2 de novembro de 2023

DO SONHO À REALIDADE


 

DO SONHO À REALIDADE

                                    - Taís Luso de Carvalho



É claro que não tem como vivermos em estado de poesia, mas sonhar é preciso! E o que é sonhar, afinal, senão o melhor, o mais prazeroso estado d'alma?

A "maturidade" nos ensina a querer apenas o que nos falta, tranquilidade, alegria, calor humano, saúde e paz. Mais alguma coisa? Já não mais, não temos mais o direito de pensar bobagens, o supérfluo da vida. Chegou a hora do desapego  de coisas irrelevantes. Lembro quando resolvi, há mais de 20 anos,  colecionar  com certo orgulho, centenas de corujas. Fui comprando e outras corujinhas fui ganhando a cada data importante. Era só coruja, terrível! Ninguém mais pensava: era coruja - direto! Bateu-me um desespero! Encheram-me de corujas como eu nunca havia imaginado. Chegou um dia que olhei para todas, para aquele armário alto e com espelho atrás que duplicava o número de corujas, de todos os tamanhos e formas, e me perguntei para que tudo aquilo, tanto trabalho? O que representavam no decorrer de anos, senão apenas enfeites em demasia? Refleti. Passado alguns anos, começou o meu desespero de tantos bichos e um desapego de muitas coisas, muitos enfeites que possuía - apenas o valor da matéria. Um exagero.

Passei a olhar mais profundo, a buscar em mim o importante, o mais saudável, os sentimentos de solidariedade, de compaixão, de amor. Correr em direção à felicidade não é coisa fácil, ela se apresenta em doses homeopáticas. Como passar por essa vida, ver tanta desgraça e me omitir, quando necessário é me doar?

A felicidade precisa ser cultivada, precisa de muitos cuidados e de carinho para permanecer conosco. Não será essa busca parecida com os poemas dos grandes Poetas, que nos deixaram os moldes do belo e da perfeição?

Seguirei nessa busca, mesmo sabendo que não atingirei o ideal, mas o caminho pode ficar mais bonito. Quem sabe mais colorido e mais leve.




André Proulx - Toselli Serenade





50 comentários:

  1. Boa noite de feriado, querida amiga Taís!
    Que música tão inda!
    Quem sonha já vive num estado de poesia autêntica.
    Tantas bobagens vamos acumulando ao longo do nosso viver.
    Na maturidade, vamos nos desapegando do material, graças a Deus!
    Em doses homeopáticas, vamos nos curando da insistência em permanecermos no reter coisinhas desde o material ao psicológico que guardamos como bichinhos de estimação e que nos impedem de voar.
    Tenha dias abençoados, sem calamidades por aí!
    Beijinhos com carinho fratrrno


    ResponderExcluir
  2. Hoje terei o prazer de ser o segundo aqui
    Neste espaço que senti gosto em poder escrever
    Como o segundo ser a dar sua opinião
    Sobre o texto e coleção de corujas em exagero
    Bem dispostas com esmero em armário em exposição.

    O importante é o desapego. Nada se leva da vida
    E mais que água e comida é uma roupa e pelego
    Para dormir com sossego e o resto é vaidade
    Ou a loucura que invade nosso ser sem ser quem é
    E a gente exagera até em ter por frivolidade.

    Bel;issimas crônica Tais. Parabéns. Abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  3. Essa busca é um dever.
    Não gosto nada de quem acha que nasceu para sofrer.
    É o oposto.
    Bjs, bfds

    ResponderExcluir
  4. Profunda reflexion. Uno sie3mpre debe ver el lado bueno. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Taís,
    As coleções fazem parte da nossa vida.
    Para mim são rosas (porcelanas e perfumadas de verdade) e anjos em prata ou madeiras esculpidas à mão da Itália...
    Você já ouviu a Serenata Rouxinol de André Rieu?
    Ele é da minha província de Limburgo...
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Mariette, sim, Nightingale Serenade de André Rieu,
      escuto com frequência, gosto muito.
      Quanto às coleções, e outras coisas, não mais! Muitas coisas me desfiz, doei. Conservo com muito carinho as antiguidades de família e as que comprei em antiquários. E só!
      Um abraço, um bom fim de semana!

      Excluir
  6. "A felicidade precisa de cultivo, de muitos cuidados e de carinho para permanecer conosco." Precisa mesmo, se queremos que daqui por algum tempo não sejamos mais uma espécie que se extinguiu. Sonhar em mudar o mundo não passa de uma utopia. Todavia se cada um de nós conseguir mudar, um pouquinho à sua volta, em breve o mundo também mudará.
    Abraço e saúde

    À margem:
    Estou de volta embora não saiba até quando pois a minha saúde continua muito periclitante. Ontem iniciei novo tratamento e fui encaminhada para o Hospital do Barreiro e o Hospital de Santa Marta. Preciso fazer duas cirurgias que do modo que as coisas andam, no SNS, não serão para breve. Enfim, quando envelhecemos a saúde vai desaparecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom vê-la de volta, querida Elvira!
      Sim, tenho acompanhado sua saúde no seu blog.
      Força e fé! Você vai ficar boa!
      Beijinho, querida amiga.

      Excluir
  7. Desapego, crescer...Almejar colecionar coisas boas, que nem espaço ocupam...Cabem em nós e as podemos espalhar...
    Essas valem muito mais! Vamos assim tentanto sempre!
    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  8. Quanta verdade, Taís!
    As coisas servem o propósito de contribuir para a nossa felicidade, quando isso já não acontece há que nos desapegarmos delas. Pois o importante é o que lista acima: "tranquilidade, alegria, calor humano, saúde e paz", que, quantas vezes, vamos deixando que no-las tirem...
    Grata por esta bonita reflexão.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Thanks for your sharing

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ler. Para profunda reflexão
    .
    Saudações cordiais e poéticas.
    .
    Poema: “ Malditas guerras “
    .

    ResponderExcluir
  11. Qué bonito querida, Tais.
    Tu texto rezuma sabiduría. Esa que adquirimos con el paso de los años.
    Vamos quitando la hojarasca y recogemos lo importante.
    ¡Hermosa tarea!
    Me uno a ti en esa búsqueda hasta el final de mis días.
    Abrazos en la distancia.

    ResponderExcluir
  12. Qué dulce y relajante música para acompañar a tu texto tan valioso!!.
    Unas palabras que invitan a meditar y, sin duda, para tener muy presentes.
    Un beso, TAIS.
    Feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  13. Olá, amiga Tais,
    É sempre bom sonhar. Mesmo que esses sonhos não passem de meras utopias. Mas, fazem a nossa alma e o nosso coração, terem outro fulgor, outro alento.
    Gostei muito desta crónica.
    Deixo os meus votos de um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Soñando soñando se consiguen realidades.Nadie se merece nacer para sufrir.Una lectura que te lleva a la reflexión. Todo tiene su lado bueno y menos bueno. Feliz fin de semana. Un beso Tais

    ResponderExcluir
  15. Ah Taís, tive que rir aqui! Fiquei a imaginar a multiplicação das corujinhas e o que era felicidade, deixou de ser. Mas acho que tudo isso faz parte do caminho da descoberta e cultivo da felicidade, do bem viver. Eu também acredito que podemos sim aprender e cuidar da felicidade para que ela floresça e para isso, sonhos são bons aliados!
    Beijo, ana paula

    ResponderExcluir
  16. Creo que nunca dejamos de soñar aunque al ir haciendo años seamos mas realistas.
    En ocasiones con solo escuchar una determinada música nos hace creer que estamos en ese lugar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  17. Rogério V. Pereira15:39

    De tudo lido, oportuno e bem escrito
    cito
    e sublinho
    "Chegou a hora do desapego de coisas irrelevantes."
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Soñar es bueno, pero si se cumplen, mucho mejor.
    Feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  19. Começo pela frase que escreveste ao terminar a crónica, " ...mesmo sabendo que não atingirei o ideal ", acrescentando eu, querida Tais, que isso não conseguirás de certeza, pois o ideal não existe, assim como não há a perfeição. Somos humanos e portanto imperfeitos e o máximo que podemos fazer é tentar sermos pessoas melhores, a cada dia que passa. Já começaste muito bem, desfazendo-te de tralhinhas que já não apreciavas e aos poucos vais conseguindo o desapego de outras que foste acumulando e que não têm , agora, qualquer significado na tua vida. A propósito de outras crónicas, já tive oportunidade de dizer que não sou de acumular nada e que ter armários e gavetas cheias faz-me mal; em todo o lugar, tenho que ter espaços livres, seja nos armários de roupa, gavetas ou prateleiras da cozinha. A cada estação vejo o que já não uso mais e logo faço uma doação; aquilo que já não estiver em boas condições para doar, corto em pedaços e uso para limpeza. Em casa tenho dois " acumuladores " e é uma luta para que doem a roupa que já não usam ; quando dão pela falta já há muito eu doei; ficam furiosos, mas passa. Amiga, ri com a tua colecção de corujas e fiquei imaginando aquele armário com espelho, aumentando ainda mais o número dos bichinhos. Sabes, eu gosto muito de folhas e tenho uma amiga que sempre me dava presentes eram em forma de folha, como por exemplo, travessas, pratos de bolo, tigelinhas...tudo uma graça e que sempre uso, mas nunca me deu para fazer colecção de folhas, aliás, nunca coleccionei nada. Mas, o que importa, Amiga, é a saúde, a tranquilidade, os afectos, sentimentos que nos ajudam a superar os momentos terríveis que o mundo atravessa e as imagens que vemos nos noticiários, a toda a hora, imagens de cortar o coração. Perante o que vemos, Taís, o melhor é mesmo encher o nosso coração de amor e tentar distribuí-lo à nossa volta, já que nada podemos fazer pelos inocentes que morrem nos campos de batalha. Um beijinho, querida Amiga e fica bem, com alegria, saúde e muita paz
    Emilia 👏 🌻

    ResponderExcluir
  20. Tenho armários assim... espelhados... e no momento, estou enfiando objectos neles, para tornar mais leve a decoração da sala e hall de entrada... felizmente, ainda há espaço dentro deles... mas estou com igual questionamento... mas em atenção à minha mãe, que é muito apegada a tudo e mais alguma coisa... com algum poder de encaixe, a vida segue, por enquanto... mas sempre que posso lá a vou convencendo dos benefícios do desapego... a semana passada, lá conseguiu deitar algumas coisas sem grande utilidade fora... e só por isso, já cantei vitória! :-))
    Revi-me bastante na sua deliciosa crónica, e na leveza do quotidiano, Tais... que anda bem pesado... bastando ligar uma rádio ou televisão, para constatarmos tal...
    Enfim! Menos é mais... e em cada ano, mais me convenço de tal, aqui no meu universo caseiro, também!
    Um beijinho grande! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  21. "[...] A felicidade precisa ser cultivada, precisa de muitos cuidados e de carinho para permanecer connosco [...]" e, se não estivermos atentos, passa ao nosso lado como o vento.
    Um Tema excelente para os dias que correm, onde a felicidade tem sido substituída por egoísmos fáceis.
    Belo Post. Parabéns, Taís.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  22. Temos de semear e cultivar a felicidade, a vida e demasiado curta para nos chatearmos uns com os outros
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá querida Taís!

    Compreendo esse sentimento que está a exteriorizar aqui. Apesar de achar ir na vida temos sempre tendência a colecionar tudo e mais alguma coisa, por vezes não entendemos que a verdadeira felicidade está nas coisas mais simples... quase nunca materiais. Percebo e também o gosto de fazer. Desfazer de certas coisas para dar mais ênfase a outras realmente importantes.

    Um beijinho para si 🤗

    ResponderExcluir
  24. Vamos ao longo do tempo mudando nossas prioridades . Penso que até os sonhos se alteram, assim na busca da nossa felicidade, ou melhor bem-estar, alinhamos as necessidades; a simplicidade chega e nos deixa a questionar para que tantas coisas. Contudo, creio que contribuiu naquela determinada fase. Precisamos cultivar a felicidade apesar de... Bom final de domingo.

    ResponderExcluir
  25. Um texto que é uma reflexão cheio de lucidez e maturidade. Concordo que devemos procurar a felicidade mas não de uma forma superficial. Cuidarmos de nós e dos outros, darmos atenção àquilo que realmente conta, desapegarmo-nos do que é irrelevante. É o que importa.
    Tudo de bom, minha Amiga Tais.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Anda quase toda a gente a colecionar corujas... virou moda, cada vez mais vincada.
    Gostei da sua crónica.
    Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  27. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Taís:
    creo que todos pasamos por una etapa en la que nos gusta coleccionar cosas. ¡El frigorífico de mi casa está lleno de imanes de las ciudades que visitamos! ¡Tendré que comprar otro frigo para seguir pegando imanes!
    Beijos e ótima semana para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsssss, adorei essa, comprar outra geladeira para continuar a coleção!
      Não é má ideia...
      Uma ótima semana, Dyhego, saúde e paz.
      Beijo

      Excluir
    2. Magnífica crónica, Tais.
      De corujas não gosto, nunca gostei. Mas gosto muito de ti, amiga querida.
      Já colecionei chávenas de café em porcelana, miniaturas em estanho e em cristal, budas, elefantes… Deixei de adquirir novas peças mas ainda não consegui desapegar das que fui juntando. Lá chegarei.
      Graças às tuas boas dicas, comecei a destralhar de «coisas irrelevantes», (materiais mas não só) e gosto cada vez mais da leveza e felicidade que sinto ao doar a quem precisa o que eu acumulei sem sentido. E, mais importante, comecei a ignorar o que e quem não acrescenta nada de positivo à minha vida. Foi fácil!
      Troquei o verbo colecionar pelo verbo partilhar e são agora mais os meus momentos plenos de felicidade: partilho o que não me faz falta, partilho tempo, atenção, carinho e sorrisos com a família e amigos; partilho palavras inspiradoras que sublinho nos livros que leio; partilho preocupações, medos, angústias, inseguranças, apenas e só com quem me ouve com o coração.
      E assim se torna mais leve a vida, querida amiga.
      Beijo, boa semana.

      Excluir
    3. Minha querida, é o mesmo comigo. Comecei na época em que por aqui nem havia enfeites de corujas. Trouxe algumas da Grécia, e depois virou uma febre. O resto da história você já sabe. Tudo me dão de coruja, desde caneca a bolsas. Para lavar é uma negação, dá vontade de deixar cair alguma... ;-)) Como acumulam poeira! Pior do que os livros. Engraçado é que dos livros acho mais fácil desapegar, pois as corujas são presentes de pessoas que pensaram em mim. Livros que eu compro eu me livro fácil. Mas você tem razão, não devemos acumular coisas inúteis, precisamos praticar o desapego. Um beijinho, Tais.

      Excluir
  29. Acho que todos colecionamos várias coisas ao longo da vida. E quando chegamos em um certo ponto, vemos a inutilidade de tudo.
    Bela crônica!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, Tais
    Linda crônica, aprendemos muito com a maturidade, viver com leveza é essencial, Jesus nos ensina muito sobre a verdadeira vida. Realmente não precisamos de muita coisa, recentemente acabei de ler o livro Menos é mais de Francine Jay, ela diz que quando entra algo novo na nossa casa, como roupas, brinquedos, etc, precisa sair outras, gosto muito de fazer doações, tem muita gente precisando. Tem uma frase de Rubens Lopes que diz: "Felicidade é um contentamento interno que não é afetado pelo exterior". Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  31. Muito boa crónica: o desapego é algo muito importante e que devemos praticar, sim.

    Porém , só a maturidade nos mostra o que devemos saber...

    Gostei de conhecer a peça musical.

    Minha querida Taís, forte abraço no dia em que António Costa ,Primeiro-Ministro português, se demitiu com toda a dignidade.

    ResponderExcluir
  32. Buenas tardes, estimada amiga, después de una larga parada ya de nuevo por estos lares y con ganas visitando poco a poco a todos los amigos.
    Qué difícil es navegar y encontrar esa felicidad permanente, muchas veces la tenemos más cerca de lo imaginado, pero no somos capaces de descubrirla. La vida es una constante búsqueda al amor, la ternura, la comprensión (…) y a todo de cuanto nos rodea.
    Quedémonos con lo esencial y alejémonos de todo lo superficial.
    Un gran abrazo, estimada y querida amiga Tais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido amigo, que bom vê-lo de volta!
      Bem-vindo aos amigos, continuemos, pois,
      a excelente interação na blogosfera!
      Grande abraço daqui de longe para essa tua Espanha tão linda.

      Excluir
  33. Querida Tais,
    Na minha vida eu nunca pensei muito em ter bens materiais como é o sonho da maioria das pessoas que conheço, é claro que você deseja morar numa boa casa, ter um certo conforto e viver bem, mas sem exageros. Existem pessoas que só pensam nas coisas materiais e se esquecem dos sentimentos, da empatia, de ajudar o próximo e ser uma pessoa melhor. Muitas pessoas gostam de ostentar o carro zero km que comprou, o celular de última geração, a viagem para o exterior, o show de alguma estrela internacional que custou os olhos da cara e pra quê tudo isso? Pra mostrar aos outros uma felicidade baseada no luxo, mesmo que a pessoa esteja totalmente endividada e com a corda no pescoço. Triste isso.
    Seu texto é muito reflexivo e precisamos valorizar mais a simplicidade, pra ser feliz não é necessário ser um acumulador, pra ser feliz basta ter amor no coração.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  34. Precioso texto poético que nos habla de la búsqueda de la mejor versión de nosotros mismos. Amar y amarnos. Saber tener paciencia y consolidar nuestra existencia en disfrutar de los pequeños milagros del vivir de cada día. No hace falta mucho para ser feliz, quizá sólo ser nosotros mismos y mantener el corazón humano. Saber corresponderle a la vida con la misma gracia que nos corresponde.
    Tus textos son un jardín de sabiduría y de buenas palabras, me hace feliz leerte. Un placer, estimada Tais.
    Abrazos. 🌞

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito de ler e vou ficar pensando em como não deixar que o apego me faça refém.

    ResponderExcluir
  36. Olá Tais! Sua crônica reflete muito bem sobre como devemos dar mais importância ao que realmente importa na vida, como os sentimentos, a felicidade e a poesia, em vez de nos apegarmos a coisas materiais e irrelevantes. Eu mesmo já descartei muitas coisas acumuladas. E como temos mania de acumular coisas no decorrer do tempo. Aliás, quando criança juntava figurinhas para preencher álbuns. Bom, a gente aprende desde cedo... Grande beijo! Parabéns por mais uma joia!

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Taís,
    Uma excelente Crónica!
    Todos nós temos um pouco de materialistas, mas a idade nos ajuda a repensar a vida e a observar o que vale mesmo a pena para nos sentirmos mais leves e felizes.
    O desapego é uma delas e chegamos â conclusão que exagerámos.
    O essencial nos basta.
    Beijinhos e bom fim de senana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  38. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar um bom fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Relendo e somando lembranças ao sentir.
    O que é material é apenas um complemento do nosso estar na vida.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  40. Gostei de reler esta sua magnífica crónica.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  41. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Taís querida amiga,
    Maturidade, esis uma palavra que
    me faz refletir constantemente.
    Tenho vivido dias de perceber como
    é bom amadurecer e só lamento que
    isso só venha acontecer no cimo da
    idade. Não que mais jovem eu, por exemplo
    tenha sido irresponsavel ou leviana.
    É que eu sofria e chorava
    muito por qualquer
    coisa relacionado a eles.
    Abri mão de muita coisa,
    sem necessidade.
    Hoje estou muito confortável, não sofro mais
    por dores de outros, mesmo dos meus.
    Maturidade é tudo que você
    lindamente
    descreveu e mais um bocado, mas sempre
    a nosso favor,
    não acha?
    Bjins de gratidão por tão boa
    publicação.
    e de boa nova semana.
    Catia
    hoAlc.
    e por todas as pessoas que me cercavam,
    fosse esposo, filhos, família ou amigos.

    ResponderExcluir
  43. Caríssima Taís,
    Li e reli a tua brilhante crônica emoldurada pela não menos bela música, cuja unicissidade enche os olhos de tua legião de privilegiados amigos e leitores, entre os quais tenho o imenso prazer de estar incluso.
    O contexto é dos mais interessantes e enseja reflexão sobre o quanto angariamos experiências e maior capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza só mesmo como o avançar da idade. E ainda existem aqueles que nascem e morrem sem atingir tal maturidade.
    O teu olhar no afã do mais alto relevo da solidariedade e do amor te diviniza, minha doce e querida amiga, e a tua literalidade é encantadora, razão pela qual te denominei imperatriz das crônicas.
    Fique com o meu abraço de carinho e meus efusivos aplausos por mais esta preciosidade, e sinceros votos de uma semana abençoada e feliz.

    ResponderExcluir
  44. Claro que es necesario soñar y saborear la belleza de la poesía.
    El mundo es un lugar inhóspito a veces y hay que buscar la manera de sobrevivir como sea.
    Un saludo.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís