Parque Keunkenhof - Amsterdã |
- Taís Luso de Carvalho
Sem dúvida alguma, nossos sentimentos se diferenciam muito nas festas de Final de Ano. Não vejo sentimento igual em outras datas. No Natal a reciprocidade dos nossos votos de felicidade e de solidariedade é muito expressiva. Os corações ficam tomados por afetos e delicadeza. Há uma magia diferente em torno dessas duas datas de final de ano. Uma avalanche de coisas boas que desejamos aos amigos, e com absoluta sinceridade.
Lembro de outras datas, como a Páscoa e o Carnaval, datas também importantes. No Carnaval nos desnudamos e nos vestimos de alegria: de reis, rainhas, palhaços e muito samba no pé! Na verdade o que muitos buscam é esquecer um pouco das tristezas e carências existentes em vários seguimentos de nossa sociedade, para viverem alguns dias de felicidade. E assim somos nós, seres humanos muito complexos, por vezes sentimentais e humanos, outras vezes apáticos, indiferentes.
Não gosto muito da passagem do Ano Novo, sei que é apenas um momento de ilusão, dias depois tudo seguirá seu curso, como tem sido. As bombas e mísseis continuarão a cortar os céus desse sofrido planeta, escasso de paz, de amor e de perdão.
Difícil pensar assim após a beleza do Natal, onde nossos corações se enchem de emoção com as belas imagens do Menino Jesus e a canção de Natal!
Gostaria de acreditar na evolução da nossa espécie. Somos mais de 8 bilhões de humanos rogando por um milagre. Merecemos sair do eterno “faz de conta”.
Lembro do nosso grande Ariano Suassuna quando disse:
“Não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso!”
_________________________//________________________
Boas Festas e meu carinho aos amigos
do Porto das Crônicas!
Nessa época parece todos ficam bonzinhos e solidários...
ResponderExcluirMas essa magia dura pouco, infelizmente. Por isso, bom que guardemos no coração o Natal, daquele jeitinho que gostamos e nos faz bem: na simplicidade e não nas aparências! Feliz Natal pra ti ,pro Pedro e tua família!
beijos, tuuuuuuuuuuudo de bom,chica
Boa e oportuna crónica, cara Taís. Deixo memórias e situações mais atuais.
ResponderExcluirDas memórias, do meu tempo de menino, celebrava todas as datas. A celebração do Natal era a que mais gostava e da qual tenho (guardo) emocionadas recordações: a quintinha dos meus avós; meu avô dizendo poemas e me contando contos (de Suassuna, me contava cenas do "Auto da Compadecida"); a véspera e o dia de Natal era família, família e mais família e sorrisos, sorrisos e mais sorrisos. Era uma família bem unida...
Mais recentemente, continuo a celebrar todas as datas, mas continua a ser o Natal a mais festejada e, com nova família bem unida, sou eu que declamo e conto contos aos netos (de minha autoria pois um dos meus livrinhos é de contos para crianças, o primeiro dos quais é sobre o meu avô).
Julgo, olhando à minha volta, que a vida (de outras famílias) mudou muito os hábitos e tradições. As famílias estão mais desunidas. O "Pai de Natal" e "Árvore de Natal" substituíram o Menino Jesus e o Presépio...
E mais diria...
Deixo um Beijo (com sabor a Natal)
Boa noite de Paz, querida amiga Taís!
ResponderExcluirVocê abordou várias verdades das Datas...
Particularmente, amo o Natal, a Páscoa em primeira instância.
O Ano Novo próximo tem um quê de preocupação de uma guerra mundial ...
Mesmo sendo um realista esperançoso... paira uma dúvida no ar.
Vamos deixar o negativismo e o realismo de lado, apreciar seu post e lhe desejar uma continuação de Dezembro abençoado!
Tem um quê de magia boa. Todos se tornam amáveis...
Passarei mais próximo do Natal, vocês são bons amigos e merecem ser felicitados.
Beijinhos
La esperanza siempre te da cobijo cuando todo parece muerto. Temando un beso y te deseo una buena semana.
ResponderExcluirBoa noite, amiga Tais!
ResponderExcluirDe facto assim é. Nesta época natalícia, parece que a solidariedade emerge das profundezas do mar. Infelizmente, a maioria dessa solidariedade não passa de mera hipocrisia. Muito bonzinhos, muito amigos de todos e mais alguma coisa, mas passando esta quadra, esquecem que existem.
Enfim...é assim o gene humano.
Gostei de ler esta sua crónica, estimada amiga.
Deixo os votos de boa semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Minha querida amiga Taís,
ResponderExcluirO Natal (data), nunca vai acabar, mas, sequestraram faz tempo os nossos sonhos e até o "menino Jesus" do presépio.
O fim do ano é uma época em que as pessoas se reúnem com suas famílias e amigos para celebrar, trocar presentes, compartilhar amor e gratidão que normalmente não acontecem ao longo do ano.
O espírito natalino nos lembra da importância de estarmos juntos e valorizar os laços emocionais em nossas vidas. Portanto, o Natal não é só sobre dar presentes, mas, é sobre estar presente e se deixar envolver pelo espírito coletivo de gentileza.
Porém, não é incomum que existam aqueles que se sintam deslocados durante as festividades natalinas, pois, a felicidade de final de ano parece ser "Made in China".
Eu gostava mais dos Natais dos cartões enviados pelo correio e dos recebidos que acabavam enfeitando a árvore de Natal.
A empatia durante a pandemia foi de "mentirinha". Que os desejos de Natal sejam apresentados com mais autenticidade.
Beijos e que o teu fim de ano seja feliz dentro daquilo que tenha sido planejado por ti e tua família!!!
Natal é festa de família e em família.
ResponderExcluirFinal de Ano há muito que é só mais um dia.
Bjs, boa semana
Já não vejo mais o Natal de antigamente, cada dia uma nova mudança. Os costumes e tradições vão se dividindo e pulverizados.
ResponderExcluirQue a gente possa ver o Natal dos sonhos, de todos numa linca comunhão.
Bjs e paz amiga
Pois é, Taís, ótima reflexão.
ResponderExcluirEu tenho sentimentos dúbios em relação ao Natal. Por vezes, quando era mais novo, o Natal me trazia um pouco melancolia. Talvez por inconscientemente, saber que todas as luzes, reuniões, troca de presentes, Papai Noel, tudo isso ser meio artificial. Por outro lado, reunir a família para cear e relembram do nascimento de Jesus me enchia de doce satisfação.
Ano novo nunca é novo, né? O tempo é sempre o mesmo...mas precisamos também dessa ilusão de que um ciclo se fecha e outro se abre.
Passei muitos final de ano em casa, sem festa alguma; outros anos passei com amigos com muita festa e descontração; outros anos passei com alguns parentes reunidos e com muita dança e descontração.
E assim caminha a (minha) humanidade.
Suassuna foi cirúrgico.
abraços.
Gostei muito da citação com o texto acaba, pois também sou realista...infelizmente, já com muito pouca esperança quanto à evolução humana.
ResponderExcluirMinha querida Taís, desejo-lhe e a sua família alegres festividades, um Natal com amor e paz e um 2025 excelente !
Carinhoso abraço, boa semana :)
Debería de ser siempre como en Navidad. En esta época todo parece más dulce y solidario. Cuando termina y empieza un nuevo año, vuelve la triste realidad.
ResponderExcluirSon unas entrañables fiestas y muy emotivas.
Os deseo todo lo mejor. Siempre mucha felicidad.
Un beso.
Casi que me quedo con esa frase de Ariano la cual me parece sensata.
ResponderExcluirQuizás estas fechas con la edad las vemos de forma diferente de la ilusión de un niño a cuando empiezas a sentir la falta de seres queridos .
Saludos.
Taís,
ResponderExcluirAmo especialmente 3 celebrações:
Páscoa, Natal e Passagem de Ano.
Gosto do sentimento que produzem em mim,
não somente de alegria e esperança,
mas sim de Gratidão.
Não importando se a mesa da minha casa
está farta ou não.
Essa gratidão me alimenta por todas as demais
datas que apenas vejo passarem.
Linda, serena e atual a sua publicação.
Bjins e Abraço de gratidão por sua
presença na Blogsfera e na minha vida.
Com afeto
CatiahôAlc.
Obrigada, Catia, você é uma querida!
ExcluirGosto muito de você, também.
Beijinho, boa semana!
🌹🙏🌹
Não sou muito de datas disso daquilo durante o ano _o Natal e a pasagem de ano provoca sentimentos as vezes melancólicos mas sempre lembráveis e importantes.
ResponderExcluirA preparação da árvore junto dos filhos quando pequenos , os presentes que não podia deixar de comprar, essas coisinhas simples que amacia o coraçao da gente_ gosto das lembranças do meu tempo com as minhas crianças .Quando pequena , só lembro que ia na Igreja e cantava no coral das crianças com umas batas que todos ganhavam iguais _ e tinhamos uma ceia que nunca passava das 10 horas rsrs ,_ mas era tudo muito festivo e colorido,roupa nova essas coisas que menina adora.
Obrigada por estar sempre a me emocionar, sou só sentimento,Taís e no momento passando por uns dias tumultuados com um filho que se acidentou num jogo de basquete e precisou de uma cirurugia( grau de dificuldade baixo),graças a Deus,. Jáestá em casa se recuperando. Um bom Natal com sua família e obrigada pela companhia durante 2024 , e que venha mais crônicas que são meu deleite.
Cuide-se tá? Beijinhos.
Lis, querida, minha solidariedade, sei como te sentes,
Excluirmas que bom que teu filho já está em casa, jovens se
recuperam logo!
Já percebi que és pura emoção! rss E isso é bom.
Obrigada pelo carinhoso comentário!
Beijinho, amiga!
Beleza de crónica!
ResponderExcluirÉ exactamente assim...
Também sou aquilo a que chama "realista esperançoso".
Não me cativa muito esta época, talvez por não gostar do Inverno. Vivo no interior e gosto dos ciclos da Natureza, a Páscoa é mais o meu espírito.
Beijinho e dias esperançosos.
Olá, querida Taís
ResponderExcluirO Natal aqui sempre foi muito festivo.
Gostamos muito de nos reunir.
Lamento que uma de nossas filhas e netinhos estejam no exterior.
Felizmente podemos contar com a tecnologia que nos aproxima.
Te desejo um Feliz Natal de Luz e Paz.
Beijinhos natalinos
Verena
Olá querida Tais! 🤗
ResponderExcluirGosto imenso do Natal e da Passagem de Ano Novo. Gosto porque é quando a família se lembra de reunir, quando passamos momentos com os nossos melhores amigos. As pessoas parecem mais empáticas, mais carinhosas.
Também gosto porque aqui em Portugal estamos num Inverno rigoroso e é uma altura que se vê tudo muito mais colorido e bonito.
O que eu não gosto é que o Natal e o Ano Novo acabem, pois o inverno continua mas já não se vê as luzes, as fogueiras na rua, a família, os amigos... e a bondade das pessoas.
Gostei muito dessa frase do Ariano Suassuna!
Abraços e espero que tenha um bom final de dia! 🤗
Antunes Ferreira
ResponderExcluirQueridaTaisamiga
ResponderExcluirEste Natal tem para mim ser mesmo de esperança pois contínuo na Residência Montepio agora aguardando uma operação aos intestinos. Porra! São muitas maleitas para um homem bem disposto como tu sabes como sou.
Desde o problema da válvula cardíaca (felizmente resolvido) até uma lesão no intestino grosso que já obrigou a um TAC e uma Ressonância Magnética, justificam - como atrás disse - o esperar da intervenção cirúrgica.
Entretanto a bipolar aparecera-me - mas graças a Deus já se foi depois de três meses muito chatos - C'os diabos! Agora parece-me que só me faltam as... palmatoadas...
E por aqui me fico desejam para ti, querida Amiga do outro lado do Atlântico e bem assim para o teu Pedro um Feliz Natal e se não nos virmos antes um óptimo Ano Novo!
Beijos & queijos
Henrique
Querido amigo, deste belo Portugal, que bom ter notícias suas e lhe receber aqui no blog!
ExcluirHenrique, tudo nessa vida vai e volta, e os dias (temos de crer) vão melhorar, assim como sua saúde. Voltarás para casa junto aos teus queridos, Raquel, filhos e netos.
Que esse 2025 traga saúde, confiança e felicidades pra você todos da família!
Pedro e eu enviamos votos de um Feliz Natal, nos veremos, sim, antes do Ano Novo!
Beijos e queijos ao nosso querido amigo de Portugal ! 😁🌹🌺
Olá, amiga Tais,
ResponderExcluirPassando por aqui, relendo esta crónica que muito gostei, e deixar os votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Uma linda e verdadeira crônica! Quisera que fosse Natal todo dia para que esses sentimentos de delizadeza, alegria, afetos, solidariedade e fraternidade ficassem vivos e transformadores do universo. Feliz Natal com muita paz, alegria e esperança que bons tempos virá e a humanidade irá se tocar que é amando e respeitando que conquistaremos a paz e a felicidade.
ResponderExcluirBeijos e feliz sábado!
Seria bom se esse sentimento fraterno se estendesse pelos meses seguintes.
ResponderExcluirMe identifiquei com o texto.
Feliz natal e um bom ano pra vocês.
Olá querida Tais, como você está?
ResponderExcluirGosto muito de suas reflexões e sempre encontro algo em seus trabalhos que me faz parar e me fazer pensar.
A esperança é muito importante para todos nós. Pessoalmente, estou muito ansioso pelas férias, por conhecer pessoas de quem gosto, por comer e conversar.
Desejo que - como na minha música favorita de Bryan Adams - o Natal nunca acabe e dure o ano todo... Seria um lindo presente do destino.
Saúdo-vos calorosamente e desejo-vos tudo de bom de todo o coração! Abraços.
Mis mejores deseos para ti y tu familia en estas fiestas.
ResponderExcluirNecesitamos esos deseos para todos los días del año.
Ha sido un placer visitarte en este rinconcito tuyo.
Abrazos.
Boa noite, amiga Tais
ResponderExcluirPassando por aqui, para desejar uma feliz semana, e Festas Felizes, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
O Natal é uma época mágica. Que seja para si, minha Amiga Taís tudo o que deseja. A sua crónica é como sempre muito reflexiva.
ResponderExcluirDesejo um Natal cheio de amor e um novo ano com muita saúde e paz.
Um beijo.
Olá Taís
ResponderExcluirInfelizmente muitas pessoas
Passam ano atrás de ano e nada mudam nelas
E a vida continua a mesma
Mas se nós mudamos pra melhor a vida muda
Pelo menos pra nós.
Como numa frase que vi uma vez :
" Se você olhar na direção certa verá que o mundo
todo é um jardim."
Sim, o bem existe, o amor vencerá!
Bjs amiga!
Buenas, Taís!
ResponderExcluirSeguimos! Ainda que a vida seja puro-impuro sofrimento com brilhos repentinos de felicidades. E nessa época, cíclica de final de ano, temos que aproveitar o máximo, possível, desses "brilhos repentinos" ao lado das pessoas que amamos.
Caríssima Taís,
ResponderExcluirA sua crônica traduz significados precisos, e dos mais acertados
sobre os sentimentos que envolvem as pessoas nos dias festivos,
especialmente por ocasião do Natal e Ano Novo. Isso posto, permisto
com a literalidade preciosa e bela que lhe caracteriza, faz com que não
seja possível ler apenas uma vez os seus escritos.
É uma pena saber que tão efusivas demonstrações de afeto entre as
pessoas não perdurem com a mesma intensidade e, por vezes, são até
esquecidas no transcorrer do tempo.
Emocionou-me ainda mais a leitura de sua frase: "Gostaria de acreditar na evolução da nossa espécie". Que grandeza de alma!
Mais uma vez, adorei as suas ponderações e aqui fico comovido, ao tempo
em que desejo também a você e família, abençoados dias e um Feliz Natal.
Terno abraço.
Oi Taís na verdade o Natal deve ser todos os dias de nossa vida. E que as alegrias do Natal perdure por todos os dias do ano Novo. Bjs querida e Feliz Natal para você e os seus familiares.
ResponderExcluirQuerida Taís
ResponderExcluirBom seria se o espírito natalício nos acompanhasse
pelo ano fora. Mas isso não acontece infelizmente.
Façamos a nossa parte.
Que tenha um Natal Feliz junto aos seus.
Beijinhos
Olinda
Excelente crônica em que magia e realidade se entrelaçam neste cotidiano repleto de desigualdades. Mas continuemos com esperanças renovadas pela bela data que se aproxima. que nos envolve e nos impulsiona a sonhar.
ResponderExcluirGrata por estarmos unidas neste mundo virtual e desejo que 2025 chegue manso e repleto de luz que oriente novos e bons rumos para o mundo. Bjsss
Boa noite
Quero agradecer o seu gentil comentário, querida Taís
ResponderExcluirQue o seu Natal seja abençoado com muita Paz.
Um carinhoso beijinho
Verena
E é muito realista e assertivo o seu texto.
ResponderExcluirQue a esperança não nos abandone.
Votos de Boas Festas com os melhores dons de Jesus, neste Natal e Novo Ano.
Bom dia, Tais
ResponderExcluirDesejo um Feliz Natal para você e família, que a Luz de Cristo brilhe sempre em nossos corações, que 2025 seja um ano abençoado. Obrigada pela presença no meu blog, um forte abraço.
Excelente reflexão!
ResponderExcluirfeliz Natal!
Beijos e Abraços,
BLOG | Instagram
Olá Tais. Mais uma vez tenho o gosto de ler uma das suas crônicas e, claro de que muito gostei.
ResponderExcluirTenho postado pouco as peças que vou pintando...e pouco a passar por aqui..
Percebi que não estava a ver as suas crônicas. Revi as nossas ligações e voltei ( e com que gosto) a fazer o seguimento delas. Aliás a Taís também já me tinha referido essa dificuldade. Penso que agora estamos novamente em ligação!
E por agora desejo um Feliz Natal para si e toda a família!
Beijos
Querida Maria, fui no seu blog e diz que foi removido!
ExcluirVocê tem outro?
Beijinho, querida, que bom ver você,
aguardo contato. 🌹
Boa noite, amiga Tais
ResponderExcluirPassando por aqui, para deixar os meus votos de um bom fim de semana, e um Feliz Natal com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Cada data comemorativa, tem um encanto particular, mas o Natal tem uma magia muito especial, pois ele acende no nosso coração a luz da esperança, sem ela, a vida se torna bem mais sombria e dolorosa, pois assim o é a realidade em que vivemos.
ResponderExcluirMinha amiga para si e todos os seus eu desejo, um Feliz Natal 🎄 e um excelente Ano Novo 🎉 pleno de tudo de bom.
Um grande beijinho
Infelizmente a repetição dos mesmos princípios indica , de imediato, que ainda não os alcançamos.
ResponderExcluirA esperança volta aqui a ser invocada e nem poderia ser de outra forma, já que é a última a morrer.
Como diz o ditado, enquanto houver vida há esperança.
Abraço de paz e amizade.
Juvenal Nunes
Crónica belíssima, minha querida amiga Tais. Uma abordagem sensível e reflexiva desta época festiva, que se quer de renovação e esperança mas nem sempre acontece.
ResponderExcluirEu gosto da magia do Natal, do feliz e doce convívio familiar, sem excesso de embrulho e laços, mas muitos abraços. É um tempo para criar memórias eternas e relembrar os ausentes, que quero manter e viver intensamente enquanto a vida permitir.
Já na passagem do ano, mantenho o ritual da escapadinha a dois. Mais animada, menos animada, o que importa mesmo é agradecer o ano que passou e receber com fé e esperança o novo ano.
Já agora, aproveito para dizer que me considero uma optimista com alguns laivos de pessimismo (nada de anormal entre tanta complexidade humana), comprometida com a confiança, verdade e lealdade.
Amadinha, desejo para ti e para os teus um Feliz Natal . Que 2025 vos traga muita saúde, muito amor e momentos de felicidade.
Beijos, para ti e para o Pedro.
Até para o ano!
🌹🎄🎅🌟💛
Crónica notável, humanamente bela e realista.
ResponderExcluirTe admiro pela rara sensibilidade sobre as coisas.
Que este Natal (sim) também seja notável em tudo quanto é desejo humano: saúde e vida e que a Felicidade esteja sempre presente.
Beijo,
SOL da Esteva
Bom dia Taís,
ResponderExcluirQue maravilhosa Crónica pré-natalina e final de ano.
É uma época muito especial em que parece que o Amor une todos os homens!
Assim deveria ser, mas as guerras e violências não dão tréguas e o Novo Ano segue igual .
Que no Natal a esperança e o amor morem em nossos corações e continuem ao longo do Novo Ano, que se aproxima.
Feliz Natal e um novo Ano muito Próspero.
Beijinhos,
Emília
Os deseo una Navidad muy feliz.
ResponderExcluirGracias siempre.
Un beso, querida Tais.
Tais, sua reflexão é linda e tocante! Você capturou tão bem a magia do Natal e a complexidade de nossos sentimentos nessa época do ano. Realmente, há algo especial em compartilhar votos de felicidade e solidariedade com tanta sinceridade. Que possamos todos encontrar um pouco dessa magia e esperança, e que, como Ariano Suassuna, sejamos realistas esperançosos, acreditando em um futuro melhor. Feliz Natal e que o Ano Novo seja repleto de amor e paz para você e todos nós! Beijo!
ResponderExcluirDe volta para desejar a você e sua família um Feliz Natal e que as esperanças se renovem e a paz reina entre todos os povos. Bjs,
ResponderExcluirExcelente crónica, querida Taís! plena de encanto e solidariedade.
ResponderExcluirTambém quero ser realista esperançosa.
beijos e abraços.
Pois sim, a esperanza é o último que se deve perder. Enquanto houver vida, aí reside a esperança.
ResponderExcluirTambém penso na mesma, temos que ser realistas o resto é falácia.
Grande abartço de vida e um Bom Natal.
Boa noite, amiga Tais
ResponderExcluirPassando por aqui, para desejar um feliz Natal com tudo de bom, junto de quem mais ama.
Beijinhos, com carinho e amizade
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Querida amiga Taís,
ResponderExcluirEstou aqui para desejar que o teu Natal seja realmente uma “noite feliz, uma noite de paz”. Afinal, não podemos mesmo perder a esperança por dias melhores.
Aproveito para convidá-la a ler a publicação de Natal do ®DOUG BLOG.
https://blog-dougblog.blogspot.com/2024/12/ninguem-deveria-passar-o-natal-sozinho.html
Que o menino Jesus que existe em cada um de nós, abençoe tua família.
Beijos!!!
Querida amiga Tais,
ResponderExcluirRealmente o Natal é um época de reunião da família e de sentimentos verdadeiros, mas depois de comemorarmos a virada de ano tudo volta a estaca zero e os problemas e as dificuldades continuam, as guerras também, a violência e a falta de compaixão. Mas eu sempre acredito que podemos melhorar um pouco a vida, mesmo que sejamos apenas um grão de areia nesse mundo. Feliz Natal pra você um Ano Novo repleto de paz, amor e realizações!
Um beijo!
❄️🎄❄️Querida Tais! ❄️🎄❄️
ResponderExcluirNeste momento lindo e mágico, algures entre o bolo de sementes de papoila com cheiro de amêndoa colocado no forno e uma deliciosa salada de legumes, estou aqui para escrever algumas palavras calorosas.
Desejo a você que esse lindo Natal seja bom, que você ganhe muitas forças para o próximo ano e que tudo seja maravilhoso para você.
Para que o bem e o mal se dêem antenas, para que a Luz triunfe sobre as trevas.
Espero que você resolva todos os assuntos pendentes até o final do ano e não os transfira para o próximo ano.
Desejo a você, se tal situação surgir, que você se reconcilie com as pessoas de quem você gosta, que estão perto de você, e que ninguém fique sozinho.
Tenha um Natal inesquecível, caloroso, alegre, maravilhoso e comovente! Muita bondade, alegria, ternura, amor, emoções e felicidade!
Com os melhores cumprimentos e cumprimentos - JoAnna.❄️🎄❄️
Tenhamos esperança.
ResponderExcluirMas nunca um Natal teve qualquer influência nas guerras que afligem a humanidade.
Mas espero que este ano haja exceções...
Feliz Natal minha querida amiga Taís.
Um beijo.
Há uma ameaça no ar,
ResponderExcluirUm sonho a acalentar.
Haja paz no universo,
Vamos viver o reverso.
Feliz e abençoado Natal do Menino Deus, querida amiga Taís!
Beijinhos festivos
Tais também não gosto muito da passagem do final de ano, nunca podemos perder a esperança, desejo um Feliz Natal pra você bjs.
ResponderExcluirOlá Taís.
ResponderExcluirGostei muito das suas palavras.
Que o Natal possa ser o melhor de cada um de nós.
Em carinho, em presença, em bem querer,
O mundo está em conflito, mas não podemos deixar que a estrela da esperança, perca o seu brilho.
Se cada um de nós for um pouquinho de luz, já vale a pena,
Para esse lado dias abençoados.
Boas festas.
Abraço e brisas doces ****
Mil gracias por acordarte de mí en estas fiestas navideñas, ha sido una gran sorpresa y de las más agradables, ya que llevo varios meses sin publicar algo nuevo en mi blog y, al parecer, muchos de mis asiduos seguidores parece que ya me han olvidado.
ResponderExcluirPor este motivo, agradezco doblemente tus letras y, de corazón, yo también deseo para ti y familia, una muy FELIZ NAVIDAD llena de amor, felicidad y sobre todo salud y paz.
Junto con mis cariños, te mando un fuerte abrazo.
Kasioles
Passei Para desejar um Feliz Natal.
ResponderExcluirBeijinhos
Bom dia querida Taís e Pedro.
ResponderExcluirQuê o Natal de vocês sejam repleto de alegrias. Por aqui estamos animadas para comemorar o nascimento de Jesus. Enorme abraço para vocês dois.
¡Feliz Navidad querida, Taís, para ti y para Pedro!
ResponderExcluirUn abrazo inmenso desde Navarra.
Esero que lo pases muy bien y te deseo que todo el año que viene sea bueno
ResponderExcluirpara ti y los toyos.
Un abrazo bien fuerte.
Olá, querida Taís !
ResponderExcluirBom dia nobre amigo, tudo bem ?!? Andei sumido, mas sempre apareço nos blogs dos amigos queridos. Sinceramente, eu amo ficar essas festividades em casa, mas não curtindo solidão, mas sim a minha solitude e reflexão. As pessoas, o mundo, simularam uma falsa paz, união, paz apenas nesse mês ou em um dia específico, depois volta tudo ao normal. Mesmo assim, devemos continuar otimistas e plantando o bem, em todos os lugares.
Desde já, agradeço o carinho, a amizade, os comentários e sua gentileza. Prosperidade e infinitas bençãos a todos vocês. Gratidão
Abraços
Dan
https://gagopoetico.blogspot.com/2024/12/festas.html
Amiga Tais
ResponderExcluirPassando por aqui, esperando que o seu Natal tenha sido bom, junto dos seus entes queridos.
Aproveito para desejar um bom fim de semana, e um Feliz Ano de 2025 com tudo de bom. São os meus sinceros desejos.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
Tais,
ResponderExcluirQuerida amiga
que a Blogsfera me presenteia,
não voltarei aqui antes que a minha nova idade
me abrace no dia 30/12 e tambem
o ano de 2025 já seja de fato presente,
então quero hoje lhe deixar
meu desejo de toda inspiração
e criatividade seja sua companhia
no novo ano.
Desejo a Você paz, alegria,
saúde e harmonia tudo de bom e positivo
para Você e sua Família
Obrigada por ser parte
das ConVersas no Espellhando.
Bjins e Abraço
CatiahôAlc.
A beautiful reflection on the contrast of emotions we experience during the year-end celebrations. It's a reminder of both the joy and the challenges in the world. I just shared a new blog post. I invite you to visit.
ResponderExcluirQuerida Tais...São muitas questões a se refletir e tomar consciencia.Gosto muito de te ler, eu vou além...Quero compartilhar um pouco sobre esta crônica,sobre as diferentes emoções entre Natal, Ano Novo e outras datas festivas, comemorativas, mas sobretudo Natal e Ano Novo. Tenho me aprofundado, alguns anos, e vivênciado, a profundidade do Renascer...Para renascer é preciso, Morrer e encarar de frente, que não somos perfeitos, estamos aqui, polindo nossa alma, nosso SER, para alcançarmos, quem sabe, um dia, o AMOR DO ESPÍRITO. Este amor do Espírito que vai além das consciencias individuais, coletivas e passa a uma conexão com esta força maior. A humanidade se distanciou muito do simbolismo profundo do Natal e da História de Maria, José, Jesus...A ÁRVORE, passou a ser uma árvore apenas" de adornos", abrigando presentes nas suas bases...Mas a simbologia da árvore, da estrela lá no topo, dos "adornos", das trocas de coração, dos abraços, da sinceridade, enfim...tudo isto ficou para "trás", porém, o ANO Novo, nos convida a RENASCER...O Sentimento aí, é outro, de fato. Temos que ir às profundezas e lidar com nossas sombras, medos, raivas, culpas, frustrações, PERDAS, para então voarmos na direção do NOVO CICLO! Mas, é um processo Tais...Um processo individual, que nos toca, nos instiga, provoca a olhar para aquela frestinha ali...sair
ResponderExcluirdo ventre da MÃE, sair do casulo, sair da zona de conforto e OLHAR.Olhar, mas VER, é diferente.VER, tudo como foi, não somente em 2024, mas tomar as forças de todos os destinos que aí também se sacrificaram para quem sabe, outros, NÓS, pudéssemos viver, não apenas sobreviver.Estamos na sobrevivência quando lutamos com oque sentimos.Deixar o rio fluir, confiar nas forças maiores, e FAZER o melhor que se pode, talvez seja o CAMINHO DO MEIO,porque NÃO VAMOS MUDAR O CURSO DAS COISAS TODAS, mas podemos escrever um NOVO ANO, com maior consciencia de nós mesmos e isso ressona no todo. Te desejamos um ótimo ANO, que sigas a FAZER aqui, o rio fluir e dentro de ti, a PAZ do que necessitas em familia e contigo mesma. É o que também busco em mim, nutrir. Gratidão por TUDO!!!
Que el año 2025 sea excelente para todos.
ResponderExcluirUn beso y mis mejores deseos de felicidad.
Querida Tais, te deseo con todo mi corazón
ResponderExcluir(¸.•´ (¸.•` * ¸.•´¸.•*´¨)(¸.•´ (¸.•` * ¸.•´¸.•*´¨)
¡UN FELIZ AÑO 2025!
........|___|.....
....|00000000|.....
.....|0000000|.....
......|000000|.......
........|0000|.......
.........\00/........
..........\0/.........
...........||.......
...........||.........
...........||...... ...
........._||_.......
¡*Amor, Paz, Felicidad*!
Abrazos y te dejo un besito, se Feliz
(¸.•´ (¸.•` * ¸.•´¸.•*´¨)(¸.•´ (¸.•` * ¸.•´¸.•*´¨)
Querida amiga Taís, ista crónica é o espelho da nossa realidade. Nada que engadir. Subscrivo totalmente. Que isa esperança de cambio para melhor nos alcance a tudos.
ResponderExcluirBeijo e abraço .
Augúrios vislumbrados,
ResponderExcluirdesejos formulados,
sonhos idealizados,
Em 2025, sejam concretizados.
Abençoado Novo Ano feliz, Amiga Taís!
Beijinhos festivos
🥂🍾💐😘
Boa noite de segunda-feira. Desejo um Feliz 2025, cheio de paz e saúde minha querida amiga Tais. Obrigado por lembrar desse amigo carioca e brasileiro. Um 2025, com muitas conquistas, para você e sua família. Grande abraço carioca.
ResponderExcluirTais passando pra desejar um Feliz Ano Novo pra você e para toda a sua família bjs.
ResponderExcluirDurane le festività siamo più portati a un certo ottimismo e a perdonare di più.
ResponderExcluirTantissimi cari auguri per un radioso 2025, carissima
Bom dia Taís. Neste último dia do ano 2024 vim desejar a você um novo ano cheinho de felicidades. Prosperidade. Muita Paz e alegrias. Que a esperança possa nutrir nossos corações e a fé nunca nos falte. Um grande e carinhoso e caloroso abraço. Bjs querida
ResponderExcluirBom dia, Tais
ResponderExcluirPassando para te desejar um 2025 repleto das bênçãos de Deus, obrigada pela presença no meu blog, um forte abraço.
Querida Taís
ResponderExcluirQue o Ano Novo chegue repleto de alegrias e realizações.
Um beijinho carinhoso
Verena.
Taís querida, quero lhe agradecer pela sua presença, suas palavras em meu blog nesse ano que me foi tão desafiador. Obrigada por torcer por mim.
ResponderExcluirUm feliz ano novo!
Querida amiga Taís
ResponderExcluirUm Ano Novo vai começar.
Serão 366 dias com novas oportunidades.
Então ouse... mude... estabeleça metas...mas não faça promessas!
Viva intensamente cada dia! Escreva uma nova história...
E nela eternize somente os bons momentos...aqueles repletos de felicidade.
Se as lágrimas vierem turvar seus olhos receba-as como uma bênção purificadora.
Que a paz e o amor reinem absolutos em sua vida. Seja muito feliz em 2025
Beijinhos
Querida Tais, que 2025 seja um ano de luz e amor, Onde os sorrisos sejam mais frequentes, E os desafios, superados com coragem. Feliz Ano Novo, com muita paz e prosperidade! Beijos!
ResponderExcluirOi Taís, Desejo a você um 2025 com muita Paz saúde e alegrias. Cheio da presença dEle Jesus Cristo. Bjs querida
ResponderExcluirBoa noite, amiga Tais
ResponderExcluirTenhamos todos a esperança , que este Novo Ano de 2025, seja de paz, amor e fraternidade.
Feliz 2025!
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Boa tarde Tais
ResponderExcluirUm belíssimo texto que gostei muito de ler e que concordo na integra com o seu teor.
A citação final fechou com chave de ouro.
Eu acho que já tinha comentado este texto, mas se calhar perdeu-se pelo Natal.
Deixo votos de Feliz Ano Novo com muita saúde e paz.
Um beijo
:)
Que a esperança nos acompanhe durante os próximos 363 dias!
ResponderExcluirVotos de muitas felicidades!
Bjxxx
Teresa Isabel Silva
Instagram | Pinterest | Linkedint
Olá Tais, com certeza um texto que amei ler.
ResponderExcluirSomos um povo eclético e cheio de muitas qualidades, e uma delas é realmente a esperança.
Cada comemoração tem a importância que de alguma forma precisamos para acionar algo maior por dentro. E o natal nos remete ao amor em toda a sua grandeza. Ficamos mais delicados, singelos e emotivos.
Porém precisaríamos permanecer nessa bonança de sentimentos, onde pudéssemos fazer a corrente de amor que interligasse corações. Não basta dar importância apenas neste período. O essencial, seria que todos os dias fossem “Natal” no coração do homem. No entanto o simbólico sempre fica fazendo parte de tudo e o ano novo passa a ser quase igual novamente.
É claro que existem as exceções que fazem a grande diferença. Daí seriam extintas todas as formas de violência. Mas sou “esperançosa” como Suassuna, então a minha esperança está mais verdinha que nunca.
Que o ano novo venha com muitas expectativas
Como se costuma dizer: "A esperança é a última que morre", sendo a derradeira na mítica caixa de Pandora, ela nos convida a esperançar o tempo, teimar em por fé na humanidade; algum dia, o melhor há de vir.
ResponderExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Boa noite Tais
ResponderExcluirFeliz ano novo para vocês. Eu amo o Natal, mêsmo com todas as perdas familiares nos comemoramos o Nascimento de Jesus com muita alegria. Já o ano novo é geralmente tenso , Oro muito pedindo a Deus para entrar no novo ano, acho quê tudo tem um propósito, este deve ser para entrar agradecendo o dom da vida, perto da virada passei muito mal, mas graças a Deus conseguimos virar o não estável, não foi como esperado, mas foi agradecendo por estarmos vivas. Enorme abraço para vocês
Taís:
ResponderExcluiruma boa ideia, realista esperançoso!
Abraços!