26 de setembro de 2020

JUVENTUDE E MATURIDADE

                                                              Juarez Machado / Brasil -  Das Artes

                  

                           ___Taís Luso de Carvalho___

Ao escutar Charles Aznavour, com sua triste canção J'Avais vingt ans, fiquei pensando lá nos meus vinte anos. Mas não tenho saudades. Foi uma etapa muito bonita, mas passou. Eu penso muito pouco no meu passado. Guardo ótimas lembranças, muitas alegrias, algumas tristezas. Normal, nada traumatizante.  É normal nessa idade sonharmos com vários projetos  e  viver  intensamente. A vida pulsa. 

Porém, ter a cabeça amadurecendo é trabalho duro, haja fôlego e disposição para abraçarmos essa intensa mudança. Encarar as inseguranças e questionamentos sobre os lados desconhecidos da vida, que vai se mostrando com certa desordem, é trabalhoso, e sempre levamos uns trancos para acertarmos o passo. A vida não é condescendente com nossos erros, jamais! Ela cobra.

Os 20 anos passam rapidamente, quando vemos já estamos nos 30, e num pulo alcançamos os 40, 50, 60, 70… e daí pra frente só vai! Passa a valer mais a nossa qualidade de vida.

A maturidade já nos presenteia com as marcas do tempo, e o negócio é aceita-las sem sofrimento. Ou então morra jovem, bela e cheia de saúde! Ao redor dos 20 anos não se pensa em finitude, é uma idade que cometemos mais equívocos, mas ainda existe muito chão pela frente, e nada como o tempo e vontade para a recuperação. Para acertar as pontas.

Mas calma! O nosso envelhecer tem suas vantagens, não desanimem! A vida é generosa e também nos oferece uns presentinhos simpáticos: rouba a nossa juventude encantadora e saudável, mas nos dá em troca uma boa dose de experiência, sabedoria, segurança, charme, paciência... mas também artrite, artrose, arteriosclerose, catarata, bico de papagaio e o escambau!! É assim mesmo, tudo misturado. Uma bagunça terrível. Mas dá para gerenciar, com boa vontade só vai... 

Mulher madura sabe usar o charme, é nesse período que conseguimos mais serenidade e segurança. Não há mais aflições periféricas. Nossas buscas são mais consistentes, nossas façanhas mais preciosas.

Nessa idade a gente idealiza, mas não se pode acreditar mais em muitas coisas; acreditar nas promessas daqueles enganadores que conhecemos, cheios de moral, que aparecem de 4 em 4 anos nos prometendo o mundo? Pois é, pelo amor de Deus! Sempre nos faltará alguma coisa nesse quesito de 'escolhas'. Existem coisas que não modificam porcaria nenhuma, enquanto uns se matam para modificar o sistema, outros se matam para que continue tudo como está. Esse é um quesito que tanto os jovens como os  maduros não conseguem arrumar. É que vamos atrás das boas intenções! Temos esse defeito de fábrica.

As avaliações sempre aparecem mais tarde, no auge da maturidade, quando a poeira baixa. E aí constatamos que muita coisa, em épocas passadas, não tinham tanta importância. Que pena que é um pouco tarde para remediar alguns absurdos. Mas, já estamos noutra fase e já temos a ideia de tempo!  E chega o momento de buscarmos mais paz e alegria! E basta.


Hier encore / Charles Aznavour - Com tradução




43 comentários:

  1. É importante aprendermos a aceitar que o tempo avança e apesar de tudo ser diferente... não significa que seja pior!!! Bj

    ResponderExcluir
  2. En la juventud hacemos muchas cosas que con los años nos pesan haber hecho, claro que las dos cosas parece no se pueden unir juventud y madurez.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  3. Nos meus 20 anos eu era tão ingénua, Taís. Não tinha estudado apenas aprendera a ler, fora logo trabalhar, e nessa idade, ainda acreditava que que o mundo ia acabar no ano 2000 que era o que sempre ouvia aos mais velhos.
    21 comecei a ter acesso a bons livros, e 22 casei depois fui para Moçambique, tinha acesso livre à biblioteca e pode-se dizer que comecei a ter conhecimento do mundo nessa altura. Mas não acreditava nos políticos, até porque o regime fascista e a guerra colonial não iludiam ninguém.

    Abraço e bom fim de semana

    À margem:
    Já tenho o computador em casa, mas em 6 horas já se encerrou 8 vezes o que quer dizer que se não está melhor está pouco melhor apesar de desta vez eles me dizerem que substituíram uma peça. Noto diferenças, está mais rápido e o ecrã de encerrar voltou a ser azul. Passara a ser verde quando o problema começou. Vamos ver como se porta amanhã, mas se continuar assim, volta para lá na segunda-feira.

    ResponderExcluir
  4. Aos 20 eu já fiquei mãe.. Depois nem vi o tempo passar. Mas hoje, olho pra tudo e vejo coooooooooooooooomo passou e como eu estou velha,rs...Mas, por outro lado, se não tivesse passado, não teria tudo o que tenho em termos de amor, família, netos.. A vida dá e cobra... E quantos presentinhos ganharmos em ites e tantas coisitas mais ! Vamos que vamos ! Mas sinceramente esses palhaços que aparecem tentando nos enganar, não confio nadica de nada em nenhum, independente do partido, ideologias...Qualquer um ,basta chegar ao cargo, mostra a que veio!!! beijos, lindo domingo,creio com chuva!! chica

    ResponderExcluir
  5. adoro essa musica ouço muitas vezes e eu quem de dera ter 20 anos e saber tudo o que sei hije hehehe muito lindo texto parabens bjs tudo de bom

    ResponderExcluir
  6. Taís,
    Amo ler seus textos e me sentir
    conversando e revisando minhas
    ideias. A vida da gente é uma viagem
    e com tempo de validade. Só que
    nós mesmos não temos como saber.
    Acho isso mágico.
    Adorei ler enquanto de fone ouvia
    a maravilhosa canção.
    Bjins de Ótimo Domingo.
    CatiahoAlc.
    Dos Blogs :
    reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com
    delasdelesouviceversa.blogspot.com
    frasesemreflexos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Música maravilhosa, cheia se sentimentos...e muito a se refletir, perfeita para seu belo texto, Tais!
    A maturidade se faz na experiência e reflexões a respeito de tudo, até em um ato de lavar louças há muitas reflexões, assim é a vida, quanto mais refletimos, mais aprendemos e fazemos as mudanças necessárias e possíveis.

    Infelizmente muitos ainda acreditam em salvadores da pátria, idealizam o impossível e assim é fácil ser enganados, tem os protetores dos unicórnios encantados, das criancinhas desprotegidas, da vida dos fetos não nascidos, dos consumidores desprotegidos, dos que amam cristo, e por aí vai...sem contar a criação de um inimigo imaginário do país...Ainda se dorme muito nestes barulhos e acabam elegendo pastores lobos para proteger as coitadas das ovelhas.
    O problema não é o cargo, é o ser humano sem caráter e empatia que se elege para se dar bem e não ajudar a sociedade. Há bons e maus em todos setores, incluindo eleitores quando continuam a dar voto de confiança em quem explicitamente é ruim em todos os sentidos.
    Adorei o texto e reflexão!
    Abração, bom domingo proceis!

    ResponderExcluir
  8. Como sempre minha amiga uma crónica excelente.
    Do passado ficam as lembranças, o importante para mim é aproveitar o melhor possível o presente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Tais, amei a tela que escolheu. E ouvir Charles Aznavour é um enorme prazer pra mim. Confesso que fui uma jovem velha. Não fez parte de minha juventude o caminhar com sonhos. Era-me difícil tirar os pés do chão. Por incrível que possa parecer, fiquei mais jovem com o passar dos anos rss. Aprendi a ousar e a sorrir mais para a vida, que antes me assustava sobremaneira. Esses presentes que você mencionou, trazidos pela maturidade, não são todos agradáveis rss. Mas não vale a pena ficar pensando neles, pois temos que com eles conviver. A maturidade não nos impede de cometer erros, apesar da avaliação ser mais consciente, porque a capacidade de enganar, de terceiros, não se esgota. O jeito é, de fato, buscar paz e alegria, valorizando o que, de fato, é mais importante para nós, hoje. Dizer que gostei muito de sua crônica é repetitivo, mas sincero. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Aznavour cantava esta canção com grande dramaticidade, como que a avisar os jovens para realizarem uma juventude mais proveitosa.
    Há um vídeo em que ele canta com duas jovens que diziam ser suas netas. Penso que era uma neta e a filha mais nova que eram da mesma idade. No público muitos jovens a aplaudir a performance.
    Também não me parece que esta canção se referisse a ele enquanto jovem, afinal a sua juventude decorreu durante a II Guerra Mundial. Os seus pais pertenciam à resistência e abrigaram judeus e arménios, com perigo de vida. Tempo das crianças se tornarem adultas antes do tempo.
    Aznavour tornou-se mais 'bon vivant' depois da fama...
    Apesar de estar na primeira pessoa, 'la chanson' não teria que ser obrigatoriamente referida à sua pessoa.

    Quanto à crónica, é bom que a vida se desenrole com as etapas que tão bem caracterizou e que sejam bem cumpridas...
    Não há ninguém que queira voltar à juventude, perdendo tudo o que aprendeu...
    Gostei muito, querida Amiga.
    Abraço grande
    ~~~~

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga Taís!
    Confesso que não sei por onde começar; se por esta saudosa musica que gosto imenso, ou se por mais uma das maravilhosas crónicas que me dão um grande prazer ao lê-las. Tudo lindo amiga! Meus parabéns!... desejo-lhe uma semana muito feliz, com saúde paz e alegria! Um grande beijo com carinho ... protejam-se muito bem do covid 19. Nós bem tentamos disfarçar mas mas, meu Deus, isto está tudo muito complica

    ResponderExcluir
  12. Não tenho saudades dos intes e dos intas.
    E estou a gostar muito dos entas.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  13. Crónica escrita no seu bom tom de pessoa bem humorada e que aceita a vida que vai passando. É mesmo assim, minha Amiga Taís. Deu-me tanto trabalho a chegar aqui, costumo dizer. Os 20 anos já lá vão há muito tempo. Creio que não queria voltar a eles...
    Charles Aznavour sempre bom de ouvir.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Ditas tantas verdades nessa sua crónica amiga Tais Luso. Os meus 20 anos já de mim estão distantes. Agora estou na idade do caruncho. Para dizer a verdade não tenho saudades do tempo da minha infância. O pereúdo dos 25 aos 60 anos para mim foi o melhor da minha vida.

    Continuação de boa semana amiga Tais Luso. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Nuestro poeta Antonio Machado, tiene un poema que ha sido letra de muchos cantes flamencos. Dice así:
    A todos nos han cantado
    en una noche de juerga,
    coplas que nos han matado.

    Esto pensaba mientras leía tu entrada escuchando la canción de Aznavour.
    Aunque la realidad es, que los veinte años actuales poco tienen que ver con los de la generación anterior. Sobre todo si eres mujer...
    Besos.

    ResponderExcluir
  16. excelente crónica, amiga Tais. percorrida por um fio de ironica
    que acrescenta encanto e "sagesse" â oportunidade do tema ...
    bom gosto, sempre!

    beijo

    ResponderExcluir
  17. Mais uma Crónica deliciosa, que me fez sorrir em vários parágrafos.
    É certo que são os 'trancos' da vida que nos trazem a maturidade emocional para que possamos apreciar as pequenas dádivas com que a vida nos presenteia amiúde.

    Porém, a Tais que me perdoe, pudesse eu voltar aos meus vinte anos, ah, trocaria sem pensar duas vezes esta experiência e maturidade de hoje pela inexperiência e tolice dos sonhos de então. Nessa impossibilidade, direi que sim que os «entas» são maravilhosos...:))

    Um beijinho grande e o meu Bem-haja por tão bonitas reflexões com que sempre nos presenteia.

    Voltar a ouvir a voz de Aznavour foi sublime.
    Obrigada e boa semana, amiga Tais.



    ResponderExcluir
  18. Boa noite de muita paz, querida amiga Taís!
    Adorei o vídeo que sempre gosto de ouvir. Ele é um ícone da música. Suas escolhas musicais são belas.
    Ri muito com os presentes que ganhamos na melhor idade.
    Quanto a sabedoria, é o melhor deles... Foge do "escambau"...
    A paz e a alegria são sinais concretos da vocação à maioridade total.
    Muito sensata sua crônica.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Taís.
    Muito tri seu texto.
    É bem isso que diz a sua escrita, é uma fase nova que temos que se adaptar, ri lendo esse trecho: Mas calma! O nosso envelhecer tem lá suas vantagens, não desanimem! A vida é generosa e também nos oferece uns presentinhos simpáticos...
    Sobre os indivíduos que a grande maioria é corrupto, só nos resta rezar, pois fica difícil acreditar no sistema e nas máquinas onde depositamos esperança.
    Boa semana.Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Uma cronica muito especial,Taís.
    E minha neta também chama Taís_ tomara seja assim tão talentosa!
    _as vezes reclamo de ter desperdiçado o tempo - queria ser atriz e acabei professora rsrs mas vinte anos é muito lindo e a gente não percebe ... confesso que queria 'acariciar'o tempo de novo.
    Bela escolha de tema e de musica .Charles Aznavour _um clássico!
    Adorei !!

    ResponderExcluir
  21. Charles Aznavour continua a viver entre nos com as suas canções maravilhosas
    bjos

    ResponderExcluir
  22. Assim se atravessa a vida saboreando e amadurecendo. Mais uma crónica cheia de lucidez querida Taís.
    Caminhadas, vida social e poesia, dizia o especialista. Tinha que vir a pandemia a estragar tudo. Oh!

    Beijos, amiga.

    ResponderExcluir
  23. Querida Taís,
    “Charles Aznavour”, eu escuto, dentro da inter-relação das circunstâncias. Creio que o momento musical, depende do nosso estado de espírito no dia.
    Teu texto, mais uma vez muito bom. Traz nele, o ensinamento do saber envelhecer com autoridade e nobreza.

    Por saber que a amiga aprecia... Para finalizar, deixo duas frases minhas, que estão concernentes ao texto:

    “Não são os anos vividos, que roubam a nossa juventude!”

    “Ter 20 anos é bom... Mas, ainda bem que passa e a maturidade chega!”

    Beijos e segue o baile de máscaras!!!😷

    ResponderExcluir
  24. Olá amiga, não tenho saudades dos meus 20 anos, tenho saudades das pessoas amadas que já foram embora, por volta dos 20, 30...Viver no Brasil sempre foi difícil, mas é aqui que aprendi a ser forte, alegre, triste, esperançosa, desesperada, calma. Desde os 20 anos que venho aprendendo, e nunca se acaba de aprender...
    beijinhos,
    Léah

    ResponderExcluir
  25. É cômodo dizer-te "você disse tudo tanta sabedoria e elegância que me senti mais leve".
    Que belo crônica, como bem o disse Manuel, que também sabe das coisas. E apesar de tudo, sabemos todos que, na maturidade, é sem trégua e com pressa, mas não precisamos correr... porque já aprendemos quase tudo, ainda que quiséssemos as pernas já não obedecem para correria..., risos!
    Cuidando e si e da família, "vamos levando porque a coisa está preta..."
    Beijos, minha amiga Taís!

    ResponderExcluir
  26. Ler a crónica ouvindo Aznavour.....,é o máximo...
    Bom resto de semana
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. OI TAÍS!
    NESTA FASE DOS "ENTA" ME PARECE AS VEZES QUE SOMOS APENAS ESPECTADORES DA VIDA E ISSO NOS DÁ UMA CERTA COMODIDADE. PODEMOS PENSAR QUE NÃO PRECISAMOS MAIS MODIFICAR NADA, POIS JÁ SABEMOS, COMO TÃO BEM O DIZES, "QUE AQUELES ENGANADORES QUE APARECEM DE 4 EM 4 ANOS", SÃO ENGANADORES MESMO E PRONTO. JÁ QUANDO ÉRAMOS MAIS JOVENS, ACREDITAMOS "NUNS E NOUTROS".
    QUANTO AOS MEUS 20 ANOS, TENHO SAUDADES SIM, MAS AQUELA QUE AQUECE A ALMA PORQUE NELA REENCONTRO TODA A MINHA HISTÓRIA COM MEUS ENTES QUERIDOS QUE JÁ SE FORAM.
    ADOREI COMO SEMPRE ACONTECE, TEU TEXTO.
    ABRÇS AMIGA

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, bom dia. Eu estou fazendo uma campanha para arrecadar fundos para voltar para minha terra. Porque estou com problema de saúde e gostaria de ficar perto da minha família. Desde já agradeço! muito obrigada... E se você puder colaborar clique no link abaixo:https://www.kickante.com.br/campanhas/lupus-fibromialgia-nao-consigo-trabalhar

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Taís,
    Outra cronica maravilhosa que diz bem da realidade da passagem do tempo nas nossas vidas.
    Aos vinte anos ainda nem sequer a palavra velhice aparece no nosso vocabulário e depois a partir daí o tempo voaaaaa e por vezes já vemos as coisas por outro prisma. A idade traz-nos maturidade, outra forma de encarar a vida, outra forma de olhar o mundo e tudo o que nos rodeia. Temos mais paciência, resiliência e só ambicionamos que tudo à nossa volta respire paz, o que nos tempos que correm também não é fácil.
    Mas vamos caminhando sorrindo ...
    Beijinhos e um ótimo fim de semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  30. Anônimo12:39

    Oiii Taís
    Amei a sua cronica
    Eu tenho 30 anos e não vi o tempo passar
    Daqui até os 100 é um sopro, hahaha
    Grande abraço, bom fds!

    ResponderExcluir
  31. A vida é um grande aprendizado, gostei de relembrar momentos passados até o dia de hoje. Lutas e conquistas, surpresas diversas e desafios constantes. Sim, perdas e ganhos e "sufocos" que me fizeram crescer e sonhar ainda mais! E, vamos adiante... Os 20 anos já me foram mais do que triplicados e, no presente, posso dizer que tudo que passou foi "tri legal", porque a graça de Deus me conduziu.
    Bom sábado, querida. Bjs

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, querida Taís
    Amo ler as suas crônicas.
    Sim, eu tenho saudades dos meus vinte anos.
    Essa tal de "melhor idade"de melhor não tem Nada.
    É difícil conviver com todos os "dodóis" que ela nos traz...rs
    Porém o jeito é se conformar e aproveitar, ao máximo, os bons momentos.
    Lindo domingo e nova semana para você.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  33. Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    Nesta idade, tento passar à condição de
    "conselheiro", para ser útil.
    Já assisti quase todos os filmes, que estão
    sendo exibidos nas grandes elas da vida real.
    A frequência é diminuta, confesso.
    Mas, já fico feliz com a presença de, pelo menos,
    um jovem educado e interessado no episódio
    seguinte...
    Parabéns pelo belo texto, uma ótima semana e um
    fraternal abraço, Amiga.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Tais, pela magnífica crónica sobre um tema «amargo» principalmente para nós, mulheres: envelhecer.
    Identifico-me com quase tudo o que escreves. Digo quase, porque nem tudo são “presentinhos simpáticos” e tu sabes que não: rugas profundas; articulações chiando; cabelo ralo caindo; memória falhando; balança afundando, etc. e tal.
    Dos vinte, trinta, quarenta… trouxe lembranças boas, alicerces de um presente sereno.
    Quanto ao tempo que me resta, o pior desta viagem que é a vida, preparo-me para uma “bagunça terrível”. Peço apenas alguma galhofa para não doer tanto.
    Amiga, adorei ler-te e ouvir o grande Charles Aznavour. (Porque gosto, vou ouvir também “She”.)
    Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rssss, os presentinhos simpáticos foi pura 'ironia'! Artrite, artrose, bico de papagaio, catarata, arteriosclerose...(estão na mesma linha). É duro, mas é a nossa realidade! E os presentinhos que falaste, são doloridos, muito! E tem mais alguns que deixei de fora para não judiar muito... mas sabemos qual são.
      Um beijo, querida, 'SHE' também é linda!!!

      Excluir
  35. Que linda viagem ao passado com musica para colher belas reflexões do passar dos tempos e com ele nós a mendigar cacos de vidas, quando deveria ter vivido cada ciclo, já que não tem volta. Ainda carrego comigo um menino traquina da infancia de liberdade num interior num cantinho das Minas Gerais. E o tempo voou, o menino cresceu, os cabelos cobriram de neve e era verão, os passos ficaram mais lentos, nem sebo nas canelas mudaria o corroer do tempo e assim passa a administrar os passos lentos produtivos.
    Bela sua crônica Taís e quase que passava batido com ela.
    Beijo amiga de toda paz no coração.
    Grato sempre pelo carinhos de voce e Pedro.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia. Boas escolhas, imagem e música. Sabe acho esta música lindíssima, é nostálgica mas ao mesmo tempo a melodia me acalma, assim, faço meus comentários embalada por ela. Texto excelente, sabe a minha infância considerei intensa, já a juventude um tanto apreensiva com algumas situações que não sabia como lidar, mas com o tempo muitas mudanças me fizeram ir me reposicionando e considerando, principalmente, no envelhecimento, a qualidade de vida do meu tempo. Conviver com as "ites" não é fácil, porém enquanto podemos ir nos adaptando, seguimos. bjs

    ResponderExcluir
  37. Oh Taís , lendo sua crônica tão verdadeira, me vem recordações sobre a juventude, e risos sobre o agora, esse agora que nos presenteia com diversos acessórios pertinentes a idade, como bem disseste aceitar a transformação não é tão fácil, há os que se mordem com idade e se amofinam comigo foi diferente, soltei as rédeas com gosto, é claro que com discernimento.Tenho tantas coisas que não tive não juventude, não coisas materiais, mas o interior está bem preenchido de aprendizado.

    Feliz domingo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  38. Como sempre, uma crónica notável! No entanto, eu confesso não ser especialmente saudosista... a vida passa numa velocidade estonteante... ando sempre tão enredada, no que tenho para fazer no presente, que nem consigo arranjar tempo para fazer retrospectivas ... nem sei mais se a minha sombra me segue!... :-) Sempre fui assim!... Só meu torcicolo agradece quando olho para trás... Mas o que eu sou de menos... já a minha mãe é demais, por exemplo... é bastante saudosista... e talvez por isso, eu seja o oposto, pois vejo, que nem sempre lembrar certos acontecimentos/situações/fases que não têm chance de voltar a acontecer, é mais contraproducente do que benéfico... por isso, eu sou mais... em frente... que atrás vem gente!... Mas pelo menos, uma coisa eu sei... sei que sou o melhor que consigo ser, em cada circunstância ... e por isso... nada de arrependimentos, nem nostalgias... Quanto a envelhecer... confesso sofrer do mesmo problema de Sean Connery... sinto que me tornei mais interessante com a idade... enfim! Acho que posso continuar a defender a teoria de que há males que vêm por bem!...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana para vocês!
    Ana

    ResponderExcluir
  39. Amo teus escritos de profunda reflexão e clareza,com um excelente equilíbrio de sentir,racionalizar... Taís querida,existem alguns ensinamentos que carrego comigo.Se adentramos em uma comunidade indigena,por exemplo,e perguntamos :Qual é o sonho da criança? A criança responde: Quero ser "avô",ou avó.Se perguntamos a outras comunidades,budistas,por exemplo,estamos cumprindo nosso Dharma,e nós ...bem,creio que sofremos de uma dinâmica do cabo de guerra e colocamos expectativas em outros,esquecendo de fazer nosso tema de casa... É um processo que inclui individual e coletivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida prima, é muito gratificante interagir contigo e receber
      teus comentários tão bem elaborados, carinhosos e generosos.
      Beijinho, querida, muito obrigada.
      🌹🙏🌹

      Excluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís