26 de janeiro de 2021

UMA CONVERSA SOBRE CRÔNICAS


 

                    

                           - Taís Luso de Carvalho   


Ontem recebi um e-mail de uma jovem estudante que gosta muito de crônicas. Contou-me ela que tem muita vontade de escrever, mas não sabe como começar. Vi o tanto que é interessante esse assunto que trouxe para partilhar aqui no Blog.

Ler nossos maravilhosos cronistas é o primeiro passo, é fundamental para pegar o estilo, a ideia e a intimidade com a crônica.

Mandei-lhe, então, alguns nomes de peso como Machado de Assis, Raquel de Queiroz, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Ruben Braga, Fernando Veríssimo, Lygia Fagundes Telles, Antônio Maria, Nelson Rodrigues, Carlos Heitor Cony, Moacir Scliar, Martha Medeiros e tantos outros que gosto imensamente.

Somente com o hábito da leitura e com o exercício contínuo da escrita é que poderemos almejar escrever boas crônicas.

Eu disse a ela que foi na crônica que me encontrei, que foi na crônica que me aproximei mais das pessoas. É na crônica que dou a minha opinião sem ser interrompida. Não há espaço para discussões.

Daí poderão me dizer algumas pessoas:

'Mas você tem muita necessidade de dar sua opinião?'

Não é necessidade, o ser humano dá sua opinião de qualquer maneira, chova ou faça sol. Dar opinião é vício. Fazemos isso sem sentir. É da natureza humana opinar.

Nós somos um pouco de tudo; somos um pouco médicos, um pouco políticos, muito professorais, juízes de futebol, e também receitamos remédios para tudo e para todos! Atualmente, vemos pessoas 'especialistas'  em covid 19  receitando coisas do Arco!! 

Então, a crônica é isso, é contar fatos regados a um bom tempero, um ingrediente que fará muita diferença, assim acharemos o nosso estilo.

Enfim, falamos do nosso mundinho e de seus habitantes, meio complicados, tão cheio de histórias  curiosas, algumas engraçadas, outras de pura emoção. É um vasto universo  sendo explorado constantemente.



____________________//_____________________





37 comentários:

  1. Achei excelente o conselho que deu a essa jovem estudante: ler. Ler principalmente os bons escritores. É como diz: "Somente com o hábito da leitura e com o exercício contínuo da escrita é que poderemos almejar escrever boas crônicas." Serve para todas as pessoas que escrevem qualquer género literário.
    Uma boa semana, minha querida Amiga Taís.
    Cuide-se bem.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Tu és demais, Taís... Essa menina pode muito aprender contigo. Basta te ler, ver teu jeito de escrever ... Tens razão: boas leituras, interesse e deixar rolar... E o mundo tá cheio de opiniões mesmo,AFFFF! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um vasto universo! Obrigada por partilhares! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É isso. Escrever crônicas é contar histórias, inventar histórias, reinventar histórias, criar histórias a partir das nossas experiências, vivências e memórias. Já estou opinando. Ponto. O ser humano é assim mesmo, um palpiteiro de primeira. Ainda não foi chamado e já está palpitando. E palpita duas vezes porque tem ânsias de dizer alguma coisa e o coração dispara, e "palpita" porque opina. Tomara que a menina não leia o meu comentário, achar-me-á (epa) um metido ou intrometido.
    Sabe se eu tivesse as virtudes da escrita de Veríssimo já estaria fazendo uma crônica
    para brincar com você e com a menina, risos.
    Adoro ler-te e fazer um pouquinho de graça de vez em quando ao comentar seus textos.
    Ainda bem que nos entendemos, creio, risos!
    Um fraternal abraço, minha amiga Taís!

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler. Adoro as crónicas mas penso que eu nunca seria uma boa cronista. Gosto de contar histórias, nada mais.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  6. Um dia, quando estava a tirar o curso de comunicação, eu também pretendia escrever crónicas, mas também não senti que era capaz, o que ia ter para dizer? Entre tanto, quando ey pedi demissão do meu trabalho como secretária porque estava a começar a entrar em depressão comecei a dedicar-me aos meus trabalhos manuais, é o que me ajuda a ser feliz! Gostei muito do seu texto, talvez um dia escreva algumas crónicas!
    Beijinhos e muita saúde.

    ResponderExcluir
  7. Que legal, adorei Tais, crônica é a vida de todos enfeitada!
    Crônica é um jeito de contar até mesmo coisas banais com um "olhar" diferente, tornando-as interessantes para quem lê.
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. que bom amiga que pode ajudar e voce escreve muito bem por isso ela vai aprender muito com voce bravo bjs saude

    ResponderExcluir
  9. Espero que se encontre bem, não vivemos tempos fáceis.

    Agora, algo de engraçado… o meu gosto pela escrita começou timidamente nos meus 14/15 anos, com uma pequena passagem pelo jornal da escola e foi na crónica que esse mesmo gosto ganhou um lugar especial na minha mente.
    Quando em 2008/2009 fiz a minha primeira tentativa de blogue, lembro-me que uma das rubricas era a “crónica de sábado à noite”, com a minha visão dos acontecimentos da semana, umas mais irónicas, outras mais sentidas, outras muito provavelmente bastante simples, mas até na experiência “blogue”, foi o gosto pela crónica que me disse “vai lá, cria um blogue”
    Hoje encontrei-me nos contos. Um abraço e boa inspiração

    ResponderExcluir
  10. Tais,
    Adorei tudo que escreveu
    nessa publicação.
    Mas com certeza você me deu
    uma das melhores definições
    de Crônica.
    Eu aprecio quando
    percebo pessoas interessadas
    em saber sobre Escrita.
    Somos felizardos:
    A Moça, e Nós seus
    leitores por termos acesso
    a seus escritos.
    Adorei de verdade.
    Sempre aprendo aqui.
    Bjns
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  11. Sobre lo que dices de que todos opinamos de todo aun sin saber estoy de acuerdo contigo.
    Me has recordado lo que oí a un albañil decir que estando colocando las tejas de un tejado escucho al sacerdote de la localidad echando faltas. El albañil se dijo ¿le echare faltas de como dice la misa? y orino por una canal próxima a donde estaba, al preguntarle el sacerdote si le cayo agua le dijo que solía hacerlo para comprobar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de ler.

    A leitura de bons autores é fundamental para a arte de bem escrever.

    Continue trazendo-nos boas crónicas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. A necessidade de expressão é transversal às diversas espécies.
    E exprime-se das mais variadas formas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Um conselho cheio de sabedoria para a jovem estudante, um conselho que serve para todos os aspirantes a escritores.
    Ler, ler, ler, gostar de palavras, gostar de palavras, escrever, escrever, escrever... Penso eu!
    Pois é, minha querida amiga, eu pertencerei sempre a outro clube: o clube dos leitores. Isto porque continuo a gostar mais de ler que de escrever.
    E que bom é ler as tuas crónicas! E nunca pares de opinar!
    Beijo, protege-te.

    ResponderExcluir
  15. Que delícia de crônica, Tais. Você a conduziu por um precioso caminho, a leitura de trabalhos de escritores que merecem aplausos. Quem não gosta de ler sempre terá dificuldades para expressar suas opiniões através da escrita. Não importa o tema, está certíssima ao dizer que gostamos de nos posicionar sobre variados assuntos, principalmente sobre ocorrências e observações diárias. Nossa vivência, nossas experiências, são matéria prima para quem gosta de escrever. E geram textos encantadores como os seus, uma cronista de primeira. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  16. Excelente os eu conselho amiga Táis. Penso que os jovens perderam essa ligação com a leitura , felizmente que ainda há muitos que se vão interessando como é o caso dessa jovem.
    Escrever crónicas além de tudo o que descreveu, é também uma forma de desabafo, de reconhecimento, de prazer de estar vivo. Para mim é uma libertação, embora não tenha a presunção de as escrever bem .
    Ler as suas crónicas são para mim, sempre motivo de prazer.

    Um beijinho muita saúde

    ResponderExcluir
  17. Olá, querida Tais, que bela imagem, pintura você postou para ilustrar sua bela crônica.
    Excelente a sua sugestão à aluna,que quer aprender a escrever crônicas.A leitura, como você bem, o disse é o primeiro e principal passo para isso.Ter um estilo próprio, mas antes deve conhecer os estilos que existem, e os encontrará na leitura dos nosso grandes escritores.Você, amiga tem seu estilo e, é maravilhoso, gosto muito de ler você.Voltarei para ler mais. Tenha uma boa noite, grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Esqueceu de dizer que é também uma Arte e além de ler cronistas e querer muito tem que ter o mínimo de talento.rs Mas, com coragem e dedicação sempre pode se dar bem.
    Seu talento é nato, Taís _ gosto demais, é leve e gostoso de ler. Sabe quando a pessoa fala exatamente o que a gente pensa que falaria ,mas não sabe ou não tem o dom?
    mais ou menos assim. Parabéns, sempre.
    meu abraço amigo

    ResponderExcluir
  19. E eu gosto muito das suas crónicas. Aborda sempre novos assuntos e com mestria. E diz muito em poucas palavras, já que a sua capacidade de síntese é notável.
    Continuação de boa semana, querida amiga Taís. E em segurança.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Minha querida amiga Taís,
    Mais que a vontade de escrever (mas, não sabe como começar?)... Mais que alguém ter muita necessidade de dar uma opinião ou não? - o fato é que escrever (a princípio), é um ato solitário. Depois que publicamos nossos textos, nossas crônicas, “abrimos as asas do pavão”, para quem quiser dar sua opinião, alimentando o vício... Mas, não o vício de opinar pura e simplesmente, mas sim, o vício de opinar sobre algo que muitas vezes, a pessoa nem leu.
    Tudo vai além da cultura, do querer escrever, da natureza humana de opinar. O estreito estranhamento que alimenta as pessoas, é a critica gratuita, é o elogio vazio. Poucas coisas despertam tanto o lado negativo das pessoas, que elas acreditarem ter podido fazer algo que alguém fez, ter escrito algo que alguém escreveu, isso não encoraja novos escritores, só atrai a inveja ao sucesso alheio.
    A menina não escreve por não saber... Ela não escreve, por ter certeza, que o elogio que virá é quase sempre falso e que a crítica, essa sim, é pesada e desencorajadora.
    Não é preciso ter preparo para escrever, é preciso ter conhecimento das coisas para saber se manifestar, seja em qual âmbito for, pois, o “escrever com ENTER”, é a conclusão dos nossos objetivos, é passar nossas opiniões adiante.
    O Mundo hoje perdeu leveza e ganhou a vileza, que se apresenta diante dos nossos olhos e só não vê quem faz de conta... Opinar ser “terraplanista”, por exemplo, não é opinião, é insipiência.
    Beijos e cuide-se bem!!!

    ResponderExcluir
  21. Contar historias es algo vocacional. Un regalo de la vida para algunos.
    Es verdad que se necesita leer a los grandes de la literatura y los menos grandes para aprender de ellos.
    Y en este vasto universo, cada cual tiene su opinión que suele plasmar en sus crónicas.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  22. Creio que só se escreve porque já se leu muito. O prazer da leitura desaba no prazer da escrita. E ficamos surpreendidas ao perceber o fio que nos prende e apaixona.
    Pensei: vou ler o que diz a minha amiga Taís. E, mais uma vez, não me arrependi.
    Aconselha exemplificando. Magnífico.

    Beijos e saúde!

    ResponderExcluir
  23. Gosto de seu modo de dizer as coisas...

    ResponderExcluir
  24. Um belíssimo conselho que ela pode levar pra vida!
    Passando para te desejar uma boa noite.
    Venha conhecer o meu blog! O link é:
    https://ofantasticomundodebete.blogspot.com/
    Beijinhos !
    Obs: estou seguindo você.

    ResponderExcluir
  25. Um bom fim de noite Taís para vocês.
    Perfeita sua partilha deste gênero, que creio todos gostam, mas não se ousam. O olhar sobre o cotidiano é um grande passo para crônica. Apenas faltou listar estre os enumerados a Taís Luso, pois você é uma cronista fantástica.
    Por falar nisso, ousadamente inspirado na sua crônica sobre o Medo e Neruda, montei um texto para um desafio da Wordpress e Blogger que postarei amanhã.
    Ah, faltou dizer que temos também do louco um pouco,rsrs.
    Meu terno abraço amiga e grato pela atenção.
    Feliz fim de semana para você e Pedro.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  26. Atuamente é um fartode de opiniões. Nâo sei se haverá alguém que não dê a sua opinião. Muitas das quais só servem para atrapalhar outras opiniões. Como diz e muito bem na sua crónica. Nós sabemos um pouco de tudo. Até a estupidez faz parte desse pouco de tudo. Porque algumas pessoas falam só por falar. Dão opininões sem o mínimo de conhecimento do assunto ou assuntos em causa. Como acontece atualmento, a respeito da pandemia.

    Bom fim de semana amiga Tais Luso. Proteja-se, porque o inimigo invisível é malino. Um Beijo.

    ResponderExcluir
  27. ... Moacir Scliar, Martha Medeiros, Tais Luso... A tua prosa é linda, Tais! Sendo essa dita crônica, sem necessidade de cronologia, tu és uma excelente cronista e não perdes em nada para grandes nomes. A atual está maravilhosa, também! Parabéns! E não é receita de bolo a sua composição. Eu diria à italiana - comece a escrever e vai descobrindo teus dotes e limitações. Perfeita a tua crônica! Parabéns! Abraço cordial. Laerte.

    ResponderExcluir
  28. Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    ... E essa Estudante já começou muito bem, ao
    te consultar.
    Não poderia escolher melhor fonte.
    Parabens a ela, pela feliciade do endereço da
    consulta e, a ti, como ja era de se esperar, pelo
    brilhantismo da orientação.
    Um fraternal abraço, Amiga, e uma ótima semana !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Taís,
    A crónica é um estilo literário que muito aprecio e posso dizer que a sua forma de abordar os temas me agrada muitíssimo.
    A primeira leitura que faço em revistas ou jornais que leio é procurar as crónicas.
    Gosto das abordagens e do estilos, como disse atrás. Através delas aprende-se muito e não ficamos em suspense o que aprecio imenso.
    Belos conselhos deu à jovem. Ler, ler e ler bons cronistas e, claro, ter o dom da escrita.
    Beijinhos e ótima semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  30. Ler faz toda diferença e consultar excelente cronista, como você, já colocam esta moça no caminho certo.
    Adoro te ler.
    Lindo dia para tí. Taís
    Beijinhos muitos
    Verena.

    ResponderExcluir
  31. Efectivamente, leyendo buenos autores se aprende mucho.
    Tú escribes muy bien. Tus letras son muy agradables.
    Un beso, Tais.

    ResponderExcluir
  32. Ler e escrever se cruzam e quanto mais lemos bons autores mais próximo ficamos do que almejamos com a escrita, quase uma seleção intimista que vaí nos tomando e traçando os caminhos. Você é uma inspiração. bjs

    ResponderExcluir
  33. Una reflexión interesante, la suya.
    Por muy aséptico que se quiera ser, por mucho que intentes separar información de opinión, el punto de vista del cronista suele flotar en el texto.
    Lo que sí podemos hacer es intentar ser justos, pero tampoco estoy segura de que se consiga. Así que quizá, a pesar de que los muy divinos crean firmemente en su objetividad. separar la crónica del relato sea lo único que sí está a nuestro alcance.
    Un beso, Tais.

    ResponderExcluir
  34. Quanto a crónicas, estamos conversados (já comentei há dias).
    Aproveito para lhe desejar a continuação de uma boa semana, querida amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  35. A crônica facilita a aproximação do leitor, como uma conversa entre amigos, tornando a leitura leve e divertida. Isso você faz com bastante esmero, Tais! Grande beijo. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  36. Eu sempre interpreto a crónica, como uma leitura da realidade... que pode ou não enfatizar a nossa própria interpretação da mesma... e às vezes, "forçar-nos" a ter uma opinião sobre algo, que até aí, sem essa crónica, nem sequer havíamos considerado reflectir, por vezes...
    Eu gosto imenso das suas crónicas, Tais... e do balanço perfeito, entre o humor e a seriedade, com que certos devem ser abordados... muitas vezes a leveza, é a melhor forma de um assunto se instalar profundamente no âmago do leitor... uma abordagem demasiado técnica e pesada... cria logo anti-corpos em muita cabeças pensantes...
    Acho que deu óptimos conselhos, à jovem que menciona, e muitas fontes de inspiração, com nomes que são verdadeiras fontes de referência, no universo das crónicas...
    Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís