25 de janeiro de 2020

NÓS, MULHERES !

daqui Das Artes



__Taís Luso__



    Se todas nós fôssemos  belas, simpáticas e bem-humoradas; se fôssemos ótimas esposas  e profissionais bem-sucedidas; se cuidássemos dos filhos, do marido, da casa, do jardim, da sogra, da empregada, dos cachorros e ainda fizéssemos parte de algum voluntariado…aleluia! Seríamos fantásticas! Uma perfeição.
Pois é, mas somos humanas, não estamos com toda essa bolinha apesar de sermos bombardeadas diariamente por uma mídia que apela para sermos a Mulher-Maravilha,   não esquecendo de exibirmos, também, um corpinho perfeito, custe o que custar. 

Mesmo assim, sem muita estrutura para aguentarmos tal imposição, saímos desatinadas à procura da Academia mais próxima e de uma Clínica que nos ofereça o pacote milagroso da eterna juventude. E assim  alimentamos a Indústria da Beleza. Uma obsessão que muitas seguem de olhos fechados. Um martírio. Eu fora!
Malhamos como loucas, e, muitas vezes, saímos da academia com a sensação de termos virado uma Barbie (um pouco envelhecida), mas com uma musculatura bem definida, como tenho visto.  Não falo na importância dos exercícios saudáveis, isso  é outra coisa.
O cuidado com nosso corpo é necessário, mas parece que muitas  mulheres perderam o sentido da  estética. Muito silicone que altera medidas equilibradas e às vezes uma dose exagerada de Botox que nos impede de gargalhar, travando nossa expressão facial. Porém os homens também aderiram ao Botox , tá feito o pacote!
Enfim, nós mulheres estamos uniformizadas; parece que fazemos parte de uma única escola, tudo vai bem para todas. Mas nada contra a Lipoescultura ou Botox: falo do exagero. E falo daqueles peitinhos exagerados, que carregam frágeis criaturas parecendo embuchadas. Não existe  harmonia  nas formas. 
Depois de estarmos belas e satisfeitas, de termos comido o pão que o diabo amassou, saímos a desfilar na companhia do nosso barrigudinho. Mas sendo homem, tá feito o embrulho; maravilha, nada a falar. E não tem jeito: haverá sempre um atenuante para eles, pois mulher quando gosta, deixa passar. É uma atitude singular, trazemos por toda a vida  aquela coisa de mãe: gostamos e ponto final.  E por isso é que muitos andam tão à vontade, tão descuidados; com chinelo havaiana e uns bermudões dois números acima do normal. Verão é  verão!
Porém conhecemos também o contrário: a mulher está obesa e tem namorado? Bah… O cara  tá doente!  Todos conhecem as piadas das loiras bonitas.  Vá entender isso... Ou uma coisa ou outra; ou bonita ou inteligente! Deus dos céus...
Mas, apesar dessas firulas, podemos nos orgulhar diante da nossa história. É uma luta constante, seja na Política, na Literatura, na Medicina, Direito... Somos um exército avançando e tomando posse do que nos é devido. Nada mais justo.
PORÉM…
Bom seria se fôssemos reconhecidas pelo que fazemos, e não por termos lábios carnudos, peitos enormes e bumbum empinado.
Bom seria se fôssemos reconhecidas como profissionais capacitadas nas áreas técnicas com o mesmo reconhecimento e remuneração dispensada aos homens.
Bom seria se, após uma vida de trabalho, não sentíssemos o desconforto por estarmos aposentadas e o vazio de uma vida vista como improdutiva.
Bom seria se, na velhice, fôssemos cercadas de atenções, de paciência e de amor.
Bom seria, se tivéssemos o reconhecimento dos filhos, como mães amorosas que tentaram acertar.
Mas ótimo seria se, na condição de mulher, não precisássemos matar um leão por dia para provar do que somos capazes.


___________________//___________________
edição em 2014






52 comentários:

  1. Aquim diante do mar, onde vemos cada corpitcho sarado e outros tantos nem perto disso, vemos que a maioria das mulheres está parece se despreocupando dessas chatices todas... Pelo menos aqui, vemos cada tribufu desfilando como se em passarela estivesse.Que bom assim seja! Mulher não precisa estar na vitrine, sempre nos trinkes... Deve ter recheio!!!E os homens, também parece estão desligados...Uns at´pe demais, auto confiança DEMAIS!rsssss... E só ela!!! rs...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Ô... bom seria,Tais,realizarem-se todas as tuas claras constatações.Também não lanço pedras nos cuidados com a aparência, mas , um pouco de bom senso não faria mal.
    Olho pra mesma direção que vc vendo tal e qual: mulheres musculosas, outras desarmônicas, muitas Barbies petrificadas...uma galeria bizarra se espalhada pelas ruas.Isto alinhavado por tua perfeita análise das figuras masculinas: uns rolicinhos confiantes no amor feminino sem vaidades.
    Enquanto as academias e clínicas de estética tem filas na porta, segue a ditadura do modelo ideal de corpo em vários quesitos.
    Enfim...
    Bjs ,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ler todas essas verdades que escreveu nesse texto bem escrito. O corpo da mulher é utilizado como um rentável negócio da publicidade.

    Exigências tem de ser bonita,
    tem de ter corpinho perfeito
    na entrevista bem apresentada
    de certeza que será admitida,
    toda a mulher desempregada
    que anda à procura de emprego!

    Bom fim de semana amiga Tais Luso. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tais! Realmente as mulheres conquistaram muito ao longo de anos, mas muitas ainda são escravas de fazer um homem feliz com o que eles esperam delas, além de todas as outras situações que você tão bem colocou.
    Bem, quando isso a faz feliz, beleza...pior quando gasta horas e dinheiro com bobagens e o homem não dá a mínima e ela se sente um trouxa.
    A pior furada da vida é esperar a validação dos outros para sermos felizes e termos autoestima.
    Adorei a leitura e reflexão!
    Bom final de semana, abração!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde de sábado, querida amiga Taís!
    Chegando pela segunda vez. Fiz um comentário grandão e lá se foi para o espaço... RS...
    Adorei sua crônica. Isso não é novidade, claro!
    Faço academia por necessidade de saúde, mas sem nenhum tipo de paranóia. Sei das minhas possibilidades, nada de torturas de nenhum tipo. Vivo vida leve. Gosto muito mais de caminhadas.
    Família tem histórico de artrose que trava todo corpo e tento minimizar os possíveis transtornos no futuros. Faz muito bem à saúde. Não deixo de fazer nada por causa disso. Se tiver que viajar, ficar fora dias e dias, fico numa boa. Faz bem o exercício para a mente de forma toda especial. Desopila tudo, desde às toxinas ao demais.
    Mas é claro que entendi, e tem toda razão, no que disse. Não devemos ir por motivos supérfluos como por exemplo porque todo mundo vai... Para exibir roupas estranhas e outros... Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa...
    Quanto ao que diz aqui sobre os sorrisos limitados pelo botox, eu sorrio normalmente sem prender minha boca de nascença. Ufa! Não ter nada postiço em mim me dá uma sensação muito boa de naturalidade. Gosto de ser o que sou.
    O final da sua crônica revela o que conta na vida: os verdadeiros valores como ser humano mulher na magnitude da palavra.
    Parabéns, amiga!
    Tenha um fim de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. um post mt bonito a mulher parabens amiga tudo de bom bjs bfs

    ResponderExcluir
  7. Há poemas heróicos sobre a mulher, um que me ocorre "Calçado de Carriche" é o melhor escrito por um homem, e cantada por outro (https://youtu.be/96EeK48JPLs)

    Mas escrito por uma mulher nunca vi melhor do que...um conto assim

    ResponderExcluir
  8. Deixei de querer ter o corpo perfeito à muito tempo.
    A perfeição não existe só na cabeça dos loucos.
    Existe sim uma guerreira dentro de mim.
    Mas o que existe de mais importante amiga é amar - me a mim mesma sem ter de pensar os que os asnos que andam por aí pensam.
    Sermos feliz é o mais importante.
    Grande beijinho.
    Megy Maia

    ResponderExcluir
  9. Assim como minha mãe foi, vocês mulheres são fantásticas e, não menos que isso; sem mais. Grande beijo Tais. Tenha uma noite abençoada.

    ResponderExcluir
  10. Em tempos dizia de mim, em conversas entre amigas, muitas vezes incluindo a presença da minha filha, já adulta e com a sua carreira bem encaminhada, quando a minha aparência física era chamada à colação, pois, dizia eu que a vida me andava a cozinhar em banho-maria, ou seja, lentamente.
    Mas nada dura eternamente, sobretudo quando não fazemos nada para atrasar as marcas do impiedoso tempo. Após ter sofrido um enfarte de miocárdio, a medicação aliou-se com a inevitável menopausa, o afastamento do cigarrito meu companheiro das horas tristes e alegres, veio compor o ramalhete para contribuir na derrocada da minha patente não registada…. E lá foi, lentamente, fervendo em lume forte aquilo que a vida me havia poupado.

    Só me apercebi disso quando as roupas começaram a encolher e eu a não caber nelas. Um desgosto, que me feriu o brio quando um belo dia me olhei ao espelho e nem queria acreditar que a força inevitável da lei da gravidade, já me havia causado danos irreparáveis. A contra gosto aceitei os ditames da natureza, mas lá que me doeu a constatação da mocidade perdida, doeu.

    Como todo o ser humano é um animal de hábitos, lá acabei por me conformar. Hoje, pouco me olho ao espelho, mas adoro rever as minhas fotos dos bons velhos tempos....:)

    Aceito as marcas do tempo, mas gostaria que não me tivessem roubado o meu olhar risonho e confiante. Infelizmente, nem a minha coluna me dá a chance de poder «malhar» este desmantelado ferro-velho. Se exagero? Talvez um pouco, mas já me preparei para o que vier a seguir.

    Beijinhos e bom fim de semana, amiga Tais.

    ResponderExcluir
  11. Sei bem o que vc fala, na editora que assinei contrato, pela editora sou muito bem tratada e incentivada, mas neste setor de psicografia sou a única mulher entre 20 atores homens que se ajudam mutuamente, um faz propaganda do outro, eventos para até 3 autores sempre os homens, eu quietinha não sou conhecida nem tenho seguidores, há 15 dias depois de um mês de lançamento do meu livro, uma publicação da editora meu livro estava em terceiro lugar de vendas no nosso segmento, chorei menina agradeci tanto a Deus, claro que os homens me parabenizaram, como a Editora falou uma grata surpresa. Vê como entendo teu texto! Mas não importa , importa que façamos sempre o MELHOR de nós! Bjos

    ResponderExcluir
  12. Querida Taís,
    A diferença entre homens e mulheres, não está na anatomia, nem no intelecto, muito menos no desempenho profissional. A diferença é clara... Mulheres são múltiplas, enquanto nós homens, nos limitamos na praticidade.
    Passou o tempo que o ideal de mulher era aquela "Teúda e Manteúda". Isso caiu por terra. Assim, como diminuíram, as "brincadeiras machistas", que davam conta que vocês mulheres passam batom, mascam chiclete, escovam o cabelo, falam ao celular, dirigem e batem o carro, TUDO AO MESMO TEMPO! Alguns homens, se mascar chiclete e tentar andar de bicicleta, por exemplo, irão cair, pela total falta de coordenação, em fazer coisas ao mesmo tempo.
    E para finalizar, devo dizer, que mulheres (tenham celulites, estrias, rugas, ou não?) - Sem vocês, ninguém existiria na face da Terra, pois, o dom da vida é só feminino.
    Muito bom o teu texto!
    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  13. Verdades em sábias palavras.

    ResponderExcluir
  14. Lembro -me as palavras do meu pai não há mulheres feias, somente algumas com um caráter feio.
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Totalmente de acuerdo contigo, amiga Tais.Y para colmo esos leones a veces son muy duros de matar.

    Abrazo.

    ResponderExcluir
  16. É bem verdade. Mas sempre pensei que nós somos em grande parte culpadas disso. Durante séculos levamos a dizer que cuidar da casa é tarefa de menina. Quantas famílias tinham uma filha muito inteligente, que ficou em casa, a aprender como se gere a casa, enquanto o filho ia estudar, mesmo que levasse três anos para passar um?
    E nós mulheres somos a primeira referência para as crianças seja como mães ou como amas, numa idade em que elas são como uma esponja a absorver os ensinamentos. Até nos brinquedos. Damos-lhe barcos, aviões, comboios, e para as meninas? bonecas, conjuntos de panelas, ou tábuas e ferro para passarem os vestidinhos das bonecas.
    Depois mais crescidas, damos-lhes estojos de maquilhagem, bonitos vestidos, ensinamos-lhe a fazer exercício, não para seu próprio prazer, mas para poderem agradar ao homem. Não é fácil a nossa vida, se não mudamos mentalidades nos primeiros dez anos de vida das crianças.
    Abraço e ótimo domingo

    ResponderExcluir
  17. É isso amiga Taís!
    Bom seria se não fossemos julgadas maravilhosas sem toda essa loucura de academia,lábios carnudos e corpos esculturais.
    Eu apenas cuido da minha alimentação e alguns exercícios para a saúde.
    Amei o texto.
    Bjs e obrigada pela visita
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  18. Amiga Taís, bom seria se fossemos respeitadas na nossa condição feminina de ser
    Para que ou mesmo porque temos de provar a nossa capacidade
    Somos seres com identidade, luz própria e grande potencial
    Quem assim conseguir nos vislumbrar já terá dado um grande passo em sua capacidade de observação e entendimento acerca da unicidade do ser humano.
    Beijinhos minha linda amiga

    ResponderExcluir
  19. Querida amiga Taís.
    Estou promovendo um evento no meu blog, O Café Poético.
    Você é uma exímia cronista mas gostaria muitíssimo que aceitasse o meu convite para interagir lá no blog Sonhos e Poesia . Passe por lá, leia o projeto e quem sabe me dê a honra de participar
    Beijinhos e um maravilhoso domingo

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Tais,
    Como sempre uma magnífica crónica que fala de forma frontal e aberta da realidade como ela é do tema que abordou.
    Não posso deixar de estar mais de acordo.
    Fechou com chave de ouro: "Mas ótimo seria se, na condição de mulher, não precisássemos matar um leão por dia para provar do que somos capazes." Absolutamente.
    Um beijinho e obrigada pela forma tão bela e inteligente como aborda os assuntos aqui tratados.
    Ailime

    ResponderExcluir
  21. Olá Taís
    Vamos cuidar do corpo e da alimentação mas sem exageros.
    Excelente a sua cronica.
    Um beijinho carinhoso de
    Verena.

    ResponderExcluir
  22. Taís:
    es cierto que a la mujer se le pido mucho, mucho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Matar un león al dia, lo encontré sencillamente genial, a veces una mata dos o tres y nadie lo nota, hay que cuidarse sin matarse por ello hay que vivir lo mejor que se pueda, me ha gustado mucho tu blog Tais, un abrazo desde Chile!

    ResponderExcluir
  24. Que bom seria Taís!
    Ainda vamos viver e ver coisas do arco da velha em relação à discriminação e a ditadura corpórea da mulher. Uma cronica perfeita amiga num grito, que deve e pode circular por repartições e corredores de todo o país, mas principalmente na cabeça dos homens ainda estereotipados.
    Uma semana maravilhosa para vocês.
    Beijo amiga.
    Mas cuidado com os cupins de asas descoloridas,rsrs

    ResponderExcluir
  25. Mais uma crónica sua cheia de sabedoria, minha Amiga Tais. Para o bem e para o mal os exageros com o físico são lamentáveis. Não há nada melhor do que procurar o equilíbrio e gastar mais tempo com a mente do que com o corpo. A mulher e o homem devem cuidar-se, sim. Sem exageros. Com cumplicidade. Com imaginação. Adorei lê-la.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Taís passei pelo seu outro cantinho.
    E fiquei fã.
    Obrigada por partilhar tanto conhecimento de uma forma suave.
    Beijinhos de luz.
    Megy Maia

    ResponderExcluir
  27. Entre o real e o ideal, respeitar a dimensão humana é um grande passo. Homens e mulheres em mútuo respeito e cooperação. Fora disso, não há salvação.

    Um abraço e uma boa semana. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No yo. No sigo modas ni uniformes...

      Beijos

      Excluir
  28. Ya va siendo hora de que se reconozca querida Tais, me uno a este grito haber si alguien lo escucha.
    Ya va siendo hora de que los hombres colaboren en casa y con lo hijos.
    Mis aplausos amiga.
    Un abrazo y feliz semana.

    ResponderExcluir
  29. Me ha gustado mucho tu punto de vista, desde la Mujer que sabe quererse y vive su realidad fuera de estereotipos amasados, y casi siempre desde la mirada de los hombres o de la sociedad que no contempla sentimientos, sino solo apariencia.
    Una reflexión muy interesante y que agradezco leer.
    Un beso amable, Tais.

    ResponderExcluir
  30. Uma abordagem interessante ao que já parece fenómenos de uma determinada faixa social, a das mulheres desocupadas que não têm como se possam afirmar e realizar. Falando de um modo geral.
    Musculação só para as pouco inteligentes...

    Um tema bem enquadrado, desenvolvido de uma maneira ótima e abrangente, permeado por ironia e humor excelentes.

    Dias muito agradáveis.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  31. Bom seria se todos nós nos limitássemos a ser melhores pessoas.
    Excelente texto, Taís!

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
  32. Adorei o texto. Tão verdade. E essa realidade assusta porque se caminha para profissões que vivem da imagem, em reality shows e não só. Acho que falta conteúdo ao jovens de hoje.

    Adorei a forma como termina. Não ser preciso matar um leão por dia hehe quem dera não é?

    Beijinhos do outro lado do Atlântico
    Vanessa Casais

    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Sempre tão assertiva!

    Aplausos, amiga. Subscrevo.

    Beijos.

    S

    ResponderExcluir
  34. Bom seria se nós mulheres nos aceitássemos como somos, em cada idade da vida.
    Excelente crónica, querida amiga. Um tema (lamentavelmente sempre actual) que soubeste tratar com a habitual graciosidade, serenidade e olhar de mulher sagaz, feliz, positiva, inteligente.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  35. Querida Taís
    Sorri, ri... e gostei. Muito!
    Abordas o tema da mulher actual com muita perspicácia, bastante humor, e perfeita noção da realidade.
    Poucos dias após o nascimento do meu blog, precisamente a 28/02/2008, publiquei um post com o título "SABER ENVELHECER", em que abordava o mesmo assunto, embora duma forma mais leve, com menos conteúdo 😊. Já lá vão 12 anos, a vida também era diferente...
    Nos tempos actuais há (infelizmente) MUITAS mulheres que não favorecem o verdadeiro papel da mulher na sociedade.
    Querer ter um corpo saudável, sim. Manter um bom aspecto, sim. Ser escrava do culpo do corpo, NÃO. Completamente errado.
    Afinal... no final acabamos todas da mesma forma... Bonitas ou feias, gordas ou magras, brancas ou pretas... vai tudo dar ao mesmo. Deveríamos pensar mais nisso.
    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS



    ResponderExcluir
  36. Excelente, Tais

    Sou fã desse "exército avançando e tomando posse do que nos é devido"...
    (e um homem também chora, posso garantir-lhe, minha amiga)

    beijo

    ResponderExcluir
  37. Anônimo12:16

    Olá Taís, adorei a sua reflexão, tbm acho que as mulheres devem ser valorizadas pelo que são e não pela beleza estética.
    Parabéns pelo post! Beijos

    ResponderExcluir
  38. Amém a todos o bom seria. Vi um filme adoráveis mulheres que retrata uma época em que as mulheres não eram mesmo reconhecidas por seus talentos.Muito bom filme. Hoje a realidade é esta que você menciona, temos muita estrada para vencermos...bjs

    ResponderExcluir
  39. Que bom seria, se nos contentássemos em aceitar aquilo que somos... de uma forma pacífica... no fundo a grande maioria das mulheres, vive em guerra consigo mesma... e no fundo, mostrando explicitamente as suas fragilidades... e a sua insatisfação permanente... sendo tão emancipadas e capazes... bem poderíamos ser bem mais confiantes!...
    Uma pena, que para financiarmos a Industria da Beleza, descapitalizemos a Indústria da Felicidade e do Amor Próprio...
    Adorei a crónica, Tais, que traça um perfil perfeito, da condição de muitas de nós... mas já pensou que tudo isto... passa apenas pela nossa perspectiva?...
    Em tempos já me preocupei bem mais com todos esses condicionalismos... hoje em dia, deito a cabecita na almofada, a pensar que não tendo feito mal a ninguém, fui a melhor pessoa que soube ser... e durmo que é uma beleza... também para conservar a que acho que ainda vou tendo... para enfrentar o dia seguinte... em beleza! :-))
    Pronto!... Está bem!... Um bom creme hidratante e a prática regular de uma boa esfoliação... deixam a pele maravilhosa, e o "eu" que vemos reflectido no espelho... bem mais bem humorado!... :-D
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  40. Nunca he tenido el más mínimo sentido de no poder hacer algo, o de estar obligada a hacerlo, por ser mujer. Aunque me llevó bastantes riñas y castigos en el colegio por no tener en cuenta que nos debemos al concepto que los demás tengan de nosotras.

    Con los años he comprendido que esa actitud se debía al ejemplo de mi madre, una Katherine Hepburn a medias española y portuguesa, a la que sólo le preocupaban los suyos, los que la querían, sus amigos y su familia y lo que opinaran de ella los extraños no le interesaba nada, simplemente no existían.
    Este tipo de mujeres tuvo sus dificultades, pero son el espejo en el que deberíamos mirarnos cuando la publicidad nos empuja hacia el bótox, los implantes, los teñidos o las liposucciones, sin que sea idea nuestra. Y si lo es, a por ellos, sin complejos ni culpabilidad. Nuestro cuerpo es nuestro y somos las dueñas.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  41. Querida Taís

    Adorei esta sua crónica. Quando a mulher se convencer de que deve valer por aquilo que é, teremos avançado muitos passos na nossa dignificação, conquistando o lugar a que temos direito na sociedade, mercê das nossa qualidades como pessoa. As futilidades só nos fragilizam.

    Belo texto, minha amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  42. Certíssima, minha senhora. A sua paixão por acertar na mosca com elegância e ritmo a liberta de qualquer culpa por desnudar essas realidades tão palpáveis que só depois de dadas à estampa que caímos em si com o retrato perfeito. O resto é filosofia em porta de botequim. Que também faz bem. É um belo texto. Sobretudo pela simplicidade com que desnudas as palavras ou a paixão das mulheres pelo corpo... E sem paixão o que seria de nós, risos!
    Estamos aqui, de volta, "pagando em suor a felicidade"...
    Um beijo grande minha amiga Tais!

    ResponderExcluir
  43. Esta tua crônica, que tem por título NÓS, MULHERES !, abordou quase todas as etapas pelas quais a mulher moderna é impelida a enfrentar para não ficar para trás. Muitas mulheres doam-se à família a ponto de ficarem desvalorizadas perante as mulheres que se preocupam com a aparência, na crença de que para essas o tempo não conta. Algumas delas são tão desorientadas que perdem o bom senso (se é que estas já o tiveram) e submetem-se às cirurgias plásticas, às vezes com risco de vida, e também outros riscos, como, por exemplo, de ficarem desfiguradas nas mãos de maus profissionais. Lembro-me de uma dessas mulheres que encontramos num velório expondo, entre as dores dos familiares, um sorriso muito aberto, prova da imperícia do cirurgião. Mais ainda, todos tinham a impressão que aquele bocão risonho iria cair em cima do caixão do defunto. Coisa semelhante a essa, nós dois vimos em vários lugares que freqüentamos.
    Parabéns à minha cronista preferida. Maravilhosa esta tua crônica.
    Um beijinho daqui do escritório Taís.
    Pedro

    ResponderExcluir
  44. Boa noite Taís
    Estamos aqui dando risada do comentário com grande humor do Pedro e imaginando a cena rsrs. Uma belíssima crônica Taís. No meu ponto de vista tudo tem que ter equilíbrio. Não sou muito adepta a cirurgia plástica, Mas também acho que não podemos deixar de nós cuidar com amor.Minha mãe dizia quem não se ajeita por fim se rejeita. Algumas mulheres só pensam na beleza física e outras se tornam desleixadas.Gosto do meio termo. Acho quê não mato um leão por dia. Mato dois, três rsrs. Como as vezes queria matar apenas uma formiga rs. Ser reconhecida é gratificante, felizmente tenho uma filha de ouro e sou reconhecida no quê faço. Acho quê é porquê faço por amor e com amor. Mas como dona de casa deixo muito a desejar, nem cozinhar sei rsrs. Um feliz fds. Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Ah Tais,
    Eu amo viver a minha vida.
    Amo ler os livros, e os blog.
    Mas tenho preguiça em aceitar ou
    tomar ciencia do que a sociedade nos impoe.
    Seus textos são maravilhosos e esse
    é perfeito.
    Bjins
    CatiahoAlc./Reflexod'Alma
    entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  46. Querida Vizinha/Escritora, Taís Luso !
    Ah... as mulheres !
    Quem poderá entende-las, senão outra mulher !
    Limito-me a ADMIRA-LAS !
    Belo texto, Amiga.
    Parabéns e uma ótima semana !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  47. Corri muito, mas, felizmente, cheguei a tempo...uffa!!! Cansada, mas, satisfeita por não ter perdido esta crónica. Sabes o que costumo dizer, quando vejo as mulheres a submeterem-se a tamanhos exageros? Digo que só quero o sofrimento que a vida me der; não me tem dado muito, mas, daqui para a frente, com certeza, vai aparecer a parte que me está destinada. Tenho uma prima que já se submeteu a algumas cirurgias plásticas, sinceramente, sem necessidade; a última foi aos seios, pois, segundo ela, estavam caídos; resolveu colocar as " peles " no seu devido lugar, ficando assim uns peitos pequenos e rijos, como talvez fossem quando tinha uns vinte anitos. Correu mal; infeccionaram e, depois de ter tomado uma série de antibióticos, sem resultado, voltou à cirurgia, desta vez para limpar o seio infeccionado; pois...ficou com um buraco que, quando anda com blusas leves se nota. Não sei o que vai fazer agora; não lhe perguntei, nem ela me disse, mas, com certeza vai tentar remediar o mal, como ? Não faço ideia Diz- me, Amiga, não estaria melhor se tivesse ficado quieta? Quase morreu, mas, não sei se aprendeu. Queres outro caso? Ainda eu morava no Brasil, por isso, há mais de trinta anos, a irmã de uma grande amiga, resolveu " esculpir " um novo corpo e ficou linda. Não satisfeita, decidiu que precisava de uma lipo e, azar...correu mal e faleceu. A minha Amiga, dizia, " a minha irmã morreu como queria, nova e linda; uma beldade num caixão. Claro que devemos cuidar da saúde e isso passa por cuidar do corpo, fazendo exercicios ( sem exagero ) e tendo cuidado com a alimentação, mas, injetar produtos no corpo, como o botox, etc, acho asneira. Vivemos preocupados com a nossa alimentação, com os produtos tóxicos nas verduras, nas aves, nos peixes de aquicultura, nos bovinos etc, etc, e depois atenuamos as rugas com produtos cujos efeitos no organismo desconhecemos. O rosto das mulheres fica impecável, mas, seria melhor usarem gola alta para não se notar, no pescoço, a marca do tempo. Enfim, Amiga, acho tudo isto uma " besteirada " , mas, quem sou eu, para achar isto ou aquilo? Ninguém! Continuo a dizer que a vida se encarrega de nos fazer sofrer e não precisamos de lhe pedir; ela não nos dá esse direito! Ela manda e nós obedecemos. Taís, querida Amiga, como sempre, um assunto muito pertinente, pois cada vez vemos mais mulheres a submeterem-se a essas cirurgias e, o que é pior, cada vez mais novinhas. Um beijo aos dois e obrigada por teres esperado por mim. Boa noita
    Emilia


    ResponderExcluir
  48. Esse libelo pela mulher, datado inicialmente de 2014, vem mesmo a calhar nesse momento meio louco do mundo, em que a eterna juventude é empurrada goela abaixo como única posição (normalmente, feminina) digna de aceitação, enquanto os barrigudinhos vão ao lado, aceitos e confortavelmente relaxados... Mas direi uma coisa louca: quem exige isso não é o homem!!! Os exageros vêm nos trilhos do feminismo!!! A concorrência é absolutamente feminina. Uma vez, perguntei a uma mulher porque ela se preocupava em fazer as dez unhas da mão quando uma única unha sofria alguns arranhão fatal, e ela disse que consertar aquela dava na vista. Perguntei: de que homem??? Ela me respondeu com tranquilidade: "de homem nenhum, vocês não reparam em nada, são desleixados, mas não escapa do olhar de outra mulher..." Pronto. Eu não quero saber se um pequeno arranhão deformou a unha do dedo mindinho de uma mulher, se amo a conversa dela. Eu não quero saber se uma mulher lascou botox até na orelha e nas sobrancelhas, se a amo ou se é uma grande amiga. Claro que cuidar-se faz parte da vida humana, mas o exagero, o estresse, o detalhe mínimo, a juventude forçada, isso para mim é inútil. Crônica maravilhosa!!! Um abraço carinhoso!!!

    ResponderExcluir
  49. Que bom seria, Taís! mas, como ínvios são os caminhos da vida e nascemos todos em circunstâncias (nem sempre) consensuais... (...) tudo não passou de um grosseiro e lastimável acidente biológico, capaz de configurar múltiplas e deploráveis facetas, conforme a especificidade particular de cada caso, a saber: violação, chantagem afectiva, violência doméstica, acaso mercantil (prostituição), engenharia genética, etc. ? De resto, todos eles forjas fatais de terríveis angústias em crescendo - escreve na página 9 do meu Romance, "Não Sei se de Mim saberei Algo".
    E na página 43, (...) mas voltemos à percepção egóica da feminilidade disfuncional e ao “gozo” alteritário e passivo, passível de alucinações auditivas que reputamos de severas associações àquilo que designamos de acasos mercantis (prostituição), mil vezes repetidos, diariamente, por esse mundo fora, compulsão repetitiva, e que configuram a tal posição penetrada, eivada de excessos e desmandos, para lá de toda a aceitação e ligação egóicas, em nome de uma enigmática estagnação que rende dinheiro, que é outro tipo de “gozo” execrável, erigindo o gozo da masculinidade penetrante, duplamente intrusiva.
    E tudo isto radica na complexidade relacional que a (sub)cultura instiga na sociedade dos Homens que (Não) Toleram as mulheres.
    Um abraço.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís