8 de junho de 2020

O PÓS-PANDEMIA





                   -Taís Luso de Carvalho



Não; não vou pintar o quadro cor-de-rosa ou falar que estou otimista, que tudo vai ficar ótimo e que Deus colocará suas mãos sobre um novo mundo pós-pandemia Covid 19. 

Não sei, Ele já criou as suas criaturas: Adão e Eva - não saíram lá grande coisa. A criação ficou mais complicada com Caim e Abel que também não deram certo, Caim matou Abel. Depois disso foi dada a largada, e cada um por si escolheu seu caminho com seu Livre Arbítrio. E assim segue a humanidade.

La atrás,10.000 anos, surgiram as pandemias causadas pela domesticação de animais e a invenção da agricultura. Foram várias pandemias. Mas foi no século 14, em 1346 que a humanidade conheceu a mais mortal das pandemias, a Peste Negra que matou um terço da população européia. Depois veio a Cólera em 1852, a Gripe Espanhola em 1918, a Gripe Asiática 1956, a AIDS em 1976 e a Covid 19, em 2020 - entre outras menos agressivas no passado.

Bem, com tudo isso, o homem continua o mesmo Bárbaro, basta recordarmos o assassinato de George Floyd há 14 dias nos Estados Unidos, um homem negro de 46 anos que teve o pescoço brutalmente pressionado pelo joelho de um policial, por mais de oito minutos.  Racismo! Essa é a explicação.

Também cito a violência nos jogos de futebol, quando torcidas se agridem e se matam! Não vou trazer outras tantas tragédias que nós, Bárbaros, somos os protagonistas, como as duas Grandes Guerras Mundiais, Holocausto etc. O que mudamos? Não seria a hora?

Recordo de uma festa que deixei de gostar: o Natal! O mês de dezembro é o mês mais lindo do ano, dá vontade de sair na rua abraçando o mundo inteiro. Sim, é um sentimento diferente que temos no mês de dezembro. Todos muito alegres e solidários, uns com os outros. Nada de brigas, rancores e ódios. Um paraíso construído no coração de cada um de nós. Mas em janeiro? O amor continua a fluir? Não, esse sentimento é esquecido, mas no ano seguinte  ele volta, fantasiado de ternura e de amor. É sempre assim.

Então não tem como acreditar em mudanças no dito Novo Normal, até porque o normal que tínhamos não era grande coisa. Mudaremos, talvez, nas coisas práticas, seguras e bem mais simples! Acredito nisso, mas simplesmente porque teremos de aprender a conviver com o Coronavírus por muito tempo! Mesmo com as vacinas seremos seres temerosos. Vulneráveis, como agora. 






46 comentários:

  1. Concordo com você o mundo anda tão maldoso que não dá para acreditar na bondade pós pandemia mesmo porque o povo já está demonstrando que cada um tem que cuidar de si , ninguém liga para a saúde do outro, sai nas ruas durante a pandemia, saí para passear enquanto mil falecem por dia, uma lastima, sem contar que ainda levam as crianças para todo lado, quando vejo crianças indo ao supermercado com os pais então fico mais tensa. Difícil acreditar num mundo melhor.
    Belo texto , tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Onde é que eu assino?
    E vamos lidar com uma crise económica global, acrescento eu.
    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  3. Querida Taís,
    Temos pensamentos muito parecidos sobre muitas coisas da vida. Por isso nos identificamos tanto.
    Hoje possuímos muita informação e pouca cultura; Muita tecnologia e poucos que sabem fazer com que funcione devidamente; Temos tudo e nada ao mesmo tempo... Somos “seres concomitantes”, repetindo só os nossos preconceitos e erros.
    Tudo bem, “errar é humano”, mas, acertar é igualmente humano também. Assim sendo, creio que já passou da hora do acerto (e dos acertos de conta com o viver bem), pois, foi por tamanhos erros humanos, que chegamos nesse momento distópico de Mundo. Não coloquemos isso “nas costas” de Deus... Pois, Deus vive em nossos atos. Façamos assim: “Mea culpa, mea maxima culpa”... Deixemos, “O Grito”; "A Ansiedade" e "O Desespero", para a série de quatro pinturas do norueguês: “Edvard Munch”.
    Um beijo, boa continuidade de semana e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Douglas, bem, não coloco nossas maldades e desatinos nas costas de Deus, mesmo porque aprendemos desde pequeninos que 'Deus é amor'. Então não tem como pensar nisso. O que digo é que Ele criou suas criaturas para darem certo, mas deu-lhes o 'livre arbítrio', e aí deu no que deu, a Humanidade se encarregou de fazer a sua festa... Eu não espero nada. Na individualidade de cada um pode haver transformações, sim, de outra maneira, não creio.
      Beijo, uma boa semana, amigo!

      Excluir
  4. Concordo


    Family-adilson.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Taís, como tu, ando bem desconfiada que as pessoas ficarão melhores após essa pandemia. Tenho a impressão que ainda não será dessa vez... Pensei que as pessoas tivessem aprendido, pelo menos, a simplicidade. Mas, assim que abriram os shoppings, já estão se atirando pra comprar supérfluos e luxos... Isso sem contar nas barbáries que estamos vendo acontecer... Mas, vamos esperar! Tomara estejamos erradas! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  6. Quando for tomado assim,
    pela desesperança
    considerem-me morto
    pois, ainda que ande por aí
    já morri!

    ResponderExcluir
  7. Excelente crónica, minha amiga Taís! Realmente é preciso olhar o passado para repensarmos a pegada que vamos deixar. O chão que, agora, pisamos assusta-nos. Este tempo escreve-se a medo. Não temos beijos nem abraços, e até os sorrisos se esconderam. Também me parece que não voltaremos a ser os mesmos. E discernimos quem sabe e quer exercer o poder com responsabilidade. E, felizmente, sentimos que há quem esteja na linha da frente a acreditar e a lutar pelo futuro.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. O medo através da irresponsabilidade começa a diluir-se. Olhe-se as manifestações que têm existido - por nobre causa - a lembrar a morte de George Floyd.
    Milhares de pessoas juntas, muitas sem máscara. Afastamento social nada de nada. Alguém empunhava um cartaz: POLICIA BOM É POLICIA MORTO.
    E se esse policia for negro como conheço tantos? esse cartaz não era racista?

    Tudo vai voltar ao antigamente. Como diz e bem...esta passagem foi apenas uma passagem de ... Natal.
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Taís. Podemos torcer e até rezar para que a natureza humana mude. Acreditar, já não é possível. Basta olharmos os números estatísticos da pandemia no Brasil. Parece que os governantes só pensam na eleição de 2022, se não acreditarmos em outras mazelas na política que podem vir... Como os medianamente instruídos sabem que o vírus ficará ainda um bom tempo, é preciso prevenir-se... Mas você sabe das coisas, mesmo não sendo pitonisa...
    Cuidando-se sempre independente de vírus!
    Um beijos, minha amiga!

    ResponderExcluir
  10. pois eu ja nei sei o que dizer pois para mim parce que as pessoas levam tudo isto como uma brincadeira pelo menos aqui bjs coragem força tudo de bom

    ResponderExcluir
  11. A sua crónica é excelente, minha Amiga Taís e estou completamente de acordo com você. A humanidade não muda. Só ocasionalmente e por pouco tempo, quando é forçada a isso. De resto tudo quanto enumerou nos deixa a mesma conclusão. A falta de solidariedade, de respeito pelo outro, de tolerância, vai tudo continuar. Porque a maioria nem pensa, nem se preocupa, nem quer saber… Proteja-se minha Amiga.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Tais.
    Eu creio que quando acabar a pandemia quem sobreviver vai viver um pandemônio, pois as pessoas ruins, egoístas, sem respeito ao próximo vão se tornar ainda piores. Ainda muitos vão enfrentar graves dificuldades econômicas. Alguns criaram consciência social, mas eu creio que são poucos. Sua postagem é excelente, concordo plenamente, e ainda sou mais pessimistas em um mundo melhor. Se mesmo durante a pandemia não observo no minimo respeito uns aos outros com coisas simples, e ate com coisas serias como o luto de quem perdeu familiares pelo coronavírus, imagine quando tudo passar. Em vez de vermos pessoas torcendo por mais vidas salvas, campanha de conscientização da gravidade da doença, vemos é pessoas falando da globo e de politica. Vejo pessoas menosprezando o numero de óbitos e sempre perguntam e o numero de curados, se não fosse trágico seria cômico. Nós resta um único foco sobrevivermos. No meu caso é varias lutas, a primeira contra a crise do feocromocitoma e seus sintomas, a segunda não trazer para dentro da minha casa o vírus e os cuidados intensivos para evitar a contaminação. Mas vamos vivendo o dia a dia. Enorme abraço, lembrança ao Pedro.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns amiga, por esta crónica- reflexão sobre mudanças comportamentais pós Covid 19 - simultaneamente brilhante e corajosa.
    Pois eu, que não acredito nem em milagres nem em vacinas feitas sob pressão, e tenho sérias dúvidas de que esta crise nos torne melhores pessoas, já me convenci de que terei de aprender a viver com o vírus e sem afectos. Tentarei não perder a esperança em melhores dias.
    Beijo. Muita saúde.

    ResponderExcluir
  14. Estoy de acuerdo en todo con lo que nos dices en este articulo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Um excelente texto com o qual eu estou de acordo. O mundo volta sempre ao mesmo porque a humanidade é egoísta e perversa. O homem é o maior predador da sua espécie.
    Quando as coisas correm mal sempre faz promessas de melhorar, mas logo que as coisas melhoram esquece todas as promessas. Porque há muito tempo se fixou no ter, e acabou esquecendo o ser.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  16. Taís:
    espero que estés bien tú y tu familia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Analisando a realidade atual, com essa pandemia, tantos conflitos existentes no âmbito internacional, e situações de violência interna, por disputas por controle, nas zonas de alto risco em virtude do tráfico de drogas, podemos dizer que a Paz é uma utopia. Confesso que eu também não gosto mais de festas de fim de ano. Esse ano de 2020, com certeza se for embora com a corona vírus, eu comemorarei. Esse ano, só Deus, para nos livrar de todos os males que estão à espreita! Vamos tendo esperança, pois essa, vem cercada dos anjos celestiais; confiemos! Grande beijo, Tais! Boa noite.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia de muita paz, querida amiga Taís!
    Muitos seres humanos não deram certo... Outros tantos deram sim.
    Uma crônica, como sempre, muito bem escrita, com ideias concatenadas, merecedora de aplausos.
    Eu creio no mundo melhor nem que seja por não termos outra saída...
    Não vou me deter,pois sabe bem do que estou falando, querida.
    Quem aprender, vai valorizar muito mais a vida, seremos muitos ainda que não todos, os que nos tornaremos melhores.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  19. Como sempre, escreves crônicas que gosto muito de ler. O que mostras são situações reais que infelizmente a humanidade vem passando, pois muitos .não conseguem ter em seus corações o amor que Deus desejava quando nos deu o Livre Arbítrio.
    Gosto de ser otimista e ter fé para poder, não só viver buscando a paz como tentar com meus humildes pensamentos levar um pouco de esperannça para os meus amigos. Um grande abraço querida amiga.
    Élys.

    ResponderExcluir
  20. Alguns acreditam que si e outros que não em relação ao ser humano. Humano, qualidades e defeitos, não somos perfeitos, porém observa-se que os lobos são mais alimentados e o pior aparece. Aprendizados, alguns teremos, até porque o preço pago por não mudar o comportamento, será alto. Ótima reflexão traz a sua crônica.Bjs

    ResponderExcluir
  21. Também não acredito em grandes mudanças. A humanidade, no essencial, vai continuar com as suas barbaridades.
    Excelente texto, para ler e refletir.
    Querida amiga Taís, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Taís Luso.
    Com o quadro que todos estamos vendo e vivendo realmente a esperança parece não ter vez.
    Parabéns pelo texto!
    Um bom feriado. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Querida Taís

    Texto reflexivo que nos dá conta das nossas fragilidades e tragédias ao longo dos tempos. É espantosa a nossa renitência em não aprendermos com as lições do passado. Por vezes penso que não seremos tão inteligentes como pensamos. Ou então empregamos a nossa inteligência no lado lunar da vida. Sabe uma coisa, Taís? Quando surgiu este Vírus, atacando o mundo inteiro, cheguei a pensar naquela passagem bíblica de Sodoma e Gomorra. Quase como um castigo pela nossa falta de noção e de amor, de uns para com os outros.

    Mas, parece que vai surgindo aos poucos alguma esperança, dependendo de nós a propagação ou não da doença, em certa medida. Com a má cabeça de alguns vai ser uma demanda difícil.

    Referiu o caso de George Floyd, asfixiado até à morte. Perante isto e tudo o que vem acontecendo pelo mundo fora e mesmo à nossa porta o que pensar? Tomara que sim. Que todas as manifestações de solidariedade dêem fruto e que o mundo deixe de ser um lugar perigoso.

    Mudanças palpáveis? Não sei. Talvez um ou outro acto feliz de algum iluminado. Da forma como as coisas estão, o cepticismo toma-nos por completo.

    Minha amiga, adorei a sua Crónica. Como sempre, traz-nos temas com os quais nos identificamos. E este, o Pós-Covid, é certamente o que vem dominando as nossas emoções nos últimos tempos.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  24. Taís,
    O percurso da humanidade está cheio de avanços e recuos, agressões e conciliações. Não é exemplar, mas é o nosso histórico. No entanto, em toda e qualquer adversidade sempre soube encontrar uma saída, mesmo que penosa.
    Não vale a pena falar em redenção, ela nunca acontecerá. Para todos os efeitos, goste-se ou não, a humanidade obedece sempre a um padrão: quando as coisas, aparentemente, estão bem, ela tende a dar largas ao ego de cada um, estragando tudo; quando a situação é dramática, de enorme crise, as pessoas redescobrem o que de melhor há nelas. E assim, sempre entre altos e baixos, o mundo lá vai girando.

    Tenha um bom dia! :)

    ResponderExcluir
  25. "Livre Arbítrio", Taís?
    os deuses inventaram essa ideia para justificarem
    o "falhanço" na criação homem rss

    adorei a crónica,
    beijo

    ResponderExcluir
  26. Pois é, querida Amiga, mudanças só no aspecto exterior; vamos andar completamente " camuflados " e não precisaremos de trocar de passeio quando, ao longe, virmos uma pessoa que não gostariamos de cumprimentar; basta juntarmos à máscara os óculos de sol e, pronto, ficaremos irreconhecivei e, se a máscara for preta, ainda melhor. Já nos queixavamos da falta de manifestações de afecto, mas, com esta proibição, vamos desaprender como se dá um abraço um beijo ou um simples aperto de mão e isso é muito mau. Eu vi que leste o post da nossa Amiga Olinda, do Xaile de seda, onde ela fala de uma das vantagens do uso da máscara; diz que além de esconder aquele " sorrisinho amarelo", evita a ida ao dentiste se, por acaso nos cair um dente da frente, porque não se vê e, esta, Tais, agradou-me muito; os implantes são carissimos e o dinheiro poupado dá para comprar máscaras das melhores até que chegue a vacina. Eu costumo dizar que os oculos escuros nem sempre são usados para proteger do sol, são muitas vezes para esconder o que vai na alma das pessoas e, agora, juntamente com a máscara a combinação será perfeita; ninguém poderá dizer: " o que terá acontecido?...aquela hoje está tão triste...". E são estas, querida Taís, as mudanças que se notarão no ser humano, creio eu. Nada mais mudará e o que me assusta é que as visitas aos amigos e parentes que já eram poucas, diminuirão ainda mais e isso faz-nos falta, pelo menos a mim. Imagina, ontem a minha nora fez 40 anos e não houve reunião de familia, como de costume; a festinha foi só com os quatro. Muito triste!.
    Vamos tentar, Amiga, continuar a sermos pessoas calorosas com os que nos são queridos, não perdendo o hábito de os abraçar e de visitar os AMIGOS, principalmente quando estão doentes e precisam tanto do nosso carinho; tenho duas pessoas assim, ansiosas que tudo termine para terem alguém com quem conversarem. Como sempre, querida Taís, uma cronica excelente e só não assino em baixo porque um artigo não pode ter duas assinaturas. A tua " chega e sobra " , como se costuma dizer. Beijinhos aos dois e continuem a cuidar-se, pois este virus não é " para brincadeiras " . Nós continuamos com cautela. SAÚDE!
    Emilia

    ResponderExcluir
  27. Olá querida Tais!
    Não me identifico com este mundo onde a incoerência coabita desde o nosso acordar ao nosso adormecer.
    Tantas dúvidas, sem explicares competentes.
    Adoraria um dia acordar deste pesadelo.
    Em que alguém diria.
    Vamos recomeçar, de novo.
    E caminhar rumo à felicidade.
    Gargalhar é o melhor neste paraíso terrestre.
    E para o sentir é deixá - lo entrar pelas nossas portas!
    Um sorriso iluminado!🌼
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  28. Oi Tais, também não sou crédula nesse papo de mundo melhor, não.
    Ouvimos tanto que pensaríamos melhor em prioridades, no que realmente tem valor, solidariedade, stc...E o que vemos ao flexionar (com o vírus ainda matando muito) são pessoas desesperadas e cegas para consumir, sem se importar com o perigo a si ou ao próximo. Outros pensando em como lucrar, corromper, iludir, ludibriar...
    Mudança mesmo, só se for no micro, no cantinho de nosso lar, de nosso mundinho...As feras continuarão soltas.
    As mudanças de alguns hábitos pontuais de higiene e comportamento acho que serão nosso único legado, como vc disse.
    Parabéns pelo texto, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, isso tudo que estás contando vi há pouco pela CNN Brasil, igualzinho, em São Paulo com a abertura dos shoppings e lojas de rua. Fiquei mais impressionada do que já estava. Imagine em outros Estados. Tudo vai continuar igual, o ser humano não muda seus hábitos e sua maneira de pensar em pouco tempo. Precisa muitas gerações. Com uma pandemia horrorosa, alastrando-se a galope, já com 40.000 mortos no Brasil, pensa se isso não é um absurdo!
      Beijinho, querida, cuide-se.

      Excluir
  29. Falas nas mais sérias pandemias, a Peste Negra, a Gripe Espanhola, e a AIDS, esta surgida no século 20 e, agora nestes tempos atuais essa outra, uma peste altamente mortal, qual seja o Novo Conoravírus. Toda a história colocas nesta belíssima crônica no seu respectivo tempo e com as causas geradoras de tanta desgraça (a Covid-19 ainda está sob estudo pelos cientistas da área. Vamos torcer para que tudo isso, relativamente ao vírus que nos colocou em quarentena termine com a descoberta de uma vacina, cujos estudos já estão bem avançados.

    Um beijinho daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia querida Taís,

    Não tenho sido otimista nesses últimos dias, depois do violência e morte do George, dá pra imaginar que o ser humano não vai mudar mesmo, continuará com seu instinto bruto.Esse mundo violento não me é nada simpático. Vamos confiando que Deus nos livrará dessa terrível molesta dizimadora.

    Ótima crônica, como sempre, escreves com precisão.

    Bom fim semana para o casal com as graças de Deus.
    Bjs amiga!

    ResponderExcluir
  31. Concordo con suas palavras. As pessoas nao aprendem! Depois de a pandemia pelo COVID muitos vao a voltar a ser os mesmos, mais e importante nao esquecer o aprendido nestos meses de isolamento. Valorar mesmo. Pretendo ir de ferias por Santa Catarina, ainda nao sei sim vou poder , sempre estou em janeiro en meu Brasil. Procuro nem pensar o que vai acontecer em Janeiro 2021, por en quanto nao posso ir a visitar a minha familia en Rio de Janeiro a causa do Covid, e uma coisa triste ver quantas mortes tem Brasil. Te mando um beijo, desde Argentina. Isolados sem saber ate quando. Vamos lutar e humanidade vai sair de esso. Beijos querida, lindas e certas palavras.

    ResponderExcluir
  32. OI TAÍS!
    VERDADE AMIGA, SOMOS HIPÓCRITAS. VIVEMOS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, CADA UM PENSANDO SÓ EM SI, RACISTAS, HOMOFÓBICOS E OUTRAS COISA MAIS. PRECISARÍAMOS MELHORAR E MUITO, PARA AÍ QUEM SABE...
    COMO SEMPRE TEUS NETOS ME FAZEM REFLETIR.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsss, acho que você quis dizer "textos", não tenho netos!
      beijinho, Zilani!

      Excluir
  33. Mais um excelente texto, Taís
    Fui infectada pelo vírus aprendí a dar mais valor a vida.
    Só tenho a agradecer que estou curada.
    Concordo quando você diz que teremos de aprender a conviver com o Coronavírus por muito tempo.
    Vamos viver um dia de cada vez e ter paciência.
    Tenha uma abençoada nova semana.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que estejas bem, curou, querida Verena!!!!
      Muita saúde pra você, já és uma vitoriosa!
      Beijo, uma boa semana!

      Excluir
  34. Olá querida Taís,
    O seu texto é a verdade crua e nua! Concordo! E sabe por que não mudará nada depois da pandemia? Porque o homem esquece e vai viver no bem bom sem se dar conta que o perigo está ao lado, à frente e nas costas!
    Aqui na minha cidade do interior de SP, assim que o comércio pode reabrir com horários e cuidados recomendados o povo foi às compras e fizeram até filas para comprar....Impressionante o descuido de muita gente!! Sei lá, até quando vai essa quarentena que já dura uns noventa dias... a nonotena!
    Só penso nas vacinas como tábua de salvação!
    Parabéns pelo belo texto! Irretocável como sempre!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  35. Tais,
    Seus textos me fazem muito bem.
    Enquanto vou lendo vou parando
    para refletir. Verdades bem expostas.
    Eu penso que mundo não mudará para melhor.
    Infelizmente pois as lições deveriam
    ser aprendidas e praticadas.
    Sou grata de verdade por
    ler hoje aqui.
    Se cuida.
    Bjins
    de boa nova semana
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  36. As notícias sobre o coronavírus com tantos mortos no Brasil são muito preocupando .Infelizmente teremos de aprender a conviver com essa doença por muito tempo.
    Muita saúde pra todos

    ResponderExcluir
  37. Querida amiga Taís, voltei ao seu porto para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar uma boa semana. Com saúde.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  38. Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    Tambem, não creio em mudanças comportamentais,
    após o "cessar fogo" desta pandemia.
    O ser humano é dotado de múltiplos sentimentos.
    Tem um para cada situação...
    Dentro de pouco tempo, esta desgraça sobreviverá,
    apenas nos registros da história e nas conversas.
    Tomara que me mengane...
    Uma ótima semana, parabéns pela matéria e um
    caloroso abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  39. O mundo está refém deste vírus... e contudo tem outro, já inventado antes, que surgiu do nada, no continente africano... o ébola... com uma taxa de mortalidade de 90%... deve ter parecido tão, mas tão terrível, espalhá-lo... que já há medicamento para o controlar e tudo... mas os surtos por lá, continuam existindo também... de quando em vez... proporcionando um susto danado!...
    Este corona... será mais um, que se juntará a outros que de que já somos portadores... e provavelmente, exigirá uma vacina anual...
    Antigamente dizia-se que o inferno eram os outros... hoje em dia, creio plenamente... que o inferno somos nós!...
    O teor das nossas escolhas, o nosso frenético viver... veio finalmente mostrar-nos em tempo real, que bastam umas horas ou dias, para algo assim se espalhar pelo mundo... quando a peste... ainda levou uns séculozitos a disseminar-se...
    Uma coisa é certa... ainda não nos recompusemos do Covid... mas as próximas viroses... já estão em formação, graças à acção humana... tem para todos os gostos... vindas de todas as partes do mundo... do degelo, com as alterações climáticas... bactérias hospitalares, resistentes a medicamentos... da desflorestação, que mexe com o habitat de muitos animais... com o comércio de animais, para os mais variados fins...
    O pós pandemia... acrescentará ainda uma crise económica global... uma regressão de valores e conquistas em muitas áreas... e o caminho... para a humanidade continuar falhando, consigo mesma, quando as risonhas perspectivas se deterioram profundamente, num curtíssimo espaço de tempo... em muitas áreas!... E ainda se diz que o Sapiens, é um bichinho inteligente!...
    Só um bicho acéfalo, vai procurar vida em Marte, quando está a destruir a sua própria vida, sob tantas formas, no próprio planeta onde vive!...
    Uma crónica super assertiva, como sempre por aqui, Tais, que adorei ler!...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsssssss, sempre pensei nisso, Ana, o que querem em Marte se não dão conta da Terra, da fome, das doenças, das catástrofes, do ser que habita esse planeta que sofre feito louco!! Pelo amor de Deus...
      Beijinho, querida amiga, obrigada!!

      Excluir
  40. Que Deus nos livre desta praga da Covid e da praga do racismo!!!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís