28 de fevereiro de 2024

ENSINAMENTOS DO TEMPO

 

   Palmeiras Imperiais - Av. Osvaldo Aranha - Porto Alegre / Brasil      


                              - Taís Luso de Carvalho


Hoje pela manhã, estava vendo alguns vídeos da bela Veneza enquanto Charles Aznavour cantava "Que c'est triste Venise". Veneza e o Velho Mundo… tão linda! Nossas vidas são povoadas por expectativas, algumas tristezas, frustrações, mas também por muitas alegrias. Por vezes, certas coisas incomodam muito, mas fazem parte da nossa bagagem.

Mais tarde, dando uma volta pelo meu bairro, recordei minha infância, minha adolescência no esporte que abracei, meus queridos pais, o início do meu casamento, de meus filhos ainda pequeninos e pensando num futuro que nem imagino. Em pouco tempo estava com meu baú aberto revirando todas minhas lembranças, tudo ajeitado e algumas coisas já esquecidas. Parei defronte ao prédio em que morei com meus pais, e também pelo lugar onde meus avós moraram quando nasci – hoje um prédio de apartamentos. Muitos pensamentos me acompanharam no passeio, tantas árvores floridas, o belo parque da Redenção, a avenida com as famosas Palmeiras Imperiais e as inúmeras construções antigas, tão familiarizadas. Tive a sensação de que tudo era meu, mas que um dia deixarão de ser...

São pensamentos difíceis de serem dominados, que chegam sem pedir licença. Além disso, surgem alguns questionamentos como as revisões de páginas, um balanço da vida. Pensando bem, entrei numa de filosofar sobre minha vida e concluí que lembrar do passado é saudável, mas não viver dele. Apesar de viver um dia de cada vez, não me esquivo em pensar e recordar. Mas nada se desarrumou, pois minhas perdas já assimilei, e tudo se aquietou no velho baú.

Como já estamos bem informatizados, quem sabe a gente não aprende, sem muito esforço, a deletar alguns arquivos que não  fazem mais falta?

Os anos levam nossa juventude, mas não tenho dúvidas que nessa troca, o nosso reservatório de experiências conta muitos pontos. É preciso sempre colorir a vida de esperança, de alegria e confiança, o que é plenamente possível se tivermos confiança e determinação nos nossos atos.


 






 

49 comentários:

  1. Bom dia de Paz, querida amiga Taís!
    O penúltimo parágrafo é espetacular.
    Tenho feito assim desde o pós Pandemia com mais esmero.
    Tanto se doar para nada...
    Como jogar pérolas aos porcos.
    O reservatório de experiências fica superlotado, é preciso esvaziar e amar como você abordou no final de sua crônica:
    Colorir a vida de esperança, de alegria e confiança....
    Recebi aqui, com suas palavras, uma injeção de ânimo.
    Tenha um entardecer abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Prezada Taís,
    Que lindas palmeiras imperiais! Sim, quando caminhamos pela pista da memória podemos comparar claramente o passado com o presente e manter o foco no positivo!
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  3. Excelente Tais.El tiempo es el mejor maestro en enseñar las lecciones, y esos recuerdos también. El video precioso. Feliz tarde. Un beso Tais

    ResponderExcluir
  4. Rogério V. Pereira15:12

    Cara amiga Taís, mais uma crónica que me toca... tenho pensado em fazer mais uma viagem ao passado, aos tempos de adolescência ou de criança e é bem verdade o que dizes, quando escreves:
    "Os anos levam nossa juventude, mas não tenho dúvidas que nessa troca, o nosso reservatório de experiências conta muitos pontos. É preciso sempre colorir a vida de esperança, de alegria e confiança, o que é plenamente possível se tivermos confiança e determinação nos nossos atos."

    Bjinho

    ResponderExcluir
  5. Un precioso vídeo que me ha hecho recordar mi viaje a Venecia. Una experiencia inolvidable.
    La vida está llena de bellos recuerdos que siempre permanecerán en el corazón.
    Tenemos que procurar no perder la ilusión. La esperanza tiene que permanecer a nuestro lado.
    Te mando un beso. Muy feliz semana.

    ResponderExcluir
  6. Tan solo escuchar esa canción, siente como si estuvieras allí.
    Venecia es una maravillosa ciudad.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa música e teu texto foi bem verdadeiro. De repente, nos pegamos abrindo nossos baús e cabe a nós saber o que vale a pena guardar ou o que melhor é deletar! Adorei!
    beijos, chica

    ResponderExcluir
  8. Muy cierto concuerdo contigo. Lindo video. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Taís
    Você realmente tocou em algo importante pra mim
    Eu amo recordar o passado.
    Lembrar das coisas boas que vivemos faz bem.
    Sou uma pessoa toda memorial.
    E não só recordar, mas fazer como você fez: escrever.
    Acho que o autoconhecimento parte daí, de saber fazer memória
    Ver a vida como história
    Amei a crônica querida, como sempre nos leva a refletir.
    Abraços e boa noite.

    ResponderExcluir
  10. Lembrar o passado é saudável.
    Viver no passado é doentio.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. El tiempo va pasando y se va escribiendo nuestra historia.
    Retazos de ella, están en calles y plazas.
    Es emocionante recordar.
    El vídeo, precioso.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Taís! Passei uma época da vida recordando e vivendo de passado. Não desejo para ninguém. Hoje consigo lembrar com carinho, fazer visitas necessárias às memórias, mas me alegro em olhar para o presente e imaginar, talvez, o que aconteça no futuro. Acho que é uma aprendizagem constante.

    Um beijo pra ti!


    ResponderExcluir
  13. Cuando miramos antiguas fotos, paseamos por las calles que discurrieron los años de la niñez, adolescencia y juventud. En ocasiones come en esta has realizado tú nos vienen al recuerdo ese instante reflejado en la foto o aquellos juegos con los familiares o amigos en esos lugares. También porque no aquellos primeros escarceos amorosos con quien hoy es nuestra pareja o alguien que lo pudo ser.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  14. Gosto de Veneza e de Charles Aznavour , que tive o gosto de ver actuar em Lisboa.

    A vida de cada pessoa é um caminho feito de memórias que guardamos e dos momentos que vivemos e que se irão tornar memórias também.

    Querida Taís, deixo o meu caloroso abraço com voto de um Março muito feliz :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, amiga Taís,
    O tempo nos ensina muito. Através dos anos e das vivências que vamos acumulando, recebemos muitos ensinamentos. Que na nossa infância e juventude desconhecíamos. É assim que crescemos enquanto pessoas.
    Excelente crónica. Gostei bastante.
    Deixo os meus votos de feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Linda eterna musica Taís para estar neste transe de recordações de tudo quanto se viveu e perdeu no tempo. Revirar nosso baú tem de tudo e devemos nos pegar nas coisas que hoje nos agregam forças para tocar esta coisa cada dia mais complexa.
    Remexer o baú, repassar o passado e saber que muito valeu é nossa sabedoria vinda das naftalinas.
    Um maravilhoso março com coisas leves e alegres amiga.
    Bjs e paz no coração.

    ResponderExcluir
  17. Nossas vidas são todas iguais: alegrias, tristezas, perdas, mudanças, nascimentos, casamentos, pai, mãe, casas, lugares. Mas cada um de nós, individualmente, acomoda, vive, rememora essas experiências de maneira única e é isso que torna nossas histórias tão singulares, tão especiais. E eu acho incrível haver mais de oito bilhões de combinações tão incríveis!
    O verbo deletar que a modernidade virtual nos trouxe, acho saudável. Como muitos poetas já disseram, podemos seguir com leveza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. "[..] concluí que lembrar do passado é saudável, mas não viver dele[...]" e ainda bem. O passado completa a nossa formação de hoje e nos deixa preparados para o futuro que é logo, logo, no imediato, sem que percamos a identidade que criamos no nosso viver.
    Excelente! Soberanamente excelente, Taís. O poder de observação eleva-te bem alto.
    Adoro o teu "modo" de ver/escrever e sinto-o bem fundo.
    Parabéns, Amiga.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  19. Tais,
    Hoje vim te ler e pensar um pouco
    enquanto descanso da arrumação
    para minha mudança de morada.
    Não vou falar a respeito da
    sua publicação agora, depois volto.
    Ta bão?
    Deixo bjins de bom
    fim de semana
    por aqui chove...
    bom pra ficar quietinha lendo.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia querida amiga Taís
    Linda foto e suas palavras injeção de ânimo. Recordar o passado é necessário, mas confesso que muitas lembranças ainda me machuca, perdi quase a minha família toda, pais, irmãos, irmãs, sobrinho etc. Cada luto enfrentado de uma forma, lógico tive vários momentos felizes, mas prefiro pensar é viver o presente, pois o passado me deixa um pouco triste. É tristeza não sei muito lidar . É como aquela música não sou forte coko pensava rsrs. Estes dias estou meio triste, o quê é raro, até porque não tenho motivos, mas as vezes a mente é algo que nos da surpresas. Felizes dias para vocês

    ResponderExcluir
  21. "lembrar do passado é saudável, mas não viver dele"
    Belíssima crónica, minha querida amiga.
    Vou reler e sublinhar mais pétalas. Vou reler para aprender a lembrar o passado sem dramas, colorir o presente de mil cores, manter a esperança num futuro de paz e amor. E, importante, deletar o que e quem deixou de fazer falta. Haja vida!!!
    Gostei muito, muito, muito..., querida amiga. De te ler e de escutar a voz poderosa de Charles Aznavour.
    "É preciso sempre colorir a vida de esperança, de alegria e confiança..."
    Beijos. Um lindo domingo.
    💐💛

    ResponderExcluir
  22. A imperatriz das crônicas descreveu com autoridade e profunda sapiência o modo pelo qual devemos assimilar as perdas e, com sensatez, florir o futuro com pétalas de esperanças, alegrias e reconhecimento pelas dádivas recebidas. Que maravilha, Taís. Adorei!
    As lindas fotos, a música atemporal e a tua narrativa de singular beleza, carregada de sentimentos nostálgicos encantaram meu coração.
    Aqui fico maravilhado e levanto-me para aplaudir-te.
    Meus efusivos parabéns, grande abraço abraço e que todos os teus dias sejam sempre abençoados e felizes.

    ResponderExcluir
  23. Tais
    Suas crónicas sempre tão peculiares e belas, que nos levam a querer ler sempre mais, ate mesmo quando termina.
    Recordar a nossa infância e juventude é uma maneira de viver a nossa vida com o equlibrio necessário.
    Viver no presente mas recordar o que nos traz boas recordações é salutar e uma maneira de enriquecer.
    Gostei muito!
    Um bom domingo.
    Beijo
    :)

    ResponderExcluir
  24. Excelente crônica onde o baú da viagem está como pano de fundo e traz muitas reflexões. Como vc, quando estou neste voo, me vem a mente esta sua frase "Tive a sensação de que tudo era meu, mas que um dia deixarão de ser...
    O passado é muito importante, pois nos pontuam nossas conquistas que nos fortalecem para no hoje colher o dia com o melhor que possa nos ofertar.
    Bom final de domingo. bjsss

    ResponderExcluir
  25. Olá, amiga Taís,
    passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    Deixo aqui o link do meu novo blogue. Dê uma espreitadela.
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Linda e profunda reflexão.
    Sou como a Taís, tento viver o melhor possível o presente mas gosto de relembrar o passado, lá bem atrás estão as nossas raízes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Recordar o passado faz-nos reviver muito do que a vida nos deu. A sua crónica, maravilhosa como sempre, termina com palavras de esperança. Foi bom passar por aqui, minha Amiga Taís.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  28. Olà, amiga Tais. As suas reflexões eu faço minhas ja que concordo plenamente con tudo o que deija nas suas postagems. Os seres humanos de tudo o mundo temos em comúm moitas cousas a pesar da distancia que nos separa.
    Meus melhores desejos de plenitude, paz, sosego, momentos felices.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  29. "lembrar do passado é saudável, mas não viver dele"
    Esta sua viagem ao passado é uma reflexão interessante sobre a vida.
    Magnífica crónica, como sempre.
    Boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, Taís
    Linda crônica e imagem, recordar é viver, tive uma infância tão boa, cheia de brincadeiras, momentos que passam e que marcam, que o hoje seja repleto de esperança e alegria, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, Tais! Sua crônica é uma reflexão profunda e emocional sobre a vida, o passado e o futuro, e oferece uma perspectiva otimista e determinada sobre como navegar pela jornada da vida. É uma leitura muito envolvente e inspiradora. Parabéns! Estou de volta, beijos!

    ResponderExcluir
  32. Querida Taís
    A sua Crónica vem ao encontro do que sentimos quando resolvemos
    revisitar o passado. Por vezes, paramos nele, relembrando momentos
    bons e outros menos bons, mas é fundamental não nos embrenharmos
    demasiado e optarmos por viver a vida que se nos apresenta a cada passo.
    Adorei ouvir Charles Aznavour nesta canção lindíssima e que também
    nos coloca no plano das recordações.
    Que tenha uma semana excelente, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  33. Olá,Taís
    Mais um excelente momento que nos faz viajar no tempo.
    É bom recordar, principalmente os momentos que nos ficaram guardados num cantinho do coração.
    Tantas vezes que escutei ainda em vinil , Aznavour.
    Gostei muito de aqui chegar.
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderExcluir
  34. No nosso "baú" temos recordações que nos agradam e outras nem tanto, querida Taís.
    Excelente a sua crônica.
    Tenha uma abençoada semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  35. Temos uma mala cheia...
    Excelente crónica, que muito me tocou.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  36. Todos tenemos un baúl de recuerdos o llevamos encima una mochila cargada de vivencias que han marcado nuestras vidas.
    Yo no sería quien soy si me faltasen mis recuerdos y confieso que no todos son agradables, las pérdidas de las personas que han sido los pilares de nuestra vida, son muy difíciles de afrontar y asimilar, a mí por lo menos los duelos me duran años.
    De todas formas, el tiempo es el mejor bálsamo para curar heridas y no nos queda más remedio que seguir caminando con esperanza.
    Hace años que no visito la ciudad donde he nacido, pero la última vez que estuve por sus calles, ya nada era igual a lo que yo he vivido, todo cambia.
    Cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  37. Ângela Utinguassu dos Santos00:02

    Oi prima gostei muito de passear pelo blog ! Li esta última crônica bela visita ao passado. Li também outras dentre elas Medo ( Neruda).Obrigada! Ângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda ao Porto das Crônicas, minha querida Ângela,
      muito feliz com tua leitura e teu carinho!
      Obrigada pela Leitura no Pablo Neruda - belíssimo poema.
      Beijinhos.
      🌹🙏🌹

      Excluir
  38. Bom dia Taís,
    Que magnifica Crónica!
    E que linda essa canção de Aznavour.
    Relembramos tantas vezes o passado e nossos amados que partiram.
    Fixemo-nos no momento e tenhamos fé e confiança no futuro, apagando algumas situações.
    Tudo é tão efémero!
    Beijinhos e um lindo dia.
    Emília

    ResponderExcluir
  39. Depois de uma pausa merecida_ porque chegar em casa após dois meses e pouco
    é encontrar tarefas extras ,além de um sol também extra , que já havia esquecido o jeito zangado dele e me aconchegava no firozinho europeu que é bem gostoso,Tais.
    Gostei e ler sua crônica e transitar pelos locais onde fostes feliz mas não sabia ...
    Hoje tudo é também bonito e bom, com as devidas ressalvas risos. Ou seja, a vida não é mais aquela dos tempos da pouca idade e com certeza hoje com mais compromissos e mais consciente.
    Grande abraço minha amig, e volto um tanto lenta, mas volto ...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Oi Tais bela crónica cheia de recordação e emoção. Lembrar da infância. Pra mim tudo de bom. Aproveitei o máximo do meu tempo. Amei sua postagem. Parabéns por compartilhar. Feliz Dia da mulher que seja especial e abençoado. Bjs querida. Amo ❤você e Deus ainda mais. Abcs NalPontes

    ResponderExcluir
  41. Uma crônica que aplaudo alegremente, em especial no Dia da Mulher! Sinto que você é uma pessoa de fibra, forte e feliz, assim, continue celebrando a vida lembrando do que vale a pena, sorrindo no hoje e, prosseguindo, sabendo que o melhor ainda está por vir. Com Deus à frente o viver é belo e animador...
    As arrumações no nosso interior são essenciais e gratificantes.
    Bjs 🌷🥰🙏🥂

    ResponderExcluir
  42. Taís,
    Você está na minha homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” no BLOG ®DOUG.
    Sempre é tempo de novos começos... São ensinamentos do tempo.
    Felicidade hoje e sempre!!!

    ResponderExcluir
  43. Olá querida Taís! 🤗

    Acho que é sempre bom não se esquecer do passado, até porque só assim evitamos os fazer mesmos erros! Tirando isso, sempre com a cabeça posta no presente e futuro. Adorei ler mais uma crónica sua... Beijinhos 😄

    ResponderExcluir
  44. Que bom estar aqui, Taís. Como podemos esquecer o tempo? Reler-te é conforto e prazer.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  45. Buon fine settimana.

    ResponderExcluir
  46. Do passado procuro tirar as lições que aprendi apenas, pois me dói lembrar o quanto era bom ter por aqui aqueles que partiram, só te escrever isso as lágrimas já correm, fiquei uma velhinha chorona! Saudades de você, bjos

    ResponderExcluir
  47. Olá, amiga Taís,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  48. Confiança e determinação.Os Cavalos me mostram muito isso e é necessário o estado de presença para ver além do aparente.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís