17 de fevereiro de 2024

LIÇÕES DE VIDA

 

              O Nascimento De Um Novo Homem - 1943 / Salvador Dali -                  

OBRA: DAS ARTES



LIÇÕES DE VIDA

      - Tais Luso de Carvalho



Numa época da minha vida, lá pelos meus 14 anos, e lá se vão décadas, eu achei curioso uma amiga de minha mãe dizer a ela que estava em “crise existencial”. Eu escutei, estava perto. Adolescente gosta de tudo que é diferente. Mas logo aquela amiga, sempre alegre e divertida, em crise existencial? Aquela amiga de minha mãe me encantou ao desnudar sua alma, desvendar os porquês da sua vida e o que a deixava aflita. Estava muito sofrida. Complicadas e indecifráveis posturas na vida sempre despertaram a curiosidade dos adolescentes.

Muitos problemas nossos, que não conseguimos clarear, têm endereço conhecido: Terapeuta! Mas hoje estamos mais abertos a comentar nossos problemas com amigas e amigos. Naquela época não era costume abrirmos muito as comportas. Hoje a coisa está mais solta. Alguns problemas, resolvíamos numa boa, mas outros, ao não compartilharmos, era uma tristeza sem fim. Não é bom guardar problemas.

Atualmente, o Brasil também vive uma crise existencial, está à beira de um colapso, mas tudo continua lindo para muitos, desde que o sol brilhe, o mar amanse e o carnaval traga lindas ilusões: “reis e rainhas” felizes na passarela...

A enorme crise política, está longe de encontrar o fio da meada. E cada um vai vivendo, como pode, aos trancos e barrancos, com seu coração patriota em nome da Democracia.

Na verdade, a situação está bastante paranoica. Algumas pessoas dizem que pararam de ler jornais, de escutar rádio, de ver os noticiosos na televisão. Facilmente as conversas descambam e o “bom clima” acaba. Cada um tem seu político de estimação. E é em sua defesa que nasce o ódio do momento entre os eleitores.

Um pouquinho só de paz, mesmo em doses homeopáticas já faria diferença. Como estamos num ano de eleições é muito difícil ficarmos alheios a tudo, ainda mais quando as coisas estão explodindo.

A política é a arte de dialogar, de governar com responsabilidade e com sensibilidade para que o povo seja feliz! Infelizmente as demonstrações de aversão, ódio e ressentimentos, estão em alta, mas na verdade não agradam mais a ninguém.

Enquanto permanecer essa perigosa polarização, a paz fica difícil.









47 comentários:

  1. Prezado Pedro,
    É um jogo político muito antigo de "dividir para reinar". Os políticos prometem uma coisa, mas principalmente acabam se servindo...
    Situações tristes e muita gente cai nessa forma de lavagem cerebral.
    Quem tem bastante bom senso enxerga e sabe melhor!
    Que este ano termine bem para o Brasil e os EUA.
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariette, me confundiste com o Pedro,
      embora isso muito me honre, mas sou a Taís,
      a outra metade da laranja! 😅😄
      Um abraço, feliz domingo!
      Muito obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Prezada Taís,
      DESCULPE, li rápido e comecei com o Pedro...
      Abraços,
      Mariette

      Excluir
  2. Concordo contigo! Enquanto essa mimizada de cada um querer puxar para o lado do seu político e desprezar o outro, as coisas aqui não vão se arrumar. E a paz por aqui tá difícil acontecer! Enfim, tá um nojo nosso país nesse quesito! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. No solamente Brasil, está desencantada con la clase política, también en España , la gente está hastiada de la clase política.
    Feliz domingo.

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, infelizmente essa polarização invadiu muitos países, Portugal incluído.

    O pior é que as crianças estão sendo educadas segundo o modelo estado-unidense de competição : existem concursos de beleza , de cozinha, de canções, de habilidades.

    Além do desgaste emocional e da pressão posta sobre a criança e pré-adolescente a solidariedade e o espírito de equipa e o companheirismo se estão esvaindo rapidamente.

    Para mim, que tenho 74 anos, o futuro não vai ser tão grave assim, mas pobres gerações jovens, que , além do mais, se estão deixando enganar por políticos completamente desprovidos de valores e só pensam em interesses de todo o género.

    Carinhoso abraço , querida Taís, alegre domingo e excelente semana.

    ResponderExcluir
  5. amiga acho que é por todo o mundo a mesma coisa mas bom é a vida e com ela nao podemos fazer grande coisa desejo tudo de bom com muita saude bjs feliz domingo

    ResponderExcluir
  6. La política es complicada y difícil. Preocupa mucho el futuro incierto.
    Situaciones con una solución delicada.
    Os deseo todo lo mejor . Siempre mucha suerte.
    Un beso. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  7. Taís ótima reflexão, observo que o mundo cada vez mais está polarizado, o que enfraquece os seres humanos em seu pensar, gerando fanatismo e não análises do que pode ser o melhor. A raiva, o ódio são inimigos do bom senso. No Brasil estamos no caos. Bom final de domingo.

    ResponderExcluir
  8. Aquí parece que vivimos en campaña electoral continua si no son locales y de la mayoría de autonomías, lo son generales como el año pasado. Este hoy son en la comunidad autónoma de Galicia y están previstas europeas y en la comunidad autónoma del País Vasco.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Taís
    Crise existencial existe mesmo.
    Muitos perdem tempo tentando encontrar nesse mundo caótico.
    Seria bom se encontrassem sentido aqui mas não está aqui.
    Aqui é um passaporte para nossa verdadeira morada.
    A vida é uma viagem e cabe a nós mirar aquele que é, então as coisas não farão sentido como gostaríamos mas podemos ajudar de alguma forma aqueles que estão fora da casinha, sofrendo ou longe de Deus.
    Excelente crônica Abraços. Boa semana.

    ResponderExcluir
  10. No Brasil?
    Só?
    Polarização, preto e branco, bom e mau, é prato do dia pelo Mundo fora.
    O outro não é parceiro, é inimigo.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  11. Está difícil, minha Amiga Taís. Não só no Brasil, mas em todo o mundo. Por cá as coisas não vão nada bem. Estamos em campanha eleitoral para umas eleições que por mim dispensava. Nem vale a pena ouvir os políticos. Ficamos emocionalmente esgotados com tanto que dizem mal uns dos outros em vez de se preocuparem em falar do que pensam fazer para mudar este estado de coisas. Se é que pensam em alguma coisa... Muito oportuna a sua crónica. Vamos ter esperança.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Por esses dias assisti novamente a novela, minissérie - Hilda Furacão, que tinha visto na minha distante juventude. Chamou-me atenção que os ditos inimigos políticos, gente de um partido, gente de outro sentavam-se juntos numa mesa de bar para debater, conversar, rir. Os lados podiam ser opostos e ainda assim havia respeito.
    Era apenas lados políticos diferentes, não essa polarização ensandecida que vivemos hoje e separam famílias, amigos e causam desgraças. Tudo, absolutamente tudo vira motivo de ataque: a música que você ouve, os sapatos vermelhos que você gosta, se você tem raciocínio mais matemático ou se você é de humanas... afunilamos o viver. Gostamos tanto de liberdade e nos aprisionamos... Como escreveu o São lá acima - pobre gerações vindouras.
    Boa semana Taís!

    ResponderExcluir
  13. Estoy convencida de que los problemas que cada persona tenga, no deben guardarse, y las personas que son introvertidas lo tienen aún más difícil.
    La mejor terapia es abrir la puerta a esos pensamientos que nos quitan el sueño y son perjudiciales, nada mejor que confiar nuestros problemas a algún familiar o un buen amigo, nos daremos cuenta enseguida que nos hemos liberado de un gran peso que nos oprimía.
    En cuanto a la situación política que actualmente se está viviendo en Brasil, no puedo opinar ya que no estoy muy al día de los avances sociales impulsados por la izquierda (Lula da Silva) y los defensores de las propuestas conservadoras de Bolsonaro.
    Solo pido que el dirigente tenga buen corazón, mire por los intereses del pueblo y logre paz y felicidad.
    Me ha alegrado tu visita, también el que hayas visitado París y comprendas todo lo que digo en mi espacio, es único y no me importaría volver otra vez.
    Cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  14. Olá, Tais! Realmente é preocupante demais a situação de nosso País, vamos tentando manter a paz, mas a cada esquina que dobramos uma situação nova aparece e este círculo parece não ter fim. Aqui em minha cidade, por exemplo, o prefeito foi afastado. Agora, estão querendo uma eleição em abril com outra batendo à porta em outubro. Cidade pequena, duas eleições e muitas pessoas com seus políticos de estimação. Ando tentando manter a calma.

    Um abraço pra ti!
    É sempre bom te ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando aqui novamente para lhe desejar uma linda semana, minha querida!
      Abraço!

      Excluir
  15. E põe paranoica, nisso, querida Taís.
    É um fanatismo que não leva a nada.
    Excelente a sua crônica!
    Te desejo uma abençoada semana de paz
    Beijinhos
    Verena

    ResponderExcluir
  16. O sentimento e o tamanho da crises existenciais nos países são fortemente induzidas pela comunicação social, onde os políticos se deixam contagiar por esse clima a acabam por aumentar ainda mais o sentimento que temos da crise. Mas o problema reside sempre na população, que consome (e até gosta) de ler/ouvir/ver as notícias de desgraças e, com isso, faz aumentar as tiragens e audiências, levando a que os media não saiam desse registo.
    As crises pessoais são mais diversas, mas desde que o atingido fale com alguém, na maioria dos casos o problema fica resolvido.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Boa semana, minha amiga Taís.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, amiga Tais,
    Crónica muito interessante sem dúvida. O mundo político anda de candeias às avessas. Não é só aí no Brasil, amiga Tais. Aqui estamos em campanha eleitoral, e é um mar de acusações e contra acusações, é uma festa! Enfim...
    Gostei muito.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Querida Taís
    Por cá, em termos políticos anda tudo em polvorosa.
    Governos que caem, parlamentos dissolvidos, eleições
    à porta, campanhas afins, todos discutem e ninguém´
    tem razão... A paz fica bem difícil assim. Porque a
    paz tem de ser encontrada, em primeiro lugar, entre
    muros, para que depois possamos irradiá-la.
    Tenha uma bela semana, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  19. Querida Taís.Que excelente reflexão.De fato,concordo plenamente e assino embaixo.Creio que há um Caminho a ser percorrido em cada um de nós acerca do que significa "Coexistir". Vivemos por muitas décadas fatiando este Coexistir que vai além de posições político partidárias,ao meu sentir... Gratidão por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Liana, bem-vinda sempre, fico muito
      feliz com tua visita e teu comentário! Aqui todos somos amigos,
      de muitos anos, e te sentirás muito bem.
      Beijinhos, querida. 🙏🌹🙏

      Excluir
  20. Sabes, Taís, muitas vezes as pessoas alegres e divertidas, são sofridas, passam por momentos dolorosos, mas têm a felicidade de saber escondê-los perante os outros, até que encontram alguém de confiança e abrem o coração. Eu digo que têm a felicidade de....porque eu não consigo fazer isso e toda a gente nota que algo me angustia; prefiro nem sair de casa. Na Olinda, no Xaile de seda tem um texto da Clarice Lispector que tu leste e acho que, nele, ela trata bem essa crise existencial a que te referes; nem sempre conseguimos encontrar o nosso caminho e, se por acaso o encontramos, parece que não sabemos dar os passos certos. Complicada, a vida e muito complicados, nós, seres humanos, Amiga. Quanto à politica, aqui vamos a eleições em Março, como deves saber e os debates televisivos não acrescentam nada: os verdadeiros lideres politicos acabaram e os que temos desiludem muito. Sabes que muita gente tem saudades da ditadura e eu até entendo; o povo adquiriu a liberdade, o direito ao voto e também à greve, mas, infelizmente, não sabe o verdadeiro significado da palavra liberdade, faz greve por tudo e por nada e, quando chega o dia das eleições vai passear e não vota. E como podemos querer um país diferente se não fizermos a nossa parte? Como sempre, uma crónica pertinente, um texto que tem muito a ver com a " bandalheira " em que se encontra este nosso mundo. Obrigada e parabéns, querida Amiga. Espero que estejam todos de saúde. Beijinhos e " inté..."
    Emilia 👏 🌻 🌻

    ResponderExcluir
  21. El mundo entero está en una crisis existencial.
    Y es verdad, que muchos prefieren cerrar los ojos a la realidad, e ignorarla.
    Pero el problema sigue ahí.
    Una sociedad cada vez más enfrentada y unos políticos fanatizados, incapaces de trabajar para cambiar las cosas.
    Como bien dices, con este panorama, la paz será difícil.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  22. Poderia ter escrito sobre Portugal...
    Texto incisivo e perspicaz!
    Infelizmente, parece que há muitos sonâmbulos...desde que haja "sol e água fresca", como se diz por aqui.
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. https://www.instagram.com/lianautinguassu53?igsh=MXg0Y242OXZ1YXJ1OA==

    ResponderExcluir
  24. Querida Tais,
    Nunca se falou tanto em saúde mental como nos tempos atuais, esportistas, artistas, políticos, amigos, parentes e uma infinidade de pessoas tem procurado ajuda e terapia para superar dores, tristezas e depressões. No Brasil vivemos essa duradoura e chata polarização que só destila ódio para todos os lados, não é dessa forma que construiremos um futuro melhor para todos. Eu repito e sempre vou bater nessa mesma tecla, enquanto não resolvermos os nossos problemas internos como melhoria na educação, saúde, moradia, emprego, erradicarmos totalmente a fome e a miséria e dar condições dignas para todas as pessoas nada irá mudar em nosso país. Mas quem realmente quer que todas as pessoas tenham dignidade, oportunidades, casa, emprego, saúde e educação? Poucos políticos, a maioria só pensa em se reeleger ou ganhar dinheiro ilícito, o povo sempre fica de lado.
    Belo texto minha amiga!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  25. Excelente crónica, até parece estar a falar de Portugal 😊
    Cada vez me sinto mais desanimada com a política e com os políticos, todos prometem muito, mas quando estão no governo pouco fazem, eles são especialistas sim, em corrupção e em encherem os bolsos deles e dos amigos e isto aplica-se igualmente a governos de esquerda e de direita.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Minha querida amiga Taís
    A política pode ser, e já tem sido muitas vezes, causa de grandes desavenças entre amigos.
    Como vivemos num mundo globalizado, todos sabem tudo o que se passa noutros países além do seu. Quero dizer com isto que me mantenho a par, tanto quanto possível, do que se passa no Brasil (até porque aí tenho muitos familiares , e também amigas e amigos), e o assunto interessa-me.
    Também em Portugal estamos vivendo um período pré eleitoral (eleições a 10 de Março) e os debates e comentários preenchem a maior parte das horas de emissão nos diversos canais.
    Mas... na verdade o povo está muito descrente dos políticos, e, na minha opinião, com toda a razão, pois nos últimos anos não se tem visto obra feita, apesar das inúmeras promessas.
    Esperemos e veremos!

    Minha querida, obrigada, de coração, pelos Parabéns endereçados ao meu blogue aquando do seu Aniversário.
    Oxalá possamos festejá-lo no próximo ano (pelo menos... 😉)
    Deixo-te um carinhoso e grato abraço.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  27. A mi los políticos no me ofrecen ninguna confianza, manejan el mundo a su antojo, se sirven de la política para enriquecerse a costa de engañar al pueblo .
    Feliz día.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Taís.
      A sua retórica descrita de forma clara, precisa e com o brilhantismo de sempre é irrefutável sob todos os ângulos. Os problemas em todos os segmentos sociais se acumulam e se avultam causando imensuráveis preocupações sobre o futuro que atemoriza.
      Acredito que esse estado de coisas poderia ser minimizado, se a imprensa, com o apoio fo Ministério da Educação fizesse um amplo movimento no sentido de alertar a população a respeito da necessidade de mudança dos conceitos atuais que deturpam a mente, principalmente dos jovens. Mas isso, no momento atual infelizmente até soa como utopia.
      Meus cumprimentos, querida amiga. Afetuoso abraço e que seus dias sejam abençoados e felizes.

      Excluir
  28. Olá, querida amiga Taís!
    Realmente você disse tudo aqui:
    "Um pouquinho só de paz, mesmo em doses homeopáticas já faria diferença".
    Utopia ou sonho de alguns de nós tolos como somos tidos por muitos, so mudaremos o quadro atual quando a PAZ reinar em todos os corações.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  29. Olá, Taís
    Ótima crônica, é muito importante procurar ajuda psicológica quando a situação está difícil, também ter uma família acolhedora e amigos para conversar é um verdadeiro presente de Deus. Sobre a política, que eles cumpram aquilo que prometeram, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  30. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar um bom fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Hola estimada Tais. Buena crónica nos compartes. Nunca me ha interesado la política, noy soy de ningún partido, solo seguiré al que lo haga bien, pero es que todo está gobernado por puños más fuertes que los de la mayoría.
    No confío en los políticos, no son transparentes y a menudo se contradicen, hoy digo esto, mañana lo contrario.
    Un placer siempre leerte estimada amiga.
    Que tengas un buen fin de semana.
    Un abrazo fuerte

    ResponderExcluir
  32. Cróniva magnífica e de actualidade gritante.
    Sou dos que já não lê Jornais e deixou de ver/ouvir Notícias; deu sempre para revoltas interiores. Também não tenho qualquer político de estimação. Estimação de quê? De quem? Quem é que "eles" estimam?
    Pois é! Estou a falar deste Portugal que amo e lutei em sua defesa.
    Políticas e políticos são um Carnaval permanente.
    Parabéns, Taís.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  33. Olá, querida Taís! Mais uma excelente reflexão como já nos habituou.

    Não é só por aí que está assim. Aqui por Portugal também estamos à beira das eleições e parece que ninguém respeita ideias diferentes. Todos os partidos andam "à pancada" entre si e, no fundo, quem perde são os portugueses. Em vez de discutirem ideias interessantes para o país, estão mais preocupados a discutir entre si.

    Enfim, acho que essa "crise existencial" está um pouco por todo o mundo.

    Taís, sei que vim tarde... mas acho que vim a tempo de ainda comentar! 🥰

    Espero que tenha um ótimo fim de semana, beijinhos! 🤗

    ResponderExcluir
  34. Perfeito olhar e critica Taís.
    Vivemos o elogio do ódio por mais estranho que possa parecer.
    É lamentável esta politica do ódio implantada no país depois das eleições. Caminhamos por um fio da implosão e amanhã já irresponsavelmente temos um barril a ser detonado. Fico apreensivo com os rumos tomados e a doença de certas pessoas em cultuar pessoas comuns e desprezar a santa democracia. Um pouquinho de bom senso e inteligência seria o suficiente para apagar este estopim.
    Lendo o inicio, lembrei que esta crise existencial era muito comum de se ouvir nos anos 70 e 80, talvez ainda resquícios do que se viveu nos anos 60 e 70 de solidão e medo, mas vamos torcer para que a coisa acalme e possamos pensar e fazer um país mais leve e democraticamente correto.
    Bjs e paz amiga e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  35. Profunda reflexión. En si América latina esta en esa crisis en tre los estremos y la violencia cada vez más fuerte. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  36. Hj passando pra reler e deixar meu desejo de bom domingo e boa nova semana VC. Bju

    ResponderExcluir
  37. Lições de Vida, crônica muito boa! Como o assunto política não entendo quase nada, posso dizer que o mundo anda mais e mais egoísta e maldoso, só Deus na causa para trazer prumo e a verdadeira paz. Quanto engano há nos corações, quanta mediocridade e frieza... Mas, ainda tem gente boa e decente, sempre haverá. Precisamos de governantes verdadeiros!
    Abçs

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Taís,
    Gostei da sua Crónica, que espelha um pouco do que se passa aqui!
    Tínhamos um governo de maioria que caiu por um facto menor.
    Claro que há muitos problemas a resolver nomeadamebte, saúde, educação, ,habitação, entre outros, mas era um governo pacífico.
    No próximo dia 10/3 vamos ter eleições e as sondagens dizem que a direita será governo.
    Não me imagino a ser governada por quem não aceita a liberdade e é contra tudo o que é humano.
    Não me agradaria voltar 50 anos atrás.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
  39. Muito boa, esta lição de vida.
    Infelizmente por aqui as coisas também estão em risco de piorar.
    Portugal está a passar por mudanças e nem sempre pelas melhores.
    Vamos ver como tudo vai ficar.
    Há uma expressão que eu uso muito. "Que culpa tem o lobo, se os cordeiros são mansos"
    Deixo abraço e brisas doces **

    ResponderExcluir
  40. Oi Taís bom fazer uma visitinha. Tomara que os bons dias venham para nossos países. Que haja paz . Desejo uma feliz semana. Bjsss querida NalPontes

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís