17 de janeiro de 2021

VIDAS EM TEMPO DE QUARENTENA




         - Taís Luso de Carvalho


O que é a vida? Era a pergunta do Jornalista Antônio Abujamra aos seus entrevistados quando encerrava suas entrevistas no seu programa - 'Provocações' - na TV Cultura. Os entrevistados, mostravam dificuldade em responder. Pois é, a vida…

Arrisco dizer que a vida é um longo caminho, e que nos desafia a ultrapassar o maior número de obstáculos com muita coragem, solidariedade e responsabilidade.

Um ano de pandemia! O mundo está cansado, mas é preciso seguir em frente, olhar os protocolos para que diminuam os contágios. Há muito gente morrendo, mas continuamos a ouvir coisas desoladoras. Malucas e inacreditáveis. Não é hora para disputas ideológicas! Quanto valem nossas vidas? Quantos exemplos errados!! Quanta irresponsabilidade.

Volta e meia sinto-me vulnerável, uma mistura de sentimentos. Uma nostalgia, um vazio, muita insegurança.  Inúmeras aglomerações continuam a acontecer, o que dificulta bastante o desaparecimento do covid19. Incorporei nesse tempo de pandemia a ideia de desacelerar, pois crescemos escutando uma frase que ficou incutida nesse processo: 

'Deus ajuda a quem cedo madruga (mexa-se!)' 

Milhares de pessoas e empresas optaram por trabalhar pelo sistema Home Office. Outras pessoas ignoram e navegam na onda da vida como se nada houvesse. Tem de tudo um pouco. Mas, continuemos o andar, o essencial é lutar. As vacinas resolverão em parte, sim, mas não serão milagrosas. Precisam de algum tempo. 

Não deram certo as festas de fim de ano, como os infectologistas preconizaram. E agora? Olhem o tamanho da irresponsabilidade!

Como se a pandemia não bastasse, ainda recebemos notícias escabrosas, muitas delas chegam lá da Terra do Tiozão americano do cabelo amarelo  e que muitas atitudes também vemos aqui, no nosso Tiozinho brasileiro. Pois é...

É engraçado ouvir como as pessoas se queixam desse tédio atual. Mas, ao contrário disso, também se queixam quando a rotina é apertada: “Não aguento de tanto trabalho”. Podem ter lá suas razões, mas agora fica fora de esquadro; há grande número de médicos e profissionais da saúde se arriscando para salvarem vidas e que também morrem. É doloroso ver isso.

Há muito tempo que estamos tomando consciência do real,  por que manter o fio de nossa saúde tão esticado? Por que tanta aglomeração? Não há hospital que aguente.

Milhões de pessoas não sabem o que fazer com seu tempo disponível, furam a quarentena e vão se divertir, mesmo num tempo brutal de alto contágio. O que acharão as pessoas que perderam seus pais, seus irmãos ou seus filhos? 

 Muito preocupante, pois esse vírus está fora do controle! A 'imunização de rebanho' só virá com as vacinas. São pessoas clamando por socorro todos os dias!

Foram as vacinas que tiraram o mundo das trevas. E tem gente que não lembra disso!




____________________//__________________





49 comentários:

  1. Consigo relacionar me! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Taís!
    À parte do "nadismo" eu recomendo o "aceitaismo", que é aceitar, aceitar a nova realidade, aceitar sem resistência e adaptar
    Até que isto passe. Confiar em Deus, que está no comando.
    As pessoas têm de se reinventar, aqui também não está facil, mas fico triste por ver muita arrogância e pessoas falando mal umas das outras.
    Eu tenho estado no meu cantinho, faço a minha parte, cumpro as regras e tento me entreter com o que posso. Também já estou há duas semanas sem ir trabalhar e vou ficar mais uma! Espero que seja o suficiente.

    Beijinhos e muita saúde

    ResponderExcluir
  3. Que belo tema e crônica,Taís! A vida é mesmo engraçada... Estamos nessa de confinamento ,aqui em casa desde 16 março...No entanto, outros se aglomeram, atiçados pelo negacionismo... Pra eles, só morrendo ou faltando ar pra alguém da família, só então, creio se darão conta do momento que vivemos.

    Mas, fazer o que? Cada um dá o que tem!

    Educação, respeito, solidariedade? Andam escassos na vida atual. Muito triste!

    Hoje, tivemos a primeira vacinada aqui no Brasil. Adorei ver pois era merecido.

    E se não fosse SP, nem teria o tiozinho brasileiro que não tem cabelo amarelo,mas tem a mesma hipocrisia, se mexido ainda. Segundo ele e sua corja:Pra quê? Gripezinha? E por aí vai! Vamos ver quando seremos libertos ,pra nos sentirmos à vontade de novamente viver? Estou farta de vegetar!AFFF...

    Hoje mesmo, um ENEM acontecendo em situação de pandemia e número crescente de mortos... Haviam feito a enquete, data escolhida maio ou junho, mas o PODER resolveu e está aplicando... Vamos ver no que vai dar!

    Enfim, esse tema é melhor nem começar a falar, senão ficamos como velhas rabugentas,rs...

    beijos, tudo de bom e que chegue nossa vez na vacinação! chica

    ResponderExcluir
  4. Muito bem. Gostei de ler essa sua crónica. Quanto à vida, não acho que seja um caminho longo. Pelo contrário, penso que é um caminho bastante curto. Também penso que só muito raramente. Alguém poderá ter vontade de antecipar a morte. No entanto e presentemente, muitas pessoas devido à pandemia, correm o risco de a antecipar. Não por falta de recomendações das entidades responsáveis, mas porque são teimosas e pensarão que consegue vencer o invensível. Resultado, causam a caus nos hospitais. Porque não querem morrer. Tudo isso podia ser evitado se aqueles que pensam ser heróis sem o serem. Tivessem respito por sí próprios e pelos outros.

    Tenha uma boa noite amiga Tais Luso, um beijo e continuação de bom ano de 2021.

    ResponderExcluir
  5. O que é a vida, já dizia Gonzaguinha que era não ter vergonha de ser feliz, que é uma doce ilusão e o povo diante uma terrível pandemia, não sabe como se comportar, para ter a real alegria e colhe seus frutos amargos. Há o cansaço de um isolamento de alguns, diante a irresponsabilidade de outros e até do governo. Há um interesse econômico, que despreza a vida e assim leva milhões de pessoas ao suicídio e por tabela aqueles que se isolam tornam-se vulneráveis. Eu nem vou falar da contra mão de nosso poder palaciano, pois parece que adora estar na mídia com comportamento de gente anormal, desmiolada. Recentemente tivemos um inconsequente processo eleitoral, que aguçou a contaminação e nossa travessia tornou-se mais demorada e arriscada. A vida é essa travessia noite a dentro enfrentando as criaturas de todas as espécies até conseguir vislumbrar os primeiros raios solares naquela manhã tão sonhada por todos.
    Enfim vida é o sopro, o próximo instante desconhecido.
    Depois de ler seu medo, aplaudo esta vida em bela crônica critica e consciente.
    Uma semana leve é o que desejo e que o processo de vacinação saia do politico, para o consciente coletivo.
    Beijo amiga e tudo de bom para vocês.

    ResponderExcluir
  6. ... e neste descontrole muita coisa ruim acontece!!! 🙏

    ResponderExcluir
  7. Olá! vim fazer uma visitinha... adorei o seu blog. Venha conhecer o meu também: https://mundomagicodalisa.blogspot.com/
    Já estou seguindo você! um grande abraço e uma excelente noite. Lisa.

    ResponderExcluir
  8. A irresponsabilidade colectiva é cada vez mais irritante.
    É preciso saber esperar, porra!.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  9. A sua crónica bate no ponto certo, minha Amiga Taís. A pandemia veio pôr ao de cima tudo o que as pessoas têm de melhor e de pior. Há muita irresponsabilidade à solta. Somos demasiado frágeis e só podemos sobreviver a esta desgraça com a colaboração de todos. Por cá as coisas estão péssimas. De repente descontrolou-se tudo e ainda há pessoas que não cumprem o que está estabelecido.
    Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Así es la vida. En ella hay una gran cantidad de obstáculos que hay que superar.

    En todos los tiempos ha habido dificultades, que se fueron venciendo por constancia y por la buena labor de investigadores. Enfermedades que antes eran muy peligrosas, ahora estos tiempos las tenemos ya superadas.

    No hemos acostumbrado a uno vida fácil y ahora hay muchas personas que no están acostumbradas a sacrificarse y cumplir los protocolos , junto a las precauciones que aconsejan tomar.

    Esperemos que se imponga la prudencia ...tiempo tendremos de disfrutar otra vez la salida una vez que tengamos superados los riesgos de contraer la enfermedad. Ya se empiezan a poner las primeras vacunas a los grupos de riesgo...lo sientíficos no cesan en su investigación.

    Besos

    ResponderExcluir
  11. Taís,
    Eu gosto desse ar de ESPERANÇA
    e gosto de pensar que
    há um sopro positivo.
    Não há como negar o quanto
    este tempo
    de MEDO fez mal a humanidade.
    Entretanto
    o que em assusta é que o
    Ser "Hu"mano parece
    não querer APRENDER.
    Vejo na pratica
    pessoas que perderam pessoas
    para o covid seguindo
    a vida irrespesponsavelmente
    indo a festas ou a reuniões
    coletivas. A ideia que tenho
    é que só morreu mais uns...
    bem como já citado em outras palavras
    por um governante.
    Adorei ler hoje aqui.
    Se cuida
    Bjins de ESPERANÇA E ALEGRIA
    CatiahoAlc.
    https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/2021/01/alegria-e-poesia-gente-trocando-gente.html
    https://ob-servandoeab-sorvendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:01

    Olá Taís, realmente a vida é um ponto de interrogação; dífícil responder.
    A única resposta que encontro é Deus e é Ele que vai providenciar a cura dessa doença;
    eu confio n'Ele.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. Querida Táis, a vida, o nosso bem mais precioso !
    Também tenho dias em que tudo questiono, dias em que parece que a ansiedade toma conta da minha VIDA.
    Depois lá vou buscar forças escondidas, esquecidas até, e me reergo e acredito que o ser humano não pode ser vencido por algo que está ao nosso alcance combate-lo.
    Assim todos façamos por isso !

    Beijinho solidário e muita saúde e paz!

    ResponderExcluir
  14. pois é amiga a vida nao esta nada mas nada facil pois aqui tambem esta mau eu é so trabalho e casa nada mais mas vamos ter fé que tudo vai passar rapido bjs te desejo tudo de bom com muita saude

    ResponderExcluir
  15. Oi Tais, nada acrescentar ao seu texto, perfeito!
    Por aqui tenho dias de raiva, muita raiva desses negacionistas que provocam mortes, mas não deixo de ser grata por poder estar no meu cantinho saindo o mínimo necessário e meus afetos todos sobrevivem.
    Esse pergunta do Abu devemos sempre nos fazer e refletir a resposta do momento.
    Abração e que a luz no final do túnel se descortine cada vez mais apesar de uns não quererem.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Taís,
    Um excelente crónica, como sempre.
    Há uma enorme irresponsabilidade nalguns locais de políticos e do povo em geral.
    Aí como aqui, onde as pessoas só vivem de festas e jantaradas e depois dá no que dá!
    Uma enorme falta de respeito pelo próximo.
    Aqui, em novo confinamento!
    Um beijinho e uma boa semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  17. Mucha razón en tus palabras.
    La vida es , a veces, difícil y complicada. Hay que saber hacer frente a los problemas.
    Esperemos que pronto podamos alcanzar esa añorada tranquilidad.
    Un beso. Mucha suerte siempre.

    ResponderExcluir
  18. Formidável a sua crônica, querida Taís.
    E graças a Deus, agora, poderemos contar com a vacina.
    Chega de irresponsabilidade e negativismo.
    Te desejo um abençoado Novo Ano com muita saúde e paz.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  19. Decirte que estoy de acuerdo con tu articulo y deberíamos descartado el celebrar las fiestas navideñas como lo veníamos haciendo hasta ahora, de esa manera quizás la subida hubiera sido menor.
    Decir que donde resido se realizo un cribado a todas personas que quisiéramos ir de un numero aproximado de unos 6000 personas fuimos 1726 y salieron 27 positivos, digo salieron por que yo fui de los negativos pero por eso no levanto la guardia.
    Creo que hasta el día de hoy no sabíamos, yo lo desconozco, de ninguna victima en la localidad por Covid. Por lo escuchado las dos personas muertas hoy tan solo se llevaron media hora en morir una de ellas una mujer de 58 años.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  20. Tais, a vida é o espaço de tempo que nos é destinado a permanecer nesse mundo, repleto de desafios e de interrogações. Creio que o pior dele estamos enfrentando e sem o necessário amparo, pois a irresponsabilidade de muitos produz os resultados que acompanhamos, assustados, todos os dias. Tudo afeta nossa saúde emocional, mas saúde não é prioridade de governantes e, atualmente, é questão política, infelizmente. Semana passada abordei o mesmo tempo, com enfoque diferenciado. Bela crônica, amiga! Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Gosto de ler com calma para entender cada nuance. Extraordinária publicação.

    ResponderExcluir
  22. Os seus textos têm sempre um grande fator de carinho💕
    Abraço

    ResponderExcluir
  23. OLÁ TAÍS
    fui atrás ver Pablo Neruda que adoro!
    e...digo tbm

    Eu tenho medo dos que me querem fazer mal,
    não tenho medo do mundo inteiro,
    medo de não poder viver mais uns anos com saúde para poder viajar
    medo que a morte me leve...

    Agora sobre o último texto
    O que é a vida?
    Arrisco dizer que a vida é um longo caminho, para alguns
    não para a minha querida sobrinha que morreu aos 26 anos
    eu nunca pensei chegar aos 50 anos, parecia-me muito tempo
    mas graças a Deus já cheguei aos 65

    VERDADE
    Um ano de pandemia! O mundo está cansado!
    mais ainda, os profissionais de saúde estão super cansados

    sinto-me revoltada por ver ainda tantas pessoas irresponsáveis
    muita nostalgia, um vazio, muita insegurança

    Infelizmente isso é verdade:
    Outras pessoas ignoram e navegam na onda da vida como se nada houvesse.
    Olhem o tamanho da irresponsabilidade!
    Por que tanta aglomeração?

    VERDADE:
    Muito preocupante, pois esse vírus está fora do controle!

    Está difícil de ver e ouvir notícias todos os dias
    Amiga
    se quiser venha dar uma vista de olhos em alguns blogues meus
    http://orientevsocidente.blogspot.com/
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Um abraço, fique bem
    Tulipa/Kalinka

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Taís!
    Que passe depressa!
    Precisamos de muita luz e saúde no nosso caminhar!
    Um grande beijinho!
    Megy Maia🌸🐰🌸

    ResponderExcluir
  25. E chega a vacina e os noticiários a apontar incessantemente o que falta... Parece que há um desejo de manter a insegurança reinante por esta realidade que nos confronta. Estamos todos cansados, desejando respirar em paz e acreditar em dias melhores, sem que o outro ao nosso lado seja distanciado. Há todo tipo de irrespondabilidades com o coletivo, tudo seria mais amenizado se os absurdos fossem evitados em todas as esferas. Texto bem reflexivo.

    ResponderExcluir
  26. São Sebastião, livrai_me desta peste que se abateu sobre a humanidade. Livrai_me e livrai minha filha, minha família e toda a terra. Amém!

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito desta sua crônica que é um verdadeiro convite para refletirmos sobre o que é a vida e com calma buscarmos viver o nosso dia a dia tentando tomar os cuidados necessários, buscando viver da forma mais tranquila que for possível acreditando que tudo um dia passará e certamente no futuro encontraremos um viver de mais paz, saúde e alegrias.
    Um grande abraço. Deus abençoe a todos nós,
    Élys

    ResponderExcluir
  28. Bastaria dizer que endosso as suas palavras? De que há em razão tudo que você disse e até no que não disse, e está entrelinhas. Como sempre bem escrito, soando como um leve puxão de orelha nos que teimam em sair de casa quando não precisam fazê-lo. Para os mais jovens, sobretudo, viver é uma contínua aventura... às vezes, tem um preço... Sigo em casa...
    Um beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito desta sua crônica. È um convite para uma boa reflexão sobre a vida, neste momento que precisamos muito pensarmos com calma e mantermos os cuidados que são necessários. Que Deu abençoe a todos nós.
    Élys.

    ResponderExcluir
  30. Querida Taís

    Uma Crónica necessária, um alerta, uma chamada de atenção.
    Há quem não se consciencializou ainda do momento que estamos a viver,
    das desgraças que acontecem a cada hora, das vidas perdidas, das
    dificuldades de muita gente. E com tendência a piorar. Continua a
    haver aglomerações não se preocupando com as regras de higienização
    e uso de máscara. Por cá, a situação está má. E a hora é de
    mobilização se não quisermos que o descontrolo tome proporções
    catastróficas.

    Minha amiga, pelas notícias vemos como o Brasil também está a
    atravessar momentos muito difíceis.
    Que Deus venha em vossa/nossa ajuda.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  31. Infelizmente existe muita irresponsabilidade em muita gente. Continuam a ver-se ajuntamentos, pessoas a caminhar junto a outras sem máscara, enfim...

    Gostei muito de ler esta sua crónica de alerta
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  32. Adorei sua crónica, Tais, que como sempre, faz uma leitura precisa da realidade.
    Por aqui, a pandemia descontrolou-se por completo... de país exemplar, passámos ao país com maior número de contágios por milhão de habitantes... muito por causa das novas estirpes do vírus. Creio haver uma nova, aí no Brasil... e há outra que dizem ter surgido no Reino Unido... mas havendo evidências, de que já circularia bem antes nos Estados Unidos. Em qualquer caso, as novas, serão bem mais contagiosas... mas não mais mortais... e as vacinas actuais continuam funcionando para elas. Mas as novas estirpes, estão a contagiar as faixas etárias mais jovens e propícias à irresponsabilidade. Concluindo: De agora em diante, é que irá haver a noção de que o vírus vai tocar mesmo a todos, e não somente aos velhinhos e mais frágeis.
    Como tenho afirmado, as vacinas deixam-nos ver a luz ao fundo do túnel... mas o túnel... é o que teremos de atravessar agora, com a sua parte mais negra! Os contágios estão e vão disparar por todo o lado, fruto das novas estirpes... aqui duma semana para a outra de 17 casos, passaram para 20.000 e agora... já nem se conta mais, de qual será a estirpe. Uma coisa é certa... agora, é que o vírus, vai atingir em força, os que não têm levado isto a sério... os mais novos e os que estão na faixa até aos 50 anos, que relativizam muito tudo isto. Os hospitais estão cheios, e as escolas vão fechar de novo, por tempo indeterminado, por aqui... Vou prosseguir nos cuidados de sempre... só vou fazer como o novo presidente dos EUA, o Bidem, usar duas mascaras, em ambientes mais concorridos, quando tiver de sair... Acho que daqui a semanas, finalmente o pessoal daí do Brasil, também se tocará... e começará a ver-se o areal das praias, com bem menos gente... agora é que isto vai bater mais forte que nunca: Nigéria, Africa do Sul, Brasil, Reino Unido... são estas as estirpes que já estão a circular... e como o mundo não pára... são as que vão bater forte... junto com as irresponsabilidades das Festas de Dezembro!... Preparemo-nos... pois afinal já temos todos, um ano de treino de tudo isto... Cuidem-se bem, por aí!... Como muitos médicos daqui dizem... isto vai piorar e muito, antes de melhorar... com a imunidade de grupo mais rapidamente alcançada, quando os contágios estão descontrolados... e com as vacinas, claro... mas estas... chegarão a todos muito gradualmente...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  33. Há muitas definições de vida, mas nos tempos que correm é essencial mantê-la saudável.
    Apesar disso, a irresponsabilidades de muito e muitos cidadãos de todo o mundo continua impassível. E o número de mortos aumenta vertiginosamente.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Continuação de boa semana, querida amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  34. Excelente crónica, minha querida amiga.
    Realmente, foi um ano de vida não vivida. Não percamos a esperança em melhores dias, nem na mudança para melhor de alguns comportamentos.
    Levo comigo uma pétala para plantar p'rá semana.
    Beijo, protege-te bem a ti e aos teus.

    ResponderExcluir
  35. Oi Taís
    Um assunto recorrente e necessário nesses nossos dias. E, também problemático.
    O mundo todo a sofrer com essa peste que se alastra, se multiplica e atinge milhares.
    Penso que do medo inicial surgiu o cansaço o desprezo muito influenciado pelos noticiários ,pela irresponsabilidade dos governantes(no Brasil, principalmente) e agora só temos que nos guardar, nos proteger , sair só quando muito necessário, usar máscara(minha filha pede que eu use duas(sempre) rs e esperar o que ainda pode vir. Vimos o ocorrido em Manaus. O caos total !
    Difícil Tais, obrigada pela crônica que só reforça o que pensamos e desejamos.
    Saúde, amiga e vamos crendo e tendo esperança de dias melhores.

    ResponderExcluir
  36. Oi Taís
    O que me deixa estarrecida é ver a irresponsabilidade de um número sem noção de pessoas que não respeitam seus familiares e também o próximo. Vivemos reclamando da falta de tempo e justo agora que estamos atravessando esse caos pandêmico as pessoas saem, se aglomeram para preencher o tempo ocioso. Há mil maneiras de sair da ociosidade sem promover esse aumento alarmante de mortos. Inúmeras vidas ceifadas pela irresponsabilidade. Como me doi ver tudo isso
    Uma crônica cheia de verdades minha amiga eu apreciei imenso
    Beijinhos floridos de poesia

    ResponderExcluir
  37. Finalmente consigo cá entrar, Tais!

    O que li escrito pela Tais que está no Brasil, poderia ser escrito por mim, que estou em Portugal. O cenário é igual. As indicações especializadas que não são ouvidas e que resultam em catástrofe. As irresponsabilidades e, para além dos que sofrem com a doença, o sofrimento de todos nós por vermos o pessoal de saúde completamente esgotado, continuando a trabalhar para salvar vidas, colocando a sua em risco. Até quando?!

    A vacina, vem ajudar, mas ainda teremos que dar tempo para que se possa considerar uma protecção colectiva.

    Gostei imenso de ler!

    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  38. Concordo plenamente com a Alexandra, aqui em Portugal a irresponsabilidade também é uma constante, apesar dos números de pessoas infectadas e de mortos não pararem de subir.
    Excelente crónica
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Uma crónica reveladora de uma atualidade desconcertante. E de políticas erráticas, irresponsáveis.
    Lutemos pela vida cumprindo as regras.

    Um beijo.


    ResponderExcluir
  40. Hello I just discovered your blog, I followed. I also wait for the blog :)

    ResponderExcluir
  41. Olá!

    E vírus está fora fora de controle

    e nós, cada vez, nos controlamos menos...

    Saudações minhas!

    ResponderExcluir
  42. A falte de disciplina é a causa maior dessa pandemia que faz tantas vítimas inocentes Já um ano respeito as proibições, e apesar disso o número de mortos aumenta vertiginosamente pela culpa dos inconscientes.
    Não lhes perdoa Senhor
    Porque eles sabem o que fazem

    ResponderExcluir
  43. Um excelente texto e esperemos que a vacina resolva este grave problema.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  44. Querida, Taís!
    Um ano de pandemia, um ano de incertezas.
    Eu me entristeço muito com as notícias que chegam, com o descaso e irresponsabilidade de tantos.
    E a vida, que é a oportunidade que temos de aprendizado e evolução, se resume para alguns em "viver intensamente", ainda que isso signifique colocar em risco a sua saúde e dos que lhe cercam.
    Eu chamo isso de egoísmo.
    Ótima crônica como sempre.

    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir
  45. Taís:
    tenemos que seguir siendo prudentes. No hay otro camino. Prudencia y valentía para seguir viviendo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  46. Querida Taís, a sua crónica está tão verdadeira e completa que não há nada a acrescentar, só posso reforçar o que tão bem expôs...
    Há pouco, a minha filha queixava-se que não vê na rua ninguém com máscara. (de uso obrigatório) As pessoas só a utilizam nos locais onde são exigidas. Tiram-na do bolso, já potencialmente infetada e quando saem voltam a guardá-la no mesmo bolso...
    Numa altura em que nós já usamos máscara e viseira, e só saímos em casos de força maior.
    Já vi os VIPs (incluindo o príncipe William) coçando o nariz com a mão sobre a máscara e naquela festa gaga do Biden não se respeitavam distâncias e todos se abraçavam -- uma vergonha!
    É triste verificar que mal se vejam livres do virus e das suas mutações, vai voltar tudo a ser como dantes...
    Desejo o melhor para vós. Beijinhos
    ~~~

    ResponderExcluir
  47. Peço por todas as pessoas que se livrem desse mal ( Corona Vírus ), que Deus ponha a mão sobre cada um e tire essa doença maligna, e que nos afaste cada vez mais desse vírus, peço saúde para a humanidade que juntos com a força da oração nos livraremos juntos desse mal, que nenhuma peste chegará as portas da sua casa. Amém



    ResponderExcluir
  48. Olá, querida amiga Taís!
    Em primeiro lugar, venho agradecer seu carinho pelo momento duro que estou vivendo
    A Pandemia nos deixa ainda mais sensíveis.
    Sobretudo quando se trata de um grande amor.
    O que não se fala como os modernos: a fila anda...
    Suas crônicas são sempre excelentes e atuais, prova palpável da sua cultura concreta, não só acadêmica.
    Pensando em Esperançar, criei um novo blog e espero você por lá:
    https://flordocampo3.blogspot.com/
    Esteja bem, amiga.
    🙌💐👼🕊️🙏😘

    ResponderExcluir
  49. Que a gente não perca a capacidade de se encantar com o que é simples!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís