10 de dezembro de 2025

AS CRÍTICAS INÚTEIS - Taís Luso de Carvalho

 


AS CRÍTICAS INÚTEIS

            - Taís Luso de Carvalho



      Se existe algo doentio no meio em que vivemos são os críticos de plantão: como gostam de baixar o sarrafo! Possuem uma crítica ferina, lançam suas verdades e, muitas vezes, sem fundamento algum. Esta gente se acha no direito de falar tudo o que pensa, pouco importa o sacrifício dos outros. Ver a arrogância de perto é algo muito irritante. Não falo em conselho de amigo, isso é outra coisa.

Essa desgraça de criticar publicamente tudo o que os outros constroem, em nome de uma crítica construtiva, a tal critica para ajudar, acho lamentável. Deve ser sensacional colocar uma criatura pra baixo do tapete, pisar em cima para que ela se reinvente… Deve ser maravilhoso, sem dúvida. Que mal pergunte: por que não falam em particular com a pessoa?

Pois bem... Postei, no meu outro blog, Das Artes, a segunda parte do meu texto sobre Portinari, os momentos finais de sua vida. Optei por mostrar a amargura de um homem diante das críticas; a tristeza de um homem que tinha amor por pintar sua pátria e sua gente. Não incomodava ninguém com o seu trabalho, ou incomodava? Era admirado e querido, mas tentaram destruí-lo, a crítica chamada de profissional e os novatos que trilharam o caminho aberto por Portinari, diziam que ele estaria ultrapassado, era o momento do abstracionismo. Muitos queriam que ele mudasse seu estilo. A inveja é coisa detestável, difícil de aguentar, inspira aversão.

 Penso nas pessoas que adoram fazer uma crítica, segundo eles, construtiva. Gente que se coça para amargurar a vida dos outros em nome de seu altruísmo! Em nome do ser grande espírito de solidariedade! 

Não sei de onde essa gente tira tanta força a ponto de incomodar um monte. Viver com gente assim por perto é estressante. Há críticos que desmontam, numa bicada, o que muitas pessoas levaram anos para construírem em  suas vidas. Não é justo. 

Quantos relacionamentos se acabam; quantos empregos se perdem; quantas amizades se desfazem; quantos relacionamentos familiares vão pro brejo; quantos de nossos sonhos não alçam voo por críticas sem fundamento lançadas pelos reformadores do mundo! 

Para esses eu digo, peguem no "batente", senhores, pintem uma obra de arte digna de ficar na história; escrevam um poema de primeira linha; escrevam um romance digno de ser lido; um conto, uma crônica; naveguem com Amyr Klink numa noite de tempestade; subam o Everest num dia de inverno; escrevam-se na Fórmula Indy… 

Com certeza todos seremos mais felizes!







15 comentários:

  1. People who criticize or insult others are for the most part very unhappy 🙁 ☹️ They do it because it takes the focus off of their own faults. It's a shame that this happens. I think they criticize because they think that this makes them look better, but what it really does is push people away. Those are my views.

    ResponderExcluir
  2. É preciso dizer isto?
    E é preciso dizer isto agora?
    E tenho de ser eu a dizer?
    Sem três respostas positivas é mais avisado ficar quieto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga Taís,
    O que tu denomina "crítico", eu chamo de "especialista". São "bananas do mesmo cacho" e como adoram menosprezar tudo sem dó e nem piedade.
    Veja a loucura que se instala quando um destes especialistas/críticos se propõe a analisar peças de teatro... Raramente li alguma destas análises positivas. E os especialistas/críticos gastronômicos, que são muito rigorosos ao analisar pratos com tão pouca comida dentro. Tenha dó! 😂😂😂
    Eu sou bastante "ácido" em algumas opiniões, mas, não tento "cancelar" ninguém. Por exemplo: leio vários "blogs" e comento em "posts" que sei que posso deixar palavras positivas... E quando não gosto de algo, guardo para mim e espero outra oportunidade para comentar.
    "Puxar o tapete" debaixo dos pés de alguém, postei este ditado popular no ®DOUG BLOG junto com outros 19.
    Agora, não peça a especialistas/críticos para pintar uma obra de arte; para escrever um bom poema; para compor um romance; um conto, uma crônica dignos de serem lidos... Deixe-os navegar em uma noite tempestuosa (mas, desacompanhados); deixe-os escalar o "Everest" (sozinhos), ou deixe-os correr na "Fórmula Indy" (sem freio), porque, estas pessoas estão se escondendo atrás de "avatares" diante de "telas", no conforto de seus lares sombrios, cuidando da vida alheia.
    Que a tua semana siga repleta de momentos tranquilos.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Douglas, chegou!! Espero que suas férias tenham sido excelentes!
      Comentário perfeito, querido amigo, faço assim também!
      Bem vindo à Blogosfera, aos amigos!
      Beijo

      Excluir
    2. Querida amiga Taís,
      Minhas férias foram ótimas, é uma pena que o tempo esteja passando tão rápido... Já estamos quase no final de 2025.
      Obrigado pela calorosa recepção de volta à blogosfera! 🌹_(ヅ)_/¯¯

      Excluir
  4. Bah,Taís, foste na "pleura"...
    Há sempre chatos de plantão que não tendo o que fazer,nem assunto, resolvem criticar as pessoas que, diferente delas, fazem alguma coisa!

    beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  5. Querida Tais,

    teu texto simboliza o que muitos evitam olhar, talvez porque ele revela uma verdade desconfortável: a crítica inútil, essa que não edifica nada, só arranha o brilho alheio. Impressiona como há gente que se alimenta do ato de diminuir o outro, como se a demolição do esforço alheio fosse algum tipo de medalha.

    Portinari sofreu com isso, nós sofremos, qualquer um que ouse criar sofre. Criar já é trabalho de alma exposta, e ainda assim há quem chegue com o martelinho da superioridade para testar a resistência do que não construiu.

    E você tem razão: conselho de amigo é outra coisa. Conselho chega manso, chega para somar. A crítica cruel chega para provar poder ou a falta dele.

    No fim, a lição que fica é clara: quem realmente cria sabe o peso de cada linha, de cada pincelada, de cada tentativa. E por isso, quase sempre, critica menos e acolhe mais.

    Aos que só sabem apontar, o melhor comentário é o silêncio enquanto seguimos criando, vivendo, fazendo o que eles jamais tiveram coragem de tentar.

    Belo texto. Verdadeiro como um retrato sem filtros.
    Preciosidade eu diria.
    Amei!

    Beijos lindona
    Fernandinha😘

    ResponderExcluir
  6. Bom dia de Paz, querida amiga Taís!
    Você está coberta de razão.
    Enquanto eles criticam.....nòs fazemos amizades, estreitamos laços fraternos, escrevemos e lemos.. convivemos, publicamos, nos enriquecemos de valores.
    Deixemos os mal amados para lá...
    Vamos nos ocupar com quem nos mereça.
    A vida é tao curta, quando vemos, estamos descendo a montanha...
    Os critiquentos ficam soterrados na sua amargura eterna, se achando grandes sabichões, kkk.
    Post sempre atual.
    Tenha dias de dezembro abençoados!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir
  7. O que não faltam nesse mundo são os críticos que falam o querem, agora vai você criticar eles, eles viram uma fera, Taís boa quinta-feira bjs.

    ResponderExcluir
  8. É, cara Tais, sabemos bem o que é isso. Os críticos de tudo, com ou sem conteúdo, estão sempre de plantão. Um abraço minha nobre.

    ResponderExcluir
  9. É Taís, isso é lamentável. Mas uma coisa é certa: se atiram pedras é porque a árvore está dando frutos. Do contrário ninguém ligaria. Também detesto esses críticos de plantão, gente inútil, completamente alienada. E o por é que se "acham"... e têm público, rs, tem um bando de robozinhos ignorante que aplaudem as babaquices que eles dizem para se auto promoverem. Infelizmente é esse o mundo em que vivemos. Uma pia cheia de louça suja, um tanque cheio de roupas pra lavar e eles teriam alguma utilidade. E estamos conversados. Quer saber, também estou de saco cheio desses sabichões. Parabéns pela crônica.
    Bjssssssssss, marli.

    ResponderExcluir
  10. Taís:
    es una costumbre muy arraigada. Me temo que en algunas ocasiones yo también soy así... Intento opinar lo menos posible, pero...
    ¡Tienes toda la razón!
    Abraço e boa sexta feira.

    ResponderExcluir
  11. Trato de no lanzar criticas y ser positiva. te mando un beso.

    ResponderExcluir
  12. Boa critica cronica Taís. Eu nunca digeri esta coisa de critica construtiva. Acho que se está bom elogia e pronto. Se está ruim, despreze não veja. Creio que todos temos autocritica e que esta faça seu papel na nossa vida.
    Gostei da ilustração usando sua arte.
    Bjs e paz amiga com feliz fim de semana para você e Pedro.

    ResponderExcluir
  13. Criticar é fácil, mas até para se criticar é preciso ter fundamento, consciência e conhecimento acerca do assunto.
    Bom fim de semana.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário, é muito valioso para mim.
Meu abraço, saúde e paz a todos!
Taís