irás encontrar a região que procuras.
    Espero ter ajudado, um abraço.
    Tais

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:06

    Ola Tais .
    Obrigado por divulgar o mapa da febre amarela e por postar um comentário no blog. .
    Devemos ser agentes multiplicadores.
    Excelente iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23:55

    Chamo atenção aqui para uma falta de informação que percebi nesta página. Um dos mapas de risco para onde ela direciona não possui uma legenda que fala que ele é de 2003. Nele a área que hoje é a mais afetada no Rio Grande do Sul está representada como área livre. É preciso tomar cuidado.
    André.

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE ESCLARECER QUE:

    O mapa atualizado de 2008 / 2009 (febre amarela) está ao final do texto. Vou repetí-lo no início. O mapa da ANVISA é igual.
    Nenhum órgão atualiza o mapa da febre amarela com a rapidez que gostaríamos. E sim, dão os nomes dos municípios que estão em risco.
    E estes estão atualizados neste texto, os municípios do Rio Grande do Sul.
    Estou acompanhando, através da imprensa, o crescimento das áreas de risco e aumentando o texto, embaixo.
    A lista dos municípios peguei no posto de saúde onde aplicam a vacina: copiei do mural, e conferi com a imprensa.
    Assim que sair outro mapa, postarei no blog.

    Tais

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís