![]() |
Foto da Internet |
NOSSO ESTRESSE
– Taís Luso de Carvalho
Esse problema de estresse é coisa muito antiga, há muito que ele vive entre nós, juntinho, silencioso e piorando. Pode tornar-se crônico, mas só vamos perceber quando estivermos com os sintomas físicos ou mentais anormais, sintomas instalados e ávidos para fazerem um bom estrago no nosso cotidiano. As coisas vão avançando e muito da nossa paz, evaporando. Com todos os meios de comunicação nada fica fora do planetinha, e muita coisa é bem estressante. E muito no país onde moramos.
Muitas vezes paro para pensar o tanto que estamos deixando o estresse nos atingir em certos momentos e não percebermos.
Atualmente o que estressa bastante são as discussões políticas. Não faz muito, escutei numa rádio coisa que eu jamais imaginei em ficar ouvindo, ainda estava na cama, um ótimo dia para dormir mais um pouquinho, mas perdi o sono e liguei o rádio. Que loucura aquilo, quanta agressão na defesa de ideias próprias, como se estressava aquela gente discutindo! Desliguei.
Muitos assuntos nunca ficam numa boa, a imposição de ideias é sempre forte, e sem educação e respeito o estresse vem saltitando de faceiro.
Quando nos metemos na vida dos outros, vira uma tragédia, começam as discussões e as críticas pejorativas e ninguém limita mais o que diz, dizem tudo de uma maneira até leve, como se o ofendido não percebesse.
Muitas vezes fazemos as coisas com muita pressa, encaixamos tudo num dia para aproveitar o outro. E o outro dia vira uma porcaria. Isso não é saudável.
Evitar discussões por bobagens, coisinhas pequenas demais é medida muito boa, principalmente em família. Aquelas pessoas que sabem de tudo também são difíceis.
O bom é quando conseguimos mudar de atitudes, o que não é fácil, mas evitaremos AVC, problemas Cardíacos, Gastrites, Ansiedade, Depressão e muitas outras doenças emocionais. E isso tudo apressa o nosso envelhecimento.
Na verdade o cérebro age na razão e o coração na emoção! O nosso cérebro evita muita coisa que poderá afetar o coração que vive lá se batendo, cumprindo sua nobre missão que é garantir nossas vidas por mais tempo, com muita sensibilidade e amor. Mas há momentos na vida, que o cérebro tem de comparecer mais.
Uma feliz vida para todos os amigos!
Eso pasa por abarcar más de lo que podemos. Vamos muy deprisa por la vida y dedicando nuestro tiempo a menos cosas, podemos vivir sin la ansiedad de la falta de tiempo.
ResponderExcluirUn abrazo.
Minha querida amiga Taís,
ResponderExcluirNão importa quem você seja, qual seja sua posição social ou o quão feliz você se considere, em alguns dias você vai se sentir estressado. Mas, será que o estresse realmente precisa fazer parte da vida?
A maior arma que o estresse empunha é a nossa capacidade de escolher mal os nossos pensamentos. Não é fácil pensar apenas em coisas boas, especialmente com tantas mídias noticiando fatos ruins quase constantemente.
Como diz um dos meus aforismos:
"A mente humana é um campo de batalha!"
Ninguém gosta da rotina desleixada do estresse, da desordem diária e incomum que esta sensação corrosiva nos impõe. O estresse age como um acelerador: ele nos empurra para frente ou para trás, mas, o problema é que não conseguimos escolher uma direção.
O ditado é antigo, mas verdadeiro: "Quando a cabeça não pensa bem, o corpo padece".
FELIZ DIA DA CRIANÇA QUE AINDA VIVE EM TI!
Beijos!!!
Obrigada pelo Dia da Criança!
Excluir😄😅🙋♀️ É, vamos festejar todos nós, os jovens de espírito!
Beijo, parabéns!!!
El estrees genera tumores(soy una que lo tuvo),preocuparse de tanto una sola es nefasto para el cuerpo .Interesante entrada,Te dejo un abrazo!
ResponderExcluirTaís, esse tal do estresse tenta nos pegar de vários modos!
ResponderExcluirAs discussões políticas, religiosas, passemos looooooooooooooonge!
E há programas que seriam de atualidades e os convidados por pouco se atacam! Um horror! Bom é ficar o mais ZEN possível pra não entrar em fria, já que estamos todos ZEN paciência,rs...
Linda semana!
Feliz dia das crianças, pois ela deve mestar sempre em nós!
beijos praianos, chica
E criança sem estresse, querida Chica!
ExcluirFeliz Dia! 😅
Beijo, que férias, hein amiga!
Sabes onde estou agora, às 22horas ? Na cama! Isto para não me stressar. Hoje votámos para presidentes de câmara, das juntas de freguesia e assembleia municipal. As campanhas para as autárquicas ( assim se chamam estas eleições ) foram de amargar; já ninguém aguentava os programas televisivos, mostrando os candidatos, rua abaixo, rua acima, entrando em mercados e lojas, distribuindo beijos, canetas e outras bugigangas; agora estão a contar os votos e já ouço lá fora, carros a buzinarem o que significa que o actual presidente da Câmara voltou a ganhar; não votei nele, mas, tem feito um bom trabalho, aqui em Famalicão e, portanto, tudo bem. Como vês amiga, a noite vai ser longa, a aturar os comentadores dando a sua opinião sobre os resultados que vão saindo. Estou saturada de tudo isso e como os candidatos são todos muito fraquinhos, eu votei no menos ruim. Sempre voto apesar de não sermos obrigados, porque lutámos muito para termos esse direito; no entanto, a abstenção é sempre muito grande. Sabes, Taís, já não me stresso muito; com a idade fui aprendendo a fazer tudo com mais calma e a não dar tanto valor aos pequenos aborrecimentos. Não sei se já foste ao Começar de Novo, mas lá poderás ver que não tenho desperdiçado muito os ensinamentos que a vida me tem dado até aqui; a idade ensina e a nossa obrigação é aprender, não é verdade? Aqui, no meu quarto, com a televisão desligada, não há stress que me atinja.
ResponderExcluirBeijinhos, querida Amiga e dorme bem...nada de ligares o rádio....
Emília 🌻 🌻