10 de setembro de 2023

SOLIDARIEDADE É AMOR ! ENCHENTE NO RGS

 

Cidades do Vale do Taquari - RGS  / Ciclone extratropical



                   - Taís Luso de Carvalho


Ultimamente parece que muitos corações vão explodir de emoção. É o que fazem os atos de solidariedade. Esses atos são puro amor. Amar é quando nos despimos de tudo que é irrelevante e damos voz ao coração. Eu senti isso muito forte nas pessoas; amor, compaixão, solidariedade! Que maravilha é ver e sentir isso nas pessoas, pois hoje só vemos notícias de crimes, assaltos, egoísmos e guerras incompreensíveis, terror! Mas o amor existe.

Não há quem não se emocione muito quando um Ciclone invade dezenas de municípios, quase todo o meu Estado, o Rio Grande do Sul - no sul do Brasil. Vi de tudo, a pior tristeza e a maior solidariedade - juntas. Como sempre, povo ajudando muito  o próprio povo.  

Pessoas de todas as idades, jovens a idosos, saíram de outras cidades e foram ajudar as dezenas de municípios atingidos. São 46 mortes, mais de 46 pessoas ainda desaparecidos, 3193 desabrigados e 8282 desalojados e  900 feridos. 

Na cidade de Muçum, Roca Sales e outras não existe mais nada: foram-se com as águas, o hospital, farmácias, supermercado, Bancos, cemitério, lojas. Vários jornalistas sob muita emoção, rumaram aos inúmeros municípios, a fim de mostrar a tragédia e ajudar na arrecadação de alimentos, garrafas de água, colchões, material de limpeza etc. A água era tanta que cobriu prédios de dois andares. As regiões de “Roca Sales, Muçum, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado", entre tantas outras, foram das mais afetadas. Uma vaca e algumas suínos foram parar nos telhados das casas, mas já resgatados (foto). Cidades sem luz, sem internet, sem telefone. São 92 cidades atingidas.

Foi a primeira vez que vi uma jornalista, Cristina Ranzolin – RBS Porto Alegre, não conseguir esconder sua emoção após entrevistar um senhor da cidade de Muçum, que não aguentou a tragédia e virou de costas para chorar. Naquele momento, Cristina o  abraçou, muito comovida. E, naquele ponto da gravação, penso que todos que viram a cena, ficaram muito emocionados, difícil de segurar as lágrimas.

Agora, essa gente que perdeu tudo o que construiu durante uma vida toda, precisa acreditar; precisam da solidariedade de todos,  precisam do amor dos seus semelhantes.

Passei essas noites de insônia com aquelas imagens que me sensibilizaram muito, e aquelas imagens que vimos faz com que acreditemos no ser humano: sim, eu vi  que o amor existe!

Triste saber, agora, pelo serviço 'Clima Tempo', e outros serviços de meteorologia, que nesta semana, de 11 de setembro, virá novo ciclone.



Vaca foi parar em cima do telhado da casa




Cidade no interior do Rio Grande do Sul
cidade de Muçun

Suínos em cima de telhado da casa





________________________//_______________________





37 comentários:

  1. Querida Tais,
    As notícias e as imagens desoladoras que vieram do Sul do país realmente chocaram o país inteiro, foi muito triste o que aconteceu nessas cidades devastadas pelo ciclone e as inundações jamais vistas aqui no Brasil. No meio de tanta destruição e tristeza vemos a solidariedade das pessoas, o amor ao próximo, em quem perdeu tudo, acho lindo quando voluntários se unem para dar o mínimo de conforto para as famílias que ficaram sem saber como seguir em frente. Infelizmente esses eventos da natureza não são normais, fazem parte das mudanças climáticas causadas pelo homem e o progresso, se não reduzirmos os danos ao planeta novas tragédias podem acontecer e não sabemos a dimensão do estrago ao povo. Que os líderes das grandes potências entrem em acordo para redução de gases na atmosfera e programas de recuperação da natureza bastante devastada em muitos países.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Es muy triste lo que ha pasado y hay que ayudar de alguna forma. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Cheias no Brasil, cheias em Hong Kong, terremoto em Marrocos, vaga de calor em Inglaterra, tudo na mesma semana.
    E ainda há uns patuscos que se atrevem negar a existência de alterações climáticas.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  4. Vi as imagens na televisão e também eu sofri com quem tudo perdeu. A solidariedade sobretudo nestas ocasiões é essencial. Em geral o povo é solidário quando acontecem desgraças assim. Que Deus os ajude e lhes dê coragem e força para se refazerem. E que haja quem lhe dê meios para isso. Obrigada pelo seu texto sensível, minha Amiga Taís.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Ta´pis, mesmo daqui da praiqa, estamos acompanhando tudo o que acontecee lá e em meio às tristezas, podemos ver que ainda bem, a solidariedade se faz mais uma vez presente! AMÉM!
    Vi a Cristina, a sigo no Instagram e ali acompanhei todo trabalho e emoção! Que a solisariedade persista pois essas pessoas vão precisar de muito! Aida bem o governo federal destinou uma bela verba para ajudar, mas vão precisar muito..Recomeçar do ZERO! Triste demais!

    beijos praianos, linda semana e tudo de bom! Que não venha o novo ciclone pevisto! chica

    ResponderExcluir
  6. Es un ejemplo claro de que la solidaridad sigue existiendo, lo único que pasa es que vende más en prensa todo lo negativo, que existe en el hombre.
    Que tengas una buena semana. Un abrazo

    ResponderExcluir
  7. Taís, você conseguiu com a tua narrativa, mostrar-nos a força do amor, esses corações explodindo de amor, compaixão e solidariedade.
    Uma tristeza tão imensa e ainda assim a beleza da mobilização para a ajuda.
    Ainda hoje pela manhã eu ouvia uma pessoa que mora em uma das regiões afetadas que viajou para Porto Alegre para comprar rodos e vassouras para que sejam usados na limpeza. Isso renova as esperanças.
    Beijo, ana paula

    ResponderExcluir
  8. Bom dia de paz, querida amiga Tais!
    Uma tristeza toma conta do nosso emocional se somos sensíveis...
    Uma crônica atualíssima, como sempre.
    Está prevista mais chuva forte aí
    Só Deus!
    E o terremoto outro absurdo das tragédias.
    Onde vamos parar, amiga?
    Que adianta culpar as pessoas que constroem à beira dos grandes rios?
    História de uma vida toda de geração para geração foi destruída numas horas.
    Cada um vai onde pode ir, faz seu ninho de amor onde pode...
    Só nos resta ajudar com preces e no que pudermos.
    As imagens vistas no conforto do nosso lar pelos mais modernos meios de comunicação são horripilantes. É de emocionar mesmo.
    Agora é hora de mais solidariedade que o Brasil (o povo) tem de sobra...
    Tenha dias abençoados na nova semana e toda proteção divina ao poço daí!
    Beijinhos


    ResponderExcluir
  9. conmovedor relato Tais donde la fraternidad entre los seres humanos aflora a flor de piel en lo desastres mas inesperados como el que nos cuentas , eso es una muestra más de que se puede creer en la capacidad de amarnos , ayudarnos y ser utiles en este mundo dende vivimos ...Tais mi deseo de que tengais una muy feliz semana llena de paz y armonica esperanza , vuestro amigo . jr.

    ResponderExcluir
  10. Vi imagens da grande destruição que a tempestade provocou.
    E quando a solidariedade é assim, são gestos de amor que ficam gravados na nossa memória.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Muy emocionante.
    Es muy triste e impresionante.
    Y esa maravillosa solidaridad que tanto se agradece en momentos así.
    Muy bueno tu escrito.
    Te mando un beso. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Tais.
    Eu estou perplexo. Todos os anos nós vemos desastres naturais, e nos assustamos com as dimensões. Na minha infância (não lembro o ano) aconteceu uma enchente em Tubarão/SC, que foi devastadora. Meu pai sempre comenta sobre ela. E de lá para cá, parece que tudo toma dimensões dantescas a cada ano que passa. Deslizamentos de encostas no Rio e no Espírito Santo, as represas de rejeito da Vale, também no ES e em MG, os ciclones em SC e RS, as queimadas... enfim, é tanta coisa ruim, e o pior, sabemos que o tal humano é o pior culpado por tudo isso.
    Quando é que vão parar os desmatamentos? Quando vão diminuir a população do mundo? Poluir menos?
    A generosidade existe sim, e junto com a solidariedade, se faz algo. Mas é sempre paliativo, curativo. Precisamos prevenir, porque isso é muito melhor que remediar.
    Continuo afirmando. A mesquinhez, a ganância e o egoísmo vão acabar com o mundo. A natureza já está de saco cheio do tal humano, e agora, tudo o que fizemos de errado está caindo sobre nossas cabeças. Pena é que estão caindo nas cabeças erradas, pois quem mais polui e destrói anda por ai, com seus carrões, barcos e aviões.
    Melhor parar aqui o coment, pois estou indignado, e isso me solta a língua. Então, antes que eu fale algo que me traga problemas, melhor aquietar.
    Minha amiga, me perdoe pela demora, mas o tempo e a saúde por aqui complicaram tudo. Diga a Pedro que sem tardar muito, passo lá pelo blog dele. Mas por enquanto, anda tudo complicado.
    Ah! Sim! Finalizei o conto de Natal. E espero que goste. Abraços e que vocês tenham uma semana proveitosa, e de bons ventos.

    Marcio

    ResponderExcluir
  13. Oi Taís
    Muito triste esse ciclone que foi devastando a cidade inteira.
    Nos Estados Unidos passou um furação a poucos dias e as pessoas são orientadas
    a sair de casa com antecedência, não há mortes, infelismente ainda naõ temos como prevenir parece que chegou bem pior do que imaginavam . Seu relato deixa o coração aquecido pela solidariedade que o povo brasileiro tem demonstrado nessas catástrofes. Isso não inviabiliza o descuido do governo com posições mais severas e cuidadosas quando é possivel prever a movimentação da natureza, dando tempo de sairem todos e ainda salvarem seus pertences.O Governo sempre inoperante !
    Tomara Deus que não venha com força o seguinte, Taís.
    Grande abraço.Fiica bem aí, tá ?

    ResponderExcluir
  14. Muito triste estes acontecimentos, sensibilizam a presenciarmos tantas perdas. A solidariedade e amor surgirem pode nos dar esperança no ser humano.
    Também vi nos Estados Unidos o furacão, O agravo aqui é que não haver em relação aos nossos representes este cuidado com a população e com tudo que está afetando ao ecossistema. Bjs Boa noite

    ResponderExcluir
  15. Taís,
    Eu tenho medo de poucas
    coisas, mas duas delas
    são a guerra e a outra
    as tragédias por causas naturais.
    Pois não há como fazer nada,
    somente depois de acontecido.
    Não falo de prevenção, falo de
    estar no meio de tudo e apenas
    aguardar passar...
    Sua publicação é verdadeiramente
    rica e nos faz refletir.
    Grata por ser parte de nossa
    voz.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  16. Chocada com a tragédia, que desconhecia.

    Nestes momentos de dor, temos , pelo menos , a consolação de saber que a solidariedade continua existindo.

    As fotos são impressionantes pelo que testemunham de destruição e de insólito.

    Querida amiga, estreito abraço.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por compartilhar.
    Tenha um bom dia.
    Saudações da Indonésia. Eu sigo seu blog.

    ResponderExcluir
  18. OLÁ TAÍS
    pois não sabia de nada se não viesse ler a sua crónica.
    Não há quem não se emocione muito quando um Ciclone invade dezenas de municípios, quase todo o meu Estado, o Rio Grande do Sul - no sul do Brasil.
    ...não existe mais nada: foram-se com as águas, o hospital, farmácias, supermercado, Bancos, cemitério, lojas. 92 cidades atingidas.

    Está assim por todo o mundo infelizmente!
    Também a notícia do sismo em Marrocos que se fez sentir em algumas cidades de cá de Portugal, enfim, quase podemos dizer que está a chegar o FIM DO MUNDO...

    Hoje trago um convite, caso queira visitar este meu cantinho:
    http://orientevsocidente.blogspot.com/

    beijinho e apareça.

    ResponderExcluir
  19. Querida Tais, imagino a emoção que está tomando conta de todos que estão passando por isso e os que podem ajudar com certeza ajudam, ajuda imediata, todo o Brasil com certeza está comovido!
    Sim, o amor existe, nem poderia ser diferente!
    Emocionanante relato, vi pelos noticiários, aqui torcendo para que tudo isso passe logo e a solidariedade é real e nem poderia ser diferente!
    Abraços apertados querida amiga!

    ResponderExcluir
  20. Por aquí hubo lugares con fuetes lluvias pero de esa magnitud.
    Tal vez por esas noticias pero en Marruecos recientemente hubo un terremoto en donde se han perdido muchas vidas humanas y en localidades han perdido sus viviendas. Desde España no solo han ido unidades de bomberos con perros entrenados para descubrir personas bajo los escombros, también el gobierno mando miembros de una unidad del ejercito preparados para luchar contra catástrofes. Esa unidad cuando fue creada los de la oposición criticaron al gobierno, pero los presidentes de los gobiernos autonómicos afines a la oposición no dudaron en pedir ayuda en caso de incendios graves o inundaciones.
    Esa unidad aunque tiene acuartelamientos en varios lugares de España se la denomina Unidad Militar de Emergencias U.M.E. por sus siglas creo que también a actuado en el interior de Portugal en las zonas que conocemos como la raya (frontera) ya que interesa a ambos países combatir cuanto antes.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Tais
    Muito triste essa tragédia, a solidariedade é muito importante, como também o amor ao próximo e compaixão, que Deus mova os corações para ajudar, vamos orar por essas pessoas que tem enfrentado situações terríveis, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Taís!
    Incomensurável a ajuda humanitária das pessoas e entidades assistenciais. A comoção é geral, foi um horror tudo o que aconteceu e que você tão bem relatou nessa crônica maravilhosa. Você é show na escrita. Quando estou viajando na blogosfera, teu blog é minha parada obrigatória.
    Comovente a forma que você descreveu os acontecimentos. Ainda bem que existe o Amor, que traz consigo tantas atitudes solidárias.
    Bjssssssss
    Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bem vinda, que bom te ver novamente!!
      Beijinho, querida 😅🌹 Saudades!

      Excluir
  23. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Hoje em dia, temos chuva caindo, com uma intensidade impensável... depois de meses de seca, chove em horas o que deveria chover num mês!
    Este fim de semana será tempestuoso, por estes lados... também já estive tomando algumas medidas, para evitar entupimentos nas varandas... antigamente tais cuidados não eram assim levados de forma tão séria, como agora...
    A natureza mudou muito... enquanto as atitudes de humanidade não mudaram assim tanto... as energias fosseis não serão abandonadas tão cedo... financiam guerras e quereres desproporcionais que as nossas atitudes consumistas, sempre encontram dia após dia, bombardeados com publicidade que estamos, em qualquer lado... fazendo-nos crer que a nossa felicidade, depende de continuarmos a entupirmo-nos de novas necessidades e a alimentar todo este ciclo vicioso de destruição/desestruturação global em tantas vertentes...
    No momento, acho que já foi ultrapassado o ponto de que soluções, poderiam reverter algo no aspeto climático... agora estamos todos a ser confrontados com consequências. Esta notável publicação está muito na linha, do meu mais recente post, mostrando como ficou aqui a região onde moro, depois dos impensáveis incêndios do ano passado... o mundo está a braços com as consequências de pura inação por décadas, na buscas de fontes de energia alternativas... e de puro atentado climático, como fogos postos, desmatamento exagerado e descaso no tratamento da poluição...
    Muito triste tal tragédia, Tais... mas no presente ela está à espreita para acontecer em qualquer lado, neste mundo tão desnorteado... ontem os primeiros sinais de cheias já foram sentidos no Norte do nosso país, ontem... com uma chuvita de nada... ainda em pleno Verão... e hoje estamos a prepararmo-nos, para a que se fará sentir amanhã, por estes lados, de forma intensa...
    Grata por tal partilha, Tais, pois precisamos de despertar para estas novas e incertas realidades...
    Um beijinho! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  25. Anônimo09:43

    Olá Taís
    Voltei da minha pausa e estou com saudades!
    Olha, são muito tristes essas tragédias, e às vezes, porque não foi comigo, temos a tendência de ignorar, fingir que está tudo bem, não é verdade?
    Mas achei bonito seu gesto de solidariedade, de partilhar conosco aqui no blog, as consequências dessa tragédia, um dia pode acontecer conosco.
    Um dia aprendemos que todo mundo é irmão. E precisamos nos sensibilizar com as dores dos outros, sentir com o coração o que se passa com o outro.
    É isso. Abraços e bom domingo!

    ResponderExcluir
  26. Natura ostile, che causa drammatici eventi....capirà l'uomo che occorrono cambiamenti di comportamento?

    ResponderExcluir
  27. Enorme tragédia, amiga Taís! As suas palavras vêm fazer melhor entender a dimensão da catástrofe.
    É nessas situações que se vê o quanto ainda há amor ao próximo.
    A minha solidariedade! Que as vidas das pessoas afectadas possam recompor-se com brevidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Olá Taís!

    Este tipo de tragédias arrepiam-me por completo. É muito triste. Muito triste mesmo! Milhares de pessoas ficarem sem nada, perderem os seus mais próximos. Ficarem na miséria depois de anos e anos de vida a lutar para conseguirem o que tinham. Deixa-me triste e a pensar porque essas coisas têm de acontecer.
    A verdade é que é no meio de tanta miséria e dificuldades que se encontra o amor mais puro, mais simples. E vale realçar isso! É muito importante que consigamos buscar o melhor de nós, o amor mais sincero e verdadeiro. Que transmitamos ao próximo, para que o próximo o possa continuar a propagar.
    É muito bonito saber que no meio da tragédia o povo uniu-se e se entreajudou!

    Um beijinho para si, Taís! Uma excelente semana 😊

    ResponderExcluir
  29. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  30. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar uma ótima semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. É assim, amiga Taís. Lula dá azar! Trouxe com ele todos os males da natureza, para arrebentar o país. Começou pelo litoral de São Paulo e agora atacou firme o Rio Grande. Gaúcho não gosta deste cara mentiroso. Rezemos! Beijinho, Jorge.

    ResponderExcluir
  32. Escrevi. Estou fora, mas a culpa é do Lula. Beijinho, Jorge

    ResponderExcluir
  33. Minha querida Taisamiga
    Lisboa (e outras zonas do nosso país) sofreu em 1755 um tsunami - e não apenas um terramoto, porque as águas do rio Tejo invadiram a capital - e se alguém duvidasse do que teria sido tamanho cataclismo, ou era estúpido, ou cego, ou surdo ou mudo!!!
    Portanto por aqui existem documentos que contam a estória do que terá acontecido no 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, com as igrejas repletas de fiéis. Mas também se podem encontrar os despachos do primeiro-ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, depois Marquês de Pombal (a minha professora da quarta classe da primária, Dona Clélia Marques, amarinhava pelas paredes quando algum de nós dizia «do» Pombal).
    Consultando-os, fica-se a saber que o engenheiro-chefe Manuel Da Maia foi nomeado para dirigir a reconstrução da nossa capital, mas que, na verdade, o autor principal foi o arquitecto de origem húngara Carlos Mardel.
    A ele se ficaram devendo obras gigantescas, a principal das quais é o Aqueduto das Águas Livres (visita obrigatória para quem vem a Lisboa), o Chafariz do Rato e o Reservatório da Mãe d'água. De tal modo Pombal reconheceu a categoria de Mardel que o encarregou de construir o seu próprio palácio em Oeiras, hoje sede da Câmara Municipal
    Já vai longo est comentário, mas não resisto a falar sobre a calçada à portuguesa da qual vocês no Brasil têm excelentes exemplares, como por exemplo São Salvador da Baía. Era necessário (re?)construir os pavimentos das ruas e passeios. Então surgiu uma ideia. Do castelo de São Jorge (que então era uma prisão) sobranceiro à cidade completamente mutilada, vieram os presos e com as pedras caídas dos edifícios, foram partindo-as e colocando-as lada a lado...
    Há outras teorias, mas para já, esta basta.
    De longe, d lado de cá do nosso Atlântico vai um gesto de apoio e solidariedade aos nossos (Irmãos? Filhos?) brasileiros que agora muito têm para fazer.
    Beijos😋😋😋😋 & queijinhos brancos e frescos
    Henrique

    ResponderExcluir
  34. Como bien dices en tu relato querida Tais, lo mejor del ser humano sale a la luz en las más duras vivencias, en las catástrofes que asolan el mundo , entonces brota con fuerza la bondad que todos tenemos y que a veces cuesta tanto mostrar...., pero ahí estamos tendiendo la mano y abriendo el alma para acoger al menos para dar nuestro pequeño apoyo al que lo necesite
    Tu relato emociona porque son cosas reales que estamos viviendo, desgracias que pasan en el mundo y de la que seremos quizás culpables, el cambio climático está haciendo mucho daño y no todos somos concientes de ello
    Un fuerte abrazo y mi felicitación por hacernos despertar con ese olor a jazmines

    ResponderExcluir
  35. Taís, isso é o resultado das mudanças climáticas. Nas regiões sudeste e na Bahia, acontecem muito no verão.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís