17 de agosto de 2008

DORIVAL CAYMMI: OBRIGADA!

Dorival e o mar, sua paixão
- Tais Luso de Carvalho

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, 30 de abril de 1914 e veio a falecer ontem, sábado, 16 de agosto de 2008, aos 94 anos. Foi um dos baianos mais amados: exaltou a Bahia, cantando sua natureza, sua gente e o mar, como ninguém.

Aos 16 anos deixou seus estudos e foi trabalhar no jornal O Imparcial. Daí já se arriscou como compositor e se apresentava na Rádio Clube, na Bahia. Começou sua linda trajetória com músicas para o carnaval: A Bahia Também Dá, uma delas. Em 1940 foi de muda para o Rio de Janeiro e casou-se com Stella Maris, que conheceu num programa de calouros. Tiveram 3 filhos: Dinair (Nana - 1941), Dorival (Dori – 1943) e Danilo (1948).

Com uma personalidade cativante, dono de uma voz doce e aveludada cantava e encantava a todos. Segue algumas de suas composições:

O Samba Da Minha Terra - Vatapá - Você Já Foi à Bahia? - Requebre Que Eu Dou Um Doce - Eu Não Tenho Onde Morar - Um Vestido De Bolero - Lá Vem A Baiana - A Vizinha Do Lado - Eu Cheguei Lá - O Que é Que A Baiana Tem? - Dois De Fevereiro - Saudades Da Bahia - O Dengo Que A Nega Tem - Rosa Morena - São Salvador - Eu Não Tenho Onde Morar - Maracangalha - Milagre - Rainha Do Mar - Promessa De Pescador - É Doce Morrer No Mar - Modinha Pra Gabriela - Oração De Mãe Menininha - João Valentão - Marina - O Vento - Saudades de Itapoá - A Jangada Voltou Só - entre outras...

Um pouquinho da criação de Caymmi:

Eu não tenho onde morar / É por isso que moro na areia / Eu nasci pequenininho / Como todo mundo nasceu / Todo mundo mora direito / Quem mora torto sou eu / Eu não tenho onde morar / É por isso que eu moro na areia / Vivo na beira da praia / Com a sorte que Deus me deu / Maria mora com as outras / Quem paga o quarto sou eu / Eu não tenho onde morar / É por isso que moro na areia...

VALEU, DORIVAL CAYMMI!-

2 comentários:

  1. Valeu mesmo...

    bjx

    RF

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Encontrei esta postagem enquanto procurava assuntos relacionados ao Dorival Caymmi. Muito bacana!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir

AOS AMIGOS

Muitos blogueiros não estão mais recebendo as notificações de comentários em seus e-mails. Os comentários entram direto para as configurações do blog. Todos ficam apenas lá. E de lá são publicados.

Muito obrigada por sua participação nos comentários.
Comentários anônimos não são postados. Identifique-se.
Abraços a todos
Taís