2 de janeiro de 2024

EM BUSCA DA SONHADA PAZ

 




                      - Taís  Luso de Carvalho


Pois é, amigos, difícil escrever nos primeiros dias do  Novo Ano, período em que nada mudou, as coisas continuam bastante conturbadas, com milhões de pessoas a sofrerem com guerras infames, outras na pobreza extrema, abandonadas, morrendo em total desumanidade. Mas é assim que caminha o nosso mundinho, cego e infeliz - como sempre. Tão cego que muitos não percebem que vivem, ainda, como Bárbaros que lembram aquele triste período de incultos e selvagens da nossa História. Sinto que vivo num mundo que não aprendeu nada com outras Guerras, com outras tantas atrocidades.

Não abraçarei discussões onde o ódio é o centro dos sentimentos, seja no campo político, ideológico, seja no religioso, nos esportes ou em outro campo qualquer de ideias, onde as pessoas se matam. Gerar discussões com uma carga enorme de ódio,  é improdutivo. Prefiro ser uma feliz e discreta vivente, coerente com minhas ideias, sim, mas não como Grilos Falantes impondo, brigando, se desgastando e com sua felicidade comprometida. Não sou política, jamais seria, teria de ter um estômago de aço, tamanha a minha decepção e descrença. Com exceções, é claro.

Vejo que as sociedades se desmontam quando as pessoas se agridem sem limites, quando seguem o rebanho  induzidas a se posicionarem  em redes sociais. E pergunto:  por que essa persistência em agredir? Por que tanta infelicidade?

Nesse início de ano, que está entrando, tenho apenas um foco: ser feliz!   Coisas simples, mas prazerosas. Inofensivas. 

Viver com leveza é um privilégio; exercer a solidariedade, conseguir a paz interior é maravilhoso, nem sempre se consegue por longo tempo, ninguém é possuidor de uma paz constante (percebo ser mais atitude do que pensamento), mas é preciso tentar, insistir, já que a vida é muito curta para sermos infelizes.  E isso é o que quero para mim e para todos. 

 O que é mais admirável numa pessoa é a delicadeza de seus atos; a delicadeza e o respeito no trato com os outros. Depois... que venham as outras virtudes que serão muito aplaudidas.

Sejam felizes, queridos amigos, a Paz de Espírito  significa  "Vida  longa"!









54 comentários:

  1. Muy bonita tu estupenda reflexión.
    A pesar de todo, intentaremos ser feliz. Que en nuestro corazón siempre haya esperanza.
    Todo lo mejor para este nuevo año.
    Un beso. Leerte siempre es lindo.

    ResponderExcluir
  2. Feliz ano NOVO, querida amiga Taís!
    É... o jeito é resgatar a alegria interior, a Paz do nosso coração...
    Se esperar ao redor de nós, fica muito mais difícil, como você enumerou algumas das razões para se ter certeza de tudo está tão velho como dois e dois são quatro.
    A cordialidade está fora de moda em muitos de nós, ainda bem que outros tantos de nós não largamos a mão dela no menor gesto diário.
    Gentileza gera gentileza e os que destilam ódio e agressividade a troco de nada terão sua recompensa.
    Delicadeza aos que seguem firmes conosco sem nos abandonarem pelo caminho ao sabor da decepção imensa e da dor do coração que nada apaga.
    Vida que segue, amiga!
    A Paz invadindo nosso coração pelos que somos da Paz pela Paz.
    Tenha dias abençoados e felizes em 2024!
    Beijinhos festivos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Taís,
    Uma excelente Crónica para inicio de Novo Ano.
    Nunca é demais falar nos aspetos negativos de que o mundo esta imbuído.
    Que haja consciência nas mentes perversas que proliferam.
    Também vivo com pouco e para ser feliz preciso também de e tão somentw de paz de espirito.
    O resto vem por acréscimo.
    Feliz e abençoado Ano com muita paz.
    Beijinhos
    Ailime
    .

    ResponderExcluir
  4. BOM ANO AMIGA TAÍS
    Pois...é mesmo isso...nada mudou, as coisas continuam bastante conturbadas, com milhões de pessoas a sofrerem com guerras infames!
    Mudança de ano será sempre mudança de atitudes e de mentalidades e nunca uma data no calendário...por isso para mim é uma noite igualzinha a todas as outras 364, sem festas nem gastos de dinheiro extra...SIM acima de tudo conseguir a paz interior é maravilhoso...
    ...ficar por casa estes dias, em que, dedico o meu tempo para projectos pessoais, como fazer posts nos meus blogs, um de análise do ano que termina e outro dos projectos para o ano que começa
    são dias calmos sem confusão, nem almoçaradas nem jantares recolhida no meu escritório, período este em que não gasto quase dinheiro nenhum, tenho que fazer o mealheiro para as viagens durante o ano que está agora a começar...
    Espero que passe esta altura do ano da melhor forma e desejos de um ano de 2024 com tudo o que mais desejar!
    que tenhamos Paz nas nossas vidas!
    FELIZ 2024
    Todos os dias tento ser melhor SER HUMANO
    LEMA: vou reservar alguns minutos do meu dia só para mim, vou entregar meus pedidos ao Universo e receber todas as bençãos que mereço. 

    Seguem os links caso queira visitar:
    https://orientevsocidente.blogspot.com/
    https://meusmomentosimples.blogspot.com/
    https://momentos-perfeitos.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. La paz, comienza con uno mismo y con las relaciones que tenemos, con la familia y amigos. La persona que le ha inculcado la paz, no sería capaz de buscar el odio y la confrontación.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  6. Thanks for your sharing

    ResponderExcluir
  7. Buena reflexión. Ojalá la paz inundará el mundo. Feliz año. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Leveza e delicadeza para o ano que se inicia Taís! Fiz a colheita dessas qualidades, virtudes, adjetivos em sua bela crônica.
    Os sentimentos ficam confusos quando olhamos para o primeiro dia do ano selado como " Dia Mundial da Paz" e vemos os horrores que estão acontecendo, vemos líderes ameaçando novas guerras.
    Então acho que o que está ao nosso alcance é realmente nos esforçar para cultivar essa paz interior através de delicadezas e trazendo leveza ao nosso viver.
    Sejamos felizes! Vida longa!
    ana paula

    ResponderExcluir
  9. Querida Taís,
    Tenho pensando em como
    pode ser bom um novo ano
    se sabemos o que de fato
    queremos pra nós.
    Por meu canto tudo estava
    acertadinho e eu ate
    estava acomodada
    no que desinquietava, e aos
    45 do segundo tempo,
    ou seja há um mês do Natal
    que já estava definido que ia
    voltar para minha casa, depois
    de 15 anos, meu filho mais
    velho volta para casa, oriundo do
    pedido de separação da moça
    esposa dele. E ai tudo se
    misturou e precisamos eu e o
    esposo e o filho caçula
    nos unirmos ainda mais
    do que já somos para abraçar
    ao que retornava e ajudá-lo a reconstruir
    a vida. Deus que é perfeito, deu uma jeito
    de antes da tempestade chegar, dele ser contratado
    para um mês de shows no Paraná em Cornélio Procópio
    em um Risort. Pelo menos lá ele está ocupado de
    corpo e mente.
    Lendo seu texto Taís, eu vi que como Você eu não entrei
    em discussões, fiz todo meu dever de casa e olha
    o que me acontece?
    Então Amigo, nos resta levantar as mãos
    em prece em gratidão por Deus nos
    confortar e nos consolar em cuidados.
    Bjins de um 2024 de muita coragem e
    harmonia em nos mesmos.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  10. É com a " Paz de espírito " que tento viver, pois ela, na minha opinião, significa consciência tranquila; procuro ser uma pessoa que respeita os outros, que não ofende e, se por acaso isso acontecer, tenho a humildade de pedir desculpas , Será que fui sempre assim? Claro que não, querida Taís! Quando era mais nova, com a sinceridade e franqueza que me são caracteristicas dizia o que pensava sem me importar se isso iria magoar os outros, mas com o passar dos anos fui aprendendo que tem que se ter cuidado com o que se diz, mesmo que estejamos certos, mesmo que não gostemos de dizer uma coisa quando pensamos outra, completamente diferente. Se me é pedida a opinião e se souber que realmente a querem sincera, aí, sim, eu dou, caso contrário, fico caladinha. Sempre gostei muito desse teu termo " leveza " e é assim que eu procuro viver agora, com leveza, sem discussões desnecessárias sobre temas que causam divisões dada a sua natureza complexa, como sejam, politica, religiões, futebol , educação dos filhos, assunto que também causa bastante polémica, pois agora as criancinhas ( tadinhas ) , volta e meia lá vão elas ao psicólogo por terem ficado traumatizadas com um NÃO que a professora ou qualquer outra pessoa lhes deu. Felizmente, os meus, levaram algumas palmadas e acho " que só se perderam as que caíram no chão " como diziam e muito bem, os nossos antepassados. São adultos responsáveis e trauma foi coisa que não conheceram, apesar das palmadinhas. Amiga querida, o que eu peço para este ano é saúde para poder ver os meus netos crescerem e também tranquilidade à minha volta. A paz no mundo, essa, escusamos de a pedir porque o 2024 iria ficar com uma tremenda dor de cabeça; " logo eu ", diria ele...".se os outros não conseguiram tamanha proeza, onde vou eu descobrir essa paz? " Fora de questão, Taís!
    Pensemos antes no nosso dia a dia, vivendo cada um deles com a leveza possível, dando carinho aos que nos cercam e ajudando os mais necessitados nem que seja só com uma palavra Amiga. Tentemos ser pessoas cada vez mais fraternas, mais gentis, mais afetuosas. Que a vida nos dê saúde, para continuarmos assim, juntinhas e muito Amigas. Parabéns pela crónica, pertinente e assertiva, como convém a um começo de Novo Ano que, espero, vos abençoe, a todos, com saúde e leveza Beijinhos
    Emilia 🌻 🌻

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo,Taís e isso é sabedoria! Ninguém quer viver belicosamente...Precisamos, queremos felizes ser. E para isso vamos seguindo do nosso jeito ,o mais tranquilamente possível!
    Que seja lindo o 24 pra todos nós e que os povos se acalmem, mas não é isso que eles parecem querer! Afff.... beijos, chica

    ResponderExcluir
  12. Como tu creo que cada uno podemos tener una ideología política o un credo pero eso no nos da una superioridad sobre el otro. Que las diferencias las marquen nuestras capacidades y no el dinero. En ocasiones pensamos que una persona analfabeta no puede ser educada, yo creo que una cosa es la educación y otra el nivel de conocimientos.
    En el año 1982 gano el festival de la canción de Eurovisión una joven alemana con una canción titulada "Un poco de Paz" y creo que aún andamos un tanto escasos.
    Desear que a toda tu familia este año que recién comenzamos os colme de felicidad.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. La guerra y el miedo dan dinero. Te mando un beso y te deseo un feliz año.

    ResponderExcluir
  14. Começamos o ano com Israel a atacar o Hamas em Beirute.
    E o conflito a poder escalar e alastrar-se.
    Beijos, Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez em concordância total contigo.
    O nosso tempo é tão precioso para o gastarmos em guerrilhas infelizes.
    Beijinhos e bom Ano, com amor, saúde e paz!

    ResponderExcluir
  16. Como sempre uma crónica excelente, minha Amiga Taís. A humanidade não aprendeu nada de uns anos para os outros. São países que se guerreiam, são pessoas que se agridem, tudo à custa do sofrimento de inocentes. Vamos ter esperança que as coisas mudem. Que haja fraternidade entre os povos.
    Que o ano de 2024 lhe traga saúde e conforto. E que haja paz no mundo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Querida Tais, gostei muito dista crónica que começa o ano com atitude positiva e desejos de uma vida simple, feliz, harmoniosa coa natureza e coa gente de paz e boas açoēs.
    O meu abraço e desejos de que se cumplam ises retos que taô bem descrive.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. May your year be filled with peace and love! Hope you have an amazing 2024!

    xoxo, MIDORI

    https://www.midorilinea.com/blogs/midori-linea/my-new-creative-outlet-for-my-daughter-hannah

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Taís
    Linda crônica, o mundo precisa de uma revolução de amor nos corações, se colocar no lugar do outro é um grande aprendizado. Viver a vida com leveza faz um bem enorme, a vida é tão rápida, que possamos aproveitar cada momento com sabedoria, desejo um 2024 bastante alegre, com saúde e paz, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde:- Texto em forma de reflexão que muito gostei de ler. Deixo o meu aplauso, gosto e elogio.
    .
    Feliz Ano de 2024 para si e família.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira20:30

      Como tu, também sinto que vivemos num mundo que não aprendeu nada com outras Guerras, com outras tantas atrocidades... e novas Guernicas somam-se dando lugar ao terror que tende a generalizar-se

      Que o novo ANO NOVO abra uma porta de esperança

      São os meus votos

      Excluir
  21. Você tem razão, Taís. O problema é que, normalmente, esses conflitos acabam batendo à porta das nossas casas. Aqui estão as palavras de Beltolt Brecht: “Se você não quer lidar com política, não se preocupe, a política cuidará de você”. Eu te digo, nunca entrei na política, mas no final tive que fugir do meu país por causa da política.

    ResponderExcluir
  22. boa tarde Tais
    uma crónica muito bem construída e que merece a reflexão de todos nós.
    a iniciar o ano acho que bem bem em escrever sobre um assunto que mexe com todos.
    que bom seria se este mundo estivesse em paz.
    mas, é o que lemos e vemos, guerra, ódio, egoismo e muita dor.
    espero que o seu Natal tenha sido em paz, e faço votos que o Ano Novo seja cheio de saúde.
    deixo um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  23. Taís:
    buena resolución.
    Intentar hacer la vida más agradable a los que están a nuestro alrededor es la mejor forma de contribuir al bienestar. Por lo menos, ponemos nuestro granito de arena.
    Saúde e paz!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Que a Paz tão desejada por todos nós venha nesse Novo Ano, Taís
    e que a esperança seja nosso alívio em dias de conflito.
    Um abraço , amiga querida

    ResponderExcluir
  25. Tudo vai sempre seguindo adiante, como diz meu pai: quer queiramos ou não. Amo ler tudo que Vc escreve. Bju

    ResponderExcluir
  26. Querida Taís
    A Paz tão desejada pela qual cada um de nós se deve pugnar, no nosso círculo, e a Paz num aspecto mais alargado, abarcando a Humanidade, dois aspectos com a mesma essência. Sem isso não teremos uma vida digna, com aquele vislumbre de felicidade
    que gostamos de ter nas nossas vidas, vendo toda a gente com o seu merecido
    quinhão. Sabemos que parece uma utopia, mas tenhamos esperança de que assim será.
    O seu texto, tão positivo, traz-nos uma frescura imensa para a nossa alma e é bom acreditar que conseguiremos ter uma vida simples, com desejos simples, sem brigas nem quezílias.
    Adorei essa sua reflexão e faço-a minha, com sua licença :)
    Tudo de bom lhe desejo, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  27. Olá, amiga Tais,
    Crónica muito lúcida e assertiva. Todos nós perpectivamos um clima de paz, amor e fraternidade. É a genises do humanismo que o mundo precisa. Gostei muito.
    Votos de um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Tutti vorremmo un mondo intinto nell'equilibrio e nella pace, ma c'è sempre qualcuno che devasta questi buoni concetti, creando dolore e distruzione.
    Buon anno carissima

    ResponderExcluir
  29. Olá querida Taís! Como está? 🤗

    Que bom é ler mais uma reflexão sua. Tenho a mesma opinião que você, sou totalmente contra qualquer discurso de ódio. Parece que as pessoas vão sempre há procura do conflito. Eu percebo que olhar para o redor do mundo possa parecer difícil hoje em dia. Não era bom antes, não é bom agora, nem o vai ser no futuro...
    Sei que é impossível conter a tristeza de o ver assim.
    Por isso são questões que muitas vezes me passam ao lado, gosto de olhar para o que vejo de bom e melhorar o mundo do que tenho e vejo ao meu redor.

    Seja feliz minha querida Taís! Beijinhos 🤗

    ResponderExcluir
  30. Querida amiga Tais, que bom ler por aqui, sentir a Vida com todas as coisas boas que ela possa nos dar, a paz!
    Sentir a alegria de viver, estar nos nossos dias sem nos importar o quanto o tempo passa, pois viver é tudo de bom!
    Amo a vida e espero poder viver bastante, que sejas sempre feliz minha querida amiga,
    meus votos de feliz Ano Novo, sempre!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  31. Hoje fiz uma palestra sobre justamente isso; a mudança do calendário, a translação do planeta não fazem grandes mudanças, precisamos é mudarmos como seres, ditos, humanos. Assim: Felizes nós novos!

    Link da palestra: https://youtu.be/EyXGXwP0rLE

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  32. Ser feliz é o mais importante na vida.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Boa semana, querida amiga Tais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Uma reflexão magnífica para iniciar um ano que para ser novo é preciso atitude individual.
    Abraços e um 2024 vitorioso, feliz e abençoado!

    ResponderExcluir
  34. Hola estimada Tais, leerte es como vivir el día, la vida, nos dejas en reflexión, dejas muy claro en esta crónica que hay que vivir para disfrutar la vida, aunque ya sabemos que es un coctel amargo y dulce, quedémonos con lo mejor y vivamos disfrutando minuto a minuto. FELIZ 2024. Un abrazo con mis mejores deseos para ti en este recien estrenado año.

    ResponderExcluir
  35. Brilhante e sábia reflexão.
    A vida é feita de momentos e nenhum deles perdura para sempre, por isso há que saber apreciar cada momento especial que bate à nossa porta, dar valor à felicidade quando chega e à paz interior quando invade o nosso coração.
    Desejo para si e sua família um excelente Ano 2024, pleno de tudo de bom.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Olá, amiga Tais, passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, Taís
    As suas considerações sobre "a busca da paz" em cada ano que se inicia é das mais sensatas e chega a embriagar-me a visão da sua singeleza humanitária e tão amantíssima.
    Há muitas expectativas fantasiosas, distantes da realidade, mas é compreensível a quase impossível vivência sem determinadas ilusões.
    Receba meus parabéns por essa exposição de verdades irrefutáveis
    É muito linda a exposição de suas ideias!
    Entusiásticos aplausos, terno abraço e Feliz 2024 para você e família.

    ResponderExcluir
  38. Muito bom! Os meus parabéns pela reflexão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  39. A situação não é fácil, como muito bem expressas. Oxalá te escutassem, pois convences. Estou totalmente de acordo contigo. Devemos viver intensamente o dia de hoje, pois o de amanhã é uma incógnita.
    Um forte abraço de vida, para um bom 2024 com saúde e PAZ.

    ResponderExcluir
  40. Emotivo relato Tais en busca de la ansiada Paz , un tormento cruento
    que los seres humanos son incapaces de ver aún delante de sus miradas
    por los egoismos , poder , iras o las prisas de no saber de donde salen
    los besos , palmadas del cariño y el sentimiento azucarado azahar oro
    por redescubrir entre lo mas sencillo como es el amanecer ...y vivir vivir
    sin mas animo que dar dar darse por entero a los demas a cambio de
    una sonrisa , Tais para ti y todos los seres que amas un fuerte abrazo
    tu amigo. jr.

    ResponderExcluir
  41. Hola, Tais, me uno a esos deseos tuyos para este nuevo año que acabamos de estrenar.
    Que la paz y la tranquilidad inunden tus días.
    Abrazos en la distancia.

    ResponderExcluir
  42. Amiga Tais, quero começar por desejar que todos os obectivos que traçaste para o novo ano se concretizem.
    Depois, dizer que gostei muito da luz que a tua crónica/reflexão tem. Que essa luz ilumine a tua vida. Que transforme as tristezas do mundo em alegrias. Que se junte a outras e acabem com o horror arrepiante das guerras.
    Amiga querida, desejo-te toda a felicidade do mundo. Tu, mantém o foco.
    Beijo. Obrigada pelas muitas palavras escritas, que em mim ecoam para sempre.
    Feliz 2024

    ResponderExcluir
  43. Precisamos de PAZ!!! Um bom Ano Novo 🥂

    ResponderExcluir
  44. Tais,
    Hoje vim ler apenas,
    e deixar meu abraço de
    um ótimo fim de semana.
    Voltarei ainda nessa publicação.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  45. Sem margens para dúvidas. Bem traças os caminhos que o bom senso e a vida nos dizem serem correctos.
    Apenas desejamos que os homens percebam o que é a correcção... sobretudo para os seus pares humanos.
    Excelente Post.
    Parabéns, Taís.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  46. Olá, amiga Tais, passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Taís
    Vim ver se havia crónica nova, como não há, deixo meus votos de boa semana com saúde e harmonia.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  48. SIM paz de espírito traz vida longa. Temos que insistir e persistir no caminho dos momentos de alegrias, de bem-estar e lançarmos sementes melhores par nossos dias.
    Que 2024 nos presentei com a paz, pelo menos a interior. Bjssss
    De volta...

    ResponderExcluir
  49. Belíssima reflexão, Tais... mas aqui na Europa estamos mesmo no centro do furacão, no momento... impossível abstrairmo-nos dos conflitos que nos rodeiam... em último caso, até para ficarmos a saber de que direcção pretendem acertar-nos... ou para que direcção nos podemos desviar...
    Ao longo de 2024, deveremos preparar-nos para gerir o dia a dia, por estes lados, o melhor possível... pois o mundo mudou... o que conhecíamos, pelo menos... e devemos ficar atentos a todas as novas circunstâncias... para pró-agir, em vez de reagir...
    Devemos mesmo apreciar ao máximo o que temos... pois muitas limitações deverão estar na calha, para nos serem apresentadas ao longo do próximo ano/ano e meio... afinal muitos países europeus, já se estão preparando para uma economia de guerra... e a ficha vai ter de nos cair mais tarde ou mais cedo...
    Enquanto isso... temos de conviver o melhor possível com as nossas circunstâncias... mas bem atentos sobretudo, às novas circunstâncias que não escolhemos ter...
    Infelizmente nunca se consegue fugir por completo da política... quem não gosta de politica, estará condenado a ser governado por aqueles que gostam... já não lembro quem dizia isto... Sócrates... Platão... um dos sábios da antiguidade... pois isto no fundo, e em qualquer tempo da história, o cerne da questão bate sempre no mesmo... em dois pontos que serão um rastilho de conflitos: política ou religião... ou os dois em simultâneo... neste momento, o botão do mundo, está ON, para ambos... e sobretudo aqui pela Europa, que se deixou ir em comboios... que não eram os seus...
    Enfim! Haja saúde! Esperemos o melhor de 2024... mas preparemo-nos para cenários alternativos... em alguns pontos do globo, mais do que noutros... e saibamos conservar a nossa paz... pelo menos a interior, fazendo eco das palavras da Norma...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  50. Estou consigo!
    Difícil é ser indiferente às atrocidades que surgem à nossa volta...
    Tudo de bom!
    Beijo

    ResponderExcluir
  51. Querida amiga Tais,
    Que excelente texto para começar o ano, eu concordo integralmente com as suas palavras. O mundo em geral precisa de mais amor, mais solidariedade, precisamos da paz e construir nações mais justas e igualitárias. Claro que tudo isso tem a ver com a politica e não vejo em nenhum lugar do mundo políticos comprometidos com os menos favorecidos, existem as exceções e pessoas que desejam implantar políticas públicas que beneficiam os mais pobres, mas certamente essas ideias não são aprovadas no Congresso, ou seja, fica tudo como está. Cabe a nós como povo fazer a nossa parte também, não adianta reclamar do político e praticar as mesmas coisas que tanto criticamos, dizem que o mundo é dos espertos não é mesmo? Enquanto essa mentalidade não mudar o país também não avança, ficamos girando no mesmo lugar feito um pião. Adorei te ler, que esse ano possamos ter mais motivos para sorrir do que chorar.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  52. Me uno a ti en ese deseo de vivir en paz y disfrutar de las cosas simples. Un buen programa para este nuevo año que acaba de comenzar.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  53. Queridos amigos, muito obrigada pelos comentários, não consegui postar logo devido a falta de internet, terrível tempestade que devastou todo meu Estado- RGS. Grande parte dele ainda em grande calamidade.
    Bjus e meu carinho a todos.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís