12 de março de 2024

A FORÇA DA FÉ

 

Deck of Meteora


                  -   Tais Luso de Carvalho

 

       Faz algum tempo que fui à Igreja, a mesma que meus pais frequentavam, a mesma igreja que me casei – Igreja Santa Teresinha. Sentei no banco em que meus pais costumavam sentar. Senti eles tão perto de mim que tive vontade de saber deles, como está a vida lá em cima, onde estão.

Anos antes do falecimento de minha mãe, havia pedido a ela que, quando “partisse”, desse um jeito de vir me contar como ela estaria lá do outro lado, isso rendeu muitas risadas entre nós duas. Ela brincava muito com esse assunto, pois não revelava medo da morte, afirmando que deveria ser melhor do que nessa bagunça onde vivemos.

Saudades, tanta vontade de ver meus pais, de abrir meu coração! Lembranças dos valores que passaram para minha formação. E sou grata a eles por tudo.

Meu pai era um médico de muita Fé, achava importante ter uma religião, uma crença. Ter Fé. Segundo os médicos, a Fé é de grande importância na vida das pessoas.

Porém, eu questionava muito e não via claramente o sentido em nascer, viver, construir uma vida inteira, dar vida a outras vidas e depois, um ponto final! Isso eu já questionava, ainda adolescente, nas aulas de religião no colégio das freiras. E meu pai me dizia: minha filha, isto não tem resposta, isto é FÉ!

Mas voltando à igreja Santa Teresinha, onde eu estava sentada, olhei para o lado, onde ficam os confessionários, ali onde os padres escutam os pecados do mundo, dão o perdão e a penitência que nos cabe e depois voltarmos a fazer tudo novamente.

Dali, onde eu estava, fiquei observando um velhinho que mal conseguiu chegar ao confessionário, arrastava-se com enorme dificuldade. Fiquei pensando na tristeza daquele ato; que difícil foi chegar e ajoelhar-se! Que pecado teria cometido aquele senhor, no crepúsculo de sua vida, já tendo a despedida tão próxima? Talvez ele sentisse a necessidade da presença do padre para interceder o perdão junto a Deus afinal, foi assim que aprendemos.

Depois disso voltou a imagem de meu pai. Se ele estivesse vivo, vendo essa cena comigo, certamente diria:

Minha filha, isso é apenas um ato de Fé, a mais pura Fé.




Roberto Carlos / Luciano Pavarotti

Ave Maria


 



59 comentários:

  1. "Segundo os médicos, a Fé é de grande importância na vida das pessoas."

    Boa noite de Paz, e Fé, querida amiga Taís!
    Já li muitas pesquisas confirmando o que você já sabe e eu recortei destacando mais acima.
    Vou lhe dizer que sou testemunha viva de que é cem por cento verdade a afirmação médica.
    Quando fiz opção de vida assumir minha Fé, percebi que a Fé é Dom. Não era mérito meu.
    Ganhei de presente, merecendo ou não. Assim que sou grata ao Bom Deus, o Doador, por tal Mimo
    Seu pai tinha toda razão.
    Sabe, eu já sonhei com pessoas que amo e já partiram e foram sonhos reveladores. Eles me consolaram muito.
    Também compactuo com a intercessão deles por nós lá do Alto, lá 'em cima', omo voce usou aqui. Ou seja, a vida lá 'em cima' é sem rancores, competições, desolações ou similares...
    A música é linda.
    Tenha dias abençoados na nova semana!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, voltei para dizer que Santa Terezinha é da minha predileção desde mais de 30 anos.
      A humildade dela é impressionante.
      Foi taxada até de desequilibrada pelas suas companheiras pela sua sensibilidade.
      Até que a vida deu uma rasteira nos insensíveis e a nomeou Doutora da Igreja.
      Sinta-se sempre protegida pela intercessão dela e das suas flores.
      Beijinhos

      Excluir
    2. Minha Santinha preferida, também, querida Roselia,
      e desde sempre!
      Beijinhos, amiga.

      Excluir
  2. Prezada Taís,
    De acordo com os médicos, nossos curandeiros físicos... Bem, há um equilíbrio entre nossa saúde física e nossa alma. Com Fé forte, de fato, mantemos esse equilíbrio o mais saudável possível.
    Sou uma prova viva de que qualquer alma pode ser retirada do vale mais profundo – onde a morte está à espreita. Só pela Fé e muitas orações de muitos...
    Nosso curador celestial é forte e também todos os nossos Anjos que conhecemos pelo nome — as muitas linhas de nosso próprio sangue que nos antecederam.
    Quando perguntados, eles nos procuram...
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  3. A fé comanda e orienta o percurso da vida. Sem fé viver não faz sentido. A fé é a maior força vinda de Deus e Deus é o caminho certo.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  4. Que linda é a igreja de Sta.Teresinha! É, se não me enganos ali na Redençõ,não é?
    Gosto dela ,acolhedora! Quanto a FÉ é importantíssima e nos ajuda muito e sempre.Faz um bem danado!
    Mas uma coisa que nunca aceitei foi a tal da confissão para um padre que nada mais é que um homem comum e estamos vendo cada uma deles!
    Imagino coitado do velhinho, o que deve ter feito pra achar deva confessar... Tadinho.Fizessse um ato de contrição mentalmente e pronto. Mas, quem sou eu pra contestar essas coisas. Isso funciona pra mim, que tenho FÉ, mas falo em linha direta com o Alto, sem textos prontos... Sempre dá certo! AH e tenho bons anjos lá no Alto que por mim intercedem e cuidam... Aliás,estão sempre trabalhando, agora mesmo, cuidando de minha mana em especial!
    beijos, lindo dia, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Chica, na José Bonifácio, defronte ao parque!
      Essa mesma que conheces.
      Um beijinho, querida. 🌹🙏🌹

      Excluir
  5. Bom dia
    Achei curioso o tema, visitei e confesso que gostei.
    Vou passar a visitar mais vezes este espaço.

    JR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, muito obrigada pelo seu comentário,
      seja bem-vindo ao blog!
      Um abraço.

      Excluir
  6. Olá Taís
    Amei sua postagem!
    Sim a fé é muito importante
    Através dela acreditamos em algo que não vemos
    Mas que sabemos ser verdade.
    "Não quero ver Deus nessa terra, prefiro viver de fé." Nos diz Santa Teresinha,
    e é verdade.
    Um abraço querida.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, há coisas que só podemos aceitar pela Fé, e não são apenas coisas que têm a ver com religião. Por exemplo, a vida inteligente em outros planetas é aceita pela fé, já que ninguém a comprovou cientificamente, mas todos falamos dela, da forma mais natural do mundo.
    Vou deixar aqui algo que tem a ver com o que você afirma no seu texto.

    https://tigrero-literario.blogspot.com/2013/04/es-imposible-desligar-la-vida-que.html

    ResponderExcluir
  8. Creo que desde siempre la humanidad ha tenido Fe y de una forma u otra hemos buscado explicación a muchas cosas.
    Creo que tu madre tuvo una bonita forma de enfrentarse a la muerte.
    No conocía esta interpretación a dúo de esta canción por esos dos grandes de la canción.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Querida Tais, linda postagem, fé, eis o que se pode ter, ajuda e muito a seguir em frente, nao sou religiosa, mas acredito na Vida e que sempre há bons espíritos que nos ajudam sempre!
    Gostei de ler aqui, deixo abraços apertados querida amiga!

    ResponderExcluir
  10. La muerte es inevitable, todo tiene su principio y su final. lo que nos preocupa, que es lo que ocurrirá después de la muerte.Todos somos humanos y más de una vez, no hemos actuado de la mejor manera.
    Buenas voces se han conjuntado en ese gran dúo musical.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Amiga Taís,
    Felizes são aqueles que, mesmo diante da perda de entes queridos, encontram conforto na fé. Sendo viúvo, órfão de pai e mãe, tendo perdido a avó que tanto amava na pior fase da vida, a adolescência, só a fé poderia me manter de pé.
    Ter fé é acreditar sem tocar ou ver e, tenho a mesma impressão que você tem, de que meus pais estão sempre comigo.

    “Ciência sem fé é loucura e fé sem ciência é fanatismo!” - disse “Martinho Lutero”.

    A fé é conciliadora, é apoio, é alimento. O fanatismo, por outro lado, não deixa espaço para a fé.
    Meu santo de devoção, Jorge da Capadócia, foi um soldado que abraçou sua fé e foi perseguido.
    Seu pai tinha razão, a fé não precisa ter uma razão plausível, não devemos racionalizar a fé, mesmo que sejamos críticos em relação a alguns pontos da religião, mas, isso já é uma outra história.
    Que o banco da Igreja de Santa Teresinha sempre traga boas energias para ti. Santa Teresinha, aliás, que também gosto muito de sua história de vida e fé. Eu estive recentemente em seu sepulcro, mandando até uma foto para a nossa amiga Larissa, muito devota dela também.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. La fe nos ayuda pero no debe ser ciega ni llegar al fanatismo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  13. Querida Taís, costuma dizer-se que " a fé move montanhas " e eu dou muito valor àqueles que, com a sua fé conseguem mover para bem longe , senão todas, pelo menos algumas das suas inquietudes. É um tema muito dificil de analisar, porque cada pessoa é única e, como tal, tem uma diferente visão desse " fenomeno" Fé. Sou pessoa de pouca fé, principalmente, daquela que nos foi ensinada nos tempos da catequese e, apesar de ter estudado em colégio de freiras ( aprendi muito com elas...) há certos ensinamentos que nunca entraram na minha cabeça; com o passar do tempo aprendi a respeitar a fé dos outros e as preces que fazem ao seu Deus, à Virgem Maria ou aos santos de sua devoção. Acredito que essas orações aquietem a sua alma e, na minha opinião, é a sua força interior, a sua crença nelas próprias que fazem tantas vezes verdadeiros milagres. Não costumo rezar, querida Amiga, mas faço introspecções , em silêncio sobre a minha vida e aquilo que me inquieta, algumas vezes resultando, outras nem por isso. Ainda ontem, as duas, trocámos mensagens onde eu me " confessei " a ti sobre algumas das minhas pequenas angústias e foi bom. Abrir o coração a alguém que esteja disposto a escutar-nos faz um bem danado e talvez tenha sido esse o motivo que levou aquele velhinho ao confessionário e não os pecados que pudesse ter. Sabes, Amiga, dia 16 a minha Mami faria 94 anos; era uma mulher de muita fé, mas quando o companheiro dela, de mais de 70 anos partiu, ela revoltou-se e deixou de ir à missa, não esquecendo, no entanto de rezar o terço todos os dias; passei um mês com ela, aí no Brasil e, quando me levantava, lá estava ela, agarradinha ao terço, com o rosto lavado em lágrimas. Dois anos depois, partiu ela. Como tu, também eu os sinto presentes, como tu, também eu lhes agradeço os valores que me passaram, como tu também, as saudades deles são imensas. Os dois, de certeza, descansam em paz, aí no Brasil, país onde foram muito felizes e onde nasceram os netos. Como eu, também eles se consideravam Luso-Brasileiros . Amiga, fica bem e obrigada por me teres escutado ontem. Beijinhos mil e saúde para todos aí em casa
    Emilia 🙏 🌻 ♥️

    ResponderExcluir
  14. La fe, forma parte de la vida de muchas personas. Otras, viven una vida indiferente hacia la fe. De todo hay en la vida.
    No cabe duda, de que las personas que viven la fe, tienen un consuelo, que quizá las que no la viven, no tengan.
    Muy emotivo el recuerdo de tus padres.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Qué dulce, tierna y emotiva canción!!. Siempre me ha encantado.
    La fe es muy importante para seguir adelante.
    Pero es difícil aceptar muchas cosas y muy complicado superarlas.
    Te deseo un hermoso fin de semana.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  16. Muito linda a sua história em forma de publicação. Meus pais dizem que a fé é muito importante. Bju

    ResponderExcluir
  17. Querida Taís
    Comovente a interpretação destes dois grandes Senhores, Roberto Carlos e Luciano Pavarotti, desta "Avé Maria" que eu adoro. Aprendi-a quando? Teria eu 17 anos e acompanhei-a em acordéon. Emociono-me sempre que a oiço.
    A Fé é aquele lado de nós que não carece de explicação porque é. E há tantas e tantas coisas que não percebemos e acreditamos nelas pura e simplesmente porque é assim mesmo.
    Mistérios que, por mais anos que vivamos, não conseguiremos desvendar. Comodismo? Penso que é a atitude que devemos ter porque estamos por cá, talvez com algum fito maior, que só descobriremos do lado de lá.
    Bela Crónica que põe à prova o nosso íntimo e nos leva a analisar esses sítios dentro de nós que nem sempre mostramos.
    Bom fim de semana, amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  18. Olá, amiga Taís,
    Sem dúvida que a fé é importante para os crentes. Eu como não crente, a fé nada me diz. Embora, respeite naturalmente quem o é. Eu, acima de tudo, acredito em mim, nas minhas forças e fragilidades. Tentando viver e resistir ás adversidades da vida.
    Crenças e fé á parte, gostei de ler esta sua crónica, amiga Taís.

    Votos de um feliz fim de semana, com tudo de bom.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Taís
    A fé é muito importante. O plano de Deus para nós foi maravilhoso, Ele enviou Jesus para morrer e ressuscitar e nos dá a vida eterna, para todo aquele que crê, com Cristo temos livre acesso a Deus, esse mundo é passageiro. Em Apocalipse 21:1 diz: "E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." No versículo 4 diz: "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Desejo um ótimo final de semana, um forte abraço.

    ResponderExcluir

  20. Tudo é possível ao que crê ,Taís como comprova sua escrita e o que pensava seu pai, Gosto do versículo biblíco que diz que "a Fe é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem"
    Eu creio e tenho Fé, Um abraço, desejando que a Fé nos leve a dias com saúde e harmonia. Nem precisamos pedir muito _ isso basta ! e tudo caminhará ...
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  21. Olá Taís lendo sua crônica com este saudosismo e questionamentos, voltei no tempo de uma igrejinha lá num cantinho das Gerais, onde iniciei meus estudos de catecismo com freiras, que chamávamos de andorinhas pela veste preta e peito branco, como as andorinhas que frequentavam o adro da igrejinha naquela época. Meu pai religioso e congregado fazia a gente seguir todos ritos da religião e confessar no ouvido daquele padre turrão era uma tortura pois ele dizia coisas terríveis, que a gente conheceria o inferno com todos os capetas de chifres, mas que pela penitencia seríamos libertos dos pecados todos decorados e repetidos toda primeira sexta-feira do mês. Seu pai disse tudo amiga, certas coisas não se explicam, apenas aceita a fé e os mistérios. Assim eu vivo pela fé e creio em certos momentos, que o ser humanos é uma maquina tão interessante para acabar assim sob sete palmos de terra, que deve ter uma vida além, mas que para saber, tem que partir e partir não está nos planos, rsrs.
    Que pela fé possamos viver nossos dias amiga até o dia da última estação.
    Bjs e paz no coração e bom fim de semana para vocês.
    Show este encontro do Rei com o Pavarotti nesta canção que emociona.

    ResponderExcluir
  22. “Saudades, tanta vontade de ver meus pais, de abrir meu coração!”
    Querida Tais, que linda e profunda crónica. Uma das mais enternecedoras e tocantes que li aqui.
    Sinto a mesma saudade dos meus pais, a mesma vontade d os ver, de lhes dizer que a vida sem eles é um desamparo sem fundo. Felizmente, eles continuam vivos no meu coração e as lembranças, que guardo com carinho, são estrelas no céu a iluminar o meu caminho. Recordá-los apazigua a dor imensa e intensa da perda.
    Reconheço a importância da Fé na nossa vida. Mas confesso amiga, nos últimos tempos a minha fé perdeu algum brilho.
    Beijo, amadinha. Muita fé, esperança, paz e amor para você.

    ResponderExcluir
  23. "[...]– Minha filha, isso é apenas um ato de Fé, a mais pura Fé."
    Ter Fé é acreditar. A cada um a sua dimensão e a sua crença.
    Caiu, em mim, bem fundo a tua Crónica.
    Parabéns, Taís, pela partilha destes momentos de sentimento íntimo.

    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  24. Pois é, Taís
    Eu não sou espirita mas o que eles pregam tem alguma lógica.
    Dizem que quando sonhamos com uma pessoa querida que faleceu, na verdade, ela aparece para nós.
    Combinei com minha tia que quando ela partisse me enviasse um sinal.
    Dito e feito. Tempos depois ela apareceu no meu sonho falando que onde ela estava era muito calmo e que ela estava muito feliz. Logo depois acordei.

    EXcelente fim de semana, Taís
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  25. Querida Tais, suas palavras reforçam a importância de buscar um propósito guiado pela fé e pela esperança que ela nos traz. Obrigado por compartilhar suas reflexões tão íntimas e inspiradoras. Grande beijo. Tem postagem nova por lá!

    ResponderExcluir
  26. A Fé não tem explicação, sente-se na alma e no coração. Ela é luz que nos guia. Nela encontramos força para enfrentar os desafios da vida e seguirmos com esperança a nossa caminhada,
    Brilhante reflexão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. De siempre se ha oido decir, la fe mueve montañas, hay que tener fe en algo, lo que te de fuerzas, fe en lo que tú creas. La fe en algo está en el alma, la fe es de los creyentes y de los que no creen, a unos les mueve una cosa, y a otros otra, hay que tner fe el algo.
    Felicidades Tais por este precioso post íntimo.
    Feliz domingo.
    Un beso

    ResponderExcluir
  28. La fede è un dono interiore che si accende nei momenti più impensati della nostra vita.
    Cari saluti

    ResponderExcluir
  29. Olá, Taís.
    A sua tocante e envolvente crônica sensibilizou-me, inclusive, por trazer à luz, profundamente, o quanto podemos ser movidos pela fé, e você finaliza a narrativa da forma mais brilhante possível com o belíssimo vídeo do Roberto Carlos de quem sou fã, com Luciano Pavarotti. É impossível não se imocionar com o canto da Ave Maria.
    Nas entrelinhas pude imaginar a sua doce presença em reverência na Igreja de
    Santa Terezinha dominada por suas lembranças queridas.
    Receba os meus cumprimentos com o mais profundo respeito e admiração pelos seus sentimentos tão puros e ternos e por sua literalidade encantadora. Fique também com meu abraço de carinho e votos de saúde, alegrias e profnda paz em todos os dias de sua vida.


    ResponderExcluir
  30. Tuas palavras conseguiram me conduzir ao banco, ao silêncio, à branda luz da tua igreja ao qual eu não conheço, mas adentrei-a com você. Teus questionamentos com teu pai, acredito que fazem parte da construção da fé, seja ela dentro de uma religião formal ou fora dela.
    Tua observação do senhor a se confessar me fez lembrar de algo que li e era sobre uma criança bem pequena a se confessar. O pecado da pequenina? Não gostava da nata no leite e pedia para a mãe coar. Um ato de Fé, como diria teu pai!
    Beijo Taís, bom início de semana!

    ResponderExcluir
  31. Eu fui agnóstica desde muito cedo .

    Depois tive prova de que a Lei de Retorno existe e funciona e que Algo nos transcende , não importando a invocação dada ( a que mais me agrada é a de Grande Espírito dada pelos indios norte-americanos antes da colonização branca).

    A Entidade em que creio é justa , bondosa e compassiva e não tem eleitos nem castigos eternos em caldeirões . Por isso, creio na reencarnação.

    Minha querida, gostei muito da sua entrada de hoje , tanto do texto como do duo Roberto _Luciano.

    Abraço com todo o carinho, excelente semana :)

    ResponderExcluir
  32. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta sua interessante crónica, e desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Fé minha amiga é tudo, não importa a crença religiosa que siga, não importa se segue alguma, ou se você é ateu, não importa, tenha fé! O ateu tem fé em si mesmo, é fé. Não importa, do outro lado o que vai para a balança não é o tipo de fé que tem, mas os seus atos durante a sua caminhada terrena, a intenção de seus atos, é isso que irá paa a balança. Sempre haverá alguns erros, quem não erra? Mas o Pai em seu infinito amor não castiga, Ele sabe que somos humanos. Fé é tudo! Sem fé não se tem sonhos nem esperanças, quem não sonha, não vive! Bjos

    ResponderExcluir
  34. Que crónica bonita, minha Amiga Taís! Também gostava de poder falar com a minha mãe, ela que gostava tanto de falar com as filhas. Mas por onde andará?
    Ter fé é um dom. Abençoados sejam os que têm fé porque isso os ajuda a enfrentar tanta coisa da vida. Foi um gosto lê-la.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  35. A medida que iba progresando en la lectura de tu relato, tan íntimo y salido del corazón, me has hecho recordar lo que yo les suelo decir a mis hijos:
    Cuando yo me vaya, no estaréis solos, de alguna manera permaneceré a vuestro lado y os protegeré.
    Sin fé, amiga mía, esta vida no tendría mucho sentido, sin ella perderíamos la esperanza y es muy necesaria para seguir caminando y, sobre todo, cuando el sendero cada día que pasa se va haciendo más corto.
    Te dejo cariños en un fuerte abrazo y te felicito por tan maravillosos recuerdos que guardas de tus padres, a mí me pasa igual con los míos.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  36. Felizes os que acreditam e têm fé.
    Magnífica crónica, gostei de ler.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  37. Tais, me ha echo ilusión saber de ti y sobre todo que estás bien.
    Tu relato es muy bonito y me ha gustado mucho.
    Recibe un fuete beso.

    ResponderExcluir
  38. Oi Taís é sempre bom vim no seu cantinho. A fé em Jesus Cristo é tudo. Ele prometeu a vida eterna. Postagem cheia de saudades. Saudades que o vento não leva. Bjs querida NalPontes

    ResponderExcluir
  39. Ei Taís querida!
    Pois a imagem confusa no Espelhando
    é o resultado da desmontagem da
    minha casa, neste endereço por
    quase 7 anos e nesse Condomínio
    por 18 anos. Ainda não mudamos,
    no aguardo do prazo devido,
    Prefiro esperar pronta.
    Quanto a seu texto, a fé é
    minha bussola, meu fio condutor.
    Não sei o que seria da minha vida
    sem ela. Mas também não sei
    como alguém pode viver sem ela.
    Maravilhosa sua publicação, me fez
    muito bem ler no momento que vivo.
    Desejo uma maravilhosa nova semana.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  40. Querida Tais, dim que a fé move montanhas. Ter fé em algo é uma atitude positiva para que isse algo aconteça. Não precisa estar ligado a nemhuma religião.
    Minha mae também era uma mulher de muita fé religiosa e lograba que as coisas saíram bem.
    A minha fé não é precisamente de tipo religião católica nem outra que não practico, mas é uma fé cuase religiosa no sentido de crença na energía do Universo, da Natureza, da mente e seus poderes.
    Gostei muito de ler issta sua crónica.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Taís,
    Tão linda e comovente esta sua Crónica!
    Seu Pai tinha razão. A fé é isso, que acho de difícil explicação.
    Vendo os factos da vida à luz da fé, nos ajuda a vivenciá-los e acreditar no Ser Superior a nós, que dirige toda a nossa vida, dando-nos força para a vivermos com mais leveza e acreditar que o bem vencerá o mal.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
  42. Aquí me tienes con FE, porque sin ella estariamos perdidos en la desespranza, la fe taís es la que frena nuestros impulsos más negativos, la que nos hace sentir que todo merece la pena y nos impulsa a la superación
    Tu experiencia me ha emocionado mucho, en tu relato dejas mucho de ti, te doy las gracias amiga
    Un abrazo inmenso

    ResponderExcluir
  43. Excelente crónica e muito comovente.
    Tocou-me muito. Nos últimos anos, também perdi os meus pais e essa saudade de que falas...e o dogma da Fé ...
    Sensibilizou-me, sim.
    Beijo amigo.

    ResponderExcluir
  44. Olá :)
    Abençoadas as pessoas que têm fé, porque isso as ajuda a enfrentar tanta coisa na vida.
    Como se diz: a fé é que nos salva.
    Ao ler as suas palavras, tocou-me por ser tão comovente e tão cheio de tanto.
    Seu pai, sabia .
    "A fé não se vê, sente-se, mas não se explica..."
    Gostei muito, Taís.
    (sei que tenho de morrer e sinto uma grande curiosidade)
    Deixo um abraço e o desejo que a sua primavera seja cheia de brisas doces **

    ResponderExcluir
  45. Gosto de ler o que vc escreve, gosto muito.
    Um bju!!!

    ResponderExcluir
  46. A Fé é a Esperança e continuação na firmeza que nos sustém. Reli com agrado.


    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  47. Olá Taís regresso aos blogues,
    dizendo que estive hospitalizada em Fevereiro, comecei meu tratamento para a depressão Major dia 22 de fevereiro e um mês depois 22 de março, começaram as forças a aparecer, durante esse mês eu apenas vegetei dormia todo o dia debaixo do efeito da medicação, foi um mês para esquecer... volto agora devagar e venho dizer-lhe que passei os olhos nos meus vários blogues e há 2 que você não viu
    como ainda não fiz nenhum post novo venho convidar para ver os tais que a Taís não viu:
    https://orientevsocidente.blogspot.com/
    e
    https://pensamentosimagens.blogspot.com/

    Lendo a sua crónica deve ser muito bom poder fazer isso...
    fui à Igreja, a mesma que meus pais frequentavam, a mesma igreja que me casei – Igreja Santa Teresinha. Sentei no banco em que meus pais costumavam sentar. Senti eles tão perto de mim que tive vontade de saber deles, como está a vida lá em cima, onde estão.
    Pois também gostaria de fazer o mesmo mas tudo isso eu perdi.
    Beijinhos e apareça! Tulipa

    ResponderExcluir
  48. É caríssima Tais
    A fé é a mais pura graça
    Que alguém recebe e ultrapassa
    À razão da mente e diz
    Respeito a alma. Feliz
    De quem possue essa fé.
    Que não é virtude, pois é
    Uma graça que de ganha
    Como se um força estranha
    Pusesse a alma de pé.

    Eu só tenho fé com medo.
    Não há fé quando estou bem,
    Mas sei que minha alma tem
    Consigo essa graça em ledo
    Sorrido e guarda segredo
    Para esconder de humano
    Pecador que por insano
    Se acha ateu e atoa.
    Porém minha alma soa
    Como a alma de um arcano.

    Linda prosa, querida amiga. Deus seja louvado. Todos nós somos claudicantes na fé e o no que somos, pobres mortais. Basta ser justos parta ter uma misericórdia, creio. Abraço fraterno. Laerte.





    ResponderExcluir
  49. Taís:
    ojalá las personas queridas que han fallecido pudiesen entrar en contacto con nosotros. Todo queremos eso, pero, desgraciadamente, no creo que sea posible.
    Muy buena actuación la de Carlos y Pavarotti.
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  50. Buon inizio sttimana.

    ResponderExcluir
  51. A Força da Fé, ótima crônica, Taís. Sem ela não faz sentido, ainda bem que aprendi a treiná-la desde a infância, daí, venho vivendo de fé em fé e na força Daquele que me convenceu a viver assim, rsss, no poder da Sua graça...
    Bjs e o meu carinho...

    ResponderExcluir
  52. Volto contigo nestes tempos... Também me recordo de todo um ANTES...saudade é presença.A fé,vai para mim além de crenças.A fé em reconhecer cada um na sua forma também de praticar a fé.As vezes,estamos ali,comungando,orando e saindo dali, já retornamos a fazer tudo de novo... é um processo de cada um em reconhecer e realmente fazer diferente.

    ResponderExcluir
  53. Oi, estou dando uma passeada pelo seu blog e gostando muito! Bem, sou fã do gênero "Crônica", um gênero tão brasileiro e tão prazeroso de ler. A crônica é polivalente, ela pode tratar de qualquer assunto. Qualquer pequena coisa pode ser inspiração para uma boa crônica. Passe a adolescência e juventude lendo nossos grandes cronistas: Fernando Sabino, Rubem Braga, Carlos Drummond, Stanislaw ponte Preta, etc, e me apaixonei pelo gênero.

    Eu tenho uma relação de "amor e ódio" (não literalmente mas metaforicamente) com a fé, a religião, a teologia. Sou formado em teologia e fui membro de igrejas protestantes por muitos anos mas sempre tive um pé atrás com muitas doutrinas cristãs. Mas não há dúvida que a simples "fé" é algo muito de poderoso. Aquela fé mais simples, mais "infantil" do tipo "pula que o pai te segura", é algo que alimenta nosso espírito e se reflete em nossas vidas.
    Tenho muito problemas com teólogos mas admiro a fé daquele "velhinho" se encaminhando para a confissão.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís