- Taís Luso de Carvalho
Pois é, amigos, difícil escrever nos primeiros dias do Novo Ano, período em que nada mudou, as coisas continuam bastante conturbadas, com milhões de pessoas a sofrerem com guerras infames, outras na pobreza extrema, abandonadas, morrendo em total desumanidade. Mas é assim que caminha o nosso mundinho, cego e infeliz - como sempre. Tão cego que muitos não percebem que vivem, ainda, como Bárbaros que lembram aquele triste período de incultos e selvagens da nossa História. Sinto que vivo num mundo que não aprendeu nada com outras Guerras, com outras tantas atrocidades.
Não abraçarei discussões onde o ódio é o centro dos sentimentos, seja no campo político, ideológico, seja no religioso, nos esportes ou em outro campo qualquer de ideias, onde as pessoas se matam. Gerar discussões com uma carga enorme de ódio, é improdutivo. Prefiro ser uma feliz e discreta vivente, coerente com minhas ideias, sim, mas não como Grilos Falantes impondo, brigando, se desgastando e com sua felicidade comprometida. Não sou política, jamais seria, teria de ter um estômago de aço, tamanha a minha decepção e descrença. Com exceções, é claro.
Vejo que as sociedades se desmontam quando as pessoas se agridem sem limites, quando seguem o rebanho induzidas a se posicionarem em redes sociais. E pergunto: por que essa persistência em agredir? Por que tanta infelicidade?
Nesse início de ano, que está entrando, tenho apenas um foco: ser feliz! Coisas simples, mas prazerosas. Inofensivas.
Viver com leveza é um privilégio; exercer a solidariedade, conseguir a paz interior é maravilhoso, nem sempre se consegue por longo tempo, ninguém é possuidor de uma paz constante (percebo ser mais atitude do que pensamento), mas é preciso tentar, insistir, já que a vida é muito curta para sermos infelizes. E isso é o que quero para mim e para todos.
O que é mais admirável numa pessoa é a delicadeza de seus atos; a delicadeza e o respeito no trato com os outros. Depois... que venham as outras virtudes que serão muito aplaudidas.
Sejam felizes, queridos amigos, a Paz de Espírito significa "Vida longa"!
Muy bonita tu estupenda reflexión.
ResponderExcluirA pesar de todo, intentaremos ser feliz. Que en nuestro corazón siempre haya esperanza.
Todo lo mejor para este nuevo año.
Un beso. Leerte siempre es lindo.
Feliz ano NOVO, querida amiga Taís!
ResponderExcluirÉ... o jeito é resgatar a alegria interior, a Paz do nosso coração...
Se esperar ao redor de nós, fica muito mais difícil, como você enumerou algumas das razões para se ter certeza de tudo está tão velho como dois e dois são quatro.
A cordialidade está fora de moda em muitos de nós, ainda bem que outros tantos de nós não largamos a mão dela no menor gesto diário.
Gentileza gera gentileza e os que destilam ódio e agressividade a troco de nada terão sua recompensa.
Delicadeza aos que seguem firmes conosco sem nos abandonarem pelo caminho ao sabor da decepção imensa e da dor do coração que nada apaga.
Vida que segue, amiga!
A Paz invadindo nosso coração pelos que somos da Paz pela Paz.
Tenha dias abençoados e felizes em 2024!
Beijinhos festivos
Boa tarde Taís,
ResponderExcluirUma excelente Crónica para inicio de Novo Ano.
Nunca é demais falar nos aspetos negativos de que o mundo esta imbuído.
Que haja consciência nas mentes perversas que proliferam.
Também vivo com pouco e para ser feliz preciso também de e tão somentw de paz de espirito.
O resto vem por acréscimo.
Feliz e abençoado Ano com muita paz.
Beijinhos
Ailime
.
BOM ANO AMIGA TAÍS
ResponderExcluirPois...é mesmo isso...nada mudou, as coisas continuam bastante conturbadas, com milhões de pessoas a sofrerem com guerras infames!
Mudança de ano será sempre mudança de atitudes e de mentalidades e nunca uma data no calendário...por isso para mim é uma noite igualzinha a todas as outras 364, sem festas nem gastos de dinheiro extra...SIM acima de tudo conseguir a paz interior é maravilhoso...
...ficar por casa estes dias, em que, dedico o meu tempo para projectos pessoais, como fazer posts nos meus blogs, um de análise do ano que termina e outro dos projectos para o ano que começa
são dias calmos sem confusão, nem almoçaradas nem jantares recolhida no meu escritório, período este em que não gasto quase dinheiro nenhum, tenho que fazer o mealheiro para as viagens durante o ano que está agora a começar...
Espero que passe esta altura do ano da melhor forma e desejos de um ano de 2024 com tudo o que mais desejar!
que tenhamos Paz nas nossas vidas!
FELIZ 2024
Todos os dias tento ser melhor SER HUMANO
LEMA: vou reservar alguns minutos do meu dia só para mim, vou entregar meus pedidos ao Universo e receber todas as bençãos que mereço.
Seguem os links caso queira visitar:
https://orientevsocidente.blogspot.com/
https://meusmomentosimples.blogspot.com/
https://momentos-perfeitos.blogspot.com/
Beijinhos
La paz, comienza con uno mismo y con las relaciones que tenemos, con la familia y amigos. La persona que le ha inculcado la paz, no sería capaz de buscar el odio y la confrontación.
ResponderExcluirUn abrazo.
Thanks for your sharing
ResponderExcluirBuena reflexión. Ojalá la paz inundará el mundo. Feliz año. Un abrazo.
ResponderExcluirLeveza e delicadeza para o ano que se inicia Taís! Fiz a colheita dessas qualidades, virtudes, adjetivos em sua bela crônica.
ResponderExcluirOs sentimentos ficam confusos quando olhamos para o primeiro dia do ano selado como " Dia Mundial da Paz" e vemos os horrores que estão acontecendo, vemos líderes ameaçando novas guerras.
Então acho que o que está ao nosso alcance é realmente nos esforçar para cultivar essa paz interior através de delicadezas e trazendo leveza ao nosso viver.
Sejamos felizes! Vida longa!
ana paula
Querida Taís,
ResponderExcluirTenho pensando em como
pode ser bom um novo ano
se sabemos o que de fato
queremos pra nós.
Por meu canto tudo estava
acertadinho e eu ate
estava acomodada
no que desinquietava, e aos
45 do segundo tempo,
ou seja há um mês do Natal
que já estava definido que ia
voltar para minha casa, depois
de 15 anos, meu filho mais
velho volta para casa, oriundo do
pedido de separação da moça
esposa dele. E ai tudo se
misturou e precisamos eu e o
esposo e o filho caçula
nos unirmos ainda mais
do que já somos para abraçar
ao que retornava e ajudá-lo a reconstruir
a vida. Deus que é perfeito, deu uma jeito
de antes da tempestade chegar, dele ser contratado
para um mês de shows no Paraná em Cornélio Procópio
em um Risort. Pelo menos lá ele está ocupado de
corpo e mente.
Lendo seu texto Taís, eu vi que como Você eu não entrei
em discussões, fiz todo meu dever de casa e olha
o que me acontece?
Então Amigo, nos resta levantar as mãos
em prece em gratidão por Deus nos
confortar e nos consolar em cuidados.
Bjins de um 2024 de muita coragem e
harmonia em nos mesmos.
CatiahoAlc.
É com a " Paz de espírito " que tento viver, pois ela, na minha opinião, significa consciência tranquila; procuro ser uma pessoa que respeita os outros, que não ofende e, se por acaso isso acontecer, tenho a humildade de pedir desculpas , Será que fui sempre assim? Claro que não, querida Taís! Quando era mais nova, com a sinceridade e franqueza que me são caracteristicas dizia o que pensava sem me importar se isso iria magoar os outros, mas com o passar dos anos fui aprendendo que tem que se ter cuidado com o que se diz, mesmo que estejamos certos, mesmo que não gostemos de dizer uma coisa quando pensamos outra, completamente diferente. Se me é pedida a opinião e se souber que realmente a querem sincera, aí, sim, eu dou, caso contrário, fico caladinha. Sempre gostei muito desse teu termo " leveza " e é assim que eu procuro viver agora, com leveza, sem discussões desnecessárias sobre temas que causam divisões dada a sua natureza complexa, como sejam, politica, religiões, futebol , educação dos filhos, assunto que também causa bastante polémica, pois agora as criancinhas ( tadinhas ) , volta e meia lá vão elas ao psicólogo por terem ficado traumatizadas com um NÃO que a professora ou qualquer outra pessoa lhes deu. Felizmente, os meus, levaram algumas palmadas e acho " que só se perderam as que caíram no chão " como diziam e muito bem, os nossos antepassados. São adultos responsáveis e trauma foi coisa que não conheceram, apesar das palmadinhas. Amiga querida, o que eu peço para este ano é saúde para poder ver os meus netos crescerem e também tranquilidade à minha volta. A paz no mundo, essa, escusamos de a pedir porque o 2024 iria ficar com uma tremenda dor de cabeça; " logo eu ", diria ele...".se os outros não conseguiram tamanha proeza, onde vou eu descobrir essa paz? " Fora de questão, Taís!
ResponderExcluirPensemos antes no nosso dia a dia, vivendo cada um deles com a leveza possível, dando carinho aos que nos cercam e ajudando os mais necessitados nem que seja só com uma palavra Amiga. Tentemos ser pessoas cada vez mais fraternas, mais gentis, mais afetuosas. Que a vida nos dê saúde, para continuarmos assim, juntinhas e muito Amigas. Parabéns pela crónica, pertinente e assertiva, como convém a um começo de Novo Ano que, espero, vos abençoe, a todos, com saúde e leveza Beijinhos
Emilia 🌻 🌻
Muito lindo,Taís e isso é sabedoria! Ninguém quer viver belicosamente...Precisamos, queremos felizes ser. E para isso vamos seguindo do nosso jeito ,o mais tranquilamente possível!
ResponderExcluirQue seja lindo o 24 pra todos nós e que os povos se acalmem, mas não é isso que eles parecem querer! Afff.... beijos, chica
Como tu creo que cada uno podemos tener una ideología política o un credo pero eso no nos da una superioridad sobre el otro. Que las diferencias las marquen nuestras capacidades y no el dinero. En ocasiones pensamos que una persona analfabeta no puede ser educada, yo creo que una cosa es la educación y otra el nivel de conocimientos.
ResponderExcluirEn el año 1982 gano el festival de la canción de Eurovisión una joven alemana con una canción titulada "Un poco de Paz" y creo que aún andamos un tanto escasos.
Desear que a toda tu familia este año que recién comenzamos os colme de felicidad.
Saludos.
La guerra y el miedo dan dinero. Te mando un beso y te deseo un feliz año.
ResponderExcluirComeçamos o ano com Israel a atacar o Hamas em Beirute.
ResponderExcluirE o conflito a poder escalar e alastrar-se.
Beijos, Feliz Ano Novo
Mais uma vez em concordância total contigo.
ResponderExcluirO nosso tempo é tão precioso para o gastarmos em guerrilhas infelizes.
Beijinhos e bom Ano, com amor, saúde e paz!
Como sempre uma crónica excelente, minha Amiga Taís. A humanidade não aprendeu nada de uns anos para os outros. São países que se guerreiam, são pessoas que se agridem, tudo à custa do sofrimento de inocentes. Vamos ter esperança que as coisas mudem. Que haja fraternidade entre os povos.
ResponderExcluirQue o ano de 2024 lhe traga saúde e conforto. E que haja paz no mundo.
Um beijo.
Querida Tais, gostei muito dista crónica que começa o ano com atitude positiva e desejos de uma vida simple, feliz, harmoniosa coa natureza e coa gente de paz e boas açoēs.
ResponderExcluirO meu abraço e desejos de que se cumplam ises retos que taô bem descrive.
Beijinhos
May your year be filled with peace and love! Hope you have an amazing 2024!
ResponderExcluirxoxo, MIDORI
https://www.midorilinea.com/blogs/midori-linea/my-new-creative-outlet-for-my-daughter-hannah
Bom dia, Taís
ResponderExcluirLinda crônica, o mundo precisa de uma revolução de amor nos corações, se colocar no lugar do outro é um grande aprendizado. Viver a vida com leveza faz um bem enorme, a vida é tão rápida, que possamos aproveitar cada momento com sabedoria, desejo um 2024 bastante alegre, com saúde e paz, um forte abraço.
Boa tarde:- Texto em forma de reflexão que muito gostei de ler. Deixo o meu aplauso, gosto e elogio.
ResponderExcluir.
Feliz Ano de 2024 para si e família.
.
Como tu, também sinto que vivemos num mundo que não aprendeu nada com outras Guerras, com outras tantas atrocidades... e novas Guernicas somam-se dando lugar ao terror que tende a generalizar-se
ExcluirQue o novo ANO NOVO abra uma porta de esperança
São os meus votos
Você tem razão, Taís. O problema é que, normalmente, esses conflitos acabam batendo à porta das nossas casas. Aqui estão as palavras de Beltolt Brecht: “Se você não quer lidar com política, não se preocupe, a política cuidará de você”. Eu te digo, nunca entrei na política, mas no final tive que fugir do meu país por causa da política.
ResponderExcluirboa tarde Tais
ResponderExcluiruma crónica muito bem construída e que merece a reflexão de todos nós.
a iniciar o ano acho que bem bem em escrever sobre um assunto que mexe com todos.
que bom seria se este mundo estivesse em paz.
mas, é o que lemos e vemos, guerra, ódio, egoismo e muita dor.
espero que o seu Natal tenha sido em paz, e faço votos que o Ano Novo seja cheio de saúde.
deixo um beijo
:)
Taís:
ResponderExcluirbuena resolución.
Intentar hacer la vida más agradable a los que están a nuestro alrededor es la mejor forma de contribuir al bienestar. Por lo menos, ponemos nuestro granito de arena.
Saúde e paz!
Abraços.
Que a Paz tão desejada por todos nós venha nesse Novo Ano, Taís
ResponderExcluire que a esperança seja nosso alívio em dias de conflito.
Um abraço , amiga querida
Tudo vai sempre seguindo adiante, como diz meu pai: quer queiramos ou não. Amo ler tudo que Vc escreve. Bju
ResponderExcluirQuerida Taís
ResponderExcluirA Paz tão desejada pela qual cada um de nós se deve pugnar, no nosso círculo, e a Paz num aspecto mais alargado, abarcando a Humanidade, dois aspectos com a mesma essência. Sem isso não teremos uma vida digna, com aquele vislumbre de felicidade
que gostamos de ter nas nossas vidas, vendo toda a gente com o seu merecido
quinhão. Sabemos que parece uma utopia, mas tenhamos esperança de que assim será.
O seu texto, tão positivo, traz-nos uma frescura imensa para a nossa alma e é bom acreditar que conseguiremos ter uma vida simples, com desejos simples, sem brigas nem quezílias.
Adorei essa sua reflexão e faço-a minha, com sua licença :)
Tudo de bom lhe desejo, minha amiga.
Beijinhos
Olinda
Olá, amiga Tais,
ResponderExcluirCrónica muito lúcida e assertiva. Todos nós perpectivamos um clima de paz, amor e fraternidade. É a genises do humanismo que o mundo precisa. Gostei muito.
Votos de um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Tutti vorremmo un mondo intinto nell'equilibrio e nella pace, ma c'è sempre qualcuno che devasta questi buoni concetti, creando dolore e distruzione.
ResponderExcluirBuon anno carissima
Olá querida Taís! Como está? 🤗
ResponderExcluirQue bom é ler mais uma reflexão sua. Tenho a mesma opinião que você, sou totalmente contra qualquer discurso de ódio. Parece que as pessoas vão sempre há procura do conflito. Eu percebo que olhar para o redor do mundo possa parecer difícil hoje em dia. Não era bom antes, não é bom agora, nem o vai ser no futuro...
Sei que é impossível conter a tristeza de o ver assim.
Por isso são questões que muitas vezes me passam ao lado, gosto de olhar para o que vejo de bom e melhorar o mundo do que tenho e vejo ao meu redor.
Seja feliz minha querida Taís! Beijinhos 🤗
Querida amiga Tais, que bom ler por aqui, sentir a Vida com todas as coisas boas que ela possa nos dar, a paz!
ResponderExcluirSentir a alegria de viver, estar nos nossos dias sem nos importar o quanto o tempo passa, pois viver é tudo de bom!
Amo a vida e espero poder viver bastante, que sejas sempre feliz minha querida amiga,
meus votos de feliz Ano Novo, sempre!
Abraços apertados!
Hoje fiz uma palestra sobre justamente isso; a mudança do calendário, a translação do planeta não fazem grandes mudanças, precisamos é mudarmos como seres, ditos, humanos. Assim: Felizes nós novos!
ResponderExcluirLink da palestra: https://youtu.be/EyXGXwP0rLE
Um abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Ser feliz é o mais importante na vida.
ResponderExcluirExcelente crónica, gostei de ler.
Boa semana, querida amiga Tais.
Beijos.
Uma reflexão magnífica para iniciar um ano que para ser novo é preciso atitude individual.
ResponderExcluirAbraços e um 2024 vitorioso, feliz e abençoado!
Hola estimada Tais, leerte es como vivir el día, la vida, nos dejas en reflexión, dejas muy claro en esta crónica que hay que vivir para disfrutar la vida, aunque ya sabemos que es un coctel amargo y dulce, quedémonos con lo mejor y vivamos disfrutando minuto a minuto. FELIZ 2024. Un abrazo con mis mejores deseos para ti en este recien estrenado año.
ResponderExcluirBrilhante e sábia reflexão.
ResponderExcluirA vida é feita de momentos e nenhum deles perdura para sempre, por isso há que saber apreciar cada momento especial que bate à nossa porta, dar valor à felicidade quando chega e à paz interior quando invade o nosso coração.
Desejo para si e sua família um excelente Ano 2024, pleno de tudo de bom.
Beijinhos
Olá, amiga Tais, passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
ResponderExcluirBeijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Bom dia, Taís
ResponderExcluirAs suas considerações sobre "a busca da paz" em cada ano que se inicia é das mais sensatas e chega a embriagar-me a visão da sua singeleza humanitária e tão amantíssima.
Há muitas expectativas fantasiosas, distantes da realidade, mas é compreensível a quase impossível vivência sem determinadas ilusões.
Receba meus parabéns por essa exposição de verdades irrefutáveis
É muito linda a exposição de suas ideias!
Entusiásticos aplausos, terno abraço e Feliz 2024 para você e família.
Muito bom! Os meus parabéns pela reflexão!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
A situação não é fácil, como muito bem expressas. Oxalá te escutassem, pois convences. Estou totalmente de acordo contigo. Devemos viver intensamente o dia de hoje, pois o de amanhã é uma incógnita.
ResponderExcluirUm forte abraço de vida, para um bom 2024 com saúde e PAZ.
Emotivo relato Tais en busca de la ansiada Paz , un tormento cruento
ResponderExcluirque los seres humanos son incapaces de ver aún delante de sus miradas
por los egoismos , poder , iras o las prisas de no saber de donde salen
los besos , palmadas del cariño y el sentimiento azucarado azahar oro
por redescubrir entre lo mas sencillo como es el amanecer ...y vivir vivir
sin mas animo que dar dar darse por entero a los demas a cambio de
una sonrisa , Tais para ti y todos los seres que amas un fuerte abrazo
tu amigo. jr.
Hola, Tais, me uno a esos deseos tuyos para este nuevo año que acabamos de estrenar.
ResponderExcluirQue la paz y la tranquilidad inunden tus días.
Abrazos en la distancia.
Amiga Tais, quero começar por desejar que todos os obectivos que traçaste para o novo ano se concretizem.
ResponderExcluirDepois, dizer que gostei muito da luz que a tua crónica/reflexão tem. Que essa luz ilumine a tua vida. Que transforme as tristezas do mundo em alegrias. Que se junte a outras e acabem com o horror arrepiante das guerras.
Amiga querida, desejo-te toda a felicidade do mundo. Tu, mantém o foco.
Beijo. Obrigada pelas muitas palavras escritas, que em mim ecoam para sempre.
Feliz 2024
Precisamos de PAZ!!! Um bom Ano Novo 🥂
ResponderExcluirTais,
ResponderExcluirHoje vim ler apenas,
e deixar meu abraço de
um ótimo fim de semana.
Voltarei ainda nessa publicação.
Bjins
CatiahoAlc.
Sem margens para dúvidas. Bem traças os caminhos que o bom senso e a vida nos dizem serem correctos.
ResponderExcluirApenas desejamos que os homens percebam o que é a correcção... sobretudo para os seus pares humanos.
Excelente Post.
Parabéns, Taís.
Beijo
SOL da Esteva
Olá, amiga Tais, passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
ResponderExcluirBeijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Boa tarde Taís
ResponderExcluirVim ver se havia crónica nova, como não há, deixo meus votos de boa semana com saúde e harmonia.
Um beijo
:)
SIM paz de espírito traz vida longa. Temos que insistir e persistir no caminho dos momentos de alegrias, de bem-estar e lançarmos sementes melhores par nossos dias.
ResponderExcluirQue 2024 nos presentei com a paz, pelo menos a interior. Bjssss
De volta...
Belíssima reflexão, Tais... mas aqui na Europa estamos mesmo no centro do furacão, no momento... impossível abstrairmo-nos dos conflitos que nos rodeiam... em último caso, até para ficarmos a saber de que direcção pretendem acertar-nos... ou para que direcção nos podemos desviar...
ResponderExcluirAo longo de 2024, deveremos preparar-nos para gerir o dia a dia, por estes lados, o melhor possível... pois o mundo mudou... o que conhecíamos, pelo menos... e devemos ficar atentos a todas as novas circunstâncias... para pró-agir, em vez de reagir...
Devemos mesmo apreciar ao máximo o que temos... pois muitas limitações deverão estar na calha, para nos serem apresentadas ao longo do próximo ano/ano e meio... afinal muitos países europeus, já se estão preparando para uma economia de guerra... e a ficha vai ter de nos cair mais tarde ou mais cedo...
Enquanto isso... temos de conviver o melhor possível com as nossas circunstâncias... mas bem atentos sobretudo, às novas circunstâncias que não escolhemos ter...
Infelizmente nunca se consegue fugir por completo da política... quem não gosta de politica, estará condenado a ser governado por aqueles que gostam... já não lembro quem dizia isto... Sócrates... Platão... um dos sábios da antiguidade... pois isto no fundo, e em qualquer tempo da história, o cerne da questão bate sempre no mesmo... em dois pontos que serão um rastilho de conflitos: política ou religião... ou os dois em simultâneo... neste momento, o botão do mundo, está ON, para ambos... e sobretudo aqui pela Europa, que se deixou ir em comboios... que não eram os seus...
Enfim! Haja saúde! Esperemos o melhor de 2024... mas preparemo-nos para cenários alternativos... em alguns pontos do globo, mais do que noutros... e saibamos conservar a nossa paz... pelo menos a interior, fazendo eco das palavras da Norma...
Beijinhos
Ana
Estou consigo!
ResponderExcluirDifícil é ser indiferente às atrocidades que surgem à nossa volta...
Tudo de bom!
Beijo
Querida amiga Tais,
ResponderExcluirQue excelente texto para começar o ano, eu concordo integralmente com as suas palavras. O mundo em geral precisa de mais amor, mais solidariedade, precisamos da paz e construir nações mais justas e igualitárias. Claro que tudo isso tem a ver com a politica e não vejo em nenhum lugar do mundo políticos comprometidos com os menos favorecidos, existem as exceções e pessoas que desejam implantar políticas públicas que beneficiam os mais pobres, mas certamente essas ideias não são aprovadas no Congresso, ou seja, fica tudo como está. Cabe a nós como povo fazer a nossa parte também, não adianta reclamar do político e praticar as mesmas coisas que tanto criticamos, dizem que o mundo é dos espertos não é mesmo? Enquanto essa mentalidade não mudar o país também não avança, ficamos girando no mesmo lugar feito um pião. Adorei te ler, que esse ano possamos ter mais motivos para sorrir do que chorar.
Um beijo!
Me uno a ti en ese deseo de vivir en paz y disfrutar de las cosas simples. Un buen programa para este nuevo año que acaba de comenzar.
ResponderExcluirAbrazos.
Queridos amigos, muito obrigada pelos comentários, não consegui postar logo devido a falta de internet, terrível tempestade que devastou todo meu Estado- RGS. Grande parte dele ainda em grande calamidade.
ResponderExcluirBjus e meu carinho a todos.