18 de agosto de 2023

O LADO BELO DA VIDA


                                                - para  Pedro Luso de Carvalho


                                              

                  - Taís Luso de Carvalho


Diariamente, quando o sol está brilhando e o dia está lindo, abro a porta do quarto, vou à sacada (terraço) e fico olhando para longe, onde os morros se encontram com o céu. A emoção bem presente, e a natureza rodeando parte da cidade e descortinando sua magnitude .

Desço os olhos, passo por prédios altos e lindas imagens. Volto a olhar para minha rua arborizada, os automóveis rodando apressados enquanto algumas pessoas passeavam com seus pets, outras com seus filhos numa doce e leve felicidade. Isso tudo é vida saudável.

É ótima e agradável a sensação de viver sem fazer muitos projetos, sem pensar em compras, sem a agonia em chamar o pintor, o pedreiro, o estofador rapidamente. Sei que é difícil, somos seres programados para projetos, para pensar sempre o que fazer nos dias da semana, nas férias, nos feriados, e nas datas festivas  pensamos meses antes. É desgastante essa emenda de atividades. E estou revendo isso.

Saí da nossa sacada, um pouco emocionada e pensativa sobre o real valor das coisas em nossas vidas!

Mais do que tudo,  é uma dádiva  o fato de existirmos e seguir o padrão normal de uma vida confortável e não exagerada. Na verdade, não pensamos muito, crescemos com a cabeça dirigida ao ter, e isso não termina nunca! É um crescente em nossas vidas. Mas não critico àqueles que gostam, todos somos diferentes, e eu preciso de calma.

Na medida em que amadureço vou mudando minhas exigências. Agora quero paz, quero doçura, quero leveza, quero me despir das mágoas, dos rancores, de opinar sobre alguma coisa sem que me perguntem. Não quero surpresas em minha vida. Não quero cultivar inimizades.

Gosto muito do desapego à matéria, e penso o porquê de tanta aflição, gastando saúde e com a preocupação em ganhar em ter mais e mais coisas.

Naquele momento, ao ver tão lindo cenário, veio à minha mente, que um dia vamos embora, e tudo vai ficar. É, um dia vamos embora...

Estou me dirigindo à sacada para mais um olhar antes de fechar essa crônica. Quanta vida lá fora, como brilha o sol! E escuto meu coração dizer:

“Poupa-te, vai em busca da tua paz de espírito, escuta mais teu coração, já tens o suficiente!”








52 comentários:

  1. Siempre hay que ver lo bueno de las coas y tratar de conseguir la paz. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Magnífica Crónica de sentir pessoal.
    Também procuro e "[...] quero paz, quero doçura, quero leveza, quero me despir das mágoas, dos rancores, de opinar sem que me perguntem. Não quero surpresas em minha vida. Não quero cultivar inimizades.[...]".
    É o meu sentimento comum, Taís.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  3. Há tanto de belo perto de nós, na natureza, nas ruas, nas sacadas pra nos alegrar! Sigamos olhando atentamente e veremos!
    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  4. Lograr esa dulce paz es algo muy bonito. Tenemos que intentarlo.
    Muy lindo lo que transmites.
    Y, como siempre, lleno de verdad.
    Un beso. Feliz fin de semana.


    ResponderExcluir
  5. Rogério V. Pereira08:20

    Em resumo
    Tua vida é um luxo
    Invejável
    Para 80% da humanidade

    Beijo, cheio de inveja

    ResponderExcluir
  6. Prezada Taís,
    Que maneira linda de começar um dia e refletir sobre a beleza da vida e os verdadeiros valores!
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  7. Olá, Taís.
    E olha que tem muita gente que tem mais bens do que a própria capacidade de aproveitar a todos. Pessoas que vivem para o consumo, mas que passam a vida só adquirindo, e quando vão aproveitá-los, já não dá mais tempo.Não digo que não tenho vontade de ter isso ou aquilo. Claro que tenho, afinal, sou humano. Mas não é nada dispendioso. Para objetos pessoais, sou completamente despojado. Mas quero, e vou ter, um pequeno sítio, uma chácara. Quero sossego.
    Já com relação aos planos vindouros, desses é muito difícil se livrar. É claro que não se deve viver em função do planejamento. Que se planeje o essencial, o premente, e que se deixe o menos importante para depois, quando tiver que acontecer. Desacelere. Enfim, viva um pouco mais, e se preocupe um pouco menos. Já reparou que fazemos planejamento até para depois da morte? Os planos funerários provam isso... rsrs.
    Taís, minha querida amiga, um grande abraço e lindo fim de semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
  8. Como é bom viver assim. O meu aplauso e elogio.
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. Há quanto tempo, minha querida, estamos os dois envolvidos com a literatura,
    tu voltada às crônicas e artes plásticas, e eu escrevendo contos, crônicas e poemas, além da matéria jurídica. Nessa época já estávamos encantados com as possibilidades dadas pela internet, sem, contudo, abandonarmos nossos livros. Lendo sempre tuas crônicas, e esta a mais recente, O Lado Belo da Vida, vejo que trilhaste o caminho certo, o caminho das crônicas. Esta belíssima crônica, sobre a vida, sobre teus sentimentos, valorizando as coisas que realmente importam, que, como dizes, não são as coisas materiais. Mais não digo pois está tudo nela, crônica que me honraste com a dedicatória, mais um elo que se soma nessa corrente que é o mundo da escrita.
    Sinto orgulho de ti.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. " O lado belo da vida ", creio eu, é saber aproveitar cada dia da melhor maneira possivel, tendo sempre em conta o outro e a ideia de que somos finitos e portanto, acumular riqueza não taz muito sentido. Costuma-se dizer que " é triste quando as pessoas não aprendem nada com o avançar da idade " e todos nós conhecemos gente assim. Não quero dizer com isto que eu sou diferente, mas, Amiga, hoje tenho atitudes que não as tinha na minha juventude; hoje eu penso muito mais antes de " abrir a boca ", hoje eu tenho consciência de que a morte vai chegar e de que não adianta acumular bens materiais, porque " o caixão não tem gavetas " ; quero calma, serenidade e consciência tranquila, tentando só garantir uma certa qualidade de vida se, por acaso, chegar à dita velhice; embora se diga que o futuro não importa por ser incerto, creio que será tolice se não pensarmos nele, porque não sabemos o que a vida nos reserva até ao " instante da ultima despedida " ; tenho mudado muito, Taís, mas, a cada dia que passa, tento aprender mais; como bem dizes na tua crónica, está mais que na hora de irmos à varanda, olhar a pressa das pessoas e reflectirmos ..." pressa para quê ? Poupemo-nos, porque " a vida são dois dias e este já está a terminar " Querida Amiga, uma crónica excelente que nos deve levar a uma profunda reflexão. Tenho aprendido que o que tenho já chega e que correr agora, seria a maior asneira de toda a minha vida ; infelizmente, conheço pessoas que nunca tiveram chances de uma vida digna e por outro lado, conheço muitas que, apesar da idade, continuam a correr para terem cada vez mais, tantas vezes à custa daqueles que pouco ou nada têm. Um beijinho, querida Amiga e que a vida te dê saúde para que a vivas com a serenidade e leveza que procuras. Tenho a certeza que vais conseguir, pois és uma pessoa de coração lindo
    Emilia 🌹 ♥️ 🌻

    ResponderExcluir
  11. Has disfrutado de un día muy tranquilo y sin complicaciones. Seguramente la compra la tenías ya hecha y solamente la tarea es tener la comida en punto, a la hora de comer,
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  12. Muito bonito! Quanta verdade! Parabéns pela belíssima crónica que tão bem me fez ao lê-la e reflectir.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Vizinha / Escritora, TAÍS LUSO !
    Teu olhar, tão generoso e contemplativo, sobre os acontecimentos
    cotidianos, te levam à reflexões conclusivas, como as constantes
    neste lindo texto.
    A beleza da vida reside na simplicidade das coisas, que nos cercam.
    Somente os que possuem nobreza de coração, assim cimo tu, amiga,
    conseguem enxerga-la.
    PARABÉNS, uma ótima semana, e um fraternal abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  14. Maravilhosa crônica Taís. Este desprendimento é preciso, neste projeto de reencontro com o ser se afastando do ter. Ter paz é preciso, ter olhar da bondade é preciso. A leveza a ser buscada se junta à delicadeza tão conturbada nas pessoas. Olhar o cotidiano e extrair deste lições para a vida lhe faz uma cronista respeitada amiga.
    Um bom domingo de feliz semana com levezas.
    Bjs e paz amiga

    ResponderExcluir
  15. No meu blog FALANDO SÉRIO um inusitado desfecho de toda essa matéria fecal na qual transformamos nossa pobre sociedade!
    Confira!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  16. Faz algum tempo que eu tomei conhecimento do conceito " simplicidade voluntária" e seu texto traz de maneira tão bonita e delicada essa maneira de viver que traz leveza e nos coloca no que realmente nos acalanta o coração.
    Tuas palavras reforçam em mim o mesmo desejo de me despir do rancor, das mágoas e deixar de opinar se não for solicitada.
    Uma bela crônica que ressoa fortemente em mim.
    beijo, ana paula

    ResponderExcluir
  17. Pobre não é quem tem pouco,
    Mas quem deseja demais
    E nós, os pobres mortais
    Nada levamos. Só louco
    É que faz ouvido mouco
    À voz da sabedoria
    Da alma, a estrela guia
    Que nos dá a fé e a luz
    Do saber que nos conduz
    À vida plena e vazia.

    Tua crônica Tais,
    É luz é fé, gratidão.
    A tua contemplação
    À natureza condiz
    Com certo estado feliz,
    Visto que sentir o belo
    É orar e em paralelo
    Meditar que é transcendente.
    Sé vê o belo, quem o sente,
    Por ter com Deus esse elo.

    Parabéns! A tua pena
    É magistral e precisa
    Disseca a alma e a analisa
    Com simplicidade amena,
    Mas no fundo, concatena
    Com a luz do que é transcendente
    E descreves a alma ou o ente
    Como um deus menor, talvez.
    Pois se Deus assim nos fez
    Somos assim. Somos gente.

    Ah... minha alma versejadora que às vezes é maçante... Meus cumprimentos por tão belo texto. Abraço. Laerte.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laerte, uma alegria receber tua visita, e este lindo comentário
      incentivando meu trabalho, alma generosa que vem do
      poeta, nosso amigo, Membro da Academia Catarinense de Letras.
      Obrigada, querido amigo.
      Grande abraço aí para vocês!

      Excluir
  18. Una bonita forma de ver la vida siempre por su lado bueno, porque por desgracias las cosas malas vienen solas. Y que cierto es que un día nos tendremos que ir.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  19. O próximo projecto, a renovação da casa de Macau, vai ocorrer quando estivermos em férias.
    Passo a passo, sem pressas, sem precipitações.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  20. Concordo com tudo o que diz, mas... há sempre um mas... dizem os especialistas que ter objetivos prolonga a vida.
    Mais uma excelente crónica, para ler e refletir.
    Boa semana, cara amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Taís.
    Que expressar! A sua crônica se configura como um poema do mais alto relevo e seus sentimentos transcendem.
    Impossível ler apenas uma vez tão magnânima inspiração que comove profundamente sua legião de privilegiados leitores e admiradores, entre os quais tenho o prazer de estar incluso.
    As suas intenções humanitárias a diviniza, querida amiga, e, com certeza, você terá toda a paz e felicidade que merece ter. É meu sincero desejo vê-la sempre feliz.
    Meus efusivos aplausos por mais essa expressividade encantadora e um abraço com o carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  22. Igualmente yo, querida Tais, quiero una vida tranquila, con lo justo, sin sobresaltos y agradeciendo al Cielo las maravillas que tengo, como el amor de mis seres queridos y la salud. Besos y abrazos. (Me gustaría estar en ese balcón charlando contigo)

    ResponderExcluir
  23. Olá, amiga Tais,
    Crónica intimista que muito gostei de ler.
    Sem duvida alguma, que há coisas maravilhosas que a vida nos oferece, e nem sempre ligamos para elas.
    Excelente partilha, estimada amiga.
    Deixo os meus votos de uma boa semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ah querida Taís...
    como aprecio esse momento em que vivemos
    e reconhecemos estarmos bem conosco , com
    os nossos, com os outros e com o mundo.
    As mudanças externas já não nos afetam
    ou nos tiram do controle de nós.
    Linda sua Crônica dessa semana
    como é lindo aprender a "Viver em Paz".
    Bjins de afeto.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  25. Que lindo e verdadeiro tudo que escreveu, querida Taís
    No momento estou aproveitando cada minuto pois filha e netinhos, da Alemanha, vieram passar as férias conosco.
    Entre bate papos e gargalhadas vou matando a saudade.
    Não quero pensar na hora da despedida.
    O importante é viver o momento.
    Deixo um beijinho carinhoso para tí.
    Verena.

    ResponderExcluir
  26. Belissima reflexão sobre o que é importante na vida.

    Só que é muito bom ter algum tipo de objectivo nem que seja o de viajar , ler, aprofundar conhecimentos.

    Querida Taís , carinhoso abraço e tudo de bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida São, cultura, conhecimentos são objetivos essenciais na nossa vida, são alimentos para nosso espírito. Estou num desapego de coisas materiais, que coisa boa, rss.
      Uma linda semana, um beijinho, amiga.

      Excluir
  27. Bom dia amiga Taís, como vai ?
    Espero que esteja firme e forte !
    Gratidão pela maravilhosa crônica sobre a simplicidade do viver. Tenho comigo o pensamento que prefiro ter paz do que ter razão. As vezes, até lhe dar com pessoas que querem tudo de uma forma acelerada, imediatista, já me assusta. Portanto, aprecio a vida nos pequenos detalhes, como observar da janela do meu apartamento, a vida em sincronia, as arvores, as pessoas. Amo minha presença, faço oque gosto, e não me sinto um solitário, apenas busco o silêncio e a meditação comigo.

    Parabéns,
    Abraços Fraternos
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2023/08/astrologia-nossa-de-cada-dia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel, quanto tempo!
      Por aqui tudo bem, tocando a vida e aprendendo sempre.
      Gostei muito deste pensamento: "prefiro ter paz do que ter razão."
      Lembrarei sempre quando precisar! É uma defesa, preservar a saúde.
      Muito obrigada, Daniel.
      Abraços!

      Excluir
  28. Olá Taís,

    Em todo a crónica percebi o quão a fazer sentir bem as coisas mais simples da vida. E esse sentimento, na minha ótica, é dos mais belos que se pode ter.

    Também procuro e vou em busca de viver com calma, tranquilidade, simplicidade. Agarrar-me às coisas que efetivamente me fazem feliz.

    É mesmo muito bom ler os seus textinhos, é um privilégio mesmo! 🤗

    Beijinhos, Taís!

    ResponderExcluir
  29. Oi Taís
    Suas cônicas já fazem parte dos meus dias_ sempre venho buscá-la.
    E, falar sobre a beleza da vida e do quanto temos nas manhãs chuvosas ou ensolaradas e senti-las enquanto leio seu texto só nos aproxima.
    E vamos acompanhando cada sinal , cada palavra que nos diz como cada um
    convive com seu momento .A sua serenidade me acalma , ando saudosa dos filhos distantes e as vezes as manhãs são assim tão bonitas quanto as da sua sacada e
    meu coração ainda que saudoso ,se alegra .Somos prvilegiadas,Taís. E a vida é esse presente perfeito, a saudade é amenizada quando chega uma fotografia dos netos, assim de mãos dada, dormindo ,enquanto passeiam . Vai lá ver... rsrs
    Um beijinho ,amiga e obrigada por me lembrar que já tenho o suficiente.

    ResponderExcluir
  30. Taís:
    siempre se ha dicho que hay que vivir el presente, pero también es bueno programar un proyecto, una fiesta, un viaje, eso da vida, energía y ganas de seguir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, Taís
    Que linda crônica, realmente o essencial é simples, viver em paz, harmonia e amor com a nossa família e amigos não tem preço, é um presente de Deus, abraços.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Taís,
    Muito bela a sua Crónica numa excelente reflexão de vida.
    Com a idade também tenho vindo a desprender-me de tudo o que não me proporcione sossego, paz de espírito e tranquilidade.
    A vida é demasiado preciosa para que vivamos muitas vezes de ilusões.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  33. Precioso espacio y bonitas fotografías
    Muchas gracias por visitarme
    Un abrazo. desde ESPAÑA

    ResponderExcluir
  34. Taís, gostei muito deste tão lindo texto. Mas o que mais apreciei foi tê-lo dedicado ao seu Marido! Sorte de ambos!!

    ResponderExcluir
  35. Querida Taís
    Que beleza de Crónica! Nela tudo induz a uma leitura interior sobre o que é mais importante na vida, sobre o que nos faz felizes, desprendidos de bens materiais
    supérfluos e sem sentido.
    Também penso que chega uma hora em que temos de analisar a nossa passagem
    por este mundo, admirando e valorizando o que nos faz bem ao coração.
    Adorei a dedicatória ao seu marido, o nosso querido amigo Pedro Luso de Carvalho.
    Para ele também vai a minha admiração pela sua competência e sensibilidade, oferecendo-nos tantos e tão bonitos contos, poemas, temas de análise jurídica.
    Tudo de bom, minha querida.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  36. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo está excelente crónica que muito gostei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Reentrando no Espírito que dirigiu a tua excelente Reflexão, me sinto plenamente em sintonia.
    Renovados Parabéns.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  38. Uma bela crônica, assim como é a vida vivida com profundidade e simplicidade. Não precisamos mesmo de muito, só de um coração e um olhar sensíveis e agradecidos.
    "Uma vida confortável e não exagerada..." Aplausos!!!
    Gostei de encontrá-la no Vida & Plenitude... Bjs e bom finzinho de Agosto...

    ResponderExcluir
  39. Eu gosto de viver na simplicidade e gosto de apaparicar os que mais amo com palavras afetuosas, nada material!
    Quem nos consegue ouvir sem pedir nada em troca, é divinal!
    Um beijinho Adocicado, Taís!
    Megy Maia😘💙💐

    ResponderExcluir
  40. Tudo passa e nós, passageiros do tempo, carecemos de desacumular coisas e dar bom proveito a tudo o que temos e nem nos damos conta de que somos afortunados, ante tanta carência que sabemos existir por aí.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Taís
    Linda crônica. Felizes são os quê ver a vida aproveitando os belos momentos quê a vida nos proporciona, como um cantar dos pássaros, a beleza da natureza, o abraço diário de quem amamos, no meu caso o abraço diário da minha filha, o sorriso e carinho das crianças, o mas valioso da vida são as coisas quê não se compra com dinheiro. Logicamente os sonhos nunca pode deixar de existir, pois creio que cada um de nós temos algo a conquistar é isso nos impulsiona a viver levemente e com sonhos realizados no devido tempo permitido por Deus. Um enorme abraço a você amiga é meu amigo Pedro. Vocês formam um lindo casal. Feliz semana para vocês.

    ResponderExcluir
  42. Tais
    Uma crónica tão bela como assertiva.
    Li e reli e fiquei muito comovida, porque a delicadeza que você usou nas palavras fez-me bem e digo que também eu comungo na integra, o teor desta crónica.
    Boa semana com saúde e paz.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  43. Brilhante crónica.
    Temos sim Taís, de procurar a nossa paz de espirito e ela encontra-se a maior parte das vezes, nas coisas simples da vida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  44. que el lado bueno de la vida Tais prenda en una feliz estación otoñal
    llene de paz armonia y amistad plena de sosiego y venturosa felicidad
    para todos . mis saludos .jr.

    ResponderExcluir
  45. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar a continuação de uma boa semana, cara amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  46. Minha querida Taisamiga
    Tenho para mim que «só vivemos uma vida», esta que temos no Planeta Azul. Por isso entendo bem esta magnifica crónica que me tem deslumbrado e que, com Amor e Carinho dedicaste ao teu Pedro - um sortudo. Quando se chega à minha idade (a 20 de Setembro, que já está ali à esquina, completo os 82 aninhos) e a paciência, por vezes, vai faltando, o desejo de paz, sossego, tranquilidade, em suma, de felicidade é, como muito bem dizes, um desejo a que justamente aspiramos.
    Contudo, uma vez disseram-me que eu tinha sido vacinado com uma pena de pato afiada na ponta e mergulhada em tinta para escrever; talvez tenha sido assim... Chegado à «46ª. idade» não sou capaz de escrevinhar «umas coisas» na esperança, quiçá vã, de que ainda haja «doidos persistentes» que se atrevem a ler-me...
    Já me meti por atalhos e deixei o córrego seguro da tua excelentíssima crónica, que se não existisse, terias tu, querida Tais, a escrevê-la e, como sempre optimamente bem. Portanto, ainda que não acredite de que és capaz de pôr em prática😣😥😫 o que escreves, fica muito feliz com o bendito Pedro
    Beijos 😀😋😍🥰& queijos da Serra da Estela curados

    ResponderExcluir
  47. Taís querida,
    Hoje estou aqui em missão especial.
    Parabéns por esse seu
    Blog que tanto representa
    para nós Blogueiros e Blogueiras!
    Grata por existir.
    Bjins
    CatiahoAlc.
    do Blog Espelhando
    Confere lá:
    https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/2023/08/con-versa-sobre-o-dia-do-blog.html

    ResponderExcluir
  48. Lindo texto. A vida tem muita beleza a nos oferecer, basta termos olhos para ver cada detalhe deste mundo Divino. Tranquilidade, doçura e leveza como seria bom estarmos equilibrados neste tripé. Bom final de domingo, bjssss

    ResponderExcluir
  49. Uma texto muito especial! Adorei ler, Tais!
    Como seria bom, que todos soubessem desenvolver esta tranquilidade e aceitação, do bom que se pode usufruir com o que já temos... mas infelizmente, a "normal" consciencialização da grande maioria das pessoas está sempre focada, no que lhes falta, ou no que não gostam que os outros tenham a mais do que elas...
    Havendo saúde e paz de espírito, temos tudo!!! Uma crónica para ler e reler! Gostei muito!!! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís