20 de setembro de 2021

MAGNÍFICA IDADE ? - crônica

 

Beatriz Milhazes - Sinfonia Nordestina / 2008     aqui: Das Artes    



                       - Taís Luso de Carvalho


Magnífica Idade! Foi o que escutei de uma profissional da saúde, num programa de televisão, ao apresentar algumas de suas novidades em tratamentos dermatológicos para pessoas idosas. Lógico que levei um susto. Não pegou bem, pois ela estava falando de pessoas de uma faixa etária específica. Sim, para as idosas da Magnífica Idade!! Que coisa falsa.

Constatei seu encantamento com uma frase exagerada referindo-se às mulheres da Terceira Idade. Magnífica Idade ganhou o prêmio de Mau Gosto. 

Há anos escutamos Terceira Idade, depois veio a Melhor Idade, e agora escuto a Magnífica Idade? Não é subestimar a inteligência das pessoas? Por que tantos rótulos? Idosa, Idoso ou Terceira Idade não está bom?

A natureza é de uma generosidade ímpar, mas calma lá, amiga, Melhor Idade e Magnífica Idade não dá, não encaixa em nossas vidas, em nossas pretensões. Será que pessoas idosas, já com algumas doenças, sentirão estar na sua Magnífica Idade? Entendi que ali foi um agradinho, mas adultos dessa idade querem ser tratados com honestidade, com verdade.

Estamos trilhando caminhos desconhecidos, muitas pessoas enfrentarão as adversidades da vida com lucidez, tratamentos de saúde que darão bons resultados, mas não exagerem no ato de agradar os outros na venda de produtos e procedimentos. 

Não existe Melhor Idade e nem Magnífica Idade. O que existe são momentos de muita felicidade e outros de muita tristeza, e em todas as idades: na infância, na adolescência, na idade adulta e no envelhecimento.

Do espelho, deste amigo que um dia me deu a certeza da juventude, peço que me dê a clareza suficiente para ir aceitando as marcas do meu andar. Mas não me venham com presentes de consolação;  que não  tirem a lucidez das pessoas. Tratem a criança como criança; o adulto como adulto; e o idoso como idoso. Tudo com muita naturalidade. 

E sendo assim, não haverá erro.



______________________________



Il Divo - Hallelujah 

______________________//____________________





59 comentários:

  1. Querida Taís
    Certo dia ouvi de uma amiga:'Melhor idade? Pra quem? Só se for para o dono da funerária...
    E ela está certíssima.
    Para mim também não existe esta tal "Melhor Idade" ou "Magnífica Idade".
    Estou na idade do "Condor". Todo dia tenho uma dor diferente...rsrs.
    Te desejo uma linda semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tais!
    Uma crónica muito interessante. De facto há muito exagero ao considerar os mais idosos, "a magnífica idade", quando na esmagadora maioria dos idosos, sofrem de problemas de saúde inerentes à própria idade. Claro, que como em tudo a vida há exceções, mas é de facto exagerado.
    Como diz a crónica, e bem, a "magnífica idade", o é em qualquer idade.

    Parabéns minha amiga!
    Excelente crónica!
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Afff,Taís...Não inventam mais nada,né?Tens razão! CREDO! A melhor idades já NADA tem de melhor. Essa MAGNÍFICAS então??? Quanta falta do que fazer inventar besteirada pra tentar enganar os idosos, onde me incluo...Que nojo me dá isso! Becks... beijos, tuydo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Estoy de acuerdo, con tus pensamientos. Me encanta la música que has puesto en esta entrada.

    Besos

    ResponderExcluir
  5. La verdad es que con tal de vender la gente dice cada cosa. Muy pronto ser viejo , gordo o feo es cada vez mal visto. Yo creo que uno de be ser feliz con la edad que tiene y con quien es . Te mando un beso y buena reflexión.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite de paz, querida amiga Taís!
    Até que gosto de ter a idade que tenho que ainda faltam uns anos para os setenta, mas que seja com lucidez (Deus permita) porque as dores por aqui e acolá, tratamos numa boa clínica.
    Têm tantas pessoas que sofrem de males piores e sem condições, padecem muito.
    Nem podemos reclamar, porém creio que a melhor idade é a infância, pois não temos noção do que nos espera pela vida afora... É a magnifica idade, certamente no meu entender, sorrimos por nada e cantamos roda dentre outros lindos encantos infantis.
    Na Melhor Idade, temos experiência, mas sabemos que a vida se vai... pouco a pouco... ninguém ficará para semente...
    Você tem razão, não é uma fase magnífica no ponto da saúde, às vezes, mas dá pra fazermos tanta coisa que gostamos e não podíamos antes.
    Sempre me lembro de uma tia que dizia brincando uma verdade: "- quando éramos jovens, queríamos comer algo e nem sempre tínhamos dinheiro... agora, temos o dineiro e não podemos mais comer tudo que gostamos", rs...
    Obrigada por me lembrar da tia amada e por me fazer rir um pouco na noitinha.
    Quando tem um post novo logo venho, sei que vem coisa boa...
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
  7. Has desarrollado una excelente crónica amiga Taís, la mejor edad no existe, hay niños enfermos, jóvenes enfermos, adultos enfermos, y gente mayor llamémosle si así lo desean de la tercera edad también enfermos. Hay de todo en la vida del Señor. El mejor momento es aquel en el que uno se encuentre, y bien puede ser joven, adulto o de la tercera edad. La felicidad se puede encontrar en cualquier etapa de la vida. LO que no es de recibo que a la gente de la tercera edad nos traten como a tontos y quieran vendernos cualquier producto que según ellos hace milagros, los milagros dependen mayormente del tipo de vida que hayamos seguido y como nos hayamos cuidado.
    Recibe un afectuoso abrazo y te deseo una buena semana en armonía y paz.
    Por cierto me encantó el vídeo.

    ResponderExcluir
  8. Tenho 76
    e não pareço
    Tenho esta ruga
    que acarinho
    e esta outra
    que tem inveja dela
    e eu a acalmo
    com um afago.

    Olho-me ao espelho
    e gosto do que vejo

    Disse que tinha 76
    mas não pareço
    (a não ser no papo cheio)

    Dá Deus a velhice
    conforme o ânimo

    Quanto à velhice
    há quem o seja antes de o ser

    Sinto-me na melhor idade
    ( mas a minha próstata discorda)

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Taís!

    Gostei tanto que até me senti abduzida pra dentro do texto, - o que obviamente denuncia que sou uma dinossaura -. Detesto essas besteiras de terceira idade, melhor idade e outras gambiarras que inventaram para escamotear o preconceito abissal que sufoca as pessoas velhas. E odeio essas infantilizações, grupinhos de melhor idade, blusinhas amarelinhas, (inhas e mais inhas), tudo muito bem desbotadinho. Acho isso uma tristeza e uma falta de respeito com as pessoas velhas. E a não bastar tudo isso, você agora nos informa que inventaram a "Magnífica idade". Outro papo pra boi dormir. Ah, minha amiga, ninguém merece. O que nós, os velhos, realmente precisamos ninguém fala. Mas eu falo: precisamos ter o direito de envelhecer com dignidade: uma aposentadoria decente e que nossos direitos realmente saiam do papel. E você já notou que, geralmente quem se mete a “entender” de velhice está muito longe de chegar lá?
    Obrigada pela crônica primorosa.
    Bjs, Marli

    ResponderExcluir
  10. Pelas prasticas da Gretchen! Muito bem, é isso mesmo! Também penso assim. Tentando enganar quem? Melhor idade que todos fogem dela, tentam adiar.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma manifestação público da higienização da linguagem
    Um fenómeno que me tira do sério.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Hola Taís, estoy totalmente de acuerdo con los pensamientos que dejas en tu magnifica crónica. No hay que ponerle etiquetas a ninguna edad, y menos la de "magnífica", si acaso a la juventud por su frescura, pero tampoco llega a ser perfecta según cada cual.
    Pero ya sabes, con tal de vender, engañan en el titulillo y en el producto que nunca son óptimos los resultados.
    Un placer leerte de nuevo después de este paro veraniego por mi parte.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  13. " Balelas...balelas...balelas "! Mas onde estará a magnificência da fase da vida cujo nome é, simplesmente, VELHICE? Uma fase em que as pernas começam a não querer andar, os bracinhos ocupados a segurar, com dificuldade, a bengala, a cabecinha a não ser capaz de raiocionar e o pior de tudo, mãos estranhas a invadirem a nossa intimidade, limpando aqui, esfregando acolá, pondo creminho para evitar assaduras, porque, claro, as calcinhas lindas e rendadas tiveram já de ser substituidas pelas fraldas tão sem graça e incômodas. Depois, vem a intromissão na nossa vidinha, as ordens que temos de aceitar, pois, afinal, somos velhos e já não sabemos nada; somos uns " trapos velhos" prontos para o lixo e a nossa opinião já não interessa. É esta a realidade e temos de a aceitar tentando resolver, da melhor maneira , os transtornos que a idade nos vai trazendo. Sabes o que me faz " estremecer", Tais? É saber que, na melhor das hipóteses, terei mais uns doze ou treze anitos pela frente. Tento não pensar nisso e sigo, sem me preocupar com as marcas deixadas no meu corpo, olhando o espelho só quando necessário e cuidando da saúde, embora tenha consciência de que faço muitas asneirinhas. Uma vez, querida Tais, disse a uma Amiga que tinha 68 anos e ela respondeu: " não, não tens! Andas por cá há 68 anos, mas tens muito menos para viver ". Penso muitas vezes nisso, mas, como não há nada a fazer, o melhor é viver um dia de cada vez, " lubrificando " as juntas, sempre que ouvirmos alguma " chiadeira ", tomando uma " pastilhinha " para a dorzita na coluna e, quando for preciso, lá teremos de comprar a bengalinha. A tal idade Magnifica, se é que existiu, já se foi e, agora, temos esta que não precisa de adjectivos
    Para a classificar; precisa, sim, que a aceitemos como velhice e que a respeitemos, pois o que mais ofende nesta fase da vida é a falta de respeito, o abandono a que são votados os idosos e a violência a que muitos estão sujeitos, muitas vezes pelos próprios filhos. Se alguém viesse dizer-me que estou a entrar na " Magnifica "idade, Taís eu teria de responder: " por favor, vai visitar os idosos num lar e dá-lhes um abraço para que, pelo menos , nesse dia, o olhar deles brilhe e o sorriso apareça no rostinho enrugado e triste. Crônica pertinente, querida Amiga . Respeitemos a velhice e não a caluniemos com adjectivos " estúpidos "
    Um abraço carregadinho de amizade e também beijinhos aos meus dois " magnificos " Amigos ( aqui a palavra está bem usada...)
    Emilia 🌻 👏

    ResponderExcluir
  14. ADOREI!!! ADOREI!! ADOREI!!

    Subscrevo cada palavra , cada vírgula deste seu soberbo texto!!

    Caloroso abraço, Taís :)

    ResponderExcluir
  15. Hoy parece que cambiando el nombre de las cosas se convierten en cosas diferentes. Pero como nos dices en este articulo cada cosa la debemos de llamar por su nombre.
    La música me gusto mocho.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  16. Concordo totalmente, Taís!
    É muita enganação, manipulação, ainda mais com a potencia do mundo virtual, é mais fácil ainda lucrar com os sentimentos e fragilidades das pessoas.
    O tempo que podemos perder dando ouvidos a essas baboseiras, devemos cuidar daquilo que realmente nos faz feliz, do jeito que podemos, cada um ao seu modo, ou nos tornamos velhas delirantes se acreditando ser uma gatinha de 20 anos, de pele lisa, seios empinados, ágil como uma ginasta e ainda capazes de grandes performances na vida sexual.
    A cada fase, suas delícias e dificuldades, sem forçar a barra. Quem consegue e é feliz, vá fundo! Eu to no time da realidade, mesmo que eu não goste de tudo nela.
    Adorei mais este texto!
    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Magnífica é a tua crônica pelo brilho da linguagem e pelos pingos nos iis. Cansamos com as palavras. Precisamos de ações e atenções. De cuidados efetivos e não de ti-ti-ti. Como sempre, gostei da tua pontuação, tudo que precisava ser acentuado o foi e com propriedade.
    Um beijo, minha amiga. E cuide-se!

    ResponderExcluir
  18. Perfeita Taís>
    Chega desta baboseira de melhor idade. Envelhecer-se é uma sequencia da vida e não pode ser relegado a afagos, que mais me parece discriminatório, do que zeloso. E há quem acredita nesta melhoria da idade que faz felicidade, mas como, se nesta condição perde-se a liberdade e autonomia e até o tão cantado livre arbítrio.
    Vamos viver com nossa idade e ser feliz como o nosso momento.
    Beleza de clareza amiga.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Sempre cheia de lucidez, minha querida Taís. E de humor. porque não posso deixar de rir com essa coisa da "magnífica idade". A publicidade sempre exagera quando pretende vender produtos. O seu texto é que é magnífico.
    Continue a cuidar-se.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Olá, amiga Tais!

    Bem, essa senhora ao usar esse termo, - que me soa tanto a falso sendo usado para denominar pessoas na faixa etária dos quarenta como dos oitenta - deve ter pretendido minimizar os melindres de quem eventualmente os tenha.
    Na minha opinião não existem idades "Magníficas", simplesmente porque Todas as idades têm o seu encanto. Não podemos esquecer que a nossa mentalidade se vai alterando com o passar do tempo e mediante as nossas vivências. Naturalmente que uma criança aos dez anos vive de forma diferente de uma jovem de vinte. Uma pessoa aos quarenta anos não vive segundo os padrões de uma de setenta. É dentro das diversas formas de viver a vida que está a "Magnificência" das diversas idades. Todas são magníficas!

    Resta-me dizer-lhe, querida Amiga, que concordo totalmente com tudo o que escreveu, sublinhando, de forma muito especial, o último parágrafo.

    Grata por mais esta bela Crónica, onde não falta um ligeiro toque de humor, envio-lhe um forte abraço e um sorriso. 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janita!
      Gostei do sorriso finalizando! rs 😁
      Não, 40 não! A faixa dos idosos no Brasil começa aos 60 anos, porém, penso que para nossos tempos atuais é muito cedo, deveria ser 70 em diante.
      Senhoras de 70, 80... e senhores de 70, 80... assim deveriam chamar.
      Beijinho, amiga.

      Excluir
    2. Querida Tais, nem sempre as minhas palavras me saem dizendo tudo o que tenho no pensamento. Ou então não uso as palavras suficientes para me fazer entender.
      Quando escrevi isto: "...ao usar esse termo, - me soa tanto a falso sendo usado para denominar pessoas na faixa etária dos quarenta como dos oitenta -, quis referir-me ao tema principal desta Crónica que não é propriamente a idade, mas a expressão "Magnífica Idade", usada pela tal profissional de saúde na apresentação, televisiva, de produtos dermatológicos para as senhoras idosas...rsrsrsr.

      Oh, céus! Vivemos em diferentes Países, mas a nossa Língua é a mesma. Se bem que as poucas diferenças existentes, por vezes, dêem azo a algumas confusõs.

      Um beijinho e espero que desta vez me tenha feito entender.

      PS- Segui-se eu a norma do bom comentador que, ao invés de dar opinião, se limita a dizer:ADOREI! - nada disto aconteceria, mas eu sou abelhuda, fazer o quê? 😁

      Excluir
  22. Querida amiga Taís,
    Até a mais bela presença celeste, a “Dona Lua”, possui suas fases.
    Todos os seres vivos passam por diversas fases e modificações durante esta nossa magnifica existência (e não, magnífica idade), pois, estas são várias, durante nossa jornada.
    O certo mesmo, é que nascemos, crescemos, amadurecemos (alguns não), nos reproduziremos (também alguns não), envelhecemos e morremos. Estas etapas constituem o ciclo vital e nada... Nem plásticas reparatórias e muito menos modernos cosméticos, retirarão de nós o peso do tempo vivido... E que não tenha sido tempo perdido.
    Bela crônica.
    Beijos e segue a semana e o “baile de máscaras”.

    ResponderExcluir
  23. Olá, querida Tais. Eu ficaría co penúltimo paragrafo, que o resume tudo. Cada quem somos donos e donas da nossa idade com tudo de bom e menos bom que ista noss brinda.
    Eu também não são disse tipo de rotulos que nos metem a tudos no mesmo saco.
    Feliz primavera para os e as que estades no outro lado do Atlántico.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Cada etapa tiene su momento. Lo importante es seguir hacia adelante con optimismo y disfrutar de cada minuto de la vida. No existen milagros para rejuvenecer y cada edad tiene su encanto.
    Me gustan mucho tus crónicas por lo bien que expones siempre el curso de la vida.
    Te deseo muy felices días.
    Un beso, Tais.

    ResponderExcluir
  25. Como você está certa, Taís!
    Isso é infantilizar uma pessoa idosa, coisa que nunca, mas nunca, se deve fazer.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Taís
    Assino embaixo da sua crônica, sem dúvida !
    Nunca me agradou essa história de achar que a idade tem nome e trocá-las ao bel-prazer como se amenizasse algo. E, ainda achar que cosméticos vai se deixar mais 'magnifica',que na verdade quer dizer grande, maravilhosa ... rs e isso somos todos não pela beleza mas pela vida que levamos. Enfim, muita baboseira.
    Então,Tais acabei deixando a viagem para o inicio do próximo ano se tudo estiver indo bem, por prudência mesmo _ainda não estamos muito a salvo de situações embaraçosas pelos caminhos ,principalmente quando fora do País . Não como a do sr.Presidente,mas outras provocadas por ele, rs
    Portando, voltando aos amigos e aguardando novos dias.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Tais!
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica, com a qual me identifico, e desejar uma feliz terça feira.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Vizinha/Escritora, Taís Luso !
    De pleno acordo comtuas conclusões.
    Eu aceitaria, quando muito,um título
    de " IDADE CONSELHEIRA"...
    Uma feliz semana,amiga, com votos de
    sasúde e alegria ! PARABÉNS pelo
    belo texto.
    Um fraternal abraço.
    Sinval.



    ResponderExcluir
  29. Hay que aprovechar los momentos, independientemente de la edad que se tenga.En todas las edades, se puede disfrutar de la vida.

    Besos

    ResponderExcluir
  30. Querida Tais, para se vender quaisquer coisas se fazem e falam de tudo, dão títulos, viver não é fácil em nenhuma idade, somente precisamos aprender a viver cada fase ao seu tempo.
    Amei o seu texto, bem assim, envelhecer assusta muito, eu tenho medo, o fato de adoecer é bem pior do que morrer, mas só se vive muito quem não morre, dizendo o óbvio, enfim...
    Tema algumas vezes deprimente, outras vezes alentador, depende muito do momento, rir ainda é uma boa saída, vamos indo, se com saúde já é lucro!
    Abraços querida amiga, continuemos nos cuidando sem saber ao certo até quando, viva a vida!
    Abraços apertados.

    ResponderExcluir
  31. Ciao. Mi sarebbe piaciuto commentare anche l'altro tuo blog di opere d'arti ma non ho trovato il modo. Sono lieta della conoscenza e ti seguo su entrambi. A presto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivì, uma satisfação em recebê-la aqui no Porto das Crônicas, seja bem-vinda!
      Quanto ao outro blog Das Artes, os comentários não estão ativados, coloquei um contato na coluna, também recebo muitos e-mails. Já estiveram abertos, mas não consegui dar conta dos comentários de 2 blogs. Um dia talvez abra novamente.
      Muito obrigada pela sua simpática visita e comentário.
      Uma boa quinta feira!
      Beijinho daqui do sul do Brasil

      Excluir
    2. Desde que a saúde esteja ótima são anos dourados, mas infelizmente não é um privilégio para todos nós.
      Abracos

      Excluir
  32. Podem me classificar com os adjetivos que quiserem, uma coisa é certa já cheguei onde muitos não chegam.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  33. Olá Tais, concordo plenamente contigo. Parece-me que estamos vivendo em um tempo onde as verdades precisam ser escondidas. Aquela velha hipocrisia do todo mundo sabe, mas ninguém comenta... E há pessoas que gostam de viver com estas aparências. Chega a ser assustador o medo que algumas pessoas têm da passagem do tempo e acredito que é esta a razão que lhe fazem sofrer e envelhecer ainda mais.

    Que sejamos amigos do espelho e do tempo não é!?

    Um abraço pra ti e muita gratidão pelas lindas palavras deixadas lá em meu cantinho. Vou logo me arranjar este cobertor quentinho que mencionastes!

    ResponderExcluir
  34. Haverá alguma idade magnifica?... Para o que quer que seja?
    As generalizações são sempre perigosas... mas uma coisa é certa... esta faixa etária, dos idosos, deveria ser tratada com bem mais consideração e bom senso! Ninguém se sente magnifico com sua artrite, e com o espelho a mostrar que as leis da gravidade se confirmam... mas será magnifico constatar que terão chegado a uma idade, a que muito provavelmente as gerações mais novas nem ousarão sonhar...
    Acho que muitos profissionais de saúde, deveriam ter mais preparação na área da psicologia e da sociologia... porque ainda não aprenderam a tratar de pessoas, com todas as suas vulnerabilidades e especificidades, antes de as rotularem com qualquer nome... dentro da categoria de pacotes de carne, em que a grande maioria de nós, será considerada, para muitos, quando atendida, em cada área...
    Como sempre uma análise muito assertiva e apurada, por aqui, das incongruências deste nosso quotidiano, e de alguns dos seus protagonistas e intervenientes...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  35. Taís,
    Adoro sua forma de expor
    verdades.
    Agora a pouco fui a um Blog
    que perguntava : que momento do passado
    nós leitires gostaríamos de voltar?
    Respondi que meu melhor momento
    era antes da pandemia e será
    o depois que ela passar.
    Porque amo meu hj(sem pandemia).
    Adorei ler, me fez
    rir e me fez bem.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  36. Como sempre uma brilhante reflexão. É ridículo usar palavras "douradas" para falar do evoluir natural da idade. Sim, concordo plenamente com todo o seu texto, há que tratar as diferentes fases da vida, com dignidade e naturalidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Penso como você em suas reflexões, na vida, em qualquer idade, há momentos alegrias e tristezas e não há como rotular o processo do envelhecimento, pois ele é unico para cada pessoa. Não me sinto confortável sobre as divisões que tem ocorrido em relação a dar rotulos por idade, sendo que, inclusive, por trás destes há interesses econômicos em relação aos benefícios por idade.bjs

    ResponderExcluir
  38. Lo que existe son los momentos que vivimos, la edad se tiene y si te sientes bien y con energía hagamos como decía Walt Whitman "Disfruta del pánico que provoca tener la vida por delante y no permitas que te pase a ti sin que la vivas". Acertada reflexión.
    Buena noche.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  39. Olá Taís,
    Linda apresentação
    Resumindo: tudo ao seu tempo para não ficar ridículo.
    Abraços no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  40. Querda Tais.

    Tenho vindo a acompanhar as opiniões dos seus leitores acerca desta Crónica, que tão bem expõe os exageros de linguagem usada para tentar suavizar as marcas interiores - e, no caso, também exteriores - que o passar do tempo vai deixando em todos nós; homens e mulheres.
    Constatei com enorme satisfação que, embora usando cada um a sua natural forma de se expressar, a conclusão foi justamente a mesma que eu faço referência no meu primeiro comment, ou seja, isto:
    " Na minha opinião não existem idades "Magníficas", simplesmente porque Todas as idades têm o seu encanto."
    Foi aí que fiz menção a soar-me a falso a expressão, tanto sendo usada aos 40 ou setenta/oitenta e que, peço desculpa, a Tais não percebeu, pensando que eu estava a incluir a faixa etária dos 40 na idade avançada. Foi assim, não foi?

    Com isto, e todos os pontos nos ii's, dou por teminada a minha 'intervênção' nesta oportuna e tão actual Crónica, desejando à Tais e família um feliz fim-de-semana e aguardando a chegada da próxima Crónica.

    Obrigada e um abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janita, minha querida, isso acontece, nem te preocupes, você deixou aqui um ótimo comentário, aliás, como sempre faz. Também pode ter sido eu a não ter interpretado o comentário com clareza. Mas ficou bem elucidado.
      Um feliz fim de semana, também pra você,
      um beijinho!

      Excluir
  41. Hallelujah querida Táis !
    Não me canso de lhe dizer, como admiro as suas crónicas. Verdadeiras, sensatas, com um toque de humor único que a faz ser tão especial.
    Quando se trata de vender algo, os adjetivos elogiosos multiplicam-se até à exaustão.
    As idades são relativas, embora contem obviamente, há jovens com problemas de saúde de idosos, e idosos com saúde invejável para os mais novos.
    Gosto de me situar na minha experiência, como tenho um problema de saúde degenerativo, o passar dos anos agravam-no, mas quando vou às consultas, a médica elogia-me sempre, pois acha que estou ótima, em comparação com as outras pessoas com igual patologia.
    Embora não devesse, fico feliz, o que quer dizer que podia estar pior :)
    Portanto , isso de magnífica idade, é só para a publicidade ! :)

    Beijinho grato, minha amiga, pelas suas palavras de amizade e carinho no meu blogue.
    Bem-haja!
    Muita luz e amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah... meu desejo, querida Fê, é que você permaneça sempre com essa patologia bem controlada, assim muitas pessoas seguem a vida dentro de uma normalidade.
      Muito obrigada pelas suas palavras sempre carinhosas.
      Um feliz fim de semana nesse teu belo Portugal.
      Beijinho!

      Excluir
  42. Olá, Tais!
    Passando por aqui, relendo esta excelente e oportuna crónica, com a qual concordo. E deixar os meus votos de um excelente fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Oi Taís ,
    Fiquei toda arrepiada com essa linda música.
    Amei demais
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  44. Gostei bastante,bem escrito,obrigado.Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  45. Perfeito , Tais! Todas as idades tem seus momentos felizes ou não. Esse negocio de ficar bordando as coisas com falsidades não dá. Cada idade na sua fase e, está tudo certinho. Certo que todos irão envelhecer no decorrer do tempo, apesar que muitos jovens tem a tola ilusão da eterna juventude. Vamos vivendo, acolhendo todo esses sinais dessa experiência terrena e, bola pra frente, até acertar o gol. Grande beijo. Maravilhosa crônica!

    ResponderExcluir
  46. Pois é, Taís, até hoje ficamos espantados com aquele programa que vimos juntos na TV via YouTube, a jovem médica, especializada em dermatologista, num gesto que nos fez lembrar de muitos políticos, enganosos, disse sem o maior constrangimento: " homens e mulheres entre os 60 e 90 anos vivem a "Magnífica Idade". Sem dúvida, uma tremenda desfaçatez.
    Mais uma bela crônica, neste espaço, da minha cronista favorita.
    Um beijinho daqui do lado.

    ResponderExcluir
  47. Hola, Querida Tais:

    Estoy muy de acuerdo contigo "Não existe Melhor Idade e nem Magnífica Idade. O que existe são momentos de muita felicidade e outros de muita tristeza, e em todas as idades: na infância, na adolescência, na idade adulta e no envelhecimento."

    Estoy convencida de que la mejor edad es la que estamos viviendo. Negar y hacer operaciones quirúrgicas y botox no sirve. Y a la larga, después d muchas cirugías y etc. el resultado es patético. Envejecer con la belleza natural y con dignidad y aceptación, teniendo una actitud positiva y alegre ante la vida, es lo mejor.

    Regreso al mundo bloguero, después de una pausa por motivos personales y familiares, así que me verás por aquí como siempre. Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom tua volta, querida amiga!
      Senti tua falta, sim, mas um bom retorno ao mundo dos blogs!!
      Beijinhos, boa semana!

      Excluir
  48. Buenas noches,Tais. Cuánta razón en tu comentario.

    Los sinónimos piadosos, los comentarios infantiloides, no funcionan cuando se dirigen a una persona que, tenga los años que tenga, conserva su mente lúcida.

    Hoy para cualquier tipo de publicidad abundan las frases hechas que cuentas. Por aquí ahora se utilizan mucho las del tipo Edad Dorada, Etapa Feliz, Años Azules (por la Viagra)... Siempre en tono condescendiente, que para muchos mayores son ofensivas. Bastaría con fijarse en su mirada.
    No estaría mal que en ciertas profesiones se impartiera un cursillo para quienes tienen que tratar a menudo con personas de edad. Podría ser muy sencillo, con sólo abandonar la diferenciación forzada y hablar con naturalidad, ya estaría perfecto.

    Un beso.

    ResponderExcluir
  49. Na verdade, se a velhice
    É magnífica idade,
    Segundo Marquês de Sade,
    Ela enxerga a rabugice
    Como prazer, já que disse
    Ser melhor idade, creio.
    Temos que pôr nisso freio
    Pois o bom é a juventude.
    Se pensa que nos ilude
    É por não estar nesse meio.

    Perfeita crônica, mas magnífica idade é a juventude fresca e bela - "Se hoje a juventude é fresca e bela, A velhice amanhã nos apavora." Belíssimo texto, amiga Taís! Parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
  50. Hola Taís,tenemos que disfrutar de la vida,sin importar la edad que tenemos.
    Buen día.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  51. Excelente crónica, querida amiga.
    Fico atónita como essas 'cabecinhas brilhantes' têm a tendência para subestimar a inteligência de uma pessoa idosa saudável, como se a idade a reduzisse!
    Uma primavera muito agradável. Beijos
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  52. Olá Taís.
    Já li disse quê suas crônicas são tão escrita quê é impossível não elogiar. Vim aqui bem triste hoje, mas pela madrugada sem conseguir dormir aqui estou e mais uma vez não pude deixar de sorrir rsrs com sua sabia crônica e alguns comentários. Realmente mal gosto quererem colocar nomes para a velhice. Felizes são os que chegam lá. Em todas as idades temos momentos felizes e infelizes. Felizes dias. Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís