4 de dezembro de 2023

DE LONGE TUDO PARECE PERFEITO ...

 



      - Tais Luso de Carvalho


Quando passeio pelos bairros da minha cidade, meus olhos vão descobrindo alguns terraços cheios de flores, janelas com cortinas de crochê e bebedouros para os bem-te-vis. Um encanto! E a cada dia que faço esses passeios parece que esses terraços e jardins são mais festivos,  que existem pessoas muito felizes naquelas casas. O sol, as flores, os bem-te-vis... Naturalmente,  imagino e fantasio a vida de cada um daqueles recantos vistos com alegria de quem apenas passa.

O que estarão fazendo os moradores daquelas casas e apartamentos? Serão realmente felizes? É difícil imaginar que por detrás daqueles jardins encantados, daqueles terraços floridos possa existir alguém triste, solitário e com uma montanha de problemas. Mas existem; as flores e os bem-te-vis podem estar escondendo uma outra realidade, que eu não imagino no seu interior.

Mas gosto de ver, são momentos de ilusão, uma vez que me afasta da violência da cidade, das encrencas entre as pessoas e me permite pensar que a vida se apresenta maravilhosa por mais tempo. Deve ser o poder das flores.

Percebi que só tive esta ilusão porque supervalorizei o que estava longe. O que é inacessível e desconhecido aos outros, torna-se misterioso, parece perfeito.

Fico curiosa com biografias de grandes nomes e tenho interesse pelos aspectos ocultos de grandes vultos, de cientistas e pensadores que fizeram a história da humanidade. Os ídolos nunca são nossos iguais: precisam ficar no patamar da nossa admiração, protegidos da curiosidade humana, envoltos num mistério que nos fascina. No momento que se desnudam aos nossos olhos, a coisa muda.

Por isso, não gostaria de adentrar nos terraços dos belos apartamentos, nos jardins das casas. Continuarei olhando as flores, os bem-te-vis e pensarei, por momentos, que o caminho que tracei para passear é um percurso lindo, alegre e que alimenta meus sonhos num mundo imaginado. Depois volto à realidade, pronta para levar o dia, com seu lado alegre e outro nem tanto, afinal, não é aqui o Paraíso.








35 comentários:

  1. Prezada Taís,
    Como diz o ditado: cada medalha tem dois lados.
    A grama parece sempre mais verde do outro lado...
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  2. Nunca saberemos,Taís e é melhor nem nos preocupar com isso. Por trás de janelas floridas, canteiros magníficos, podemos encontrar de tudo e , na certa, como qualquer um de nós, ali existem dias bons e outros que são um saco, cheio de problemas...Mas, o bom é que nunca percamos a capacidade de nos encantatr com as flores e jardins coloridos! Adoro! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de Paz, querida amiga Taís!
    Vou começar com sua interrogação:
    "Serão realmente felizes? "
    Creia que já fiz uma pergunta exatamente assim e até postei há uns dez anos com o mesmo questionamento quando passeava na Região dos Lagos onde morei antes de ter vindo para cá e tinha um lugar lindo chamado Pontinha que eu admirava e fotografava tais casas lindíssimas por imaginar que poderiam ser felizes (ou não).
    São pensamentos viáveis os nossos, vemos que, de longe, todos os gatos são pardos...
    Também sabemos que, de perto, ninguém é normal, rsrsrs...
    A sua crônica esta impecável, muito bem transmitida a ideia central dela. Ainda com o adorno das figuras que usou para nos colocar no cenário tão lindo que estamos necessitados em dias terríveis por todo mundo.
    Precisamos destes momentos de ilusão, contemplando por onde passeamos e imaginando situações felizes como você faz bem.
    Adorei todo o clima criado ao entorno, sua descrição me deu tanta paz interior, o poder da flores é inegável.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  4. Querida Tais, sua crônica é bem escrita e expressa com clareza o tema da ilusão. Gostei da linguagem simples e poética, que cria imagens e sensações no leitor. Gosto de como você se imagina, entre o que está perto e o que está longe, entre o que é real e o que é ideal. De como você mostra que a ilusão é uma forma de escapar da violência e das encrencas da cidade, mas também uma forma de alimentar os seus sonhos. Realmente a ilusão tem um limite e precisamos voltar à realidade, mas sem perder a esperança. Sua crônica é um convite à reflexão sobre o que nos faz felizes e o que nos engana. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Rogério V. Pereira21:18

    Boa crónica... boa até porque me incita a falar do meu jardim, da felicidade e de mim.
    Começando pelo jardim, mantenho a esperança que a relva cresça, que as plantas floresçam e que as florem me sorriam...
    Sobre a felicidade, não tenho a ambição de ser feliz. Já dizia Saramago, que a felicidade é um sentimento egoísta... bom mesmo é estarmos de bem connosco, com a nossa consciência...
    Sobre mim estou a pensar colocar uma placa à porta da minha casa, dizendo assim
    "Aqui vive um homem que ama o seu jardim, que está de bem com a sua consciência e fala de si sempre que de outros fala"

    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Solo cuando vemos d e cera y vemos la realidad nos damos cuenta como es . Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  7. Estava a ter essa conversa com a minha mulher na varanda de casa no domingo.
    Faz-nos bem aos olhos e à alma passar algum tempo ali.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  8. Hola Tais, seguramente que detrás de
    Las flores hay una vida, con alguna tristeza, pero hay que ser positivos, y pensar que detrás del jardín está la felicidad.
    Que tengas una feliz semana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  9. Uma crónica muito reflexiva, minha Amiga Taís. Imaginar o que se passa nos lugares que de longe lhe parecem bem, é porque pensa nos outros e gosta que a realidade seja o melhor possível. Esses passeios servem para limpar o olhar e fugir da violência do dia a dia. Entendo bem. Desejo-lhe tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Todas as pessoas têm os seus problemas. Esses lugares têm o condão de deixar mais alegres as vidas das pessoas.

    Beijinhos e muitas flores nos seus caminhos. Um bom Dezembro no amor do Deus Menino!

    ResponderExcluir
  11. " Aqui não é o paraíso " escreves tu e, se queres que te diga, nem sei o que isso é; ensinaram-nos na catequese que há o céu e o inferno e, conforme o nosso comportamento, iremos para o tal paraíso, ao lado de Deus Pai e de todos os nossos queridos que partiram e tiveram a graça de ocuparem esse maravilhoso lugar Também costumo observar casas e pessoas, quando vou à varanda do meu apartamento ou quando me sento, sozinha num café; fico " invadindo " o seu interior tentando descobrir o tipo de pessoa que é; não consigo grande coisa por mais que observe e por vezes ouça a conversa que estão a ter; como, em geral frequento o mesmo café, há pessoas que, principalmente aos sábados de tarde, também lá estão e de tanto as observar, parece que as conheço, mas é só impressão minha; elas devem pensar o mesmo que eu, mas também estão enganadas...nem elas me conhecem, nem eu a elas . Como se costuma dizer, " as aparências enganam " e por trás de lindos cortinados e de belos jardins, existe gente normal, com os seus altos e baixos, com defeitos e qualidades, com solidão mesmo vivendo com outras pessoas e também algumas que vivem sozinhas mas sem se sentirem sós. Cheguei à conclusão , querida Amiga, que os outros não diferem muito de mim que tem alegrias, dores, qualidades , defeitos , que também chora, ri e tantas vezes se sente angustiada sem saber o motivo. É assim o ser humano, imperfeito...é assim a vida também ela imperfeita e injusta para tantos, principalmente para as crianças que muito sofrem nas mãos do tal " Homo sapiens ". Querida Tais, uma crónica pertinente, como sempre e também muito oportuna dado que estamos em época natalícia e por trás de tanta iluminação há gente que passa fome, há crianças a morrerem nas guerras, há pessoas cujas casas foram destruidas pelos misseis e no entanto.....as luzinhas continuam a piscar como se o tal paraíso existisse. Beijinhos e saúde sempre. Um Dezembro sereno, Amiga
    Emilia 🌲 ⭐

    ResponderExcluir
  12. Al igual que a ti, me gusta mucho leer biografías.
    Las flores son alegres y bonitas con su hermoso colorido. Pero quizás, detrás de esa belleza pueda existir alguna tristeza.
    Me ha gustado mucho tu profunda reflexión.
    Te mando un beso y mis deseos de felices días.

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga Tais, que bom ler aqui, pois a vida é uma sensação, nem sempre estamos bem, mas viver ainda é um dom, o melhor dom que podemos ter, mesmo que o tempo passe, pois só envelhece quem vive muito e viver, pra mim é sempre motivos de agradecimentos!
    Amei ler aqui, sempre vivemos um pouco de ilusão, sou pisciana e acho mesmo que a vida, por mais que tenhamos problemas, é maravilhosa!
    Amei sua crônica, tens essa capacidade de nos prender ao te ler!
    Abraços sempre apertados!

    ResponderExcluir
  14. Cierto lo que vemos en las fachadas de las casas puede hacernos creer que en su interior la vida es como nos la imaginamos, pero se puede dar todo lo contrario.
    Eso mismo puede darse en la salud de una persona a la que aparentemente la vemos bien pero en su interior sufre una grave enfermedad.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Taís:
    cuando nos acercamos mucho a las cosas y a las personas, puede ocurrir de todo: que la sorpresa sea buena o mala.
    ¡Ojalá haya más buenas que malas!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Imaginar o que se passa para além do que os nossos olhos pode ser um bom exercício para pormos um pouco de poesia nesta vida de fome, peste, e guerra, com que grande parte da humanidade luta todos os dias.
    Gostei do que li.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  17. Querida Taís
    Bem vista essa coisa de imaginarmos através daquilo que os nossos olhos
    descortinam sem aprofundar, pensando que "tudo o que luz é ouro". Tem muita razão
    no que diz, nem sempre a felicidade bafeja aqueles que moram em palácios,
    belas vivendas, rodeados de jardins maravilhosos.
    O que é visto de longe sem analisarmos convenientemente leva-nos ao engano.
    Bela Crónica, minha amiga.
    Sempre nos surpreendendo com os seus temas.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  18. Sua xcelente crônica levou-me a refletir, querida Taís. Problemas? Quem não os tem?
    Como você bem escreveu: "Não é aqui o Paraíso."
    Deixo um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  19. Caetano Veloso já dizia que 'de perto ninguém é nornal´ _ caminhar entre casarios
    nos leva mesmo a imaginar quem habita aquelas locais ajardinados que pela ordem deveriam mesmo ser felizes.Considerando os que não possuem jardins e nem casa.
    Pensemos que sim. E nós que estamos a passar , também somos felizes.
    A felicidade não impede os problemas, eles vem junto e vamos superando todos.
    Nem me fale em Brasil,por enquanto Taís (risos), aqui estou num friozinho bom , acordando ao som das vozes das minhas meninas lindas e vendo a neve cair de forma encantadora. No dia seguinte a neve derreteu e o chão continua coberto de folhas amareladas, a cidade no maior luxo é um brilho de luzes e o Natal por aqui está bonito demais ! Estou amando esse dezembro invernoso , apesar de ainda ser outono. Enfim, amiga querida ,celebremos o nascimento do menino Jesus , bem juntinho da família e continuemos a passear nos arredores do nosso quarteirão, acreditando que todos estão felizes ,apesar de tudo. E prosseguimos !
    Grande abraço,Tais
    beijinhos também !

    ResponderExcluir
  20. Anônimo13:33

    Oi Taís.
    Realmente parece perfeito quando olhamos de longe
    Mas de perto, nem tudo que reluz é ouro
    Todas as pessoas tem seus problemas
    E nós também temos os nossos!
    Mas também temos momentos felizes e os outros também tem...
    E na roda gigante da vida: uma hora estamos em cima, outra hora embaixo...
    Cabe a nós enxergarmos as flores que existem nas nossas vidas, e sabermos que apesar de não ser perfeito, sempre haverá essas flores, que nos tragam alegria e gratidão.
    Abraço querida! (Larissa)

    ResponderExcluir
  21. É sempre importante sabermos algo mais sobre os ditos vultos distintos da humanidade. Como por exemplo:Nelson Mandela. Saber a sua história de vida, o seu percurso em prol da humanidade.
    Excelente crónica, amiga Tais. Gosto muito.
    Deixo os meus votos de um bom fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Crónica de excelência! Toda ela revela o modo perfeito que tens para viver.
    Saber olhar é um Dom e que muitos esquecem o seu uso que é da maior importância.
    Imagina o bem estar das gentes que se preocupam com as suas flores e ajardinados aéreos como acolhem as aves na sua liberdade.
    Crónica a ser seguida por muitos. Fica a "deixa".
    Parabéns, Tais.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  23. Os grandes nomes... é melhor não ver cada letra sua de perto, porque, por vezes, são de acentuada fealdade.

    Tudo é melhor no reino da imaginação.

    Querida amiga, beijinho de bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  24. Quando passeio pelos bairros da minha cidade, meus olhos vão descobrindo alguns terraços cheios de flores, janelas com cortinas de crochê Um encanto!
    AMIGA TAÍS sorte a sua em ter essa visão!
    Mas...será que é tudo tão belo?
    difícil imaginar que possa existir alguém triste, solitário - huummm para mim não é difícil imaginar pois todo o mundo está cada dia mais triste, desesperado, a vida está um caos... dando o meu exemplo, aqui estou entre 4 paredes infeliz, solitária e ninguém se lembra que existo!
    Mudando de assunto!
    voltei ao seu contacto...
    estive 2 meses e meio ausente, nos ultimos dias fiz 3 posts novos em 3 blogues diferentes e tentei explicar o porquê da minha ausência, muitas coisas aconteceram, caso queira saber e acompanhar, terei todo o gosto da sua presença por aqui:
    https://orientevsocidente.blogspot.com/
    https://meusmomentosimples.blogspot.com/
    https://pensamentosimagens.blogspot.com/

    Irá gerir como bem entender, eu apenas vim informar
    Gosto muito das suas crónicas, obrigada
    Bom fim-de-semana
    Abraço da Tulipa/Kalinka

    ResponderExcluir
  25. Taís,
    São tantas as possiblidades
    sob tantas infinitas perspectivas
    que sempre olho, imagino
    e deixo a mente divagar.
    Mas da minha janela vejo
    como as pessoas se interessam
    por cada planta, cada flor e
    como as crianças se encantam
    com a familia de sapinhos de
    barro e de louça que vivem no jardim.
    Hoje mesmo uma família com um
    menininho em uma cadeira de rodas
    parou e cantaram as musiquinhas
    de sapos para ele que sorria e batia palmas.
    Então minha amiga,
    que bom que nossa mente nos
    leva além...
    Muito obrigada por compartilhar.
    Bjins de bom domingo.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  26. Realmente a distância nos apresenta o que mais queremos ver, por isto as viagens não revelam como os residentes vivem o cotidiano, o quanto de questões sociais enfrentam e assim se tornam encantadas. Viajar nos nossos nossos desejos mais recônditos nos ajuda a manter o equilíbrio do tanto que a humanidade tem atropelado o nosso belo planeta.

    ResponderExcluir
  27. É melhor mesmo ficar pela vista ao longe...
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Olá querida, Taís!

    Entendi muito bem o quis passar. É sentimento que nos coloca a refletir. Também quando passo em lugares muito lindos, bem decorados... dou por mim a pensar (ainda que momentaneamente) como aquele lugar deve ser de felicidade. Mas é como diz, por detrás daquele ligar aparentemente perfeito, ainda assim deve existir gente que se sente triste, a passar dificuldades e entre outros.

    De longe, tudo parece perfeito! Mais uma incrível reflexão sua! 🤗

    Um beijinho para si e que tenha uma ótima semana! 💞

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Taís,
    Também gosto de admirar os jardins das moradias e fotografar as flores que observo do lado de cá das grades!
    É um lenitivo para mim.
    Imaginar quem vive lá dentro, por vezes penso nisso,
    Serão pessoas felizes, doentes, idosos, jovens?
    Raramente vejo os moradores e problemaa há em todos os lugares.
    Os jardins quanto a mim pouco ou nada nos dizem a este respeito.
    O ideal era que todos estivessem bem.
    Excelente a sua Crónica.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  30. “O que é inacessível e desconhecido aos outros, torna-se misterioso, parece perfeito.”
    Querida amiga, gostei muito do perfume floral desta inspirada e reflexiva crónica.
    O poder das flores é misterioso: elas enfeitam a vida, iluminam sorrisos, consolam choros, tornam inesquecíveis alguns momentos…
    Flores coloridas em varandas e terraços profusamente engalanados, tão lindos que enfeitiçam olhares curiosos, podem sim esconder vidas descoloridas, tristes, amargas. Nem tudo o que brilha no exterior tem luz própria na intimidade dum lar.
    Amiga, a vida, que se faz de ilusões e desilusões, já é suficientemente difícil com flores, imagina-a sem flores…
    Continua a fazer caminhadas, pela tua saúde. E vai olhando aqui e ali, em busca de assunto para outra crónica brilhante.
    Beijo cheio de amizade.

    ResponderExcluir
  31. Caríssima, uma virtuosa publicação que direciona nossas mentes a reflexões múltiplas. Cordial abraço. CSamma

    ResponderExcluir
  32. Querida Tais,
    Quando vemos lares floridos com animais domésticos e aspecto aconchegante a primeira impressão é realmente de ser um lar feliz, mas ninguém sabe as dores que os integrantes da residência carregam em suas vidas. O ambiente pode ser propício, mas muitas vezes a felicidade é uma grande ilusão. Todos nós carregamos nossas cicatrizes, nossas decepções e tristezas, difícil saber quem é genuinamente feliz. Hoje muitas pessoas vivem de aparências, até casamentos se sustentam para enganar os outros, vivemos uma era "fake". Adorei o seu texto, excelente.
    Te desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Agradeço pela amizade e mensagens ao longo deste ano.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, Tais
    Linda crônica, os jardins, os pássaros, o sol, sempre encantam. Na vida os obstáculos, surge para todos nós, que possamos buscar a melhor forma de resolver, tendo sempre uma atitude positiva diante dos fatos, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  34. Este mundo... só mesmo visto ao longe, Tais! Nas primeiras imagens da Terra, a partir do espaço, a paz, parecia ser o que mais emanava deste nosso Planeta Azul, aos olhos dos astronautas... e é só poisar nele... que a gente encontra de tudo... menos uma amostrinha de paz e sossego... :-)) Cada vez mais raros, que pepitas de ouro...
    Pelo menos, que estes recantos cuidados deste nosso mundo, sirvam para praticar alguma paz interior de quem os cuida, já que tantas vezes também eles camuflam outras perceções...
    Uma crónica, como sempre, com um olhar muito lúcido, sobre este nosso mundo de confusas e contraditórias realidades...
    Beijinhos, Tais! Como os meus próximos dias, serão incertos, entre múltiplos afazeres, desde já, aqui deixo os meus votos de Festas Felizes, com saúde, tranquilidade e paz, e com os sorrisos de quem lhe seja mais querido, por perto, que continua a ser o que vai dando sentido a tudo o mais... que aconteça fora da caixa, deste nosso mundo, tão fora dos eixos...
    Tudo de bom! Feliz Natal!
    Ana

    ResponderExcluir
  35. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís