25 de março de 2019

O MENTIROSO COMPULSIVO





       - Taís Luso

Não há coisa mais infame e desgastante do que lidar com mentirosos compulsivos; confesso que tenho muita dificuldade,  tolerância zero. Meu defeito de fábrica, talvez.
É lógico que os compulsivos são pessoas doentes, mas quando a coisa é demais, quando estou convicta de que uma pessoa está deitando e rolando, incomodo-me muito. Não consigo ser condescendente, deixando que a criatura se espraie muito. Minha reação é mostrar-lhe o absurdo, mas como isso não leva a nada, apenas afasto-me. A gente aprende que não adianta dar murro em ponta de faca. 
O mentiroso tem o dom de exercer um desconforto grande, quer por onde esteja, é mestre em caluniar,  difamar e intrigar. Isso é terrível.
A mentira pode nascer na infância, quando a criança mente para fugir das culpas, dos castigos e para conseguir o que quer; pode nascer na adolescência, para fugir do controle dos pais e conquistar a sua liberdade, e daí só vai...  na idade adulta, o vício de mentir torna-se grave a ponto de desbordar para a calúnia, para a injúria, para difamação, podendo levar o mentiroso a responder judicialmente por tais delitos. Acontece aos montes, principalmente no meio político onde já fizeram escola. 
O mentiroso mente sobre tudo, é o raio da compulsão, começa com besteiras: um filme que nunca viu, diz ter visto; um livro que nunca leu, diz ter lido; uma viagem que nunca fez, diz ter feito. Uma pessoa de quem não é amigo, diz ser íntimo. Que mão de obra ter de sustentar  e provar  mentiras - se for o caso.
O mentiroso diz tudo o que quer, é um artista na arte de parecer: fala mal da mulher do amigo como se a conhecesse há anos; fala de seu chefe com a liberdade dos intrometidos; fala da secretária como se dela fosse íntimo, acabam com o emprego dos colegas, e tudo o mais com muita sutileza. É a compulsão de falar do inexistente. É um fantasioso nocivo. No meio familiar, essa conduta causa grande desarmonia. O mentiroso tem uma enorme capacidade de persuasão, de transformar mentira em verdade.
Para o mentiroso não importa a dimensão da mentira, como não importam as consequências de seus atos. Ele tem a capacidade de destruir, de intrigar, de colocar gasolina na fogueira e esperar pela explosão do lado de fora.
Não falo daquelas mentirinhas bobas, quando nos ligam na hora de sair: 'hei, diz aí que não estou, fui ao shopping...' E a gente escuta a voz da cretina. Mas falo daquele que mente porque necessita; quer ver o circo pegar fogo, quer ver você se danar na vida, pois ele já é um fracassado. E um fracassado só vive melhor se você está no chão. E o mentiroso, na verdade, não é amigo de ninguém.
Infelizmente é assim.

____________________//____________________
Para aliviar... deixo  essa maravilha: Praia da Ursa / Sintra - Portugal
Daqui, do blog amigo / Ângela:   Portugal-Re decouvertes 
______________________________________________________________________________
Last Kiss Goodnight by Kevin MacLeod is licensed under a Creative Commons Attribution license
(https://creativecommons.org/licenses/...)
Source: http://incompetech.com/music/royalty-...
Artist: http://incompetech.com/
____________________________________________________________




64 comentários:

  1. Assunto bem difícil e complexo, pois pessoas assim são nocivas por onde passam e alguns são tão artistas que criam todo um esquema que quem ouve acredita. Essas pessoas, normalmente, são sedutoras. Infelizmente, tive algumas em alguns momentos da vida e vi o quanto são ardilosas com suas mentiras.

    ResponderExcluir
  2. Esqieci de agradecer a partilha do lindo video. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Um dos piores defeitos do ser humano.
    Infelizmente tão vulgar.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  4. Adorei o vídeo. Sintra e toda a zona envolvente, é linda. Sabe que há uma zona no norte do País lindíssima a que chamam a Sintra das Beiras? Refiro-me ao Vale de Lafões, de que já tenho falado e mostrado muitas imagens. Especialmente S. Pedro do Sul.
    Bom falemos de mentirosos, já conheci alguns assim. Todavia, não enganam ninguém, porque como diz o ditado, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Quando eu tinha cinco anos minha mãe me mandou a uma localidade próxima, com dinheiro para comprar um quilo de feijão verde. Eu porém perdi uma moeda, e o dinheiro só deu para meio quilo. Ela me perguntou porque trazia tão pouco feijão, e eu tive medo de lhe dizer que tinha perdido dinheiro. Disse que trazia o que a mulher me tinha dado pelo dinheiro que levei. Então ela me perguntou: "perdeste dinheiro?" e eu com medo, "não senhora" "Diz-me a verdade",insistiu ela, e eu insisti na mentira. Ela pegou no feijão e foi à loja. A mulher disse-lhe que eu tinha entregado uma moeda, o que dava para meio quilo. E era verdade. Eu saí de casa com duas moedas mas não sei como aconteceu cheguei à loja só com uma.
    Quando chegou a casa, ela bateu-me forte e feio. Depois disse-me: Não te bati por teres perdido o dinheiro, acontece a qualquer um. Apanhaste porque mentiste. Tiveste oportunidade de dizer a verdade, quando te perguntei e mantiveste a mentira. Por isso apanhaste.
    Desde aí fiquei com aversão à mentira e aos mentirosos.
    Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito bom esse teu depoimento, Elvira! Só fiquei com pena por teres apanhado. É de pequena que se forma o caráter. Aos meus filhos eu sempre disse, quando ainda pequenos: "Aguentem todas as pancadas por pior que sejam, mas não mintam, isso é arma dos covardes".
      Tenho aversão à mentira.
      Beijo, amiga, gostei do teu depoimento, obrigada.

      Excluir
  5. Conheço alguém assim e sei bem o que isso é !!!
    Obrigado pelo vídeo ... Bj

    ResponderExcluir
  6. Tentam esconder as frustrações com alicerces imaginários, e infelizmente agem ao tom da inveja muitas vezes né! Reflexivo texto, parabéns! beijos.

    ResponderExcluir
  7. Lindo vídeo e quanto aos mentirosão, são abomináveis! detesto me defrontar com qualquer um deles! Belo texto! beijos, tudo de bom,chica ( amanhã estarás lá no blog fincando)

    ResponderExcluir
  8. Los mentirosos tienen la desgracia de no ser creídos aunque dijeran la verdad. Y una vez que los conoces, te mienten, pero no te engañan. que no es igual.
    A mi, simplemente me dan pena, todo es falso en su vida.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua crónica, minha Amiga Taís. Realmente são assim os mentirosos compulsivos. Confesso que também não tenho a mínima condescendência com a mentira.
    Gostei de ver aqui a Praia da Ursa, onde já estive. É uma praia extremamente preservado porque os acesso são dificílimos…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Observo a fraqueza moral dos mentirosos. As coisas que não admitem, e o quanto mentem para si mesmos - e todo mundo sabe. Só eles não notam que todos notam.

    ResponderExcluir
  11. Eu, "fingidor" me confesso! mas detesto mentira!

    dizem-me velhos, porventura pouco conhecidos (Wilhelm REICH, Análise do Carácter) que a mentira é sintoma de uma "doença" mais profunda - a "peste emocional" - (misto de mentira, inveja, duplicidade de carácter, egoísmo, desconfiança, auto convencimento, lisonja etc) de que 95% da humanidade será vítima e ao que parece, será doença "incurável", pois ninguém admite ser portador...

    excelente crónica, minha amiga!

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ler-se "dizem-me velhos livros" ...
      peço desculpa,

      Excluir
  12. Depois da " Cilada verbal" que me gradou muito e foi um tema diferente na forma, vem a cronica costumeira sobre, creio, o mesmo tema, pois o mentiroso, seja ele compulsivo ou não, faz-nos cair em cada cilada que nem te conto. Claro que eu já cai em algumas e, se não ficar atenta, vou voltar a cair. Não conheço nenhum mentiroso compulsivo, mas sei de alguns que mentem so para se promoverem e um deles é muito meu amigo e uma pessoa muito boa, assim como a sua mulher. Mas, não entendo por que faz isso; é uma pessoa de bem com a vida ( acho...), mas tem uma necessidade de dizer que convive muito com o sr dr. .. que determinado bem que tem vale uma fortuna ( n vale nada) e que já lhe ofereceram essa dita fortuna mas que não quis vender, etc etc. Conheço a familia dele desde sempre, sou amiga dele e da mulher e conheço esse tal lugar de que fala muito bem Ontem sai com um amigo comum e estivemos precisamente a falar dessa mania que ele tem e que ninguém entende. Este amigo encontra-se com o " mentiroso " todos os dias para tomar café no fim do almoço e, como o conhece bem e está por dentro de certos casos que ele conta, troca-lhe as voltas e diz o que realmente é, fazendo com que fique todo atrapalhado. Mas sabes, Tais, é uma pessoa incapaz de intrigas e de prejudicar seja quem for. Não sei por que faz questão que se pense que à sua volta só haja gente chic e " da alta ".Do outro tipo maldoso, fui vitima durante muitos anos, convivendo e " desabafando " com uma amiga que achava boa pessoa e confiável; descobri a tempo que era uma " vibora" e afastei-me; agora eu digo " para mim essa pessoa morreu...só falta enterrar, pois não tenho aptidões e nem autorização para o fazer "; vejo-a muitas vezes mas faço de conta que é uma das tantas pessoas pessoas que cruzam por mim todos os dias. Tais, uma crónica, pertinente, como sempre; com um certo humor vais chamando a nossa atenção para factos e pessoas que nos prejudicam e que temos de afastar de nós, mesmo que demore algum tempo. Somos fácilmente enganadas por pessoas que usam a sua inteligência para infernizar a vida dos outros e há que estar atentos. Um beijinho, Amiga e uma boa semana.
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Emília, esse senhor que falas, que mente para se promover, sobre riquezas e amigos doutores, tá mais do que na cara que sua auto estima é baixa, somando também a um complexo de inferioridade. São pessoas que se valorizam pouco, então precisam usar desses artifícios.
      Temos todos nós, até na família, pessoas assim! Haja fôlego na convivência... não dá. Eu me afasto, sem dúvida.
      Beijinho, querida amiga, gostei muito.

      Excluir
    2. Tens razão, Tais, ele, apesar de ternascido numa familia de lavradores ( fazendeiros ) e de ter estudado, sinto que ele se sente um pouco complexado. Ele esteve em Angola, aquando da guerra do Ultramar( as colónias m Angola, Guiné e Moçambique lutavam pela independencia ) e quando acabou a missão dele, voltou bastante traumatizado e nunca mais foi o mesmo. O meu marido e o meu irmão estiveram na Guiné, mas conseguiram passar esses dois anos sem traunas, mas, claro, as pessoas são diferentes. Como se não bastasse tempos depois ele sofreu um acidente e esteve bastante mal. Tudo passou e ele casou e tem uma filha linda, licenciada em farmácia. Apesar de sermos da mesma aldeia e grandes amigos, não convivo muito com ele, pois agora vivemos em cidades diferente e só nos encontramos de vez em quando, principalmente quando omeu irmão vem cá e faz questão de juntar os amigos. Na realidade, Tais, não é muito fácil ficar a ouvi-lo e quando nos encontramos eu ouço, mas pouco falo. Com este, eu tenho paciência, mas, com outros, amiga, faco como tu, fujo mal os avisto ao longe. Beijinhos e obrigada por teres respondido , dando a opinião sobre este caso. Boa noite
      Emilia

      Excluir
  13. Pois amiga hoje em dia é o que ha mais eu conheço alguns que sao assim por isso eu passo em frente nem ligo adorei o post bjs tudo de bom

    ResponderExcluir
  14. You wrote it beautifully and truthfully.
    Have a nice evening.
    Greetings.

    ResponderExcluir
  15. Ni siquieran se dan cuenta porque para ello hay que tener buena memoria y a veces se contradicen en las explicaciones. Yo prefiero que me digan un averdad a una excusa para intentar quedar bien

    Besos

    ResponderExcluir
  16. Efectivamente, amiga Tais. El mentiroso compulsivo...termina por ser una plaga.

    ResponderExcluir
  17. Querida Taís acredito que todas as pessoas do mundo já tiveram contato ou ouviram falar desse tipo de gente. Eu já tive contato com três, inclusive um deles deu-nos um tremendo prejuízo financeiro.Serviu também para torná-lo pessoa cortada de nosso relacionamento para todo o sempre. São pessoas tremendamente desagradáveis, o melhor mesmo é nos afastarmos deles o mais possível. E até conheci um que de tão ridículo era engraçado.Por exemplo: Quando nos conheceu disse ser pintor, mas havia desistido, porem tinha um grande acervo, e medalhas, quando pedi para ver, pelo simples fato de que já havia descoberto que ele era mentiroso.Depois de muitas desculpas esfarrapadas, disse que ia mostrar-me só a foto de uma tela sua,por ser ciumento de suas obras...Eu estava pagando para ver, e eis que mostrou-me nada mais nada menos, que a foto de um Kandinsky! Quando eu disse o nome do real pintor ele disse que estava só testando os meus conhecimentos...Ele era na verdade um vendedor de talheres da Tramontina,mas,um dia era engenheiro, noutro médico, noutro outra profissão de quem ele invejava, admirava ou o deixava em desigualdade... vá entender!!! O melhor é mesmo deixar a vida desses caras seguir bem afastada de nós.
    Amei sua cronica.
    Beijinhos Léah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que horror, Léah! Eu também conheço essa desculpa do "testar os nossos conhecimentos"! Essas pessoas não têm arrumação, Léah, é largar logo. Quando percebo, preparo uma cama de gato... só para que a pessoa perceba que não me enganou. Mas faço isso raramente.
      Estão chegando aqui depoimentos pessoais muito interessantes.
      Beijo, querida amiga.

      Excluir
  18. Mesmo navegando num mundo virtual onde a ficção impera, tenho dificuldade em escrever sobre algo inventado. Simplesmente, não sei, não consigo, construir uma mentira.

    Bem sei que aqui se fala em outras mentiras, mas ocorreu-me falar isto sobre a minha personalidade.
    Que Deus nos livre de encontrar no nosso caminho um mentiroso/a, então se for daqueles que mentem compulsivamente, a respeito de tudo e de nada, é fugir a sete pés.

    Há quem diga que uma mentira dita muitas vezes soa a verdade, mas eu não acredito que se possa enganar toda a gente durante todo o tempo. A verdade é como o azeite: vem sempre ao de cima.

    Gostei muito de ver, no blogue da Tais, esse belo vídeo da nossa querida Ângela.

    Um beijinho e boa semana.
    Uma vez mais a parabenizo por mais esta excelente prosa.

    ResponderExcluir
  19. Gosto demais de fotografias de praias, mares e esta em especial é linda. Selecionei-a outro dia no meu pps, só para admirar! Ótima escolha beijinhos de novo.

    ResponderExcluir
  20. Lo de este tipo de personas es en caso tan grave que ellos mismos se creen sus mentiras.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  21. Excelente crónica, Tais.
    Abomino a mentira e fujo de mentirosos. Tento!
    Como tu já disseste tudo (e muito bem) sobre o tema, limito-me a deixar uma frase da grande Florbela Espanca:
    “Tenho pela mentira um horror quase físico.”
    Eu também!
    (Gostei de ver aqui a linda "Praia da Ursa".)
    Beijo, querida amiga. Boa semana.

    ResponderExcluir
  22. La mentida es lo peor ya que quien es mentiroso ya no se le puede creer con lo que dice y siempre se duda de su palabra.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  23. Precioso el video. Conozco Sintra y otros lugares de Portugal.
    Coincido sobre lo que dices y entiendo y comparto tu molestia para con los mentirosos o fabuladores.

    Hoy me reintegro al Blog.
    Un gran abrazo para ti otro para Pedro.

    ResponderExcluir
  24. ¡¡Y muchas gracias por tus felicitaciones por mi cumpleaños!!
    .

    ResponderExcluir
  25. Tais tendo em costa que, normalmente um mentiroso compulsivo é um esquizofrénico, há que ser mesmo compreensivo. Tive alguns casos e sempre os procurei controlar, o que acho consegui.
    "Coitado do mentiroso, mente hoje, mente sempre, ainda que fale verdade todos dizem que mente".
    Reportando-me, estou muito grato pelo comentário ao meu poema.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Já está no sangue esse modo de ser e viver...
    Também não gosto. Quem gosta de lidar com gente assim?
    Bonito vídeo. Sintra, seus palácios e arredores é maravilhoso.
    Bjs

    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderExcluir
  27. E numa época, em que a mentira floresce em tantas vertentes... falar a verdade... é que é um acto de verdadeira coragem!...
    Gostei imenso das suas palavras, que como sempre abordaram o tema lindamente, Tais... e fiquei rendida ao espectacular vídeo! As imagens com drones, deixam-nos ver... muito para lá do que a vista alcança... e com acrescida beleza...
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  28. Texto muito bom. Não suporto a mentira... Realmente, é uma falha horrível no caráter.

    O vídeo é lindo e transmite muita paz...
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. ¿Quién no ha dicho en algún momento, lo que en España se llama "mentira piadosa"? El contestar a la amiga querida "te sienta muy bien ese peinado", cuando ella pregunta con los ojos brillantes si está guapa y la verdad es que no. Te entiendo muy bien, hablas de la maldad por la maldad, del mentir calumniando a terceros o elevarse uno mismo con una inteligencia o contactos que no se tienen. Cuando alguien llega a ese punto, ha cruzado la línea de la adicción y ya tiene una patología.

    Pero la pobre víctima, la persona normal que se cruce en su vida y lo quiera, puede tardar mucho tiempo en detectarlo, años. Y mientras tanto, sufrir
    un calvario que no acierte a explicar.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  30. Sei exatamente como é se deparar com pessoas assim, de fato prejudicam muito a vida de quem tem a infelicidade de se deparar com elas, o mais triste é que pessoas desse tipo são nulas em questão de consciência, são malvadas ao extremo e jamais se arrependem do que fazem, são capazes de morrerem sustentado suas mentiras.

    Já me deparei com pessoas assim e peço a Deus de todo coração passar invisível, pois o estrego que fazem não tem medidas.

    ResponderExcluir
  31. TAIS LUSO,
    e mentir dá um trabalho insano, afinal para manter a coerência temos que lembrar de cada invencionice, cada palavra dita fora da verdade...Olha, melhor mesmo é não se dar a tanto trabalho.
    A verdade liberta!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  32. Um belo texto, onde discerne sobre uma pecha humana que nunca deixa de ser actual. Curiosamente, esses "Psicopatas do Quotidiano", como lhes chama a psiquiatra brasileira Katia Mecler, provocam situações constrangedoras a quem com eles interage, pois são capazes de narrar situações imaginárias como se de factos reais se tratasse - fabulação patológica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  33. 0 mentiroso que conta verdades meias . Julgo-o mais manhoso ,ele andará mascarado uma vida inteira para cobrir os mentiros .Assim como as pessoas mascaradas no quadro do James Ensor .
    bjs

    ResponderExcluir
  34. "E um fracassado só vive melhor se você está no chão."
    Está ai a chave da questão.

    Excelente crônica, querida Taís!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Felizmente, nunca encontrei uma criatura dessas, intriguistas de soprar venenos, sim.
    Conheço alguns mentirosos, mas não oferecem perigo. Pertencem ao grupo dos que carregam complexos de inferioridade e mentem para parecerem melhor na vida, mais sábios, mais espertos... A este grupo pertencem os que plagiam ideias, metáforas e imagens poéticas...
    Quando tinha 7 e 8 anos de idade deu-me para inventar histórias, num excesso de criatividade... sorrssssss... Os adultos não me diziam nada, mas olhavam-me com tal expressão, que eu desisti e preferi que me respeitassem.
    Mais tarde, fiquei a odiar mentiras, pelo que, a entendo plenamente.
    Há criaturas falsas abomináveis e outras lastimáveis.
    Querida Amiga, um abraço afetuoso.
    Dias deliciosos.
    Beijo
    ~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei para ver e apreciar o vídeo.
      Adoro Sintra, onde o mar beija a serra... Esta praia é muito acolhedora.
      Os drones possibilitam a visão em perspetivas muito interessantes. Gostei muito de ver e agradeço a partilha.
      Tudo bom, querida Amiga.
      O meu terno abraço.
      ~~~

      Excluir
    2. rssss, se você soubesse quantas vezes vi esse vídeo!!! É encantador!
      Obrigada, querida amiga, postei pensando nos nossos amigos de Portugal, uma pequenina homenagem!
      Beijo!

      Excluir
  36. Boa tarde, Taís
    O mentiroso há de ter uma memória muito boa.
    Que trabalheira...rs
    Um beijinho carinhoso para ti.
    Verena.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite de paz, querida amiga Taís!
    Um texto a mais cheio de ensinamentos e não podemos estar nas mãos desses mentirosos de plantão, ardilosos, como já foi dito por aqui.
    Inclusive recortei algo que é também muito verdadeiro:

    "...fala mal da mulher do amigo como se a conhecesse há anos"...

    Fico pasma, amiga!
    Denegrir pelo prazer mórbibo em tentar destruir nao desistem, insitem ou param um pouco para maquinar diabruras e voltar no ataque ferrenho... tenho visto!
    Ao invés de usar a inteligência para coisas salutares como ajudar às pessoas necessitadas...
    Li os comentários e muito já foi dito por aqui para ler e reler, além de aprofundar o tema.
    Seu blog é uma possibilidade de aprendizado incrível.
    Deus tudo vê, não adianta fingirmo-nos de santinhas que logo logo os inteligentes amigos descobrirão toda a verdade sobre as arapucas que preparam os canalhas que nunca acham que serão descobertos.
    Eu nada temo, pois creio na Revelação mais cedo ou mais tarde...
    O bem vence, amiga.
    Tenha uma noite feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    P.S. O segundo prágrafo está de uma inspiração fenomenal!

    ResponderExcluir
  38. Olá Taís, fico feliz pour encontrar o teu post !A tua crónica descreve muito bem o comportamento do mentiroso, que é um individuo que cria um ambiente tóxico :(
    Acresce que um mentiroso compulsivo pode tornar-se ou ser um manipulador e então é necessário a pessoa proteger-se ou afastar-se se for possível,

    efetivamente não se sabe o que se passa na mente dessas pessoas; criam falsos personagens, vivem com máscaras e enganam os outros, não sentem empatia pelos outros que desvalorizam consoante lhes seja favorável, semeiam discórdia, fazem-se de vítimas, não são sinceros e não suportam críticas, capazes de negar o óbvio,
    em resumo junto dessas pessoas, sejam homens ou mulheres, não se consegue a felicidade !

    gostei de ver aqui o video da praia da Ursa :)
    gostei muito também de publicá-lo :)

    abraço
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga, as outras praias que vi no seu blog são lindas também!
      Já coloquei o que você enviou, tudo certinho.
      Uma homenagem que faço aos queridos irmãos portugueses.
      Grande beijo, obrigada por essa maravilha!

      Excluir
  39. Somos muito parecidos, Taisinha, no que diz respeito à aversão aos mentirosos compulsivos, sejam homens ou mulheres. Nesta tua crônica tão bem escrita pude ver algumas dessas pessoas insuportáveis que conhecemos, algumas delas, conhecidos comuns, outras com um grau de parentesco bem distante; mas que estão por aí para nosso desconforto. Como está bem claro na tua crônica, com outras palavras, os mentirosos compulsivos são doentes sem cura. E os piores que nós conhecemos, são aqueles que tem a desfaçatez de dizer na nossa cara que dissemos uma coisa que não dissemos. Esses mentirosos compulsivos são como cafanhotos numa plantação de milho, deixam apenas o sabugo. Deus nos livre dessas pragas!
    Mais uma vez, parabéns, minha querida cronista!
    Um beijinho daqui do escritório.
    Pedro

    ResponderExcluir
  40. Oi, Tais, boa noite!!
    O mentiroso compulsivo é essa peça rara, cuja mente enferma precisa de realidades paralelas, cuja necessidade de ser maior faz tentar destruir os que reconhece serem maiores que ele, e cuja memória é castigada ao limite máximo porque, uma vez que mentem e criam mil realidades inexistentes, precisam lembrar-se das mil e para cada qual as contaram... É sempre uma alegria sem fim ver alguém perguntando ao mentiroso compulsivo: "mas, você não disse que no verão foi à Itália?! agora está dizendo que foi à Argentina?!" E é delicioso vê-lo dançar na chapa quente, e responder: "não, eu fui à Itália, sim, e depois à Argentina, porque eu precisava encontrar-me com o presidente argentino, que me convidou para um jantar... depois, fui à Rússia..." Enquanto são apenas patetas, pazzo, va bene; mas quando se dão às mentiras que destroem vidas, são insuportáveis.
    Eu desvio, sabe?! Passo de longe!!
    Vai que esse troço pega!!!
    Um abraço carinhoso
    Ângelo, Fê

    ResponderExcluir
  41. É o que existe mais são mentirosos compulsivos. Gostei muito do texto

    Cumpriumentos

    ResponderExcluir
  42. Mentirosos assim não interessa ter por perto. Até ficam incomodados se expressamos alguma dúvida...
    Eu costumo fazer perguntas do tipo, "Viste?", "Estavas lá?". E depois, digo "Então não tens a certeza absoluta...". Costuma dar algum resultado, mas só na ocasião.
    Taís, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  43. Uma grande verdade. Não quero ser jamais essa pessoa.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  44. Olá, Taís

    Uma doença mesmo ou então a força do hábito
    impede a pessoa de proceder racionalmente.
    O pior é que quem diz mentiras no caso de falar
    verdade ninguém acredita. As pequenas mentiras
    vão-se acumulando numa espiral que o mentiroso,
    mesmo querendo, não consegue controlar. Meio
    caminho andado para passar a mentiras que
    prejudicarão e muito a vida das pessoas.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  45. Esperto que sou, não enfrentarei este debate sobre a mentira, a infâmia, a calúnia, prefiro encarar a maravilha da Praia da Ursa. Vídeo para superar qualquer barreira que se interponha ao mentiroso, depois de tê-lo visto, ele poderá afirmar bem alto que conhece Sintra e as belezas dos seus arredores.
    Estou acostumado a molhar os meus pés nas águas do Atlântico, mas dá vontade de fazê-lo do outro lado diante de exuberante beleza e esquecer a "tolerância zero", "meu defeito de fábrica" e "murro em ponta de faca" com as quais enfrentamos tais mentirosos, rss

    ResponderExcluir
  46. Amiga Taís, deixei um comentário la´no meu blog para você.
    Um bom final de semana, beijo!

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Thaís,
    Também a mentira me deixa devassada e já por algumas vezes fui confrontada com tal situação.
    Há as pequenas mentiras que se desculpam, mas mesmo assim não acho nenhuma graça. Sou muito sensível ser confrontada com pessoas mentirosas e pior ainda, as que omitem!
    Sobre a praia da Ursa, conheço e fotografei, mas não desci à praia. É muito perigosa e não é vigiada. Situa-se na região onde moro, próximo de Sintra.
    A nossa costa é muito bonita... Tem praias únicas!
    Um beijinho e um bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  48. Oi amiga Taís
    A mentira é tão vil e mordaz que me causa espanto o fato da pessoa achar somos tão alienadas a pontos de acreditar em suas sandices. E o pior caminho da mentira é que o mentiroso nunca se lembra como contou a primeira mentira e aí minha se enrola todo. A mentira é mãe dos dissabores e causa destruição em diversas nuances de nossas vidas e enterra solenemente muitos relacionamentos
    Uma crônica perfeita e com uma grande verdade no contexto minha querida
    Beijinhos e um maravilhoso final de semana

    ResponderExcluir
  49. Taís, querida amiga! O que é um mentiroso? Ou um homem dedicado a fantasia? São diferentes, claro. Mentiroso é reles. Fantasistas? Somos todos nós, que escrevemos com o prazer de alegrar a alma alheia. E a nossa também.
    Beijo, minha querida colega de verdade e ilusões.
    Jorge

    ResponderExcluir
  50. Oi Taís,

    Detesto pessoas mentirosas e sofria, agora doente só saio de carro com meu marido, mas lhe digo que já me aprontaram muitas: Eu não tenho culpa de ser inteligente e esforçada. Hoje aposentada ainda faço monografias para aquelas Faculdades pagas. Esse ano será o último, já "arriei". Tô mais pra leitura e quero que o Brasil se exploda, só não vou para os Estados Unidos porque meu filho adotivo é negro lindo dos olhos verdes e lá o racismo aflora. Ano que vem faz o Doutorado Na USP.
    Também estou cansada.
    Estou decepcionado com o "Brasil". Viu o que virou?
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  51. Oi Tais!A mentira é algo tão estrutural na história da humanidade, que Deus precisou colocá-la no rol de suas proibições nos 10 mandamentos: “Não levantarás falso testemunho”. Adão e Eva, por exemplo, foram expulsos do paraíso, porque mentiram para Deus. Jesus intitulou o demônio como o autor e o ‘pai da mentira”. E nós, o que fizemos? Tragicamente, inventamos um dia do calendário (1º de abril) para celebrá-la. Então , a mentira se tornou diversão no primeiro disa de abril. Conheço pessoas que constroem mentiras tão fabulosas que elas mesmas acreditam. Mentem aqui e lá fora! Gostei imenso da postagem. Grande beijo. Feliz noite.

    ResponderExcluir
  52. VERDADE, querida Vizinha/Escritora, Taís Luso !
    E grandes personagens vivem somente de mentiras,
    enganações, etc.
    Habitam outro mundo e transformam o nosso num
    inferno.
    Um fraterno abraço e uma ótima semana. Parabéns.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  53. Um tema bom para reflexão e buscar entender um mentiroso Taís.
    Muitas vezes auto-afirmação, outras decepções e complexo de inferioridade.
    São verdadeiras metralhadoras destravadas.Maltratam,caluniam, e criam todos as armadilhas para pegar inocentes.
    Meu abraço amiga.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde, querida Tais,
    maravilhoso o vídeo da praia da Ursa, beleza que Deus nos deu.Sua crônica está espetacular.Buda já dizia:Uma mentira pode salvar seu presente, mas condena seu futuro.Conviver com uma pessoa que leva a vida na mentira é simplesmente uma agonia,pois é preciso muita paciência para aguentar tais pessoas. Não sei explicar como pode uma pessoa mentir sobre tudo, e quando descobrimos a decepção é enorme.Conheço pessoas que mentem até sobre a família, sobre os filhos, sobre dinheiro, carro, dá vontade de dizer na cara: Pare de mentir tanto, mas sempre calo a boca e fico remoendo a raiva. Meu marido é bem comedido nestas situações.O pior que são pessoas que se saem bem, na vida e até no emprego, talvez muitas pessoas fechem os olhos, os mentirosos têm uma conversa boa, que até engana muita gente.Amiga, sua escrita como sempre é ótima. Beijos!

    ResponderExcluir
  55. Taís:
    es una verdadera plaga. Estamos rodeados de mentiras.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  56. São orgulhosos em potencial, um ego que dá muito trabalho, além de muito arrogantes. Eu não tenho muita tolerância, mesmo consciente de ser uma doença. Sempre que possível, me afasto!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís