1 de maio de 2023

PARA ONDE IREMOS ?

 





                       - Taís Luso de Carvalho


Não levará muito tempo para mudarmos nossos conceitos, nossos medos, nossa visão do mundo, nosso viver.  Minha geração nasceu agarrada em ursinhos, bonecas, carrinhos. Hoje, um bebê de 8 meses já pega o seu Smartfone - que não é de pelúcia. 

Teremos um outro convívio com as crianças que  já  gostam da solidão dos Smartfones. E assim seguirão as futuras geraçõesum para-te quieto com carinho! Crianças com seu novo brinquedo, ficam quietinhas. Porém, não é o normal.

Mas a vida é rápida,  na medida em que vamos pegando idade e experiência,  uma nova história vai se formando.

Os séculos mostram uma história rica em descobertas científicas, em tecnologia, transformações culturais e artísticas e mais tantas coisas maravilhosas. Mas o que foi, não será mais, nossas vidas serão muito diferentes.

Uma coisa da qual nunca fui apaixonada, foi por avião! A primeira vez que entrei numa maravilha destas, sentei e a comissária, mal fechou a porta, começou a falar com muita naturalidade, como usar os equipamentos de segurança, caso acontecesse algum acidente no percurso. Mostrou a porta de urgência, o salva-vidas e muita conversa visando a calma dos passageiros. E pensei: caramba! O que estou fazendo aqui? Já estava lá dentro, sentada, apavorada, e com vontade de fugir. Mas fugir é desistir. Logo depois me acalmei, e tudo correu bem. Isso já está no passado, um pouco mais faremos turismo em Marte. E estou pensando... apesar de estar rindo aqui.

Então, mesmo sem querer, pensei sobre certos medos e sua lógica, como ter mais domínio das situações. 

Domínio? Mas para que me servirá esse magistral domínio,  se no futuro teremos carros voadores e tantas coisas que não dominaremos tão fácil? Pensar em domínio, se atualmente somos assaltados  todos os dias e levam  nossos celulares! Cadê o domínio da situação?  Cheguei à conclusão que avião é bem mais seguro! 

Pois é, nesses novos tempos, sem percebermos, teremos avanços muito significativos. Só não teremos o tempo necessário para acostumar com esse imediatismo assustador. Mas vamos acreditar que podemos, antes que a coisa fique mais difícil. A vida não pode ser tão pesada, tem de ser leve para mantermos o equilíbrio e não enlouquecermos. E por falar em medo, estou assustada com a tal 'Inteligência artificial', estamos escutando muitas coisas. 

Na verdade, meu medo de avião perdeu o seu lugar de honra. E assim seguiremos até o ponto final, pois a vida seguirá seu belo curso,  é  ela, de fato, quem tem o grande domínio.  

Mas uma pergunta continua sem resposta:

Para onde iremos? 

Não se aflijam, a resposta dependerá da fé de cada um. As  experiências vividas acomodarão algumas perguntas. Quem sabe não  sobrará a esperança de que nosso espírito continue numa outra dimensão?  Seria bom demais poder crer. Mas, ninguém sabe.










33 comentários:

  1. Medo de avião é normal, julgo eu.
    Depois, como a Coca-Cola, estranha-se e entranha-se.
    Agora viagens intercontinentais de várias horas já passaram a ser normais.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Para onde iremos?, pergunto com você, minha querida Amiga Taís. Hoje está tudo mudado. As crianças já não brincam na rua, uns com os outros. Ficam sozinhas agarradas ao smartphones, a correrem perigos tantas vezes difíceis de ultrapassar. E isto não vai mudar nunca mais segundo creio.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga Tais,
    O futuro da humanidade, é cada vez mais uma grande incógnita.
    De qualquer forma, acontecerá por certo inovações, novas formas de ver o mundo e as sociedades.
    Excelente crónica, que muito gostei.
    Deixo os meus votos de um bom feriado, e ótima semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto,Tais! A vida é assim mesmo! Vamos sentindo medos ,dominando. Outros chegam e os vamos vencendo. Novidades tecnológicas também nos assustavam, vamos vencendo e creio enquanto aqui estivermos, assim será... Ainda bem vencemos alguns dos medos... Ótimo feriado! Seja bem aproveitado! beijos, chica e feliz MAIO!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia de feriado querida amiga Taís!
    Em primeiro lugar, sua crônica aborda um tema atualíssimo.
    Onde vamos parar?
    Por incrível que pareça, creio que acordei com mente fértil... Olhei a imagem ilustrativa e me reportou à Hiroshima...
    Haverá futuro do jeito que estamos caminhando? Com foguetes a pleno vapor no ar explodindo e contaminando o espaço de tanto toxicidade...
    Aviao, perto dos voos espaciais comerciais já prometidos nos próximos anos, será o de menos, creio eu.
    Em todo caso, nossos medos de criança de avião ou de bichinhos peçonhentos vão ficando para escanteio...
    Dentro de casa estão acontecendo as maiores barbaridades através de uma tela aparentemente inofensiva. Corações estão sendo estraçalhados e uma gama de sadismo sendo praticados, atrocidades de trogloditas atuais.
    Respirei fundo agora, amiga...
    Só mesmo a Fé para nós que cremos, por bênção divina. Fico pensando em quem não a tem? Deve ser horrível!
    Enfim, as virtudes teologais nos impulsionam a vivermos sem nos desestimularmos.
    Tenha um novo mês abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adorável o que quis passar. É verdade o que diz. Há tanta coisa que não conseguimos controlar. E se ficarmos o tempo todo a pensar no que pode ocorrer, para além de não conseguirmos nunca achar uma resposta ainda podemos entrar em exaustão. Temos que aprender a deixar as coisas fluir. Viver na simplicidade. Com um sorriso no rosto. Há coisas que temos que perceber que nunca conseguiremos controlar.

    Os meus parabéns, Taís! ☺️

    Atenciosamente,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
  7. Estimada amiga Tais, los que estamos ya metidos en ciertos años, hemos pasado por tantos y tantos adelantos que, probablemente, no exista otra generación que pueda vivir los cambios que, como en este caso y en mi persona, he podido comprobar y adaptarme a ellos. Todo es cuestión de querer y es muy probable que ciertos acontecimientos que están por llegar y que cambiarán nuevamente al mundo y a la especie humana, esos, ojalá, pudiera vivirlos. Nunca sabemos si al final unos son para mejor o para peor, pero lo cierto es que, ahí están y con ellos convivimos.
    Un gran abrazo, amiga y feliz mes de mayo.

    ResponderExcluir
  8. Quando a viagem de avião for longa é encostar a cabeça e dormir, Adoro viajar de avião o que já fiz várias vezes.
    .
    Feliz dia de feriado, dia do trabalhador
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. O tempo corre a velocidade furiosa, não temos mão nele. À nossa volta o mundo modifica-se com muita rapidez e modifica-nos sem darmos bem conta. Há coisas que não está nas nossas mãos mudar, mas poderemos pôr algum travão em algo que estiver ao nosso alcance.

    Beijinhos e bom mês de Maio!

    ResponderExcluir
  10. Querida Taís, muito bom poder escrever as sensações e o que há para se aprender com tantas modificações e assusta mesmo, mas ainda acho que tudo o que se procura para quem sabe amenizar ansiedades se acha hoje em dia.
    A única coisa que precisamos é nos informar sempre, vida corrida, vida calma, vida alienada, enfim...
    Está tudo aí e os medos, ah, faz parte de tudo isso, não tem mais volta, viver é isso mesmo.
    Viajar é tudo de bom, nem sempre se pode sem ser de aviao, então...enfrentar o medo!
    Muito boa sua crônica, como sempre, amei ler deixo abraços apertados querida amiga!🤗

    ResponderExcluir
  11. Não creio que haverá outra dimensão onde o nosso espirito encontre a paz que ambiciona e onde tudo seja melhor. Sou pessoa de pouca fé, na verdadeira acepção da palavra; acredito no ser humano, naquilo que ele faz de bom ou de mal e, principalmente nas coisas maravilhosas que é capaz de fazer e tem feito. Ao longo da mimha vida tenho vivido transformações a todos os niveis e tenho-me adaptado a elas da melhor maneira possivel., pois não tenho outra saída. Às vezes é dificil aceitar certas mudanças, mas com um pouco de esforço, conseguimos e somos mais aceites pelas gerações mais novas; não podemos ficar presos àquela ideia de que " no nosso tempo é que era bom; os tempos eram diferentes e nós também
    não somos os mesmos, ; não sei para onde caminharemos, mas sei que amanhã o dia será diferente e não sei se viverei o suficiente para ver as grandes transformações que se darão neste nosso mundo, algumas delas, com certeza muito boas, mas outras, só de pensar nelas fico assustada, como seja a inteligência virtual , mas, ao mesmo tempo lembro-me de outras conquistas, que nos assustaram, mas que facilmente nos adapatamos a elas. Assim vai continuar, Amiga e o melhor é nem pensar nisso,...vamos vivendo o nosso dia a dia, aceitando o que a ciência nos trouxer, com a liberdade de lhe dizer " não " se não estivermos dispostos a segui-la. Há alguns anos, pensaria eu aderia à Internet e até criar um blog? Achava isso um disparate, Taís e no entanto aqui estou, ainda bastante " nodoa ", mas com disposição para aprender mais. Tema interessante, como sempre, Amiga! Beijinhos e saúde, sem grandes preocupações com o que virá. Não temos capacidade para mudar nada...só aceitar ou não.
    Fica bem e obrigada!
    Emilia

    ResponderExcluir
  12. Pensria eu aderir...( assim é que é..)
    Bjo
    Emilia

    ResponderExcluir
  13. Espero que el futuro sea mejor pero quien sabe. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  14. Nem na primeira vez tive medo de andar de avião.

    Talvez o facto de todas as viagens (mesmo as de dez e doze horas) terem corrido bem , ajude.

    Neste momento, assusto-me com a Inteligência Artificial e, principalmente, com os projectos anunciados.

    Porém, como tenho 73 anos e mais passado que futuro... tudo bem!

    Minha querida Taís, beijinho e um Maio bem feliz :)

    ResponderExcluir
  15. Interesante pregunta a la que igual que tu no tengo contestación y creo que nadie esta en condiciones de dar.
    Volar es algo que no he realizado nunca y si que me gustaría, aunque tengo un amigo que trabaja en aviación y dice que cuanto mas tiempo lleva trabajando aumenta su miedo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  16. No sé qué futuro nos espera.
    Tantos avances tecnológicos traerán consigo muchas cosas nuevas.
    Dispositivos inteligentes que nos irán cambiando la vida. Aunque, seguramente, yo ya no lo veré. De momento, hay que adaptarse a muchas cosas extrañas.
    Un beso. Feliz mes de Mayo.

    ResponderExcluir
  17. Ou então, você espera minha próxima crônica sobre hospital: "de onde viemos? para onde iremos?"! Um dia eu respondo... rsrs.
    Turismo em Marte? Claro! Vai você! Eu fico aqui, cuidando dos meus pés de alface e do meu novo manjericão! To fora.
    Agora, falando seriamente, você tocou em um assunto que me assusta! As modernidades e as crianças. Nesses últimos dias, fiquei de molho por conta de uma cirurgia, e assisti muita televisão! Ao fim de oito dias, depois de toda essa carga, tomei uma decisão: quebrar e queimar a televisão! Meu Deus, quanta barbaridade!!!! Pra onde esse mundo está nos levando?
    Uma crônica pontual e que deveria ser lida todas as manhãs, em reflexão.
    Abraços, Taís.

    Marcio

    ResponderExcluir
  18. Me puedo imaginar el futuro que les espera a mis hijos y nietos. Pero dicen que para el 2030 el agua escaseara y la robótica copara muchísimos puestos de trabajo, los jóvenes no tienen puestos de trabajo, no se casan, eso da igual, lo peor, es que no traen hijos al mundo, esto es un caos que nos va comiendo poco a poco.
    Ojala y esto pare, que no tengo claro de que vaya a acabar, esta corriente va a marcha forzada. Besos Tais.

    ResponderExcluir
  19. Para desplazamientos largos, me gusta mucho el ave, aunque he cogido el avión, cuando he tenido que atravesar la península de punta en punta y sobre todo cuando he viajado a las islas Baleares y las de Canarias.
    esta generación, se está perdiendo los juegos, ya que está demasiado enganchada al móvil.
    Besos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Taís
    Como sempre uma crônica pertinente aos dias modernos e agradável de ler mesmo se tratando de medos e de robôs rsrs De avião não mais _ acostumei e me sinto leve entre as nuvens. Já dos robozinhos inteligentes esses são assustadores., mas a gente acaba tirando de letra como tudo sempre acontece. O mundo ainda é nosso, Taís , vamos nos entendendo com ele, sem ir muito longe, aqui no nosso quarteirão já basta ... continuo com as amenidades, sem querer entender nada além. Querendo que o dia a dia me absorva sem muito pensar porque a insônia é suficiente... rs e chata o bastante.
    Amiga, iremos com certeza_ Para onde , só Deus sabe ! e é Nele que confio.
    Caso contrário, vira uma neurose só.
    Grande abraço e fica bem ,amiga _ boa semana

    ResponderExcluir
  21. Considero mais do que antes minha total ignorância como será o futuro da humanidade. Como você a Inteligência Artificial me assusta, mas o que adianta? Tudo ocorrerá e os viventes, se o nosso Planeta se mantiver, certamente estarão acompanhando e se adaptando aos novos tempos, vida que segue... Bjs

    ResponderExcluir
  22. Hola Tais: Tienes mucha razón en eso de que los niños muy pequeños ya están con smartphones cuando nosotros andábamos con peluches. A veces veo a mi nieta más pequeña y me sorprendo. Me gustaría creer que vamos hacia algún lugar, que nuestra Civilización se desarrolla, pero sé también que puede ser borrada de un plumazo y que muy probablemente ya ha pasado antes. También creo que la vida sigue de otra manera en el mundo espiritual y que venimos a la tierra a aprender. Interesante tema, que da para pensar mucho, porque certezas no tenemos, pero deseos y creencias, sí. Besos

    ResponderExcluir
  23. Querida Taís
    Essa é uma pergunta que de vez em quando me assalta. Sacudo a cabeça e penso
    "deixa para lá". É assunto que nos ultrapassa, realmente. Enquanto isso, o mundo está cada vez mais de pernas para o ar. E chegamos à conclusão que não evoluímos mesmo nada. No plano tecnológico, sim. Se acreditarmos que antes de nós não terão chegado àquilo que hoje consideramos novo. As crianças há muito que deixaram de brincar na rua, já não querem ursinhos e quejandos. Qualquer dia nem o smartphone as atrairá. E a tal inteligência artificial aí está...pronta a substituir-nos. Praza a Deus que conservemos a nossa sensibilidade e que não possa ser copiada.
    Minha amiga, uma Crónica e tanto. Adorei.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  24. Tenho pensado sobre isso também. Escuto criança de 7 anos dizer que está entediada, pode isso! Quando que a gente com essa idade tinha isso? Tampouco sabíamos da existência de tal palavra. Me rindo aqui... E "inadmissível", um garoto de 7 anos usando tal expressão! Acho que num futuro próximo, a profissão do psicólogo não dar conta de tanto adulto frustrado. Não há mais infância! Grande abraço.
    https://escritoressemfronteiras2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Os medos variam com o tempo e com a idade. Mas também dependem do que fazemos e de onde estamos.
    O futuro é pouco previsível. Mas novos medos vão surgir. Sempre. E dependem de novos perigos que vão surgindo e que deles vamos tomando consciência.
    E a inteligência artificial não foge à regra, é um novo perigo. Com várias ramificações, desde a eliminação de postos de trabalho ao uso para fins criminais.
    Mas a História está cheia de exemplos: quantos postos de trabalho foram eliminados pelas máquinas agrícolas? Milhões...
    Havemos de resistir, nós e as futuras gerações. Até que o planeta fique inabitável, que pode ser muito mais cedo do que se pensa...
    Gostei de ler a sua crónica, é magnífica.
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito apreciei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, Taís!
    Para onde iremos? Não sei, mas, como diria o poeta José Régio ; Não irei por aí,...
    Dois autores alemães, E.Weber e G.Fechner , nas cidos Há mais sde 200 anos ( e mortos quase centenários), sugeriram a relação existente entre excitação, e a sensação correspondente.É a ,hoje chamada lei de Weber-Fechner.
    Graças a Deus que tenho fé num mundo melhor e, a minha boa amiga, como também descreveu no seu texto, parece-me que também acredita, só que ainda não encontrou o caminho,...
    Medos quem os não tem?
    Um abraço de muita amizade,
    Adriano

    ResponderExcluir
  28. Sim, para onde iremos?
    Pergunta que me faço também, querida Taís
    Temos que acompanhar todas estas modernidades caso contrário a coisa complica.
    E vamos que vamos viver um dia de cada vez. O futuro a Deus pertence.
    Te desejo uma abençoada nova semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  29. Passei para ver as novidades.
    Mas gostei de reler a sua magnífica crónica.
    Boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  30. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar uma ótima semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Mais uma crónica magnífica, Tais.
    Não tenho resposta para a tua pergunta, nem dom capaz de prever o futuro. Nesta fase da vida apenas tenho dúvidas sobre a influência do rápido e brutal avanço tecnológico no ser humano. Isso de máquinas conseguirem reproduzir competências semelhantes às humanas é assustador, mas… não estamos já a beneficiar da AI no nosso dia-a-dia? O medo do desconhecido é natural.
    Medo de andar de avião eu tenho e muito, mas não deixo que se me impeça de conhecer mundo. A Marte não estou a pensar ir, é muito longe!!😁😀
    Beijo, amiga querida.

    ResponderExcluir
  32. Não tenho grande fé na inteligência artificial, completamente ausente de inteligência emocional!
    Grandes níveis de conhecimento foram atingidos em outras civilizações... que de repente... desapareceram! A energia nuclear, também já é uma velha conhecida no nosso planeta. Vários artefactos de há milhões de anos, encontrados, foram expostos a um tipo de energia inexplicável, e pertenciam a equipamentos, que nem sequer sonhamos se seriam terrestres ou não.
    Dizem que somos pó de estrelas... eu começo a pensar que um dia voltaremos para o tubo de ensaio de alguma civilização perdida nas galáxias, que sempre esteve por perto de nós e nos estuda desde tempos ancestrais afincadamente. Fornecem-nos bactérias, vírus, e tecnologia... e depois ficam a ver o que fazemos com tudo isto, a nossa "evolução"... grandes civilizações desaparecem... e depois começa o ciclo de novo... de conhecimento... até uma destruição qualquer, pois a humanidade, sofre de um defeito crónico: nunca nada é usado totalmente para a prática do bem. Presentemente conhecemos um boom de conhecimento tecnológico após Rosewell...
    Todas as religiões apontam para cima e nos descrevem episódios mirabolantes e celestiais que não compreendemos totalmente!
    Dizem que o futuro será melhor com a inteligência artificial... na minha perspectiva apenas será curto, para a humanidade... completando-se mais um ciclo! E segundo o calendário Maia... devemos estar mesmo num período de transição... ora esta... foi mais uma das grandes civilizações, que teve um grau abismal de conhecimentos de astronomia, de engenharia, de arquitectura, de matemática, de arte... e um belo dia... vupt, vapt!... Guerras ou epidemias, estão no fim de cada período de grandes conhecimentos, ao de cimo da terra! E pelos vistos... não saímos muito deste ciclo, até à fase actual... entre guerras e pandemias, tanto no seculo passado, como no presente! Eta, bichinhos lerdos, deverá alguma espécie meio esverdeada, do outro lado da galáxia, pensar deste nosso mundo, à lupa... onde repetimos erros, com grande convicção e entusiasmo, século após século, após milénio!...
    Mais uma crónica por aqui, que nos oferece um mundo, sobre o que pensar!...
    Li esta semana, que consta que foi perguntado à inteligência artificial, como acabar com a humanidade... e ela respondeu! Junte-se os meios com as intenções... e não podemos pensar que este nível de conhecimento, só nos irá trazer felicidade e prosperidade, se for canalizado para más intenções! Para já no curto prazo está trazendo apenas muito desemprego já... com muita função e categoria profissional sendo substituída por uma App ou um qualquer Avatar... no médio e longo prazo... nem sei... mas já se fizeram muitos filmes sobre o tema. No fundo, bem no fundo... temos um feeling do que o futuro poderá trazer... talvez sejam memórias de outras vidas...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís