4 de fevereiro de 2020

COMER OU NÃO COMER?

Churrasco Gaúcho


            __Taís Luso__


Voltando à minha infância, lembro que meus familiares, eram fortes e corpulentos. E naquela época, gente encorpada pensava que os magros estavam doentes, morrendo de inanição, então dê-lhe fortificantes nos filhotes! Meu tipo físico não combinava em nada com minha família, e isso os preocupava. Parecia que todos vendiam saúde e eu, a magrinha, estava indo pro brejo. O negócio era abrir o meu apetite, mas isso de nada adiantou. E não sei como estou viva com tantos fortificantes.

Cresci, casei, tive meus filhos e peguei alguns quilos, acho que fiquei normal, pois ninguém mais falou que eu estava magra. Mas é no Brasil que mora a neurose da mulher contemporânea. A moda é malhar até a exaustão para ficarem musculosas, malhadas, com corpo que faz páreo a jogador de futebol. Está difícil saber o que é normal.

Mas, falando em saúde...
Lembro de alguns alimentos que eram bons e depois passaram a vilões: os tomates, os abacates, queijos, ovos, chocolates, carnes, camarão, massas, bolos, café, iogurtes... tudo era bom! O suco de tomate para os homens era considerado ótimo, e atenta à prevenção de doenças, e  já casada, fazia suco de tomate para os homens da família. Também prescrevi para meu pai o questionável chá de alho para a gripe, falei das propriedades terapêuticas etc. e tal, e fiz um para ele. Ficou horrorizado, exalando alho pelos poros  mandou-me passear! Tá bom, larguei o estilo 'mamãe sabe tudo'. A gente amadurece e muda muito; para pior ou para melhor. Mas mudamos.

Anos depois as regras da boa alimentação também mudaram: o tomate foi desmistificado: não servia pra coisa alguma, a não ser para molhos. O saudável abacate virou vilão – gordura! O uso do vinagre, causava anemia, passei a usá-lo como limpador de carpetes, restaura a cor – Divino! Truques da minha mãe.
A carne vermelha deveria ser menos consumida. Mas Gaúcho não se preocupa com isso, churrasco é tradição, é nossa cultura. O camarão, nem pensar, o colesterol vai nas alturas!

O pão? Só o integral, aquele com gosto de sola de sapato! Massas, pizzas, embutidos de salames etc.? Nem pensar. Doces? De vez em quando até me permitia, mas comia com uma culpa de cão, e depois ficava com ideias suicidas (risos).

Por algum tempo fui considerada pela família, a rainha da macarronada, era bem temperada e apimentada, um show! Mas com o tempo fiquei rotulada como a vilã da família. Falavam que nesse meu tranco usando  pimenta eu mataria a família inteira do estômago! Então, em nome da paz e da saúde familiar abandonei as pimentas e a macarronada. Mas hoje, continuo sem entender, voltou tudo novamente:

O vinagre, aquele vilão limpador de carpetes, passou a ser ótimo para quem tem problemas com glicose. Comer Três ovos por dia é saudável. O abacate faz subir o colesterol HDL (o bom), e o tomate deu a volta por cima, anda em alta, beneficia a próstata. O Churrasco... agora dizem que nosso cérebro precisa de gordura! Vá entender!!

A desgraçada da pimenta – que fez de mim uma homicida familiar – hoje previne o câncer e virou um ótimo analgésico. A maléfica e antiga gordura animal (a banha) hoje está em alta, não sofre transformação ao ser submetida ao calor, e tem lá seus benefícios. Os óleos vegetais viraram vilões. E o queijo? Beneficia quem tem osteoporose, mas as coronárias não o aprovam muito.

Confesso que estou farta desse pode não pode; come, não come. Com todos esses cuidados, e seguindo inúmeras tabelas, acho que vou morrer cheia de saúde! Estou começando a duvidar de tudo...


saladas
macarronada com pimenta 

Churrasco nos pampas








56 comentários:

  1. Que legal teu jeito de nos falar... Sabes de uma coisa? Mandei tudo isso pras "cucuias" e como o que tenho vontade... Por exemplo o sal e pimenta, não vivo sem. Ovos, carnes, enfim, o que me der na tampa... Sem frescuras, pois se formos atrás dos modismos, há a alternância que citaste , uma hora faz bem, na outra mata... Assim, sigo a minha intuição. Cuido bem da alimentação dos de casa, mas eu, solto a franga e mando ver ,atendendo ao meu desejo... Chega de imposições disso, daquilo! Aff... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Taís,
    "Mas Que Barbaridade Tchê!!!"
    Este "terrorismo nutricional" que nos é passado, eu nem sofro mais com ele. Faço minhas alimentações sem neura (principalmente no café da manhã), minha mesa parece buffet de hotel!!! 😂😂😂
    Coma com prazer minha amiga e sempre sem culpa. Não sinta pena de ti... Tire as penas do pato e faça ele no tucupi. Mas tome cuidado, porque o tucupi tem de ser feito com mandioca brava, Assim sendo, coloque as mandiocas de molho e, escolha em tua Playlist só músicas sertanejas, pois, se eu fico muito bravo escutando músicas sertanejas, imagine então, as pobres das mandiocas!!! 😂😂😂
    Beijos e boa semana que segue!!!

    ResponderExcluir
  3. É bem assim, Taís, tem toda razão! A industrialização mudou muito a alimentação e tantas opções e facilidades fomos aderindo...sem pensar se era saudável ou enganação da indústria para vender.
    Minha vó paterna morreu um dia antes de fazer 103 anos, seus exames eram exemplares para a idade dela. Morou na roça até os anos 50, nunca foi gorda e comia de tudo, mas pouco, a comida dela cabia em um prato de sobremesa...verdura, salada, um pedacinho de qualquer carne (até mesmo torresminho), arroz, feijão, sopas...dentro disso variava, só não na quantidade. Tomava café com leite e chupava laranja todos os dias.
    Acho que esse é o segredo, agora disciplina é outra conversa...e muito importante para resultados.
    Ainda bem que você não ficou com os efeitos dos Biotônicos da infância, eu ainda não os perdi até hoje :D
    Adorei a ótima leitura, abração!

    ResponderExcluir
  4. Taís, minha querida amiga,
    Você está certíssima! Um neurologista disse-me certa vez quando me queixei de enxaqueca: jogue tudo para cima. E dane-se o resto. Não levei ou não levo ao pé da letra a recomendação dele, mas que faz bem, isso faz. Isso se aplica à alimentação. Tomo alguns cuidados porque já não sou um menino, mas o resto é boca livre... Mas o seu texto é um alimento delicioso porque pinta em cores vivas essa realidade que se vive hoje. A cada dia uma novidade em matéria de alimentação. Todo cuidado é pouco para não se ficar com fome...
    Obrigado pelos seus cuidados sempre. Antecipei minhas férias...
    Uma boa semana para ti,
    beijos,

    ResponderExcluir
  5. "morrer cheia de saúde", excelente receita!
    quero provar, Tais! morrer de saúde...
    e se possivel a rir às gargalhadas!

    brilhante crónica, minha amiga.
    excelente pintora de ambientes.

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Taís:
    lo mejor es comer un poquito de todo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida amiga Taís!
    Tinha o comentário pronto na tarde, mas saiu de repente da página... O perdi.
    Bem, como li tudo com muita calma, repito-o com prazer e carinho, amiga.
    Academia para ter músculos definidos eu detesto. Gosto de vida leve. Hoje fiz esteira e bicicleta, não mais. Numa boa, com toda calma. Em seguida, fui à caminhada que amo, sentir a brisa fresca do mar. Que delícia! Melhor do que tudo de exagero que se faz para se estar na moda. Muito melhor do que toda comida fit que, por sinal, gosto muito, independente.
    Não suporto sentir gosto de gordura em nada. Nem açucarado apesar de gostar muito de doces.
    Tomei muito biotônico Fontoura e calcigenol irradiado... RS...
    Dei a filha que era fininha, muito disso com o agravante do ovo de pata ou de codorna... Num tônico caseiro... Já imaginou?
    Sou do nem tanto nem tampouco.
    Não quero me privar sem necessidade de nadinha. No sábado tem certo uma feijoada maravilhosa e não passei mal mesmo com pezinho de porco. Um chá de carqueja que adoro me faz um bem enorme.
    Abacate eu adoro mas não o uso regularmente como deveria já que gosto muito e sem açúcar, com limão.
    Adoro comer, Taís e o abacaxi assado do sul, quando estive por ai, é um manjar dos deuses bem como a carne suculenta e macia.
    Tais, mais uma crônica que dá pano para mangas... Adorei, tudo sem paranóia. Tirei o sal exagerado cedo aos vinte e poucos por taquicardia e deu certo. Não uso medicação alguma por ora para ❤️.
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  8. Taís, tem dó. São oito da noite, deu uma fome desgraçada, ler e afinal ver tanta coisa "horrível"... Beijo, querida gaúcha.

    ResponderExcluir
  9. Está é uma crônica magnífica, Taís, que me envolveu na leitura do começo ao fim, querendo saber dessas mudanças todas do que podemos comer ou que devemos rejeitar. Assim, fiquei atualizado quanto ao valor para a nossa saúde do que podemos comer. Uma crônica cheia e humor, que é uma das marcas de tuas crônicas. Lembrei-me da história da tua receita do chá de alho para o teu pai, que ele contava aos parentes e amigos, com certo orgulho da tua iniciativa visando melhorar a saúde dele, sem sequer levar em conta que ele era médico e sabia bem dos efeitos colaterais. Parabéns à minha cronista favorita.
    Beijinho daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  10. Já se percebeu que há duas listas de alimentos: a dos que indiscutivelmente, e por todos os séculos dos séculos fazem mal, e a dos que ficam na roda da especulação, e uma hora 'fazem mal' e na outra são 'fundamentais para a saúde'!
    Margarina é veneno, refrigerante é veneno, açúcar branco é do cão, sorvete é veneno, salsicha e demais primos (mortadela, presunto, etc) são veneno. Salgadinhos são bombas atômicas. Miojo é veneno. Não tem jeito para estes. Nunca farão bem. A maioria é altamente cancerígena.
    Os alimentos naturais, eu deixo a especulação dizer o que quiser, e como variedade e colorido.
    Nas carnes naturais, controle e limite, mas nada de proibição.
    Nunca fiz diferente disso, desde que me entendo por gente.

    ResponderExcluir
  11. Café... estudos apontam que faz bem... para umas semanas seguintes, defenderem que faz barbaridades... e depois, passado um tempo... faz bem de novo!...
    Chocolate... idem. E assim vai o mesmo, para todos os alimentos, que menciona acima!...
    Os estudos, que ditam o que faz mal e bem... funcionam de acordo as bolsas de mercado... e é a especulação, que encomenda, reorienta, aconselha a que se coma ou não coma... consoante se deve estimular ou não uma determinada indústria...
    Uma coisa é certa... todos os alimentos fazem bem a uma coisa... e mal a outra, no nosso organismo... o segredo, está em saber equilibrar a nossa dieta...
    Carne vermelha... faz tão mal... que se os Neantherthais não a consumissem... se calhar a esta hora teríamos passado a quadrúpedes pastando, numa pradaria, se a tivéssemos afastado da nossa dieta... seguindo desde sempre a moda vegan...
    Ginkgo Biloba... todo o mundo sabe das suas excelentes propriedades, para a perda de memória, e para combater o Alzheimer... pois surgiu estudo agora dizendo que faz câncer de fígado... porquê? Porque uma guerra comercial foi declarada à China, ainda há bem pouco tempo atrás, pelo Donald... e tudo quanto seja produto de lá... agora... é tudo mau!... Aliás... nós não estamos na Idade Média... há condições mínimas de saúde, até para os cidadãos mais pobres... e de repente surge do nada, um vírus altamente agressivo e pronto a se propagar pelo mundo inteiro... quer tenha origem em sopas de morcego ou não... o que é certo, é que elas não começaram a ser consumidas agora... já tem tradição... pois eles comem praticamente tudo o que mexe, por lá agora, como sempre o fizeram... e as condições de higiene... havendo ou não havendo... não sofreram uma mudança tão brutal, assim, que tenha originado um vírus, do nada de repente... com uma propagação brutal... mais em publicidade, do que em taxa de mortalidade... pois o SARS foi muito mais agressivo do que este... com taxa de mortalidade bem maior... embora o de agora seja mais bem mandado... e se propague com a maior das facilidades... porquê... porque decerto foi muito bem apurado em algum laboratório, algures... pois a vacina para tal... encherá o bolso das farmacêuticas, quando começarem a produzir vacina... e que estarão onde? As maiores farmacêuticas do mundo?... Nos Estates? Olha a coincidência, né?... E entretanto... a economia da China... parou!... Objectivo de alguém... conseguido!...
    Nós somos bombardeados, com muita informação... para nos moldar a cabeça... e consumirmos... ou deixarmos de consumir... em função de mil interesses, que nos ultrapassam...
    Concluindo, Tais: É mesmo para duvidar de tudo... e começar a pensar na verdadeira causa das coisas... que vemos acontecendo à nossa volta... onde um mundo de interesses... nos torna marionetas... para seu próprio benefício!... Não para o nosso!...
    Beijinhos! Acho que nem preciso dizer que adorei a crónica... como sempre, muito bem imaginada e desenvolvida, com aquele apimentado humorístico... que dá mais sabor!...
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, querida Tais,
    ah! esta macarronada, hein! Pois é você tem razão, há uns tempos tudo era proibido, ovos então nem pensar, ou só a clara, hoje até cinco são permitidos, por dia,banha de porco, veneno, hoje voltou como rainha, lembro que meu avô fazia banha e junto ficavam as carnes fritas, que eram guardadas no meio da banha, e pão com banha?
    Meus antepassados comiam tudo que hoje é proibido, e viveram até os oitenta anos.Eu adoro doces, e por isso meu açúcar no sangue é alto, tenho que cuidar de muita coisa, eliminei algumas que gosto demais. Fazer o quê?
    Comer e morrer ou não comer e morrer igual?
    Como frutas, verduras, mas não dispenso um docinho, sei que não me faz bem, mas enquanto não como minha ansiedade vai às alturas.Excelente como sempre a sua escrita. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Amiga, vivi situações similares, como observador, pois nunca me preocupei de estar gordo ou magro, mas sim de alimentar-me bem para ter saúde. Os demais que digam e pensem o que queiram. O importante, TU.
    Boas observações para uma melhor saúde.
    Abraços de vida

    ResponderExcluir
  14. NOSSA! Você me fez lembrar do horror que sofri com o tal chá de alho, receita da minha avó; tenho trauma até hoje, rs,rs. Sempre tb fui magra e sofri com isto, mas era também péssima para comer. Hoje, fico bem confusa com estas restrições alimentares que mudam ao sabor dos ventos. Não sei se por genotipo meu peso sempre se mantem. Hoje me alimento bem sem ser gulosa, porém gosto de doces, doso para manter a saúde, primo pela qualidade de vida. bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de ervas, dos chás pra gripe, cólicas, gases, digestão, diurético, calmante! Talvez por acreditar eles dão certo! Excelente crônica! Bjos

    ResponderExcluir
  16. Um texto que me divertiu imenso, mas que é uma realidade universal.
    É por isso que eu duvido sempre das grandes novidades medicinais acerca deste ou daquele alimento. A minha ideia é que o melhor para a saúde será comer de tudo e variar o mais possível.
    Taís, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito desta sua crônica, pois lembrou o meu tempo de criança, pois não gostava de inúmeros alimentos,porém minha mãe dizia: menino, tem que comer...
    O tempo passou e aos poucos passei a comer de tudo.
    Um abraço. Élys

    ResponderExcluir
  18. Ai Taís, minha querida, não pude deixar de rir perante este maravilhoso texto, escrito com tanto humor mas descrevendo magistralmente a loucura em que vivemos, quanto à dieta alimentar. Problemas do denominado primeiro mundo, diria a minha filha. O bom mesmo é comermos o que nos der na vontade, não ligando nenhuma aos ditames da moda pois sabemos que mais dia menos dia tudo muda de novo.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  19. Tais Luso a velha máxima de "devemos comer de tudo" continua válida. Assim foi sempre a minha alimentação. Agora já não morrerei novo e dentre bastantes familiares, já só o meu avó paterno faleceu mais velho que eu, embora já tenha tido abanões bem fortes. No escrito fixei algo de gordura animal para tempêros. Aqui haverá a vantagem de se poder sempre usar o azeite: e a comida famosa comida mediterrânica. O pão, para mim, sempre integral. Caso curioso, jamais gostei de leite ou seus derivados e não parecem fazer-me falta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Calu,
    Uma crónica maravilhosa, séria e divertida ao mesmo tempo.
    Nestas coisas da alimentação sem descurar algumas opiniões, o melhor é seguir o nosso instinto e oferecer ao nosso organismo o que ele nos pede.
    Claro que não lhe podemos fazer todas as vontades rsss e aí entra o bom senso, mas a fruta, as saladas, peixe, ovos, carne moderadamente, legumes, vegetais, um pouco de pão e macarronada de vez em quando, porque não? Temperos q.b.
    Queijos curados? Cuidado, mas frescos não vem daí mal ao mundo.
    Beber com moderação e água, muita!
    Adorei lê-la.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime, por enquanto ainda não mudei de nome (rssss), continuo como Taís!!
      Beijinho! Acontece, amiga, eu sei. (rss)

      Excluir
  21. Acho melhor esquecer o que dizem e desdizem e comer de tudo com moderação. Comer demais ou não comer, isso é que faz mal de verdade. O resto, muda ao sabor dos modismos alimentares.

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderExcluir
  22. Adorei!
    É verdade, mudam-se os tempos, agora dizem uma coisa, depois dizem outra! Eu cá vou comendo de tudo um pouco e nada alterei desde a minha infância, mas o mais natural e simples!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Taís, o meu irmão é quem diz que vai morrer com uma saúde desgraçada de boa... Realmente, teu texto, além de excelente como peça literária, é extraordinariamente crítico às censuras irresponsáveis aos alimentos existentes. Taís, o grade segredo é ( e registre ): sair da mesa não com fome, mas com vontade de comer mais. Em segundo lugar, permanecer de pé o máximo possível! Escreva em pé, como Fernando Pessoa fazia, sobre um balcão. E não esqueça: não rejeite tipo de comida alguma! Apenas não exagere em nada pois até água em excesso mata por afogamento! Parabéns pelo lindo texto! Abraço amigo! Laerte.

    ResponderExcluir
  24. Ei Tais!
    Que maravilhosa cronica.
    E é tudo bem desse jeito que
    você descreve.
    È a vida e nós vamos juntos.
    Adorei ler e reler.
    Bjins
    CatiahoAlc./Reflexod'Alma
    entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    In modus "mamã sabe tudo", mas, é que sabe mesmo?!
    Gostei do seu texto e , como diria o pai da medicina alopática o mal não está no veneno. mas, sim na dose.
    Um abraço de muita amizade,

    ResponderExcluir
  26. Srrsssssss
    Estou em completo desacordo com o Laerte... Srrsssss...
    Já o pai da medicina, Hipócrates (460 AC) dizia, «Que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento.»
    Felizmente os cientistas estão empenhados em estudar os alimentos e têm feito descobertas maravilhosas. Dou um exemplo, os benefícios da curcuma.
    Estudando a alimentação indiana, no sentido de descobrir por que as mulheres indianas tinha menos cancros que as ocidentais, os cientistas descobriram que a curcuma tem ação anticancerígena, mas em grau tão baixo que não justificava o fenómeno que estava a ser estudado. Mais tarde alguém se lembrou do curry e as experiências revelaram que são as pimentas que potenciam em grau elevado o poder da curcuma.
    Eu não dou crédito ao que se vai dizendo por aí e as indústrias dos alimentos e sociedades agrónomas espalharam -- e espalham -- muitas falsidades que convém aos seus interessas e negócios...
    Porém, estou muito atenta às descobertas dos centros científicos... um enorme benefício que obtivemos da 'internet'...
    E estaria debatendo o assunto horas...
    Quanto ao irmão do nosso amigo Laerte, em todos os tempos surgiram casos de longevidade rara... Organismos capazes de desempenhar alta imunidade e sim, a atividade é fundamental.
    Taís, peço desculpa por este alongamento, mas eu não podia dizer simples/mente que em parte não concordava. Sou contra o charlatanismo e estou sempre ao lado dos cientistas.
    Grande abraço, querida amiga. Outro para o Laerte.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha! Eu tenho cautela com tudo, penso e peso até os pormenores.
      Fique sempre à vontade para deixar teus ricos comentários, querida amiga! Aliás, todos aqui têm liberdade e são valorizados.
      Beijinho!

      Excluir
    2. Peço desculpa pelos lapsos...
      Corrijo: tinham, simplesmente, organismos capazes de desenvolver...
      Beijinho
      ~~~~~~~

      Excluir
  27. Oi Taís, mais uma boa bela cômica cronica sobre a ditadura do corpo com todo patrulhamento vigente. Lembro bem destas ideias sobre alimentos e a concepção de saúde pelo corpo avantajado. Lembro que minha mãe, sempre que via uma mulher mais gordinha dizia na tampa, que ela era gordinha saudável. Imagino o pensamentos delas,rsrs. E mudam as proibições e liberam geral Taís. Soube de minha irmã paulista, que lá não se consegue achar fácil o pé de galinha, altamente consumido agora pelos frequentadores de academias e que os ovos em alta, quando fritos devem ser com uso de banha ou toucinho apurado da feitura de torresmo. Eu adoro estas liberações, diminui minha culpa com a fritura. Mas confesso minha paixão pelo churrasco gaúcho Taís. Tenho vizinhos dos pampas, que quando fazem churrasco por aqui eu me escalo logo.
    Muito boa partilha Taís e que nosso estomago saiba entender as coisas aqui fora.
    Um bom domingo de feliz semana com a familia.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  28. Esa es la cuestión. Aunque la virtud está en el término medio. Necesitamos alimentos, para poder vivir . La cuestión es no consumir en exceso y hacerlo de acuerdo con las calorías que gastamos. No hay que abusar de las carnes grasas y tampoco de los alimentos azucarados. Las frutas y verduras on muy aconsejables.

    Besos

    ResponderExcluir
  29. Un autentico dilema sobre que comer o no comer porque como nos narras tan pronto salen estudios diciendo que un alimento te mata en dos días que comiéndolo duras unos cien años mínimo mas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  30. Querida Taís, gostei do comentário do Laertem comer de tudo e sair da mesa com um pouco de fome; é isso que faço, evitando apenas o que me faz mal, principalmente à vesicula ( lembras-te do mdu desmaio e queda na cozinha? Um coisa que me aborrece é os litros de água que temos de beber; já vi artigos em que dizem que o nosso organismo sinaliza a nossa necessidade de água. Eu bebo muito pouca, mas, menina, eu nunca transpiro nem quando morava aí no Brasil; não perco água, por isso talvez não necessite tanto dela. Faço um sacrifício grande para beber um copo de manhã, na toma de um comprimido. Costumo dizer que " tenho uma boquinha sagrada ", pois não há alimento que me desagrade; como com moderação, pois engordo com muita facilidade e dificilmente perco peso; verduras nunca faltam nas refeições aqui em casa, seja em saladas, seja cozidos, no tempo mais frio. Deixei de ligar às noticias sobre o que faz mal e o que faz bem, mas realmente me preocupa os peixes contaminados pelas particulas de plástico, os antibioticos dados aos animais, os fertilizantes pulverizados nas árvores de fruto, nos cereais, nas verduras. Mas...que havemos de fazer? Comer só pão? Nem assim ficamos seguros, pois os fermentos de hoje não são de confiança. Amiga, o melhor é esquecer o assunto e comer, pois se não o fizermos, tornar-nos-emos alimento dos bichos, lá no fundo da cova. Beijinhos e parabéns pelo tema. Saúde para todos
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Emília, eu não consigo beber tanta água como mandam os nutricionistas e médicos, mas vou bebendo água aos poucos. Verduras e saladas sim, me atiro! A carne como pouco, mesmo sabendo que a proteína animal é de extrema importância, não dá para ficarmos só na proteína de alguns vegetais, já fizemos isso (vegetarianos) e não deu certo... Voltamos à carne.
      Beijinho, querida, uma boa semana!

      Excluir
  31. Um belo texto, bastante completo e abrangente, flagrante de actualidade, sem deixar de ser serenamente crítico. Ademais, a matéria focada, mais do que dançar ao sabor da música (acaso), oscila, isso sim, na exacta medida dos interesses mercantilista que se abrigam por baixo deste ou daquele produto: são estas as contradições da sociedade capitalista - sociedade esta que até já seduziu e convenceu o mais renitente e enigmático comunismo chinês.
    Um abraço, Taís.
    Nota. Também comentei o excelente artigo sobre as mulheres (o anterior).

    ResponderExcluir
  32. Ei Tais! Excelente crônica! Eu também sou da época , em que nossos pais nos empanturravam de fortificantes; sobrevivi!Antigamente era isso mesmo, em questão sobre ser gordo ou magro, e os gordinhos levavam vantagem. Hoje em dia tem toda essa devoção aos magrinhos , e coitados dos gordinhos. Penso , que podemos comer de tudo, porém, sem exageros. Não é questão de salada , e sim, de exageros na alimentação. Grande beijo. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  33. Querida Tais!
    que delicia de leitura, seu bom humor é contagiante!
    Não amo comer, amo cozinhar, pois com esse meu metabolismo lento( não tenho vesícula biliar desde os meus 23 anos), sendo assim só com muito incentivo como com prazer, mas bem pouco, mas a vida tem de bom que, as pessoas que podem comer de tudo, que o faça, moderação é isso, sem ligar para as modas alimentícias e as proibições!
    Abraços apertados querida amiga!

    ResponderExcluir
  34. Realmente Tais nem sabemos bem o que comer ou não comer. Pessoalmente não ligo muito para o que vão dizendo, tento não fazer grandes asneiras e vou comendo o que me parece ser o melhor para mim.
    Conheço pessoal que nunca ligou para isso e já vão acima dos 90 anos e pessoas que tinham um cuidado extremo e morreram bem novas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Eu como tudo porém com porções moderados ,mas nunca bebo álcool.Seja uma vida saudável não sei, não me importa.
    beijo

    ResponderExcluir
  36. Minha querida Amiga Tais, como você escreve as suas crónicas com tanto humor… É excelente. Gostei da sua ideia "morrer cheia de saúde". Quanto à alimentação não é para levar tudo a sério. Como dizia uma artista portuguesa prova de tudo e não comas de nada… Parece-me bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, Taís

    Passando por aqui para desejar um óptima semana
    e agradecer o seu belo comentário no "Xaile de Seda".

    Beijinhos

    Olinda


    ResponderExcluir
  38. Anônimo11:06

    Olá Tais, eu como de tudo! Sou uma verdadeira gulosa, kkk
    Amei seu texto, bjs boa semana!

    ResponderExcluir
  39. Que crónica mais apetitosa, minha amiga!
    Um tema sério que tu soubeste temperar com algum humor.
    Estou numa fase de mudança alimentar. Depois de alguns dias a cozinhar e comer comida vegetariana, decidi continuar já sem a minha filha. Peixe e carne só ao fim-de-semana. Aguentarei? Não sei... bastou-me ler a tua crónica para salivar por um bife de vaca... por uma macarronada... Socorro!!!
    Como para viver e não vivo para comer. Mas há dias desgraçados!
    Beijo, querida cronista.

    ResponderExcluir
  40. Retorno a esta postagem para agradecer suas palavras em meu blog. Fiquei feliz.

    Um grande abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
  41. Deus meu....Que crueldade a descrição e as fotos....
    Isso não se faz. Colocar essa foto do churrasco...(eu quero ser gaúcho),
    bem como a macarronada...Isso deve ser divinal....Qual dieta....Impossível.
    Fiquei com água na boca. Amanhã vou comprar um entrecostosito de porco e
    já dá para amenizar esta ansiedade .
    Adorei.
    Abraço e Beijo.

    ResponderExcluir
  42. Há que cultivar o equilíbrio, não acha, Taís?
    Prosa pertinente e bem humorada, li com um sorriso nos lábios. :)

    Uma boa semana :)

    ResponderExcluir
  43. se estou conectado com a presença de deus, verdadeiramente não importa oque coma...

    ResponderExcluir
  44. Oi Tais,

    Você me fez rir as gargalhadas!
    Adoro comida, mas não como só se tivesse no pé outra saída, mama mia como dói.Dei um basta.sola do pé os nervos doem demais, tomo remédios fortíssimos.
    Minha comida é mineira, só não como carne vermelha, agora não posso comer peixe, só me resta o frango.kkk. Não aguento mais, então completo com algumas frutas( a nanica tenho que cozinhá-las(com casca, depois ponho açúcar,sou uma macaquinha por banana,chupo e engulo a laranja que meu marido descasca.kk
    Tenho um corpinho de moleca( são muitas coisas que não posso comer). Nunca mais fui à praia (alergia, depois de velha).Pode?
    Gosto muito de você
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  45. Taís por onde andamos que há muito não nos falamos!!!!
    Amei este post.
    Singular. Não li nada tão natural e profundo à respeito de alimentação, da vida e do viver.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida!!! Eu ando aqui, você é que sumiu!
      E teu blog? Você parou!?
      Saudades de você, menina! Adorei você aparecer! Não desapareça...
      Beijos!

      Excluir
  46. Vaya, parece que nos hemos puesto de acuerdo estos días, hablando de comida...

    Te entiendo muy bien porque veo que nuestros caminos han ido bastante paralelos. Yo también fui muy delgada y siempre tenía alguien tratando de atiborrarme como a una oca de las del foigras, no entendáian que soy incapaz de comer dos o más platos de una sentada, lo mío es comer 5 vces al día, de todo y en pocas cantidades. Era muy joven cuando me hice fuerte en esa idea y esté donde esté no dejo que me influyan, se enfaden o no.
    Los gurús de la nutrición son un caos. Cuando era niña y por aquí empezaba a venir el turismo de ingleses, franceses y nórdicos, todos muy doctos, nos decían que el aceite de oliva era nefasto, las patatas nos iban a matar con los hidratos, el marisco era un asesino con su ácido úrico y los huevos criminales con su colesterol.
    Hoy, igual que cuentas tú, resulta que estaban equivocados.
    Ahora han visto la luz y resulta que todo eso es buenísimo. ¿Un huevo? No, ¡¡Tres!!
    Una vez más está claro que no hay que escuchar a los conversos y lo mejor es seguir lo que nos dicta nuestro cuerpo, que es muy sabio. Un besazo.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia Taís!
    Estive uns tempos sem passar por aqui (mas sempre ansiosa para vir ler...).
    Mais uma muito acertada crónica, obrigada. Realmente por cá também vão e vêm essas modas e alterações do que faz, ou não faz bem, à saúde. Então relativamente a carnes:"coma frango", "não coma frango!", "coma porco","não coma porco!", "beba leite", não isto..., sim aquilo... Mas tudo isto traz sempre interesses de certos lobbies ...
    Vou comendo e dado a comer (todas as quartas feiras somos 14 ao jantar) o que acho melhor para agradar no geral a filhos e netos, e graças a Deus vamos indo...
    Beijos Taís!

    ResponderExcluir
  48. Adorei seu post, super certo, antigamente todos comiam bem e não eram doentes, viviam as 100 anos fácil, agora misericórdia se formos ouvir o que dizem por aí morremos de inanição. kk

    ResponderExcluir
  49. O prazer da boca não pode ser suprimido, Deus nos livre dessas maluquices de andar a correr atrás das modas.
    Comer de tudo um pouco parece ser o ideal e, no fim da refeição, ficar com com a sensação de que comia mais umas garfadas (não repita)!
    A Tais quando era pequena alimentava-se de ar, não era?, deixava os pais preocupados a insistir...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  50. Vizinha/Escritora, Taís Luso !
    Comer, nos dá um prazer imenso !
    A solução dos problemas mais difíceis, é
    regada à vista de uma boa mesa...
    O auto-controle é que é difícil, mas muito
    necessário.
    Parabéns pelo belo assunto discorrido.
    Um carinhoso abraço.
    Sinal.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís